Saltar para o conteúdo

Curva de Laffer

26 Junho, 2012

Receita de IVA da restauração cresceu 109%

94 comentários leave one →
  1. mr shankly permalink
    26 Junho, 2012 17:13

    Não percebi…estamos na parte ascendente da curva ainda? Ou só na restauração?

    Gostar

  2. 26 Junho, 2012 17:14

    Hum, acredito que o aumento se deva igualmente aos mecanismos de facturação que foram obrigados a introduzir. Porque o consumo real de certeza que diminuiu. Cada vez tenho mais colegas que trazem o almoço de casa. Eu não, vou mesmo almoçar a casa. É uma das vantagens de viver em casa arrendada.

    Gostar

  3. Rinka permalink
    26 Junho, 2012 17:24

    Então um Liberal fica feliz com o aumento dos impostos?

    Gostar

  4. simil permalink
    26 Junho, 2012 17:39

    109%, que já alguém dizia 73%, e parece não falar-se da mesma coisa, que o Estado tenha arrecadado mais, os 109%, e o aumento verificado, de 13% para 23%, corresponda aos 73%. De qualquer maneira, lá seja esse aumento de receita aos 109%, acontece que consigo transporta uma gravíssima hecatombe de desistências, de falência de empresas e desemprego aos montes, que com as vítimas diárias de suicídio, emigração, mais subsídios de desemprego e sofrimento, acarretará diminuição próxima da receita do IVA, com mais empobrecimento. E esses neoliberais, que assim os chamem, incultos, presunçosos, inexperientes, estão a atrair tal miséria sobre este país, esta terra, que o que lhes vale é o atraso sistémico, tradicional, do povo beato, de molde a governantes irresponsáveis, que deus não existe e não tem culpa, é claro, ou levariam tal escurraço que só pararaiam pelas alemanhas e canadazes, se não por patagónias longínquas, bando de aventais presunçosos, incompetentes, ladrões e corrutos .

    Gostar

  5. javitudo permalink
    26 Junho, 2012 17:45

    Nas duas entrevistas que deu ao Negócios, em 2010 e 2011, Yannis Stournaras, descrevia a Grécia como “a última economia soviética da Europa”. Ele ainda não teve de visitar Portugal.

    Gostar

  6. 26 Junho, 2012 17:56

    joão miranda, isso nao tem relação nenhuma com o aumento dos impostos.Simplesmente, anteriormente os restaurantes nao entregavam o iva ao estado, coisa que agora não se sucede devido á melhoria do combate aáfusca ao fisco

    Gostar

  7. 26 Junho, 2012 18:44

    Provavelmente, o efeito terá mais a ver com a eficiência do sistema de cobrança do imposto do que do aumento da taxa, como o comentador anterior referiu. E faço minhas a palavras doutro comentador: então um liberal fica feliz com o aumento de impostos?

    Gostar

  8. Alexandre Gonçalves permalink
    26 Junho, 2012 18:47

    Pelos visto o lado direito da curva de laffer afinal não é descendente mas sim ascendente.

    Na hipotese de ter havido manutenção de preços o aumento da taxa de 13% para 23% iria traduzir-se num aumento de receita de 63%. Se fosse todo reflectido seria de 77%. Ora espantosamente os 5 primeiros meses apresentam uma subida de 109 % , ainda mais espantosa tendo em conta que grosso modo só metade desta receita corresponde à nova taxa do IVA (meses de IVA incluidos nos primeiros 5 meses do ano: OUT/11 – MAR/12 (Trimestrais) e Nov/11 a Mar/12 – Mensais). Por isso há qualquer coisa que aqui que não é só o aumento da taxa do IVA.

    Por outro lado, o mais provável é que grande parte dos restaurantes tenham mantido os preços. Ora com os preços estáveis o consumo possivelmente não decresceu por aí além. Para além disso, para a primeira conta do IVA para os trimestrais veio só em Maio. Agora que levaram a pancada quero ver como vão reagir.
    Assim a análise do efeito “curva de Laffer” neste caso não deve ser feita só em termos de IVA. Deve ser feita usando todos os impostos gerados pelo sector da restauração (IVA+IRC+IRS+Seg. Social). E o correcto seria usar só o IVA dos períodos correspondentes ao ano de 2012, por comparação com esses mesmos períodos do ano de 2011. Esta conta é que eu gostaria que fizessem no final do ano e a comparassem com o ano anterior. E então se colocarmos o valor dos subsídios de desemprego a quem o recebe por desemprego gerado pelo sector da restauração…

    Fica o desafio para alguém com acesso aos dados fazer as contas no final do ano

    Gostar

  9. Tiro ao Alvo permalink
    26 Junho, 2012 18:52

    Desculpem a insistência, não tenho lido comentários de Anti-Comuna. Estará doente? Ou estará de férias? Ou zangou-se connosco?
    Quem tiver novas dele, diga p.f..

    Gostar

  10. Pedrum permalink
    26 Junho, 2012 19:01

    Os números são um pouco estranhos. Não conheço o sector, mas num ano houve assim tanta melhoria da fiscalização ? Será que nos que faliram havia muita fuga fiscal ?
    Porque não há dúvida que é um sector fortemente castigado pela crise.

    Gostar

  11. Fincapé permalink
    26 Junho, 2012 19:09

    Parece que o senhor Laffer foi conselheiro económico no tempo de Reagan. E também parece que é a sua ideia mais famosa. Por outro lado, parece que alguém já tinha abordado esta questão, pelo que a ideia não será original.
    E, ao que consta, Keynes terá sido um deles. Mas a simplicidade da curva era boa para aqueles cabeçassimples a quem qualquer pretexto servia para os ricos não pagarem impostos. E assim foi. Com que melhorias para a economia? Nenhumas. E para os ricos? Imensas. Não fosse o setor tecnológico ter crescido o que cresceu mercê ainda da ida à Lua do Kennedy e também o setor terciário que cresceu em todo o lado e estávamos bem lixados.

    Gostar

  12. akismet-5b17138fd161ce97dc7e392c32dfd94a permalink
    26 Junho, 2012 19:16

    Um liberal fica contente com a eliminação de sectores privilegiados em relação aos impostos.

    Se provoca despedimentos e falências é sinal que o sector está sobre-dimensionado (senso comum) e não há razão para ser o estado a pagar por isso. Até que mais dívida ou impostos vão provocar mau clima económico sobre todos os restantes agentes económicos, pelo que há de tratar todos como iguais.

