Saltar para o conteúdo

Escassos argumentos

24 Março, 2010
by

A Fitch Ratings acabou de baixar o rating de Portugal. Isto, antes de o PEC que o Governo quis levar ao Parlamento ser votado. Logo, cada vez mais se percebe que a votação de amanhã é irrelevante do ponto de vista financeiro e económico – a questão é meramente política.
O PS quer juntar a Oposição no PEC que obrou. Sobretudo, meter o PSD no mesmo saco em que se embrulhou. Está quase a consegui-lo. Os restos da liderança de Ferreira Leite preparam-se para nos atordoar com mais uma calinada política. Mais um favor à agenda pessoal de Cavaco. Mais um frete ao Governo. As razões económicas avançadas para induzir a necessidade imperiosa de aprovar o PEC de Sócrates caem todos os dias – a credibilidade de Portugal não depende de um anúncio espúrio de intenções mas sim de medidas concretas, no terreno. Como a Fitch acaba de comprovar.
Espero que as Directas de dia 26 façam com que este modo boçal de fazer Oposição aconteça pela última vez.

119 comentários leave one →
  1. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 12:06

    CAA, rating, não ranting. 😉

    Vc. está a fazer uma péssima análise. Dê uma vista de olhos ao news release da Fitch antes de escrever disparates.

    anti-comuna

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 12:07

    és mesmo cegueta, tudo o que dizes é ao contrário. é óbvio que a credibilidade de execução de qualquer plano tem a ver com os apoios, oh pensas que os fitch und merckel andam a dormir. deixa lá que dentro de uma semana ninguém se lembra do que o passos defendia.

    Gostar

  3. NGUNGA permalink
    24 Março, 2010 12:13

    Espero que ainda haja crédito suficiente para modernizar os bairros sociais da Kova da Moura e instalar os irmãos da Cova do Vapor.A África puxa por Portugal!

    Gostar

  4. Portela Menos 1 permalink
    24 Março, 2010 12:13

    segundo os meninos da Fitch o PeC de Sócrates é “altamente credível” mas baixa o rate de AA para AA- !!!

    podiam também fazer o favor de nos informar qual era o ranting da Banca inglesa e americana na véspera das suas falências; era só para nossa cultura geral no que a credibilidade diz respeito…

    Gostar

  5. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 12:17

    Já se sabia que isto ia acontecer. Basta analisar como andam enervados e mal encarados, mas não deve ser só isto. Deve haver mais e mais grave para aparecer e acontecer (ou não acontecer), pelo que se torna necessário e urgente partilhar o máximo possível com o PSD e ter preparada ao mesmo tempo uma campanha que dê para o presidente e para a oposição. Quando estiver na hora o próprio PS tratará de fazer abrir a porta, até porque a comissão pode revelar tendências para descambar para terrenos muito incómodos e mais vale prevenir do que remediar.

    Gostar

  6. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 12:18

    Outro com o “ranting”! ehehehhe

    “o ranting da Banca inglesa e americana na véspera das suas falências.”

    Meus amigos, o que a Fitch fêz era inevitável, após o colapso de 2009. Mas quanto ao PEC, o Passos Coelho está enganado como o CAA. A Fitch destaca mesmo o consenso generalizado do país que o PEC é necessário. Leia-se, a oposição além de apoiar este PEC, até pede para se ir mais longe.

    O facto do PEC vir a ser aprovado na AR é um bom e grande sinal aos analistas internacionais. Mesmo que internamente saibamos que aquilo é lixo e que precisa de ir mais longe.

    A própria Fitch dá razão ao Paylo Rangel quando reafirma que o nosso problema orçamental deriva do fraco crescimento económico. Mas, ao contrário do desgoverno, a Ficth põe acento tónico na falta de produtividade e competitividade portuguesa e não mero crescimento induzido por despesa pública, como pensa este desgraçado desgoverno.

    Ou seja, a Fitch vem dar razão ao Paulo Rangel e chamar burro ao Passos Coelho. lololololol

    Nada que me admire, claro. eheheheh

    anti-comuna

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 12:24

    óbvio que a fish rantzinger só pode apoiar o rangelius. balha-me notre-dame de ho chinfrim.

    Gostar

  8. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    24 Março, 2010 12:27

    Desta vez estou totalmente de acordo consigo CAA. Votar contra este aborto a que chamam PEC é um serviço que se faz a Portugal e aos portugueses. A proposito deste assunto, lembro aqui a figura salazarenta que mais uma vez Peres Metelo, fez ontem na TVI. Aquilo meteu nojo.
    No que discordamos é no homem a eleger dia 26 para lider do PSD. Na minha opinião PP Coelho não tem a estaleca necessaria para os tempos muito dificeis que aí veem.
    O PSD deve apresentar uma moção de censura ao governo logo que possivel, porque está à vista de todos que Sócrates e os fiéis, não estão à altura da situação muito perigosa onde eles nos meteram.

    Gostar

  9. Portela Menos 1 permalink
    24 Março, 2010 12:29

    claro, é Rating…para descanso do anti-tudo!

    Gostar

  10. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 12:29

    olha pró rangelating a subir, não há fitch que o segure.

    Gostar

  11. tina permalink
    24 Março, 2010 12:30

    “segundo os meninos da Fitch o PeC de Sócrates é “altamente credível” mas baixa o rate de AA para AA- !!!”

    porque não lê o texto todo? Diz que é credível no detalhe para não acreditam que Portugal consiga reduzir o défice já que consideram optimista a parte das receitas.

    Isso vem confirmar o que muitos já diziam. É por isso que o PSD tem de votar contra ou abster-se. Senão também será responsalizado por não se cumprir o défice.

    Gostar

  12. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 12:34

    olha a carochinha pôs um anúncio para casar com o joão rating

    Gostar

  13. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 12:34

    Apesar de tudo, internacionalmente Portugal está a ganhar a batalha pela credibilização dos seus propósitos no que toca no combate ao défice orçamental. E isso graças à aprovação do OE na AR e deste PEC, que deverá ser aprovado também. (Que é isso que todos lá fora esperam, considerando as próprias declarações da oposição, tirando a besta do Passos Coelho, que é mesmo cabecinha de vento, como o Pinócrates.)

    “But the premium Portugal has to pay on its bonds compared to German bunds actually fell after the announcement and analysts said the move had been well-flagged by Fitch and still left the rating comparable with other agencies.”

    In http://www.reuters.com/article/idUSTRE62N1RV20100324

    E este downgrade até é benéfico para Portugal, pois ao contrário do que se possa pensar, a probabilidade é a melhoria do rating, caso o desgoverno não disparate. E meta na cabeça que é preciso melhorar o nosso crescimento económico, anulando ainda mais despesa pública:

    “”The downgrade has more of an impact on the wider sovereign debt crisis, rather than Portugal at the moment,” said Peter Chatwell, bond analyst at Credit Agricole in London.”

    Mesmo link anterior.

    Perante o exterior, Portugal está a ganhar a credibilidade mas tem que fazer muito mais, que é o que a Angela Merkel pretende. Obrigar os despesistas a fazerem reformas estruturais e controlar as suas despesas, para que possamos beneficiar com o próximo ciclo económico.

    Claro que depende do desgoverno. Mas também de uma boa oposição. E não da terra-queimada da besta do PPC, que quer deitar tudo a perder.

    Isto não está para brincadeiras. É bom que o desgoverno se deixe de fitas e a oposição apoie o que tem de apoiar e desafiar o desgoverno a ir mais longe, pois o governo está a ser optimista quanto ao crescimento económico, sem fazer nada para o potenciar.

    anti-comuna

    Gostar

  14. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    24 Março, 2010 12:37

    O que dizem as agencias de rating, para mim conta pouco; é o mercado a funcionar, hoje pode ser pior, amanhã pode ser melhor. O que é tragico neste PEC, é que pede sacrificios aos portugueses perfeitamente inconsequentes, porque só servem para arranjar dinheiro para o pote do estado. Quanto a desenvolvimento economico: zero.
    Em 2013, podem eventualmente ( eu não acredito) as contas publicas estarem mais equilibradas, mas haver perto de 1 milhão de desempregados, e a economia num ponto de onde seja muito mais dificil recupera-la.
    É a economia estupidos.
    O resto, é conversa.

    Gostar

  15. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 12:38

    “É por isso que o PSD tem de votar contra ou abster-se.”

    Não. Não pode. Isso é dizer aos mercados internacionais que a oposição quer despesa pública, em vez de cortes.

    A oposição tem obrigação de apoiar este PEC ou outro semelhante, mas que traga ainda mais cortes na despesa e reformas estruturais que potenciem o crescimento da competitvidade e produtividade. É isso que a Fitch diz e é isso que os investidores internacionais querem.

