Saltar para o conteúdo

Bom dia, se puderem …

18 Fevereiro, 2011

10 anos: 7,55%

5 anos: 7,22%

4 anos: 6,6%

3 anos: 5,7%

2 anos: 4,14%

69 comentários leave one →
  1. lica permalink
    18 Fevereiro, 2011 12:30

    eu ainda posso mas já me custa e puxar ( lol)

    Gostar

  2. 18 Fevereiro, 2011 12:32

    Vai começar o exercício pré-programado em que o PS vai utilizar toda a sua artilharia pesada (“saca-gravadores”, Lellos e outros) para atirar as responsabilidades para cima da oposição. Enquanto não chega a hora, o PM faz de conta que estamos em eleições legislativas e aproveita para fugir de Lisboa, onde não há nada [par]a fazer.

    Gostar

  3. pedro permalink
    18 Fevereiro, 2011 12:34

    eu, pessoalmente ,já deixei de me preocupar ,pois estou convencido que vamos pagar aí uns 10% do montante total das dívidas, e , os credores vão arder . Também tenho vizinhos que fazem assim ,e só perde ,quem tem. Os credores podem contabilizar em cobrança duvidosa e como eles gostam do “porreiro pá” para a próxima escolham melhor os clientes! Em breve temos cá o curralito argentino, não se aviem em terra não!

    Gostar

  4. certo permalink
    18 Fevereiro, 2011 13:57

    E se eu fosse xuxa boy, como assim um psd xuxa, gamava o quanto pudesse, enquanto disso tempo fosse, mais nada. O zé pagante ka sa f… e lá o pague, ao fim, como deve. dos santos teixeira

    Gostar

  5. 18 Fevereiro, 2011 14:01

    Não tem nada com mais idade?

    Gostar

  6. António Parente permalink
    18 Fevereiro, 2011 14:06

    Ficava giro um gráfico com a yield curve entre os 2 e os 10 anos e uma análise do seu significado. Aqui fica a sugestão.

    Gostar

  7. jones permalink
    18 Fevereiro, 2011 14:08

    gostava de saber que raio de leilões são estes em que a procura é sempre muito superior à oferta mas os juros nunca baixam. As agências de rating andam a aprender com a nossa autoridade para a concorrência..

    Gostar

  8. pedro permalink
    18 Fevereiro, 2011 14:13

    Só existe essa tal de procura alta porque os juros são altos^^

    Gostar

  9. pedro permalink
    18 Fevereiro, 2011 14:15

    Só os tansos é que comprariam a juros baixos nesta latura do campeonato, mas os tansos, por definição, são tipos tesos…

    Gostar

  10. 18 Fevereiro, 2011 14:28

    Jones, isto não é um leilão, isto é a cotação das nossas obrigações nos mercados secundários.
    Quanto a isso de a procura exceder oferta, não passa de uma manigância discursiva. Não leve isso a sério.

    Gostar

  11. 18 Fevereiro, 2011 14:33

    e atão o Múmiacavak ainda não caíu? é cu home andou a convencer o tuga votante que se votassem por ele à logo primeira volta num só faziam poupanças cumu inda os juros da dívida num iam subir!… ele há cada um!… e num há quem tire de lá o Múmiacavak?
    .
    isto é um país daldrabões e pinócrates, mas o coelhito num lhes fica atrás… onte andou a dizer na têvê ca dívida pública cumprada pelo BCE era de 60 mil milhones quando ainda num chegou aos 20 milhones, misturou dívida pública cum dívida privada da banca… ele há cada um, e quer o rapaz ser primeiro!…

    Gostar

  12. 18 Fevereiro, 2011 14:33

    Por favor explique-me quem são estes tansos que compram triliões esperando receber um juro altissímo de um fulano que está sem cheta.

    Gostar

  13. A C da Silveira permalink
    18 Fevereiro, 2011 14:38

    A procura é sempre maior que a oferta…
    O Socrates até conseguiu convencer muita gente que estamos a vender qualquer coisa. Não estamos. Estamos é a pedir dinheiro , que é emprestado por quem tira disso mais vantagem, quer dizer, quem cobra juros mais altos. É simples. Claro que este rol que o João Miranda aqui postou é o espelho do governo que temos: cada dia que passa, menos credibilidade.

    Gostar

  14. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 15:02

    “Jones, isto não é um leilão, isto é a cotação das nossas obrigações nos mercados secundários.”
    .
    .
    Que é suposto ser um leilão. ehehheehehh
    .
    .
    Acho muito bem o governo não pedir ajuda ao FMI e à UE. Porque, tantos ataques à nossa dívida têm como resultado, na mesma, a colocação da dívida junto do mercado. Será só o BCE a comprar? lolololololol
    .
    .
    Ponham os olhinhos na Irlanda e na Grécia, que é aí que se está a jogar durinho e com bastante guerra. A dívida portuguesa vai por arrasto. E não parece.
    .
    .
    Claro que termos um mau governo, sem credibilidade internacional (como andar o Estado a negociar entre si imóveis, para enganar patos), mais uma razão para votar favorávelmente uma moção de censura, venha ela de onde vier. Mas a nossa principal oposição também não sabe o que fazer para enfrentar o problema do mercado da dívida… ehehehhehh
    .
    .
    Mas, repito, faz muito bem o governo em não claudicar. Enquanto vender dívida junto dos investidores tiver sucesso, deve ser sua obrigação continuar a negar ajuda externa e, sobretudo, fazer o seu trabalhinho de casa.

