Saltar para o conteúdo

Amnésias e branqueamentos

7 Novembro, 2010

 
Convirá recordar que a Igreja da Sagrada Família foi incendiada a 21 de Julho de 1936 pelos anarquistas agrupados na FAI. Estes incendiaram a igreja e queimaram as maquetes, esboços e desenhos de Gaudí. O próprio túmulo de Gaudí à semelhança do que acontecera com o dos seus mecenas Dalmases-Bocabella esteve para ser profanado. Tal não aconteceu nesse dia em que os revolucionários ou “descontrolados” como num processo de branqueamento passarão a ser conhecidos mas meses depois sob a suspeita recorrente de que existiam armas escondidas nas igrejas o túmulo de Gaudí seria aberto. Muitos edifícios foram destruídos em Espanha durante a Guerra Civil mas o que aconteceu às igrejas de Barcelona em Julho de 1936 não se deve a combates, bombardeamentos. Foi sim o resultado da intolerância do anti-clericalismo.

Igreja da Sagrada Família a arder em Julho de 1936

35 comentários leave one →
  1. ramiro marques's avatar
    7 Novembro, 2010 11:44

    Bom post. Sobre os dois pesos e duas medidas e o double speak da esquerda, leiam este texto e digam-me lá se a ideologia socialista não assenta sobre uma grande mentira:
    É certo e sabido que os cortes entre 3 e 10% nos salários dos professores vão direitinhos para pagar os projectos associados ao TGV e outras parcerias público-privadas. Não houvesse esses encargos e bastaria o congelamento de salários para sossegar os credores internacionais.

    Agora, acompanhe o meu raciocínio.

    Quando o PSD levou ao Parlamento uma proposta para suspender o TGV e outras parcerias público-privadas quem veio em socorro do Governo socialista votando contra a proposta de suspensão do TGV?

    Acertou: foi Louçã, Ana Drago e demais deputados do BE e do PCP.

    Continue, por favor, a acompanhar o meu raciocínio.

    Quem é que disse que entre manter José Sócrates no Governo e abrir caminho a eleições antecipadas que levem Pedro Passos Coelho ao poder escolheria o primeiro?

    Acertou. Foi Francisco Louçã.

    Peço-lhe só mais um pequeno esforço: quem é que se manifestou contra a proposta de Pedro Passos Coelho de responsabilizar civil e criminalmente os governantes que não cumpram os Orçamentos, acusando-o de estar a fantasiar?

    Acertou. Foi Francisco Louçã.

    Agora, liberte-se dos preconceitos de esquerda, e diga-me lá quem é a bengala preferida de José Sócrates?

    Acertou: é Franciso Louçã, o “amigo” dos professores.

    Gostar

  2. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    7 Novembro, 2010 11:50

    Sem querer até dizer que não tem alguma razão….quem a quando da recepção ao presidente Chinês não esteve presente?Não que tenha muita importância…tão só por se ser exacto..mais nada…na vida como no dinheiro o que hoje é preto amanhã é branco..depende do vento favorável……é próprio dos ser humano não é?

    O Presente não Existe….mas é nele que vivemos..O presente contém sempre uma partícula de passado e uma partícula de futuro, e parece que isso é necessário ao tempo…..

    Gostar

  3. Manuel Silva's avatar
    Manuel Silva permalink
    7 Novembro, 2010 11:53

    E a homilía do Ramiro Marques versa que tema? Algo a ver com o post?
    É professor? Deve ser uma grande confusão nas suas aulas, o Ramiro começa a falar sobre pressão atmosféria e logo um aluno começa a dissertar sobre o estado do tempo no Porto-Benfica e no Hulk e Fábio Coentrão.
    Devem ser umas aulas mesmo muito engraçadas.
    Dá aulas onde?

