Saltar para o conteúdo

Pedido

28 Março, 2013

Acho que a entrevista de José Sócrates devia passar todas as noites em todos os canais

Obs. Como é óbvio quando me referi aqui a líderes políticos falhados estava sobretudo a pensar em Marcelo Rebelo de Sousa e claramente não estava a pensar em Sócrates. Ele não é um líder político.

27 comentários leave one →
  1. 28 Março, 2013 09:40

    Em todas as discussões com sócrates a política desaparece no plano da medição dos resultados, que sendo negativos, se transformam em prolongadas sessões de desculpa e enumeração de culpados externos e internos, procurando o paciente enganar os espectadores depois de se ter treinado em casa a enganar a ele mesmo. No fundo, se repararmos bem no que aconteceu, o Portugal das fábricas, da indústria, do empregos e do trabalho desaparaceu, fugindo a conversa para uma espécie de teatro alucinogénico que, se não houver cuidado em precaver, faz o espectador mais impreparado esquecer que existe uma país real, que se evaporou para dar lugar à discussão dos problemas que afligem a tola e a consciência, se alguma houver. É a pior merda que vi em toda a minha vida.

    Gostar

  2. 28 Março, 2013 09:40

    E, logo a seguir à entrevista, um documentário sobre as naravilhas do mundo animal: http://lishbuna.blogspot.pt/search?q=MARMOTA

    Gostar

  3. Wall Streeter permalink
    28 Março, 2013 09:53

    Não vá por aí..

    Olhe que não tardariam os apelos para Sócrates retomar o poder…

    Gostar

  4. piscoiso permalink
    28 Março, 2013 10:10

    Todos os canais de televisão, excepto a RTP são privados.
    Passar ou não passar a entrevista de Sócrates ou a Pantera Cor De Rosa ou que quer que seja, é lá com eles.
    Parece que a azia vai demorar a passar.

    Gostar

  5. Anti-gatunagem permalink
    28 Março, 2013 10:21

    Há coisas que só se resolvem a tiro, como o corrupto e estes seus esbirros que por aqui sempre pairaram. É (mais do que) a hora!

    Gostar

  6. Wall Streeter permalink
    28 Março, 2013 10:25

    A repetição daquela entrevista seria pedagógica para evidenciar o mau jornalismo que grassa e é norma em Portugal.

    Adriano Moreira, um senhor que pensa em profundidade, já várias vezes se mostrou agastado com a abordagem jornalística às entrevistas políticas substanciais, onde jornalistas que não sabem o que é pensamento denso, argumentação elaborada e estritamente lógica, interropem e cortam exposições coerentes e consistentes por simplesmente não lhes ser própria e perceptível a necessedidade de coerência e consistência do desenvolvimento argumentativo.

    Uma lástima.

    Gostar

  7. 28 Março, 2013 11:00

    Wall Streeter,
    Queria tempo de antena, não é?

    Gostar

  8. Vasco permalink
    28 Março, 2013 11:09

    Desde quando é que estudar filosofia (ou ciência) política é o mesmo que estudar filosofia?

    Gostar

  9. Vasco permalink
    28 Março, 2013 11:13

    E quanto custará um curso em Narratologia numa universidade privada em Paris?

    Gostar

  10. André permalink
    28 Março, 2013 11:19

    “Obs. Como é óbvio quando me referi aqui a líderes políticos falhados estava sobretudo a pensar em Marcelo Rebelo de Sousa e claramente não estava a pensar em Sócrates. Ele não é um líder político.”
    .
    Helena, se Sócrates não é um líder político, é o quê? É que reparou que o golpe dele, desde 2011, foi “só saí porque não me deixaram governar. o PSD teve pressa de chegar ao poder e eles é que agiram mal. Eu tentei, mas eles fizeram-me falhar.” Sabe o pior dessa narrativa de Sócrates, é que quando ele criou essa narrativa, o PSD teve realmente pressa de chegar ao poder e nunca se preocupou com os golpes políticos do Sócrates. Agora o resultado está à vista, mais umas entrevistas e Sócrates pode andar de cabeça erguida, mas o PSD conseguiu finalmente (naquele ano) chegar ao poder, por pouco tempo, mostrou-o ontem Sócrates.
    Tem razão, ele não é um líder político falhado, ele é um líder político que alcança os seus objetivos. Cumpre a função maquiavélica de que os fins justificam os meios.
    .
    PS: É um excelente líder político, já as suas facetas como governante demonstram que ele é um traste, cuja única vantagem é saber falar.