    Gostar

  15. campos de minas permalink
    18 Fevereiro, 2011 15:23

    anti:
    o que quer dizer com:
    ehehheehehh
    lolololololol

    ?

    Gostar

  16. Doe, J permalink
    18 Fevereiro, 2011 15:38

    anti-comuna
    “Mas, repito, faz muito bem o governo em não claudicar”

    Pois faz!…
    Enquanto estiverem na posse do livro de cheques sempre podem continuar a amealhar para a reformazinha DELES. Depois de corridos, e consequentemente promovidos à condição de inimputáveis do regime acumulando com o usufruto de todas as sinecuras entretanto auto atribuídas, terão muito tempo para descansar, preferencialmente bem longe do destroço que para traz deixarem.

    Gostar

  17. tina permalink
    18 Fevereiro, 2011 15:40

    “Por favor explique-me quem são estes tansos que compram triliões esperando receber um juro altissímo de um fulano que está sem cheta.”
    .
    Boa pergunta. Devem estar a contar com as reservas de ouro. Entretanto, vão recebendo um juro chorudo.

    Gostar

  18. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 15:49

    “Entretanto, vão recebendo um juro chorudo.”
    .
    .
    Se o juto é chorudo, porque não empresta dinheiro ao Estado? lolololololol
    .
    .
    Esta malta fala tanto de cor…
    .
    .
    Olhem, acabei de ser vítima do snuff. Pfff!

    Gostar

  19. 18 Fevereiro, 2011 16:03

    “Que é suposto ser um leilão.”

    Anti-comuna, não é leilão como geralmente é entendido quando se fala destas coisas, em que o estado português pede licitações e vende a quem dá mais. É uma operação normal de compra e venda nos mercados financeiros.
    Mas sim, as operações nos mercados financeiros são também leilões. Leilões que decorrem em tempo real, por assim dizer.

    Gostar

  20. Dublin permalink
    18 Fevereiro, 2011 16:08

    E a seguir a nós vai a Espanha, que vai precisar de 180.000 milhões de euros para por nas cajas… Olha se fosse em Portugal, o que não diziam do Governo…

    Gostar

  21. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 16:26

    Caro LA-C:
    .
    .
    “É uma operação normal de compra e venda nos mercados financeiros.”
    .
    .
    Fi-se na virgem. Olhe, fui vítima de snuff. Sabe o que é isso?
    .
    .
    Não acredite em todas as cotações que lhe surgem à frente dos olhos. É só o que me apetece dizer. Porque o mercado está cheio de algos e manipulações e Vcs. acreditam em todas as patranhas que as cotações lhes parecem dizer, sabe?

    Gostar

  22. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 16:28

    Só outra coisa, caro LA-C, o mercado da dívida portuguesa é tão iliquido, que eles fazem o que quer e lhes sobra tempo. Fosse ela negociada em mercados regulamentados e os custos da dívida ao Estado tuga cairiam logo a pique. Enfim…

    Gostar

  23. Arlindo da Costa permalink
    18 Fevereiro, 2011 16:58

    Para acabar de vez com esta treta, Sócrates não devia pedir mais dinheiro emprestado, e toda a corja que vive à custa do Estado, mais esses «liberais» da treta que vivem da função pública e equiparada, iam ver o que é que custa trabalhar ou então emigrar.
    Não querem que o Sócrates peça dinheiro, mas querem o seu ordenado e regalias ao fim do M~es, as suas reformas, hospitais de graça, ensino dos colégios privados pagos com dinheiro dos contribuintes, estudos e pareceres pagos a peso de ouro pelos contribuintes, sub-contractos ou PPP’s pagas pelo Estado,etc.
    Eu se fosse o Sócrates pedia moratória da dívida e quem quisesse dinheiro que fosse ao Totta!
    Irra! Já basta de pobres e mal agradecidos!

    Gostar

  24. 18 Fevereiro, 2011 17:16

    Esta do Carlos César é triste. Recebe 380 milhões por ano do orçamento de Estado (para além de reter todos os impostos lá cobrados) para fazer a diferença social nos Açores (como aquela da compensação dos funcionários públicos) e ainda se sai com esta:
    O Presidente açoriano acaba de sugerir uma taxa aos ricos para suportar os custos da Educação e Saúde.
    Mas, ainda existem estes tipos?
    Que ricos?
    Não terão ainda entendido os socialistas que acabaram os tempos das vacas gordas?
    Que já esfolaram a galinha dos ovos de ouro? E que agora, nem fiado?
    Que já não há economia (galinha) que assegure os recursos (ovos de ouro) necessários ao Estado Social desmesurado que criaram?
    Que a solução não é criar mais e mais impostos para suportar um Estado Social sempre crescente?
    Será que não entenderam que, agora, temos todos que descer à Terra e viver com o que produzimos?
    Mesmo que se produza menos (a economia-galinha foi esfolada).
    E que se tenha chegado a altura de pagar os excessos (que conduziram a uma dívida imensa) que cometemos.
    Estes socialistas e a geração que tomou o poder depois do 25 de Abril garantiu-se.
    Agora, literalmente, vão-se embora e fecham a luz.
    Quem fica (as novas gerações) pagarão os seus desmandos, as suas reformas e ainda terão que reconstruir todo o tecido económico do País…
    Podem ir ricos, mas a fotografia que se tirará a partir do futuro será bem triste.