    Gostar

  13. Delfim permalink
    26 Junho, 2012 19:35

    O Restaurante A Marmita entra nestes numeros.Sim??? Então estão correctos

    Gostar

  14. contablista permalink
    26 Junho, 2012 20:03


    2. Apenas a título de mais um exemplo , o incompetente aumento do IVA da “restauração” de 13 para 23% (+76%) que originou uma receita fiscal trimestral de apenas mais 12 milhões de euros
    (+9%) , a qual não chega sequer para pagar os subsídios de desemprego de cerca de 20 mil ora desempregados deste sector cuja actividade foi reduzida em 50% , já para não falar da correspondente descida de IRS e IRC e contribuições para a Segurança Social . Lá virão mais reformados sem contribuições !…
    P.S.
    Cresceu 109 (+109 de 100 para 209) ou cresceu 109 (+ 9 de 100 para 109) ?
    Ou o Secretario de Estado chumbou a matemática ou o jornalista do jornal citado como é hábito sofre de Iliteracia numérica … Quem é o réu? Ou já não se sabe fazer uma regra de 3 simples ?
    Não obstante a evasão fiscal no retalho ser maior , hoje ela é muito menor e in casu não é significativa .
    Se como erradamente dizem que duplicou(+109) para 14o milhões então o term0 comparativo é de 66 milhões !… quando a taxa de IVA aumentou apenas de 76% … e quando o consumo diminuiu e a actividade do sector reduziu para metade ,,, Algo não bate certo …
    Propaganda politica ??? Fácil num País que Sofre de iliteracia numérica …

    Gostar

  15. Carlos Ferraz permalink
    26 Junho, 2012 20:05

    O João Miranda? liberal? 🙂

    é difícil tentar explicar a um “iluminado” porque razão este exemplo não prova, nem de longe, o ponto de vista do João Miranda.

    Obcecado em arrasar de vez o sector privado da economia como é possível que o João Miranda passe por liberal é um bom indicador da pobreza do debate que vai pela blogosfera.

    Como sempre só iremos agir por força das circunstâncias, quando o sofrimento por que vão passar muitos portugueses for incomparavelmente maior.

    Gostar

  16. Carlos Dias permalink
    26 Junho, 2012 22:23

    E se o aumento do IVA tivesse ido até 35% ainda teria sido mais.
    .
    .
    Until……

    Gostar

  17. António Joaquim permalink
    26 Junho, 2012 22:26

    Queres ver que é por aqui que ainda há margem para criar mais austeridade.

    Gostar

  18. Luis Q. permalink
    27 Junho, 2012 02:41

    Em “fiscalês” 109 % quer dizer que
    IVA2012 / IVA 2011 = 0,109
    Aposto o dobro contra singelo.

    Gostar

  19. Tiradentes permalink
    27 Junho, 2012 07:47

    Medidas de austeridade?
    “engraçado” senão trágico ver as pessoas a derivarem para discussões que nada tem a ver com os factos em si.
    Todos os portugueses sabem que mais de 50% da facturação de qualquer destes negócios passa pela contabilidade dele. Sabe-se que 80% das empresas do sector tem “prejuízos ” e que apesar da legislação sobrevivem anos a fio a dar “prejuízos” ou a largarem margens ridículas que nenhum “empresário” aguentaria mais de dois anos.
    Nada disso interessa quando se pretende imputar razões de foro político.
    Se a discussão fosse sobre a fuga ao fisco estariam os mesmos a atacar o sector, assim como outros, de fuga.
    Mas isso não interessa nada.

    Gostar

  20. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 08:01

    António Joaquim,
    .
    Austeridade significa viver sem luxos. O que está a acontecer não é austeridade, é esbulho e contribuições do povo por quem tem o monopólio da força. O Dom Sócrates e o Dom Passos Coelho, vejo, cada vez menos se diferenciam entre si. Contudo 5% dos professores não dão aulas (estão destacados nos sindicatos 450, ou estavam em 2006, e o resto está destacado, em baixa, etc.) Mandando esses tipos (que são um luxo que não se pode pagar) ir encher a gamela noutro lado suporia uma poupança mais ou menos comparável o IVA da restauração.
    .
    Não há austeridade, nem nunca a houve desde o 25 de Abril. Há um grupo de privilegiados, com o monopólio da força, que subjaz os outros cidadãos, roubando à ponta d’arma a sua riqueza. Tout court, o Estado é a máfia, e usa iguais métodos.
    .
    Infelizmente, o tamanho da carraça é de tal grandeza que ameaça sugar o hospedeiro até ao fim da sua existência.

    Gostar

  21. 7anaz permalink
    27 Junho, 2012 08:05

    Continua tudo como dantes. Ou não, em vez de ganharem 13% de IVA, porque o cobram ao cliente, ganham 23%, porque continuamos a receber por defeito, em 99% dos restaurantes uma conta num papel que diz “este documento não serve de factura” e quando pergunto se serve, como se não soubesse ler, eles logo me dizem que não. Então eu pergunto de rajada, então porque não saiu logo uma factura? Eles fazem-me uma cara má, como que a dizerem-me “você aqui é persona non grata”, e lá vão tirar a respectiva dolorosa, para eles, claro.

    Gostar

  22. Fredo permalink
    27 Junho, 2012 09:43

    Curva de Laffer?
    Não estará a falar da curva do Mónaco?

    Gostar

  23. javitudo permalink
    27 Junho, 2012 10:01

    Colaço, assino por baixo, vai ser necessário agir.

    Gostar

  24. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 10:14

    Javitudo,
    .
    Repare, eu quero austeridade, verdadeira austeridade no Estado. Não quero roubo aos cidadãos inocentes para manter os privilégios dos culpados da crise.
    .
    Os culpados da crise são o Estado e os amigos do Estado, que estão com a colher na gamela do Estado. São, para que sejamos claros, por 21 mil milhões de euros anuais, os funcionários públicos, seguidos de 9 mil milhões de euros de fornecedores de serviços como obras públicas e dois mil e quatrocentos milhões de euros de porcarias impúdico-privadas, e mais dois mil milhões das esfodações e dos institutos impúdicos. São esses que tiram o grosso dos nossos impostos e mandaram a dívida para o nível em que está hoje.
    .
    O argumento de serem os funcionários famílias e pessoas e por isso terem de se manter os privilégios ofende-me: eu não sou pessoa? A minha família não é composta de pessoas? Somos porventura animais mais ou menos domesticados? Por que carga d’água então não mereço eu manter os meus privilégios? Porque tenho eu de pagar cada vez mais caro os desmandos do Estado?
    .
    —–
    .
    Quanto ao Anti-Comuna, tive uma breve conversa com ele depois de não o ver cá e o mínimo que posso dizer é que bem o compreendo!

