Saltar para o conteúdo

O homem que nos marcou golo no primeiro minuto*

24 Novembro, 2009

Agora que a propósito da queda do Muro de Berlim se fez ouvir a ladainha relativista sobre os novos muros – perguntem aos presos se um muro que impede a saída é igual a um muro que impede a entrada! – é ocasião para recordarmos um dos mais brilhantes jogos efectuados pela selecção portuguesa de futebol. Aconteceu em 1966. Portugal defrontou a Coreia do Norte cuja equipa estava ainda embalada pela euforia da vitória sobre a Itália. Portugal chegou a estar a perder por três a zero. Como não sei nada de futebol não sei explicar o que aconteceu mas  aos meus olhos leigos nessa matéria só parece que, a partir de dado momento, a bola e Eusébio se encontravam em perfeita sintonia no caminho para a baliza dos norte-coreanos. Portugal acabou a ganhar por cinco a três. Quatro dos golos foram de Eusébio. O resto foi o que se sabe. Para Portugal evidentemente. Do que sucedeu aos norte-coreanos vai-se sabendo. No  livro “Os aquários de Pyongyang”, do historiador francês Pierre Rigoulot e do refugiado  norte-coreano Kang Chol-Hwan, ficamos a saber que os jogadores norte-coreanos, uma vez regressados à Coreia do Norte, pagaram bem caro os resultados desse jogo: alguns foram expulsos dos locais onde viviam e outros acabaram nos campos de prisioneiros. Kang Chol-Hwan, que foi internado aos nove anos por o seu avô ter sido considerado reaccionário, encontrou um desses jogadores no campo de Yodok. Mais precisamente encontrou Park Seung-Jin, o jogador que marcou um golo a Portugal logo no primeiro minuto de jogo. Mas o Park Seung-Jin detido em Yodok destaca-se agora não pelo poder dos remates mas sim pela sua capacidade de vencer a fome. Comia todos os insectos que encontrava e por isso chamavam-lhe Barata. Ainda estava vivo mas já muito fraco quando, em Fevereiro de 1987, Kang Chol-Hwan mais o seu pai, tio irmã e avó foram autorizados finalmente a sair de Yodok.

O destino destes jogadores ou doutros heróis desportivos dos países socialistas tem matéria qb para reflectir sobre a diferente natureza dos muros. Desconheço se Park Seung-Jin ainda é vivo. Mas a força do futebol que foi suficiente para que Park Seung-Jin e os  seus colegas de equipa não fossem completamente esquecidos talvez leve a que para lá do destino de Park Seung-Jin nos interessemos também por confirmar os relatos de refugiados norte-coreanos e as declarações do governo japonês que dão conta da prática de raptos de mulheres em Macau pelos serviços secretos norte-coreanos que usavam esta mirambolante técnica, entre outras coisas, para arranjarem professoras de línguas. Estes raptos tiveram lugar num tempo em que Macau era administrado por Portugal e até agora o desinteresse que os rodeia é para mim tão inexplicável quanto aquela reviravolta no resultado do Portugal-Coreia do Norte de 1966.
*PÚBLICO

46 comentários leave one →
  1. Tio Eufrásio permalink
    24 Novembro, 2009 13:22

    Esta senhora tem nitroglicerina na cabeça

    Aquila cabecinha balança de tal maneira que, um dia…dá um estoiro

    Gostar

  2. 24 Novembro, 2009 13:31

    Se isto fosse publicado aqui antes de o ser no Público, talvez ainda o lesse, mas como não o li no Público, também aqui não vou ler.

    Gostar

  3. per caso permalink
    24 Novembro, 2009 13:36

    Bene, Helena, os muros de Guantanamo impedem a saída de quantos, abusiva, prepotente e gratuitamente, lá entraram, sem saber porquê além da côr da área desértica e ainda do Corão que professavam, em lugar dos livros que remetem ao Cristo das seitas privilegiadas.

    Sta bene, Helena, os muros enormes, potentes, de fosso e electrificados, com guardas super-armados de Sião impedem a entrada dos que foram privados da sua terra, expulsos, roubados, como assim de quantos lá se mantêm e não podem dar um passo fora da pocilga dos porcos que a tomaram.

