Saltar para o conteúdo

O bando dos mentirosos empedernidos e compulsivos

19 Março, 2011
by

Sócrates disse que apresentou as novas medidas do PEC IV primeiro aos portugueses, através da conferência de imprensa de Teixeira dos Santos, antes de as apresentar em Bruxelas.

MENTIRA: a carta de compromisso de José Sócrates com as novas medidas seguiu para Bruxelas no dia 10 de Março e Teixeira dos Santos só falou no dia 11 de manhã (agora andam a dizer que a data da carta não conta, o que além de descarado logro, resulta numa figura caricata, mesmo patética).

Sócrates disse na SIC e repetiu no parlamento que só apresentou em Bruxelas linhas de orientação “negociáveis”.

MENTIRA: na carta que enviou ao BCE e à Comissão Europeia o Governo utiliza sete vezes expressões como “o compromisso do Governo” ou “as autoridades portuguesas comprometeram-se”.

Sócrates disse que a intenção de congelar as pensões mínimas era um equívoco que resultava do mau entendimento das palavras de Teixeira dos Santos

MENTIRA: Para além desse princípio estar muito claro tanto nos documentos distribuídos por Teixeira dos Santos, como na famosa carta enviada a Bruxelas (“the suspension of the application of pension indexation rules yields budgetary savings of 0.2 %GDP”), a verdade é que Teixeira dos Santos nunca desmentiu essa suspensão das pensões, mesmo quando foi directamente confrontado com ela no parlamento. O “equívoco” não passa de uma invenção de António Costa.

Para esta gente vale tudo. E não é só para Sócrates. É para a pandilha toda. Só há solução: uma limpeza total. Recomendo o uso de lixívia, pois as nódoas já estão demasiado entranhadas.

PS. A Agência Lusa, em mais um dos seus habituais fretes ao Governo, veio dizer que a Comissão Europeia tinha contrariado declarações de Paula Teixeira da Cruz baseadas numa notícia do Expresso. Acontece que não contrariou. Primeiro: a data da carta enviada para Bruxelas é mesmo 10 de Março, não 11 de Março. Segundo: o email enviado com a carta chegou ao gabinete de Durão Barroso às 9h54, hora de Lisboa, e a essa hora Teixeira dos Santos não tinha ainda apresentado as medidas aos portugueses, pois a sua conferência de imprensa de dia 11 de Março começou muito atrasada (todas as notícias nas edições on-line têm hora mais tardia, tendo sido sempre colocadas depois das 10h da manhã, mesmo os registos mais breves). A Lusa pretende que uma frase do email de Sócrates – “O Governo português está actualmente a finalizar os seus Programas de Estabilidade e de Reformas Nacionais para apresentar às instituições europeias em Abril” – desmente a alegação de que o plano apresentado em Bruxelas era um compromisso firme quando, se é verdade que esse documento não era o PEC na sua redação final, o relevante é que Sócrates escreveu também, dirigindo a Durão Barroso, que “gostava de partilhar consigo as orientações políticas gerais e medidas que o Governo português se compromete a adoptar para enfrentar os grandes desafios económicos”. Vou repetir: “se compremete a adoptar”. Que eu saiba “comprometer a adoptar” não é amesma coisa que “comprometer a negociar”. Lamentavelmente muitos sites de informação estão a reproduzir acriticamente e acefalamente a notícia da Lusa.

51 comentários leave one →
  1. Nuno Guimarães permalink
    19 Março, 2011 13:16

    É um problema de Inglês!

    Gostar

  2. será permalink
    19 Março, 2011 13:31

    só sei que com o esforço do PM, já vou atestar a gasolina a menos 5 centimos na segunda-feira!

