Saltar para o conteúdo

Um pergunta sobre o wikileaks

14 Dezembro, 2010

Porque é que aqueles que tanto defendem o segredo diplomático são também aqueles que defendem o direito dos estados em se espiarem uns aos outros?

 

39 comentários leave one →
  1. lucklucky permalink
    14 Dezembro, 2010 08:34

    Nunca ouvi ninguém reivindicar o Direito a espiar. O Dever sim.

    Gostar

  2. 14 Dezembro, 2010 08:43

    É claro que passa por actividades ilegais que um estado de direito não pode assumir.
    Ou no mínimo actividades sem ética.

    Gostar

  3. silva permalink
    14 Dezembro, 2010 09:08

    O reforçar do despedimento colectivo do casino estoril com milhões de lucros em substituição de precários. é um negócio da china

    Gostar

  4. Portela Menos 1 permalink
    14 Dezembro, 2010 09:22

    PPortas e as suas 60.000 fotocópias deve ter resposta para isso.

    Gostar

  5. Tiradentes permalink
    14 Dezembro, 2010 09:28

    O “assalto” xuxalista ao BCP foi para afastar aquela “corja” de fássistas burgueses capitalistas de direita, bushistas,colaboradores da CIA,
    Tomado o poder (no banco) encheram-no de ética xuxalistas e só não vendem a mãe porque ninguém a quer.
    No caso, o relator de tal façanha (o embaixador dos EUA) é que é o principal culpado por simplesmente ter atendido à porta o cigano e ter dado conhecimento de tal.

    Gostar

  6. JCA permalink
    14 Dezembro, 2010 09:42

    .
    Cada um dos temas que remóiem Passados está na fase dos ‘6 graus’. As 6 VERDADES’ DIFERENTES, todas verdade mas todas diferentes senão mesmo opostas:
    .
    -a Verdade Governamental,
    -a Verdade Diplomatica
    -a Verdade Juridica
    -a Verdade Jornalista
    -a Verdade Analista
    -a Verdade Partidária
    .
    O que dá gozo, e é relevante observar, vão ser as acobracias dos interpretes de cada uma desssas Verdades que nada adiantam à Verdade robusta do senso comum já formada, a unica que conta e prevalece.
    .
    Embora tais Passados não sejam de ocultar também ser instrumento para esconder o Presente e futuro proximos que importam realmente à Vida do dia a dia como por exemplo:
    .
    -The eurozone is in bad need of an undertaker
    The EU’s Franco-German “Directoire” and the European Central Bank have between them ruled out all plausible solutions to the eurozone’s debt crisis.
    http://www.telegraph.co.uk/finance/comment/ambroseevans_pritchard/8197780/The-eurozone-is-in-bad-need-of-an-undertaker.html
    .
    -The bail-out gouges Irish taxpayers to prop up the euro: Britain should play no part in this shakedown
    http://blogs.telegraph.co.uk/news/danielhannan/100067953/the-bail-out-will-force-irish-taxpayers-to-prop-up-the-european-banking-system-britain-has-no-business-taking-part-in-this-shakedown/
    .

    Gostar

  7. 14 Dezembro, 2010 10:06

    ora , porque não querem ser apanhados com a boca na botija. querem manter secreto que espiam. e essa coisa do 007 sempre arranja umas estruturas jeitosas com montes de funcionários públicos e muitos chefes e tal.

    Gostar

  8. PCT permalink
    14 Dezembro, 2010 10:17

    Hmmm… arrisco uma resposta: será porque qualquer pessoa razoável deve defender as duas coisas (o segredo diplomático e a recolha de informação (“espionagem”), por serem ambas essenciais para a segurança dos Estados?

    Gostar

  9. campos de minas permalink
    14 Dezembro, 2010 10:32

    a minha tia silvina também é muito cusca! boa pergunta sim senhor!

    Gostar

  10. JoaoMiranda permalink*
    14 Dezembro, 2010 10:50

    PCT,
    .
    A espionagem não tem como objectivo violar o segredo diplomático?

