Saltar para o conteúdo

Portugal ainda não está a arder – nas ruas, não nas florestas

27 Julho, 2012
by

Hoje, sobre porque é que as ruas ainda não estão a arder apesar de não faltarem incendiários: 

Anda por aí uma nova moda: devíamos ser como os espanhóis. Não no tikitaka futebolístico, mas na fúria das manifestações. Esta moda, que perpassa pela crónicas dos jornais e comentários das televisões, que influencia o tom dos noticiários e leva os saudosistas do PREC a suspirar, é apenas a versão estival da primaveril excitação com a Grécia, com os seus desacatos e com o seu Syriza. Há mesmo quem glorifique a “tradição de cidadania” dos espanhóis enquanto se enfurece com a suposta abulia dos portugueses.

Confesso que olho para Espanha (como antes olhei para a Grécia) e não consigo encontrar nela razões para esses entusiasmos. É “tradição de cidadania” uma greve de mineiros asturianos marcada por emboscadas em que homens mascarados disparavam morteiros improvisados contra os polícias que tentavam manter aberta uma auto-estrada? Será “tradição de cidadania” juntar-se à sua marcha em Madrid e provocar distúrbios de que resultaram dezenas de feridos, nenhum dos quais mineiro? Ou será antes que em Espanha se cruzam várias tendências muito perigosas – uma propensão para radicalizar posições, extremando campos, como se viu durante o Governo do PSOE e se vê agora com o Governo do PP; uma tradição política muito marcada pela violência, tanto à direita como à esquerda, uma violência que nunca deu descanso à democracia espanhola; uma realidade política inquinada pelas mentiras que se disseram durante a recente campanha eleitoral, que foi radicalmente diferente da nossa de há um ano atrás – e que nada é recomendável neste caldo de cultura? Que pensar, por exemplo, de um parlamento catalão que aprovou, nesta mesma semana em que a região autónoma se viu forçada a pedir um resgate ao governo central, uma proposta de soberania fiscal que terá como inevitável consequência diminuir as transferências dessa região, que é uma das mais ricas de Espanha, para as regiões mais pobres?

Há muita coisa onde nos inspirarmos em Espanha, mas não seguramente na sua forma extremada de fazer política. Sobretudo não é de copiar uma forma de gerir a crise que tem sido desastrosa, mistura de mentiras sobre a real dimensão dos problemas e bravatas sobre o orgulho espanhol. O triste espectáculo desta semana, com o Governo francês de Hollande e o italiano de Monti a tirarem o tapete ao seu parceiro espanhol, mostra até como já não é só em Berlim que o comportamento errático de Rajoy causa irritação e desespero.

O idílio de certos fazedores de opinião com tudo o que cheire a manifestação, idealmente desacato, está, de resto, a gerar um fenómeno que é mais uma construção mediática do que real: a multiplicação dos protestos e das vaias. Com excepção de duas ocorrências genuinamente espontâneas – a vaia ao Presidente da República em Guimarães depois das suas declarações sobre as pensões de reforma e a assobiadela a Miguel Relvas na abertura de uns jogos da CPLP -, a maior parte das manifestações de desagrado têm sido organizadas por sindicatos da CGTP, o mesmo é dizer pelas estruturas locais do PCP. Valem por isso o que valem: relativamente pouco. A não ser, claro, nas rádios e nas televisões, onde permitem sempre um bom “momento de reportagem”.

A vontade de transformar estes micro-eventos – que com o passar dos dias são cada vez mais não-notícias, por serem repetições do mesmo guião – em grandes acontecimentos decorre da enorme vontade em que se concretizem as múltiplas profecias sobre a “explosão social” que têm vindo a ser repetidas ao longo do último ano. Já se perdeu a conta às vezes que Mário Soares disse com ar sério que isto estava à beira da implosão, para não falar das previsões apocalípticas do bispo das Forças Armadas. Como nada ainda aconteceu, não há como fazer uma forcinha.

Até agora a maioria dos portugueses tem-se alheado destes protestos. Já várias vezes tentei explicar porquê, pois isso nada tem a ver com abulia ou défice de cidadania. Primeiro, muitos portugueses começaram por sentir na pele, mesmo antes do aumento do desemprego, mesmo antes da dieta do Estado, o custo dos excessos de consumo e de crédito. Perceberam em casa que teriam de mudar de hábitos quando o Estado ainda não tinha começado a fazê-lo. Depois, porque os portugueses votaram há pouco mais de um ano em partidos que prometeram cumprir o acordo com a troika, não nos que prometeram denunciá-lo ou renegociá-lo.

