Saltar para o conteúdo

Os palestinos

19 Outubro, 2010

«En busca del pueblo perdido: No se por qué extraña compulsión, o por qué oculto sentimiento masoquista, un buen día me decidí a leer los diarios y a mirar los noticieros televisivos. Entre la maraña habitual de accidentes, asesinatos, desastres naturales y andanzas de los ricos y famosos, había una noticia que se reiteraba continuamente, con muy pocas variantes: la masacre del pueblo palestino a manos del ejército israelí. (…) Comencé investigando los pueblos que en la antigüedad habitaban la región. Encontré hebreos, fenicios, amonitas, moabitas, pero palestinos… Había un pueblo cuyo nombre se asemejaba: el filisteo; pero no: por lo que sé, los palestinos son de origen más bien árabe, y los filisteos estaban emparentados con los cretenses, o sea que eran indoeuropeos. Pasé de largo el período romano, pues el cuadro étnico de la zona no varió en lo más mínimo, al igual que en el período bizantino. Es cierto que algunos pueblos, como los moabitas y los amonitas, desaparecieron, pero no ocurrió lo mismo con los hebreos y los fenicios: estos últimos habitaban en lo que hoy es el Líbano. Cabe reseñar un cambio importante: tras la última rebelión judía, a Judea se le cambió el nombre por el de Philistia, en homenaje a los cretenses filisteos. Aún, nada de los palestinos.

En el siglo VII entraron los musulmanes. Eran kurdos y beduinos. Nada de palestinos. Al Filistin, nombre evidentemente derivado de Philistia, dependió primero del Califato de Bagdad y después del de Damasco. Llegaron los cruzados. Masacraron judíos, kurdos y algunos cristianos maronitas (por sus vestimentas, fueron confundidos con musulmanes), pero no encontraron palestinos. (…) : ¿dónde estaban los palestinos?En 1517, los turcos otomanos ocupan la zona. En un censo que efectuaron aparecen setenta comunidades judías, treinta y cinco comunidades cristianas y varias tribus beduinas –en el sur–, sin contar a los habitantes de las ciudades, árabes que provenían de todas las provincias del imperio, comerciaban un tiempo y volvían a sus países de origen. ¿Y los palestinos?.. Bien, gracias.

En 1917 Inglaterra ocupa el país. (Qué monótono, se va un ocupante y viene otro). Aparece el Mandato de Palestina.

Ya estaba desesperándome cuando una luz de esperanza me golpeó: tenía ante mí tres facsímiles: dos de documentos de identidad del Mandato en los que, en la parte de nacionalidad, figuraba la palabra “palestina” y un memorando de un funcionario británico a las autoridades de Londres sobre la nacionalidad palestina. Pero todo fue un fiasco. En los documentos, en vez de con un Abdul o un Ibrahim me encontré con los nombres Samuel Cohen y Sara Goldstein de Cohen. En cuanto al memorando, decía, textualmente:

Hago saber a Su Excelencia de que se está generando un problema muy grave con respecto a la cuestión de la nacionalidad en el Mandato, pues mientras los judíos gustosamente aceptan la denominación “palestina”, los árabes la rechazan, pues afirman que Palestina es un invento de los sionistas y que ellos son ciudadanos sirios, dado que hasta la caída del Imperio Otomano Palestina dependía de la gobernación de Siria (…)

Ya todos los psiquiatras del país me conocían, y estaban a punto de internarme; pero finalmente… ¡sí!… ¡los encontré!… ¡hallé por fin a los palestinos! Era en los titulares de un diario egipcio del año 1964, que decían: “Hoy es un día de júbilo para la Nación Árabe. En la ciudad de Alejandría, el rais Gamal Abdel Naser asistió a la fundación de la Organización para la Liberación de Palestina. Sus líderes son Ahmed Sujeiri y Yaser Arafat”. Luego seguía una descripción de la vida y obra de estos personajes. Lo primero que me llamó la atención es que el primero había nacido en Beirut, donde su familia residía desde tiempo inmemorial, y el segundo en El Cairo. Qué extraño: dos egipcios y un libanés… ¡Pero eso qué importa, señores!.. ¡Había sido testigo de un acontecimiento excepcional: el nacimiento de una nación! ¡Mientras que para rastrear el origen de pueblos como el italiano, el español, el ruso, el hebreo, tenía que bucear en el mar del tiempo, me bastaba con agarrar un diario de 1964 –fecha en que yo contaba 12 años– para saber cómo había nacido el pueblo palestino!Tras descubrir esto, dije adiós a los psiquiatras, ya no los necesitaba. Por fin sabía quiénes eran los palestinos.»

58 comentários leave one →
  1. Romão permalink
    19 Outubro, 2010 13:21

    “the invention of Jewish people” Shlomo Sand. É um reverso da medalha com a vantagem de estar, factica e teoricamente, dentro do assunto.

    Gostar

  2. Paulo permalink
    19 Outubro, 2010 13:39

    Esta coisas dos países e dos povos uma chatice. Como o artigo e de um jornal espanhol lembrei-me logo do caso do país vizinho e como os castelhanos inventaram essa coisa chamada espanha e espanhóis.
    Um coisa e certa, nada disso justifica a existência ou não de um país. Se assim fosse teríamos de eliminar tantos países do mapa. No médio oriente podíamos começar com o Bahrein, UAE, Kuwait…

    Gostar

  3. anónimo convito permalink
    19 Outubro, 2010 14:14

    A Helena Matos quer deixar sem ocupação o JMF? Esse sim, tem a avença da defesa dos pontos de vista sionista e disfarsa muito melhor que a senhora o ódio aos palestininos.

    Gostar

  4. anónimo convito permalink
    19 Outubro, 2010 14:16

    errata : disfarça e não disfarsa

    Gostar

  5. Outside permalink
    19 Outubro, 2010 14:30

    Palha ! Escrita, adornada e floreada na língua vizinha…mas PALHA ! Não credibiliza o seu pensar e a sua xenofobia com o povo palestino!
    É triste quando aqueles que têm acesso HISTÓRICO à informação permanentemente escolhem ignorar a REALIDADE PASSADA E PRESENTE por ódiozinhos de estimação (para não dizer pior!)