    Gostar

  11. tina permalink
    14 Dezembro, 2010 11:06

    Porque é assim que se ganha. Imagine agora o que é estar numa guerra e vamos comunicar ao inimigo as nossas posições e não tentamos saber as deles. Era a morte certa. Todos fazem guerra aos Americanos, inclusive a Europa ocidental e eles não hão-de ter direito a defender-se?

    Gostar

  12. JoaoMiranda permalink*
    14 Dezembro, 2010 11:25

    Tina,
    .
    Se é uma guerra, o que é que o Assange fez de errado?

    Gostar

  13. tina permalink
    14 Dezembro, 2010 12:58

    Mas as pessoas que criticam Assange, como eu, é precisamente pelo facto de ele ter tomado um dos lados e não ser imparcial. Ele concentrou-se em divulgar informações dos EUA. Dizer que ele é um cavaleiro da liberdade, etc, é uma grande peta. Ele é um terrorista que pode pôr em perigo a segurança do ocidente.

    Gostar

  14. JoaoMiranda permalink*
    14 Dezembro, 2010 13:07

    Tina,
    .
    O Assange tem obrigação de ser imparcial? Porquê?
    Se a Tina admite que os EUA podem espiar, porque é que Assange, que é um mero indivíduo, tem obrigação de ser virtuoso?

    Gostar

  15. anti-comuna permalink
    14 Dezembro, 2010 13:08

    “Mas as pessoas que criticam Assange, como eu, é precisamente pelo facto de ele ter tomado um dos lados e não ser imparcial.”
    .
    .
    O problema não estar no crime, está nas motivações do criminoso… ehehehheheh
    .
    .
    Estas teses costumem legitimar todo o tipo de abusos.
    .
    .
    Caro JM e se fosse assim:
    .
    .
    Porque é que aqueles que tanto defendem o segredo diplomático são também aqueles que defendem o direito dos estados ESPIAREM OS CIDADÃOS?

    Gostar

  16. 14 Dezembro, 2010 13:17

    Não sei responder, mas calculo que a pergunta possa ser desmentida:

    http://umjardimnodeserto.nireblog.com/post/2010/12/14/desmentir-o-abvio-pratica-corrente-dos-homens-do-regime

    Gostar

  17. tina permalink
    14 Dezembro, 2010 13:39

    Mas é isso que Assange é, um espião contra os Estados Unidos, ao contrário de muita gente que o quer glorificar como se ele tivesse contribuído para o bem da humanidade em geral. É isso que eu acho condenável. Também não gosto dele porque é um leftie despeitado a querer fazer-se passar por herói do povo.

    Gostar

  18. JoaoMiranda permalink*
    14 Dezembro, 2010 13:44

    Tina,
    .
    Acha a espionagem é condenável?

    Gostar

  19. anti-comuna permalink
    14 Dezembro, 2010 13:46

    “Mas é isso que Assange é, um espião contra os Estados Unidos”
    .
    .
    Pode fazer espionagem mas não é espião no sentido clássico. Vc. está a confundir tudo.
    .
    .
    O que ele defende é que as democracias ocidentais, em especial o Império Americano, dêm o exemplo. E não vendam ao mundo a ideia que são exemplos quando as nossas democracias estão a ficar cada vez mais parecidas com soft ditaduras.
    .
    .
    Vc. defende tanto os USA. E se Vc. soubesse que eles poderão estar por trás da morte do Sá Carneiro, só porque os americanos não consguiam controlar os dois principais protagonistas de então da AD? Se Vc. ficasse a saber que eles poderão ter assassinado o Sá Carneiro, Vc. continuaria a aplaudi-los?
    .
    .
    Os USA tiveram importância fundamental na queda do comunismo na Rússia mas também tiveram comportamentos que não se afastam muito dos regimes que eles diziam combater.
    .
    .
    Já agora veja esta curiosa reportagem:
    .
    .http://www.youtube.com/watch?v=NhTfOL9_HBE&feature=player_embedded