    Gostar

  3. 19 Março, 2011 14:13

    António Costa não tem um pingo de vergonha na cara, ao prestar-se a estas manobras sujas do socretinismo. Saloiamente, a pandilha do falso engenheiro (de que Costa mostrou ser parte integrante) pensa que pode safar-se com tais expedientes…
    Mas é claro que o Teixeira das Taxas é comprovadamente um incompetente e, durante o resto da vida, não vai recuperar a credibilidade exigida a um professor de Finanças.

    Gostar

  4. Pável Rodrigues permalink
    19 Março, 2011 14:46

    Como é possível que mesmo na bancarrota os socretinos desviem dinheiro para pagar aos piscoboys que por aí proliferam?
    Como dizia Vergílio Ferreira:
    _A politiqueirada portuguesa é uma gentalha execranda, parlapatona, intriguista, charlatã, exibicionista, fanfarrona, de um empertigamento patarreco — e tocante de candura. Deus. É pois isto a democracia?

    Gostar

  5. 19 Março, 2011 15:20

    Esta mentira traz-nos à memória o valor da palavra na Independente, on aterro da Cova da Beira no Freeport. E o valor da palavra é assim: quando eles dizzerem que é preto, é branco. Triste sina a do PS, que ao querer seguir o caminho mais fácil, se carimbou indelévelmente como o partido mentiroso e assim permanecerá por muitos anos, muito provavelmente.

    Gostar

  6. 19 Março, 2011 16:29

    Limpeza total,vamos a ela que já é tarde.Aflitos que estão ainda há aqui uns poucos que se desunham a querer,à viva força,mostrar que são muitos psicos a defendê-los!

    Gostar

  7. 19 Março, 2011 17:05

    FALTAM SÓ 5 DIAS !

    Gostar

  8. 19 Março, 2011 17:37

    O Sr.Sócrates está a repetir as ladaínhas no Porto, a quem desviaram milhões de euros do projecto do Metro. E pergunta: “Por que razão sou o único a ter consciência do que se está a passar?”. Dá a impressão que ele não sabe mesmo em que estado está em Portugal e que acredita mesmo que foram os outros que deram cabo da nação em cinco dias. Mas ainda há pior: quem está à volta bate palmas e acredita no que ele está a dizer, ou então batem palmas pela vidinha.

    Gostar

  9. Tolstoi permalink
    19 Março, 2011 17:38

    Grande agitação e confusão nas lojas.

    Gostar

  10. 19 Março, 2011 17:39

    Pelos comentários racistas dos socialistas vê-se bem o que eles têm a perder se o PR dissolver o Parlamento no dia 24 de Março. Estão desesperados e com medo de serem levados à justiça por terem arruinado Portugal.

    Gostar

  11. campos de minas permalink
    19 Março, 2011 17:49

    com um dia tão bom para sair à rua, parece que são milhões apertados na avª da liberdade. mas os blasfemos não lhes ligam patavina, apesar de votarem(devem votar nulo e em branco!)

    Gostar

  12. campos de minas permalink
    19 Março, 2011 18:01

    até admira que os onanistas militaristas ainda não tenham irrompido por aqui, com o dealbar dos raids aéreos na líbia…
    nas pisadas de sarkozi a catherine deneuve lusa adora fardas…

    Gostar

  13. A. R permalink
    19 Março, 2011 18:36

    Líxivia? Ácido sulfúrico seguido de banhos nas tinas de Fukushima.

    Gostar

  14. A. R permalink
    19 Março, 2011 18:58

    Então e os 70 000 euros do Alberto Martins voltam ou não voltam aos cofres do Estado? Alberto Martins não se demite?

    E as armas onde estão? ASS não se demite?

    E a trapalhada dos cartões de eleitor? O ministro demite-se ou não se demite?

