Saltar para o conteúdo

despesa pública deixa de ser «virtuosa»?

8 Maio, 2010

«O Governo vai suspender a construção do novo aeroporto de Alcochete e a Terceira Travessia sobre o Tejo (TTT).

José Sócrates compromete-se também em reduzir o défice orçamental para 7,3% até ao final do ano.»

Na Rádio Renascença

44 comentários leave one →
  1. jmlm permalink
    8 Maio, 2010 00:19

    Boa noticia.
    A ponte em Lisboa não fazia sentido, mais carros para a cidade?
    Quanto ao Aeroporto, temos ainda tempo.
    O país só tem a ganhar quando se suspendem investimentos em Lisboa e vale do Tejo. Afinal de contas são as restantes regiões que pagam…
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 00:29

    Gabriel, foi a notícia que foi alterada na fonte, ou transcreveu mal ? O titulo na RR agora diz “admite”, o que é uma enorme diferença.

    Gostar

  3. Gabriel Silva permalink*
    8 Maio, 2010 00:32

    tem razão, a noticia foi alterada
    na altura fiz copy-past.

    Gostar

  4. 8 Maio, 2010 00:33

    Enviei isto dia 6 a vários deputados pedindo confidencialidade. No dia anterior às 10 da manhã tinha enviado esta carta ao Primeiro-Ministro. Vou agora divulgá-la, perante a boa notícia em curso…

    —– Original Message —–
    From: Gabriel Orfao Goncalves
    To: (Lista de Deputados)
    Sent: Thursday, May 06, 2010 10:59 AM
    Subject: Carta ao Primeiro-Ministro. Não reenviar por enquanto

    Srs. Deputados, envio, sob requisito de confidencialidade, a carta que ontem enviei ao Sr. PM. Desde que não divulguem o texto da carta, poderão aproveitar os argumentos que nela vos aprouver. (A carta segue no final do mail.)

    Continuo a recomendar o visionamento destes excelentes documentários:

    TGV (Radar de Negócios RTPN – brilhante! Nem a BBC faz documentários com esta qualidade. É ver para acreditar. A mais completa informação sobre o falso problema do TGV: o importantes são as linhas de bitola europeia.)


    Recentemente Manuel Moura falou numa Comissão Parlamentar, numa declaração demolidora para o Executivo: (há poucos dias)
    http://www.tvi24.iol.pt/artmedia.html?id=1158628&tipo=2#

    Aqui, outra reportagem notabilíssima da TVI, seguida de debate entre o economista Manuel Moura, ex-presidente da RAVE ao tempo de Guterres, e o actual presidente da mesma RAVE: (teve lugar em Dezembro passado)
    http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13197859
    É fácil ver quem tem razão…

    Aqui, uma reportagem da TVI (com o Prof. Brotas) sobre a possibilidade de o Pinhal Novo ser provisoriamente a estação terminal da linha de bitola europeia vinda de Madrid-Badajoz: (a reportagem tem 2 ou 3 dias). Ideia inicialmente ridicularizada por muito, está a ganhar adeptos entre os técnicos, dado o grande imbróglio que será a terceira travessia do Tejo.
    http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13254437

    É preciso impedir a todo o custo que se faça um linha em bitola ibérica a partir de Sines, como quer o Executivo!!! Então é que nunca mais Sines ficará ligado por bitola europeia à Europa. Isto só prova a maior característica de Sócrates: uma profundíssima falta de capacidade de diálogo desenvolvida anos a fio que alcançou o virtuosismo (passe a paradoxalidade do termo) hoje nele patente. [Afinal reconheço hoje, sexta à noite, que Sócrates demora mas acerta! Só falta contabilizar as horas extraordinárias de todos quantos o têm ajudado a pensar! Ufa!]