    Gostar

  20. anti-comuna permalink
    14 Dezembro, 2010 13:53

    Já agora, Tina, agora tentam vender a imagem do tipo como um esquerdista radical anti-americano, mas até bem recentemente, eles faziam divulgações de informação de quase todos os países. Até tinham uma listagem alfabética, que revelavam documentos sensíveis, que vão desde actividades financeiras ilegais por parte de alguma banca suiça até os famosos documentos da violação dos Direitos Humanos da Nato.
    .
    .
    Portanto, atacarem agora o tipo por ser esquerdista é surrealista, quando ainda por cima, este tipo de sujeitos pensam para além do tradicional direita versus esquerda. Mas isso, Tina, é para Vc. se entreter a investigar sobre o papel da própria Wikileaks, até porque não perco muito tempo com essas questões. Só fico é feliz por haver organizações como esta, que tentam combater as próprias actividades criminosas dos detentores do poder do Estado. E isso é maravilhoso. lololololololol

    Gostar

  21. tina permalink
    14 Dezembro, 2010 14:02

    “Portanto, atacarem agora o tipo por ser esquerdista é surrealista”
    .
    Ai é? Então onde está informação dos maiores inimigos dos USA como o Irão, Venezuela, Cuba, etc? Porque não está em evidência igualmente a política por trás dos bastidores desta gente? Aparece aqui uma ou outra notícia, que foi deliberadmente posta para tentar o efeito de imparcialidade.
    .
    O que eu era giro era ver, por exemplo, escutas durante as últimas eleições do Irão, sobre a manipulação dos votos e também sobre a forma como conspiram e matam os inimigos do regime. E não haveria coisas muito mais interessantes a saber sobre a Rússia e Putin? Claro que havia. Mas claro, são alvos que não lhes interessam.

    Gostar

  22. anti-comuna permalink
    14 Dezembro, 2010 14:17

    “Então onde está informação dos maiores inimigos dos USA como o Irão, Venezuela, Cuba, etc? ”
    .
    .
    Mas esses regimes são maus e reconhecidos como tal. Os USA praticam as mesmas barbaridades e são defendidos por pessoas como Vc.
    .
    .
    Até há uns anos atrás, as populações lutavam pela Democracia, porque eramos um exemplo. Hoje essa luta está a cair. Por causa do mau comportamento das democracias ocidentais.
    .
    .
    Por outro lado, e esta é a minha assumpção, é a forma como estes tipos conseguem informação: hackering. Se este é o método deles privilegiado, é natural que não consigam sacar tanta informação, de países com sistemas “analógicos”. (Ainda recentemente, um ataque informático às instalações nucleares iranianas fracassou precisamente pela tecnologia atrasada nos sistemas informáticos do Irão, que os protegeu desse mesmo ataque. Aqui há uns anos, os traficantes de droga usavam telemóveis analógicos porque era quase impossível às autoridades as ouvir.)
    .
    .
    Mas aqui o ponto é este. Temos sociedades ocidentais, ditas defensoras da liberdade e da democracia que nos enganam e estão a transformar as nossas sociedades em cópias modernas do comunismo e nazismo. Se alguém conseguir limpar estes sistemas políticos corruptos e pouco transparentes, mesmo que por motivos fúteis, é sempre bem-vindo.
    .
    .
    Outro aspecto a ter em conta é que, as ditas democracias ocidentais vigiam bastante estes regimes que não são democracias. A nossa imprensa, sempre que pode, mete cá para forma coisas contra a Venezuela, Irão, etc. Mas quem o faz às democracias ocidentais? Desde que a URSS acabou, que as nossas democracias cairam de qualidade. Mostrando que, não havendo controlo sobre o Estado, ele transforma-se no nosso pior pesadelo. E a prova disto mesmo é: o Assange é amíude acusado de “crimes contra o Estado” ou “crimes contra a Segurança Nacional”, leia-se Estado na mesma.
    .
    .
    A Wikileaks é uma excelente arma contra o poder absoluto dos corruptos, que são hipócritas no ocidente e não existe muito combate contra estes poderes corruptos.
    .
    .
    O azar os americanos é este. Têm a mania que mandam no mundo e são todo-poderosos. Mas estão a aprender que, quando criam inimigos, não é preciso Estados párias para os meter na ordem. Em vez de bombas, organizações como a Wikileaks usam a a informação”. É mais eficaz.
    .
    .
    Outro azar dos americanos é que, como hipócritas e arrogantes que são, ao atacarem a wikileaks estão a gerar centenas de outras. A comunidade hacker está a precisamente mostrar que os USA tornaram-se o alvo a abater. Precisamente pela reacção americana, que não é típica de uma democracia avançada, mas de uma plutocracia.