    Pastos radioactivos esses por onde passeia o seu cajado HM.
    (podia transcrever, ocupar a sua coluna de opinião no P. com esse texto, na impossibilidade de um editorial por JMF).

    Cada vez mais infelizes estas postadas…mas desconfio que ainda não se superou.

    Gostar

  6. 19 Outubro, 2010 14:34

    Repare-se que nenhum dos comentaristas rebate os factos e os argumentos expostos. Num clássico reflexo leninista, passam de imediato a insultar o mensageiro, ou a própria mensagem, vertendo sobre eles o ódio de que acusam os outros.
    É tão típico…

    Gostar

  7. Bovino permalink
    19 Outubro, 2010 14:35

    E o velho truque do nao foi escrito por mim…quanto uma simples ida a wikipedia evitava fazer estas figurinhas.

    Aguardo os comentarios do Euroliberal…isto promete.

    Gostar

  8. será permalink
    19 Outubro, 2010 14:37

    será que essa ex prof sabe sequer a diferença entre sionismo e semitismo……para esta propunha que fasse delapidade de um dedo de cada mão,para deixar de teclar….
    como dito supre zuruck zu jmferandes, sempre disfarça melhor a sua xenofobia….

    Gostar

  9. será permalink
    19 Outubro, 2010 14:40

    errata:
    será que essa ex prof sabe sequer a diferença entre sionismo e semitismo……para esta propunha que fosse delapidada de um dedo de cada mão,para deixar de teclar….
    como dito supra: zuruck zu jmferandes, sempre disfarça melhor a sua xenofobia….

    Gostar

  10. TaCerto permalink
    19 Outubro, 2010 14:43

    Querem ver que não há lá Palestiniano nenhum?
    É só Sírios e Egípcios!

    Tá Certo…

    Gostar

  11. TaCerto permalink
    19 Outubro, 2010 14:45

    Lidador,

    o que há para rebater?

    Gostar

  12. durer permalink
    19 Outubro, 2010 14:47

    Os sovietes nisto eram muito mais sábios. Trocavam populações inteiras, despojando-os da sua cultura. Uma espécie de “vodkilização e prédios feios” que durou setenta anos.

    Gostar

  13. lucklucky permalink
    19 Outubro, 2010 14:48

    Os distos apoiantes dos Palestinos é que têm ódio ao Palestinos. Veja-se quem apoiaram e apoiam para líderes dos Palestinos: Arafat e Hamas.

    Gostar

  14. TaCerto permalink
    19 Outubro, 2010 14:54

    lucklucky,

    e veja quem nós apoiamos para nos liderar…

    Gostar

  15. JCA permalink
    19 Outubro, 2010 15:46

    .
    Men ALLOWED to beat their wives and young children (as long as they don’t leave any marks), rules UAE court
    http://www.dailymail.co.uk/news/article-1321504/UAEs-highest-court-rules-men-beat-wives-long-leave-marks.html#ixzz12klfHIzd
    .
    Weak Merkel stokes xenophobia as she fights for political survival
    http://www.independent.co.uk/news/world/europe/weak-merkel-stokes-xenophobia-as-she-fights-for-political-survival-2109433.html
    .
    Cada um pense o quiser.

    Gostar

  16. TaCerto permalink
    19 Outubro, 2010 16:02

    JCA
    quer dizer que como nos UAE um gajo pode bater na mulher então os Palestinianos não têm direito a governarem um estado seu soberano?

    Tá Certo…

    Gostar

  17. 19 Outubro, 2010 16:17

    “então os Palestinianos não têm direito a governarem um estado seu soberano?”

    Gaza , Judeia e Samaria estiveram, entre 1948 e 1967 sob domínio árabe. Porque não exerceram esse direito?

    Gostar

  18. TaCerto permalink
    19 Outubro, 2010 16:56

    Lidador,
    pergunta parva.
    Demonstra neurónio de sofá com convicções baseadas na ignorancia (que aposto ter base xenófoba – mas deou de barato que posso estar enganado neste ponto e ser só mesmo neurónio preguiçoso).

    Gostar

  19. 19 Outubro, 2010 17:26

    Para além de insultar o interlocutor que fez o favor de lhe dar alguma atenção, que tal responder à pergunta?

    Gostar

  20. TaCerto permalink
    19 Outubro, 2010 17:49

    Ó Lidador,
    se quer que lhe explique tem de me dizer primeiro o que aconteceu na Palestina após a criação do estado de Israel até 67 ao fazer isso responde à sua própria pergunta.
    …….
    É como um puto magriço da escola a quem lhe gamam o lanche à frente do irmão mais velho. Quando decidem (sem reflectir bem) dar porrada no ladrão apanham dele um enxerto de porrada. Espera que o puto, enquanto apanha mais e fica com cada vez menos lanche, peça ao irmão que o deixe enfrentar o ladrão sózinho?
    …….
    Por outro lado imagine
    que os Árabes entram por este tugal adentro com o argumento que já cá estiveram e que de Leiria para sul passa tudo a ser território deles. Os tugas não gostam da coisa e decidem com alguns paises da Europa expulsar à força os ladrões de terras. Imagine que os Tugas e os amigos da europa apanham um tremendo enxerto de porrada nesse processo enquanto o Tugal fica apenas com as terras do Porto para cima. Durante esse processo pede aos “amigos” europeus para o deixarem ser independentes do Porto para cima e que estes os deixem em paz?
    …….

    Não sei como quer que lhe explique a coisa.

    Gostar

  21. Outside permalink
    19 Outubro, 2010 17:54

    “Por outro lado imagine
    que os Árabes entram por este tugal adentro com o argumento que já cá estiveram e que de Leiria para sul passa tudo a ser território deles. Os tugas não gostam da coisa e decidem com alguns paises da Europa expulsar à força os ladrões de terras. Imagine que os Tugas e os amigos da europa apanham um tremendo enxerto de porrada nesse processo enquanto o Tugal fica apenas com as terras do Porto para cima. Durante esse processo pede aos “amigos” europeus para o deixarem ser independentes do Porto para cima e que estes os deixem em paz?”

    Clap Clap Clap.

    Coisas simples. História sem estórias.