    O PSD que se deixe de palermices, que temos uma oportunidade de ouro de descolarmo-nos da imagem dos gregos. E cabe ao país todo, e não ao governo a ou b, político a ou b, mostrar aos investidores internacionais.

    O PPC que vá reciclar os seus conhecimentos de economia, pois disto percebe pouco.

    anti-comuna

    Gostar

  16. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    24 Março, 2010 12:51

    #15 Anti Comuna Parece mesmo o Peres Metelo ontem na TVI: então agora o PSD tem que caucionar as merdas que o Teixeira dos Santos anda a fazer? Que conversa é essa? então porque é que o governo não fez um PEC que ajude a resolver os problemas, em vez de um PEC que só os adia e agrava?
    O PSD em nome dos mercados, já deixou passar um orçamento que não tem ponta por onde se pegue. Agora querem que faça o mesmo em relação ao PEC? Essa conversa é para parvos, e quanto mais depressa se clarificarem as aguas melhor.
    O Sócrates , como PPC não tem estaleca para isto, e Teixeira dos Santos tambem não, basta ver o que o homem anda para aí a dizer: um dia é assim, no outro é assado. Rua com eles, e quanto mais depressa, melhor.

    Gostar

  17. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 12:56

    “15 Anti Comuna Parece mesmo o Peres Metelo ontem na TVI: então agora o PSD tem que caucionar as merdas que o Teixeira dos Santos anda a fazer?”

    Não. Pode mostrar ao país que isto pode ser melhor gerido, apontando soluções para complementar o actual PEc. Mas isto agora agora é entre Portugal e o exterior. E o que conta para o exterior é ver o PEC aprovado.

    O PSD ao aprovar o PEC não está a caucionar nada, se com as críticas apresentar alternativas. Apresenta-as?

    Deixemo-nos de politiquices e concentremo-nos no essencial: é preciso Portugal mostrar aos investidores internacionais (leia-se, credores) que está unido na luta contra o défice. E isso consegue-se aprovando o documento, como a Fitch realce.

    Análises à CAA não servem os interesses de Portugal. Só os dos politiqueiros e do PPC. Mas a minha preocupação é Portugal, não o PSD. Se para salvar Portugal for preciso implodir o PSD, contem comigo. lolololol

    anti-comuna

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 13:01

    “Se para salvar Portugal for preciso implodir o PSD, contem comigo.”

    estás à espera de quê? e já agora põe os comunas do pc e do tijolo na lista.

    Gostar

  19. tina permalink
    24 Março, 2010 13:04

    É interessante ver que até lá fora ninguém acredita nas mentiras de Sócrates. PEC muito bonito mas mentiroso, toma lá com um downgrading.

    A previsão das receitas é como a previsão dos passageiros para o TGV. Para Sócrates e Teixeira Santos é tudo uma brincadeira, os números não são para valer, o país não é para valer,… Só os tachos deles é que são para valer.

    Gostar

  20. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 13:08

    Só outra coisa. Eu fico triste quando se confunde análise económica com política. A nossa bolsa cai, mas não por causa do downgrade da Fitch. Quem o escreve, ou é ignorante ou tem má-fé.

    O problema que fez as bolsas ibéricas cair é outro. A Alemanha está a exigir alterar os pactos internacionais, de molde a que os países incumpridores possam sofrer sanções ou serem expulsos da moeda única. O mercado interpretou isto como uma forma indirecta de expulsar o agora denominado club-med.

    Na verdade, a partir de 2016, a própria Constituição alemã irá obrigar a superavites orçamentais, com excepção em anos muito maus. E esta ideia alemã está agora a ser negociada em termos europeus, pois tanto a Alemanha como o Juncker já se mostraram favoráveis que tal seja extensível aos países da Zona €uro. O que iria obrigar Portugal, não apenas baixar o défice para baixo dos 3%, como ter superavites orçamentais.

    anti-comuna

    PM O desbocado Constâncio ainda não tomou posso do lugar e já anda a dizer disparates por essa europa fora. Mais valia estar calado do que mostrar que é mesmo incompetente. Quando eles descobrirem já poderá ser tarde, mas pelo menos vimo-nos livres deste caramelo. Aleluia!

    Gostar

  21. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 13:11

    É melhor ter cabeça fria, que ver determinados comentários:

    “Unicredit

    “Mercado já tinha descontado corte do rating de Portugal”
    A reacção do mercado ao corte do rating da dívida pública portuguesa foi “negligenciável”, porque “provavelmente o mercado tinha já descontado” esta decisão da Fitch, salienta o Unicredit. ”

    In http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=416509

    Portanto, quem anda em Portugal a reboque das notícias não faz análise económica mas politiquice.

    anti-comuna

    Gostar

  22. Luis Bernardo permalink
    24 Março, 2010 13:12

    Exactamente, ponham os olhos na análise da Fitch, sem PEC consensualizado amanhã preparem-se para nova descida, agora mais acentuada, do rating. Chama-se a isto pressão dos mercados. Vamos ver quem mete os interesses dos partidos à frente dos interesses de Portugal.

    Por outras palabvras, de que serve e a quem serve a oposição chumbar o PEC e os ratings virem por aí abaixo e os juros por aí acima?

    Gostar

  23. 24 Março, 2010 13:14

    Isto já não está para a discussão altamente científica de “bonitos”, “velhas” e quejandos.

    Este é o momento dos profissionais, e é uma pena que não se possa contar com a Ferreira Leite.

    Mas, o facto é que os concursos de televisão são muito mais populares que a economia.

    Gostar

  24. Marçal Mendes permalink
    24 Março, 2010 13:16

    Esta malta afecta e afectada do PSD faz lembrar o tipo que diz: segura-me senão vou-me a ele. Tanta palinódia e não conseguem dizer que PEC diferente fariam. É obra! Realmente, fica a impressão, cada vez mais confirmada pela realidade, que, ao Sócrates, só com base na calúnia. Porque por ideias estão sempre a levar abadas valentes.

    Gostar

  25. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 13:18

    os penguíns estão deslumbrados com os óbvios, até já os querem chocar.

    Gostar

  26. Portela Menos 1 permalink
    24 Março, 2010 13:21

    por acaso a menina da caixa da Sonae deve estar um bocadinho preocupada com o rating da República, com o Sócrates, com os futuros leaders do PSD, com o chumbo ou não do PEC e com a pressão dos mercados…os 600mil desempregados são os primeiros a deitar foguetes de alegria se o PEC for aprovado!

    Gostar

  27. lucklucky permalink
    24 Março, 2010 13:23

    É triste ver o anti-comuna assim. Não percebes que o PEC só enganará as agências durante um curto espaço de tempo? E depois será pior muito pior ter credibilidade.

    O que conta e vai contar são os números não o desastre do PEC que não é mais do que alguém a ir contra o muro a 200km/h e decidir reduzir para 120km/h.

    http://www.dgo.pt/Boletim/ tens aqui o Boletim de Fevereiro. Deleita-te com os números do desastre.

    http://oinsurgente.org/2010/03/23/actualizacao-do-mapa-para-a-grecia/

    Os idiotas ainda não perceberam que o Estado não resolve nada.

    Gostar

  28. tina permalink
    24 Março, 2010 13:24

    “Exactamente, ponham os olhos na análise da Fitch, sem PEC consensualizado amanhã preparem-se para nova descida, agora mais acentuada, do rating”

    É melhor assim do que nos endividarmos no futuro para pagar aeroportos e TGVs.

    Gostar

  29. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 13:30

    “É triste ver o anti-comuna assim. Não percebes que o PEC só enganará as agências durante um curto espaço de tempo? E depois será pior muito pior ter credibilidade.”

    Mas isso cabe internamente à oposição mostrar que o desgoverno é liderado por um palhaço e mnostrar alternativas.

    Alguém as apresentou? O PEC é lixo, mas qual a alternativa em cima da mesa para negociar?

    Temos de aproveitar esta janela de oportunidade. E só o conseguimos se dermos bons sinais ao exterior. E dá-los implica apoiar o PEC. É que, tal como a Fitch vem dizendo, como outras instituições internacionais. O plano é credível. É-o porque pelo menos mostra algumas medidas no bom sentido. Embora também descasquem no desgoverno.

    Agora, eu vejo muito blá-blá mas ainda não vi nenhum plano alternativo. E eu já estou farto de paleio por parte de alguns, que depois só querem política da terra queimada. Para esse peditório não dou.

    O PSD tem falta de ideias? Eu tenho algumas, se quiserem. Paguem-me que eu atiro algumas ideias, para ajudar o PSD. lololololol

    Agora, quando eu vejo o futuro provável líder do PSD a ser aconselhado pelo CAA, que disto é como um cepo… O CAA pode ser jurista brilhante, não o nego. Mas disto é um autênticvo cepo, que em vez de melhorar Portugal, só o agrava.