    Gostar

  25. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 17:23

    O problema em Portugal é que, mesmo os opinion makers são bipolares e não sabem bem o que querem para o país. Agora queixam-se que o país estão em recessão. Mas está mesmo?
    .
    .
    Além disso, com a falta de política monetária própria e mecanismos de manipulação da taxa de cambio, tem que ser a política orçamental a fazer aquilo que em termos clássicos se fazia com esses instrumentos.
    .
    .
    Vejamos o que publicou o Banco de Portugal. Os indicadores coincidentes de consumo interno estão em queda e a contribuir para a queda do produto. E é mau? Na situação em que está Portugal é saudável, não uma coisa para lamentar. O que se deve lamentar é a falta de coragem em não asfixiar mais o consumo privado. É claro que essa asfixia nunca deveria ser feita pela via fiscal, mas pela via do incentivo à poupança e ao investimento. Mas em termos de andamento económico, Portugal está hoje a ter um comportamento económico saudável: que é ter as exportações a puxar pela economia (e elas estão a subir bem e com perspectivas de subir mais), que agora parece estar a arrastar o próprio investimento (embora estes dados últimos publicados pelo B. de Portugal sejam apenas o primeiro bom sinal) e em contrapartida o consumo interno está a cair, sinal que pode estar a ocorrer a tal famosa desalavancagem dos nossos agentes económicos.
    .
    .
    Ora, o que Portugal precisa é do ciclo virtuoso: exportações que lideram que depois aumentam o investimento e, só no fim, o aumento do consumo.
    .
    .
    Agora, o nosso tecido produtivo que vive sobretudo do consumo interno que vá à procura dos clientes, tanto no interior como no exterior. Sobretudo no exterior. Que não se limitem a verem políticas expansionistas como indutor das suas próprias capacidades empresariais. Que façam pela vidinha e procurem os clientes, sobretudo no exterior e ganhem dinheiro com base nas vantagens competitivas endógenas e não apenas puxados pelos dinheiros públicos.
    .
    .
    Se temos um problema de endividamento, uma queda da procura interna é saudável e não pode ser visto como mau para o país. Os opinion makers que o vêm assim são apenas uma mera cambada de idiotas, que não sabem como se resolvem estes problemas.
    .
    .
    Se o Estado português pagar juros altos, é só um problema de curto prazo, se tiver como objectivo reduzir a sua despesa. É claro que já o está a fazer, embora timidamente. É pena é não irem mais longe. E decidir cortar a sério na despesa (tantos salários nos professores para cortar e tantos para pôr no mercado de trabalho, por exemplo), mas mesmo assim, Portugal está a fazer alguma coisa. Mal feita, imposto pelo exterior mas é alguma coisa.
    .
    .
    A economia portuguesa precisa de mudar o seu modelo de desenvolvimento. Passar de uma economia ligada à ganza, expansionismo do consumo público (a começar pelo excesso salarial no Estado, em amplos segmentos profissionais, novamente com os professores à cabeça) e passar para uma economia baseada num tecido produtivo que concorre, tanto no mercado interno como e sobretudo no mercado externo. Se isso for conseguido com taxas de juro altas, melhor ainda. lololololol
    .
    .
    Na verdade, o PIB português está melhor do que se pensa. E melhor ficará quanto mais o Estado estorvar menos. Mas isso é o que se pede à oposição que mostre alternativas e não apenas queixar-se dos mercados, do governo e da pilinha que é curta.

    Gostar

  26. Arlindo da Costa permalink
    18 Fevereiro, 2011 17:31

    Carlos César está cheio de razão.
    Ou vocês querem que o dinheiro vaia sempre para os mesmos: para os bancos, para os Mellos, para os BEStiais, para os Motas-Enguias, para os gestores públicos milionários, para todos os chulos que estão na «privada» mas que «facturam» 99% da sua «produção» ao Estado?
    Vão mas é gozar com o Camões!

    Gostar

  27. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 17:31

    Já agora, para quem gosta de botar faladura a queixarem-se das taxas de juro: já repararam na nossa taxa de inflação? Pois elas não devem estar a doer muito senão… ehheheheheh
    .
    .
    Deixemo-nos de paleio mal ajambrado e sejamos coerentes e sérios na análise dos problemas. E não usar todo o tipo de maus argumentos para combater o governo. Um dia esta direitinha vai estar no poder e quero me rir. ahahahhahahh

    Gostar

  28. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 17:35

    E mais outra coisa. Tanto se queixam das taxas de juro e dos problemas da nossa banca, mas ainda esta semana ofereceram-me uma linha de crédito, em Portugal, para consumir. E com taxas de juro um pouco superior ás pagas pelo Estado. Logo, isto não está assim tão mal como parece. lolololololol