    E os outros mais outros, quantas histórias de prepotência, Helena mia, que só leu a via da propaganda do império, bem direccionada.

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    24 Novembro, 2009 13:37

    2.
    Óptimo! Ainda bem que não o lê aqui!
    Ao menos ficamos livres dos seus comentários de m..da e das suas tias imaginárias!

    Trate-se.

    Gostar

  5. per caso permalink
    24 Novembro, 2009 13:41

    E nem vale a pena ler.

    Para a Helena o Império é tudo. Como entre nós socas, o marinho político, histérico e trauliteiro, desonesto, que só vê para um lado, como o magistrado germano, da linha de encobridores mores, gerais e supremos do partido do estado.

    Gostar

  6. Tio Estanilau permalink
    24 Novembro, 2009 13:46

    Ó Lena Ferreira

    Quantos anos tinhas quando Mundial de 1966 ??

    Gostar

  7. 24 Novembro, 2009 13:50

    #4.
    É muita gentileza da sua parte comentar um comentário meu, quando era suposto comentar o post.

    Gostar

  8. Antónimo permalink
    24 Novembro, 2009 13:51

    Helena, nunca deixe de ir lembrando todos os casos, de que se vai tendo conhecimento e que se passavam na terra das amplas liberdades…

    A seguir à queda do muro e consequente ruir da URSS, a RTP2 passou vária reportagens, feitas, entre outros a antigos prisioneiros e também a guardas, sobre os campos de trabalhos forçados e outros, onde se ia dando conta do que era a vida naqueles paraísos…

    Depois foi o silêncio: alguém não quer que se saiba, porque continua empenhado em nos impingir mais do mesmo…

    Gostar

  9. Bum permalink
    24 Novembro, 2009 14:28

    #7
    É assim:
    Há certos crimes que, pela sua natureza e gravidade, não precisam sequer que haja uma queixa para que sejam investigados e punidos.

    É também assim com os seus comentários. Nem é preciso lê-los. Pela sua natureza (sabuja) e gravidade (filhadaputice) atacá-los é tão só um acto de civismo.
    Tanto você como o seu adorado amo e senhor, se tivessem um pingo de vergonha na cara, ou em qualquer outra parte do corpo, fechavam-se autisticamente sobre vocês próprios e deixavam de poluir o pouco que ainda resta de puro na blogosfera e no país.

    Gostar

  10. 24 Novembro, 2009 14:52

    #9
    Por mais insultuosas que sejam as suas palavras, considero-as sempre adstritas ao emissor, vc próprio.
    Para que elas atinjam um eventual receptor, seria necessário sintonia, o que só existirá com os da sua laia.
    Não só não me atinge, como espraia a sua índole, que me abstenho de classificar, porque não o conheço.
    É uma táctica pouco inteligente, mas muito vulgar numa certa direita, conotada como a mais estúpida da Europa.

    Gostar

  11. joao permalink
    24 Novembro, 2009 15:16

    Coitados dos comunas…70 anos a acreditarem numa mentira, uns deram em doidos, outros em maluquinhos e muitos ficaram ressabiados. Alguns continuam a acreditar, por isso
    é que ficam tão zangados quando alguém relembra as prisões – gulags comunistas …comunismo = maior crime contra a humanidade = nunca mais

    Gostar

  12. Anónimo permalink
    24 Novembro, 2009 15:21

    10.

    Está a ficar mais inteligente com o tipo de comentário que acabou de escrever (palavras e textos caros!). No entanto, o caro(a) Bum tem toda a razão ao escrever “Há certos crimes que, pela sua natureza e gravidade, não precisam sequer que haja uma queixa para que sejam investigados e punidos. É também assim com os seus comentários. Nem é preciso lê-los. Pela sua natureza (sabuja) e gravidade (filhadaputice) atacá-los é tão só um acto de civismo.”
    Confesse que os seu comentários são demasiados jocosos e superficiais, tal como a sua pessoa.
    Quanto ao seu comentário em #10, se não o atinge, para que é que respondeu?