    Gostar

  22. 19 Outubro, 2010 18:43

    Os “tugas”, nós, os iberos, celtas, godos, etc,etc, já cá estávamos antes dos muçulmanos. Milhares de anos antes.
    Tal como os judeus, cuja história naquela terra recua a milhares de anos.
    Se quer ir por aí, não vai a lado nenhum.
    Quanto a Israel, para além da evidente legitimidade histórica, há uma legitimidade de direito ( foi criado na sequência de uma Resolução das NU) e de facto ( ganhou as guerras de extermínio que os árabes lhe lançaram).
    Que mais quer?

    E agora responda à questãozinha, se faz favor: porque razão os árabes da palestina não criaram o seu estado na faixa de Gaza, na Judeia e na Samaria, que estiveram sob o controlo do Egipto e da Jordânia, até 1967, altura em que falharam novamente na tentativa de “lançar os judeus ao mar”?

    É capaz de o fazer sem adornar a sua lengalenga com pobres tentativas de insulto?
    Ou veio aqui apenas para expôr a sua ignorância e o seu apoio ao “juden raus”?

    Gostar

  23. TaCerto permalink
    19 Outubro, 2010 19:35

    “Os “tugas”, nós, os iberos, celtas, godos, etc,etc, já cá estávamos antes dos muçulmanos. Milhares de anos antes.”
    E que tal usar o mesmo raciocínio para a zona da Palestina (1)?

    “Tal como os judeus, cuja história naquela terra recua a milhares de anos.”
    Tem a certeza que os milhares de judeus que foram para a Palestina depois de 1947 descendem das Tribos de Israel de que fala na frase acima? O maior número até veio da URSS e Rússia. Devem ser primos (2).

    Mas concordo que com (1) e (2) não se vai a lado nenhum.
    Mesmo hoje as pessoas (Israelitas e Palestinianos) que por lá nasceram depois de 47 não devem de ser recambiados para lado nenhum. Devem ambos estar na casa (nação) que é sua hoje.

    “Quanto a Israel, para além da evidente legitimidade histórica”…
    Então? Pensei que não íamos a lado nenhum mas estou a ver que esse sua teoria (de que alguém sempre já cá esteve antes) só não é válida para os não judeus.
    “há uma legitimidade de direito ( foi criado na sequência de uma Resolução das NU)”
    Sério? Em que condições e contexto? Sob que condições de votação? Quem votou a favor e contra e porquê? Espero que nunca votem por lá na ONU que alguém tenha o direito de vir para aqui para o tugal tomar as nossas terras. É que se acontecer já vi que está então legitimada a coisa. Tá Certo…
    ” e de facto ( ganhou as guerras de extermínio que os árabes lhe lançaram).”
    Quer então dizer que aceita legitimo que o mais forte fisicamente (militarmente) tome as terras (e porque não já agora mulheres para escravas sexuais e onde mais queira desenhar o que o ganhador tem direito). Esquece de perguntar porque os Árabes lhes lançaram as guerras já que diz tudo estar legitimado e direitinho pelas resoluções da UN! Estranho. Ou talvez não porque se percebe que vê a coisa a preto e branco. Bits de 0 ou 1.
    “porque razão os árabes da palestina não criaram o seu estado na faixa de Gaza”
    Ó homem porque este tema tem vários níveis de cinzento. Porque os pobres desgraçados foram usados por tudo o que é País naquela e noutras regiões. Porque sempre foram a parte mais fraca da equação.
    O que essa parvoíce tem que ver com o contexto de hoje? Por um lado diz que não podemos chamar a história para resolver os temas de hoje (que em parte concordo) por outro está sempre a sacar de justificações históricas.
    Pior só mesmo a jornalista espanhola.

    Gostar

  24. 19 Outubro, 2010 19:37

    Portanto, a Helena Matos acha que quem tem razão é a Saika (braço “palestiniano” do Baath sírio) e a Frente de Libertação Árabe (ex-braço “palestiniano” do Baath iraquiano) que rejeitam o “nacionalismo palestiniano” da Fatah e a ideia de uma Palestina independente, propondo em vez disso um grande Estado pan-árabe do Atlântico ao Golfo Pérsico. Bem, e depois? Em que é que isso afecta o essencial do conflito israelo-árabe?

    Gostar

  25. Euroliberal permalink
    19 Outubro, 2010 20:07

    O “fundamento” do sionismo é uma falsificação histórica… que os sayanin (colaboracionistas) como a HM se encarregam de propagandar…

    Os palestinianos são a população autóctone da Palestina, pelo menos há 4.000 anos. A sua religião maioritária até aos finais do séc. I foi o judaísmo, passando depois a ser o cristianismo (em todo o Médio Oriente e norte de Africa). Houve um fenómeno duplo de co…nversão religiosa (cristã) e de aculturação (helenística) que se repetiu seis séculos mais tarde, passando então a religião maioritária a ser o islão e a cultura a árabe. MAS O POVO É E FOI SEMPRE O MESMO.

    Só os ignorantes é que desconhecem o fenómeno da aculturação e imaginam que os “árabes” vieram todos de Meca !!! Meca era uma aldeia com umas centenas de beduínos… que não podiam povoar o vastíssimo império árabe do Indo aos Pirinéus. Os povos desses territórios não mudaram. Só que se converteram ao islão e assimilaram a cultura e lingua árabes. Também não foram os cidadãos de Roma que povoaram o também vastíssimo império Romano, mas os autóctones que se romanizaram a adoptaram o latim como lingua…Mas há mais…

    É que a maioria (90%) dos judeus de hoje, os askenazis nem sequer são semitas e oriundos, mesmo longinquamente da Palestina !!! Só a minoria sefardita pode invocar essa ascendência semita, mas magrebina, não médio oriental. São descendentes dos berberes judeus anteriores à conquista árabe do Magrebe, depois islamizados e arabizados, e que se instalaram na Peninsula Ibérica no tempo do Al Andaluz. Tarik que invadiu vitoriosamente a Peninsula em 711 era ele próprio un general berberee ex-judeu convertido ao serviço do Califado. Daí a grande quantidade de judeus em Espanha (Sepharad = Espanha en hebreu) antes da expulsão de 1492.