    Gostar

  29. tina permalink
    18 Fevereiro, 2011 17:52

    Claro, se Sócrates não pedir dinheiro emprestado, como será possível manter :
    .
    . as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, etc.) dos três Presidentes da República retirados; tantos deputados da Assembleia da República e seus gabinetes, os almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do pagode; as centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego; as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de euro/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo; tantas Câmaras Municipais e Assembleias Municipais, e Juntas de Freguesia e o pagamento de 200 ? por presença de cada pessoa nas reuniões das Câmaras e 75, ? nas Juntas de Freguesia; a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País; .
    os motoristas particulares 20 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias… para servir suas excelências, filhos e famílias; a renovação sistemática de frotas de carros do Estado e entes públicos menores, mas maiores nos dispêndios públicos; os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo, as várias reformas por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Estado; os salários milionários da RTP e os milhões que a mesma recebe todos os anos; os lugares de amigos e de partidos na RTP que custam milhões ao erário público; etc, etc.
    .
    Se não fosse pelo dinheiro emprestado, ou se o FMI viesse para aí, já viram o que era, tinha que se acabar com tudo isto!.. É claro que é muito melhor pedir dinheiro emprestado a 8% de juro!

    Gostar

  30. Miguel Lx permalink
    18 Fevereiro, 2011 18:04

    Anti-comuna,
    Apesar de independentista da Cedofeita, é um dos comentadores mais estimulantes da blogosfera.
    Continue no seu “contrarianism”, é preciso vozes fora da ortodoxia medíocre!

    Gostar

  31. 18 Fevereiro, 2011 18:29

    O CEO da Jerónimo Martins acaba de descrever Sócrates como ele é. O homem perdeu a cabeça e disse a verdade que toda a gente comenta em off. Resumido, colocou-o abaixo de cão.

    Gostar

  32. A C da Silveira permalink
    18 Fevereiro, 2011 18:51

    Sr anti-comuna,
    Explique lá como é que um aumento das exportações de 10-12% previsto para 2011, pode puxar pela economia, que já está neste momento em recessão.
    E a questão que não vi ainda ninguem responder, nem está disponivel no site do INE: estamos a exportar o quê, e para onde? Se os combustiveis, por exemplo, tiverem um grande peso no que exportàmos em 2010, tem um reflexo enorme nas importações e estamos a correr em cima da passadeira: corremos muito, mas não saimos do mesmo sitio. Certo, certo como a morte, são as dividas, e as PPPs que vamos ter que pagar com juros altissimos, e que a partir de 2013 vão absorver 12-15% do PIB. O resto é conversa para enganar os parvos.

    Gostar

  33. Viriato permalink
    18 Fevereiro, 2011 19:05

    anti-comuna, Acho muito bem o governo não pedir ajuda ao FMI e à UE. Porque, tantos ataques à nossa dívida têm como resultado, na mesma, a colocação da dívida junto do mercado. Será só o BCE a comprar? lolololololol

    Se a dívida pública directa em 2010 cresceu 19 mil milhões €, e se desde ontem soubemos que o BCE tem 18 mil milhões, e julgo eu, que foi a partir de Maio do ano passado que o BCE começou a adquirir de forma mais intensa, se calhar boa parte da dívida nacional nos últimos meses tem de facto sido adquirida apenas pelo BCE através da banca.
    Quanto ao pedido de ajuda, parece que você quer fazer parte da alucinação colectiva, recomendo a leitura:
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=469229

    Gostar

  34. campos de minas permalink
    18 Fevereiro, 2011 19:10

    tantos salários nos professores para cortar,tantos…
    concordo inteiramente com o anti-Comuna!

    Gostar

  35. Viriato permalink
    18 Fevereiro, 2011 19:18

    tina, Boa pergunta. Devem estar a contar com as reservas de ouro. Entretanto, vão recebendo um juro chorudo.

    Tina, as nossas reservas de ouro apesar da espantosa valorização dos últimos anos não cobrem sequer a dívida que contraímos em 2010. Se no final do ano passado valiam 13 mil milhões, e nos endividámos em mais 19 mil milhões, as reservas cobrem 9 meses de dívida em 2010….

    Gostar

  36. AZI(A)TICO permalink
    18 Fevereiro, 2011 19:21

    Sócrates já prometeu que iria exportar mais “Magalhães”, portanto a parte dele está feita.
    Quanto à dívida ao exterior, preparemo-nos para dentro de pouco tempo termos à perna todos os “cobradores do fraque” da eurolândia, que presumo irão de mãos a abanar, a não ser que empenhemos os nossos “tarecos” ou seja o famoso ouro que mora no Banco de Portugal, e que por sinal até foi aferrolhado pelo António. Que ironia do destino.

    Gostar

  37. Viriato permalink
    18 Fevereiro, 2011 19:22

    Dívida directa do Estado: 151, 7 mil milhões
    Dívida indirecta SEE: 30 mil milhões ??
    Encargos PPPs: 30 mil milhões ??
    Debaixo do tapete: ???