    Gostar

  4. Manuel Silva's avatar
    Manuel Silva permalink
    7 Novembro, 2010 11:58

    Sem duvida que o que aconteceu a algumas igrejas foi anti-clericalismo, coisa diferente de anti-religiosidade. Clericalismo vem clérigos, e estes são homens. Talvez o anti-clericalismo tenha sido a expressão da revolta contra as cumplicidades dos homens da hierarquia religiosa.
    Também convém não esquecer, além da destruição de igrejas, a destruição de pessoas, os fuzilamentos efectuados pelos franquistas e também, claro pelos republicanos. Apenas que os franquistas venceram e, como vencedores, chacinaram os vencidos e mais uns quantos que lhes apeteceu.

    Gostar

  5. ramiro marques's avatar
    7 Novembro, 2010 12:01

    O Centro-direita português deve olhar para o que o Presidente Sebastian Pinera está a fazer no Chile:
    El centro-derecha en Chile estuvo 20 años en la oposición. Muchos creyeron que nos íbamos a morir allí, pero nunca perdimos la fe en nuestras convicciones: un concepto integral de la libertad en lo político -la democracia-, en lo económico -la economía social de mercado- y en lo social -la igualdad de oportunidades-. Y hemos demostrado que el mito de que Chile era un país culturalmente de centro-izquierda no era verdad. Hoy tenemos un apoyo que se acerca a dos tercios de los chilenos. Estamos construyendo una nueva derecha en nuestro país, muy alejada de los totalitarismos y de los atropellos a los derechos humanos, y muy comprometida con la libertad y con el futuro. (Sebastian Pinera)

    Gostar

  6. Licas's avatar
    Licas permalink
    7 Novembro, 2010 12:32

    Pois, em 1936 . . . e tinha a *provecta* idade de . . . 2 anos.
    NÃO HAVERÁ ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES —– > HOJE?

    Gostar

  7. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    7 Novembro, 2010 12:36

    TEM RAZÃO HELENA..A MEMÓRIA É MUITO CURTA..
    http://www.youtube.com/watch?v=R4YpD1Q58oY

    Gostar

  8. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    7 Novembro, 2010 12:37

    MUITA RAZÃO MESMO…

    Gostar

  9. tric's avatar
  10. Bulimunda's avatar
  11. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    7 Novembro, 2010 12:58

    E para lá do Santo Ofício temos também a expulsão dos judeus, o saque de Silves, as matanças dos invasores bárbaros ou a fúria dos almoádas. Podemos chegar aos cruéis rituais dos pagãos ou às legiões romanas entrado nos povoados lusitanos mas, tal como tudo isto, tem nome de que o fez também é iportante que se perceba que, em 1936, a Sagrada Família e os desenhos de Gaudí não arderam em auto-combustão e nem sequer como um efeito colateral da guerra.

    Gostar

  12. tric's avatar
  13. tric's avatar
    tric permalink
    7 Novembro, 2010 13:03

    Gostar

  14. Piscoiso's avatar
    7 Novembro, 2010 13:33

    Oh carago. Queimaram a maquete do Gaudi.

    Gostar

  15. Licas's avatar
    Licas permalink
    7 Novembro, 2010 13:39

    A Guerra *Civil* Espanhola . . . *Civil* AQUILO????

    Gostar

  16. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    7 Novembro, 2010 14:35

    Um povo que destroi o que de melhor tem no seu patrimonio artistico, como é o caso da Igreja da Sagrada Familia, não vale a agua que bebe. Os catalães são cinicos, antipaticos e presumidos. Sem o resto da Espanha não eram nada, mas teem a mania que vivem na Suiça. Barcelona é a cidade da Europa com mais ladrões por m2. Muito pior que Napoles.
    Este episodio do Papa é bem elucidativo de como eles são. Se eu mandasse em Espanha, dava-lha a independencia já. Puta que os pariu.

    Gostar

  17. Nuno Gonçalves's avatar
    7 Novembro, 2010 14:57

    Bem lembrado, Helena. Excelente post.

    Gostar

  18. miguelmadeira's avatar
    7 Novembro, 2010 15:59

    “Se eu mandasse em Espanha, dava-lha a independencia já.”

    E quem é que ia dar de comer aos espnhóis?

