Saltar para o conteúdo

Autárquicas sob os olhos do poder central

11 Outubro, 2009

O facto político da noite é a atenção mediática com sede na capital sobre 4 ou 5 casos de autarquias da «província» onde existiram problemas com autarcas/arguidos (dentro de um total de 308). Não é que exista repentinamente  uma grave preocupação «ética» por parte das elites da capital. Não é inocente. E do seu interesse a exaltação da imagem dos autarcas como sujeitos irresponsáveis e indignos de confiança, por forma a calar toda e qualquer reinvidicação de devolução de poder detido pela capital. Sempre que se falar de regiões, autonomia autárquica e novas funções e recursos,  já existe um bom arquivo de imagens destes 5 autarcas para atirar para a palco de discussão.

A segunda constatação é o facto de passadas mais de duas horas ainda não se ter falado uma única vez sobre o 3º concelho do país (Gaia), ou apenas se ter feito uma breve declaração sobre o 2º maior concelho (Sintra). Outras autarquias significativas, como as capitais de distrito de Coimbra, Évora, Setúbal,  Leiria, Braga, Vila Real, foram meras notas de rodapé.

O destaque dado aos malandros por contraposto a este desprezo pelas maiores autarquias é o retrato que interessa a lisboa produzir.

18 comentários leave one →
  1. lucklucky permalink
    11 Outubro, 2009 22:07

    As Autárquicas são um monumento á lógica do despesismo Socialista desta Republica e um instrumento que transforma todos os Presidentes de Câmara em Populistas. Pior perde-se ainda a capacidade de ter um sistema competitivo para perceber quais são os melhores administradores e assim peneirar quem pode ser Primeiro Ministro. Qualquer um a não ser um analfabeto consegue distribuir dinheiro que lhe caí no colo.

    Enquanto as Autarquias não deixarem viverem da “Gamela” dos impostos cobrados centralmente e passarem a viver maioritariamente daqueles que cobram na própria região o que continua a acontecer é o caminho inexorável para a bancarrota.

    Gostar

  2. anti-comuna permalink
    11 Outubro, 2009 22:11

    Está na altura dos nortenhos lutarem pela sua independência. Lisboa e a maralha à volta, dominam este podre sistema político.

    Eles é que dominam nas empresas, nos média e no pode político. E enquanto eles dominarem, o país vai continuar a endividar-se para manter o nível de vida de Lisboa, e o resto do país a empobrecer.

    Não é por acaso que os grandes investimentos são imprescendíveis a Lisboa. É com esse dinheiro que vão prolongar mais uns milhões nos bolsos da capital.

    Enquanto os nortenhos não meterem na cabeça que só a independência pode mudar esta podridão, isto vai piorar em vez de melhorar.

    E hoje o Norte deu uma lição. Correu com a Felgueiras. Pena que não tenha corrido com outros cromos do género.

    anti-comuna

    Gostar

  3. anti-comuna permalink
    11 Outubro, 2009 22:16

    Outra vitória tangencial.

    Cadaval:

    PSD 3680

    PS 3654

    26 votos de diferença.

    anti-comuna

    Gostar

  4. anti-comuna permalink
    11 Outubro, 2009 22:23

    Em Braga o PS deve cair. Está renhido.

    Já agora. O BE já veio festejar a grande subida eleitoral? Ou estão caladinhos, para ninguém se lembrar da sua forte queda?

    anti-comuna

    Gostar

  5. Anónimo permalink
    11 Outubro, 2009 22:28

    o pacheco saúda a isaura e o menezes

    Gostar

  6. Sem nome (mas com mail para os mais curiosos) permalink
    11 Outubro, 2009 22:49

    Atão tu falas-me da Braga em que o PS vai à frente e esqueces Barcelos, onde os teus amigos estão aflitos ó Toino Laranja????

    Gostar

  7. Lisboeta permalink
    11 Outubro, 2009 22:54

    Anti Comuna

    organiza aí um referendo para a independência da bimbalheira e a anexacão desta pelos galegos, que tens o meu voto favorável.

    Mas pensa bem meu murcão de merda : aí o rendimento minimo acabou-se, as auto-estradas de borla acabaram-se, as obras de fachada como o “metro” do porto e a casa da musica acabaram-se.

    Mas uma coisa eu te digo : como sulista e lisboeta dava-vos já a puta da independência.

    Gostar

  8. não estranho nem estranhar permalink
    11 Outubro, 2009 22:59

    “Está na altura dos nortenhos lutarem pela sua independência. Lisboa e a maralha à volta, dominam este podre sistema político.

    Eles é que dominam nas empresas, nos média e no pode político.”

    Anti-comuna, fácil é falar mas no Norrte já sobra pouco de vital para si mesmo.
    Em caso de independêencia, que empresa maior poderia surgir sem acabar no universo Sonae, um “Estado dentro do Estado” que seria o Portugal-N? Que media surgiria, com os raros títulos que restam (PJ, JN, O Jogo) aqui sediados, no Porto, mas como primeiro simplesmente a vegetar e os outros com as directrizes praticamente ditadas em Lisboa para onde (estrategicamente? por superiores interesses do patrão comum?) se viraram. E, por fim, que poder político, com Rio de um lado e o FC Porto do outro?