    Gostar

  23. tina permalink
    14 Dezembro, 2010 14:31

    “Mas esses regimes são maus e reconhecidos como tal.”
    .
    Eu não quero saber a sua opinião pessoal, só perguntei sobre essa informação e não me consegue dizer, por isso o seu argumento de que Assange não é anti-USA, morre pela raíz.

    Gostar

  24. Fredo permalink
    14 Dezembro, 2010 14:33

    Post-pergunta parva.
    Engraçado, receber respostas.

    Gostar

  25. anti-comuna permalink
    14 Dezembro, 2010 14:37

    “Eu não quero saber a sua opinião pessoal, só perguntei sobre essa informação e não me consegue dizer, por isso o seu argumento de que Assange não é anti-USA, morre pela raíz.”
    .
    .
    O eventual facto de ele ser anti-americano pouco me diz. Diz mais os crimes dos americanos vendidos ao mundo como luta pela liberdade quando na realidade é, apena s esó, a rapina antiga, como tantos outros impérios fizeram.
    .
    .
    Da mesma forma estou-me marimbando para as suas opiniões pessoais, já que é a mesma atitude nos alemães que viram o nazismo a implantar um regime implacável contra cidadãos indefensos e usavam os mesmos argumentos para defender o Estado.
    .
    .
    Para mim, a sua opinião pessoal não me merece qualquer credibilidade quando fecha os olhos a violações dos direitos humanos em nome da defesa dos “bons rapazes” americanos. A sua opinião pessoal é lixo, no verdadeiro sentido da palavra, de quem está pronto a defender o establishment, já ele com balúrdios de meios na sua defesa.
    .
    .
    É a minha pessoal sobre o que penso de si. Ainda bem que ela não conta para nada. lololololololol

    Gostar

  26. Fredo permalink
    14 Dezembro, 2010 14:37

    Mais engraçado ainda é o postante anterior.
    Após umas dezenas de comentários de que não gostou, escondeu-os todos.

    Gostar

  27. tina permalink
    14 Dezembro, 2010 14:41

    “Diz mais os crimes dos americanos vendidos ao mundo como luta pela liberdade quando na realidade é, apena s esó, a rapina antiga, como tantos outros impérios fizeram.”
    .
    ahahahaha, e é alguém assim que diz vem defender que Assange é imparcial! Bem, vou voltar ao trabalho que aqui não se aprende nada a não ser a velha lavagem cerebral anti-USA.

    Gostar

  28. Outside permalink
    14 Dezembro, 2010 14:56

    A pergunta encontra-se mal formulada, por brincadeira ou malícia mas em consciência.
    Subscrevo a do AC:
    “Porque é que aqueles que tanto defendem o segredo diplomático são também aqueles que defendem o direito dos estados espiarem os seus cidadãos?

    E tudo isto é tão simples como isto:
    “O que ele defende é que as democracias ocidentais, em especial o Império Americano, dêm o exemplo. E não vendam ao mundo a ideia que são exemplos quando as nossas democracias estão a ficar cada vez mais parecidas com soft ditaduras.”
    O fim desta hipocrisia mascarada e globalmente defendida e omitida, por governos e empresas multi-nacionais (nomeadamente empresas bancárias)…em que só não vê quem não tem acesso (não fura e procura) ou quem não quer ou… os que só funcionam em manada, dependentes das pálas nos olhos e do guizo do cajado do pastor (os piores e os mais perigosos, os MÉÉÉS MÉÉÉS!)