    Mas os palestinianos de hoje é que são os descendentes directos dos habitantes da Palestina do tempo de Cristo. O povo é ETNICAMENTE o mesmo. É semita. Só a religião dominante mudou duas vezes em 2.000 anos. E não perdem o parentesco de sangue pelo facto de os seus antepassados se terem convertido sucessivamente ao cristianismo e ao islão. Foram judeus (que é religião e não comunidade étnica) mas já não são. Mas continuam a ser semitas palestinianos. Sempre. Os askenazins de pele e olhos claros são descendentes dos turcos khazares do antigo império Khazar, convertido ao judaísmo (séc VII-X) na região do Cáucaso, Ucrânia e Casaquistão (hoje), que foram depois empurrados pelos mongóis para a Polónia e Lituânia, berço dos askenazins medievais e dos quais descendem 90% dos judeus actuais e dos israelitas judeus. Não são semitas e NADA têm a ver com a Palestina. Também os filipinos são católicos e nem por isso têm a ver etnicamente com a terra de Jesus.

    A “justificação” histórica das limpezas étnicas selvagens efectuadas na Palestina desde 1948 (Nakba, catástrofe) e o seu pretenso fundamento divino, segundo o qual o Deus da Tora teria concedido a Terra Santa exclusivamente ao “povo eleito”, esquecendo que a Tora não é um livro de história e muito menos de direito internacional, e que Deus não é historiador nem notário, são portanto colossais charlatanices intelectuais, responsáveis pelo islamocídio em curso nos últimos 60 anos em todo o Médio Oriente, e que já provocou a morte, directa ou indirectamente, por Israel ou o seu aliado americano, de cerca de 4 milhões de muçulmanos.

    O mito de um inexistente povo judeu (os judeus são uma comunidade religiosa, etnicamente diversificada, não um povo), que serviu de base à aventura sionista na Palestina já foi denunciado pelos historiadores, incluindo judeus e israelitas (Shlomo Sand, Arthur Köstler, Illan Pappe, etc.).

    Ver, v.g., a obra de Arthur Koestler, judeu askenazin, “a 13ª Tribo”. Também Shlomo Sand, da Univ. de Tel Aviv, tem um best seller sobre o assunto “Como foi inventado o povo judeu”.
    Ver mais

    Gostar

  26. Euroliberal permalink
    19 Outubro, 2010 20:22

    O que os estúpidos nazi-sionistas não compreendem: só há um lugar para os palestinianos (que recusam qualquer outra nacionalidade) terem a sua Pátria. É a Palestina, do Jordão ao mar, que sempre foi, é e SERÁ a sua Pátria depois de limpa de terroristas nazi-sionistas. E a Palestina não está à venda, nem um centímetro sequer. A forca e o sabre ocupar-se-ão dos terroristas europeus ( e não semitas) que a ocuparam.

    Gostar

  27. A. R permalink
    19 Outubro, 2010 21:04

    Não há obviamente nenhum povo palestiniano. Apenas uns terroristas barbudos que escrevem manuais para bater nas mulheres, andam com os bolsos cheios de pedras para as lapidarem e mant~em um imenso campo de concentração onde escravizam um Povo.

    Israel, o campeão da democracia, tem a população árabe mais alfabetizada do Médio oriente onde mulheres são juízes, professores, polícias. Todo o território há-de voltar à pátria mãe e os chulos nazis fugidos para a Síria e os grunhos que os apoiam acabarão na fossa da história.

    Gostar

  28. 19 Outubro, 2010 21:33

    Miguel Madeira, os próprios muçulmanos mais conhecedores da teologia islâmica, rejeitam a ideia de Estado-Nação. É um obstáculo à umma.
    É uma importação ocidental.

    Gostar

  29. A. R permalink
    19 Outubro, 2010 21:44

    O Mejad não gosta de beijos.
    href=”http://www.libertaddigital.com/deportes/a-la-carcel-por-besar-a-sus-seguidoras-1276404682/”

    Gostar

  30. 19 Outubro, 2010 22:35

    AR – “Não há obviamente nenhum povo palestiniano. Apenas uns terroristas barbudos que escrevem manuais para bater nas mulheres, andam com os bolsos cheios de pedras para as lapidarem e mant~em um imenso campo de concentração onde escravizam um Povo.”

    AR, quem é esse Povo (com letra grande) que é escravizado pelos terroristas barbudos nesse campo de concentração?

    “Israel, o campeão da democracia, tem a população árabe mais alfabetizada do Médio oriente onde mulheres são juízes, professores, polícias. Todo o território há-de voltar à pátria mãe”

    Tem consciência que isso (o regresso dos territórios à pátria-mãe) representará o fim de Israel enquanto estado judaico (o seja, o seu suicidio político), não tem?

    Gostar

  31. 19 Outubro, 2010 22:47

    Já agora, mais um ponto ” Llegaron los cruzados. Masacraron judíos, kurdos y algunos cristianos maronitas (por sus vestimentas, fueron confundidos con musulmanes), pero no encontraron palestinos. ”

    Atendendo que a principal comunidade cristã oriental na Palestina (ou o que lhe queiramos chamar) sempre foram os melquitas, acho pouco provável que os cruzados tenham morto sobretudo “alguns cristão maronitas” (outro ponto – os ortodoxos de Chipre terão sido também massacrados pelos cruzados por se vestirem como muçulmanos, apesar de viverem num território não-muçulmano? ou será mais provável que os cruzados matavam maronitas, melquitas, ortodoxos e afins, não por os confundirem com muçulmanos, mas por saberem perfeitamente que eles eram não-católicos?); também é muito pouco provável que só tenham morto curdos e não tenham morto árabes muçulmanos nenhuns. Isso são micro-detalhes, é verdade, mas a partir do momento em que é o próprio autor que decide enveredar pelos micro-detalhes (provavelmente para fingir que sabe mais sobre o assunto do que efectivamente sabe), é conveniente que esses micro-detalhes não sejam disparates sem sentido.

    Gostar

  32. Euroliberal permalink
    19 Outubro, 2010 23:49

    iSSrael, a ditadura mais sórdida do Médio oriente, a única que é apartheidesca, o cúmulo da abjecção:
    1) só dá direito de vota à minoria judaica racista. A maioria não judaica (9 milhões) foi exilada, massacrada, guetizada.
    2) tem 10.000 presos políticos, a maioria sem julgamento (Cuba só tem 200)
    3) executa sumariamente centenas de opositores ao regime de apartheid.
    Mas ainda há analfabetos que apalhaçadamente falam em democracia no caso do abjecto regime nazi-sionista-apartheidesco…

    Gostar

  33. Euroliberal permalink
    19 Outubro, 2010 23:59

    O Lidador, chicalhão e analfabeto, não sabe o que é um Estado-Nação…Adiante. Não há nação palestiniana, egípcia, etc. Há estado palestiniano, egípcio, etc.