    Vá lá, não meteu as suas tias imaginárias no barulho…

    Gostar

  13. Relatório da OCDE permalink
    24 Novembro, 2009 15:34

    Fogem da verdade como o Diabo da cruz.
    Por alguma razão são defensores de corruptos e gatunos.
    Atacam o fascismo,pelos vistos porque fez poucas vítimas.
    Ninguém deve esquecer que o PCP defendeu sempre o Pol Pot,mesmo quando já eram públicas as suas atrocidades!
    São estas criaturas do pântano socialista e comunista que criticam “a direita”.

    Gostar

  14. OLP permalink
    24 Novembro, 2009 15:52

    Uma dúvida “metefisica” me assaltou…
    Um comentário a outro comentário é de direita(?) da mais estúpida da Europa?
    O que será um comentário ao comentário do primeiro? da mais inteligente norte-coreana?
    Mas o facto de no post se relatar factos da Coreia do Norte é ser-se de direita ou esquerda?
    “Cheira-me” a conversa sobre fósseis se não for conversa de fossa.
    Mas isso sou eu mais as minhas dúvidas….”metafísicas”.

    Gostar

  15. JCP permalink
    24 Novembro, 2009 16:39

    Oh Piscoiso! O que é que deu no BumBum que ficou tão irritado?
    Eu cá não percebo a sabujice nem a filhadaputice dos seus comentários (pois, devo ser tolo!).
    Acontece que tbém não alcanço a profundidade intelectual dos restantes quase a roçar a dialética! (sou mesmo tolinho!!!).
    Quanto à posta: o Eusébio depois de destruído pela ganância de quem o fazia jogar com os joelhos tipo “trambolho”, pelo álcool e por outras infelicidades da vida, tbém foi reabilitado (felizmente); também o deixaram saír do seu “Yodok”.
    Comme quoi, um percurso paralelo de comedores de insectos em regimes diferentes.
    Eu tinha 10 anos no mundial de 66 e não pertencia à Mocidade Portuguesa (estava dispensado!)

    Gostar

  16. licas permalink
    24 Novembro, 2009 20:49

    Quando possível, e no sentido do aperfeiçoamento próprio, devemos testar as nossas convicções, como seja, por exemplo, que o PCP é definitivamente Estalinista. Vem a propósito uma entrevista em que Odete Santos foi convidada e que versava o derrube Muro de Berlim (agora com 20 anos). Quando a Deputada, referindo-se a Mikhail Gobarchov e a Nikita Krutchov, não escolheu outro termo senão Traidores ao Socialismo. Não preciso recordar que não é, a referida militante, uma qualquer na Nomenclatura: oi-lhe conferida, por quem sabe, a qualidade de Membro do Comité Central.
    Está tudo dito, não é?

    Gostar

  17. Júlio Costa permalink
    24 Novembro, 2009 20:54

    AQUI QUALQUER DIA TAMBÉM VAMOS COMER BARATAS E GAFONTOS.

    JÁ FALTA POUCO.

    TUDO PARA GLÓRIA DO NOSSO QUERIDO LÍDER KIM-IL-SÓCRATES!!!!

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    24 Novembro, 2009 21:08

    #18

    Oh Júlio. Que receita sugere para os gafontos?

    Gostar

  19. Aqui Estou permalink
    24 Novembro, 2009 21:18

    Estes países ‘socialistas’..o termo correcto não é socialistas mas sim comunistas..não é muito diferente da Direita Fascista ou Salazarista que criou um muro atrofiador na cabeça do povo português durante meio século.

    Por incrível ‘bondade’ do PS deixamos que Psd e Cds coexistam hoje na Democracia portuguesa.
    Terá sido bom ?
    Terá sido mau ?

    A Experiência Comunista revelou-nos uma coisa:
    Lutaram ANTES do 25 de Abril ao lado do Ps (os 2 na clandestinidade, claro), contra o Regime Fascista da Direita portuguesa.
    O Problema Comunista foi ter tentado após o 25 de Abril instaurar uma ditadura totalitária de Esquerda. Mas o Ps mais uma vez impediu-os.