    Como se dizia antigamente: em tempo de guerra não se limpam armas. E a oposição tem que mostrar que está unida no combate à falência e desconfiança internacional quanto ás nossas intenções.

    anti-comuna

    Gostar

  30. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 13:34

    E se há pessoa que mais escreveu contra estes palhaços que nos desgovernam e nos puseram nest estado, fui eu. Ao longo de anos. Mesmo antes do que agora parece óbvio mas poucos o disseram e até eologiavam o espirito reformista deste Pinócrates.

    Mas agora estamos em guerra contra o exterior e é preciso mostrar que os temos no sítio e que estamos unidos para evitar o colapso de Portugal.

    Uns podem achar que é bom isto estoirar, só para terem razão politicamente. Eu, pelo menos, prefiro enganar-me politicamente e ver o mau país a ser salvo, mesmo que esteja uma besta aos comandos do país. Mas entre esta besta e meter outra igual ou pior, só porque é do PSD… Vou ali e já venho.

    anti-comuna

    Gostar

  31. Licas permalink
    24 Março, 2010 13:37

    este PEC é um saque VIOLENTO contra a classe média baixa (e não só).
    NÃO PAGAMOS AS ASNEIRAS DESPEZISTAS DOS RATOS !!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  32. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 13:37

    Ó glorioso, acordou agora?

    Tenha calma, já é uma e meia!!

    Gostar

  33. tina permalink
    24 Março, 2010 13:43

    “E a oposição tem que mostrar que está unida no combate à falência e desconfiança internacional quanto ás nossas intenções.”

    Mas explique lá porque não podem ser retiradas as obras megalómanas do PEC?

    Gostar

  34. Antonio Maria permalink
    24 Março, 2010 13:48

    Sinceramente estou-me marimbando para esta agências cujas cabeças pensantes não conhecemos e que se calhar estas “postas de pescada” são cagadas por um qualquer Rui Soares lá do sítio e com a mesma formação.
    Já repararam que estas “coisas” só começaram a ter força a partir do momento em que os dirigentes politicos e financeiros são fracos e incompetentes?
    Com dirigentes fortes nunca ouvíamos falar de agências de rating.

    Gostar

  35. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 13:49

    “Mas explique lá porque não podem ser retiradas as obras megalómanas do PEC?”

    Claro que podem e devem. Mas isso é o que a oposição tem que exigir do desgoverno. O PSD e o CDS, se tivessem mais tino na carola, juntavam-se e propunham medidas alternativas. Como essa, privatizar o sector da comunicação social e da imprensa, transportes, águas, implementar medidas que tragam mais competitvidade e concorrência interna.

    Impôr um tecto à despesa corrente primária, obrigando os sindicatos da função pública a renegoaiar salários, baixando em quem ganha bastante e subindo em quem ganha pouco, por exemplo.

    Mas é preciso criticar e apresentar um documento aos portugueses, para dempois negociar com o desgoverno. Não o fazendo e só mandar bitaites sem nada apresentar, então que se deixem de fitas e abstenham-se para que o documento passe na AR. Como o OE.

    Agora, andarem a dar gracinhas de oportunidade na imprensa sem nada mostrar como alternativa…

    anti-comuna

    Gostar

  36. lucklucky permalink
    24 Março, 2010 13:50

    Anti-comuna agora pareces mesmo o arquétipo dos tipos que criticaste no passado : o “PEC é lixo” mas dá para enganar o exterior. Aha! Anti-comuna torna-se apoiante da estratégia de Sócrates!

    Não há combate à bancarrota com o PEC.

    Já dei muitas ideias: O problema só se resolve dando poder aos Portugueses e tirando ao poder ao Estado. Isso passa por empresas publicas e património(escolas) passarem a ser das pessoas e não do Estado. Passa por limitar os impostos e taxas constitucionalmente. Passa por liberalizar tudo para não se gastar mal o dinheiro. Por aplicar preços verdadeiros em todos os serviços do Estado. Passa por acabar com vários Ministérios. Passa por constitucionalmente só poder haver aumentos no Estado e na classe Política com superavites e não aumento de dívida. Passa por incluir toda a dívida de empresas publicas no estado para não haver mais vigarice.

    A única razão lógica porque penso que apoias o PEC é porque ainda acreditas que isto pode ser endireitado com o PEC e de alguma maneira passaremos entre os pingos da chuva. Não pode, aliás é estranho que não olhes para os números. E os problemas não vão ficar menos maus, dentro de pouco tempo terás os Espanhoís, Ingleses e depois virão os Americanos com o louco do Obama com cortes no rating. E ainda temos o Japão…

    Gostar

  37. tina permalink
    24 Março, 2010 13:50

    Também acho que na verdade seria a altura ideal para o PSD demonstrar oposição à política dispendiosa do governo. Afinal quais são as implicações reais se o PEC nao for aprovado?

    Gostar

  38. lucklucky permalink
    24 Março, 2010 13:53

    “Com dirigentes fortes nunca ouvíamos falar de agências de rating.”

    Espero que esteja a gozar. Que tal olhar para os números. Diga-me a última vez em que Portugal teve mais de 100% de dívida publica e 9% de defice.

    Gostar

  39. tina permalink
    24 Março, 2010 13:54

    “Mas isso é o que a oposição tem que exigir do desgoverno”

    Como? Quantas vezes é que Paulo Rangel e MFL não levantaram essa questão e Sócrates só se ri deles?

    Gostar

  40. tina permalink
    24 Março, 2010 13:57

    “Anti-comuna agora pareces mesmo o arquétipo dos tipos que criticaste no passado”

    Concordo. Agora que há oportunidade para fazer alguma coisa, sem ameaçar a estabilidade política, pela primeira vez, o Anti-Comuna não concorda.

    Gostar

  41. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 13:58

    lucklucky, o dinheiro que está a ser criado e metido no sistema impede que tal cenário se concretize. Não vá nisso. Os países estão a amitir dívida e não falta quem a compre. É tudo uma questão de preço. Até Portugal meteu dívida eu dólares e vendeu bem. E se metesse mais, mais teria vendido.

    Não vá em tretas apocalípticas. Olhe para o ciclo económico e vai ver que isto está bem orquestrado para inflacionar e tirar aos Estados, pressões que ainda vemos hoje.

    Tina, se o PEC for chumbado e como o desgoverno está em minoria, fica evidente que Portugal não consegue baixar a despesa. É isso que os mercados interpretam e deitariam logo fogo sobre a nossa dívida, comparado-nos aos gregos. E Portugal tem que fugir das comparações com os gregos e, em breve, com os espanhois, que serão os próximos a levar na carola.

    O problema português tem uma saída, ainda que conjuntural. Que termos a sorte das nossas exporatções dispararem. Por enquanto as nossas exportações estão a conseguir seguir o que se passa no resto da Europa. Com excpção de gregos, espanhois e irlandeses. Isto é um sinal que a nossa economia está a fortalecer-se e que precisa do apoio do Estado (leia-se, que ele estorve menos) para conseguir trazer crescimento económico. E com isso dar um fôlego a Portugal.

    anti-comuna

    Gostar

  42. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 14:02

    “Agora que há oportunidade para fazer alguma coisa, sem ameaçar a estabilidade política, pela primeira vez, o Anti-Comuna não concorda.”

    Errado! Só depois da pressão sobre os PIGS desaparecer é que se pode pensar nisso. Agora é aguentar os cavalos e deixar a tempestade passar. Depois, atirar-se a eles como cães e apresnetar alternativas e não apenas paleio, que é o que os três do PSD andam a fazer.

    É preciso timing. A queda do desgoverno agora poderia impldorir com Portugal. Criar uma fuga maciça a Portugal, quer à sua dívida, quer aos próprios depósitos em Portugal. Que é o que está a acontecer na Grécia, com os receios que tenha que sair do €uro.

    Se lá fora houver dúvidas quanto á capacidade de nos mantermos no €uro, isto implode, mesmo com uma banca portuguesa bem posicionada, comparando com o exterior.

    É preciso ter juízo e não pensar apenas em ganhos políticos de curto prazo.

    anti-comuna

    Gostar

  43. tina permalink
    24 Março, 2010 14:04

    “A queda do desgoverno agora poderia impldorir com Portugal”

    Mas para governar é só preciso o orçamento que já foi aprovado. O PEC não tem implicações concretas. O PEC nem precisaria de ser aprovado na AR!

    Gostar

  44. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 14:09

    “O PEC não tem implicações concretas. O PEC nem precisaria de ser aprovado na AR!”

    tem, porque não é o OE que é apresnetado em Bruxelas e aos credores internacionais. Por paradoxal que seja, é assim mesmo. O PEC é, digamos assim, aquilo que Portugal mostra como solução para fugir à falência.