    Gostar

  15. campos de minas permalink
    19 Março, 2011 19:45

    os injuriosos são os ‘afortunados’ da sociedade, como lhes chamava J K Galbraith.
    mas, não fazendo parte dos ‘desafortunados’, serem apenas ´afortunado’ não lhes satisfaz o apetite, pois não escondem o ciúme que têm pela cleptomania de elite dos dias loureiros, dos jorge coelhos, dos alexandre santos and so on…

    Gostar

  16. tina permalink
    19 Março, 2011 19:53

    Tornou-se uma questão de dignidade, porque se permitimos continuar a ser governados por gente tão reles, isto representa também termos pouco respeito por nós próprios. Para mim, já tem sido embaraçoso desde há algum tempo admitir aos meus filhos que os nossos governantes actuais são pessoas mentirosas e sem princípios nenhuns.

    Gostar

  17. tina permalink
    19 Março, 2011 19:57

    O jmf esqueceu-se de mencionar aquela mentira em que uns governantes dizem que o PEC IV é a pensar em 2012 e 2013 e há outros que dizem que é para certificar que em 2011 correrá tudo bem.

    Gostar

  18. certo permalink
    19 Março, 2011 20:03

    Eu queria ser equidistante, nestas coisas, se o que me aborrece de momento é o grande Sarkozi mais esse Cameron de gordo, como a Clinton dos orgasmos e um estranhíssimo nobel obamania, à caça do pitroil da Líbia, por rebeldes que andou a rebeldar a Cia, mas é visto que o Sócrates andou como sem aviso, desta feita, repetida, a lembrar aquele rapazito da ovelhas que um dia se pôs a gritar “aqui d’el rei, lobo, lobo, c’um caraças”, grande estrondo, foi um gozo, mais um tempo e tornou de novo, e já o povo não gostou da brincadeira, enfim, moços, moçarada, até que um dia veio o lobo, de verdade, e a maralha, escarmentada, chateada, já não lhe ligou nada.
    Que até bem que avisei, a tempo, algumas vezes, embora agora saiba que ninguém já se vá lembrar de coisa alguma, nada.

    Gostar

  19. 19 Março, 2011 20:25

    o que vai por aqui

    há incêndio?

    queimem os incendiários que se resolve tudo

    é um país de autos de fé

    Gostar

  20. 19 Março, 2011 20:42

    Noticia de ultima hora: forças internacionais atacam a Libia

    http://brigadascinzacoelho.blogspot.com/2011/03/ultima-hora-forcas-internacionais.html

    Gostar

  21. Nina permalink
    19 Março, 2011 21:16

    Vocês cansam a minha beleza…
    Gaita, tanto espadachim com espadas de papel.
    Decididamente, já não acredito em ninguém. Que venha a bancarrota e depois de enterrados os mortos e tratados os feridos, que se construa um novo país.

    Gostar

  22. Portela Menos 1 permalink
    19 Março, 2011 21:23

    Pronto, vamos correr com os Socas. Não sei se têm alternativas mas eu ajudo:
    PPortas
    Marques Mendes
    Marcelo R. de Sousa
    Freitas do Amaral
    António Vitorino
    Júdice & Associados
    Armamdo Vara
    .
    Enfim, não faltam nomes para juntar a estas estrelas que podem sempre tirar o país do buraco.

    Gostar

  23. tina permalink
    19 Março, 2011 21:40

    O discurso de Sócrates, próximo do fim, tornou-se desesperado. A sua ameaça com o papão “liberal” é ridiculamente óbvia. Continua a gritar, para quem não quer ouvir, que não está preparado para governar com o FMI. O seu dramatismo é tão exagerado que as pessoas sentem vergonha pelo alheio e não batem palmas. Os seus amigos deviam aconselhá-lo a retirar-se com dignidade. Irá acabar por fazer a figura triste que Mário Soares fez.

    Gostar

  24. Bulimunda permalink
    19 Março, 2011 22:32

    Mais mentirosos?
    Durão Barroso acaba de desmentir o PSD e Paula Teixeira da Cruz. Nota oficial da Comissão europeia acaba de ser divulgada.