Tem sido deste crédito social e deste crédito político que tem vivido, em boa parte, o Governo de Passos Coelho. Mas as coisas podem estar a mudar, e não apenas porque há muita gente a querer ver os portugueses na rua.

Há duas regras em política que nunca devem ser esquecidas pelos governantes. A primeira foi formulada por Maquiavel: é melhor fazer todo o mal de uma só vez a fim de que, provado em menos tempo, pareça menos amargo. A segunda é atribuída a Salazar, mas muitos a poderiam ter postulado: em política, o que parece, é.

Passos Coelho tentou, reconheça-se, aplicar o melhor que pôde a primeira destas máximas. O OE de 2012 prova-o bem. Quando foi discutido não faltaram comentários, sobretudo à esquerda, sobre “as folgas” que este incluiria, e que seriam malfeitorias desnecessárias. Hoje, pela conjugação de vários factores – as dificuldades da execução orçamental, o acórdão do Tribunal Constitucional, a situação em Espanha e na Grécia -, parecemos estar face a uma situação em que novas dores terão de ser anunciadas. Ao contrário do que sucedeu até aqui, em que houve compreensão para aceitar percorrer um caminho tão difícil, novas medidas de austeridade – como novos impostos – serão muito mais difíceis de aceitar do que as do passado. E o pior é que o tempo gasto na concretização de algumas reformas – como a reorganização da rede hospitalar ou a extinção de tribunais – já foi demasiado, pelo que as resistências estão a enquistar. O terreno está hoje muito mais minado do que há alguns meses, e de pouco parece valer acenar com estudos: a lógica das reacções políticas é de que tudo são “cortes cegos”, mesmo quando são cortes racionais e necessários.

Mais complexa ainda é a falta de atenção que este Governo tem tido com os detalhes, com a necessidade de um rigor intransigente. Por exemplo: nunca um governo nomeou tão poucos boys, nunca houve tão drásticas alterações na forma de escolher quem é nomeado, mas mesmo assim cada erro cometido – e foram vários, inúteis e alguns deles graves – polarizou sempre todas as atenções. Já o escrevi várias vezes, repito-o agora: cada disparate desses custa mais em reputação que muitas das medidas duras e impopulares. Ao mesmo tempo, os múltiplos casos Relvas enfraqueceram mais o Governo do que o acórdão do Constitucional. E os atrasos no combate às rendas – mesmo admitindo-se que quem os critica, especialmente o PS, foi quem criou os regimes que agora se procura desmontar – minam qualquer tentativa de aumentar a contribuição dos cidadãos vulgares e pagantes de impostos. Há uma percepção de injustiça que é politicamente explosiva.

O meu desejo para Agosto não é por isso que os portugueses exercitem os músculos para se tornarem mais espanhóis, antes que o Governo e o principal partido da oposição sejam capazes de perceber que as angústias crescentes de muitos cidadãos obrigam a mais cuidado, e a menos demagogia, na acção política. A maioria deve recordar-se que não basta ter razão e agir com boa vontade reformista, que tem de ouvir mais e falar mais, e o PS lembrar-se que tem de ser parte da solução também nos temas difíceis, como na definição da rede hospitalar ou de tribunais.

Ao contrário do que muitos dizem, o país não precisa de nenhuma “grande visão”, mas necessita de uma luz ao fundo do túnel.

38 comentários leave one →
  1. Bolota's avatar
    27 Julho, 2012 20:05

    José Manuel Fernandes,

    Incendiários de rua??? E se eu o considerar o incendiário de rua, estou enganado??? É que vocês que tem mamado na teta do sistema são incendiarios encartados.
    Achar que as moviemntações nas rua ser obra do apenas do PCP, é achar que os medicos são uma cambada de comunas e confirma que você é um incendiario barato.

    Atine porra

    Gostar

  2. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    27 Julho, 2012 20:32

    Interessante. O link é para uma foto de jmf1957 com a barba aparada.