    Portanto, o PEC e a promessa de reduzir em 8 mil milhões de euros no défice, com as suas medidas lá dentro, é que contam. A Grécia já apresentou 3 planos e no entanto ainda só vei em 5 mil milhões. E isto depois compara-se.

    Os de fora não sabem muito bem o que se passa em Portugal. Se o soubessem, nós nunca iriamos ter umas taxas de juro abaixo das gregas. Porque, o problema português, além de económico é político. Porque é a mentalidade parasita e despesista de todos os partidos, que impede que cortemos a sério no défice. O PEC pelo menos disfarça bem.

    E os mercados têm manias. Agora olham para nós com desconfiança e tentam interpretar tudo o que se passa. Daqui a uns meses, talvez, nós até podemos não ter governo, que os mercados já andam noutra e já não ligam. Isto é mesmo assim. 😉

    anti-comuna

    Gostar

  45. Amonino permalink
    24 Março, 2010 14:09

    .
    A razão da desclassificação de AAA para AAA- já conhecidas as orientações gerais do PEC:
    .
    “A sizeable fiscal shock against a backdrop of relative macroeconomic and structural weaknesses as reduced Portugal’s creditworthiness.” (traduzam bem sem ‘darem a volta ao texto)
    .
    “Euro crisis update: Fitch downgrades Portugal’s credit rating
    .
    European stocks sold off at 6am after Fitch downgraded Portugal’s credit rating to AA- from AA with a negative outlook. They said “a sizeable fiscal shock against a backdrop of relative macroeconomic and structural weaknesses has reduced Portugal’s creditworthiness.” Yields in Portugal are up about 3 bps and 5 yr CDS is wider by 7 bps to 140 bps. In contrast, Fitch has Greece at a BBB+ rating and Greek CDS is trading at 325 bps. Helped by a weaker euro, Germany’s IFO business confidence # was 2.3 pts above estimates at 98.1, the highest since June ‘08. The euro though is at the lowest since May ‘09 vs the $ as Germany and France edge Greece towards the IMF. According to II, newsletter writers are almost as bullish as they were on Jan 20th, the day after the Jan high as Bulls rose to 48.9 from 46.1 and Bears fell to 20.5 from 21.3. ABC confidence rose 1 pt to -44. The MBA said purchases rose 2.7% but refi’s fell 7.1%.”
    .

    Gostar

  46. tina permalink
    24 Março, 2010 14:11

    “tem, porque não é o OE que é apresnetado em Bruxelas e aos credores internacionais. Por”

    se é só isso, então que seja chumbado e procure-se um melhor até ser aprovado.

    Gostar

  47. Luis Bernardo permalink
    24 Março, 2010 14:18

    A agência de notação financeira Fitch, no dia em que cortou o “rating” de Portugal, considerou que o Programa de Estabilidade e Crescimento português é “amplamente credível”.

    Na nota onde explica as razões do corte do “rating” da dívida de longo prazo para “AA-”, a Fitch diz que “considera que o recentemente anunciado plano português de consolidação é amplamente credível, incorporando um elevado nível de detalhe que inclui um largo plano de ajustamento na despesa e um cenário macroeconómico razoável”.

    Adianta que o PEC assenta num histórico de redução da massa salarial da função pública entre 2005 e 2008 e objectivos significativos atingidos na reforma do sistema de pensões.

    Apesar destes comentários positivos, a Fitch alerta que o plano de redução do défice é pode falhar e o risco de a economia crescer abaixo do estimado é “significativo”, sobretudo nos anos finais do período do actual PEC, que termina em 2013.

    Por isso, alerta a Fitch, uma nova performance negativa ao nível orçamental em 2010 e 2011, “pode levar a mais cortes” no rating. Por outro lado, se as metas orçamentais forem alcançadas, em conjunto com a implementação de reformas estruturais que aumentem a produtividade e a competitividade da economia, a pressão sobre o “rating” português vai diminuir.

    Gostar

  48. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 14:21

    Mas se for chumbado, o sinal que é dado aos mercados é que Portugal não consegue implementar medidas duras. Que o desgoverno não tem força política para forçar a oposição e os sindicatos a cortarem no déficite.

    O sinal é esse. Ponha-se no lugar de um alemão. E este tomava conhecimento que o documento, que até é considerado crédivel por várias fontes externas, chumbava na AR portuguesa. O que ele iria pensar? Iria pensar que a AR não quer baixar o défice, porque o ónus é esse mesmo. Normalmente são as oposições que se negam a sacrificios. O caso português até pode ser ao contrário, mas os investidores internacionais não sabem muito bem que tipo de sistema político temos.

    A reacção dos investidores era essa: vender dívida portuguesa, que aquela gente só sabe gastar e não admite sacrifcios. A seguir seriam as empresas internacionais que tirariam dinheiro dos bancos portugueses, com receio que iriamos sair do euro. E o ciclo de implosão estava então em movimento.

    anti-comuna

    Gostar

  49. Luis Bernardo permalink
    24 Março, 2010 14:21

    Na nota onde justifica o corte, a agência de notação financeira comenta o cenário político em Portugal.

    “Apesar da posição minoritária do Partido Socialista no governo, existe um consenso político alargado sobre a necessidade de reformas estruturais e fiscais”, refere a Fitch.

    E apesar de considerar que há um risco de tal não acontecer, a agência “não espera que ocorra uma a instabilidade política significativa que possa perturbar a implementação” legislativa das medidas definidas pelo Governo.

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=416459

    Gostar

  50. zazie permalink
    24 Março, 2010 14:22

    «Análises à CAA não servem os interesses de Portugal. Só os dos politiqueiros e do PPC.»

    Exactamente. E o problema do PSD é que está cheio destes ignaros que só pensam na politiquice dos umbigos.

    Gostar

  51. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    24 Março, 2010 14:23

    Anti Comuna O foco posto sobre o PEC, faz parte da campanha orquestrada para ultrapassar a falta de uma maioria absoluta. O PEC não conta para nada, pela simples razão que nunca contou: nunca nenhum PEC foi levado a serio, e muito menos cumprido.
    Posto isto, o que se passou hoje com a Fitch a encarecer a nossa divida externa, como está bem de ver não tem nada a ver com o PEC. Tem a ver com o governo, e com os governantes que temos, e com o que eles andam todos os dias a dizer nos media. O descredito dos dois principais personagens, é total. Lá fora ninguem acredita no Socrates nem no Teixeira dos Santos. É aqui que reside a nossa tragedia: esses dois fulanos, são definitivamente o problema, e não fazem parte da solução.
    Parece que em Portugal isto ainda não foi bem entendido. Parece que nem o Presidente da Republica entendeu que eles teem que sair de cena, porque são os principais responsaveis por termos chegado a esta triste situação.
    Os numeros de Janeiro e Fevereiro são arrasadores; estes tipos teem que se ir embora.

    Gostar

  52. 24 Março, 2010 14:24

    Anti-comuna,

    V. tem razão quanto ao meu erro ortográfico (não tem nenhuma no resto).

    As minhas desculpas a todos.

    Gostar

  53. tina permalink
    24 Março, 2010 14:24

    “Portanto, o PEC e a promessa de reduzir em 8 mil milhões de euros no défice, com as suas medidas lá dentro, é que contam”

    A própria Finch não acredita nisso. Diz que as receitas são optimistas. É sempre assim com este governo: as receitas são optimistas mas os gastos são muito reais.

    Gostar

  54. zazie permalink
    24 Março, 2010 14:26

    Não tem razão porquê. A ver se é capaz de explicar.

    Não é. Sabe lá ele do que se trata. Leu que o guruzito rival apoia e tem de dizer ao contrário para ver se vai à boleia do palerma que também quer ir a líder de bairro.

    Gostar

  55. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 14:27

    Caro Alexandre Carvalho da Silveira. Vc. está enganado.

    Eu não tenho muito tempo agora, porque tenho que olhar pela minha vida. Mas se puder, logo respondo com mais tempo. Só lhe digo que o PEC é um documento que todos olham. E tanto olham, que a Fitch fez análise ao documento e está agora pouco interessada no OE.

    Mas logo respondo melhor. Peço-lhe desculpa, mas agora tenho mesmo que estar noutra.

    anti-comuna

    Gostar

  56. zazie permalink
    24 Março, 2010 14:28

    ehehe

    Apagou. Enxofrou-se por se dizer a verdade- que o PSD o que mais tem é morcões a fazerem trica de bairro e sem o menor sentido nacional.

    Ora apaga lá mais este para se ver como só com censura és capaz de te defender.