    Gostar

  25. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 10:23

    Javitudo,
    .
    Desde que o agir seja feito nas urnas, por meios legais, morais e honestos, estou de acordo. Revoluções, esqueça! As revilações (grafia intencional!) meteram novecentos milhões de euros na conta do Fidel castro no exterior. E enquanto o seu povo definha, o castrado fidelíssimo faz publicidade à Nike e bebeu no passado sumo de trigo escocês e sumo de cevada alemão importados exclusivamente para ele. E enquanto o povo norte-coreano comia ervas e apanhava disenterias, a elite tinha à sua disposição um restaurante italiano com um chefe de cozinha europeu. E enquanto os soviéticos esperavam anos por um lada manhoso, a elite andava de Mercedes e tinha dachas no Mar Morto.
    .
    A revolução e o revolucionário desejo-os eu na ponta certa do cano de uma Snaperskaia Dragunova.

    Gostar

  26. Portela Menos 1 permalink
    27 Junho, 2012 10:43

    dass…FC, hoje está azedo! “Os culpados da crise são o Estado e os amigos do Estado … os funcionários públicos”
    .
    na minha freguesia já encerraram o posto médico e ficámos sem funcionário público (o médico)! FC e amigos já podem respirar melhor!

    Gostar

  27. Tiradentes permalink
    27 Junho, 2012 11:30

    Mas tem os inúteis da junta de freguesia ora bolas (na maior parte dos casos). Esses vc não conta que duplicam triplicam os mesmos serviços da câmara municipal por serem clientelas dos partidos. Feche a junta e contrate dois médicos. Vai ver que ainda sobra dinheiro.

    Gostar

  28. javitudo permalink
    27 Junho, 2012 12:07

    Tiradentes, toda a razão e se em vez de médicos contratar duas enfermeiras ainda é melhor. As enfermeiras resolvem mais de 90% das aflições, quando precisam contactam com um médico competente à distância. Equipas destas capazes de fazer accionar um serviço telemático simples poderiam resolver grande parte dos problemas. O pessoal parasita dos centros de saúde mais a burocracia rompante é que não iam gostar.
    Falta de médicos à periferia uma ova, a desproporção entre médicos e enfermeiros é patente. De enfermeiros é que a gente precisa. Assessorados por médicos à distância, ocasionalmente em menos de 1% das situações, deverá requisitada a sua presença.
    O SNS tudo bem, mas o seu funcionamento tem que ser expurgado de burocracias desfasadas da realidade e de parasitas ou então vai ao charco, as videntes mais os bruxos saltam à superfície. Às vezes mais vale.

    Gostar

  29. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 13:59

    Portela Menos 1,
    .
    Uma pessoa tão inteligente como o Portela terá a bondade de nos elucidar sobre quem são os culpados da crise. Pontos extra se conseguir pôr números nos argumentos.

    Gostar

  30. Tiro ao Alvo permalink
    27 Junho, 2012 15:04

    Francisco Colaço,
    Se bem entendi, o Anti-Comuna não está doente, mas apenas chateado. Ainda bem.
    Mas, se assim for, nós ficamos todos a perder. Talvez por culpa de alguém ou de alguns perdemos todos. Que pena, sofrer o todo pela parte e logo pela parte mais pequena…

    Gostar

  31. contablista permalink
    27 Junho, 2012 16:18

    1.
    LUÍS Q.
    Antigamente as bases começavam com a tabuada. Hoje começam com as calculadoras . Já vi muita respeitável boa gente não saber onde pôr a virgula (estou a falar de matemática…)
    Ganhei? Os cálculos estão errados . Só pode ser , ou 2012/2011=1,09 ou 2012/2011=2,09
    Os portugueses padecem de iliteracia numérica e não só …
    2.
    7ANAZ
    Já tem conhecimento de que as grandes empresas preferem a factura electrónica . Poupam dinheiro e papel . Menos árvores abatidas . Ecológico … Sabe quanto custa uma factura de papel se pedir um simples café ?
    Ad minus excede a margem de lucro do café . Deixemo-nos de mitos .Hoje não é no sector da restauração que a evasão fiscal é significativa –
    3.
    No caso da restauração a Curva de Laffer nem chega a existir … O sector não aguentava mais de 3 pontos no IVA. O sector vai desaparecer antes de aparecer a curva de Laffer !… A procura não é rigida . A maximização do IVA (topo da curva de Laffer) é irreal . E o nosso sonolento e danoso Ministro das Finanças é ignorante na matéria(espero que não o seja no resto… ) .
    P.S.
    A crise acaba quando chegarmos ao fundo do poço . Alguem sabe qual é a profundidade do poço ?

    Gostar

  32. javitudo permalink
    27 Junho, 2012 16:26

    1000 metros, mas depois tem mais um alçapão. As ideologias soviéticas dão sempre nisso.

    Gostar

  33. contablista permalink
    27 Junho, 2012 22:10

    O PARADOXO DA CURVA DE LAFFER
    Tudo depende da elasticidade da procura (e do rendimento disponivel) = consumo . Com uma baixa da taxa de IVA da restauração poderia até aumentar a receita deste IVA , ao contrario do que acabou por acontecer com o aumento da taxa deste IVA(de 13 para 23+76%) que apenas levou a um ilusório pequeno aumento(+9%) desta receita agora à beira de um descalabro a par dos nefastos efeitos colaterais que originou : falências , desemprego , quebra nas receitas de IRC , IRS e Segurança Social , e aumento das despesas sociais. Mais reformados sem quotização ! …
    Ainda há duvidas que se trata de um Governo incompetente ?

    Gostar

  34. Portela Menos 1 permalink
    27 Junho, 2012 22:19

    Francisco Colaço, Posted 27 Junho, 2012 at 13:59 … “quem são os culpados da crise”?
    .
    FC já teve a bondade de nos dizer que são os funcionários públicos. Para mim a DEMOCRACIA não é culpada da crise…

    Gostar

  35. Portela Menos 1 permalink
    27 Junho, 2012 22:24

    “São objetivos de qualquer alternativa séria: a defesa da democracia, da soberania popular, da transparência e da integridade, contra a captura da política por interesses alheios aos da comunidade; a prioridade ao combate ao desemprego, à pobreza e à desigualdade; a defesa do Estado Social e da dignidade do trabalho com direitos”
    CDA

    Gostar

  36. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 22:32

    Portela,
    .
    Deixe de desconversar. O que é que funcionários públicos têm a ver com democracia? Está a dizer que o Estado Novo não tinha funcionários públicos, ou reconhece o Estado novo como uma democracia?
    .
    O Portela espanta-me. parecia tão inteligente e no entanto…

    Gostar

  37. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 22:36

    «According to Marxist doctrine, a human being is primarily an economic creature. In other words, his material well-being is all important; his privacy and his freedom are strictly secondary. The Soviet constitution reflects this philosophy in its emphasis on security: food, clothing, housing, medical care – the same things that might be considered in a jail. The basic concept is that the government has full responsibility for the welfare of the people and, in order to discharge that responsibility, must assume control of all their activities. It is significant that in actuality the Russian people have few of the rights supposedly “guaranteed” to them in their constitution, while the American people have them in abundance even though they are not guaranteed. The reason, of course, is that material gain and economic security simply cannot be guaranteed by any government. They are the result and reward of hard work and industrious production. Unless the people bake one loaf of bread for each citizen, the government cannot guarantee that each will have one loaf to eat. Constitutions can be written, laws can be passed and imperial decrees can be issued, but unless the bread is produced, it can never be distributed.» (Ezra Taft Benson, Negritos meu)

    Gostar

  38. carlos moreira permalink
    27 Junho, 2012 22:38

    A-C desiste, Sr. Colaço muda de discurso, ACC quando aparece é vaiado,Helena já fala sozinha (sem apoio)
    j1957 idem.
    Possa! então liberais neo e ultras começam a sair do barco já?

