Saltar para o conteúdo

Para que conste:

7 Novembro, 2010
by

Lei n.º 34/87, de 16/7 (Crimes da Responsabilidade de Titulares de Cargos Políticos):
«(…) Artigo 14.º
Violação de normas de execução orçamental

O titular de cargo político a quem, por dever do seu cargo, incumba dar cumprimento a normas de execução orçamental e conscientemente as viole:
a) Contraindo encargos não permitidos por lei;
b) Autorizando pagamentos sem o visto do Tribunal de Contas legalmente exigido;
c) Autorizando ou promovendo operações de tesouraria ou alterações orçamentais proibidas por lei;
d) Utilizando dotações ou fundos secretos, com violação das regras da universalidade e especificação legalmente previstas;
será punido com prisão até um ano

33 comentários leave one →
  1. JJ Pereira's avatar
    JJ Pereira permalink
    7 Novembro, 2010 15:24

    “Wishful thinking”, I presume…

    Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    7 Novembro, 2010 15:31

    Talvez um estabelecimento prisional nas Berlengas para albergar todos os autores desses crimes, construído com diversas alas: a ala do PS, a ala do PSD… etc.

    Gostar

  3. JB's avatar
    7 Novembro, 2010 15:51

    «punido com prisão até um ano»
    Negativo.
    Poderá quanto muito,
    se a questão vier a público e apenas neste caso,
    ser sujeito a um processo disciplinar.
    Que será conduzido melhor ou pior,
    mas em qq dos casos, finalizado com um: “Arquive-se”
    Anos 80/90, no gabinete do MDN (Fernando Nogueira): roubados do gabinete, no fim de semana, um artigo de vestuário e material de escritório.
    Averiguações levadas a cabo, consequências: a dispensa de dois assessores, vindos da estrutura partidária. Apanhados e despedidos. Dali.
    A bem do regime.

    Gostar

  4. VSC's avatar
    VSC permalink
    7 Novembro, 2010 16:07

    Há aqui que elevar a moldura pena, de um ano (1) para dez (10) – ou será uma mera graça.

    Gostar

  5. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    7 Novembro, 2010 16:10

    Porque não? Estes já o fizeram…
    O parlamento islandês decidiu julgar, num tribunal especial, Geir Haarde, que liderava o executivo quando o país entrou em falência, em 2008.

    A decisão de julgar Geir Haarde foi aprovada pelo parlamento e vem no seguimento de uma recomendação emitida pela comissão oficial que investigou o colapso bancário e financeiro da Islândia.

    Geir Haarde é acusado de ter permitido uma expansão desenfreada do sector bancário islandês sem qualquer controlo estatal, com consequências fatais para a economia do país.

    Outros três ministros do executivo da altura, para além do ex-governador do banco central, o chefe da bolsa e dezenas de líderes da banca podem vir, nas próximas semanas, a juntarem-se à lista de personalidades acusadas de participação na ruína financeira de um dos países mais ricos do mundo.

    A decisão de julgar o antigo primeiro-ministro constitui um forte sinal para a classe política islandesa de que a imunidade política pouco vale quando o interesse nacional está em jogo

    Gostar

  6. ramiro marques's avatar
    7 Novembro, 2010 16:25

    É por aqui que podemos levá-los à justiça. Acusação: desorçamentação dolosa, derrapagem negligente e dolosa dos Orçamentos. Haja vontade política do maior partido da oposição se comprometer perante o eleitorado de levar o primeiro-ministro e o ministro das finanças à justiça.

    Gostar

  7. I's avatar
    7 Novembro, 2010 16:44

    Está alguém, em Belém?

    Gostar

  8. Licas's avatar
    Licas permalink
    7 Novembro, 2010 16:49

    Os *encaralhados* P.S. já nem defendem a trupe/gang
    agora em actividade no Poder Executivo: apenas querem-no
    ilibar *porque os outros assim o fizeram*.
    É A *ÉTICA REPUBLICANA* DE QUE TANTO SE GABAM
    MAS QUE NÃO PRATICAM!!!
    E se começássemos agora , logo a partir de 1 de Janeiro de 2011,
    a processar judicialmente os ladrões, os falsários, os traficantes
    de influência, os compadrios, os corruptos que nos (des)governam?
    VALEU SEUS CRÁPULAS?
    DIGAM LÁ?