    Gostar

  38. lucklucky permalink
    18 Fevereiro, 2011 19:30

    “gostava de saber que raio de leilões são estes em que a procura é sempre muito superior à oferta mas os juros nunca baixam. As agências de rating andam a aprender com a nossa autoridade para a concorrência..”
    .
    Mais um Português enganado pelos Jornalistas.
    São aos milhões os Portugueses enganados.
    .
    Portugal coloca à venda a dívida. O valor de venda é aquele que Portugal aceitar. E uma data de Bancos, Fundos também têm o seu valor de compra. Aqueles valores que coincidem compram os outros não.
    É como se num mercado onde se regateia um tipo que não tivesse aceite nenhum preço de oferta de compra ter dito que a procura foi muito alta porque regateou com 100 pessoas apesar de não ter vendido nada.
    Ou seja uma pantominice.

    Gostar

  39. 18 Fevereiro, 2011 19:55

    ao menos os posts do JM preocupam-se mesmo com o interesse nacional.
    ao contrário do CAA, que além de censor, se preocupa com a politiquice rasteira da intriga congeminada na sua cabeça

    Gostar

  40. Arlindo da Costa permalink
    18 Fevereiro, 2011 20:22

    CAA é o um puro liberal.
    Ele já reparou aqui que muita da insurgência anti-Sócrates que aqui aporta é reaccionária, troglodita, salazarenta, social-fascista, provinciana e rasca.
    Ele sabe que com esta insurgência Portugal não vai a lado nenhum.
    O PSD faria muito bem em demarcar-se dessa insurgência socialista à moda do Salazar e optar por um caminho alternativo: social-liberal.
    O PSD de Passos deve expulsar «à patada» todos os resquícios de cavaquismo ou de conservadorismo patético que ainda sobrevivem nas faldas deste partido que deve ser moderno, europeu e progressista.
    Ou Passos Coelho opta pela renovação ou modernidade ou então vai ser liquidado pelos caciques locais, barões e militantes fanáticos que estão no partido errado.

    Gostar

  41. JCA permalink
    18 Fevereiro, 2011 20:26

    .
    Pois tudo tá bem … mas os ‘deuses’ não dizem bem isso
    .
    -COM GRAFICOS (Alemanha, França etc Portugal):
    .
    Whatever you do, don’t forget about the euro crisis
    .
    European Sovereign Debt Crisis in Pictures; Nothing Solved Yet, Credit Stress Close to All Time Highs
    http://globaleconomicanalysis.blogspot.com/2011/02/european-sovereign-debt-crisis-in.html
    .
    enquanto as Governanças locais ‘libertam’ os cidadãos:
    .
    -GOUVERNANCE- KEEP “BIG BROTHER” FROM WATCHING EVERYTHING YOU BUY
    THREE WAYS TO KEEP THOSE SECRET PURCHASES SECRET
    http://blogs.forbes.com/moneybuilder/2011/02/17/three-ways-to-keep-those-secret-purchases-secret/?partner=dailycrux
    .
    e os ‘deuses’ pensam assim sobre quem tem como objectivo é rumo unico viver de dinheiro emprestado:
    .
    -WHAT’S A FIXED INCOME INVESTOR TO DO?
    http://pragcap.com/whats-a-fixed-income-investor-to-do
    .
    e este Senador revolta-se com isto:
    .
    MATT TAIBBI’S LATEST: ” WHY ISN’T WALL STREET IN JAIL?”
    http://www.zerohedge.com/article/matt-taibbis-latest-why-isnt-wall-street-jail
    .
    (há quem não goste de ler o ZeroHedge mas tem de se ler tudo e depurar a palha)
    .

    Gostar

  42. 18 Fevereiro, 2011 20:28

    Não há por aí dundum que apague o energúmeno do Arlindo?

    Gostar

  43. Gol(pada) permalink
    18 Fevereiro, 2011 20:32

    A Islândia dez um referendo e mandou os bancos à fava.
    E a economia cresce.

    Gostar

  44. lucklucky permalink
    18 Fevereiro, 2011 20:50

    A Islândia dez um referendo e mandou os bancos à fava.
    E a economia cresce.
    .
    Consegues viver sem empréstimos?
    Portugal Sociallista pode amanhã mandar quem lhe emprestou dinheiro à fava. Mas o Portugal Sociallista não consegue viver sem o dinheiro dos outros.

    Gostar

  45. Arlindo da Costa permalink
    18 Fevereiro, 2011 21:29

    «Essa agora»:
    Vocês não gostam de ouvir as verdades.
    Estais alienados com informação de má qualidade.
    Os vossos gúrus já são muito conhecidos, velhos e chatos.
    O futuro é do Arlindo e dos Arlindos!

    Gostar

  46. Gol(pada) permalink
    18 Fevereiro, 2011 21:38

    lucklucky
    .
    Tem razão, Luky
    Com este estado Sucialista é impossível.A teia é demasiado grande e há muitos a comer.
    Mas a este ritmo os Vampiros daqui e os especuladores darão cabo disto.
    E o PSD hoje também chamou de demagogia “mexer” nos salários dos gestores.
    Realmente só mudam as moscas…

    Gostar

  47. tina permalink
    18 Fevereiro, 2011 22:11

    “ao contrário do CAA, que além de censor, se preocupa com a politiquice rasteira da intriga congeminada na sua cabeça”
    .
    CAA não devia fazer parte deste blogue mas sim do Jugular. Ele é todo frustações e ressentimentos, tal como as mulheres são normalmente na idade dele.