    Gostar

  3. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    27 Julho, 2012 20:35

    Pois eu olho para Espanha com entusiasmo.
    Entusiasmo-me com Fernando Alonso.
    Com Rafael Nadal.
    Com o Real Madrid (apesar de Bruno Paixão).
    Etc.

    Gostar

  4. licas's avatar
    licas permalink
    27 Julho, 2012 20:38

    Como se pode ver jmf é que é o incendiário
    quando a *malta fixe* incita a que se faça outro tanto
    como em Espanha e Grécia . . .
    BOLOTAS para o serviço . . . Serão estes *gajos* absolutamente
    imbecis ou estarão a gozar com o parceiro?

    Gostar

  5. Bolota's avatar
    27 Julho, 2012 20:47

    Licas,

    Gajos imbecis é quem te fez os cornos

    Gostar

  6. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    27 Julho, 2012 20:49

    A questão a que os registered members têm dificuldade em responder. Vamos ajudá-los:
    Questão:
    Porque é que o PS é a instituição que ainda não “massacrou” a questão da “Licenciatura” do “Dr” Miguel Relvas ?
    Resposta:
    É que o Dr António José Seguro foi um dos professores (da Universidade Lusófona) que ASSINOU a FALSA Licenciatura do Dr Miguel Relvas !

    Se o PS não estivesse todo molhado já teria ardido de certeza ou na rua ou na casa dos aventais.

    Arde! Arde mesmo!

    Gostar

  7. simil's avatar
    simil permalink
    27 Julho, 2012 21:31

    e por outro lado, em londres, aquilo, já visto de hinos, tiques, além da rainha e pretada, passando atkinson e o 007, malgrado servilismo, fogo de vistas, é pode dizer-se cansaço, como um nada .

    Gostar

  8. simil's avatar
    simil permalink
    27 Julho, 2012 21:37

    e é claro, ó javitudo, nem falando o revas, maior stronso, mais tosco, ladrão, salafrário, à imagem do esquema mafioso, trolha, phorra, têm lá o vara e outros, iguais ao centrão, famelga de mânfios, que o demo os atire lá bem pro fundorum .

    Gostar

  9. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    27 Julho, 2012 21:50

    O Bolota não tem culpa, coitado; os mais de 40º que têm feito em Baleizão têm-lhe torrado os miolos. E é tambem saudades da reforma agrária, mas agora não têm lá o Andrade Silva e as suas legiões para os ajudar a roubar o que é dos outros. Temos de lhe dar o desconto!

    Gostar

  10. licas's avatar
    licas permalink
    27 Julho, 2012 22:04

    Foi o caso. do Eanes mais o M. Soares/Sá Carneiro que puseram
    Portugal alerta do que o PREC/CUNHAL pretendiam em que *isto* se tornasse . . .
    Por isso o General é odiado pela esquerda radical: confinou os soldados
    aos seus quartéis.
    Em retorno aqueles dizem que a Revolução foi traída (POIS…).

    Gostar

  11. A. R's avatar
    A. R permalink
    27 Julho, 2012 22:08

    A esquerda é assim como o macaco: estúpida e irracional.

    “Uma vez fizeram um experimento com macacos. Havia cinco macacos em uma jaula. Colocaram uma banana em cima de um poste. Quando um macaco subia lá pra pegar a banana, os outros quatro macacos que ficavam embaixo levavam choque. Depois de um tempo, cada macaco que tentava subir no poste pra pegar a banana levava uma surra dos outros. No fim, todos eles pararam de subir. Um tempo depois, os sádicos cientistas tiraram o choque e trocaram um dos macacos. O novo macaco, que não sabia nada da história, subiu para pegar a banana. Nenhum dos outros macacos recebeu choque mas, mesmo assim, pela força do hábito, eles deram uma surra no novato. O pobre macaco não entendeu nada!”

    Gostar

  12. General's avatar
    General permalink
    27 Julho, 2012 22:30

    Assim como travámos a revolução em Novembro de 1975 (não foi preciso a ajuda dos pantufas) , estamos dispostos a fazer o mesmo hoje com banditagem que se pavonea pelos corredores da Central de Negócios e suas filiais.

    Gostar

  13. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    27 Julho, 2012 22:41

    jmf e a claque rasca na sua zona de conforto ; assim uma espécie de PREC às direitas.