    Com tudo drenado para a capital, massa crítica, poder económico, influência política, presença mediática, uma independência miserável tipo Kosovo, quiçá só reconhecida internacionalmente pelo AJJ?

    Creio ser impraticável. Infelizmente. Porque a pasmaceira conttrolada a nível nacional já contagiou o Norte. Infelizmente.

    Gostar

  9. não estranho nem estranhar permalink
    11 Outubro, 2009 23:04

    E, repare, anti-comuna, na bosta do Lisboense #6.

    Pois é, o País filho da puta em que vivemos é dos produtos do regime como este saloio lisbonense. Além do recreativo e do desportivo, só vê merda à volta. Como você diz, antti-cmuna, Portugal afundou-se nesta merda. Os 300 ME desviados do Norte, mais uma vez, para Lisboa serve para a estatística vir a consagrar o avanço da capital como engolindo o pequeno império continental e fazer artificialmente subir o PIB lisbonense para maganos ddestes pensarem que têm o rei na barriga.

    Gostar

  10. 11 Outubro, 2009 23:18

    BRAGANÇA também é capital de distrito! e infelizmente pelos vistos tb ainda é parte de Portugal.

    Gostar

  11. anti-comuna permalink
    11 Outubro, 2009 23:20

    “organiza aí um referendo para a independência da bimbalheira e a anexacão desta pelos galegos, que tens o meu voto favorável.”

    Óptimo. Mas Vc. não precisa de votar, amigo. São os nortenho que têm a palvra a dizer. É que Vc. é tão centralista que esquece-se que cabe aos nortenhos decidir sair desta podridão. E não pedir licença aos do sul. Compreende?

    Certamente não compreende, porque esta é a sua mentalidade.

    Mas Vc. até vai mais longe nisto:

    “Mas pensa bem meu murcão de merda : aí o rendimento minimo acabou-se, as auto-estradas de borla acabaram-se, as obras de fachada como o “metro” do porto e a casa da musica acabaram-se.”

    Ah! As migalhas é para calar os murcões do Norte…

    Só Alqueva e Vasco da Gama quanto não engoliram? E Alqueva, a tal obra grandiosa que iria tirar o Alentejo da subsidiodependência que rendimentos trouxe ao país?

    Mas note bem, amigo. Cabe ao Norte decidir sair de Portugal, não os lisboetas darem foral. Capisce?

    anti-comuna

    Gostar

  12. per caso permalink
    11 Outubro, 2009 23:33

    Lisboa é uma concubina.

    Gostar

  13. Lisboeta permalink
    11 Outubro, 2009 23:34

    Anti-Comuna

    mas eu insisto em vos ajudar a serem independentes.

    Faço questão nisso bimbalhoco da trampa.

    Gostar

  14. Lisboeta permalink
    11 Outubro, 2009 23:41

    Saiam de Portugal, façam-me esse favor !

    Gostar

  15. anti-comuna permalink
    12 Outubro, 2009 00:32

    “Saiam de Portugal, façam-me esse favor !”

    Obrigado pelo apoio. 🙂

    anti-comuna

    Gostar

  16. 12 Outubro, 2009 00:43

    Este lisboeta é muito ignorante ou anda muito distraido.
    Sair de Portugal? Mas Portugal foi a Norte que começou, vocês vieram por acréscimo. São assim como que uma espécie de apêndice. Mas se quiserem ir embora, façam o favor. Nós prometemos deixar e não voltar a descer por aí abaixo à espadeirada, como em 1147. Porra, que nos serviu de emenda. 862 anos a aturar chulos já chega.

    Gostar

  17. Jota permalink
    12 Outubro, 2009 10:25

    A TVI foi a única TV (que eu tenha visto) que mostrou declarações na noite eleitoral de Leiria. E vi apenas hoje de manhã!
    Uma má cobertura televisiva por todas as estações!

    Gostar

  18. Lusitano permalink
    12 Outubro, 2009 11:41

    Tenho a impressão que andarão por ventura gente a passar-se ou a querer “representar” espertalhonamente Lisboa e os Lisboetas e o Norte para semear discórdia e o insulto propositado entre diversas regiões. Utilizam já a mesma técnica em blogs como o Bússola(Blogue que não leio há muito tempo) ou outros etc.
    E ainda há quem caia na armadilha, sobretudo outros comentadores Nortenhos honestos neste Blogue!.

    Notas:

    O Norte trabalha sim, pelo menos o que não está no desemprego pela intempérie da crise.

    Os Conquistadores de 1147 estão em grande parte actualmente a Centro e Sul como sabem, através dos seus descendentes.

    Gostar

Indigne-se aqui.