    Gostar

  25. Bulimunda permalink
    19 Março, 2011 22:34

    Comissão Europeia contraria declarações de Paula Teixeira da Cruz (PSD)

    De Filipe Pedro (LUSA) – Há 2 horas

    Bruxelas, 19 mar (Lusa) — A Comissão Europeia divulgou hoje uma nota que contraria as declarações produzidas hoje de manhã pela vice-presidente do PSD Paula Teixeira da Cruz sobre o novo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

    Segundo a nota da Comissão, o Governo português apenas comunicou as medidas do PEC IV no dia 11 de março às 10:54, sublinhando-se também que a comunicação conjunta feita pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu apenas foi feita às 23:00 (hora de Bruxelas) desse mesmo dia e não na véspera, como Paula Teixeira da Cruz adiantou hoje de manhã.

    Conjuntamente com a nota, a Comissão divulgou ainda, “a pedido do Governo português”, o teor da carta enviada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, na sexta-feira, dia 11 de março, às 10:54.

    © 2011 LUSA – Agência de Notícias de Portugal, S.A.

    Gostar

  26. campos de minas permalink
    19 Março, 2011 22:41

    a paula teixeira da cunha é mentirosa como o jmf e descarada por que é conivente com o marido o cleptomano bancário.

    Gostar

  27. Arlindo da Costa permalink
    19 Março, 2011 22:48

    O PSD está completamente à deriva.
    Aquilo não é um «albergue espanhol», é um «saco de gatos».
    A única saída digna para a «direita» – chamo-lhe direita para não lhe chamar «tertúlia taurotraumática» – é reforçarem a votação no CDS-PP.
    Dar mais de 20% ao actual PSD é puro suicídio.

    Gostar

  28. Tiradentes permalink
    19 Março, 2011 23:03

    Pois agora é que o Arlindo falou certo mas ao contrario.
    O pior é que o dito cujo vai ter bem mais que 20% precisamente porque os tugas tem tendencias suicidas.
    A prova está que ja deram mais de 40 ao mentiroso compulsivo e voltaram a drar~lhe a vitoria para acabar de limpar a mrgue em que ele trabsformou o país.
    SE a endencia suicidária persistir…..

    Gostar

  29. tina permalink
    19 Março, 2011 23:08

    Sócrates brevemente terá de desmentir à União Europeia “o compromisso do Governo” ou “as autoridades portuguesas comprometeram-se”. Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. Grande vergonha que vai ser para Sócrates.
    .
    Ainda outra mentira que jmf não mencionou foi aquela em que Sócrates disse que não iria representar Portugal perante a UE se o PSD não aprovasse estas medidas. Agora vem todo cordeirinho dizer que é o único disposto a diálogo.
    .
    Ainda outra mentira que jmf esqueceu de mencionar foi aquela em que Sócrates disse que o Governo estava a mostrar aos camionistas onde ficavam “as linhas vermelhas” . Nem meia-hora passava e a imprensa já anunciava que o governo tinha cedido em grande parte das reivindicações dos camionistas. Esta ficou conhecida como a mentira “das linhas vermelhas”.

    Gostar

  30. Arlindo da Costa permalink
    19 Março, 2011 23:18

    Se eu fosse conselheiro de Sócrates, aconselhar-lhe-ia que ele não desse mais «troco» ao PSD, pois aquilo é uma agremiação que não tem nem direcção nem projecto, e ia imediatamente para eleições.
    Depois de obter uma esmagadora maioria absoluta, Sócrates tem que virar-se para o povo e não para a Europa.
    A Europa é passado, é uma quimera, é negócio de ciganos, é um bordel de vaidades e de grunhos.
    Portugal tem que virar-se para as novas realidades.
    O futuro não está na Europa – e muito menos passa pela Europa.
    Reduzir o PSD a 15% ou 20% deve ser a obrigação patriótica de qualquer português com os tomates no sítio.
    Os PSDs e os economistas da treta que os aconselham que vão para a sede do FMI fazer cócegas ao Sr. Dominique Strauss….

