Saltar para o conteúdo

Para quando é que convocam a manifestação à porta da embaixada de Angola?

8 Maio, 2010

Leio no Corta-Fitas: «De acordo com relatos insertos no Angola24horas.com, [que foram tiradas daqui. Was diplomat denied post in Angola because he is openly gay?] a nomeação de Yitzhak Yanuka foi recusada (…) por Angola devido ao facto do Embaixador, Yitzhak Yanuka, ser abertamente homossexual, de acordo com um relatório publicado na imprensa. O Embaixador Israelita Yitzhak Yanuka está em Angola com seu parceiro, Mikey Goldstein, desde 1995. Goldstein é o chefe da comissão de Jerusalém Open House, e durante anos foi um activista da comunidade gay e lésbica de Israel. Alguns meses atrás, o Ministério das Relações Exteriores israelita aprovou a nomeação Yanuka e esperou pela aprovação do governo Angolano. As Autoridades angolanas não emitiram uma recusa oficial para evitar prejudicar as relações, mas não confirmaram a nomeação. Um porta-voz da embaixada israelita em Luanda, Angola, disse na semana passada que a embaixada tinha ouvido relatos dos media locais angolanos que a demora da nomeação Yanuka estava ligada à sua homosexualidade, mas não pôde confirmar se foi este o caso. O porta-voz disse igualmente que um artigo em num dos jornais de Angola afirmou que o facto de Angola ter relutância em aprovar a nomeação de Yanuka pode ter-se originado a partir de preocupações de que ele traria o seu parceiro para Luanda. Nas últimas semanas, Goldstein teria decidido que não iria acompanhar Yanuka se ele fosse nomeado, mas o Governo angolano ainda não aprovou as suas Cartas Credenciais. Yanuka depois decidiu anular a sua candidatura para o cargo, uma decisão que o Ministério dos Negócios Estrangeiros Israelita disse que era por “razões pessoais”. O porta-voz da embaixada disse que ninguém da embaixada foi informado pelo governo angolano porque é que a nomeação Yanuka foi adiada e disse que funcionários do governo angolano temiam que a nomeação do diplomata israelita “poderia pôr em risco o relacionamento entre o governo israelita e o governo  angolano”.»

Enfim para lá de tudo que a notícia pode suscitar resta-me uma dúvida: mantém-se frutuosa a particular compreensão que Luanda teve com embaixadores doutros países que manifestavam uma particular e naturalmente nunca assumida preferência por rapazes ?

18 comentários leave one →
  1. Martim Moniz permalink
    8 Maio, 2010 11:58

    Boa ideia. Mobilize esse rabo e apareça. Os outros todos vão lá ter depois.

    Gostar

  2. anónimo permalink
    8 Maio, 2010 11:59

    “…mantém-se frutuosa a particular compreensão que Luanda teve com embaixadores doutros países que manifestavam uma particular e naturalmente nunca assumida preferência por rapazes ?”

    pode ser mais específica com as suas dúvidas? ou faz parte da insídia habitual coberta pela protecção das fontes?

    Gostar

  3. anónimo convicto permalink
    8 Maio, 2010 12:36

    Nem se como Portugal consegue ter embaixador em Luanda, sabendo que o MNE é um viveiro de rotos.

    Gostar

  4. Conde Venceslau Joaquim Fernandes permalink
    8 Maio, 2010 13:02

    Acho muito bem. Um país não pode correr o risco de ter embaixadores de outros países a usar cobertura diplomática para activismos de qualquer espécie. Um indivíduo com este historial não pode ser diplomata. Se quer ser activista gay, está no seu direito, mas primeiro tem que se demitir e depois sim, pode fazer o que bem entender.

    Gostar

  5. José permalink
    8 Maio, 2010 13:03

    O Eduardo Pitta já escreveu sobre o assunto?

    Gostar

  6. José permalink
    8 Maio, 2010 13:03

    Certamente que dirá: “E daí?”

    Gostar

  7. Tiago permalink
    8 Maio, 2010 14:52

    EM ANGOLA NÃO HÁ GAYS, ISSO É COISA DE BRANCOS

    http://lisboa-telaviv.blogspot.com/2010/05/em-luanda-nao-temos-disso.html

    AH AH AH!!!