    Peço ainda que façam reparar aos membros do Executivo, sempre que estes empregarem o termo “TGV” (que é material circulante), que não é isso que está sobre a mesa da discussão (nos acordos ibéricos nunca aparece a palavra TGV, mas sim linhas de bitola europeia, por um lado, e os tempos que se pretende atingir nas ligações, por outro; tempos esses que estarão sempre sujeitos a renegociação: bastará a Espanha dizer (como já deu sinais de que o fará!) que, por motivos económicos, pretende baixar a velocidade de exploração ferroviária, para Portugal se pôr, permitam-me a expressão, “de cócoras”!!!), mas sim a construção de linhas em bitola europeia (= internacional, = UIC) que permitam de uma vez por todas a ligação de Portugal à Europa além-Pirenéus – linhas essas que são a infra-estrutura ferroviária, não o comboio! Qualquer comboio anda naquelas ferrovias, desde que tenha a distância europeia entre os carris. (Quase 100% dos que circulam na Europa!)

    Pedia ainda que atacassem ferozmente (desculpem a veemência dos meus pedidos) as afirmações dos agentes da RAVE, profundamente falsas, de que a Espanha está apenas lentamente a mudar a bitola, da ibérica para a europeia. Isso é falso. Espanha está a fazê-lo a grande velocidade, e quando isso acontecer (sobretudo quando as ligações Irun/Hendaye-Dax-Bordéus, no extremo oeste do istmo peninsular ibérico, e Barcelona-Figueras-Perpignan-Montpellier, no extremo oposto (leste) estiverem prontas (Ver Google Earth)), muitas empresas preferirão estabelecer-se em Espanha e não em Portugal, dada a facilidade de exportação e de importação de produtos.

    O meu muito obrigado pela atenção dispensada.

    Com os meus melhores cumprimentos,

    Gabriel Órfão Gonçalves
    jurista

    ——————————————————————————–

    Agora, a mensagem enviada ao Sr. Primeiro-Ministro

    Exmo. Sr. Primeiro Ministro,

    nos últimos 3 anos da minha vida dediquei cerca de 2 horas por dia a estudar as questões do Novo Aeroporto e do impropriamente chamado TGV. Orgulho-me de estudar os documentos de uma ponta à outra e de os reler várias vezes. Estou ligado a um grupo informal de pessoas que têm lutado nestas questões (não estou relacionado com a CIP; conheço fortuitamente alguns membros que estiveram envolvidos nessa questão, nada mais. Troco mails com variadíssimas pessoas, desde ex-Ministros das Finanças a motoristas de táxi, mas sobretudo com Professores do IST. No entanto, o que aqui escrevo é da minha exclusiva autoria.)

    Escrevo-lhe para lhe dar um conselho que acho que poderá ser um conselho triunfal. Um conselho que, mais tarde – encontrar-nos-emos algum dia, estou certo – dir-me-á que teve valor.

    Sr. Primeiro Ministro, se quer ganhar a batalha do “TGV”, abandone a expressão TGV. Os portugueses já adquiriram um ódio visceral a essa expressão. Leia os comentários às notícias que falam sobre o assunto e verá. (O google tem a função de receber um aviso de notícias sempre que estas abordem a palavra TGV. Recebo cerca de 20-30 por dia). Mas, como estava a dizer, TGV, para os portugueses, significa despesismo, elefante branco, amiguismo, compadrio, apertar o cinto, corrupção, favores aos do costume, etc..

    Não posso ser mais sintético sobre esta questão do que transcrevendo-lhe uma frase que afixo agora em todas as notícias sobre o TGV. Reza assim:

    «Título: Resmas, paletes, de mercadorias!
    Texto: Por que razão os políticos e a comunicação social chamam TGV a uma linha férrea? Como é que se confunde o meio de transporte chamado “TGV” com a infra-estrutura onde esse TGV (e outros comboios, desde que de bitola europeia!) circulam? Alguém fala em “Ferrari” quando se discute a construção de uma auto-estrada? Alguém chama “Boeing” a um aeroporto? Alguém chama “belo traseiro” à cadeira onde a dona do traseiro o senta? A conversa de malucos instituída pelos políticos e pela comunicação social vai continuar, ou isto é apenas o novo acordo ortográfico na sua pior expressão? É que se o investimento em TGVs (comboios) é uma insensatez, a construção de linhas de bitola europeia é absolutamente necessária! Ou vamos continuar a importar paletes de chocolate suíço e exportar resmas de papel e tudo o que é mercadoria por camião TIR? Alguém explica isto ao Sr. Presidente da República, ao Sr. José Sócrates, e ao Sr. António Mendonça? (p.s.: sou contra o TGV mas a favor da construção das linhas férreas em bitola europeia para transporte misto, isto é, de mercadorias e passageiros, a começar pela linha de Sines-Poceirão-Caia.)»

    Excelência: evite ao máximo o termo TGV. O que os portugueses querem é uma ferrovia europeizada, sem custos megalómanos (quando o Sr. fala em TGV, activa nos portugueses, inconscientemente, a fobia aos elefantes brancos), em bitola europeia, que nos ligue directamente, sem transbordos caros e demorados, à Europa além-Pirenéus. Para dizer isto não só não é preciso falar em TGV como é até contra-producente fazê-lo.

    Instrua, peço-lhe, o Sr. Ministro das Obras Públicas e restantes membros do Governo a fazer o mesmo. Seria bom que V. Exa. e o Sr. Ministro António Mendonça dissessem, nas várias intervenções que fazem amiúde à comunicação social, qualquer coisa como: “Bem, nós quando falamos em TGV, é preciso desde já esclarecer que é uma maneira, talvez não devidamente ilustrativa, admito, de falarmos das linhas férreas de bitola europeia que permitirão exportar e importar mercadorias a um custo muito mais diminuto que o transporte habitual – que como todos vós saberão é o camião, o camião TIR – e que permita, claro, igualmente, o transporte de passageiros num tempo e a um preço concorrencial”. É preciso subtileza para bem comunicar.

    Sr. Primeiro Ministro, muito gostaria que esta minha ideia o ajudasse a explicar ao País o que quer para todos nós.

    Com os meus melhores cumprimentos,

    GOG

    Gostar

  5. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 00:39

    Como se suspende a ponte e não o TGV ?
    Vamos ter o TGV nos cacilheiros do Tejo ?

    Gostar

  6. ,,,,,,, permalink
    8 Maio, 2010 00:41

    .
    agora o que não podem reclamar é que Socrates não é um Pragmático aparentemente verbalista apaixonado.
    .
    Já não é a primeira vez que surpreende o País como um anti-dogmático frio que sabe recuar tranquilamente sem se preocupar com vaidades provincianas de especialistas ignoranto-catedraticas ridiculas ‘dei a palavra por Portugal, pus lá o nome’.
    .
    E por isso ganha as eleições todas. Gostem ou não gostem. E eu nunca votei nele. E verdade, verdadinha, também nunca votei nem rezei nos outros.
    .

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 00:43

    Gostar

  8. Meme permalink
    8 Maio, 2010 00:45

    Ao que as coisas chegaram… o palhaço teve de ir a Bruxelas levar nos cornos… mas mais vale tarde do que nunca!!

    Antes governado por Berlim do que esta Lisboa… (a)palermada!

    Chulos, ou melhor, funcionários públicos, subsidio-dependentes, Ricardo Salgado, Engº Mota, etc… acabou-se!!! Se querem mamar ide mamar na 5ª pata de um puro Lusitano!!!!

    Heil Merkel!!!

