Saltar para o conteúdo

Amnésias e branqueamentos

7 Novembro, 2010

 
Convirá recordar que a Igreja da Sagrada Família foi incendiada a 21 de Julho de 1936 pelos anarquistas agrupados na FAI. Estes incendiaram a igreja e queimaram as maquetes, esboços e desenhos de Gaudí. O próprio túmulo de Gaudí à semelhança do que acontecera com o dos seus mecenas Dalmases-Bocabella esteve para ser profanado. Tal não aconteceu nesse dia em que os revolucionários ou “descontrolados” como num processo de branqueamento passarão a ser conhecidos mas meses depois sob a suspeita recorrente de que existiam armas escondidas nas igrejas o túmulo de Gaudí seria aberto. Muitos edifícios foram destruídos em Espanha durante a Guerra Civil mas o que aconteceu às igrejas de Barcelona em Julho de 1936 não se deve a combates, bombardeamentos. Foi sim o resultado da intolerância do anti-clericalismo.

Igreja da Sagrada Família a arder em Julho de 1936

35 comentários leave one →
  1. ramiro marques's avatar
    7 Novembro, 2010 11:44

    Bom post. Sobre os dois pesos e duas medidas e o double speak da esquerda, leiam este texto e digam-me lá se a ideologia socialista não assenta sobre uma grande mentira:
    É certo e sabido que os cortes entre 3 e 10% nos salários dos professores vão direitinhos para pagar os projectos associados ao TGV e outras parcerias público-privadas. Não houvesse esses encargos e bastaria o congelamento de salários para sossegar os credores internacionais.

    Agora, acompanhe o meu raciocínio.

    Quando o PSD levou ao Parlamento uma proposta para suspender o TGV e outras parcerias público-privadas quem veio em socorro do Governo socialista votando contra a proposta de suspensão do TGV?

    Acertou: foi Louçã, Ana Drago e demais deputados do BE e do PCP.

    Continue, por favor, a acompanhar o meu raciocínio.

    Quem é que disse que entre manter José Sócrates no Governo e abrir caminho a eleições antecipadas que levem Pedro Passos Coelho ao poder escolheria o primeiro?

    Acertou. Foi Francisco Louçã.

    Peço-lhe só mais um pequeno esforço: quem é que se manifestou contra a proposta de Pedro Passos Coelho de responsabilizar civil e criminalmente os governantes que não cumpram os Orçamentos, acusando-o de estar a fantasiar?

    Acertou. Foi Francisco Louçã.

    Agora, liberte-se dos preconceitos de esquerda, e diga-me lá quem é a bengala preferida de José Sócrates?

    Acertou: é Franciso Louçã, o “amigo” dos professores.

    Gostar

  2. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    7 Novembro, 2010 11:50

    Sem querer até dizer que não tem alguma razão….quem a quando da recepção ao presidente Chinês não esteve presente?Não que tenha muita importância…tão só por se ser exacto..mais nada…na vida como no dinheiro o que hoje é preto amanhã é branco..depende do vento favorável……é próprio dos ser humano não é?

    O Presente não Existe….mas é nele que vivemos..O presente contém sempre uma partícula de passado e uma partícula de futuro, e parece que isso é necessário ao tempo…..

    Gostar

  3. Manuel Silva's avatar
    Manuel Silva permalink
    7 Novembro, 2010 11:53

    E a homilía do Ramiro Marques versa que tema? Algo a ver com o post?
    É professor? Deve ser uma grande confusão nas suas aulas, o Ramiro começa a falar sobre pressão atmosféria e logo um aluno começa a dissertar sobre o estado do tempo no Porto-Benfica e no Hulk e Fábio Coentrão.
    Devem ser umas aulas mesmo muito engraçadas.
    Dá aulas onde?