    Gostar

  8. 8 Maio, 2010 16:03

    Mais uma daquelas espalhafotices, que nada tem a ver com a realidade…Em Angola foi nomeado um ministro assumidamente homosexual, que vivia com um companheiro no mesmo prédio onde eu vivi. Qd José Eduardo dos Santos foi instado por certos próximos pela nomeação, tendo em conta a sua orientação sexual, ele respondeu que “estava a nomear um ministro, e o resto não lhe dizia respeito”.Quanto ao pessoal diplomático na embaixada de Portugal em Luanda ao longo de décadas, talvez estejamos conversados sobre o tema.
    FP

    Gostar

  9. OLP permalink
    8 Maio, 2010 16:39

    O que salva Angola é o José Eduardo…ufa!!!
    Se não fosse ele….estes intriguistas todos fariam escola.
    Viva o José Eduardo!

    Gostar

  10. Paulo Barata permalink
    8 Maio, 2010 22:19

    Calma Helena…manifs à porta da embaixada de Angola? está o mundo louco…imagine a quantidade de gente “que se aleijaria, que não obviamente o putativo embaixador de Israrel e as suas preferências pelo sexo fraco”; É que nestas coisas da realpolitik há sempre uns pormenores(zitos) muito chatos que não contribuem para a assunção de uma certa verticalidade como povo – aliás, em relação ao referido país, nunca o permitiram..Mas dizia, quanto aos referidos pormenores – o peso que Angola tem na relação comercial com um Portugal depauperado…Os Homens nadam em petróleo Helena…E já agora, que tal a nossa verticalidade (que se estende ao mundo ocidental) perante a democracioa Chinesa! Uiiiii
    Helena, grande e incomodativo post uma vez mais…
    Paulo

    Gostar

  11. A. R permalink
    8 Maio, 2010 23:09

    E se fosse o Jorge Rito?

    Gostar

  12. Portela Menos 1 permalink
    8 Maio, 2010 23:25

    fica-se sem saber se helenafmatos está contra Angola ou …

    Gostar

  13. zazie permalink
    9 Maio, 2010 01:09

    Está contra os pretos porque o mickey é judeu.

    Gostar

  14. REVOLTA POPULAR permalink
    9 Maio, 2010 04:48

    Podemos esperar sentados.

    a esquerda é, por natureza e essência, falsa, corrupta, incompetente, cínica, covarde.

    Só insulta e calunia quem tem a certeza que não lhes dá porrada.

    verdadeiros moluscos rastejantes invertebrados.

    manifs só contra os USA, Israel e Vaticano.

    China pode assassinar no Tibete..

    cuba pode fuzilar inocentes

    irão enforca gays

    kadhafi mata e esfola

    sudão assassina no darfur

    chávez trafica drogas

    mas os profs das manifs, com a ajuda dos “media” tão covardes e falsos como eles, ficam nos sofás a gozar as delícias do capitalismo que tanto insultam….num verdadeiro problema mental

    Gostar

  15. JLeme permalink
    9 Maio, 2010 05:22

    Conheço gente de Israel e dizem-me que lá os maricas são perseguidos e é frequente levarem porrada como gente grande. Arranjam pretextos para prender esses desgraçados. Dizem-me que se refugiam no Egipto onde a liberdade da pederastia é total.
    Angola sempre foi promiscua e daí o desenvolvimento da SIDA.
    Se calhar, o “dos Santos” também é gay… hehehehe

    J.

    Gostar

  16. REVOLTA POPULAR permalink
    9 Maio, 2010 06:13

    ALGUÉM GRITA PELO PAÍS.

    Portugal tem dois grandes problemas: o desemprego e o endividamento externo”

    Cavaco Silva, Presidente da República

    Gostar

  17. Eleitor permalink
    9 Maio, 2010 11:29

    “Bora” fazer uma manifestação à porta da embaixada de Angola porque eles não aceitam o embaixador de Israel? Passámos a defender os interesses de Israel em Angola, ou vamos manifestar-nos só porque o homem é homossexual?
    Se os Angolanos não querem por lá embaixadores maricas (“gay” em Português) o problema (se é que é problema) é deles.
    E porque será que nós entendemos que os outros têm que aceitar como bom o nosso “politicamente correcto” (que nem por cá é aceite pela maioria)?

    Gostar

  18. Colonizado permalink
    9 Maio, 2010 18:37

    O que é um facto é que na nova constituição de angola os gays a nada têm direito.Que os há posso eu garantir.Uma vez passei uma ronda numa caserna e muitos angolanos indígenas dormiam aos pares…

    Gostar

Indigne-se aqui.