    Gostar

  11. Manuel SBA permalink
    28 Março, 2013 11:22

    Qd ouvi o anuncio da entrevista a um capo de máfia, surgiu-me um nome na mente: Jack Ruby.
    Aparceria um Jack Ruby à porta da RTP?!

    Gostar

  12. Cáustico permalink
    28 Março, 2013 11:25

    Declarada a contumácia e depois do julgamento, lá veio o réu dizer o que entende.
    Os popularitos ainda tentaram calá-lo, com um pedido ridículo de audição da direcção de informação da RTP.
    Incomoda? Paciência!
    A mim incomoda-me o não assumir de responsabilidades.
    Mas também me incomodou a campanha de mentiras de jornalecos e quejandos a que assisti nos últimos anos.
    A campanha que colocou estes aprendizes de palhaço no poder e descambou nesta vertigem de catástrofe a que assistimos diariamente.

    Gostar

  13. 28 Março, 2013 11:51

    A ideia (que se pretende aplicar a Marcelo R. Sousa) é a de que «quem fez mal não tem autoridade para comentar o que fazem os outros» não é correcta.
    Uma pessoa pode ter sido um praticante medíocre de uma modalidade desportiva e, no entanto, pode ser um bom comentador (ou mesmo treinador, como é o caso de Mourinho…) desse mesmo desporto.
    Tal como pode ter sido um mau cozinheiro e, no entanto, saber avaliar se uma comida está estragada ou não.

    Gostar

  14. Fincapé permalink
    28 Março, 2013 11:51

    Helena,
    esta malta das televisões dá cabo de si. É só comentadores de que não gosta, desde Louçã a Marcelo, agora passando por Sócrates. Faça como eu que não vejo os que não gosto. Olhe, não vejo o Marinho Pinto, o Augusto dos Santos Silva, o Morais Sarmento e vários outros.
    —–
    Esta de Morais Sarmento comentar o seu colega Sócrates não me parece muito elegante, não acha?

    Gostar

  15. Portela Menos 1 permalink
    28 Março, 2013 12:09

    e se falássemos de desemprego (1.000.000), déficit (6,4%), pib (-3,2%) … em vez de ajuste de contas entre gente que nos trouxe atÉ aqui? e se falássemos da CHANTAGEM (“apelo à responsabilidade”)do goverrno sobre o TC?

    Gostar

  16. 28 Março, 2013 12:29

    ver e de castigo!o home descartou qualquer responsabilidade,já não sei se ele foi primeiro ministro.em resumo um escroque.

    Gostar

  17. orabolas permalink
    28 Março, 2013 13:28

    Este novo calimero, chorou-se que foi comido de cebolada pelo sr Silva, tal como o anterior tinha sido comido pelo sr Sampaio. Só faz deles o que são, despidos do paleio: NABOS.
    Só me chateia que continuarão a mamar em tachos e mordomias á custa dos mesmos de sempre.

    Gostar

  18. Esmeralda permalink
    28 Março, 2013 13:42

    APOIADÍSSIMO, Helena! Talvez, então, ninguém esquecesse que “José Sócrates não tem um currículo, tem um cadastro. Mas quem está a cumprir a pena são os portugueses”.

    Gostar

  19. Duarte permalink
    28 Março, 2013 14:00

    Fanatismo (do francês “fanatisme”) é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
    Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
    1. Agressividade excessiva ;
    2. Preconceitos váriados;
    3. Estreiteza mental;
    4. Extrema credulidade quanto a um determinado “sistema”
    5. Ódio;
    6. Sistema subjetivo de valores;
    7. Intenso individualismo;
    8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.
    O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.
    De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.

