Saltar para o conteúdo

Édipo monoparental

5 Junho, 2013

Não faltarão hoje, como não faltaram ontem e no dia anterior, e tal como na semana passada e no mês antecedente, as demonstrações com números do tipo “recessão aumenta”, “quebra de receita”, “espiral recessiva”, “maremoto de incompetência” (esta última pode ser usada livremente mediante atribuição autoral).

Não faltarão saudosos socráticos – ou pior: servos – com números fantásticos sobre Portugal antes do mundo tirar o tapete ao colosso lusitano. Serem falsos não importa nada à causa: o “devolvam as nossas vidas” significa exactamente “devolvam-me a governação que isto é do PS“. Tudo isto é cansativo: para lá do sebastianismo bacoco, resta sempre a irresponsabilidade da atribuição de causas e suas soluções a outrem.

Que estes achem que compete à União Europeia resolver o problema da estrutura portuguesa, não é de surpreender: sempre gostaram de modelos de inspiração soviética; que não consigam perceber que são os criadores da estrutura cuja resolução esperam de outrem é que é muito preocupante.

59 comentários leave one →
  1. YHWH permalink
    5 Junho, 2013 10:53

    O VC prossegue a sua esplendorosa aprendizagem no domínio da vacuidade.

    Na lição de hoje descobrimos que toma a estrutura portuguesa como independente da estrutura de formatação da UE…

    Um regalo!…

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      5 Junho, 2013 10:56

      Já reparou que o seu comentário é uma validação do texto?

      Gostar

      • neotonto permalink
        5 Junho, 2013 10:59

        Que estes achem que compete à União Europeia resolver o problema da estrutura portuguesa, não é de surpreender: sempre gostaram de modelos de inspiração soviética; que não consigam perceber que são os criadores da estrutura cuja resolução esperam de outrem é que é muito preocupante.

        .
        Porfim o Vitor entendeu que coisa é …uma Troika !!!!

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 11:01

        Mandem os gajos embora. Afinal, o que é preciso, é um almanaque de crescimento.

        Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 11:26

        Ai, mas que canseira, rico, que chatos que são, sempre a falar em crise, recessão, essas coisas. Não há pachorra, né?
        PIB contrai 4% no primeiro trimestre.
        Tout va bien, madame la marquise de la Cunha.

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 11:29

        Queria o quê? Crescimento de 0,7%? Isso demora 10 anos.

        Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 11:45

        Eu não quero nada, querido, obrigado. Estou tão enfadado como você com esta gentinha sempre a falar em crise, em crise. É como você diz: que cansativo.

        Gostar

    • 5 Junho, 2013 11:41

      QED! eheheh

      Gostar

  2. 5 Junho, 2013 11:24

    A questão já não é se o anterior governo era competente ou incompetente.
    Temos um governo que faz parar a economia porque temos de empobrecer para ficarmos ricos, e quando descobre que não acerta uma diz que os outros faziam pior.
    O que se pergunta é como se faz um “ajustamento” dar resultado, não qual é a desculpa que têm para falharem.
    A discussão do que falhou nos anteriores governos é muito necessária mas convém que não se sobreponha ao que está a falhar neste.

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      5 Junho, 2013 11:28

      O que está a falhar neste é o que estará a falhar em todos que sejam obrigados a respeitar a Santa Constituição.

      Gostar

      • 1berto permalink
        5 Junho, 2013 13:57

        A constituição, goste-se ou não, é a que está em vigor. Se não gostam, paciência. Se querem continuar a governar desrespeitando a constituição então façam um golpe de estado, prendam todos os opositores, e suspendam esta constituição. Perguntem a qualquer militar sul-americano na reforma. Ele sabe como se faz.

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 14:01

        Ai está em vigor? Então cumpra-se: “105-4: O Orçamento prevê as receitas necessárias para cobrir as despesas…”

        Não se queixe dos impostos, têm que aumentar muito.

        Gostar

    • A C da Silveira permalink
      5 Junho, 2013 11:59

      A questão não é, há já muito tempo, se foi o outro governo, ou se é este ou outro qualquer. O problema é que Portugal não consegue por si só prover o suficiente para manter aquilo que são as exigências minimas para um país viver decentemente.
      Na semana passada foi divulgada a quantidade de dinheiro que nos ultimos 25 anos a UE para cá mandou: 9 milhões por dia, todos os dias, incluindo férias,fins-de-semana, feriados e pontes, perfazendo um total de 81 mil milhões; se a isto somarmos o que entretanto pedimos emprestado, é só fazer as contas, para chegarmos à conclusão que não estamos a empobrecer: nós nunca deixàmos de ser pobres.
      Quanto mais depressa percebermos que os que nos têm para cá mandado dinheiro, quer oferecido, quer emprestado, estão a ficar um bocado fartos, mais depressa começamos a viver com aquilo que conseguirmos produzir, e quanto mais produzirmos, mais ricos, ou menos pobres, seremos.
      O resto, com todo o respeito, é conversa para parvos!

      Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 12:04

        Ninguém, excepto os mencionados – que por mero acaso estão relacionados com apoio ao governo anterior – discorda disso. É esse o ponto.

        Gostar

      • Zé Paulo permalink
        5 Junho, 2013 12:07

        Sr. A C da Silveira,
        Agora sim, estamos em total sintonia.

        Gostar

  3. Ricardo Monteiro permalink
    5 Junho, 2013 12:21

    Eu acho que quem não pensa como eu é parvo. Ponto final.

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      5 Junho, 2013 12:23

      Vejo que foi a um congresso da esquerda unida.

      Gostar

      • Ricardo Monteiro permalink
        5 Junho, 2013 12:28

        Tenho dúvidas que consiga ver alguma coisa do sítio em que está.

        Gostar

    • A C da Silveira permalink
      5 Junho, 2013 12:50

      Também há os que têm os olhos na nuca. Mas esses não são parvos, são apenas pobres de espirito.

      Gostar

  4. 5 Junho, 2013 12:51

    que dramático !!! eu , por exemplo , só quero saber se o “ajustamento ” termina antes de estarmos todos mortos. quê , qual o prazo do Gaspar para por isto a andar ? 1 ano ? 2 ? 30 ? 100 ?

    Gostar

  5. Portela Menos 1 permalink
    5 Junho, 2013 13:05

    -4% no PIB, primeiro trimestre; esta gente é incompetente, nao presta.

    Gostar

    • A C da Silveira permalink
      5 Junho, 2013 13:45

      Eu gostava de conhecer o seu competentómetro. Só para podermos avaliar o que é que a “competência” faria nestas circunstâncias. E então fazermos comparações.
      Ontem no Parlamento o Governador do Banco de Portugal, explicou muito bem o que se está a passar e os porquês. Quem quer entender, entende, quem não quer continua a produzir soundbites, que são muito engraçados, ajudam a descarregar a bilis, mas não resolvem nada.
      Os nossos problemas resumem-se a uma palavra muito simples: dinheiro. Ou a falta dele e a dificuldade em o arranjar.
      O resto, e com o devido respeito, é conversa, não direi para parvos para não ofender espiritos mais sensiveis, mas para quem não quer ver mais do que um palmo à frente dos olhos!

      Gostar

      • Zé Paulo permalink
        5 Junho, 2013 14:04

        Aí já discordo em absoluto.
        São incompetentes e de mentalidade pequena.
        Mas há uma desculpa: Não sabem fazer mais do que isso…

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        5 Junho, 2013 14:18

        Excedi-me. Nao sao (só) incompetentes. Têm um programa – ideologico, revanchista e liberal (com impostos) que se nao for travado será o caos social e economico.

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 14:23

        Já o Portela apoia um programa não ideológico que origine a grandeza, ordem social e económica de Pyongyang. Avante, camarada.

        Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 15:04

        A descontração com que comentam as notícias, é assinalável. Queda de 4% do PIB? Estão com sorte que podia ser pior. Isto só daqui a dez anos é que melhora. Um milhão de desempregados? Mas que piegas, caramba. É assim a vida, que maçada, que ruído que fazem, que alarido. O que o governo está a fazer é a Ú-N-I-C-A coisa que um governo sério e competente pode fazer. Passos and Gaspar can do no wrong.
        Andam a ter aulas de budismo zen? Isto colocado em sketch pelos monthy python, seria ainda mais hilariante. Mind you, Vítor Cunha, isto não é uma critica, atenção, que eu sou um gajo cool, heim? Não me confunda com os histéricos e pedinchas.
        So, there you go. Atenção que se segue um comentário do Vítor Cunha cheio de wit, aqui em baixo ou em qualquer lado. Se tivermos sorte claro. Ta ta.

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 15:05

        O que quer que comente com wit? Estamos na fase dos discos pedidos.

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        5 Junho, 2013 15:07

        ainda bem que vcunha confirma o programa ideologico, revanchista e liberal.
        quanto Pyongyang todos temos direito ao disparate; se não for o caso pode mostrar um “comentáriozinho” meu, sobre esse apoio?