    Gostar

  9. ,,,,,,, permalink
    8 Maio, 2010 00:55

    .
    même ou não mêmê, ou foi lá ver se desistisse dalgumas importações TGV’s do ferro de carris etc etc (sabe bem quais) não lixavam os ‘maneys colados’ ?
    .
    Isto é só um pensar ….
    .
    Ele de facto tem uma grande pedra no sapato foi ter de ser um seguidor da politica fiscalista leitinha que falhou em grande ‘o tal apertar do cinto forte e feio para os 3% que passados 3 anos dava o ‘ceu na terra’ aos Portugueses, ou daquele aumento do IVA que ‘era só até ao fim do ano’. Pois aí é que porca torce o rabo e encaixa na 2ª parte de Verdade do que même suegre ‘Chulos, ou melhor, funcionários públicos, subsidio-dependentes’.
    .
    Se bem entendi.
    .

    Gostar

  10. 8 Maio, 2010 00:59

    TTT, Aeroporto, auto-estradas, etc, ou como defender tudo e o seu contrário sem corar.

    Aguardo, com curiosidade, como/onde se irá buscar os cerca de 1,6 mil milhões de euros adicionais necessários para chegar aos 7,3% de défice em 2010 e qual o contributo que PPC dará nesse sentido.

    Em qualquer caso, creio que devemos agradecer aos especuladores e à Sra. Merkel a introdução de alguma racionalidade nas cabeças dos que (desgraçadamente) nos governam(?). A força, mesmo que mansamente transmitida, fez com que o “animal feroz” fosse reduzido à sua verdadeira dimensão. O País agradece.

    Gostar

  11. ,,,,,,, permalink
    8 Maio, 2010 01:11

    .
    e os piscas, coisas e a’ministros’ que andam por aí é arraia-miuda, como o outro que ficou feliz por ter sido util quando lhe deram a volta para ser um piãozito que era preciso exibir na jogada de zadrez daquele momento.
    .
    Depois queixam-se ….
    .
    Sim a Sra Merkel quiçá mais pragmatica que racionalmente originou uma ‘caixa de pandora’ clarificadora, que funcionará. E bom é que tudo acabe em bem para todos porque as pessoas passam mas o bom e o bem ficam para memoria deles e de todos.
    .

    Gostar

  12. tric permalink
    8 Maio, 2010 01:11

    O que vale é que Pedro Passos Coelho já avisou a navegação que caso seja eleito Primeiro-Ministro de Portugal irá suspender o TGV…ou vai anunciar amanhã…ou depois de amanhã…ou depois, depois de amanhã…

    Gostar

  13. Embuçado permalink
    8 Maio, 2010 01:26

    Até que enfim…!

    Gostar

  14. ,,,,,,, permalink
    8 Maio, 2010 01:26

    #10,
    então não vai ? Até um ceguinho. Estão lá à espera de quem os agarre.
    .
    A parte dos ‘adicionais’ é que é o busilis: adicionais de quê ?
    .
    Adicionais para ‘Chulos, ou melhor, funcionários públicos, subsidio-dependentes’ como fotografava o Même ?
    .
    Se fosse para isso, o melhjor era os tais ‘cerca de 1,6 mil milhões de euros’ ficarem lá congelados pela Sra Merkel para não sustentar mais gulosos da ‘Neo-Vrsailles’ do Tejo.
    .

    Gostar

  15. Meme permalink
    8 Maio, 2010 01:42

    #6

    Ganha as eleições porque infelizmente Portugal adoptou a democracia de sufrágio universal e em que a grande maioria que vota é chula, isto é, funcionários publicos, subsidio-dependentes, pensionistas, e respectivos agregados familiares.
    Essa Maioria pq razão há-de querer deixar de mamar!? Nunca! Só se lhe mentirem, como o Pinto de Sousa fez.
    MFL disse a verdade (comprova-se dia após dia) e quilhou-se!