    Gostar

  39. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 22:39

    Leia a frase do fim: «Constitutions can be written, laws can be passed and imperial decrees can be issued, but unless the bread is produced, it can never be distributed.»
    .
    A escarralhada tem um sério problema com a realidade. Acha que o pão surge por feitiço e que a abundância decreta-se. O resultado é nem pão nem abundância e desafio o Portela, de tão incisivo e canino e molar, a nomear UM país comunista que tenha sido próspero como um país qualquer da Europa Ocidental ou os Estados Unidos. UM.

    Gostar

  40. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 22:40

    Tiro ao Alvo,
    .
    Não diria chateado.

    Gostar

  41. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 22:43

    E uma outra, a minha favorita:
    .
    «Why, then, do Americans bake more bread, manufacture more shoes and assemble more TV sets than Russians do? They do so precisely because our government does NOT guarantee these things. If it did, there would be so many accompanying taxes, controls, regulations and political manipulations that the productive genius that is America’s would soon be reduced to the floundering level of waste and inefficiency now found behind the Iron Curtain.» Ezra Taft Benson
    .
    Lembra-vos alguma coisa a frase que salientei.

    Gostar

  42. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 22:45

    Carlos Moreia,
    .
    Também tem um problema coma realidade? Vá ao Centro de Reeducação mais perto de si, cortesia dos democratíssimos PCP e BE,e eles tratam-lhe da saúde.
    .
    Diga-me quando mudei de discurso, e mais, como. Deve haver um alter ego meu a dizer outras coisas ou alguns iliterados a interpretar o meu pensamento.

    Gostar

  43. Fincapé permalink
    27 Junho, 2012 22:48

    Ai as obsessõezinhas, as obsessõezinhas!
    Logo agora que estão a fechar serviços de apoio médico, porque os médicos do SNS são uma despesa, contrariamente aos outros que são produtivos!

    Gostar

  44. Portela Menos 1 permalink
    27 Junho, 2012 22:54

    FC a desconversar …”desafio o Portela, de tão incisivo e canino e molar, a nomear UM país comunista que tenha sido próspero como um país qualquer da Europa Ocidental ou os Estados Unidos. UM.”
    .
    a seguir vem dizer que eu defendo a Coreia do Norte … há k7’s para todos os gostos ideológicos!
    ps: o seu amigo AC é que não gosta dos Estados Unidos!

    Gostar

  45. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 22:56

    Fincapé,
    .
    Estão-se a fechar serviços porque 1) não há dinheiro para os manter abertos e 2) ninguém vai ser pato de andar a emprestar dinheiro a Portugal se Portugal não provar que o pode pagar.
    .
    Não se estão a fechar serviços por obsessão, nem por convicção, mas por mera necessidade e, pior, sem qualquer possibilidade de alternativa. Mais uma vez diga-me, como os vai pagar? O crescimento económico decreta-se? Os médicos aceitam ser pagos em dinheiro do monopólio?

    Gostar

  46. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 22:56

    Portela,
    .
    Deixe de se armar em estúpido, pois está a convencer toda a gente. Diga.-me UM país.

    Gostar

  47. Fincapé permalink
    27 Junho, 2012 22:56

    O que é “prosperidade”?

    Gostar

  48. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 22:58

    Portela,
    .
    O que o Portela defende nunca trouxe pão nem liberdade a ninguém. Trouxe prisões, campos de trabalho e miséria geral. Os lobos em pele de cordeiro PCP e BE têm ainda de mostrar uma sociedade que os seus correligionários controlaram onde pão e liberdade não figuravam nas preocupações de todo um povo.

    Gostar

  49. Portela Menos 1 permalink
    27 Junho, 2012 23:00

    diga-me FC, sem se armar ao pingarelho, qual foi o modelo económico-politico-social que eu defendi por aqui que seja parecido com um país …comunista?

    Gostar

  50. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 23:00

    E mesmo na depressão dos anos 30 o americano comia melhor que os soviéticos até muito depois do fim do comunismo.
    .
    Desmente isso?

    Gostar

  51. Portela Menos 1 permalink
    27 Junho, 2012 23:03

    ou seja, quem não defende o o vosso capitalismo-cientifico é comunista!
    já lá vão uns anos mas não mudam nada.

    Gostar

  52. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 23:05

    Portela,
    .
    Os lobos nunca se anunciam como lobos, mas como cordeiros. Nenhum um bando de ladrões fez mais mal à humanidade que os bem-intencionados libertadores socialistas e comunistas que têm a sua preferência. Já várias vezes mostrou a sua defesa de tiranetes falhados como o Louçã. Se não reconhece que esse senhor, uma vez conquistado o poder, criminalizaria de prontamente toda e qualquer dissenção ou opinião contrária, ou é um escroque disfarçado ou um ingénuo pataratas.
    .
    Se por acaso tem a mesma ideia do Loucão que eu, esqueça as duas alternativas. Tenho, por minha bonomia natural, a impressão que o Portela não é escroque nenhum, e acho não estar enganado.

    Gostar

  53. carlos moreira permalink
    27 Junho, 2012 23:06

    Sr. Colaço dessa maneira a disparar para tudo o que mexe ainda acerta em si.
    Ainda num comentario deste post inicial vi pela 1ª vez pôr este governo em questão.
    Haiti ou Cuba?

    Gostar

  54. Portela Menos 1 permalink
    27 Junho, 2012 23:06

    processos de intenção? que bonito!

    Gostar

  55. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 23:07

    Não se esqueça que a diferença entre o comunismo e os calhaus de esquerda é a mesma do vodka para o champagne. Segurar entre os dedos uma flauta da segunda faz o idiota parecer mais fino que com um copo de sumo de batata; porém quem bebe uma ou outra acaba sempre a dizer disparates e a despejar no gregório.