    Gostar

  14. Bolota's avatar
    27 Julho, 2012 22:54

    ” Depois do “caso das escutas” e de o Público ter revelado alegadas suspeitas que a Presidência da República teria em relação ao governo, que fizeram disparar leituras políticas de favorecimento ao PSD, sobretudo depois do DN ter revelado um e-mail em que Fernando Lima, assessor de Cavaco Silva, se revelava como a fonte do jornal do Grupo Sonae, a redacção do Público quis esclarecer em que circunstâncias se encontrava José Manuel Fernandes em Rio Maior. O director tinha dito nessa noite que a ligação aos colunistas do Público Pacheco Pereira (candidato pelo PSD) e Lobo Xavier (CDS), ali presentes, também justificava a comparência.

    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1373163

    Mas depois os incendiarios de rua são….???

    Em Baleizao chamasse a isto mamar a bom mamar no sistema e convem baralhar para remamar na teta do poder.

    Gostar

  15. BorNot2B's avatar
    27 Julho, 2012 23:29

    “os portugueses votaram há pouco mais de um ano em partidos que prometeram cumprir o acordo com a troika”
    … e os partidos prometeram outras coisas! Muitas coisas… E os portugueses votaram… (é nestes momentos que me lembro sempre do “célebre” video que circula na internet. O das mentiras…).

    Gostar

  16. J.J.Pereira's avatar
    J.J.Pereira permalink
    27 Julho, 2012 23:33

    “Todas as ideias falsas terminam em banho de sangue, mas é sempre o sangue dos outros” , Albert Camus.
    Isto aplica~se como uma luva à esquerdelhada em geral – e à doméstica em particular.

    Gostar

  17. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    27 Julho, 2012 23:51

    Quando os ‘comentadores orgânicos’, encartados de gestores, economistas, banqueiros, etc, vão para a TV defender mais austeridade porque as consequências de um resgate espanhol devem pôr-nos de atalaia, tudo bem e muito avisado. Os espanhóis são nossos vizinhos, temos as economias interligadas, etc… São os ‘liberais’ responsáveis, previdentes (e provavelmente) diligentes.
    Quando se observa a efervescente questão social espanhola e se coloca a hipótese da mesma poder vir a ‘contagiar’ a nossa paz podre, então, aqui d’el rei, são ‘esquerdalhos’ que querem incendiar as ruas…
    Não há pachorra!

    Gostar

  18. observador's avatar
    observador permalink
    28 Julho, 2012 00:04

    Não queriam um PREC de Direita?

    Gostar

  19. General's avatar
    General permalink
    28 Julho, 2012 00:14

    Passos-Relvas-Esteves-Cavaco

    Gostar

  20. a's avatar
    28 Julho, 2012 00:40

    acham que os espanhois é que estao mal por se manifestarem? nós devemos comer e calar…?

    fascistas de merda!

    Gostar

  21. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    28 Julho, 2012 01:46

    .
    Pergunta:
    O que é que a Cavacal pessoa veio fazer maila sua Maria à inauguração dos Jogos Olímpicos? Será que pagou as despesas? E não levou Uma valente navalhada nos seus proventos para a ajuda de Portugal, a Bem da Nação?
    Teria sido um excelente exemplo para as muitas fortunas contribuirem — e à sua escala… — pelo fisco para a solução dos vastos problemas de Portugal.
    Ou não?
    .

    Gostar

  22. simil's avatar
    simil permalink
    28 Julho, 2012 02:12

    Portugal a arder, é bem certo, ó javitudo, com tantas parcerias no poder .

    Gostar

  23. simil's avatar
    simil permalink
    28 Julho, 2012 02:17

    e esse a. r. acima é estúpido pa caray, diz ele, que lhe dá gosto assim, bronco e tudo .

    Gostar

  24. tric's avatar
    tric permalink
    28 Julho, 2012 02:26

    Banqueiros controlam o Estado Português! eu espero que os militares os afastem o mais rapidamente da esfera do poder…para alem de terem promovido e apoiado o grande endividamento nacional…apoiaram o “roubo” de 300 toneladas de ouro, executadas pela dupla Sampaio-Constancio, com o objectivo de promover a embrriaguez de credito…e acessorados pelo FMI nesse gigantesco “roubo” de 300 toneladas de ouro a Portugal ! as mais altas hirarquias militares cristãs devem expulsar os banqueiros do controlo politico do Estado Português !!
    .