    Gostar

  57. zazie permalink
    24 Março, 2010 14:29

    O PEC vai ser resolvido pela tinamonga e pelo CAA- sãos experts de renome.

    Gostar

  58. tina permalink
    24 Março, 2010 14:30

    “E tanto olham, que a Fitch fez análise ao documento e está agora pouco interessada no OE.”

    e deu-lhe um downgrading. Em resumo, uma avaliação negativa. E agora a oposição deveria aprová-lo segundo o Anti-Comuna.

    Gostar

  59. 24 Março, 2010 14:31

    Nesta situação de candidato à presidência do PSD, é facílimo a PPCoelho afirmar que teria uma posição diferente de MFLeite e do PSD face a este PEC.
    Convém-lhe, por óbvio.

    Se líder desse partido, provavelmente assumiria idêntica votação…Por convicção própria ou…A PEDIDO !

    PPC pouco mais é do que um produto silicon — não confundir com um ex-formado em Silicon Valley.

    Gostar

  60. Luis Bernardo permalink
    24 Março, 2010 14:34

    O PEC tem que ser aprovado na AR porque sendo o governo minoritário precisa sempre da oposição para implementar as medidas lá previstas, que, saliente-se, a Fitch considera credíveis num cenário de redução do défice. Com o chumbo da oposição ao PEC as medidas nunca poderão ser implementadas. Leitura dos mercados: é impossível baixar a despesa. Resultado: Penalização da dívida portuguesa, publica e privada, com a subida dos juros, como na Grécia.

    Chamem a isto chantagem ou o que quiserem, mas as consequências são estas.

    Gostar

  61. lucklucky permalink
    24 Março, 2010 14:36

    “lucklucky, o dinheiro que está a ser criado e metido no sistema impede que tal cenário se concretize. Não vá nisso. Os países estão a amitir dívida e não falta quem a compre. É tudo uma questão de preço.”

    Precisamente é tudo uma questão de preço. Quando 10% do orçamento for para pagar a dívida também é uma questão de preço. Quando tiver 1 e custar 2 também é uma questão de preço.

    Os cenários apocalípticos têm toda a razão de ser, ou não percebe como é que se define o valor de algo? É que hoje pode ser 1000 e amanhã pode ser 100. Ainda não parece ter percebido o imediatismo e como as coisas mudam num momento para o outro quando se joga à roleta russa da dívida. Curar a ressaca com mais cerveja não cura a cirrose.

    Gostar

  62. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    24 Março, 2010 14:40

    #57 Zazie Tem-se estado aqui a falar de coisas serias, e pelo menos pela parte que me toca e de mais alguns, de forma seria; não devia haver aqui lugar a aleivosias, e a imbecilidades que não levam a lado nenhum.
    A blogosfera, poderia ser um grande lugar de debates, principalmente para os que não teem acesso aos media, mas que pensam pelas suas cabeças, e gostam de falar dos assuntos que dizem respeito a todos, como é o meu caso.
    Por isso tenho pena de ver aqui determinados posts que são puras perdas de tempo.

    Gostar

  63. Luis Bernardo permalink
    24 Março, 2010 14:45

    Tina, o rating baixou para AA- considerando que o PEC vai ser aprovado, como diz a Fitch. Para bom entendedor…

    Gostar

  64. tina permalink
    24 Março, 2010 14:47

    “Com o chumbo da oposição ao PEC as medidas nunca poderão ser implementadas.”

    O OE de 2010 tomará conta das medidas mais imediatas. Entretanto, o PEC não deveria ser outro documento de compromisso. Basta de fingimentos. O PEC pode ser chumbado até se encontrar um que agrade a todos.

    Gostar

  65. tina permalink
    24 Março, 2010 14:49

    “Tina, o rating baixou para AA- considerando que o PEC vai ser aprovado”

    A Fitch diz que as previsões de receitas são optimistas, não acredita que o défice seja controlado. Não percebo porque é que tem então a oposição de aprovar um documento que até do exterior recebe avaliação negativa.

    Gostar

  66. pedro permalink
    24 Março, 2010 14:51

    CAA: Gostei do que escreveu.Isto não pode continuar . Jáestou por tudo mesmo peloPPC. Este vigarista das corridas tem de ir pro c……. . Nem que ganhe outras eleições mas o povo tem de ser confrontado de uma forma explicita. pedro

    Gostar

  67. Disse permalink
    24 Março, 2010 15:07

    #45,
    .
    “A razão da desclassificação de AA para AA- já conhecidas as orientações gerais do PEC:
    .
    The reason, a sizeable fiscal shock against a backdrop of relative macroeconomic and structural weaknesses as reduced Portugal’s creditworthiness. (traduzam bem sem ‘darem a volta ao texto)”
    .
    Tradução livre para mais inteligivel por todos:
    .
    “A razão, uma dimensão de choque fiscal pouco credível contra o pano de fundo de relativa fraqueza macroeconomica (não financeira) e estrutural do tecido económico reduziu a solvência financeira internacional de Portugal”.
    .
    Deixem-se de se desculparem, justificarem, culpabilizarem uns aos outros e de politiquices. Resolvam os problemas. Apresentem soluções. Se forem capazes.
    .

    Gostar

  68. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 15:27

    Agora rapidinho.

    Caro Alexandre Carvalho da Silveira, o PEC é o único documento que é discutido e aprovado pela CE e pelo ECOFIn. Além disso, é um documento plurianual, ao contrário do OE.

    No fundo, o PEC é uma espécie de OE para ser aprovado pelos nossos parceiros europeus. (Neste caso, Alemanha, que já explico como.)

    A dívida portuguesa é colocada no exterior e vendida a quem queiser mas são os bancos alemães os verdadeiros “investidores”. E a banca alemã é bastante politizada. Basta ver que a Merkel proibiu a banca alemã de comprar dívida grega e foi cumprido pela banca.

    Da mesma forma, o PEC se for do agrado da Alemanha, mesmo que não haja procura por verdadeiros investidores, os alemães podem comprar e espetar com essa dívida no BCE, ganhando o spread, tendo apenas um risco, que acaba por ser coberto politicamente pelo governo alemão.

    Assim sendo, o PEC é o único documento que conta, para este caso.

    Espero que tenha compreendido melhor.

    anti-comuna

    Gostar

  69. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 15:30

    caro lucklucky, nem eu precisava de enfatizar isto, porque sabe tão bem ou melhor que eu. Há duas formas dos governos roubarem o cidadão: impostos e inflação.

    O que acha que se está a fazer a nível global? Inflacionar, para livrar de apertos, que os estados, os sistemas financeiros e até os endividados.

    Et voilá. Todos perdem no longo prazo, mas evitam catástrofes relativas a insolvências.

    Acho que Vc. sabe isto tão bem como eu e nem precisava de explicar o padre nosso ao vigário. 😉

    anti-comuna

    Gostar

  70. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 15:33

    Já agora, vejam como a banca alemã está bem “instruída”. ehehehehhe

    “Commerzbank

    Perspectiva para Portugal é “bastante encorajadora” apesar de corte de “rating”

    O corte de “rating” efectuado pela Fitch não altera a perspectiva “bastante encorajadoras” que o Commerzbank tem para a economia portuguesa, refere o banco alemão numa nota em reacção à decisão da agência de notação financeira.”

    In http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=416549

    Leiam o resto do documento que vale a pena. vejam como um défice de 8,3% é encorajador para eles. Comprarão dívida portuguesa? provavelmente sim, a mando do governo. 😉

    anti-comuna

    PM Não se esqueçam que há uma guerra poolítica na Europa que depois é reflectida nos mercados. Acreditam piamente em mercados livres? Ó senhores, como estais bem enganadinhos. ahhahahahh

    Gostar

  71. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 15:40

    #71
    Campo Pequeno?

    Gostar

  72. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 15:43

    Só mais uma coisa. Nós tivemos sorte da Grécia ter ainda feito pior que nós e terem políticos que ainda são mais azelhas que os nossos. Senão, em vez de serem os gregos o cordeiro para dar o exemplo eram… Os portugueses! Glup!

    Apesar de tudo tivemos sorte. É só o que me apraz dizer.

    anti-comuna

    Gostar

  73. José Barros permalink
    24 Março, 2010 15:45

    O anti-comuna tem toda a razão, a meu ver.

    O PEC é como uma plano de recuperação de empresa num processo de falência. Tem de conter medidas draconianas e convencer os credores de que vai ser executado de forma escrupulosa. Para que os credores acreditem no cumprimento escrupuloso do plano é necessário que os gestores e accionistas da empresa – leia-se, no caso, partidos políticos – se comprometam com o mesmo e actuem de forma concertada, porque só isso assegura aos credores que o cumprimento do plano não será obstaculizado por guerrilhas internas (aumentos de despesa votados pela oposição, moções de censura, etc…). Neste sentido, o que o PSD e o CDS deviam ter feito há muito era avançar com medidas draconianas que tivessem de ser aceites pelo PS e que lhes permitissem depois sentir-se à vontade para aprovar o PEC. Não o tendo feito, têm agora de aprovar ou. pelo menos, abster-se em relação ao PEC, mesmo não sendo ele o que podia e devia ter sido.