    Gostar

  56. Portela Menos 1 permalink
    27 Junho, 2012 23:11

    FC, eu não queria entrar nas respostas às ofensas; as suas entradas a pés juntos já são conhecidas por aqui e eu tenho um mestrado em paciência.

    Gostar

  57. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 23:15

    Carlos Moreira,
    .
    Já há muito que ponho este governo em questão. Mas o Sr. Moreira não teve oportunidade de me ler, está perdoado.
    .
    Cuba, o lugar onde os três fracassos do socialismo se manifestam: o pequeno-almoço, o almoço e o jantar. Compare-a com a República Dominicana, onde existe Estado. Ou se quiser, com o Haiti antes do Papazinho Ditador Socialista à la Sócrates (tout pour moi et mes amis) ter tomado o poder. Cuba perde a todos os níveis. Todos.
    .
    Quanto é que foi a migração de americanos desiludidos pelo capitalismo para a socialíssima república paradisíaca cubana? E quanto foi a migração em sentido contrário? E porque é que o Carlos não vai viver para o paraíso cubano? Uma semana lá, sem cenários de turista, curava o seu esquerdismo e até vomitava ao pensar no que defende hoje.

    Gostar

  58. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 23:16

    Portela,
    .
    Se ao seu mestrado em paciência juntasse uma simples licenciatura pós bolonha em honestidade intelectual, isso faria de si um homem completo.

    Gostar

  59. Portela Menos 1 permalink
    27 Junho, 2012 23:18

    honestidade intelectual que me levasse a escrever – como FC – que os funcionários públicos são os culpados da crise …

    Gostar

    • contablista permalink
      28 Junho, 2012 07:14

      Portela “menos 1” !
      Seria correcto se fizessem as 3 coisas simultaneamente . Não há outra solução justa e equitativa . O sacrificio é para todos .Todos , mais ou menos, , directa ou indirectamente beneficiaram com a crise .
      Já tive um professor de matemática com este nome e parece que até foi professor de Cavaco …
      Cuidado …
      A Democracia e a Corrupção são faces da mesma moeda . Assim o diz a teoria da escolha publica .
      E a corrupção começa logo no VOTO !… (ou até antes nas mentirosas campanhas eleitorais)
      Comprando votos , Cavaco , Socrates & Cª produziram funcionarios publicos … Já Cavaco dizia(!) que o “melhor é deixa-los morrer” .A piramide demografica está desgovernadamente invertida !. Salarios da função publica e reformas são 3/4 da despesa publica .Reduzir a despesa publica ? Pura ficção(Lei de Wagner)
      As receitas fiscais estão em queda livre… Deficit publico insoluvel . Emprestimos (são impostos ora virtuais e adiados) já com uma divida publica insuportável .
      Solução cavaquiana ora cinegética : funcionários publicos ? O melhor é deixá-los morrer no fundo do poço .
      Assim reza São Pedro acompanhado do dorminhoco Sacristão Victor Gaspar com o beneplácito de Nosso Senhor dos Passos. Amem .

      Gostar

  60. carlos moreira permalink
    27 Junho, 2012 23:18

    vale a pena ver.

    Gostar

  61. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 23:21

    «A perfect equality will indeed be produced—that is to say, equal wretchedness, equal beggary, and on the part of the petitioners, a woeful, helpless, and desperate disappointment. Such is the event of all compulsory equalizations. They pull down what is above; they never raise what is below; and they depress high and low together beneath the level of what was originally the lowest..» Edmund Burke

    Gostar

  62. carlos moreira permalink
    27 Junho, 2012 23:22

    não defendo Cuba eles não precisam.
    para as cataratas nós é que precisamos deles.
    Rep. Dominicana é exemplo para quê?

    Gostar

  63. carlos moreira permalink
    27 Junho, 2012 23:25

    texto em “estrangeiro” é sobre o governo do Passos?

    Gostar

  64. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 23:27

    Portela Menos Um,
    .
    São, 21 mil milhões de razões anuais para uma catrefa de indolentes serem os principais responsáveis pela crise. As PPP valem 2400 milhões de euros anuais, quase dez vezes menos. Os fornecimentos ao Estado valem 9 mil milhões, menos de metade. Os verdadeiros responsáveis do galopante endividamento situam-se neste âmbito. E quando poucos fazem muito e muitos fazem quase nada, como no trabalho para o Estado, o desperdício dentro da função pública tem o nível de ineficiência das sociedades socialistas, o mesmo que levou um Raul Castro afirmar que Cuba não pode ser um país onde todos julgam que não é preciso trabalhar.
    .
    Esses que recebem algo e fazem nada são os responsáveis primevos da crise. A honestidade intelectual leva a isso em vez de andar aí a dizer que cortando nas pensões de 4000 euros ou nos salários dos administradores se resolvia por magia o défice. São imorais, sim, mas não suficientes. Um corte de 20% dos funcionários públicos (com recomendações de irem a outro lado buscar o seu sustento) fazia mais do que todos os cortes que possa pensar nas PPP ou nos salários dos administradores.

    Gostar

  65. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 23:35

    O PIB per capita de Cuba foi em 2010 ultrapassado pelo PIB da República Dominicana. Mas em termos de alimentação, os dois países encontram-se nos antípodas. Lamento que não se dê ao trabalho de saber quais os níveis salariais PPP em Cuba e na República Dominicana. Teria umas surpresas que o deixariam muito pouco vermelho.
    .
    E não é o presidente da República Dominicana que mantém em seu nome pessoal contas com 900 milhões de dólares. E na RD muda-se de presidente de tempos em tempos. Ainda este ano o Medina ganhou ao Mejia e substituiu o Daniel Fernandez, em eleições livres (mesmo se contestadas).

    Gostar

  66. Francisco Colaço permalink
    27 Junho, 2012 23:42

    Carlos Moreira,
    .
    Sobre o texto em estrangeiro.
    .
    Infelizmente, the shoe will fit tanto no governo de Passos Coelho, como no governo de Sócrates, como em extremo num governo dos Bacocos de Esquerda ou do Partido Contumista. E continua a não haver um país comunista onde as condições da população tenham melhorado com a esquerda comunista ou socialista. Até a cuba do execrável Batista comia melhor do que a Cuba do tirano Fidel. Quando os cubanos se livrarem do Fidel de vez, pode crer que, tal como os polacos ou ou checos ou os húngaros ou os indianos ou os próprios chineses de hoje terão vontade nenhuma de retornar à miséria socialista.

    Gostar

  67. carlos moreira permalink
    27 Junho, 2012 23:48

    são regimes diferentes mas em qualidade de vida (mesmo esquecendo o embargo) não tem comparação.
    Conheço os 2 paises.
    porque continua o embargo?