    Gostar

  16. ,,,,,,, permalink
    8 Maio, 2010 01:50

    #15,
    remeto-o para 14. Não sou ‘ista’ ou ‘ino’ de ninguém. Aparentemente o mundo girava à volta de entretenimetos em partidarites, fundamentalismos ou fés. Mas não é.
    .
    O Tempo agora é outro. As oratórias e as propagandas sucumbiram. Outros valores mais altos se ‘alevantaram’. Daí o espectaculo publico a que assistimos da desorientação das hostes da ‘Neo-Versailles’ do Tejo.
    .
    Boa sorte.

    Gostar

  17. Meme permalink
    8 Maio, 2010 01:53

    MFL não sei se a brincar ou a falar a sério disse que a democracia tinha de ser suspensa por 6 meses… é uma visionária! Não vão ser 6 meses, vão ser 30 anos!! Pelo menos a democracia de sufrágio universal…
    Para por o país no sítio teremos de deixar de ser governados por tribunos da plebe, são precisos Homens com H grande, da elite do nosso escol (ainda temos alguns…)

    Gostar

  18. ,,,,,,, permalink
    8 Maio, 2010 01:55

    ,
    É claro que não vai haver TGV para lado nenhum, 3ª Ponte e Aeroporto para ninguém. Para recuar com segurança era preciso ‘ordem dos deuses que os impunham no Tempo anterior’. Entendido ?
    .

    Gostar

  19. Meme permalink
    8 Maio, 2010 02:04

    O TGV que era uma imposição Franco/Germana até compreendo… e percebo bem as razões! Só não entendi foi á ultima da hora ainda virem dizer que o TGV tinha uma incorporação de 85% nacional… inqualificável!!
    Mas para quê a TTT, para quê um novo aeroporto, para quê este traçado Madrid cêntrico do TGV!? A Gula é pecado!!!

    Gostar

  20. ,,,,,,, permalink
    8 Maio, 2010 02:24

    .
    ‘Curiosamente’ são os mecanismos da Democracia que estão a fabricar as soluções. Estão aí e muitas mais irão surgir.
    .
    Com “MFL ponta de lança do Funcionalismo Publico, não sei se a brincar ou a falar a sério disse que a democracia tinha de ser suspensa por 6 meses… é uma visionária! Não vão ser 6 meses, vão ser 30 anos!!” era o simplorio, ‘Não há dinheiro mete-se a populaça a pão e àgua’ como aquele que arruinou tantas Familias e Empresas, depois punha-se com rezas na sè (a Igreja não tem culpa, a Sé está à disposição de quem quiser). Depois, passados 3 anos vinham aí ‘o Sol da Terra” copiando os bolcheviques totalitários. Vê-se hoje. É só ‘Sois a brilhar’:
    .
    indicadores de 3% para 9/10%, encerramentos de Empresas que ninguém consegue parar, empobrecimento descontrolado, Desemprego que ninguém é capaz de segurar
    .
    A pedra no sapato do PS foi a seguir seguir caninamente esta ‘profecia’ que era um erro completo como muita gente logo alertou logo que lacteamente foi inaugurada.
    .
    Isto de grupusculos de Fés usarem Igrejas e Altares para fazer Politica sempre deu mau resultado. Mesmo para as Igrejas e Altares que são fés muito acima de egoismos individuais e ambições de carreiras pessoais. Não rezo.
    .

    Gostar

  21. Embuçado permalink
    8 Maio, 2010 03:17

    Manuela Ferreira Leite tinha toda a razão!

    Gostar

  22. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 03:46

    .
    Uma historia para desanuviar:
    .
    Supõe-se que lá pata o sec XV ou XVI havia um Lente com fama de muito Rigor, Precisão e Verdade nas suas artes nas Ciências. Um belo dia um alono preguntou-lhe: mas Lente aquilo é 8. Ele respondeu isso é um erro do escriba, encheu as bolitas do 3 e ficou um 8. A partir desse dia ficou o bombo do gozo na Escola. Já mais para o sec XX também auqle de Aeronautica que era o ‘bip-bip’ por causa do Sputnik.
    .
    É a vida.