    Gostar

  48. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 22:17

    “Explique lá como é que um aumento das exportações de 10-12% previsto para 2011, pode puxar pela economia, que já está neste momento em recessão.”
    .
    .
    O que os outros prevêm não me aquece nem arrefece. Aquece-me aquilo que eu prevejo face aos últimos dados existentes. Já o ano passado todos levaram uma banhada (mas todos mesmo, incluindo instituições internacionais) e eu dizia que iamos exportar mais do que até o governo previa. E este vai ser a mesma coisa. Só em Dezembro as exportações subiram 24% e poderão continuar a crescer desta maneira.

    ” estamos a exportar o quê, e para onde?”
    .
    .
    O grosso do aumento foi automóveis e componentes de automóveis, máquinas e equipamentos industriais.
    .
    .
    As exportações estão a subir bem, em especial para a China, Brasil (embora aqui sobretudo vinhos, azeites e produtos tradicionais tugas), México, Magrebe, etc.
    .
    .
    “Se a dívida pública directa em 2010 cresceu 19 mil milhões €, e se desde ontem soubemos que o BCE tem 18 mil milhões, e julgo eu, que foi a partir de Maio do ano passado que o BCE começou a adquirir de forma mais intensa, se calhar boa parte da dívida nacional nos últimos meses tem de facto sido adquirida apenas pelo BCE através da banca.”
    .
    .
    Puro disparate. O BCE compra dívida nos mercados, os investidores preferem irem directamente à fonte. Aí os leilões não são tão manipulados. Portanto, é preciso saber o que se está a dizer antes de escrever disparates.
    .
    .
    Só quero que façam estas continhas: défice de 4% e PIB nominal a subir 2,5% (até pode subir mais, mas vou ser conservador), em termos de peso da dívida pública sobre o PIB, isto até não é um desastre. Desastre é não anunciar o objectivo de ter excedentes orçamentais para baixar o peso da dívida a uma velocidade maior durante a fase alta do ciclo.
    .
    .
    Mais uma vez é preciso chamar a atenção para os dados existentes e não para o wishfull thinking dos analistas da treta.
    .
    .
    “Quanto ao pedido de ajuda, parece que você quer fazer parte da alucinação colectiva, recomendo a leitura:”
    .
    .
    Um jornalista de um jornal especializado em negócios que diz que a Refer é 100% estatal está, não apenas alucinado, como não me merece qualquer crediblidade. Era dos tais que andou a elogiar o governo, quando era moda e chique. Pfff! Não merece ser levado a sério.

    Gostar

  49. lucklucky permalink
    18 Fevereiro, 2011 22:35

    Especuladores? Eu nem a 50% de juros emprestaria a esta gente.
    É demagogia porque os valores são irrelevantes embora mim não haveria sequer “gestores” no Estado.
    O Estado precisa de cortar 20% do que gasta.É tão simples como isto.

    Gostar

  50. tina permalink
    18 Fevereiro, 2011 22:42

    “O futuro é do Arlindo e dos Arlindos!”
    .
    No dia que isso acontecer, o futuro deixou de existir.

    Gostar

  51. JCA permalink
    18 Fevereiro, 2011 22:46

    .
    Na moeda unica não há qualquer hipotese de reacender a Economia a não ser reduzindo os factores de custo. Pela canibalização dos ordenados não vai lá, agrava. Só pela via de forte redução fiscal. Mas isso mexe em muita coisa instalada. Deixa andar. A China fabricou-se competitiva pelo dumping cambial. O resto é encanar a perna à rã. E essa solução é habitualmente identificada com a Direita mais virada para o Empresarialismo, exportações, substituições de importações por produção nacional.
    .
    Mas como a tool das barreiras alfandegárias morreu, estamos na mesma, só a tool da forte redução fiscal. Mas aqui del rey que com menos impostos acabam os Direitos Civilizacionais irreversiveis quue uns maduros resolveram chamar ‘estado social’ É mentira. Esse dito ‘estado social’ está organizado pior que o pior do ‘capitalismo selvagem’. Tem mais que potenciais não só continuar como se reforçar mesmo sujeito à quebra de receitas a que conduz uma forteredução da carga fiscal.
    .
    E depois temos o desemprego dos jovens que estes crâneos resolvem aumen tando a idade de reforma. Empastelar postos de trabalho que a normalidade exige que sejam libertos para os jovens. Nem se percebe o que é que esta gente que governa quere. Também não sabem, não há problema.
    .
    Tradicionalmemte estes vectores eram fundamentos da Direita. Mas como afinal os politicamente correctos estão na Direita dos ‘meninos bem’ cascaisquenses que nunca viram ‘um boi à frente’, resta a expectativa de talvez os mais da ‘rua’ os Socialistas a rasgarem os novos caminhos.
    .
    Isto é um supor com muita admiração por tanta teoria académica vertida á custa de tanto suor. Mas que apesar de tanta boa vontade, engenho e arte está a dar sempre em ‘àguas de bacalhau’. E cá andamos todos. É a vida.
    .

    .