    Gostar

  29. anti-comuna permalink
    14 Dezembro, 2010 14:59

    “Bem, vou voltar ao trabalho que aqui não se aprende nada a não ser a velha lavagem cerebral anti-USA.”
    .
    .
    E escrito por alguém que apoiou a invasão do Iraque. Veja lá como as coisas são.
    .
    .
    A diferença é que, eu tomo posições, crente defender o melhor possível o bem dos povos e também me engano. E fui enganado.
    .
    .
    Vc. é que é pobre do miolo. Foi enganado e continua a ser enganada e crente que deve-se manter assim, para defender os “americanos”. Eu não me importo que me considere anti-americano. O que eu não sou burro em defender países alheios que enganam até os seus próprios aliados e estes não passam de calimeros para beneficiar países alheios.
    .
    .
    A guerra económica americana contra a Europa (incluindo Portugal) faz de mim anti-americano ou adversário de qualquer país fira os interesses dos portugueses. Eu sou cidadão português e gosto é o meu país. Não sou americano. lololololol Ao contrário de muitos que são capazes de ignorar os interesses dos portugueses só para ficarem bem perante o Imperador. lolololololol
    .
    .
    Vá, vá trabalhar, que as suas opiniões pessoais são lixo para mim. ehehheehehehehh

    Gostar

  30. anti-comuna permalink
    14 Dezembro, 2010 15:12

    Outra vantagem da wikileaks: tudo indica que o governo português vendeu a nossa imagem no exterior talvez em troca que os ingleses não investigassem as actividades do próprio Sócrates. Ainda bem que a wikileaks existe. lololololololololol
    .
    .
    “CASO MADDIE
    Imagem dos McCann muda na imprensa inglesa
    .
    Os jornais britânicos dão conta dos telegramas diplomáticos, revelados pelo WikiLeaks, onde se afirma que a polícia britânica tinha provas do envolvimento do casal McCann no desaparecimento de Madeleine e escrevem que o facto muda a percepção que tinham do casal e da polícia portuguesa.”
    .
    In http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1734662&seccao=Europa
    .
    .
    E assim é refeita a História. Afinal a policia portuguesa não foi tão mau como venderam os ingleses à opinião pública inglesa e mundial. Pelos vistos a policia portuguesa não é uma “cambada de bêbados”, como foi vendido nos mídia britânicos.
    .
    .
    E, parece que não, o caso Maddie abalou muito a imagem de Portugal no exterior. E isto tudo, depois, conta na própria capacidade de Portugal ser competitivo. Afinal, quem vai comprar roupas ou tecnologias portuguesas se souber que em Portugal somos um país terceiro-mundista e sem qualidade, que até a bófia não passa de “bêbados incomeptentes”?
    .
    .
    Por outro lado, desfaz a imagem que a Justiça é independente do poder político em Portugal. Talvez tenha havido uma troca: nós calamo-nos com o caso Maddie e Vcs. não deitam cá para forma o material que me pode incriminar. Poderá ter sido o negócio entre maçons governamentais: Sócrates e Gordon Brown.
    .
    .
    Afinal a wikileaks consegue mostrar ao ponto que vivemos sob ditaduras soft. Quem domina a Justiça em Portugal?

    Gostar

  31. anti-comuna permalink
    14 Dezembro, 2010 15:50

    Este artigo é para os calimeros do costume. Chamem-me anti-americano ou o que quiserem. Mas são palavras de um americano, não minhas:
    .
    .
    “So you have a currency war between China and the United States, which at the moment both sides appear to be losing. The winner in some ways is Europe, because the euro-crisis has caused the euro to devalue somewhat, but that might be a temporary advantage, because if the U.S. does devalue in some way, then you may see the dollar go down against the euro and the euro rally again.