    Gostar

  68. carlos moreira permalink
    27 Junho, 2012 23:53

    nunca vi ninguem a morrer de fome em Cuba,noutros paises já.
    possa porque me chama vermelho eu até sou do Sporting.
    america central e do sul foram coutada dos USA mas aos poucos está a mudar e menos pessoas com fome

    Gostar

  69. Portela Menos 1 permalink
    28 Junho, 2012 00:04

    Soluções à Goldman Sachs & Lehman Brothers ainda nos vão salvar, ai vão, vão.

    Gostar

  70. Portela Menos 1 permalink
    28 Junho, 2012 00:11

    FC dixit: “Um corte de 20% dos funcionários públicos (com recomendações de irem a outro lado buscar o seu sustento) fazia mais do que todos os cortes que possa pensar nas PPP ou nos salários dos administradores”
    .
    eis a solução capitalista- cientifica para a crise !

    Gostar

  71. Tiro ao Alvo permalink
    28 Junho, 2012 07:36

    O Portela e o Moreira são uns pandegos. Então aquela de nós precisarmos de Cuba para fazer operações às cataratas é de mestre. E não são comunistas, não. Mas são aquilo que lhes chamei – pandegos. E dos grandes.

    Gostar

  72. Francisco Colaço permalink
    28 Junho, 2012 08:36

    Contabilista,
    .
    A corrupção não é nem exclusiva da democracia nem seu apanágio. Mais, a corrupção aumenta com a falta de democracia. Nos países com economias menos livres (como por exemplo o Estado Novo, para não sairmos de fronteiras) as leis são feitas pelos ricos para os defender da concorrência e manter ou expandir os seus privilégios.
    .
    Os contratos PPP poderiam ter sido realizados no Estado Novo, e eram-no amiúde. Quem nunca estudou o famoso condicionamento industrial que no fundo dava à CUF e a mais uns poucos o exclusivo do que quisessem ter, deixando as migalhas para os outros. Se leu o que citei de Ezra Taft Benson, «[Se o governo garantisse os bens materiais e a produção de riqueza], there would be so many accompanying taxes, controls, regulations and political manipulations that the productive genius that is America’s would soon be reduced to the floundering level of waste and inefficiency now found behind the Iron Curtain.»
    .
    Havia corrupção em países que nunca foram democráticos, e tanto ou mais que qualquer democracia. Uma imprensa livre, como a que não existe verdadeiramente em Portugal, mantém a corrupção sob controlo, pois atemoriza o corrupto e o corruptor, aumentando o seu risco para além de qualquer prospectiva recompensa. Uma imprensa livre faz pressão tanto nos decisores públicos como nos decisores judiciais. É esta a verdadeira solução da corrupção, e a falta desta o que permite a sua permanência.
    .
    Ora, a imprensa em Portugal está mais interessada nos casinhos e minudências. Os jornalistas perseguem a sua própria agenda: sanha contra o governo, os bancos e as empresas e empresários, portem-se bem ou não. Os editores perseguem a agenda dos seus patrões: manter as PPP e os privilégios de alguns, mesmo se a favor da miséria dos demais. O mérito assim não é recompensado e logo o génio não floresce. Portugal teve a sorte que teve com a complacência dos portugueses.
    .
    Quando as empresas têm de ir lá para fora e exportar, alas, o génio tem de despontar e a capacidade pode ser recompensada. O trabalho recompensador e a fruição da riqueza honestamente ganha faz pessoas confiantes, independentes, diligentes, trabalhadoras e longânimas. Exactamente o que não encontra a trabalhar para o Estado. E ontem a prova estava nas parangonas de um dos pasquins portugueses.

    Gostar

  73. Francisco Colaço permalink
    28 Junho, 2012 08:41

    Moreira,
    .
    Esta foi-me contada por cubanos muito recentemente, e o tipo tem uma página onde reuniu mais. São de morrer a rir:
    .
    «Vladimir Putin recientemente visitó Cuba y fijándose en que todos los cubanos tenían zapatos rotos le preguntó a Fidel que cómo era posible que después de 40 años de “mejoras” los cubanos andaran con zapatos rotos. Fidel le contesto:
    .
    – ¿Y en Rusia qué?. ¿Están mejor?.
    .
    Putin le contestó que sí, que si quería podía ir a Rusia, y si veía una persona con zapatos rotos, tenía permiso para matarlo.
    Se montaron en el avión de Putin y fueron a Rusia. En cuanto Fidel salió del avión lo primero que vio fue una persona con zapatos rotos, así que sacó su pistola y lo mató. Al otro día los periódicos de Moscú sacaron el siguiente titular:
    .
    “BARBUDO LOCO MATA AL EMBAJADOR DE CUBA EN EL AEROPUERTO”.»

    Gostar

  74. Francisco Colaço permalink
    28 Junho, 2012 08:46

    E esta ainda é melhor:
    .
    «Un europeo le dice a un cubano:
    .
    – ¿Qué, cómo andan en Cuba?.
    .
    – Mira, no nos podemos quejar.
    .
    – Ah!. Ni bien ni mal, ¿no?.
    .
    – ¡No, no!. ¡Que no nos podemos quejar!.»

    Gostar

  75. Portela Menos 1 permalink
    28 Junho, 2012 10:31

    o problema do país também passa pela idiotice dos comentários dos tiros ao Alvo dos Xicos espertos dos Contabilistas.

    Gostar

    • contablista permalink
      28 Junho, 2012 10:57

      A taxa do IVA na restauração aumentou 76,9% , seja de 13 para 23% !…
      Mas a receita deste IVA(trimestral) apenas aumentou de 9% com tendência para descer . E pior , a actividade do sector reduziu-se em cerca de 40% …
      É que a CURVA de LAFFER é do tipo Receita IVA = a.T2(iva) + b. T(iva) .
      A receita de IVA deste sector diminui quando o crescimento exponencial
      começa a ser superior ao inicial crescimento linear .
      P.S.
      A solução da crise passa por começar a exportar ignorância e incivilidade .

      Gostar

    • contablista permalink
      28 Junho, 2012 12:13

      errata

      Receita IVA = – a.T2(iva) + b. T(iva)

      Gostar

  76. Carlos permalink
    28 Junho, 2012 13:08

    “Mas a receita deste IVA(trimestral) apenas aumentou de 9%”

    Qual é a parte de “aumentou 109%” que não percebeu ainda?

    Gostar

    • contablista permalink
      28 Junho, 2012 17:48

      Carissimo Carlos
      Só há duas hipoteses : ou aumentou de 100(2011) para 109(2012) = + 9% ; ou , aumentou de 100(2011) para 209(2012) = + 109 % , i.e. aumento para mais do dobro o que in casu é um absurdo inadmissivel …
      cumprimentos

      Gostar

  77. Carlos permalink
    28 Junho, 2012 19:56

    Vamos lá a ver:

    Sai uma noticia, que não é desmentida, afirmando um aumento de 109%, ou seja, algo que era 100 passou a ser 209.
    A noticia é confirmada por comunicação directa das autoridades.