    Gostar

  52. lucklucky permalink
    18 Fevereiro, 2011 22:50

    “Um jornalista de um jornal especializado em negócios que diz que a Refer é 100% estatal ”
    .
    Como é que uma EPE não é estatal?
    .
    “Era dos tais que andou a elogiar o governo, quando era moda e chique. ”
    .
    Aí 100% de acordo.

    Gostar

  53. ping pong permalink
    18 Fevereiro, 2011 23:11

    Fantástico !!
    Os nomes que se arranjam para a pedinchice …

    Gostar

  54. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 23:32

    A Refer tem capital privado. Ou não sabia? Vc. não quer comprar umas acçõzitas? ;))
    .
    .
    A Refer pode ser dominada pelo Estado, mas também a EDP o é.
    .
    .
    O problema da Refer é que depende das políticas estatais para garantir os seus lucros. Como eles são estabelecidos pelo Estado, tem dificuldades em ser aceite pelo mercado. O que é natural. Quem compra aquilo, ou tem capacidade de influência sobre a classe política ou arrisca-se a ser depenado pelo Estado, dependendo da vontade política do cromo que manda de momento no governo.

    Gostar

  55. anti-comuna permalink
    18 Fevereiro, 2011 23:47

    Alguém conhece um link com as últimas declarações do líder da Jerónimo Martins? Se alguém conhecer, agradeço-o imenso. Obrigado.

    Gostar

  56. lucklucky permalink
    18 Fevereiro, 2011 23:59

    “A Refer tem capital privado. Ou não sabia? Vc. não quer comprar umas acçõzitas? ;))”
    .
    Não sabia, qual é o capital privado que lá está?

    Gostar

  57. anti-comuna permalink
    19 Fevereiro, 2011 00:02

    Agora é que reparei no meu enorme erro. Confundi a REN com a REFER. Ou seja, o autor do artigo merece as minhas sinceras desculpas, assim como Lucklucky.
    .
    .
    Penitencio-me perante o meu erro clamoroso, mas mantenho que o jornalista não tem muita credibilidade para agora vociferar contra o governo quando andou anos a dar-lhes boas palavras.

    Gostar

  58. anti-comuna permalink
    19 Fevereiro, 2011 00:06

    “Não sabia, qual é o capital privado que lá está?”
    .
    .
    Tem toda a razão. Estava a reler o artigo e meti a pata na poça. Peço-lhe desculpas pela minha enorme gaffe. Glup!

    Gostar

  59. anti-comuna permalink
    19 Fevereiro, 2011 00:17

    Mas, já agora, depois não digam que eu não avisei:
    .
    .
    http://aeiou.expresso.pt/a-primeira-pagina-do-expresso=f633057
    .
    .
    Houve fuga de informação, da DGO (uma vergonha este governo e esta instituição) e o défice de Janeiro caiu para menos de metade. Caiu de 680 milhões para 281 milhões. Eu bem avisei. A nossa direitinha não pesca nada disto e depois perdem os argumentos contra o governo. É verdade que as receitas fiscais não deverão continuar a subir como já foi indiciado por alguns responsáveis, mas mesmo assim, as receitas fiscais deverão crescer melhor do que o próprio governo prevê. O que será grave é se assistirmos a derrapagens na despesa. Mas se não houver derrapagens na despesa e as receitas subirem mais do que o orçamentado, o défice pode bem cair abaixo dos 4%. Eu já o disse aqui.
    .
    .
    Se daqui a 3 meses se prenunciar um défice mais perto dos 3% que dos 4%, os direitinhas perdem os argumentos contra o governo e o PPC apaga-se, como uma vela sem pavio. Repito aqui, mais uma vez (estamos em Janeiro, tomem bem nota): o défice orçamental deverá ficar abaixo dos 4%. Se o governo cortar na despesa, pelo menos ao nível do orçamentado, o défice poderá estar muito perto dos 3%.
    .
    .
    Estes direitinhas da treta metam os olhinhos nos dados. Se a partir de Abril se começar a denotar um défice abaixo dos 4%, um PIB na tona da água ou mesmo positivo (eu aposto num PIB positivo, tanto em termos homólogos como em cadeia) e o problema grego/irlandês for resolvido (o grego tenho dúvidas mas nunca se sabe), nunca mais ninguém tira o Pinócrates da gamela. Ides aguentar com a besta até ao fim da legislatura e o PPC cairá, dando lugar ao Rui Rio. Certinho e direitinho. Engulam que é para aprenderem a fazer oposição! ahaahahahhhha

    Gostar

  60. Francisco Colaço permalink
    19 Fevereiro, 2011 00:30

    Anti-comuna,
    .
    Défice de 4% antes ou depois de vender as casas à Parpública?