    Por isso, desengane-se quem no PSD pretende crises políticas. Não só perderá eleições, porque será responsabilizado pelo agravamento da crise financeira, como fará com que o país se perca, porque os credores não perdoam mais atrasos e tropeções a Portugal. Pelo contrário, o candidato do PSD que perceber que tem três anos de oposição pela frente e que lhe cabe preparar e explicar ao país uma alternativa política não socialista, ganhará as eleições em 2013, aproveitando a compreensão que até lá os portugueses ganharão do que lhes custa o socialismo. Antecipar eleições é receita certa para o desastre para o PSD e é a maneira segura de fazer com que os portugueses demorem ainda mais a perceber que têm mudar de vida. Já o escrevi várias vezes no desabrantizante e em caixas de comentários. Infelizmente, estou convencido de que os militantes do PSD não o perceberão e que vão eleger o sócrates 2. Enfim, têm o que merecem.

    Gostar

  74. zazie permalink
    24 Março, 2010 15:46

    # 63

    A blogosfera é para quem não tem acesso aos media? que engraçado, deram-lhe um magalhães e impedem-no de aceder a jornais e revistas.

    Perda de tempo é ler tinasmongas. Mas para si deve ser o supra-sumo da informação.

    A única pessoa que escreveu algo que vale a pena ler é foi o anti-comuna.

    Mais ninguém.

    Gostar

  75. zazie permalink
    24 Março, 2010 15:48

    E isto que v. escreveu interesa a quem? ao menino Jesus?

    Gostar

  76. tina permalink
    24 Março, 2010 16:16

    “Antecipar eleições é receita certa para o desastre para o PSD”

    José Barros, chumbar o PEC não significa eleições antecipadas. Significa apenas que o PS tem de rever medidas para vir mais de encontro à oposição e às necessidades reais do país.

    Gostar

  77. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 16:25

    “José Barros, chumbar o PEC não significa eleições antecipadas. Significa apenas que o PS tem de rever medidas para vir mais de encontro à oposição e às necessidades reais do país.”

    Tina, após as declarações internacionais, de apoio ao PEC, o PS demitia-se e ganhava maioria absoluta. E quem ficava mal era a oposição.

    Nem é preciso ir a Coimbra para ver isso. Bastava eles demitirem-se. As culpas da crise no mercado da dívida portuguesa eram assacadas ao “inteligente” PPC.

    Não vá por aí. Medite bem naquilo que escrevi e vai acabar por concordar comigo.

    anti-comuna

    Gostar

  78. tina permalink
    24 Março, 2010 16:42

    “Tina, após as declarações internacionais, de apoio ao PEC, o PS demitia-se e ganhava maioria absoluta”

    Anti-Comuna, isso é especulação. O que não é especulação é que as obras megalómanas vão fazer muito mal ao país. Esta é a última oportunidade para a oposição chumbá-las. E, não sei porque fala em boas apreciações do PEC se a Fitch acabou por nos baixar o rating uma vez que não acredita que consigamos baixar o défice. Tanto receio de causar uma crise agora, mas iremos pagar por isso mil vezes no futuro: continuaremos com baixo crescimento, alto défice e ainda por cima estaremos comprometidos com o aeroporto, pontes sobre o tejo, etc… Tal como Belmiro de Azevedo disse, TGV nem daqui a dez anos!..

    Gostar

  79. 24 Março, 2010 17:09

    Anti-Comuna:

    “PEC é lixo, mas qual a alternativa”

    Pois. Com essa treta da alegada falta de alternativa, o falso engenheiro vai continuando a desgraçar Portugal.
    Em parte, isso é de agradecer a si e a outros como V..

    Gostar

  80. Anónimo permalink
    24 Março, 2010 17:19

    o problema do anti é o rating do rangel face à vantagem demagógica dos argumentos passos. mas não há problema, o passos ganha de qualquer forma, o pec é aprovado e dentro de instantes ninguém mais fala disso.

    Gostar

  81. Nitroglicerina permalink
    24 Março, 2010 17:23

    É,estão a caucionar um governo de incompetentes,esbanjadores e bandidos.Uma ladroagem que pilha o país.
    No PSD prepara-se uma alternativa mediocre que não nos levará a lado nenhum.
    Querem aprovar “lixo” para enganar o exterior.
    Bonito!
    Desde que o vigarista subiu ao poder que ouço esta cantilena de que não se pode fazer cair o governo,porque patati,patata.
    Eu não os faria cair,estourava-lhes o coiro!
    Uma gatunagem sem escrúpulos a roubar os portugueses e a destruir o país,para quê criar cenários idiotas?
    Todos nós já percebemos o alcance da sabedoria dos nossos peritos em economia.

    Gostar

  82. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    24 Março, 2010 17:24

    # Zazie 75 #76 Mas voce conhece-me de algum lado para saber o que eu leio ou deixo de ler. Voce nem percebeu o que eu escrevi.
    Eu não tenho pretensões, sou um tipo simples, mas voce parece ter muita merda nessa mona.

    Gostar

  83. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 17:27

    Tina, escreva aí o que lhe digo. O TGV não vai ser construído. Até os espanhois vão ter que anular o projecto, se querem se safar.

    Essas megalomanias todas já só estão no papel. Vai tudo ser anulado e vai tudo para o lixo. E mesmo assim, Portugal vai ter que fazer das tripas coração para se safar e manter no €uro.

    A ver vamos se não tenho razão.

    anti-comuna

    Gostar

  84. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    24 Março, 2010 17:37

    # 69 Anti Comuna

    Eu concordo consigo na diferença que faz o PEC aparecer no mercado apoiado só pelo PS, ou tambem pelo PSD, que é o que está em causa. Mas o que me faz defender o chumbo não é isso, é a falta de perspectivas que o documento tras ao futuro da economia portuguesa. Para os alemães, é um simples negocio, mas para nós é muito mais que isso: é o futuro.
    A Grecia está a pagar o facto de ter sido o primeiro a rebentar. Mas nós e a Espanha tambem estamos na calha. É por isso que eu acho que este Orçamento, e este Pec são uma oportunidade perdida. Só isso.

    Gostar

  85. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 17:41

    Vale a pena ler esta notícia:

    “French Support for Berlin

    Merkel May Emerge Victorious in EU Battle over Greece”

    Que a dadas tantas diz isto:

    Instead of aid packages, Merkel has shown a preference for new instruments to ensure compliance with the European Stability and Growth Pact. Those instruments would include a harsh penalty for countries that exceed the euro zone’s debt rules, including possible expulsion from the common currency area. That, though, would require amending the Lisbon Treaty, and the years of wrangling over the most recent treaty show just how difficult that would be.”

    In http://www.spiegel.de/international/europe/0,1518,685415,00.html

    Já foi convocada uma reunião extraordinária dos membros da Zona €uro para aprovar mudanças nos pactos europeus, que irão incluir estas novas mudanças.

    Mas isto é que vai ser a sério e doer:

    “Eurogroup chief Jean-Claude Juncker is warming to another idea: the imposition of debt ceilings, based on the German model, in all countries in the monetary union. In Germany, this instrument, which is enshrined in the country’s Basic Law, goes into effect in 2011. Beginning in 2016, the federal government, under normal circumstances, will only be permitted to borrow new funds up to an annual limit of 0.35 percent of GDP, and by 2020 the German states will not be allowed to borrow from banks at all anymore. “We will have to think about an instrument like this in the euro zone,” Juncker told the German newspaper Rheinischer Merkur. This goal doesn’t seem completely unrealistic. The instrument is already being discussed in Austria.”

    In http://www.spiegel.de/international/europe/0,1518,684598-4,00.html

    O que a Alemanha está a fazer dentro de portas, que deverá ser seguido por pelo menos austriacos e holandeses, é um desejo de Angela Merkel para toda a zona euro.

    Como tudo indica, a Alemanha ganhou a guerra, isto irá implicar que Portugal vai ter que ter orçamentos superavitários. Vai ser disciplina financeira a toda a força.

    E não fica claro se também não incluirá indicadores de produtividade e competitividade. Como exigir quedas nos custos unitários de trabalho.

    Se a Alemanha conseguir impôr isto, em troca do seu suporte financeiro, Portugal está… Fo*id*!