    Nação há naquela zona apenas a Nação Árabe, com a mesma história, religião, língua e cultura. Desde o Iraque à Mauritânia. Tam como a Baviera, Baden, Saxónia e Prússia não eram “nações”, mas estados da nação alemã. O mesmo se diga dos estados italianos antes do Rissorggimento de Garicaldi que unificou a Nação italiana.

    Finalmente a “Umma” é um conceito mais vasto, que abrange o conjunto das nações islâmicas, a árabe, a hindustânica, a persa, a malaia, a turca, a da ásia central, a de Africa, a europeia, etc, mais ou menos 1500 milhões de pessoas ( e o dobro no final do século). Equivale ao conceito de Cristandade entre nós.

    Gostar

  34. Euroliberal permalink
    20 Outubro, 2010 00:46

    Comecem pelo Shlomo Sand, I.Pappe e A. Koestler, só para citar autores judeus e dos melhores. Ler o que escrevem “historiadores”-prostititutos encarregados da “hasbara” da Mossad ou burocratas lateiros sem currículo não adianta nada . A Palestina só pertence aos palestinianos, de todas as religiões.

    E um “estado palestiniano” em 10% do território (para 9 milhões de palestinianos, enquanto 5 milhões de europeus ficariam com 90% do território), sem exército e sem controlo das fronteiras, não é um estado, é um bantustão sem soberania real dentro de uma ditadura apartheidesca. Deixemo-nos de cinismos e de irrealismos. Nunca haverá paz sem o desaparecimento do regime ditatorial apartheidesco. Só há duas alternativas: o desmantelamento unilateral deste com aceitação do sistema one man, one vote (solução sul-africana) ou o aniquilamento militar do regime até ao ultimo bunker (solução alemã-1945).

    Se você fosse jurista saberia também que a ONU não tem competência para dar o que não lhe pertence (nemo plus juris…, já vem do direito romano), e que nem sequer o fez: a resolução da AG de 1948 era não obrigatória e apenas recomendava essa partição ao Conselho de Segurança que nunca a votou, tendo entretanto os ladrões de terras limpadores étnicos consumado o seu crime imprescritível, com a declaração unilateral de independência.

    Acima das resoluções, há a Carta da ONU (que foi violada, as suas normas não permitem partições nem recolonizações de colónias) e os princípios gerais do direito (também violados) como aquele que não permite a alguém dar o que não é seu (e uma colónia SÓ pertence ao povo a descolonizar e a mais ninguém). Jamais em direito um crime contra a humanidade (Nakba) pode ser legitimado ou branqueado. E só na forca pode ser sanado. Além da restituição de TUDO o que foi roubado. Absolutamente de tudo. Tudo o resto é revisionismo histórico, negação e colaboração em crimes de guerra (Nakba), tanto mais que a ditadura vigente é um apartheid, como até Carter reconhece, que nenhum democrata de modo algum pode aceitar. Aliás isso já foi reconhecido oficiosamente pela UE, quando chegou à conclusão que a adesão de um “estado judeu” apartheidesco é incompatível com o Tratado.

    O tempo para fazer a verdadeira paz (one state solution) começa a escassear porque os muçulmanos estão a preparar a guerra final de libertação de Jerusalém, e estão dispostos a sacrificar milhões de homens para isso, se for necessário, e depois pode não ser possível manter os judeus num estado unificado, como os brancos na Africa do Sul pós-apartheid. A solução alemã do pós-guerra será então mais provável, a expulsão para as terras de origem de que ainda são nacionais. Até porque semitas são exclusivamente os árabes, pelo que antisemitas são os criminosos nazi-sionistas que massacram, exilam, guetizam e infernizam o quotidiano dos semitas, palestinianos e não só. O contrário seria admitir que os nazionistas (askenazis europeus caucasianos) pudessem usurpar, além da terra semita palestiniana, a identidade étnica verdadeiramente semita dos seus habitantes.

    Anti-sionista sou-o clara e visceralmente. O sionismo é um neo-nazismo que justifica que um pretenso povo eleito (Herrenvolk ) limpe étnicamente de subhomens (Untermenschen) palestinianos goyim, o seu pretenso espaço vital, o Eretz Israel (o Lebensraum nazionista). Nazismo puro perante o qual o colaboracionismo de muitos na Europa é moralmente repugnte e suicida, porque aumenta exponencialmente o risco de guerra catastrófica. Não se pode ser democrata e europeu sem se ser anti-sionista. Limpezas étnicas e apartheids são de todo inaceitáveis e irrecicláveis. A decadente Europa precisa, antes de mais, de valores, de ética. E esta é a questão mais importante dos nossos dias, onde esses valores, ou a sua ausência, são patenteados.

    Gostar

  35. 20 Outubro, 2010 09:44

    MIguel Madeira, é inegável que hoje existe uma identidade palestiniana. Mas não existia há 50 anos.
    De resto quando se decidiu a partilha, não se formou nenhum estado palestiniano, porque não havia um povo palestiniano. Havia árabes que se sentiam como árabes. E foram os árabes da Síria, da Jordânia, etc que tentaram acabar com Israel.
    Falharam, foram derrotados. Mas entre 1948 e 1967, as terras agora reclamadas para o Estado Palestiniano, estiveram na posse dos árabes. Porque não formaram o estado palestiniano? Porque não existia identidade palestiniana, ainda.

    A identidade formou-se no ódio contra os israelitas. É irónico, mas é assim mesmo: só existem “palestinianos” porque existe um estado israelita contra o qual se uniram e nessa luta forjaram os laços que agora os unem.

    Resumindo, os “palestinianos” existem hoje como povo, porque Israel existe.
    Mas não se iluda: um povo formado pela recusa do “outro”, apenas tem o “outro” como elemento aglutinador.
    Precisa do “outro” …

    Gostar

  36. 20 Outubro, 2010 09:55

    “É irónico, mas é assim mesmo: só existem “palestinianos” porque existe um estado israelita contra o qual se uniram e nessa luta forjaram os laços que agora os unem.”