    Gostar

  9. Insurrecto Meditativ's avatar
    7 Novembro, 2010 16:53

    Resolver o problema, isto é, punir os responsáveis, atendendo à actual situação do país, acabaria por violar, mais uma vez, a lei: tendo em conta que não há dinheiro para quase nada, a não ser jantares luxuosos e outras regalias, Portugal seria obrigado a construir um novo complexo de prisões para albergar estes inúteis que gerem o país.

    Eu cá acordava a exportação dos nossos presos. Quem sabe para o Brasil, naquelas celas de 5 que albergam 15.

    Gostar

  10. Licas's avatar
    Licas permalink
    7 Novembro, 2010 17:00

    Seria *baril* , mas tínhamos que ter o cuidado de excluir completamente
    dos procedinentos o Pinto Monteiro mais a Cândida . . . (cá por coisas . . .)

    Gostar

  11. Licas's avatar
    Licas permalink
    7 Novembro, 2010 17:14

    Insurrecto Meditativ
    Posted 7 Novembro, 2010 at 16:53 | Permalink
    Eu cá acordava a exportação dos nossos presos. Quem sabe para o Brasil, naquelas celas de 5 que albergam 15.
    ______
    O Chile (?) tambem exportou guano durante o século passado . . .

    Gostar

  12. será's avatar
    será permalink
    7 Novembro, 2010 17:16

    o professor jorge miranda já veio dizer que o miúdo que se formou aos 36 anos devia ter concluído o ciclo….em vez de ter andado atrás das Doce’

    Gostar

  13. Insurrecto Meditativ's avatar
    7 Novembro, 2010 18:03

    Licas
    Posted 7 Novembro, 2010 at 17:14 | Permalink
    Insurrecto Meditativ
    Posted 7 Novembro, 2010 at 16:53 | Permalink
    Eu cá acordava a exportação dos nossos presos. Quem sabe para o Brasil, naquelas celas de 5 que albergam 15.
    ______
    O Chile (?) tambem exportou guano durante o século passado . . .

    Licas, analisando bem a situação, nem existe grande diferença entre um guano e um político português: merda, digamos assim. O problema é o seu valor, e nesse aspecto o guano é bem melhor.

    Gostar

  14. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    7 Novembro, 2010 18:17

    Porque não manda você cópia do post para a Procuradoria Geral da Republica?
    Os portugueses tem vindo a concluir que os procuradores desconhecem a lei.

    Gostar

  15. Pável Rodrigues's avatar
    Pável Rodrigues permalink
    7 Novembro, 2010 19:13

    Muito bem. Concordo. Mas espero que Jotinha PC e seus muchachos tenham presente o “Artigo 27º do P.C.P:
    “Cumplicidade
    É punível como cúmplice quem, dolosamente e por qualquer forma, prestar auxílio material ou moral à prática por outrem de um facto doloso.
    É aplicável ao cúmplice a pena fixada para o autor, especialmente atenuada.”
    Faço-me entender?

    Gostar

  16. José's avatar
    José permalink
    7 Novembro, 2010 19:17

    O professor Jorge Miranda que tem feito figuras tristes e de palerma, deveria pensar melhor. A responsabilidade política não esgota a criminal nem se confunde com a mesma. A criminal depende de lei que a contemple e culpa na actuação. Quer dizer, depende do princípio da legalidade e da culpa.
    Ora para se saber se os membros do governo malbarataram as verbas do orçamento, é preciso ver que factos ocorreram. Se por exemplo deram a uma empresa privada negócios com dinheiros do Estado sem qualquer necessidade a isso não se chama responsabilidade política, no caso de se apurar responsabilidades. É outra coisa que o professor Jorge Miranda não quer perceber.

    Gostar

  17. será's avatar
    será permalink
    7 Novembro, 2010 19:43

    nem o prof miranda nem os juristas cá do burgo…parecem aquelas mães babadas que no juramento de bandeira do mancebo filho na parada, segregam orgulhosas: mas o meu filho é o único a fazer bem!

    Gostar

  18. anonimo's avatar
    7 Novembro, 2010 19:58

    Legislação é o que não falta em Portugal. O que falta é aplicá-la a determinados personagens …

    Gostar

  19. anonimo's avatar
    7 Novembro, 2010 20:01

    Leis Acima Ou Fora Da Lei?

    Leis Acima Ou Fora Da Lei?