    Gostar

  31. Portela Menos 1 permalink
    19 Março, 2011 23:21

    Tanto mentiros@:
    .
    Comissão Europeia contraria declarações de Paula Teixeira da Cruz (PSD)
    De Filipe Pedro (LUSA) – Há 2 horas
    Bruxelas, 19 mar (Lusa) — A Comissão Europeia divulgou hoje uma nota que contraria as declarações produzidas hoje de manhã pela vice-presidente do PSD Paula Teixeira da Cruz sobre o novo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
    Segundo a nota da Comissão, o Governo português apenas comunicou as medidas do PEC IV no dia 11 de março às 10:54, sublinhando-se também que a comunicação conjunta feita pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu apenas foi feita às 23:00 (hora de Bruxelas) desse mesmo dia e não na véspera, como Paula Teixeira da Cruz adiantou hoje de manhã.
    Conjuntamente com a nota, a Comissão divulgou ainda, “a pedido do Governo português”, o teor da carta enviada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, na sexta-feira, dia 11 de março, às 10:54.
    © 2011 LUSA – Agência de Notícias de Portugal, S.A.

    Gostar

  32. Ana C permalink
    19 Março, 2011 23:47

    Eu não consigo perceber é como é que o Teixeira dos Santos atura isto. provavelmente tem prometido o “El Dorado” para depois do cargo…. Não pode ser de outra maneira

    Gostar

  33. phyloxera permalink
    19 Março, 2011 23:48

    E não se pode acusar Sócrates e o ministro Pereira da propaganda, por Alta Traição?

    Gostar

  34. fernando permalink
    19 Março, 2011 23:55

    Este blog deve repor a verdade rapidamente.

    Gostar

  35. Francisco Colaço permalink
    20 Março, 2011 10:48

    Campos de Minas,
    .
    Abstenha-se de defender o indefensável. Infelizmente, contra factos os argumentos não pesam, e as mentiras (inverdades) sucedem-se. Há que mandar um par de estalos à pandilha socialista (os quarenta ladrões).
    .
    Pode dizer, com alguma compreensão da minha parte, que não vê alternativa a este desgoverno, desgoverno esse palavras minhas. Pode. Contraponho: não sei se o Pedro Passos Coelho faria melhor. Sei que é difícil (inconcebível) fazer pior do que o governo Sócrates (repare que não digo aqui PS, mau grado achar que deveria). Ele, Sócrates, não é o impoluto Catão que necessitamos neste momento. É o Sula que acabará por dar argumentos a um César para exterminar a República e impor a ditadura.

    Gostar

  36. Francisco Colaço permalink
    20 Março, 2011 10:52

    Portela Menos Um,
    .
    MENTIRA, err… inverdade. A Lusa está tomada pelo aparelho socialista (trabalha lá?) e é um desperdício de dinheiro, tal como o IMTT, a Esfolação Mário Soares. Acha mesmo que alguma vez na vida irei dar crédito a esses pandilhotes? Ou a si, que já nos provou malcitar factos e não ter um compromisso sério com a verdade?

    Gostar

  37. Francisco Colaço permalink
    20 Março, 2011 10:54

    Arlindo da Costa,
    .
    Reduzir o Sócrates e os seus malbaratantes à condição de presidiários é o dever patriótico de qualquer português.
    .
    Freeport, Aterro da Cova da Beira, Face Oculta… vamos a mais exemplos?

    Gostar

  38. 20 Março, 2011 10:55

    E o que vem a seguir?