    Não é irónico – provavelmente a maior parte das identidades nacionais foram fundadas pela luta contra um suposto inimigo comum (veja-se como Bismark criou a Alemanha – fomentando guerras entre os prinicipatos alemães e os paises vizinhos para levar os alemães a se unirem em torno da Prússia).

    Gostar

  37. Miguel permalink
    20 Outubro, 2010 10:22

    “Quer então dizer que aceita legitimo que o mais forte fisicamente (militarmente) tome as terras…”

    Costuma ser assim.

    Gostar

  38. TaCerto permalink
    20 Outubro, 2010 10:27

    Lidador,
    Grande confusão que para aí anda.
    “De resto quando se decidiu a partilha”…
    Decidiu-se sem o povo que lá vivia ter sido ouvido.
    Depois a resiloção 181 da ONU prevê em traços gerais a formação de DOIS estados na Palestina. Um para os Judeus outro para so Árabes. Mas antes do processo terminar (sim o processo “legal” de que tanto fala não terminou logo não é válido) Israel autoproclamou a independência a A 14 de Maio. E comecou imediatamente a confusão. Esse argumento de dizer que de 47 a 67 os Palestinianos não se tornaram independentes porque não tinham identidade é parolo. Por uma infinidade de razões. A começar que essa identidade Palestiniana existia e sempre existiu desde antes de cristo (se bem que nestes últimos séculos sentindo-se parte da nação Árabe – Um pouco como nós tugas nos sentimos “ocidentais”). A acabar na impossibilidade de recorrerem à ONU por outra infinidade de razões a começar também na falta de um líder claro que as circunstancias nunca permitiram emergir, ect etc etc etc etc. Voce ve tudo a preto e branco. A vida é a cores.

    Gostar

  39. 20 Outubro, 2010 12:18

    “E comecou imediatamente a confusão”

    Bela maneira de nomear a invasão de Israel por exércitos de vários países árabes.

    Com proclamações como estas:

    1º ministro sírio:
    Ergam-se e eliminem o flagelo sionista.

    Rei da Arábia Saudita:
    Que importa perdermos 10 milhões de pessoas se eliminarmos os judeus? Vale a pena.

    Xeque Al-Banah (o teólogo onde bebe Bin Laden), chefe da Irmandade Muçulmana:
    Os árabes devem aniquilar os judeus. Encheremos o mar com os seus corpos.

    Haj Husseini, mufti de Jerusalem e tio de Arafat:
    Matem os judeus. Matem-nos a todos!

    Secretário-Geral Liga Arabe:
    Esta guerra será de extermínio e de massacres…

    Bela gente, pronta para a “confusão”.

    Infelizmente, para tão comovedoras intenções, os judeus não colaboraram.

    Gostar

  40. 20 Outubro, 2010 12:20

    Sim, MM, tem razão.
    O que ajuda o meu argumento de que a identidade palestiniana é recente e se deve em grande parte aos israelitas.
    É justo reconhecer que em parte tb se deve à maneira como os estados árabes os trataram e continuam a tratar, mantendo-os presos, sem direitos de cidadania, em campos de refugiados.

    Gostar

  41. Euroliberal permalink
    20 Outubro, 2010 13:59

    Que grande besta desmiolada, este Lidador. Anda há anos pela blogosfera a repetir os mesmos disparates.

    Gostar

  42. Euroliberal permalink
    20 Outubro, 2010 14:08

    Pelo mesmo critério, nunca houve angolanos antes de 1975… Só havia portugueses…Antes de Bismark (1870) não havia alemães… italianos só há desde 1866… E o Kosovares só apareceram no ano passado, durante milhões de anos aquele território era deserto. O mongo nem sabe ler…Cristo era palestiniano de religião judaica e falava aramaico, a lingua semita mãe do árabe… O hebraico era uma lingua morta, só litúrgica, como hoje o latim. Estes chicalhões são muito estúpidos. A Academia Militar anda muito eduquesa… Paga já 100, seu básico…. E a Hiena de Matos pague 50, com o ventre bem encolhido…estas amélias dão cabo da blogosfera…

    Gostar

  43. 20 Outubro, 2010 14:20

    Lidador, 12:18.

    Pelo que li, no dia antes da votação na AG da ONU, o comandante do Palmach (a brigada de elite das milicias sionistas) disse aos seus soldados “Se a votação for a nosso favor, os árabes declarar-nos-ão guerra; se for contra, seremos nós a declar guerra ao árabes”; ou seja, a falta de vontade de cumprir as decisões da ONU era mútua (e com razão – se nem os judeus nem os árabes da Palestina eram membros da ONU, porque razão haveriam de estar obrigados pelas suas decisões?).

    Quanto ao comentário do táCerto de que “Israel autoproclamou a independência a A 14 de Maio. E comecou imediatamente a confusão.” – não, a confusão começou logo em 1947; mal a ONU votou a partilha, as milicias árabes e judaicas entraram em guerra total, com o exército britânico a assistir (estilo descolonização de Angola?). As pessoas costumam referir o 14/15 de Maio de 1948 como se fosse uma data marcante, quanto o essencial do conflito israelo-árabe na Palestina ocorreu antes disso: em Maio de 1948 já grande parte dos árabes da Palestina tinham fugido e as milicias sionistas já tinham conquistado a maior parte do território – a intervenção dos países árabes vizinhos já foi uma segunda fase da guerra (no fundo, o próprio acto de dizer que a guerra começo em 15/05/1948 é mais uma desvalorização dos árabes da Palestina, como se só as batalhas dos israelitas contra egípcios, jordanos, sírios, etc, contassem, esquecendo todas as batalhas – e massacres de parte a parte – com os árabes da Palestina)

    Gostar

  44. Euroliberal permalink
    20 Outubro, 2010 14:21

    Torturas pelos assassinos das SS Tsahal…business as usual…

    E ocultam os cadáveres de palestinianos assassinados porque lhes retiraram órgãos ! Isto nem lembrou aos nazis…
    http://www.facebook.com/#!/video/video.php?v=1407045385493

    Gostar

  45. Bernardo Hourmat permalink
    20 Outubro, 2010 14:26

    Eu, pela minha parte, gostava de ver uma resposta da Helena Matos aos comentários bastante pertinentes que lhe foram sendo feitos pelo Miguel Madeira. Ou a norma é deitar-se cá para fora um texto solto e deixar as possíveis interpretações do mesmo e a sua relação com uma temática mais abrangente (o conflito israelo-palestiniano?) ao critério de quem comenta?