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 15:13

        “-4% no PIB no primeiro trimestre”. Os pyongyanianos também não sabem a que se referem os números propagados.

        Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 15:32

        Viram?

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 15:35

        Vimos.

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        5 Junho, 2013 15:36

        Reclamações de VCunha/blasfémias: enviar à
        Av. António José de Almeida 
1000-043 LISBOA
        .
        .O Instituto Nacional de Estatística reviu os dados sobre o crescimento económico nos primeiros três meses do ano e estima agora uma queda de 4% face ao primeiro trimestre de 2012 e de 0,4% comparando com os últimos três meses do ano.
        Os dados divulgados nesta-quarta feira mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) recuou mais do que o INE esperava em Maio, dado que a primeira estimativa apontava para uma queda de 3,9%
 
O Eurostat confirmou também nesta quarta-feira que a economia europeia continuava em recessão no primeiro trimestre de 2012. O PIB da zona euro encolheu 1,1% face ao período homólogo e no conjunto dos 27 Estados-membros recuou 0,7%. A queda de 4% em Portugal é a terceira maior, sendo apenas superada pelas descidas na Grécia (-5,3%) e Chipre (-4,1%).

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 15:54

        Felizmente começa a perceber.

        Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 15:50

        Vítor Cunha, eu estava a chamar a atenção aos outros comentadores.
        Mas não acha que este governo é mesmo, mesmo, incompetente? Diga lá o que acha.

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 15:55

        E mesmo assim há contestação. Imagine que era mesmo o paradigma da competência.

        Gostar

      • A C da Silveira permalink
        5 Junho, 2013 16:00

        Cada um albarda a burra ao seu gosto. A esquerda diz que a queda do PIB no 1º trimestre foi de 4%; eu digo que foi de 0,4%. Se mantiver esta tendência, no fim do ano será de 1,6%. Porque se quiserem fazer as contas como as estão a fazer, então têm de ir ao 3º trimestre de 2010, a assim a queda não é de 4%, mas já vai em mais de 8%.
        Recessão de 4% é má? é! mas podia ser de 10 ou 12%, como aconteceu na Islândia, p. ex. Só não foi, porque a troika entrou em cena.
        Ainda não li aqui nada sobre de onde é que vem o dinheiro para lhes trazer as vidinhas de volta.

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        5 Junho, 2013 16:05

        (…) queda de 4% face ao primeiro trimestre de 2012 e de 0,4% comparando com os últimos três meses do ano (…)
        qual é a parte do algarismo “4” que a direita não gosta?

        Gostar

      • A C da Silveira permalink
        5 Junho, 2013 16:29

        De numeros gosto de todos, até de numeros de circo como é esta análise. “Comparando com os três ultimos meses do ano”? porque é que não comparam com os ultimos trinta meses por exemplo?
        Uma queda do PUB de 0,4% no 1º trimestre deste ano, pode querer dizer, se a tendência se mantiver, que este ano vamos ter uma recessão manos cavada que no ano passado, e que a situação se estará a inverter.
        Mas isso estraga-lhes o assunto para os comentários, não é?

        Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 16:33

        Pois, há contestação, porque o governo é incompetente. Eu sei que você não contesta, porque é um tipo com classe. Mas também os acha broncos, não acha?

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        5 Junho, 2013 16:43

        para agradar ao sr Silveira, que não gosta de circo: o PIB “cresceu” 4% no 1º trimestre 2013 quando comparado com o 1º trimestre de 2012.
        .
        “porque é que não comparam com os ultimos trinta meses por exemplo?”, pergunta o sr Silveira, que não gosta de circo; porque as comparações se fazem com períodos homólogos

        Gostar

  6. 1berto permalink
    5 Junho, 2013 14:03

    “devolvam as nossas vidas” significa exactamente “devolvam-me a governação que isto é do PS“.
    Um belo exemplo de argumentação de um boy do regime. VCunha, você pensa que todos os leitores do Blasfêmias são uma cambada de atrasados mentais?

    Gostar

  7. neotonto permalink
    5 Junho, 2013 16:06

    Mas não acha que este governo é mesmo, mesmo, incompetente? Diga lá o que acha.

    .
    Pedro nao acha que se quer ter resposta do Vitor deveria posuir um nick msis engracado (talqual 1berto,por ejem):)

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      5 Junho, 2013 16:35

      Onde está o seu célebre relativismo? Incompetente em relação a quê? Ajude-me para que lhe possa responder.

      Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 17:00

        Ui, isso é uma pergunta metafísica que merece um tratado. Vejamos se consigo explicar-me. Será incompetente em relação a fazer um decente ovo estrelado? Será que é incompetência em relação a governar o país? Vamos por partes: qual é a função do governo?

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 17:03

        A função do governo é governar.

        Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 17:29

        Está a ir bem. E então, quando um governo é incompetente, é-o em relação a quê?

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 17:30

        O Pedro é que deve saber. A afirmação é sua.

        Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 18:17

        Eu não fiz uma afirmação,fiz uma pergunta,que vejo agora que é muito complicada:

        “Mas não acha que este governo é mesmo, mesmo, incompetente?”

        Vai o Vitor:
        “Incompetente em relação a quê?”
        (Dah)

        À governação.

        Já consegue responder?

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        5 Junho, 2013 18:22

        Já.

        Gostar

      • Pedro permalink
        5 Junho, 2013 23:17

        rrrrrrrrrrr o seu sistema operativo está à velocidade do meu antigo spectrum. Não acha que o Passos é incompetente? É ou não é um bocado bronco, ele e o Gaspar?

        Gostar

  8. lucklucky permalink
    5 Junho, 2013 17:21

    Ensinar para crianças adultas:

    Se acaba parte do crédito – ainda temos défice logo ainda vivemos do crédito – que dizer menos dinheiro. Menos dinheiro quer dizer menos transacções. Menos transacções quer dizer menos economia. Menos economia quer dizer recessão.

    Qual a surpresa?

    Os que manifestam surpresa, choque são aqueles que defenderam e defendem a distorção provocada por défices permanentes durante 40 anos. Uma economia artificial.

    Para não haver recessão Portugal teria de produzir o que nunca produziu no valor do crédito que desapareceu.

    Ora o Governo e aqueles que o criticam estão unidos em impedir os portugueses de se libertarem.
    Do crescimento falam como se falava de D.Sebastião que viria num dia de nevoeiro.
    Não vai haver crescimento tal como D.Sebastião não voltou.

    A punição do Soci@lismo para quem se mexe e faz, cria coisas é demasiada.
    A recompensa está em quem tem força política segundo as leis soci@listas: ou seja tirar aos outros com um qualquer pretexto social.

    Como corolário óbvio a recessão tem de ser maior, só parará quando o défice for zero.
    O crescimento não virá.

    Gostar

    • A C da Silveira permalink
      5 Junho, 2013 18:25

      Os que querem as vidinhas de volta e andam há dezenas de anos amesentados no OGE, ainda não viram bem o filme. Não aceitam “isto”, mas estão mais perto de trabalhar para receber o ordenado minimo do que eles imaginam. Os que lá continuarem, claro. Depois quero ver aonde é que esquerda, a bempensante e a outra, o Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça e os que andam nos média com saudades dos velhos tempos, vão buscar o guito para pagarem este bródio que vai acabar mais cedo ou mais tarde, não tenham duvidas. Ainda os hei-de ver com saudades do Gaspar…

      Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        5 Junho, 2013 18:52

        Os que estão lá em cima, tipo Provedor de Justiça, Juízes do Tribunal Constitucional, estão convencidos que o dele vai pingar sempre, quer esteja lá o PS, quer esteja o PSD. Mas, concordo consigo, a maior parte dessa gente não tem noção do buraco onde estamos metidos. E os que sabem ainda estão com medo de falar.

        Gostar

  9. 5 Junho, 2013 22:40

    Surpreendente é ouvir hoje em dia antigos governantes a queixarem-se dos erros da governação e dos anos perdidos isso é que é espetacular, mais surpreendente é ouvir pessoas dizer que não devemos culpar a europa nem procurar ajuda dela e que não devemos abandonar o euro.

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      5 Junho, 2013 22:41

      Culpar, pedir ajuda, abandonar. Agora é apanhar as canas.

      Gostar

  10. @!@ permalink
    6 Junho, 2013 09:03

    Se não tem duvidas desejo-lhe felicidades mas olhe que há pessoas que se gabam de nunca as ter nem se enganar e já começam a torcer o raciocínio. Quantas ás canas são boas para forrar e isolar o tecto.

    Gostar

  11. @!@ permalink
    6 Junho, 2013 09:05

    As canas são úteis para guiar feijões, ervilhas, até para pescar e, surpreendentemente, para lutar.

    Gostar

Indigne-se aqui.