    Gostar

  20. salino permalink
    28 Março, 2013 14:08

    Duarte,
    não há-de haver aí retrato mais acabado,
    perfeito, autêntico, do Passos Coelho, o pavão do vosso primeiro ministro reinante .

    Gostar

  21. carlos permalink
    28 Março, 2013 15:35

    Acho que o seu problema é mesmo falta de sexo.

    Gostar

  22. 28 Março, 2013 15:39

    É um país fantástico, este onde reina a quase supremacia em extase dos comentários dos especialistas em “imagem e comunicação”, sobre o conteúdo. O artista chega ao ponto de dizer que herdou as PPP de Santana Lopes. É um comunicador brilhante! Aliás, o grande problema de Vale e Azevedo foi mesmo esse: não saber “comunicar”.

    Gostar

  23. RCAS permalink
    28 Março, 2013 15:58

    Helena
    Minha cassandra anti- sócratica, ficámos ressabiada? tenho pena!.. a maior audiência da RTP desde 2009.
    1.8000.000. Afinal o animal feroz, está vivo!!! quem diria…. leninha só ouvi-lo dá para ver a ENORME diferença entre um politico a sério, carismático, assertivo, e estes aprendizes de feiticeiros tipo Passos e Seguro. Com ele este País evoluiu e modernizou-se,e não fosse a brutal crise financeira mundial, e outro galo cantaria. Em 2007 principios de 2008 o defice era de 2, 8 a divida publica ( da responsabilidade unica do governo e só do governo)) encontrava-se em cerca de 68,6 em absoluto controle, e o crescimento era pela primeira vez na decada de 2,4 percentuais. No espaço de dois anos tudo mudou, o governo até aí competente passou num apice a incompetente? Sejamos politica e intelectualmente minimamente sérios e honestos, coisinha que você e outros comentadores que navegam na area da direita, nao sabem sê-lo!

    Gostar

  24. helenafmatos permalink
    28 Março, 2013 16:21

    A Cassandra tinha razão e fartou-se de avisar os seus concidadãos que preferiram o discurso tentador e facilitador e por isso meteram os inimigos na cidadela. Quando perceberam que a Cassandra tinha razão era tarde.

    Gostar

  25. Expatriado permalink
    28 Março, 2013 17:24

    Um excelente auto-retrato do marcianismo
    .
    “Fanatismo (do francês “fanatisme”) é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
    Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
    1. Agressividade excessiva ;
    2. Preconceitos váriados;
    3. Estreiteza mental;
    4. Extrema credulidade quanto a um determinado “sistema”
    5. Ódio;
    6. Sistema subjetivo de valores;
    7. Intenso individualismo;
    8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.
    O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.
    De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.”
    .
    The kettle calling the pot, black……

    Gostar

  26. Fincapé permalink
    28 Março, 2013 18:13

    Helena,
    Lembra-se do título deste seu post?

    Narrativas


    A palavra “narrativa” soa-me a qualquer coisa. Ajudou Sócrates a preparar a entrevista? 🙂
    —–
    Já agora, não é que Cassandra esteja mal. Mas Helena, fazendo lembrar a de Tróia, não está nada pior.

    Gostar

  27. JDGF permalink
    28 Março, 2013 18:22

    Hoje, assistimos no Parlamento :
    A deputada do PSD Teresa Leal Coelho resoveu apelar, em consonância com o que Passos Coelho fez ontem, à responsabilidade do Tribunal Constitucional.
    Ora, o TC é constituído por juízes (segundo julgo) e uma das prescrições constitucionais é que: “os juízes não podem ser responsabilizados pelas suas decisões, salvas as exceções consignadas na lei”. Ora, que se saiba, a verificação da constitucionalidade do OE não é uma excepção.
    Depreende-se daqui que quando se começa a trilhar o caminho das ‘inconstitucionalidades’ será o mesmo que resvalar por um chorrilho de asneiras…

    Gostar

Indigne-se aqui.