    Gostar

  23. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 03:50

    Repito, saiu um pouco gralhado:
    .
    Uma historia para desanuviar:
    .
    Supõe-se que lá para o sec XV ou XVI havia um Lente com fama de muito Rigor, Precisão e Verdade nas suas artes nas Ciências. Um belo dia um aluno perguntou-lhe: mas Lente aquilo é um 8. Ele respondeu: isso é um erro do escriba, encheu as bolitas do 3 e ficou um 8. A partir desse dia ficou o bombo do gozo da Escola. Já mais para o sec XX também houve um de Aeronautica que ficou conhecido com o cognome d ‘Bip-Bip’ por causa do Sputnik.
    .
    É a vida.

    Gostar

  24. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 03:56

    #22,
    deixe lá a Senhora em Paz. Desculpe mas a autoria da politica a favor do adiamento do TGV, Aeroporto etc não é dela. Mas tudo bem foi pragmatica, recuou depois de defender afincadamente o contrário. Não crie heróis onde não há
    .

    Gostar

  25. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 04:01

    #25

    Não minta.
    Ela não recuou e explicou bem a posição.Se não tem inteligência para perceber,pelo menos seja honesto.
    A conjuntura em que o PSD queria o malfadado combóio foi anterior ao socialismo,ou seja à bancarrota.

    Gostar

  26. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 04:01

    Afronta ao Povo Português
    Questionado em Paris se receava contestação a novas medidas restritivas que fossem implementadas, essa abencerragem politica que incrivelmente continua a ser primeiro ministro, disse com toda a desfaçatez de que só os imbecis são capazes:
    Não tenho qualquer receio !!!
    Isto, em linguagem corrente, tem de ser entendido desta forma;
    Estou-me cagando ( peço desculpa do termo, mas só pode ser este ) para esse monte de merda ( volto a pedir desculpa ) que é o povo Português. “Traduzido por miúdos” é o que este personagem pensa das gentes que por aqui habitam.
    Embora me custe a aceitar, até parece que o “homem” está seguro naquilo que disse.
    Se calhar até tem a certeza.
    Provavelmente nem se engana.
    Isto é de facto uma afronta, mas está feita á medida deste povo embrutecido e atarantado, que continua a sentir-se bem de canga ao pescoço e nem para se coçar a tira…
    http://forcemergente.blogspot.com/

    Gostar

  27. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 04:09

    Caros amigos,vejam como é possível mentir com tanto descaramento.
    O TGV será uma ruína e estas barbaridades de Sócrates e do seu bando de malfeitores não podem ser aceites por ninguém honesto neste país.
    Isto é troçar dos portugueses e ridículo.
    Tal como nos estádios do Euro,depois dos disparates,ninguém lhe pedirá que responda por mais esta atricidade.
    O prejuízo,esse vai pesar sobre os desaforunados contemporâneos.

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/tvi24-tgv-ultimas-passageiros/1161087-4071.html

    Gostar

  28. K2ou3 permalink
    8 Maio, 2010 04:10

    Suspender o Aeroporto, é grave, aliás, muito grave. Vai ser MUITO necessário.
    A terceira ponte, quuando se justifificar. Talvez 2016.

    Gostar

  29. tina permalink
    8 Maio, 2010 08:16

    “José Sócrates compromete-se também em reduzir o défice orçamental para 7,3% até ao final do ano.”

    Deve ter sido posto na ordem por Durão Barroso. Só pode.

    Gostar

  30. Alexandre Gonçalves permalink
    8 Maio, 2010 09:03

    A entrevista do ministro das obras publicas Mendonça demonstra como actua a classe politica em Portugal. Encargos com o TGV? 0 em 2010, 65M€ em 2011, 55M€ em 2012 e 0 em 2013. Ainda com o pormenor de dizer que os encargos em 2011 e 2012 representam só 0,04% do PIB.