    Gostar

  4. Manuel Silva's avatar
    Manuel Silva permalink
    7 Novembro, 2010 11:58

    Sem duvida que o que aconteceu a algumas igrejas foi anti-clericalismo, coisa diferente de anti-religiosidade. Clericalismo vem clérigos, e estes são homens. Talvez o anti-clericalismo tenha sido a expressão da revolta contra as cumplicidades dos homens da hierarquia religiosa.
    Também convém não esquecer, além da destruição de igrejas, a destruição de pessoas, os fuzilamentos efectuados pelos franquistas e também, claro pelos republicanos. Apenas que os franquistas venceram e, como vencedores, chacinaram os vencidos e mais uns quantos que lhes apeteceu.

    Gostar

  5. ramiro marques's avatar
    7 Novembro, 2010 12:01

    O Centro-direita português deve olhar para o que o Presidente Sebastian Pinera está a fazer no Chile:
    El centro-derecha en Chile estuvo 20 años en la oposición. Muchos creyeron que nos íbamos a morir allí, pero nunca perdimos la fe en nuestras convicciones: un concepto integral de la libertad en lo político -la democracia-, en lo económico -la economía social de mercado- y en lo social -la igualdad de oportunidades-. Y hemos demostrado que el mito de que Chile era un país culturalmente de centro-izquierda no era verdad. Hoy tenemos un apoyo que se acerca a dos tercios de los chilenos. Estamos construyendo una nueva derecha en nuestro país, muy alejada de los totalitarismos y de los atropellos a los derechos humanos, y muy comprometida con la libertad y con el futuro. (Sebastian Pinera)

    Gostar

  6. Licas's avatar
    Licas permalink
    7 Novembro, 2010 12:32

    Pois, em 1936 . . . e tinha a *provecta* idade de . . . 2 anos.
    NÃO HAVERÁ ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES —– > HOJE?

    Gostar

  7. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    7 Novembro, 2010 12:36

    TEM RAZÃO HELENA..A MEMÓRIA É MUITO CURTA..
    http://www.youtube.com/watch?v=R4YpD1Q58oY

    Gostar

  8. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    7 Novembro, 2010 12:37

    MUITA RAZÃO MESMO…

    Gostar

  9. tric's avatar
  10. Bulimunda's avatar
  11. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    7 Novembro, 2010 12:58

    E para lá do Santo Ofício temos também a expulsão dos judeus, o saque de Silves, as matanças dos invasores bárbaros ou a fúria dos almoádas. Podemos chegar aos cruéis rituais dos pagãos ou às legiões romanas entrado nos povoados lusitanos mas, tal como tudo isto, tem nome de que o fez também é iportante que se perceba que, em 1936, a Sagrada Família e os desenhos de Gaudí não arderam em auto-combustão e nem sequer como um efeito colateral da guerra.

    Gostar

  12. tric's avatar
  13. tric's avatar
    tric permalink
    7 Novembro, 2010 13:03

    Gostar

  14. Piscoiso's avatar
    7 Novembro, 2010 13:33

    Oh carago. Queimaram a maquete do Gaudi.

    Gostar

  15. Licas's avatar
    Licas permalink
    7 Novembro, 2010 13:39

    A Guerra *Civil* Espanhola . . . *Civil* AQUILO????

    Gostar

  16. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    7 Novembro, 2010 14:35

    Um povo que destroi o que de melhor tem no seu patrimonio artistico, como é o caso da Igreja da Sagrada Familia, não vale a agua que bebe. Os catalães são cinicos, antipaticos e presumidos. Sem o resto da Espanha não eram nada, mas teem a mania que vivem na Suiça. Barcelona é a cidade da Europa com mais ladrões por m2. Muito pior que Napoles.
    Este episodio do Papa é bem elucidativo de como eles são. Se eu mandasse em Espanha, dava-lha a independencia já. Puta que os pariu.

    Gostar

  17. Nuno Gonçalves's avatar
    7 Novembro, 2010 14:57

    Bem lembrado, Helena. Excelente post.

    Gostar

  18. miguelmadeira's avatar
    7 Novembro, 2010 15:59

    “Se eu mandasse em Espanha, dava-lha a independencia já.”

    E quem é que ia dar de comer aos espnhóis?