    Gostar

  61. Francisco Colaço permalink
    19 Fevereiro, 2011 00:40

    Depois de ter passado hoje pela área de serviço de Mangualde da A25 e ter visto da janela do autocarro o trânsito desviado pela polícia para que os automobilistas tivessem de parar na área de serviço e ser autua… verificados, apenas lhe digo, Anti-Comuna, a caça à multa equilibra orçamentos.
    .
    Chegámos a este ponto. Tenho pena dos agentes, que devem detestar os papéis que de cima lhes impôem. Não imagino que possam dormir tranquilamente, sabendo que são usados como peões para espoliar o próximo a coberto da lei (e apenas com esse fim, não é o de fazer cumprir a lei de certeza!)
    .
    E tudo isto para ser assinado mais um contrato milionário entre as empresas do regime e o Estado, dando conta de uma batelada de dinheiro de uma vez. Se querem o meu conselho, alguém verifique as contas nos Off-Shore detidas pelo BPN e pelo BPP. Começo a ficar convencido que puxando por uma vamos ver uma situação análoga à do mágico que puxa os lenços coloridos da boca. E não só coisas de gente do PSD, mas muita xuxice à mistura também há-de aparecer.
    .
    Estou convencido que é apenas por isso que importava salvar o BPN: para evitar um processo de falência, que levaria as contas a escrutínio por parte da justiça.

    Gostar

  62. lucklucky permalink
    19 Fevereiro, 2011 00:45

    Tem toda a razão. Estava a reler o artigo e meti a pata na poça. Peço-lhe desculpas pela minha enorme gaffe. Glup!
    .
    Aceites 🙂
    .
    “o défice pode bem cair abaixo dos 4%. ”
    Se o défice cair abaixo dos 4% é porque alguém anda a mentir. Mentir.
    Mas você ainda acredita em fadas pelos vistos.

    Gostar

  63. anti-comuna permalink
    19 Fevereiro, 2011 01:12

    “Se o défice cair abaixo dos 4% é porque alguém anda a mentir. Mentir.”
    .
    .
    Vc. vai ver. ehheheehheh
    .
    .
    “verificados, apenas lhe digo, Anti-Comuna, a caça à multa equilibra orçamentos.”
    .
    .
    Isso são trocos face ao que gasta o Estado. Dá-lhes mais “lucro” passar património, de uma conta para outra, enganado os papalvos.

    Gostar

  64. JCA permalink
    19 Fevereiro, 2011 03:38

    The Egyptians had their own God of Silence: Haar-Poor-Kraat, a god-form of Horus. This god-form has always been depicted with the right hand placed toward the mouth with one finger over the lips in a gesture of silence.
    .
    The Greeks had their own God of Silence as well: Harpocrates, a version of the Egyptian God of Silence. This god-form was similarly depicted as his Egyptian counterpart, with the right hand placed toward the mouth and one finger over the lips in a gesture of silence.
    .
    Umas fofocas para arejar,
    .
    -Harry and the den of debauchery: Naked dancers and shouts of ‘drugs are good’… inside the prince’s latest haunt
    http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-1358372/The-Box-opens-Prince-Harry-Emma-Watson-A-list-guest.html#ixzz1EN0AEiH2

    Gostar

  65. 19 Fevereiro, 2011 11:26

    Por favor expliquem-me quem são estes tansos que compram triliões esperando receber um juro altissímo de um fulano que está sem cheta. (repost)

    Gostar

  66. lucklucky permalink
    19 Fevereiro, 2011 15:14

    “Vc. vai ver. ehheheehheh”
    .
    Vou ver o quê? que você é muito crédulo e não faz contas? Já sabia.
    Quem tem 10% de défice não passa para menos 4% com prestidigitação.
    Só quem não sabe fazer contas. Ou o défice de mais de 10% era falso – então para quê pedir 19 mil milhões em 2010- ou é o de 4% que você diz que vem aí que é falso.
    Mas como está tão desesperado por qualquer boa notícia agarra-se a o que quer que seja.

    Gostar

  67. JCA permalink
    19 Fevereiro, 2011 16:21

    .
    fado se não recebem em ‘especie’ recebem em ‘cabedal’. Já vem do tempo do Gil Vicente. Comlo de facto a ‘espécie’ é só escrevinhar nos livros (moeda, nota e ouro não passa cá para o nosso lado), perder não perderiam, à borla vem buscar os ‘cabedais’. Mas o pessoal presta a isso o que é que eles haveriam de fazer de diferente se a elite ADORA ser comida ?
    .

    Gostar

  68. JCA permalink
    19 Fevereiro, 2011 16:34

    .
    Porque eles também não têm ‘nenhum’. Se tivessem não vinham para cima dos Contribuintes com os ‘bail outs’ etc. A coisa não está a funcionar ‘nos conformes’, mau para uns, para outros e para todos. Claro que tudo se acaba por resolver. Mas quantos mais pobres libertados para consumidores (mais qualidade de vida) mais moeda metalica e papel nota é preciso a circular para A ECONOMIA E A PRODUÇÃO NÃO ACABAREM O PROCESSO DE FALÊNCIA.
    .

    Gostar

  69. 20 Fevereiro, 2011 10:04

    Por favor expliquem-me quem são estes tansos que compram triliões esperando receber um juro altíssimo de um fulano que está sem cheta.

    Que pena!
    Nenhuma das grandes inteligências que andam por aqui (nem mesmo o senhor anti-comuna) se disponibilizou para me ensinar.
    De qualquer maneira acho que quem compra deve ser a senhora ucraniana, afinal ela também comprava andares por correspondência.
    Se calhar disseram-lhe que lá dentro estava um tuga pronto para casamento e legalização dos papeis.

    Gostar

Indigne-se aqui.