    Quer isto dizer que o TGV vai ficar de borla? Não! Quem vier depois que pague, que ele já não vai estar aqui para ver. E assim continuaremos com PEC atrás de PEC até 2050.

    Gostar

  31. Abutre da Costa permalink
    8 Maio, 2010 09:24

    Bruxelas para Sócrates: este PEC é uma bosta, não acreditamos, vocês insistem no TGV e no novo aeroporto. Então Sócrates parece que terá dito o que consta e dizem que disse. Com as orelhas a arder do puxão. Disse em Bruxelas e não disse em Portugal. Bruxelas dá-lhe dinheiro e Portugal dá-lhe votos. Está tudo dito. Mas o que o personagem terá dito no seu habitual disse que disse e admitindo que dissesse isso, vindo de quem vem, não é para ficar escrito. Em rigor não interessa a ninguém. É como se ninguém tivesse dito. Eu, pelo menos, só acredito quando Bruxelas disser: só aceitamos o PEC se pararem com isso do TGV e do aeroporto. E deve ter sido isso que foi dito ao sujeito do disse que disse. Tenho dito.

    Gostar

  32. anónimo permalink
    8 Maio, 2010 09:29

    também podiam suspender a visita do papa, não tem estudo custo/benefício, afecta a produtividade nacional, o pib e o trânsito, tem tecnologia estrangeira e supõe-se que a mão-de-obra contratada são imigrantes.

    Gostar

  33. Tolstoi permalink
    8 Maio, 2010 09:29

    O TGV só pode ser feito depois do aeroporto, isto se pretendermos que este seja o hub da Star Aliance.
    Mais um erro governativo.

    Gostar

  34. anónimo permalink
    8 Maio, 2010 09:44

    cambada de parvos, ainda não descobriram que as grandes obras financiadas pela comunidade só se fazem quando bruxelas quiser. há muito que estas decisões são tomadas por bruxelas e o governo português trabalha de capataz, decisões locais são pagas com dinheiro indígena, que é escasso ou nulo. fácil de entender, mas de difícil compreensão para os cérebros aborígenes formatados pelo tríptico saloio deus, pátria e autoridade.

    Gostar

  35. Tolstoi permalink
    8 Maio, 2010 10:21

    #35

    Devia saber: Deus, Pátria, Família. Tem algum argumento contra o conceito de família?

    Gostar

  36. anónimo permalink
    8 Maio, 2010 10:37

    oh tói! quem falou em família foste tu, mas se queres desviar a conversa, lá vai.
    não tenho nada contra famílias e até pratico desde que não sejam religiosas.

    Gostar

  37. 8 Maio, 2010 11:21

    Finalmente cumpre-se o sonho de décadas de ligar Poceirão ao coração da Europa LOL

    Isto até daria para rir,se não fossem brincadeiras de milhares de milhões com que a famiglia xuxa anda a brincar

    Gostar

  38. Meme permalink
    8 Maio, 2010 11:22

    Isto será apenas mais um paliativo!

    Países como a Grécia, Portugal, Espanha e Itália enquanto estiverem no Euro definharão!

    O Euro metastizou as economias destes países!Com esta moeda não são competitivas.

    O Euro para estes países representa Juros baixos (consumo e importações altas) e por outro lado, cada vez mais reduzidas exportações (desemprego), logo despesa social, logo balança comercial deficitária e brutais défices fiscais!

    A única saída? Sair do Euro asap!! É evidente que a nossa classe política composta essencialmente por buracratas jacobinos (salvo honrosas excepções) lutarão pelo Euro até ao último segundo com os custos sociais incomportáveis daí inerentes…

    O outro caminho seria o de de facto aumentar a produtividade e competitividade das nossas empresas, mas em Portugal, as empresas servem para colocar lá os boys…

    Gostar

  39. Meme permalink
    8 Maio, 2010 11:29

    Das duas uma:

    Ou nos Alemanizamos ou saímos do Euro?