    Gostar

  19. Farto deles todos's avatar
    Farto deles todos permalink
    7 Novembro, 2010 17:48

    miguelmadeira
    E quem é que ia dar de comer aos espanhóis? A sua pergunta pressupõe ou que pressupor que a Catalunha é a Comunidade que produz maior riqueza em Espanha. Puro engano, a Comunidade de Madrid, com menor extensão do que a Catalunha, é de longe a que mais produz em termos de riqueza. E tem muita razão o Jorge Paulo que que os catalães, de todos os espanhóis, são os mais cinicos, antipaticos e presumidos.

    Gostar

  20. floribundus's avatar
    floribundus permalink
    7 Novembro, 2010 17:57

    Herrad von Landsberg (ca 1180) apresentou o Anticristo em iluminura no Hortus deliciarum.
    conheci de vista em Campo de Ourique um companheiro do Almirante Canaris que em 1936 andou com ele em Espanha a comprar armas que o general José Sanjurjo mandou armazenar em vários locais.

    Gostar

  21. Tolstoi's avatar
    Tolstoi permalink
    7 Novembro, 2010 18:27

    Farto deles todos

    Só uma informação para não se ficar na ignorância, o maior PIB per capita de Espanha
    é o do País Basco. Quanto a constatações subjectivas como cinismo etc são de evitar.

    Gostar

  22. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    7 Novembro, 2010 18:43

    Tolstoi,
    “Quanto a constatações, etc” , se acha isso é porque não os conhece. Sei do que falo, porque já lá vivi uns tempos.

    Gostar

  23. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    7 Novembro, 2010 20:27

    Essa Igreja foi incendiada pelas tropas falangistas. Há provas históricas disso.
    O «franquismo» em Espanha foi o reinado de Santanás.
    Todos os franquistas – inimigos da fé e dos Evangelhos – deviam ser excomungados.

    Gostar

  24. Farto deles todos's avatar
    Farto deles todos permalink
    7 Novembro, 2010 22:08

    Tolstoi
    Se reparou bem comparei a Catalunha com a Comunidade de Madrid. Quanto aos Catalães exigiram e conseguiram que o PSOE de Zapatero entregasse nas Finanças Catalãs quase toda a receita Fiscal cobrada na Catalunha, mandanda às malvas a solidariedade para com as muito mais pobres, Andaluzia e Extremadura. Assim produza a Catalunha o que produza , não mata a fome a nenhun espanhol.

    Gostar

  25. A. R's avatar
    A. R permalink
    7 Novembro, 2010 22:19

    O comunismo enquadra-se melhor, pela forma de actuar, como uma seita criminosa do que como uma ideologia. Em 36 mostraram toda a sua selvajaria e não perceberam a razão de ter perdido a guerra que iniciaram depois de umas eleições ilegais e de resultados manipulados. Quem ganhou a guerra não foi Franco: foi a nação espanhola que se ergueu contra a besta comunista estalinista e ajudantes de mais de 10 países. Lutaram por uma nação e a frente popular lutava para submeter Espanha a colónia da URSS. Por isso Franco tomou a Catalunha sem luta e foi vitoriado enquanto os assassinos partiam cobardemente com ouro, obras de arte e valores de toda a ordem para um exílio dourado deixando os jagunços que lhes faziam o serviço para serem julgados.

    Gostar

  26. Farto deles todos's avatar
    Farto deles todos permalink
    7 Novembro, 2010 22:20

    Tolstoi
    Eu disse que rendimento per capita da Comunidade de Madrid é superior ao da Catalunha e acrescento que o montante de impostos pago por Madrid é muito superior, também. Os Catalães são tão solidários que exigiram e o PSOE de Zapatero concedeu-lhes a quase totalidade dos impostos cobrados na Catalunha em detrimento da ajuda às mais pobres Andaluzia e Extremadura. Por isso os catalães não matam a fome a nenhum espanhol com excepção do aragonês Carod-Rovira.