    Diz-se para aí que isto é uma oportunidade de ouro de correr com os fracos da moeda única ou os disciplinar a toda a força.

    anti-comuna

    Gostar

  86. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 17:43

    caro Alexandre Carvalho da Silveira, compreendo onde quer chegar. Mas olhe, se a Alemanha consgeuir impôr os seus pontos de vista, nós vamos ter mesmo que endireitar isto. Aconteça o que acontecer. A menos que os portugueses prefiram abandonar o €uro e estoirem de uma vez por todas. Isso não vai acontecer.

    Portanto, olhe, até acho que era bom que a Alemanha consiga impôr os seus pontos de vista. Vai ser forma dos nossos políticos abrirem os olhos. ehehheheh

    anti-comuna

    Gostar

  87. 24 Março, 2010 17:50

    Anti-Comuna,

    Óbvio que não vai haver TGV ! Nem terceira ponte sobre o Tejo. E divido que construam o novo aeroporto.
    Simples: não há dinheiro ! Nem o “entendimento” favorável da UE.

    Os portugueses que se cuidem, porque em 2011 e 2012 vão sentir o peso da irresponsabilidade da troica Sócrates/Constâncio/TSantos.

    Gostar

  88. José Barros permalink
    24 Março, 2010 17:54

    Cara Tina,

    O PS ameaçou demitir-se por causa dos quarenta milhões por ano da Madeira. Foi levado a sério, a começar por uma comunicação social que domina amplamente e que fez eco dessa ameaça. O que acontecerá previsivelmente com o chumbo do PEC é dar-se ao PS o pretexto ideal para eleições antecipadas. É evidente e só não vê quem não quer. Ora, posto isto, o PSD pode escolher entre duas vias:

    a) aceita as eleições antecipadas (o caminho do PSD, mas com o ónus, perante uma opinião pública dominada pelo PS, de provocar uma crise política e com o resultado de perder as eleições, visto que o país não lhe perdoará ter pricipitado um cenário grego, a todas as luzes evitável;

    b) não aceita eleições antecipadas e viabiliza o PEC (solução desta direcção e previsivelmente de Rangel e Aguiar Branco), caso em que o governo tem de continuar a governar até 2013 e pagará duramente em votos pelas medidas do PEC que terá de aplicar.

    Evidentemente, do ponto de vista eleitoral, o PSD tem de seguir a segunda via (e até Passos Coelho que agora faz bluff, terá de resignar: se o não fizer será politicamente mais burro do que penso que é). Quanto às obras públicas, também creio que o governo as suspenderá mais tarde ou mais cedo por imposição dos mercados. Repare que o orçamento deste ano já está a derrapar dramaticamente, razão pela qual das duas uma: ou o PS consegue provocar eleições antecipadas num cenário em que possa culpabilizar a oposição pela crise política e responsabilizá-la pelo incumprimento do orçamento; ou tem de abdicar do pouco que resta das suas suas promessas eleitorais, a começar pelo TGV e o aeroporto.

    Estranho que isto que tenho vindo a dizer não seja evidente para outros comentadores e bloggers, mas enfim, compreendo que o desespero com Sócrates – que partilho, mais do que ninguém – afecte a racionalidade da análise política.

    Gostar

  89. 24 Março, 2010 17:57

    O que nos vale é que o PPC vai ganhar as eleições no PSD e a seguir dá o dito por não dito como uma pessoa que eu conheço,e, como uns eleitores que eu conheço, ninguém lhe vai levar a mal.

    Não é por acaso que alguns de nós andam cá à muitos anos.

    Quanto ao TGV, o melhor que ele tem é que já está a dar a ganhar a alguns tipos porreiros. Quanto a construir-se, vai estar mais uma dezena e tal de anos em preparação, e ninguém nota.

    Gostar

  90. José Barros permalink
    24 Março, 2010 17:58

    Errata: o cenário a) que apresentei é o de PPC que tem defendido o chumbo do PEC e eleições antecipadas o quanto antes. Enfim, ou isto é bluff de PPC tendente a saciar momentaneamente a sede de sangue dos militantes do PSD ou até o homem pensa mesmo isso – o CAA parece que pensa, o que não deixa de ser compreensível – e nesse caso só pode ser mais otário do que eu pensava.

    Gostar

  91. 24 Março, 2010 17:59

    Quanto ao PEC, gostava de ver ele ser conduzido pelo PPC.

    Era a maneira de ir de férias.

    Gostar

  92. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 18:04

    “Estranho que isto que tenho vindo a dizer não seja evidente para outros comentadores e bloggers, mas enfim, compreendo que o desespero com Sócrates – que partilho, mais do que ninguém – afecte a racionalidade da análise política.”

    Ora nem mais.

    Primeiro salvar o país, depois correr com a besta. Mas desde já o digo: besta por besta, prefiro o Pinócrates no poder. É cinismo mas é mesmo assim. Quero que ele rebente com o já pouco existe de PS. ehehehheh

    anti-comuna

    Gostar

  93. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    24 Março, 2010 18:11

    Caro Anti Comuna,

    Afinal parece que estamos de acordo. Os alemães é que dão as ordens, e mais uma razão para começarmos a por a casa em ordem quanto antes. Voce sabe concerteza melhor do que eu, que a Europa que nós conhecemos até há dois anos atrás, acabou. Por várias razões que não cabe agora aqui discutir.
    Há quem já se tenha começado a adaptar às novas circunstancias, como a Irlanda, a Holanda, os nordicos etc.
    Não está escrito em lado nenhum que todos os paises da Europa tenham que ter altos niveis de desenvolvimento.
    Hoje esta-se a fazer finalmente a separação das águas: os que já teem altos niveis de desenvolvimento vão mante-los, porque estão dispostos a fazer os inerentes sacrificios; outros estão a caminho disso porque estão a fazer os trabalhos de casa, como a Rep Checa, e a POlonia.
    E outros como nós, a Grecia, A Espanha, e os mais pobres de leste, se calhar vamos mesmo ficar para tras.

    Só um pequeno exemplo para acabar: sabe quantos desempregados havia na Andaluzia em 2007/2008? 600 mil.
    Sabe quantos emigrantes do magrebe lá havia ao mesmo tempo? 600 mil.
    O que é que acha que os que mandam para lá o dinheiro pensam disto? Que estão a financiar umas centenas de milhar de fulanos que não querem trabalhar, porque no inverno entreteem-se com o futebol, e no verão com os toiros. E nos intervalos vão bebendo umas copas.
    Este estado de coisas podia continuar? Só se os alemães fossem malucos.

    Gostar

  94. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 18:15

    Concordo consigo caro Silveira. Isto mudou e a Alemanha vai transformar a Zona €uro numa máquina económica e transformar o euro no supermarco.

    E a bem dizer, até é bom para os portugueses. Vão ter que começar a ter juízinho em vez de se armarem em novo-ricos, mas á custa dos dinheiros alheios ou do crédito. Mal parado… 😉

    O Pinócrates quando amanhã ouvir a Mekel… ehheheheh Nem vai ao que vai nem no que lhe espera. ahahhahah

    anti-comuna

    Gostar

  95. Director-Geral permalink
    24 Março, 2010 18:20

    Acho que devemos aderir à Zona Monetária do «Franco da África Ocidental».

    Gostar

  96. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 18:21

    Os alemães estão ao ataque e em força. Leiam, leiam, que isto ainda pode sobrar para nós, portugueses.

    “Ministro alemão da Economia

    “Não são os contribuintes alemães que têm de suportar a factura da má gestão na Grécia”

    Em vésperas de uma cimeira europeia que pode revelar-se decisiva para o futuro do euro, do Governo alemão continuam a sair sinais contraditórios sobre se, e em que condições, a Alemanha poderá aceitar envolver-se numa ajuda europeia à Grécia. ”

    In http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=416575

    Ora aí está. Os alemães não estão com paleio. Isto amanhá vai ser uma cimeira de cortar à faca. O Pinócrates até vai atirar com os telemóveis ás fuças da Angie. lololololololol

    anti-comuna

    Gostar

  97. o pessimista permalink
    24 Março, 2010 19:51

    Tenho muita consideração pelo anti-comuna, mas vai ser preciso romper dentro de 9 a 10 meses. Até lá fogo neles todos os dias.

    Gostar

  98. anónimo permalink
    24 Março, 2010 19:52

    começou com um peditório dos pobres normalizados, passou música dos moody blues e agora atacam os sons of a fitch. só falta o broges da sachs minor, cadê o badocha.