    Gostar

  19. Farto deles todos's avatar
    Farto deles todos permalink
    7 Novembro, 2010 17:48

    miguelmadeira
    E quem é que ia dar de comer aos espanhóis? A sua pergunta pressupõe ou que pressupor que a Catalunha é a Comunidade que produz maior riqueza em Espanha. Puro engano, a Comunidade de Madrid, com menor extensão do que a Catalunha, é de longe a que mais produz em termos de riqueza. E tem muita razão o Jorge Paulo que que os catalães, de todos os espanhóis, são os mais cinicos, antipaticos e presumidos.

    Gostar

  20. floribundus's avatar
    floribundus permalink
    7 Novembro, 2010 17:57

    Herrad von Landsberg (ca 1180) apresentou o Anticristo em iluminura no Hortus deliciarum.
    conheci de vista em Campo de Ourique um companheiro do Almirante Canaris que em 1936 andou com ele em Espanha a comprar armas que o general José Sanjurjo mandou armazenar em vários locais.

    Gostar

  21. Tolstoi's avatar
    Tolstoi permalink
    7 Novembro, 2010 18:27

    Farto deles todos

    Só uma informação para não se ficar na ignorância, o maior PIB per capita de Espanha
    é o do País Basco. Quanto a constatações subjectivas como cinismo etc são de evitar.

    Gostar

  22. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    7 Novembro, 2010 18:43

    Tolstoi,
    “Quanto a constatações, etc” , se acha isso é porque não os conhece. Sei do que falo, porque já lá vivi uns tempos.

    Gostar

  23. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    7 Novembro, 2010 20:27

    Essa Igreja foi incendiada pelas tropas falangistas. Há provas históricas disso.
    O «franquismo» em Espanha foi o reinado de Santanás.
    Todos os franquistas – inimigos da fé e dos Evangelhos – deviam ser excomungados.

    Gostar

  24. Farto deles todos's avatar
    Farto deles todos permalink
    7 Novembro, 2010 22:08

    Tolstoi
    Se reparou bem comparei a Catalunha com a Comunidade de Madrid. Quanto aos Catalães exigiram e conseguiram que o PSOE de Zapatero entregasse nas Finanças Catalãs quase toda a receita Fiscal cobrada na Catalunha, mandanda às malvas a solidariedade para com as muito mais pobres, Andaluzia e Extremadura. Assim produza a Catalunha o que produza , não mata a fome a nenhun espanhol.

    Gostar

  25. A. R's avatar
    A. R permalink
    7 Novembro, 2010 22:19

    O comunismo enquadra-se melhor, pela forma de actuar, como uma seita criminosa do que como uma ideologia. Em 36 mostraram toda a sua selvajaria e não perceberam a razão de ter perdido a guerra que iniciaram depois de umas eleições ilegais e de resultados manipulados. Quem ganhou a guerra não foi Franco: foi a nação espanhola que se ergueu contra a besta comunista estalinista e ajudantes de mais de 10 países. Lutaram por uma nação e a frente popular lutava para submeter Espanha a colónia da URSS. Por isso Franco tomou a Catalunha sem luta e foi vitoriado enquanto os assassinos partiam cobardemente com ouro, obras de arte e valores de toda a ordem para um exílio dourado deixando os jagunços que lhes faziam o serviço para serem julgados.

    Gostar

  26. Farto deles todos's avatar
    Farto deles todos permalink
    7 Novembro, 2010 22:20

    Tolstoi
    Eu disse que rendimento per capita da Comunidade de Madrid é superior ao da Catalunha e acrescento que o montante de impostos pago por Madrid é muito superior, também. Os Catalães são tão solidários que exigiram e o PSOE de Zapatero concedeu-lhes a quase totalidade dos impostos cobrados na Catalunha em detrimento da ajuda às mais pobres Andaluzia e Extremadura. Por isso os catalães não matam a fome a nenhum espanhol com excepção do aragonês Carod-Rovira.