    Considerando que o PSD e Cavaco não caiem na esparrela de Sócrates, o Pais manter-se-há no limbo. O limbo necessário, na fase pré-ajuda externa.
    Que demorará pouco.
    Enquanto Sócrates e Teixeira conseguirem adiar despesas e antecipar receitas.
    Enquanto Constâncio_6.83 conseguir adiar a decisão do BCE (de Merkel) de “retirar o tapete” a Portugal.
    Afinal, o financiamento do BCE aos Bancos portugueses não é mais do que compra encapotada de dívida soberana. E, para mais, com lucros significativos (compra a 1% e colocação a 7,5%) para os bancos intermediários que, acabam por, assim, “secarem” a economia nacional, face a esta alternativa que constitui tão chorudo “negócio”.

    Tudo se deverá consumar nos próximos (poucos) meses.

    Entretanto, o País vergar-se-há aos PECs anteriores e próximos, antecipando muitas das hipotéticas medidas FMI. Menos economia e mais desemprego. Juros (cada vez) mais altos a pagarem no vencimento (quem vier depois) destes novos acumulados de dívida soberana, que Sócrates não tem pejo em anotar como sucessos.

    Tudo inevitável. Em resultado de anos de gestão pública danosa.
    Medidas incontornáveis que devem ser tomadas por quem as tornou necessárias. Para que possa ser responsabilizado.

    Mas temos que pensar no dia seguinte. E esse dia seguinte, para além de todos os problemas já a notados, trará um novo, que resultará da subida de juros pelo BCE (Euribor).

    Essa subida está para breve e será um processo gradual, forçado pela recuperação económica de algumas economias mais fortes, pela inflação motivada pelo crescente custo das energias (nomeadamente do petróleo) e matérias-primas (alimentares inclusive) e pelo custo a pagar, globalmente, pela crise de 2008 e, pelos recentes acontecimentos no Japão e Norte de África.

    As famílias portuguesas devem muito. Principalmente pelas habitações adquiridas.
    Os Bancos portugueses estão, também, fortemente endividados nesta área.

    Em 2007, aquando do último pico dos juros, foram “esticados” os prazos possíveis e reduzidos, ao mínimo, todos os spreads.

    As famílias estão totalmente limitadas pelos PECs sucessivos. Esta subida dos juros no crédito habitação não terá forma de ser acomodado por muitas (mas mesmo muitas) delas. E os bancos não terão soluções nem folgas em carteira. Os incumprimentos poderão ser massivos e duros. Para as famílias, mas principalmente para os bancos que poderão se ver, de repente, com um défice de tesouraria e uma carteira de hipotecas a se vencerem, num momento em que as famílias não têm capacidade de reacção e, eles próprios, não têm financiamento extra e liquidez disponível.

    Um drama.

    É necessário preparar uma reacção.
    Uma das possibilidades é cada família impossibilitada de cumprir as suas responsabilidades de crédito poderem efectuar um downgrade da sua habitação. Se não pode pagar 600 por um T3 numa zona boa, talvez possa pagar 500 por um T2 na mesma zona ou por outro T3, numa zona menos boas.

    O problema é a forma como se poderá concretizar este “downgrade”.

    A venda-compra não é solução.
    O IMT envolvido e o spread do novo contrato serão tão penalizantes que os ganhos do downgrade se esfumarão.

    Restará o mercado de arrendamento.
    A solução arrenda-aluga.
    Esta possibilidade não altera a posse do bem, nem prescinde dos (bons) termos contratuais vigentes. Os prazos e spreads actuais são irrepetíveis e devem ser preservados até quando for possível.
    Cada família coloca a sua habitação no mercado e procura outra, com custos inferiores. Ou seja, concretiza o necessário downgrade, ganhando a diferença de custos entre a renda que passa a usufruir e aquela que passará a pagar. Mais tarde, quando a situação melhorar, tudo se poderá reverter.