    Gostar

  20. Anónimo permalink
    24 Novembro, 2009 21:59

    #11 “é que ficam tão zangados quando alguém relembra as prisões – gulags comunistas …comunismo = maior crime contra a humanidade = nunca mais”

    En quanto nós por cá teimamos em assopar ao fumo por toldar-se a evidência até com Salazar havia concursos para os ministérios,as empresas e bancos, enquanto com sócas e vara é o compadrio, sem concurso nestes tempos de seca laboria, são os filhos, os amigos da seita e do partido, que tomam os lugares que lá vazam, das câmaras às juntas, à sucata vareira, de combinação com os chefes, entre família, com bué de prendas pelo meio.

    E ora é para isto que a Helena, à falta de assunto, tem por norma atirar silvas. E o fumo alastra, toldando a casa inteira.

    Gostar

  21. per caso permalink
    24 Novembro, 2009 22:21

    E nem tudo vais mal, escreve António Pina na sua crónica de vaidades, JN, admirado com o número de pós-graduados, graduados e pós-mestrados, que só não se insista mais na formação em Língua Materna, Portuguesa:

    “a crer no lustroso currículo que Armando Vara exibe na página do BCP, onde consta que se pós-graduou no ISCTE um ano antes de se ter graduado na Independente, de boa memória. Só surpreende que não tenha sido em Língua Portuguesa, tendo em vista o português com que termina a sua famosa carta de suspensão: “Suspenção e não renuncia porque tal poderia ser entendida com assumpção de culpa”.

    Com que termina a sua penosa carta ensaiada, rascunhada, passada a limpo e corrigida, ainda assim fausta de bem quatro erros, com tropeços, em linha e meia de crimes.

    Gostar

  22. 24 Novembro, 2009 22:28

    Aqui para nós que ninguém nos ouve: alguém aqui acredita que o Pinócrates ou qualquer dos seus clones ou mesmo dos outros partidos nos irão livrar da bancarrota? A sério..sem questões de fé nem de seguidismo..!Quem acreditar é porque é mesmo questão de fé..ou melhor auto de fé…

    João Pedro Pais – Não há…nÃO HÁ ÉTICA..NÃO HÁ RIGOR..NÃO HÁ SOLIDARIEDADE..NÃO HÁ AMIZADE..NÃO HÁ ESPERANÇA…NÃO HÁ PAÍS….

    Gostar

  23. Tio Eufrásio permalink
    24 Novembro, 2009 22:38

    O 1ºgolo

    Se bem me lembro
    Não foi o Hiro Ku ????

    Gostar

  24. Salgueiro Maia permalink
    24 Novembro, 2009 22:48

    Hoje os apedrejadores deste sítio andam com a viola no saquinho!!!

    A Verdade vem sempre ao de cima e a prova disso é que as tretas da Face Oculta vão-se revelando um fiasco, bem como as tentativas badalhocas de tentar colar casos a José Sócrates!
    Colais com cuspo mas o cuspo não cola!! Suja, nas não cola!
    E no final quem sai mais sujo é o cuspidor!!

    Enquanto isso o desespero no PSD é gritante!
    Aquilo é um saco de ratazanas desorientadas, sem liderança, em guerrilha uns com os outros…uma rebaldaría!!!

    E quer esta pandilha ser alternativa!
    AH AH AHA A AHA AHAA AHAHAAHA HAHA!!!!!!!!!

    Estou a adorar!! Palavra que estou!!

    Gostar

  25. Eduardo F. permalink
    24 Novembro, 2009 23:26

    A rataria do Largo anda muito animada. E tem razões para isso. O segundo orçamento rectificativo de 2009 apesenta um défice não de 8% mas de 8.4%! E ainda a profissão vai no adro!

    Gostar

  26. Anónimo permalink
    24 Novembro, 2009 23:36

    #24

    Após cruzamento do Xu Popau??? 🙂

    Gostar

  27. Salgueiro Maia permalink
    24 Novembro, 2009 23:37

    27,

    Cala-te insecto, se hoje estás aqui agradece aos Socialistas por terem impedido os Comunistas no pós 25 de Abril terem-vos posto no Campo Pequeno e passar-vos a chumbo.
    Se hoje estás vivo agradece-o aos Socialistas, insecto.