    Gostar

  25. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    28 Julho, 2012 08:38

    …”nunca um governo nomeou tão poucos boys…”.
    O raciocínio silogístico entrou na moda do debate e da argumentação política. Parte-se de uma permissa incorreta, trabalhada (‘torturada’) ou mesmo falsa, para tirar ‘conclusões brilhantes’, ao arrepio da realidade.
    O questão das nomeações políticas (dos ‘boys’) virou num estafado e recorrente instrumento de chicana política. Nenhum Governo procura resolver, ou enfrentar, este abjecto parâmetro causador de profunda descredibilização política. Salientam-se, neste campo, as análises comparativas, buscando como termo de equiparação o que existe de pior, irracional e repugnante. E prossegue nos intervalos das refregas retóricas prossegue a vilanagem, como por exemplo, as recentes nomeações para os dirigentes das ACES (na ARSNorte)…(Despacho n.º 9961/2012) http://dre.pt/pdf2sdip/2012/07/142000000/2615126153.pdf
    onde se visualiza o caricato exemplo de um gestor que provavelmente irá ‘partir pedra’ para o SNS…
    Mais, no currículo publicado na área da formação académica e profissional diz-se: Desde outubro de 2010:
    Mestrado em Gestão das Organizações — ramo de Gestão de Empresas — Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Seria talvez mais correcto mencionar que é aluno do Instituto Polítécnico do Cávado e Ave onde se encontra matriculado na 2ª edição do curso de mestrado em gestão das organizações. A não existirem ‘turbo-equivalências’ temos aqui um ‘relvinhas’ em fase embrionária…

    Gostar

  26. CeC's avatar
    28 Julho, 2012 09:21

    Caro jmf1957,
    Compreendo as suas palavras e inclusive a sua vontade de uma real estabilidade. O problema, no entanto, e como bem o disse, passa por uma imprensa sádica e irresponsável, e uma opinião pública -minoritária, felizmente- instrumentalizada por ideias que roçam a bolchevismo – que se demarca pelo populismo e por algumas nuances de demagogia.
    No meio de tudo isso temos os instigadores mor, tal como ocorreu na Grécia e tem ocorrido na Espanha; estranho, no entanto, que nenhum estudo seja apresentado sobre os efeitos nefastos das acções sindicais na Indústria do Norte de Portugal, por exemplo. Seria sem dúvida interessante de se analisar.

    Acabam por ser esses os grande problemas da Oclocracia.. visam-se todas as classes que tenham o poder de decisão, procurando culpas e castigos, e atribuir-se uma aura de beatificação à imprensa, ao povo em geral, e como não, aos sindicatos.

    Gostar

  27. Bolota's avatar
    28 Julho, 2012 11:25

    ” … e os partidos prometeram outras coisas! Muitas coisas… E os portugueses votaram…”

    LuisF,

    Com a agravante de os partidos do poder (PS,PSD,CDS) comprometidos com a assinatura do acordo com a TROIKA, fazerem promessas em campanha sabendo que não as iam cumprir, porque tinham assinado o seu contrario. Em Baleizão, este procedimento é uma MENTIRA elavada ao cubo.
    Mas depois, segundo José Manuel Fernandes, Helena Matos e afins, os instalados nos sistema, os culpados de incendiarem as ruas são os comunistas.

    Não é por nada, mas um bocadinho de vergonha não ficava mal a esta gente. A sorte é que começam a ser desmascarados e os dias aureos começam…tambem lhe vai custar a eles.

    Gostar

  28. licas's avatar
    licas permalink
    28 Julho, 2012 13:47

    Bolota
    Posted 27 Julho, 2012 at 22:54 | Permalink

    Em Baleizao chamasse a isto mamar a bom mamar no sistema e convem baralhar para remamar na teta do poder.

    _____

    ÉS MESMO ANALFABETO, PÁ :
    mesmo em Baleizão escreve-se : chama-se
    VAI PARA A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA !!!