    Gostar

  46. 20 Outubro, 2010 16:40

    Miguel Madeira, não sei o que terá dito o comandante da Palmach, ou os comandantes, subcomandantes, de outras unidades.
    A história contrafactual é um exercício interessante, mas inútil. Os factos são os que são. Israel aceitou a partilha, os árabes não.
    Israel formou um estado nas terras da partilha, os árabes atacaram esse Estado e , verdadeiramente, ainda não desistiram de o destruir, para a maioria deles é um corpo estranho encravado no imenso corpo da terra do islão. Olham para ele como olharam para os Reinos Francos, como uma coisa temporária.
    Claro que há israelitas que ambicionam o Eretz Israal. Mas são marginais. E claro que há palestinianos que aceitam Israel como estado. Mas são marginais.
    O problema é esse. No seio dos palestinianos, o ódio e a intolerância são maioritários. E é essa maioria que determina as políticas.
    Enquanto assim for, não haverá paz e os palestinianos são os que irão sofrer mais.

    Gostar

  47. 20 Outubro, 2010 17:17

    “Israel formou um estado nas terras da partilha”

    Creio que não – não tenho os mapas presentes, mas penso que o Estado que a Agência Judaica proclamou em 14/05/1948 controlava uma área de território muito maior do que lhe tinha sido atribuido pelo ONU (basta ver que grande parte das batalhas da guerra civil de 47/48 ocorreram em redor de Jerusálem, em zona atribuida aos árabes).

    Gostar

  48. Euroliberal permalink
    20 Outubro, 2010 17:24

    Isto parece dificil de entender para cabecinhas não jurídicas que viram muitos filmes de cóbois… Mas enfim, aqui vai, os palestinianos não tinham nada que aceitar o facto consumado do roubo de terrras com limpeza étnica (crime contra a humanidade punível com a forca). E não reconhecem à ONU (em 1948 eram 40 e tal países gatos pingados implicados mais ou menos na shoa e desejosos de apresentarem a respectiva factura a terceiros inocentes, os palestinianos) nenhum direito de dispor da sua Pátria . NENHUM DIREITO. Querem que a ONU se foda. Porque não tem nandato para dar terras alheias. Qualquer decisão nesse sentido é juridicamente inexistente por ilegitimidade do disponente. Inexistente e constitutiva de outro crime contra a humanidade. Percebido ? Na Palestina mandam EXCLUSIVAMENTE os palestinianos, pelo que será recuperada pelas armas e os criminosos justiçados à Nuremberga. Mainada. Perceberam, ó mongalhada ?

    Gostar

  49. Euroliberal permalink
    20 Outubro, 2010 17:33

    errata: Mandato. Aliás a resolução não vinculativa de 1948, rejeitada pelos árabes por ilegal, dava aos judeus 52% da Palestina, mas a linha verde de 1967 representa 78% e o status quo actual cerca de 90%. Onde está portanto a resolução que aprovou a diferença ? E as resoluções que exigiam o retorno de TODOS os expulsos (e que assim seriam a maioria) já foram cumpridas ?

    Assim se prova que mesmo aceitando-se as resoluções ilegais da ONU no seu conjunto, haveria uma larga maioria muçulmana na Palestina que revogaria as leis nazi-sionistas e o regime. Mas a escumalha sionista só fala de algumas resoluções (não de todas) e ainda as interpreta mal… Vamos ver se a mongalhada percebe agora. Duvido, a estupidez humana é ilimitada….

    Gostar

  50. Outside permalink
    20 Outubro, 2010 17:38

    Caro Euroliberal,
    Apesar da escrita mais agressiva/apaixonada é de louvar a sua presença por aqui, pelo rigor e pela defesa dos FACTOS, da HISTÓRIA que não se re-inventa por mais que a maioria o deseje.

    Fique bem.

    Gostar

  51. Euroliberal permalink
    20 Outubro, 2010 17:40

    E o comandante da Palmach que SE FODA também. Aliás, já está a fazer tijolo há muito. O que disse ou não disse é IRRELEVANTE. Desde quando é que um ladrão tem direito a pronunciar-se sobre a propriedade da coisa roubada ? Estão bêbados ? Esse terrorista não tem voto na matéria, nem sobre a corda que o deve enforcar. O assunto está mais que discutido e agora só a guerra á que vai decidir o futuro triste dos nazi-sionistas. Deixem-nos pousar…

    Gostar

  52. 20 Outubro, 2010 17:55

    Miguel Madeira, os judeus formaram o Estado nos limites da Partilha. Os territórios acrescentados resultam das guerras que lhe foram posteriormente declaradas.
    Aliás a ideia de que as terras ocupadas configuram uma ilegalidade, é bastante disputada. É verdade que a Carta das Nações Unidas proibe a aquisição de territórios pela guerra, mas refere-se claramente a guerras ofensivas.
    Não foi o caso. As terras ocupadas por Israel foram-no na sequência de guerras defensivas vitoriosas.
    Há bastos exemplos disso na Europa, como por exemplo o caso de Gdansk, outrora território germânico.
    Mas isso é outra discussão..

    Gostar

  53. Euroliberal permalink
    20 Outubro, 2010 18:09

    Lá está a besta sionista a desconversar….você não percebe nada direito internacional, que mudou radicalmente despois de 1945. Israel foi sempre o agressor desde 1947,
    porque ocupa ILEGALMENTE a Palestina desde então e o agressor não pode invocar legítima defesa em caso algum. SÓ o agredido, por definição. Desde quando é que o ladrão pode invocar legítima defesa comtra o roubado ou a polícia ? O OCUPANTE É SEMPRE CRIMINOSO DE GUERRA E O OCUPADO TEM SEMPRE O DIREITO DE RESISTIR PELAS ARMAS À OCUPAÇÃO, sem que lhe possa ser oposta qualquer legítima defesa .