    Gostar

  28. Salgueiro Maia permalink
    24 Novembro, 2009 23:42

    28,

    Seja o défice que for, é compreensível porque estamos a atravessar a MAIOR CRISE MUNDIAL DESDE 1929. Há menos Receitas e há mais prestações Sociais de Apoio aos Mais Carencidos, às Famílias e às Empresas.
    Se nada fosse feito e se as Contas Públicas não tivessem sido postas em Ordem, hoje não teríamos folga orçamental para ajudar a Economia Portuguesa a recuperar!
    E a Economia Portuguesa (para desagrado teu e dos tapados como tu) está a Recuperar!!

    PORTUGAL E ECONOMIA PORTUGUESA:

    ->> Últimos a Entrar em Recessão Económica
    ->> 1ºs a Sair da Recessão Económica
    ->> 3º Trimestre: Ecomomia Portuguesa a que mais cresceu na UE, em 3º lugar!!

    Gostar

  29. 24 Novembro, 2009 23:46

    Meu caro eu vivo esses tempos..quanto a ti não sei..se foram ou não os socialistas não sei..mas quem sabe talvez tivesse sido bom…hoje tínhamos uma sociedade mais limpa..TODAVIA NESSE TEMPO HAVIA SOCIALISTAS .SALGADO ZENHA ..ATÉ MÁRIO SOARES-DISCORDANDO-SE DELE OU NÃO-e outros..hoje existem xuxas..sanguessugas…nada mais fazem do que sugar o país..eles os psds cds e os outros ainda não sei não estiveram lá dou-lhes o beneficio da dúvida..fui…Carpe Diem…

    Gostar

  30. Eduardo F. permalink
    24 Novembro, 2009 23:48

    #31,

    Anoto que apendeu alguma coisa comigo desde ontem. Fico contente por si.

    Não se esqueça, porém, de ler aquele artiguito que também lhe indiquei quanto às perspectivas da OCDE para Portugal até 2017 para “cair na real”. Não se deixe encadear com o Refulgente Líder.

    Gostar

  31. 24 Novembro, 2009 23:49

    Chiça penico, Este Salgueiro Maia parece nascido de um cruzamento entre a estupidez e a má educação.

    Cheira-me que ainda vamos ter saudades do Piscoiso.

    Ó “crossdresser”, se queres adorar alguma coisa, vai adorar a garrafa das Caldas!

    Gostar

  32. 24 Novembro, 2009 23:49

    Anódino não sujes o nome de quem nunca tirou nada deste país…muitos já não podem dizer isso…Salgueiro maias foi um homem impoluto…nada quis tudo deu..outros apenas chuparam..e continuam a chupar…até fazer sangue…

    Gostar

  33. Salgueiro Maia permalink
    25 Novembro, 2009 00:05

    As tentativas Fascistas/Salazaristas de reescreverem a História do pós 25 de Abril esbarram nos factos como bem sabes.
    PS e homens como Mário Soares e Ala moderada dos Militares devolveram a Didnidade dos Valores Democráticos a um Povo que se viu privado deles por uma Ditadura de meio Século de Direita, os papás de partidos como o CDS e o PPD. PPD que mais tarde, para se camuflarem de democratas adoptaram a sigla PSD.
    Mas como vícios antigos não se perdem facilmente, ainda hoje ouvimos escroques bastardos como João Jardim e Sacana Lopes ufanarem-se de PêPêDês.

    Gostar

  34. Eduardo F. permalink
    25 Novembro, 2009 00:11

    #37,

    Oh homem, cale-se! Ou ainda alguém chama a ambulância com a camisa-de-forças!

    Gostar

  35. Anónimo permalink
    25 Novembro, 2009 00:41

    Este Eduardo quer meter no manicómio quem discorda dele.
    Não era o Estaline que fazia isso?

    Gostar

  36. Eduardo F. permalink
    25 Novembro, 2009 00:47

    #39

    Então não sabia que Eduardo F. é um pseudónimo para Lavrenti Beria?