    Gostar

  29. Bolota's avatar
    28 Julho, 2012 14:16

    lica,

    Sou mesmo analfabeto…mas emendo o erro e o problema fica resolvido. Agora tu licas…??? lá terás de levar nas aldrabas toda a vida.
    Os teus reparos aos meus erros, em Baleizão tem um nome, FALTA de ARGUMENTOS

    Gostar

  30. BorNot2B's avatar
    28 Julho, 2012 14:39

    @ licas – @ Bolota
    O licas demonstra que não basta saber escrever… É mais importante ter boa educação e respeito pelos outros. Coisa que ele não tem.
    Quando a mesquinhez arrogante da presunção do saber, leva alguém a comentar as pequenas falhas de forma dos outros, ignorando o conteúdo das ideias expressas, estaremos sempre em presença dum ser menor… A qualidade intrínseca dum ser humano tem pouco a ver com conhecimentos adquiridos. Ou se tem, ou se não tem… Em matérias de ética, respeito, e dignidade, não existem “licenciaturas expresso”.

    Gostar

  31. licas's avatar
    licas permalink
    28 Julho, 2012 15:14

    Nem mesquinhez nem arrogância, apenas ajuda, ESTÁ A PERCEBER????

    Gostar

  32. BorNot2B's avatar
    28 Julho, 2012 15:18

    @ licas
    Não faça dos outros tolos…

    Gostar

  33. licas's avatar
    licas permalink
    28 Julho, 2012 16:33

    Luis
    E é precisamente no conteúdo que mais conta, depois de se saber
    escrever Português quanto baste. E NAQUELE PONTO os Stalinistas
    saudosos da URSS/PCC estão a milhas de proporcionarem ambiente de discussão
    e troca Democrática de ideias: são malcriados, arrogantes e exclusivistas.
    Usam sistematicamente a Pidesca censura para *perservação*do ambiente
    próprio (e esterilizante) de qualquer Comité Central . . .
    E DIGO-O POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA: quem tente isso no 5dias.net
    fica plenamente industriado. TÁBEM???

    Gostar

  34. Bolota's avatar
    28 Julho, 2012 17:35

    Laricas,
    Eu simplesmente dei uma opinião e tu em vez de rebateres o meu ponto de vista, agarras no meu erro e fazes disso o teu argumento. Mais, a dicussão aqui nem é essa, a discussão aqui é que quem incendeia as rua.
    Já agora tens alguma ideia quem o possa fazer???

    Gostar

  35. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    28 Julho, 2012 17:56

    Isto foi dito , melhor deixou escrito o neotonto JMF1957.
    Dentro de um par de anitos , maximo, voltaremos por cá para repassalo. Ou seia repassar o que foi dito por este outro neox.
    Aprendemos da camarada Helena que um nunca deve esquencer certos arquivos que ficao para a posteridade. e quando acima estao basseados em um monte de pequenas mentirixinhas…

    Gostar

  36. licas's avatar
    licas permalink
    28 Julho, 2012 18:30

    Bolota
    Posted 27 Julho, 2012 at 20:47 | Permalink
    Licas,
    Gajos imbecis é quem te fez os cornos
    ______________________

    Portanto posso sizer com TODA A PROPRIEDADE
    que LuisF é um relapso mentiroso quando me atribui :
    _____________O licas demonstra que não basta saber escrever…
    É mais importante ter boa educação e respeito pelos outros. Coisa que ele não tem.
    ____________________
    RELAPSO MENTIROSO quando afirma que não tenho (ao contrário dos *camaradas)
    nem boa educação nem respeito pelos outros. O QUE ACIMA FICA EXARADO DESMENTE-O
    EXPRESSAMENTE . . .

    Gostar

  37. Slint's avatar
    Slint permalink
    30 Julho, 2012 03:05

    J.J.Pereira

    Citar as outras pessoas para se fazer passar por inteligente só revela o quão estupido é porque não consegues ter as suas próprias opiniões. Mas vindo de alguém que provavelmente vota PS/PSD/CDS não é de admirar, inteligência abunda pouco nesses esgotos a ceu aberto.

    Gostar

  38. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    31 Julho, 2012 08:57

    “Todas as ideias falsas terminam em banho de sangue, mas é sempre o sangue dos outros”.

    Conho. Mas nao foi o Bush jr (e que sera que o tempo fiz dele) parodiando um-tal-Camus que diz isso?

    Gostar

Indigne-se aqui.