    Como a 1ª opção é impossível…

    Gostar

  40. Meme permalink
    8 Maio, 2010 11:49

    Aumentar a produtividade e competitividade da nossa economia:

    1) Flexibiizar o mercado de trabalho (incluindo despedimentos na Função Pública, redução drástica dos subsidios de desemprego)

    2) Combater o desemprego através do Consumo proteccionista: comer maças, peras, batatas, feijão, galinhas, vinho, oriundos de produção nacional; Adm. Pública não deve importar licenças de SW use Open Source existem centenas de pme Portuguesas com recursos altamente produtivos nesta area (deixar de gastar em produtos importados cd`s de sw e apostar em serviços e suporte prestados por profissionais Portugueses altamente qualificados)! Aumentar drasticamente o imposto automóvel!

    3) Privatizar a CGD, TAP. Carris, Metros, etc…

    4) Governo sair de todas as empresas (PT, EDP, etc…) e centrar a sua actividade numa regulação equidistante dos players.

    5) ADSE para todos os Portugueses, o Estado deve deixar de prestar o serviço!

    6) Desmantelar o M da Educação, entregar as escolas às autarquias, sociedade civil e paróquias!

    7) A Justiça… esqueçam! Talvez eliminar o Ministério Público!!

    Gostar

  41. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 13:13

    “O TGV será uma ruína e estas barbaridades de Sócrates e do seu bando de malfeitores não podem ser aceites por ninguém honesto neste país.”

    Os estudos sobre clientes estimados deveria se passado a pente fino, se houvesse justiça em portugal. Nove milhões de passageiros!

    Gostar

  42. Anónimo permalink
    8 Maio, 2010 15:28

    #26,
    sobre a mentira,
    .
    “Não minta. A conjuntura em que o PSD queria o malfadado combóio foi anterior ao socialismo,ou seja à bancarrota’. ora se os autores da oposição ao actual ‘invaginamento’ publico não se tivessem oposto a Senhora teria avançado com o TGV e terimaos agora BANCARROTA AO QUADRADO.
    .
    Concedo-lhe a sua fidelidade clubistica. Mas daí a ser emotivo-fundamentalista a chamar mentirosos ao outros é um bocadito para o ‘talibanismo’ das partidarites agudas. Deixe a Senhora em Paz. Não lhe arranje confusões.
    .

    Gostar

  43. ,,,,,,, permalink
    8 Maio, 2010 15:35

    #26,
    “Não minta.
    Ela não recuou e explicou bem a posição.Se não tem inteligência para perceber,pelo menos seja honesto.
    A conjuntura em que o PSD queria o malfadado combóio foi anterior ao socialismo,ou seja à bancarrota.”.
    .
    Se os autores da oposição ao TGV não se tivessem oposto, o TGV estava agora ser construido. E era BANCARROTA AO QUADRADO. Quem mente afinal ? Não seja talibã clubista, deixe a Senhora em Paz, ela já disse o que tinha a dizer, bem ou mal. Suponho que não precisa de defensores.
    .

    Gostar

  44. MJP permalink
    8 Maio, 2010 21:56

    Não compreendo como é que o pobre do orçamento, que só agora entrou, prevê resultados à vontade do freguês. Eu sempre defendi que o orçamento era um embuste mas agora tenho a certeza. O PM usa-o como se fosse papel higiénico.
    A suspensão das obras é mais uma das habilidades do nosso PM. Finge que controla o que no fundo não pretende controlar. Engana mais uns tolos, tendo à cabeça o Passos Coelho. O resultado das sondagens tem mais efeito sobre ele que qualquer ordem de Bruxelas.
    Com este exemplo (suspensão) pretende fazer crer que está preocupado e “enrola” o PSD no comprometimento com a sua política. Na hora de fazer oposição, com que medidas é que o PSD não está comprometido? Continuem a pensar que o ingenheiro pensa em Portugal…

    Gostar

Indigne-se aqui.