    Infelizmente, esta solução deverá ser dinamizada de alguma forma, pois é necessária “massa crítica” – uma boa carteira de habitações – para levantar esta alternativa. Os mais interessados serão os bancos. Poderá sair daí a iniciativa de criação dessa carteira. Se forem capazes de não se ligarem, egoisticamente, à possibilidade de fazerem cair os contratos actuais, com condições – pare eles – pouco atractivas. Claro que a consequência deste procedimento será bem pior, para todos e para eles também…

    Teremos que começar a ver alguma coisa para além das tricas actuais. É preciso começar a desenhar o futuro, depois de afastados os responsáveis pela actual situação. E depois de sermos colocados no nosso lugar, ao nível do que somos capazes de produzir (para viver e para pagar a dívida criada pelo que fizeram- eles – e usufruímos – nós – nos últimos anos).

    Gostar

  39. Francisco Colaço permalink
    20 Março, 2011 10:58

    Phyloxera,
    .
    Não poder acusar governantes por alta traição, porque estes não a cometeram. Alta traição é a intencional entrega de territórios portugueses a potências estrangeiras ou atentados contra a soberania de per se. Acuse-os de corrupção activa e passiva e lamente apenas não existir nestes dias patíbulo nem guilhotina para nos livrarmos dele de vez.
    .
    Aparte: que raio de pseudónimo é esse o seu, o de uma praga que dizimou as vinhas do Douro? Não acha, sinceramente, que é um pouco de mau gosto?

    Gostar

  40. Francisco Colaço permalink
    20 Março, 2011 11:13

    Gonçalo,
    .
    As decisões individuais têm repercussões colectivas. Dito isto, é desaconselhável, ou pelo menos tem mostrado sê-lo, assistir pessoas que dissiparam os seus rendimentos e que continuam a viver como se fossem morrer hoje.
    .
    Custa-me dizer isto, e não posso deixar de me condoer da situação de muitas famílias, até porque recentemente estive bem mal (por não me haverem pago o trabalho senão meses depois) e me estou a reerguer, sem qualquer apoio por parte do Estado, agora que os pagamentos começam a ser efectuados. No entanto, a assistência social criou uma corja de indolentes e acomodados que contrasta com o dinamismo pessoal e económico dos anos 60, onde crescíamos a 7% e travávamos uma guerra de várias frentes.
    .
    O subsídio de desemprego, o rendimento mínimo garantido e os programas alimentares são todos os dias abusados, e transferem o ónus do sustento individual para a esfera colectiva. Vivemos um tempo em que já acham muitos terem direitos sem sequer pensar que a cada direito correspondem deveres de outrem. Empresários tentam abrir empresas no interior e não encontram mão de obra disponível. No entanto pagam-se milhões nessas áreas em rendimentos mínimos. Podem contrapor e dizer que os ordenados são pequenos. Aceito. No entanto, se as pessoas tivessem ordenados pequenos hoje, amanhã tê-los-iam maiores pois as unidades de produção seriam montadas e competiriam entre si pela mão de obra. O condicional aqui é adequado: é necessário que todos se confrontem com a ruína e desejem trabalhar. Para haver crescimento económico e bem estar colectivo é condição necessária acabar de uma vez com todos os apoios sociais, salvo a deficientes, doentes (verdadeiros doentes), idosos e crianças, aqueles que não se podem bastar por si só; e deixar a condição das pessoas ao seu livre-arbítrio.
    .
    Não desprezem a inteligência humana. Pessoas confrontadas com a ruína acabam por ganhar bons hábitos e mudar de vida.

    Gostar

  41. Tiradentes permalink
    20 Março, 2011 11:26

    Falta aqui um post com o grande ganhador de eleições arlindeses com o famigerado amigo do Sarkosi senhro Muammar.
    Tenha coragem arlindinho e ponha láa foto.

    Gostar

  42. A C da Silveira permalink
    20 Março, 2011 12:09

    Para os defensores acefalos de Socrates e da sua obra de destruição de um país com 850 anos, eu lembro apenas este pequeno pormenor: com um crescimento economico mediocre, em media abaixo de 1%, ele contraiu uma divida superior a 150 000 milhões de euros, entre 2005 e 2010, considerando a divida do estado, das empresas publicas, e as PPPs. Dividas que serão pagas por todos nós. Socrates empobreceu, e hipotecou o futuro dos portugueses pelo menos por duas gerações. É um verdadeiro criminoso.