    O contabilista, primeiro, coloca 2 hipóteses, uma, que a noticia é falsa, o mesmo é dizer que o governo está a mentir. A outra “um absurdo inadmissivel” que a noticia é verdadeira.

    Eu até nem estaria aqui a insistir nisto se, pelo menos, ao utilizar estes elementos na discussão posterior andasse sempre com as 2 hipóteses. Agora simplesmente assumir que “aumentou 9%” sem qualquer fundamentação, não me parece intelectualmente honesto, só isso.

    Mas não vou insistir, não acredito que valha a pena.

    Gostar

    • contablista permalink
      28 Junho, 2012 20:53

      Carissimo Carlos
      Só há duas hipoteses em discusão : quanto à receita(trimestral) do IVA da restauração : ou aumentou de 100(2011) para 109(2012) = + 9% ; ou , aumentou de 100(2011) para 209(2012) = + 109 % , i.e. aumento para mais do dobro o que in casu é um absurdo inadmissivel … Exigiria um aumento de 18% no consumo não obstante um aumento da taxa do IVA de cerca de 76,9 % (i.e de 13 para 23%) .
      P.S.
      A noticia DN é falsa ? O Governo está a mentir ? Mas que surpresa ! Absurdo não é sinonimo de verdadeiro .
      As noticias surgiram inicialmente com 9% . Depois surge o DN com 109% .
      Os absurdos da propaganda politica e a crónica iliteracia numérica dos portugueses que não sabem onde colocar a virgula e muito menos com uma singela regra de três simples . Não é assim ?
      E vale sempre a pena quando a alma não é pequena .
      Sinceros Cumprimentos

      Gostar

  78. Francisco Colaço permalink
    28 Junho, 2012 21:28

    Contabilista,
    .
    Do corpo da notícia da ligação do artigo.
    .
    A receita de IVA da restauração mais que duplicou até maio, em comparação com o mesmo período de 2011. A informação foi revelada esta tarde pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em audição na Comissão de Orçamento e Finança (negrito meu)
    .
    Esclarece-lhe as dúvidas?

    Gostar

  79. Pedro M permalink
    28 Junho, 2012 23:43

    O comentador Contabilista tem razão.
    As receitas do IVA mais do que duplicarem é um absurdo matemático a não ser que haja gato (vulgo aldrabice) nas contas.
    Para as receitas duplicarem teria que haver um aumento muito significativo no consumo, o que, ao que consta, não existe, pelo contrário existe diminuição.
    História mal contada.
    E os governantes serem uns aldrabões não é novidade.
    Afinal são todos socialistas.

    Gostar

  80. Carlos permalink
    29 Junho, 2012 07:04

    Pedro M, contabilista, and so on…
    “absurdo matemático” não é com toda a certeza. Vocês têm todo o direito a por em causa a veracidade dos números, e até chamar absurdo a algo que não corresponde à vossa percepção da realidade. Mas de facto só há 2 hipóteses, ou é verdade ou não. E é tão simples quanto comparar o valor do 1º trimestre de 2012 (creio que 140M) com o de 2011. Eu não tenho os dados, mas se vocês estão tão convencidos, não deve ser dificil de obtê-los, não é propriamente segredo de estado.
    Absurdo é continuar esta discussão. Compreendo bem o AC, e a paciência dele para discussões absurdas é muito maior que minha.
    Abraço

    Gostar

    • contablista permalink
      29 Junho, 2012 09:46

      1.
      “Com base nos dados apurados até ao final de maio, a receita do IVA na restauração, não obstante a redução do consumo, aumentou 109%, ascendendo a 140 milhões de euros”, afirmou Paulo Núncio. “Para as empresas que estão no regime mensal [de IVA], o aumento da receita de IVA ultrapassou os 120%.” (DN)
      2.
      “De acordo com a análise da UTAO, a unidade que dá apoio técnico aos deputados, e a que a Agência Lusa teve acesso, foi encontrada uma incorrecção nas contas que influencia a percentagem da queda que havia sido divulgada para as receitas fiscais da Administração Central e Segurança Social.Os técnicos independentes explicam que na base deste erro estará a falha da DGO em somar a receita proveniente do IVA social entre Janeiro e Abril de 2011, no valor de 238 milhões de euros (…) Esta conta influencia a comparação entre os quatro primeiros meses deste ano com os primeiros quatro meses de 2011, tendo na altura da divulgação da síntese de execução orçamental a DGO afirmado que a quebra nas receitas com impostos indirectosa (entre eles o IVA) da Administração Central mais Segurança Social teria sido de 3,5% face ao mesmo período de 2011. No entanto, a UTAO refez as contas e diz agora que queda foi não apenas de 3,5%, mas sim de 6,8%, graças aos 238 milhões de euros que não foram tidos em conta do IVA social recebidos em 2011.”, no Jornal de Negócios.(Ricardo Arroja)
      3. VOLTAREI EM BREVE , para ESCLARECER ou pedir DESCULPA .
      Cumprimentos

      Gostar

  81. Francisco Colaço permalink
    29 Junho, 2012 09:55

    Contabilista,
    .
    Pedir desculpa de quê?