    Gostar

  37. Eduardo F. permalink
    25 Novembro, 2009 00:49

    Correcção de preposição: onde está “para” leia-se, evidentemente, “de”.

    Gostar

  38. Kolchak permalink
    25 Novembro, 2009 01:17

    Helena:

    Só quero falar do Senhor Eusébio da Silva Ferreira!
    Sabia que no dia desse memorável jogo de Eusébio (um dos melhores jogadores da História do futebol sem quiasquer dúvidas!) a Guerra literalmente parou na Guiné! A história foi-me narrada por um engenheiro militar Português que, nesse glorioso dia, combatia o PAIGC no meio da Selva africana.
    Segundo ele, do nosso lado, todos escutavam em silêncio pela rádio, o triste resultado dos primeiros minutos; diante de um feroz inimigo gerrilheiro que se não via, camuflado no mato, mas capaz de disparar a qualquer momento. De repente, Eusébio marca o primeiro, com o Artur Agostinho a gritar a plenos pulmões – «É Goolo de Eusébio! É Goolo de Portugal!»: os nossos, ainda conseguiram suster um pouco os gritos de alegria, com receio de denunciarem a sua posição estratégica, mas… Do outro lado, foram os independentistas da Guiné, que também ouviam o relato e que apoiavam os nossos «magriços», que fizeram uma festa descomunal!
    A cena repetiu-se no 2.º; no 3.º; no 4.º(!) golo de Eusébio e no 5.º que marcou o José Augusto. Segundo contou o Engenheiro, nesse dia a Guerra parou e os homens – dos dois lados – confraternizaram juntos (!) até de madrugada, a exibição individual mais extraordinária de todos os Mundiais até hoje disputados!

    Gostar

  39. Anti-socialista permalink
    25 Novembro, 2009 03:21

    37.Salgueiro Maia disse
    25 Novembro, 2009 às 12:05 am
    .

    Olha lá, oh bardamerdas, tu não t’ás morto, cabrão? Se voltaste para abrir o bico levas com um sacho nos cornos que nem tens tempo de arratar a solarina!!!
    Agora é preciso acabar com a esquerda toda, oh pífio de merda. Vai buscar um mata ratos e matar a rataria toda e o que sobrou da restante paneleiragem: Soares, Otelo etc. e toda a sacanagem que andaram poe aí a levar no cú.

    Nuno

    Gostar

  40. per caso permalink
    25 Novembro, 2009 12:20

    Bene dictus, a rataria do largo anda toda xuxa, de tachista, animada, a corrupta, ai, a ladra.

    Gostar

  41. 25 Novembro, 2009 15:44

    Grande Helena, só faltava a esta referência ao GLORIOSO EUSÉBIO para o seu imenso rol de posts aqui no Blasfémias ser perfeito eheh

    Não consegue escrever nada com que eu não concorde, continue a dar-lhe forte e feio cara escriba!

    Gostar

  42. anónimo permalink
    22 Junho, 2010 10:41

    esta lena é do melhor, agora quer lavar a munznikada com o eusébio e coreia do norte. a má consciência da pulhice tem destas coisas, conheço avarentos que se acham uns mãos largas quando encontram alguém mais avarento que eles.

    Gostar

  43. anónimo permalink
    22 Junho, 2010 10:43

    queria dizer esterilização mucznikada

    Gostar

  44. Critico permalink
    22 Junho, 2010 12:37

    Pelo amor de Deus,como é possível ler tanto disparate? É falacioso considerar estes movimentos de comunismo,fascismo,socialismo,nazismo (nacional socialismo)como tendo origens distintas,todos advém das mesmas origens,sendo para tal somente necessário ir ao cerne da questão,quanto ao conteúdo,são diferentes tipos de merda com cheiros inidenticos,e os seus contornos podem em ultima instância revelar-se bastante semelhantes.Todos estes sistemas têm armadilhas,umas mais dissimuladas que outras,mas todos as apresentam.
    Quanto a conclusões acerca do sistema comunista remeteria para um grande conhecedor da temática, Yuri Bezmenov.

    Gostar

Trackbacks

  1. Como tudo na Terra muda « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.