    Gostar

  43. campos de minas permalink
    20 Março, 2011 13:14

    a mentirosa da paula teixeira da cruz é dura na queda!
    mostra assim,apesar das máscara de pó-de-arroz facial desta manhã, que é mentirosa compulsiva: e note-se que ela costuma estar ao lado direito de passos.

    Gostar

  44. A C da Silveira permalink
    20 Março, 2011 13:32

    Se o Socrates tivesse um pingo de vergonha, dignidade, ou sentido de estado, não esperava por 4ª feira para se demitir. Tinha-se demitido na passada 6ª feira. Em Democracia não há alturas boas ou más para se fazerem eleições. Portugal está num impasse, com um governo minoritario que só diz e faz disparates, seguindo a agenda de um 1º ministro cuja unica preocupação é salvar a propria pele.
    Espero que o Presidente da Republica assuma as suas responsabilidades, e saiba explicar aos portugueses que este 1º ministro e este governo são o nosso maior problema, e por isso têm que ser removidos.
    Socrates sair pelo proprio pé, ou ser empurrado, importa pouco. O importante é que ele saia.
    E se alguem com responsabilidades neste país acha que é possivel um governo apresentar um plano de austeridade cada 2-3 meses como tem acontecido de há um ano para cá , porque o ministro das finanças não faz mais do que martelar as contas publicas, então estamos muito mais doentes do que eu pensava.
    Esta campanha que o governo anda a fazer é só fumaça, e só prova a que ponto o Socrates está entalado. Por culpa propria, diga-se.

    Gostar

  45. phyloxera permalink
    20 Março, 2011 14:28

    “Reduzir o Sócrates e os seus malbaratantes à condição de presidiários é o dever patriótico de qualquer português”

    É por isso que eu digo que não há governo, mas sim um bando de delinquentes ocupando S. Bento.

    Gostar

  46. phyloxera permalink
    20 Março, 2011 14:29

    Sócrates e seus ministros acusados de alta traição, já!

    Gostar

  47. phyloxera permalink
    20 Março, 2011 14:34

    Francisco Colaço,

    Pseudónimo é isso mesmo, não tem que bonito nem feio.
    Quanto à acusação de alta traição você diz “Alta traição é a intencional entrega de territórios portugueses a potências estrangeiras ou atentados contra a soberania de per se”. Bom, e liquidar a independência do país entregando o governo efectivo a entidades estrangeiras, e vender o futuro de muitas gerações no futuro, o que é?

    Gostar

  48. licas permalink
    20 Março, 2011 14:53

    Também . . .

    Gostar

  49. 20 Março, 2011 19:57

    O jmf está feito um defensor acérrimo do PSD, mesmo sem conhecer uma que seja solução para resolver o nosso problema da dívida soberana.
    Será que o jmf acredita que o PSD não vai adotar medidas de austeridade?
    Ou será que o PSD com o FMI por cá tem todas as justificações para obrigar os portugueses a políticas de austeridade muito mais drásticas do que as agora sugeridas?
    Diga lá a sua opinião jmf? Mas não vá muito longe porque o lugar que procura no “pote” pode não acontecer.

    Gostar

  50. Nuno permalink
    21 Março, 2011 10:05

    O titulo aplica-se que nem uma luva aos autores e cumplices da intentona das escutas. Noticias falsas sobre alegadas escutas, fabricadas entre aquele pseudo jornal da Sonae e o assessor Lima, homem de mão do presidente. Felizmente os conspiradores foram desmascarados!
    A CE desmente o conteúdo deste post, mas isso calculo que não interessa nada!

    Gostar

Trackbacks

  1. Jornalista se demite ao vivo da TV Brasil.avi

Indigne-se aqui.