    Gostar

    • contablista permalink
      30 Junho, 2012 10:35

      Os Absurdos da Propaganda Política versus a incompetência da Comunicação Social e os Êrros do Governo versus o Empobrecimento do Povo Português …
      A seguinte anãlise foi elaborada num modelo que inclui as variáveis taxas do Iva da “restauração” , respectivas receitas fiscais e correspondentes procuras i.e consumo na “restauração” . As restantes variáveis não ncluidas no modelo apenas actuariam no sentido das conclusões do modelo . É sabido que a poupança cresceu não obstante o rendimento disponível ter diminuido . As receitas fiscais e o consumo diminuiram . Um País em recessão .
      Na hipótese veiculada pela Comunicação Social de que o SEAF teria informado que o Iva(trimestral) da “restauração” em 2012 teria sido de 140 milhões de euros . Com um aumento de (+) 109% como foi dito !… Numa (errada) leitura de 100 para 209 (i.e. +109% ) , teriamos uma receita fiscal de 140 milhões de euros em 2012 e uma outra de 66,98 milhões de euros em 2011 . Logo , à taxa de 13% teriamos em 2011 uma procura de 515,276 milhões de euros em comparação a uma maior procura em 2012 (!) de 608,696 milhões de euros com uma maior taxa de Iva de 23% !…
      Esta procura é do tipo C=a.t + b (t , i.e. taxa de Iva) com uma derivada positiva , logo , crescente . o que é um absurdo . O consumo cresceria na razão directa do Iva .
      Paralelamente, o Iva seria do tipo f(t) = a.t2 + b.t ; logo , f’(t) > 0 (crescente) .
      O que nos levaria a um outro absurdo de poder concluir que a Curva de Laffer (i.e.uma parábola invertida) não existiria !…
      Na outra hipõtese de um aumento para 109 % (de 100 para 109) i.e. + 9% .
      Nesta correcta leitura , com um Iva em 2012 à taxa de 23% e ser a correspondente receita fiscal de140 milhões de euros ; e paralelamente , com um Iva em 2011 à taxa de 13% e ser a correspondente receita fiscal de 128,44 milhões de euros .
      Temos em 2011 uma procura de 988 milhões de euros e em 2012 apenas uma inferior procura de 608,696 milhões de euros , o que é normal .
      O consumo é agora do tipo C(t) = b – a.t ; C’(t) < 0 . Decrescente .
      O Iva é agora do tipo f(t) = b.t – a.t2 (uma parábola invertida) ; inicialmente crescente , atinge o máximo da Curva de Laffer aos 19% , e posteriormente é decrescente . Encontramos assim um outro absurdo de o Governo não ter obtido uma maior receita fiscal com taxas inferiores a 23% , nomeadamente entre 13 e 19% e sem os danosos efeitos colaterais !…
      post scriptum
      E depois não digam que o M.F. não é incompetente …

      Gostar

  82. Carlos permalink
    30 Junho, 2012 14:26

    Que confusão que para aí vai…

    Por acaso já seu deu ao trabalho de simular as contas da “receita do IVA da restauração” considerando, não só o aumento puro e simples da taxa de IVA sobre a facturação a clientes, mas também o (não) aumento da taxa de IVA de muitos dos componentes das compras?

    Vá lá fazer essas contas, nem sequer precisa de derivadas, para chegar a “absurdos matemáticos” como esse de a COLECTA LIQUIDA aumentar num cenário de diminuição da actividade.

    Se não conseguir eu posso ajudar 🙂

    Gostar

    • contablista permalink
      30 Junho, 2012 15:05

      1. O modelo está definido . É correcto do ponto de vista matemático . Com o pressuposto das variáveis não consideradas serem potencialmente favoráveis às conclusões do modelo . Presumo que ainda sabe ler …
      2. “Que confusão que para aí vai ” nessa douta cabecinha !… ao misturar os Ivas dos in-puts com o IVA final
      suportado pelo destinatário consumidor !… Presumo que conhece a estrutura do IVA .
      3. Aguardo a vossa preciosa e prometida AJUDA mas que seja visível e credível .
      4. Para já explique-nos s.v.p. o que é isso de a “colecta liquida aumentar num cenário de diminuição de actividade ” , o que não foi referido nem entendo o que quer que seja !…
      P.S.
      A actividade do sector diminuiu cerca de 40% . 20 mil desempregados . Pode pedir mais informações à
      AHRESP . Diminuição do IRS e IRC e S.S. . Aumento das prestações sociais . Mais reformados sem quotização .
      O aumento do IVA da restauração não é suficiente para pagar os subsídios de desemprego .
      Satisfeito ?

      Gostar

  83. Carlos permalink
    1 Julho, 2012 15:26

    Um exemplo, apenas para demonstrar que não é absurdo nenhum, apenas matemática básica:
    Supondo um valor de facturação a clientes em 2011 de 100, com IVA liquidado a 13%, e IVA dedutivel num valor total de 8, portanto IVA a entregar ao estado => (100 X 13%) – 8 = 5
    Imaginemos que a facturação do mesmo periodo em 2012 totaliza 80 (diminuição de 20%), IVA liquidado a 23%, e IVA dedutivel sem alterações, ou seja 8 (*), resultado de IVA a entregar ao estado => (80 X 23%) – 8 = 10,4
    Neste exemplo temos:
    – redução da actividade em 20%
    – aumento da COLECTA LIQUIDA do IVA de 108% (de 5 para 10,4)
    (*) para não complicar nem sequer considerei uma mais que provável diminuição do IVA dedutivel neste cenário (afinal, se as vendas diminuem é natural que os custos acompanhem, pelo menos em parte); se o IVA dedutivel diminuir mais aumenta a colecta liquida

    Gostar

  84. contabilista permalink
    13 Julho, 2012 11:11

    Para Francisco Colaço , Carlos & Cª e outros respeitáveis Blasfemos que acreditaram neste Governo :
    “Com base nos dados apurados até ao final de Maio, a receita do IVA na restauração, não obstante a redução do consumo, aumentou 109%, ascendendo a 140 milhões de euros”, afirmou Paulo Núncio. “Para as empresas que estão no regime mensal de IVA, o aumento da receita de IVA ultrapassou os 120%” (Paulo Núncio , SEAF)

    Assim , segundo esta informação do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ,
    IVA 2012 (taxa23%) = 140 milhões de euros = +109% ; logo , Consumo 2012 = 608,69565 milhões de euros ; então , o IVA 2011(taxa13%) , segundo o exposto pelo SEAF , seria de 66,985646
    milhões de euros . Portanto , o Consumo 2011 seria de 515,2742 milhões de euros !… Então ,
    o Consumo teria que crescer ao contrário do que afirma o SEAF que assim se prova que é um
    mentiroso sem vergonha ou um analfabeto incompetente …
    ADENDA :
    Para ser VERDADE , o consumo teria que crescer 20% (e não com diminuição…) o que sensatamente ninguem acredita a não ser os que nunca puseram os pés num restaurante .
    E ainda como prova da incompetência vulgo mentira deste Governo , ter-se-ia obtido maior receita fiscal com uma menor taxa de 19% e com menos danos colaterais .
    A titulo de exemplo , numa refeição de € 10,00 , IVA=€ 2,30 ; custos indirectos= € 4,00 ; custos directos =€ 4,00 ; Prejuizo = € 0,30 . Para sobreviverem não podem ter pessoal extra-familiar
    e esta trabalha de graça !… Manutenção , por vezes até baixa de preços , logo perda de qualidade . Falências e Desemprego . Diminuição das Receitas fiscais e parafiscais . Aumento das despesas sociais. Prejuizo social liquido . Incompetência governativa .
    P.S.
    O Português e a Matemática , são mais uma tragédia lusa .
    “Ad minus” nesta “geração rasca” , presumidamente com menos de 50 anos , padecem de
    iliteracia numérica . Na generalidade , também de iliteracia económico-financeira .
    Futebol e Telenovela q.b. . A TV é a Sagrada Biblia “tuga” !
    Assim também não vamos lá … (recordando Prado Coelho…)

    Gostar

Indigne-se aqui.