    Gostar

  99. Disse permalink
    24 Março, 2010 19:55

    .
    “As European leaders discussed Greece’s debt problems, another European country received news that could cause problems for the euro zone. The rating agency, Fitch Ratings, downgraded Portugal’s debt by one notch on Wednesday, to AA- and said that that the country’s prospects were weaker than its peers”
    Germany Seems to Signal a Compromise on Greece


    -Berlusconi: Euro ‘screwed everyone’
    http://www.independent.co.uk/news/business/news/berlusconi-euro-screwed-everyone-500629.html
    .
    -Curcumin ‘could slow liver disease’
    The Indian spice curcumin may slow down the progress of liver disease, a study has shown.
    http://www.telegraph.co.uk/foodanddrink/foodanddrinknews/7505196/Curcumin-could-slow-liver-disease.html
    .

    Gostar

  100. anónimo permalink
    24 Março, 2010 19:57

    este tótó do anti está convencido que a alemanha nada em dinheiro.

    Gostar

  101. Disse permalink
    24 Março, 2010 20:05

    .
    “O PEC tem nota ‘Bom/Muito Bom’, positivo credivel, mas levou logo internacionalmente com um ‘Mau/Mediocre’, negativo”
    .
    pertence à mesma dialetica
    ‘Não há aumento de impostos mas passa-se a pagar mais pelo mesmo Imposto’.
    .
    Quem faz este ´discurso’ acredita mesmo nele ou que alguem acredita nele ? Isto está a ficar deveras muito estranho. Desorientação ?
    .

    Gostar

  102. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 20:50

    “este tótó do anti está convencido que a alemanha nada em dinheiro.”

    Não nada, mas safa-se melhor que nós, que ainda podemos vir a ter que andar de mão estendida junto deles. Como os gregos, não é?

    No fundo, alemães e nórdicos ainda são os que podem gabar-se de poderem condicionar o nosso futuro, porque ainda têm dinheiro. Não nadam nele, mas chega-lhes para se darem ao luxo de comandar os destinos da UE, hoje em dia.

    É a vida!

    Gostar

  103. o pessimista permalink
    24 Março, 2010 20:59

    É a altura de confrontar a teoria dos xuxas malandros que a oposição será responsávl por tudo que de mau pode vir aí. Virá mesmo enquanto o polvo nos sugar com as suas ventosas. É preciso desmitificar toda a corja socialista que conduziu o país ao desastre conforme em breve se poderá sentir na pele apesar do optimismo baço do anti-comuna.
    Eu também queria ser optimista, mas chegou a hora de dizer não e de perguntar porque não tenho dinheiro para aquecer a casa, nem tempo para ver os meus filhos, nem posses para comprar a medicação necessária para meu pai cuja saúde se degrada com uma reforma mísera depois de 40 anos de trabalho duro no campo.
    Alguém vai ter que responder.

    Gostar

  104. anónimo permalink
    24 Março, 2010 21:05

    “…ainda podemos vir a ter que andar de mão estendida junto deles…”

    só se for para nos venderem mercedes mais baratos e a crédito, mas para isso é preciso que os chineses estejam atrasados nas entregas.

    Gostar

  105. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 21:16

    “só se for para nos venderem mercedes mais baratos e a crédito, mas para isso é preciso que os chineses estejam atrasados nas entregas.”

    ehheheehh

    Bem metida essa.

    Naaa! Comprar carros chineses é como comprar fruta chinesa: uma autêntica roleta russa. lolololol

    anti-comuna

    Gostar

  106. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 21:23

    Por falar em China. Verdades que nunca serão admitidas pelos americanos.

    “U.S. corporations have profited mightily from their investments in China. This is a often-ignored fact I have covered extensively since 2005: China Trade Surplus: Gusher Profits for U.S. Corporations (August 13, 2005).”

    Leiam mesmo que vale a pena.

    http://www.oftwominds.com/blog.html

    Gostar

  107. anónimo permalink
    24 Março, 2010 21:33

    “ehheheehh

    Bem metida essa.”

    não percebeste um corno do que escrevi, mas tá bem, nice meu. tudo numa boa.

    Gostar

  108. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 21:41

    “não percebeste um corno do que escrevi, mas tá bem, nice meu. tudo numa boa.”

    Sim, sim. Muito esclarecedor. ehehehh

    Há cada cromo…

    anti-comuna

    Gostar

  109. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 21:53

    Isso, o Dep. de Justiça americano, não é? Pois. O mesmo que anda a perseguir a Toyota e fecha os olhos a 30 anos de acidentes nessa marca.

    Mas se calhar até corromperam. E não para vender carros, mas enfim. Mas daí o amigo dizer que eu não percebi o seu comentário anterior e afinal era esta notícia…

    Tá certo. Faça-me outro desenho, faxavor. Eu ofereço-lhe um bagacinho…

    anti-comuna

    Gostar

  110. José Barros permalink
    24 Março, 2010 22:02

    Caro Anti-comuna,

    Concordo consigo em tudo o que escreveu nesta caixa de comentários.

    Scorpions é que não. Já basta o passismo e o socretinismo.:)

    Gostar

  111. tina permalink
    24 Março, 2010 22:05

    Eu não acredito que fossemos para eleições antecipadas por causa do PEC!… E mesmo que fosse, qual seria o problema? Sócrates ganharia outra vez e teria de voltar para o governo, para continuar a pagar as consequências do que fez, como está agora a fazer.

    Como é que podem dizer que as obras públicas não irão para a frente se o TGV para Madrid vai mesmo, Caia-Poceirão até já foi adjudicado? Não podiamos estar em pior crise e mesmo assim estas obras vão para a frente!

    Os resultados são obtidos com os pés na terra. Não se pode confiar nos outros, que eles tomam conta de nós e que sabem melhor, não se pode esperar isto, ou aquilo. Tem de se agir, ter coragem. No fundo toda a gente espera que Portugal ficará melhor, que as obras não pesarão tanto na economia. Devia-se era pensar realisticamente ou mesmo pessimisticamente quando se considera gastar tanto dinheiro. Temos de encarar o facto de que Portugal nunca conseguirá competir com os novos países que entraram na UE, que cada vez haverá menos fundos e que nunca nos irá sair a sorte grande.

    Gostar

  112. anti-comuna permalink
    24 Março, 2010 22:05

    caro JB, os gajos são porreiros. Não diga isso. eheheh

    Olhe, um dos meus grupos favoritos:

    Se não gostar, leva com música erudita. ehhehehe

    anti-comuna

    Gostar

  113. anónimo permalink
    24 Março, 2010 22:32

    além de teres o disco rachado, és um bimbo erudito.

    Gostar

  114. José Barros permalink
    24 Março, 2010 23:48

    Caro anti-comuna,

    ACDC menos mal, menos mal.

    Scorpions, é que não.:)

    Gostar

  115. Piscoiso com Avatar bloqueado permalink
    24 Março, 2010 23:54

    “Modo boçal de fazer Oposição”,é isso mesmo,caro Professor CAA. Na muche.

    Gostar

  116. anti-comuna permalink
    25 Março, 2010 12:02

    Ponham os olhinhos. Também é certo que este jornal é “vesgo”, mas é isto mesmo:

    “Vêm aí problemas se PEC chumbar no Parlamento

    A poucas horas da votação do PEC, economistas internacionais antecipam ao Económico uma subida do ‘spread’ da dívida pública portuguesa caso o documento seja rejeitado no Parlamento.

    “Se o PEC for rejeitado no Parlamento, há um risco elevado de uma reacção negativa da parte dos mercados, o que irá provocar um agravamento do ‘spread’ da dívida portuguesa”, disse Marco Annunziata, economista-chefe do UniCredit, ao Económico.

    “Seria prudente para Portugal reforçar o seu programa de austeridade, sobretudo depois do corte de ‘rating’ da Fitch”, adiantou o mesmo perito que também é Conselheiro da Comissão Europeia.”

    In http://economico.sapo.pt/noticias/vem-ai-problemas-se-pec-chumbar-no-parlamento_85137.html

    anti-comuna

    Gostar

  117. Licas permalink
    25 Março, 2010 17:08

    24.Marçal Mendes disse
    24 Março, 2010 às 1:16 pm
    Esta malta afecta e afectada do PSD faz lembrar o tipo que diz: segura-me senão vou-me a ele. Tanta palinódia e não conseguem dizer que PEC diferente fariam. É obra! Realmente, fica a impressão, cada vez mais confirmada pela realidade, que, ao Sócrates, só com base na calúnia. Porque por ideias estão sempre a levar abadas valentes.

    ****************************

    É, É , A-Í-Ó . . .BESTAS DESCABRESTADAS!
    O P.E.C. , PARA JÁ É APENAS UM PLANO, UMA PREVISÃO, O QUE SE QUER SABER É SE , MAIS UMA VEZ, O P.S.
    NÃO VAI CONSEGUIR CUMPRI-LO.
    APENAS, À SEMELHNAÇA DO MANEL ALEGRE
    COM POETA,UMA REDAÇÃO * ASSIM,ASSIM *

    Gostar

Indigne-se aqui.