    Gostar

  27. miguelmadeira's avatar
    7 Novembro, 2010 22:21

    Bem, já que estamos numa maré de videos, vou meter também um

    http://www.youtube.com/v/MugPyyjU4nc?version=3

    Gostar

  28. miguelmadeira's avatar
  29. miguelmadeira's avatar
    7 Novembro, 2010 22:27

    A.R.

    você está um bocado confundido – leia lá outra vez o post da Helena Matos e não misture alhos com bugalhos

    Gostar

  30. miguelmadeira's avatar
    7 Novembro, 2010 22:46

    Entretanto desisti dos videos…

    Gostar

  31. o sátiro's avatar
    8 Novembro, 2010 00:36

    A HM acerta sempre nos temas incómodos que provam à saciedade a selvajaria esquerdista-jacobina-maçónica.
    Uma das maiores mentiras Históricas dos sécs XX e XXI é sobre a “bondade” dos republicanos espenhóis e da malvadez dos franquistas.
    Ora, a História há-de mostrar–porque os factos são indesmentíveis!!!-que foi precisamente o contrário.
    Ainda não é assim, porque as escolas, os media, o politicamente correcto intoxicam permanentemente de mentiras infames os acontecimentos.
    Alguém acredita que os profs do BE,PCP ou até PS ensinem a verdade sobre a guerra civil espanhola?
    OU A VERDADE SOBRE QUEM FOI SAKHAROV? E GUILLERMO FARIÑAS? e a importância do Prémio Sakharov para a civilização europeia e mundial?
    A Min da Educação devia preocupar-se com os conteúdos temáticos do ensino, em vez de ser o Min do Trabalho das Escolas!

    Gostar

  32. revolta popular's avatar
    revolta popular permalink
    8 Novembro, 2010 00:51

    Pequena correcção à HM.
    Aquilo não foi anti-clericalismo.
    Aquilo foi anti-catolicismo e anti-civilização.
    Se repararmos nas “reportagens” da tresloucada (tanto como o Borga…) correspondente da RTP em Madrid, nota-se uma esquizofrenia desesperada em mentir sobre a Guerra civil e o Franquismo.
    Na reportagem sobre a beatificação de quase 500 católicos, cruelmente assassinados pelos stalinistas-republicanos, que decorreu em Roma a pobre coitada mental só falou nas “maldades” da ICAR.

    Mas sabe-se que os católicos eram normalmente assassinados a sangue frio, indefesos, só por serem católicos e muitos foram ENTERRADOS VIVOS.
    Acaso a tresloucada falou sobre isso? Claro que não!
    Esta cambada defende as bestas, os bárbaros, sejam stalinistas, jacobinos ou sarracenos.
    O primeiro cigano católico do Mundo beatificado foi um espanhol cruelmente assassinado pelos republicanos-ateus-stalinistas-jacobinos por ter sido encontrado a REZAR O TERÇO E SE TER RECUSADO A NEGAR A SUA FÉ.
    FUZILADO ENQUANTO GRITAVA:
    VIVA CRISTO-REI!

    Gostar

  33. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    8 Novembro, 2010 02:01

    E os que morreram gritando «Viva a Liberdade», fuzilados pelas milicias assassinas do Franco?
    Aliás as milicias satânicas do Franco tinham um slogan apropriado «Viva la muerte!|».
    Este «revolta popular» deve ser filho do Cabrão!

    Gostar

  34. revolta popular's avatar
    revolta popular permalink
    8 Novembro, 2010 05:47

    Ó Arlindo.
    Esses q gritavam viva a liberdade ( a deles, não a do povo….) eram soldados apanhados em batalhas.
    não eram CIVIS INDEFESOS…
    Dá para perceber, ou é preciso um desenho…?

    Gostar

  35. João Pedro's avatar
    9 Novembro, 2010 00:35

    A Guerra civil de Espanha foi uma das maiores barbáries do século XX, tanto da parte dos nacionalistas como republicanos. Nela não havia prisoneiros…nem moderados.

    Gostar

Deixe uma resposta para Jorge Paulo Cancelar resposta