    Gostar

  27. miguelmadeira's avatar
    7 Novembro, 2010 22:21

    Bem, já que estamos numa maré de videos, vou meter também um

    http://www.youtube.com/v/MugPyyjU4nc?version=3

    Gostar

  28. miguelmadeira's avatar
  29. miguelmadeira's avatar
    7 Novembro, 2010 22:27

    A.R.

    você está um bocado confundido – leia lá outra vez o post da Helena Matos e não misture alhos com bugalhos

    Gostar

  30. miguelmadeira's avatar
    7 Novembro, 2010 22:46

    Entretanto desisti dos videos…

    Gostar

  31. o sátiro's avatar
    8 Novembro, 2010 00:36

    A HM acerta sempre nos temas incómodos que provam à saciedade a selvajaria esquerdista-jacobina-maçónica.
    Uma das maiores mentiras Históricas dos sécs XX e XXI é sobre a “bondade” dos republicanos espenhóis e da malvadez dos franquistas.
    Ora, a História há-de mostrar–porque os factos são indesmentíveis!!!-que foi precisamente o contrário.
    Ainda não é assim, porque as escolas, os media, o politicamente correcto intoxicam permanentemente de mentiras infames os acontecimentos.
    Alguém acredita que os profs do BE,PCP ou até PS ensinem a verdade sobre a guerra civil espanhola?
    OU A VERDADE SOBRE QUEM FOI SAKHAROV? E GUILLERMO FARIÑAS? e a importância do Prémio Sakharov para a civilização europeia e mundial?
    A Min da Educação devia preocupar-se com os conteúdos temáticos do ensino, em vez de ser o Min do Trabalho das Escolas!

    Gostar

  32. revolta popular's avatar
    revolta popular permalink
    8 Novembro, 2010 00:51

    Pequena correcção à HM.
    Aquilo não foi anti-clericalismo.
    Aquilo foi anti-catolicismo e anti-civilização.
    Se repararmos nas “reportagens” da tresloucada (tanto como o Borga…) correspondente da RTP em Madrid, nota-se uma esquizofrenia desesperada em mentir sobre a Guerra civil e o Franquismo.
    Na reportagem sobre a beatificação de quase 500 católicos, cruelmente assassinados pelos stalinistas-republicanos, que decorreu em Roma a pobre coitada mental só falou nas “maldades” da ICAR.

    Mas sabe-se que os católicos eram normalmente assassinados a sangue frio, indefesos, só por serem católicos e muitos foram ENTERRADOS VIVOS.
    Acaso a tresloucada falou sobre isso? Claro que não!
    Esta cambada defende as bestas, os bárbaros, sejam stalinistas, jacobinos ou sarracenos.
    O primeiro cigano católico do Mundo beatificado foi um espanhol cruelmente assassinado pelos republicanos-ateus-stalinistas-jacobinos por ter sido encontrado a REZAR O TERÇO E SE TER RECUSADO A NEGAR A SUA FÉ.
    FUZILADO ENQUANTO GRITAVA:
    VIVA CRISTO-REI!

    Gostar

  33. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    8 Novembro, 2010 02:01

    E os que morreram gritando «Viva a Liberdade», fuzilados pelas milicias assassinas do Franco?
    Aliás as milicias satânicas do Franco tinham um slogan apropriado «Viva la muerte!|».
    Este «revolta popular» deve ser filho do Cabrão!

    Gostar

  34. revolta popular's avatar
    revolta popular permalink
    8 Novembro, 2010 05:47

    Ó Arlindo.
    Esses q gritavam viva a liberdade ( a deles, não a do povo….) eram soldados apanhados em batalhas.
    não eram CIVIS INDEFESOS…
    Dá para perceber, ou é preciso um desenho…?

    Gostar

  35. João Pedro's avatar
    9 Novembro, 2010 00:35

    A Guerra civil de Espanha foi uma das maiores barbáries do século XX, tanto da parte dos nacionalistas como republicanos. Nela não havia prisoneiros…nem moderados.

    Gostar

Indigne-se aqui.