    Gostar

  20. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    7 Novembro, 2010 20:24

    Devem ser criminalizados todos os actos ilícitos e todas as despesas e déficits realizados à margem das leis aprovadas.
    Inclusivamente devem ser criminalizados todos aqueles que outorgam em nome do Estado contratos ruinosos (estou a lembrar-me das parcerias público-privadas) ou respeitante a empréstimos.
    Quando os politicos começarem a ser presos e os seus começarem a ser confiscados, penhorados e leiloados, talvez acha mais respeito pelos contribuintes.
    Não esquecer que os politicos desta última década condenaram a próxima geração à PRECARIDADE, MISÉRIA E ATÉ TRABALHO ESCRAVO!

    Gostar

  21. Carlos Velasco's avatar
    7 Novembro, 2010 20:26

    Caro CAA,

    Bravo!

    Tenho uma outra pergunta: qual é a punição para os que cometem crime de lesa-pátria?

    Saudações.

    Gostar

  22. kruzes kanhoto's avatar
    7 Novembro, 2010 20:31

    “Conscientemente”. Atenção a este pormenor que faz toda a diferença e que o legislador, conscientemente, não se esqueceu de colocar…

    Gostar

  23. José's avatar
    José permalink
    7 Novembro, 2010 20:47

    Conscientemente quer dizer com dolo que pode ser directo ( querer fazer mesmo aquilo), necessário ( querer fazer outra coisa, mas necessariamente acabar por fazer aquilo) ou eventual ( não querer fazer directamente aquilo mas saber que com determinada acção pode resultar aquilo e mesmo assim conformar-se com essa possibilidade).

    Portanto, não é difícil integrar o tal elemento “conscientemente” porque só fica de fora a negligência ou seja fazer aquilo sem qualquer consciência directa, mas apenas por falta de cuidado, quando existir o dever de ter cuidado.

    Gostar

  24. Piscoiso's avatar
    7 Novembro, 2010 21:07

    Para que conste…
    o Benfica já encaixou três até ao intervalo.

    Gostar

  25. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    7 Novembro, 2010 22:05

    O cãostituicionalista J. Miranda tem a mania que é dono desta constituição pirosa, bafienta e reaccionária.
    Se estivesse prevista constituicionalmente prisão e degredo para os politicos corruptos e ladrões, certamente Portugal não era miséria à beira-mar!

    Gostar

  26. campos de minas's avatar
    campos de minas permalink
    7 Novembro, 2010 22:06

    foram cinco…..foi por isto que o moreira não quis ouvir falar d’escutas…

    Gostar

  27. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    8 Novembro, 2010 01:12

    como o benfica perdeu com dolo, o sócrates (não confundir com o escolástico de constantinopla, nem com o filósofo) está a pensar taxar cada adepto com mil euros para cobrir a dívida .. 17 milhões x 1000 euros .. é obra!

    Gostar

  28. o sátiro's avatar
    8 Novembro, 2010 01:37

    Exacto!
    Lei do tempo de Cavaco 1º ministro.
    que não tem sido aplicada pelos agentes da justiça.
    Pq mesmo que não fossem dentro, ficavam com o cadastro marcado.
    Em 1989 tb fez aprovar lei sobre responsabilidades financeiras (86/89), mas que o MºPº junto do Tribunal de Contas covarde e vergonhosamente não aplicou.
    Obviamente, o Guterres fez aprovar nova Lei (97/98) que permitia aos gestores dos dinheiros públicos gastar à fartazana sem consequências.
    Se o MºPº antes não fazia nada, não cumprindo a Lei, depois passou a não fazer nada de acordo com a Lei.

    Gostar

  29. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    8 Novembro, 2010 10:22

    Carlos Velasco,

    Pergunta qual é a punição para os que cometem crime de lesa-pátria. A resposta é simples: acabam candidatos a “Presidente desta Treta Toda” com o apoio explícito do PS e do BE.

    Gostar

  30. PPA's avatar
    PPA permalink
    8 Novembro, 2010 10:33

    Nem mais Doutor CAA!
    Cumprimentos.

    Gostar

  31. campos de minas's avatar
    campos de minas permalink
    8 Novembro, 2010 14:43

    para os ignorantes:
    ,,só há responsabilidade criminal quando há um crime”.

    Gostar

  32. CAA's avatar
    8 Novembro, 2010 19:03

    Kruzes Kanhoto,

    Eu ia responder-lhe mas o José disse tudo. E bem.

    Gostar

  33. Carlos Velasco's avatar
    9 Novembro, 2010 01:17

    Caro Francisco Colaço,

    Obrigado pela resposta. Verifiquei a validade da mesma e parece não haver nada a acrescentar.

    Um abraço.

    Gostar

Indigne-se aqui.