    So it’s a three-front currency war among the euro, the yuan and the dollar, it is getting serious and it is going to continue. This is very typical of what happens when you have not enough growth. When you have good economic growth, people don’t worry so much about their share, if somebody gets a little advantage over someone else because of the currency, they may grumble, but they are not overly concerned because they have the growth. But when you have no growth or insufficient growth, people begin fighting over the crumbs, and that’s when currency wars begin.”
    .
    .
    In http://www.chaostheorien.de/artikel?p_p_id=101_INSTANCE_haR1&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_haR1_struts_action=/asset_publisher/view_content&_101_INSTANCE_haR1_redirect=/&_101_INSTANCE_haR1_type=content&_101_INSTANCE_haR1_urlTitle=the-central-banks-dont-consider-it-manipulation-they-consider-it-part-of-their-job&page=1
    .
    .
    E para os calimeros do costume, eu pergunto. O que é mais importante? Os interesses de Portugal e dos portugueses (não do Estado, que esses não são coincidentes dos da sociedade portuguesa) ou os interesses dos americanos?
    .
    .
    Já aqui me chamaram traidor, por ser a favor da Independência do Norte. Mas há gajos que são calimeros e se calhar mais traidores do que eu. Ou lá o que isso pretende dizer. lolololololol
    .
    .
    Serei anti-americano? Se calhar sou. Mas quem me tranformou anti-americano? Se calhar o governo e as autoridades americanas. Afinal, o que é bom para os USA não é bom para o mundo e muito menos para os portugueses.
    .
    .
    E quem é hipócrita em querer dar lições a países “párias” que primeiro atente ao que se passa dentro das suas portas, antes de atirar pedras aos vizinhos.
    .
    .
    Mas uma coisa é certa. Os americanos lançaram a guerra, semearam os ventos mas vão colher a tempestade. Que aprendam, para não se armar em donos e senhores do mundo! ahahahhhaahhahahahahhah

    Gostar

  32. por outra permalink
    14 Dezembro, 2010 15:51

    Não se entende, à primeira, não tem dúvida, mas é que lá são conservadores, gente parada, parasita, incapaz de concluir, de projectar ou de inovar por fora do já sabido alguma coisa.
    E há bons exemplos na Blasfémia, sem ir mais longe.

    Gostar

  33. 14 Dezembro, 2010 17:00

    Já estou pelos “cables”!

    Gostar

  34. por outra permalink
    14 Dezembro, 2010 18:07

    “O que eu não sou (é) burro em defender países alheios que enganam até os seus próprios aliados e estes não passam de calimeros para beneficiar países alheios.”
    Do anti-comuna, como o anti-tudo que o não respeite, e eu estou com ele.

    Gostar

  35. 15 Dezembro, 2010 23:13

    Cara @Tina, por acaso sabe o que é o Wikileaks?
    é que pelo que escreve não sabe.

    O wikileaks é um site para onde whisleblowers enviam informação confidencial seja de Estados seja de empresas, não é nem Assange nem ninguém do site/projecto Wikileaks que vai à procura da informação ou que tem agentes ‘secretos’ infiltrados e muito menos black hackers a infiltrarem sistemas.

    Se nos países que tanto odeia, ou nas empresas que desgosta não exista quem coloque cá fora (envie para o wikileaks) informação, o projecto não a vai inventar!!!
    Não acha?

    Gostar

  36. LMr permalink
    16 Dezembro, 2010 11:35

    Bem; de 4 em 4 anos, lá concordo consigo sem reservas!

    http://viasfacto.blogspot.com/2010/12/uma-boa-pergunta-e-duas-respostas.html

    Gostar

  37. 16 Dezembro, 2010 12:21

    Só queria dizer uma coisa. A WikiLeaks publica documentos. Alguém acha que se fossem fornecidos documentos sobre a China, por exemplo, à WikiLeakes, estes não seriam publicados?!
    O problema é arranjá-los, claro.
    E, já agora, só mais uma. A última. A WikiLeaks já embaraçou outros países além dos EUA. Basta ler a pág. da Wiki (a outra, a original). Mas claro, como eram pretos, não contam, toda a gente aplaudiu.

    Gostar

  38. 17 Dezembro, 2010 11:59

    Sim, boa pergunta e ainda tenho várias com respostas tão claras como essa….

    Gostar

Trackbacks

  1. Tweets that mention Um pergunta sobre o wikileaks « BLASFÉMIAS -- Topsy.com

Indigne-se aqui.