    Desde Nuremberga que qualquer acção militar fora da legítima defesa, constitui por si só CRIME DE GUERRA, independentemente de outras ocorrências no decurso da mesma que sejam constitutivas de outros crimes (assassinato de prisioneiros, de população civil, etc.) . Por isso Keitel e Jodl, do Oberkommando alemão foram enforcados embora não tenham ordenado nenhum massacre em concreto. Mas desencadearam uma guerra ofensiva, que é por si só criminosa. O seu professor de direito na Academia devia ter aprendido por livros muito antigos…mas é lamentável que ninguém dê formação adequada actualmente….Só neoconeiragem estúpida…

    Gostar

  54. A. R permalink
    20 Outubro, 2010 21:11

    Há quem compre tudo, a troco de pataco, do que o genocida Mufti de Jerusalem ditava e negociava com Hitler. Andam a ver demasiado Palywood, acreditam no Lobo Mau e nos três porquinhos e sofrem de Alzeimer pois a memória não se estende além de 1945 e de lá até cá tem lapsos extensos o que é comum à tropa fandanga e aos atormentados pelo ódio irracional.

    Obviamente que não há nenhum povo palestiniano: é uma invenção a mando dos nazis que se refugiaram na Síria e pretendiam continuar a perseguir os Judeus por intermédio do Mufti. Diga-se que 170 000 islâmicos lutaram nos exércitos de Hitler e a cartilha do ódio ficou bem passada.

    Os Judeus aliás foram perseguidos nos países vizinhos: mais de 500 000 foram vítimas de ódio num dos maiores êxodos da humanidade. Nem o pederasta Yasser Arafat (morreu de SIDA e infectou muitas crianças) era palestiniano: era Egípcio e associou-se com uma cambada para ter um país onde pudesse chular a Europa e o resto do Mundo. Aliás foi um dos homens mais corruptos e ladrões alguma vez conhecido que amealhou uma fortuna colossal: o pessoal do Hamas anda a tentar chegar-lhe aos calcanhares em atrocidades (perguntem a Mosab Hassan Yousef). É possível civilizar estes dirigentes: talvez. Devemos mostrar-lhe o calendário e convencê-los que estamos no Sec XXI, que as suas crescentadas por todo o oriente exterminaram povos sem conta e deram origem a mais de 140 milhões de mortos e que está na altura de se civilizarem. Depois tem que se falar em Direitos Humanos, separação de poderes, liberdade religiosa e outros bens fundamentais que mais de 1500 anos de decadência lhes taparam.

    À custa de quê esta fortuna de Yasser Arafat: de uma massa analfabetizada, brutalizada e emprenhada de ódio islâmico mas que até vive, graças à caridade da comunidade internacional, com padrões de vida superiores a algumas zonas da Europa. Mas que povo é este: é uma população de origem árabe que ali acostou durante o protectorado britânico. Dar-lhe um estado é como dar um Estado no Algarve aos Ingleses. Muitos “palestinianos” estão ansiosos de ajustar contas com o Hamas.

    Poderiam ter ficado em Israel e não quiseram; os Judeus queriam ter ficado no Egipto, na Síria, etc e foram violentados para sairem: esta é a enorme diferença entre Israel e os incivilizados países ditatoriais que o circundam.

    Israel é um Estado de direito cujos presos cometeram delitos graves e foram julgados em tribunais independentes nos quais até figuram juizes árabes. Não tem pena de morte mas quem não se entrega à Justiça pode ver a Justiça ser-lhe entregue pela mesma medida com que se tornaram culpados: estejam onde estiverem.

    Nos territórios ditos palestinianos não há presos políticos: são fuzilados, defenestrados e enforcados sem julgamento. Os fuzilados são tão esburacados (vide o fuzilamento dos soldados da Fatah) que até os orgãos não se aproveitariam para entregar aos chineses em troca das armas que recebem. Quanto a mortos palestinianos: esses são na esmagadora maioria obra da monarquia hachemita da Jordânia. Os mortos cristãos não têm descanso: até as ossadas são arrancadas da tumba onde jaziam por estes selvagens.

    Israel não é um país é um bem da Humanidade inteira: o seu potencial científico é tão só 10% de toda a humanidade.
    A “Palestina” poderá um dia ser um Estado mas será sempre uma aberração política e um desastre humanitário. Enquanto as escolas de Israel criam físicos, químicos, biólogos para Nobel nos territórios palestinianos educa-se com dinheiros europeus para explodir crianças, lançar bombas e abrir túneis para contrabando, ensinar a apedrejar, partir tíbias no meio da rua, enforcar por tudo e por nada, etc. Israel singrou os outros vegetam na desgraça que eles próprios criaram.

    Viva Israel, Viva a Mossad, Viva o Tzahal

    Gostar

  55. A. R permalink
    20 Outubro, 2010 21:21

    “Torturas pelos assassinos das SS Tsahal…business as usual…

    E ocultam os cadáveres de palestinianos assassinados porque lhes retiraram órgãos ! Isto nem lembrou aos nazis…
    http://www.facebook.com/#!/video/video.php?v=1407045385493

    IOL, IOL Pallywwod. Carros israelitas atropelam meninos, mortos a ressuscitar, feridos numa perna e queixosos de outra, vestido de noiva em cima de escombros, etc … . A arte do cinema-photoshop nas garagens do Hamas e embustes que as agências nazi-islamitas propagam.

    Gostar

  56. Euroliberal permalink
    21 Outubro, 2010 15:07

    A.R. o exemplo típico do revisionismo sionista, do negacionismo da Nakba. Há milhares desses videos, e fotos e ainda mais horríveis na internet… é escusado negar, é como tapar o sol com uma peneira…Os collabos do nazi-sionismo podem acabar mal…

    Gostar

  57. Euroliberal permalink
    21 Outubro, 2010 17:12

    Mais um artigo sobre o sórdido roubo de órgãos e ocultação de cadáveres de resistentes à ditadura sionista-apartheidesca. Os nazi-sionistas roubam as terras, roubam a identidade e roubam a vida dos palestinianos mas ainda não lhes chega. Roubam também os orgãos dos cadáveres e os próprios cadáveres !
    http://www.alterinfo.net/Les-detrousseurs-de-cadavres-d-Israel_a36037.html

    Gostar

Indigne-se aqui.