Saltar para o conteúdo

horror ao vácuo

13 Setembro, 2013
by

A não ser que acreditemos que a conversão da Rússia já começou e que Putin é o novo Constantino, convém procurarmos outras razões para explicar o que está subjacente à magistral intervenção do líder russo na crise Síria, que ontem teve um momento alto com a publicação de um artigo seu no NYT. E esses motivos são relativamente inteligíveis. No essencial, Putin aproveitou uma janela de oportunidade escancarada pelo desastrado presidente americano para voltar a colocar a Rússia como actor decisivo na geopolítica mundial, com foco especial no Médio Oriente e no Islão, donde estava afastada desde, pelo menos, a invasão soviética do Afeganistão. E a mensagem foi muito clara: a pax americana terminou, e o mundo conta novamente com a Rússia para equilibrar o xadrez mundial. A carta “escrita” por Putin é, de resto, uma peça admirável de mestria e de cinismo político, porque utiliza os valores que são caros aos EUA para os chamar à ordem e envergonhar o presidente americano. O flanco dado por Obama com a sua gestão errática do problema Sírio, na sequência dos transtornos que tem vindo a causar com a «primavera árabe» e das trapalhadas de espionagem em que anda metido, vulnerabilizou fortemente os EUA e criou um vácuo de autoridade a que a política internacional tem horror. Putin, ontem, preencheu-o. A administração Obama está de parabéns.

64 comentários leave one →
  1. Carlos Novais permalink
    13 Setembro, 2013 09:45

    existe estado não-cínico nas relações internacionais

    Gostar

  2. André permalink
    13 Setembro, 2013 09:51

    Há ainda outro pequeno fator, mas prático do que esse. Devido a um acordo dos tempos da URSS, a Rússia tem na Síria o único porto de águas quentes. Duvido que Putin quisesse perder esse porto para as mãos dos EUA que eventualmente apoiariam o novo regime dos rebeldes. Na minha opinião, mais do que um sinal, a Rússia mostrou que ainda sabe alguma coisa de estratégia, algo que os EUA sempre tentaram esquecer.

    Gostar

  3. YHWH permalink
    13 Setembro, 2013 10:00

    É que hoje os EUA, sobretudo devido às consequências das predatórias e criminosas intervenções económico-militares da administração de GW Bush, não goza da credibilidade nem da reserva de confiança por parte do mundo tradicionalmente seu apoiante para aventuras similares.

    A anterior administração deixou os EUA no xadrez mundial em posição ultra-defensiva, muito mais próxima de sofrer um xeque-mate do que o providenciar sobre outrem. .

    A Rússia sabe isso melhor que ninguém e mostra-o no seu jogo preferido: o xadrez…

    Gostar

    • 13 Setembro, 2013 10:18

      Lá vem a prosódia tipicamente alienante/heroinante
      : predatória, criminosa, aventureira . . .
      Com estas drogam-se e propõem-se arranjar outros iguais . . .
      Quanto ao KGB está fiel aos princípios e métodos . . .
      (desculpabilizado lightly por *xadrez*).
      BEM TE TOPO!

      Gostar

      • 13 Setembro, 2013 10:39

        Acalme-se Licas! YHWH só quis simplesmente dizer que os Russos (Putin) foram mais inteligentes do que o Xerife.
        Mas isso já todos nós sabíamos, não é verdade?

        Gostar

    • Antonio Lopes permalink
      13 Setembro, 2013 11:38

      E que não viesse para aqui a evidente insensatez e estupidez do Bush!O que está agora em causa é realmente a constatação de que o Obama não só não é mais inteligente do que o Bush como ainda veio demonstrar que os parvos que tanto o apoiaram e que nele viram o verdadeiro salvador das burrices do Bush,estão a chegar à conclusão de que ´preto é um flop monstruoso!Já quanto ao Putin,demonstra que é mesmo muito mais estadista do que algum dia será esse “queniano” esturricado!

      Gostar

  4. Castrol permalink
    13 Setembro, 2013 10:16

    YES WE CAN!

    Ninguém desconfiou é que mister Obama estava a falar dele e da sua cara metade, não dos Americanos…

    Gostar

  5. 13 Setembro, 2013 10:22

    Não sei se se enquadra no post para alguns de vós, na minha perspectiva enquadra-se mas deixo aqui um artigo que encontrei e que demonstra o grande interesse na Rússia e o porque de nunca ter largado o Médio Oriente.

    Síria: a política dos pipelines

    Gostar

  6. 13 Setembro, 2013 10:23

    André HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 09:51
    Há ainda outro pequeno fator, mas prático do que esse. Devido a um acordo dos tempos da URSS, a Rússia tem na Síria o único porto de águas quentes. Duvido que Putin quisesse perder esse porto para as mãos dos EUA que eventualmente apoiariam o novo regime dos rebeldes. Na minha opinião, mais do que um sinal, a Rússia mostrou que ainda sabe alguma coisa de estratégia, algo que os EUA sempre tentaram esquecer.
    ______________

    Se eu fosse o Obama, depois da Síria deitar para o lixo o Bashar,
    proporia que o novo poder, este Democrático, desmantelasse
    o tal porto MILITAR (em águas quentes, para não engripar os submarinos nucleares)
    mesmo que fosse à sua custa . . .

    Gostar

    • André permalink
      13 Setembro, 2013 10:44

      Qual poder democrático!? Aquilo por que os rebeldes lutam não é democracia, é substituir um ditador por outro. A grande questão era se os EUA iam ou não apoiar o novo ditador. Pelos vistos estavam indecisos. Os russos anteciparam-se e mantiveram o ditador deles no poder. Sinceramente não acho que seja algo assim tão difícil de compreender (pelo menos, para quem acha que não existe ética na política, tratando-se tudo apenas de jogos de interesses, como eu acho, ainda que não goste).

      Gostar

      • und permalink
        13 Setembro, 2013 19:56

        OU SEJA SÓ SE PODEM REVOLTAR EM NOME DAQUILO QUE QUERES

        E SE O PESSOAL VOTAR POR SALAZAR COMO O PORTUGUÊS MAIS POPULARUCHO NA INTER NETA

        ISSE É FASCISMO POIS

        E SE QUISEREM TER AGA KHAN POR CHÁ DAS CINCO

        ARRIBA QUE ELES NÃO LUTAM POR DEMOCRACIA

        UMA REPÚBLICA ISLÂMICA É ANTI-DEMOCRATA

        JÁ UMA REPÚBLICA MAÇÓNICA OU MÓRMON TUDO OK…..

        JÁ AGORA A BERTA TEIXEIRA E RESTANTES

        NUM EXISTEM EM NENHUMA LISTA DESDE 2006

        E MIM GUARDA TODOS OS GRUPOS E PDF’S DE ESCUOLA TUTTA

        MANIAS

        É PRA COMPARARE A SUBIDA NOS RAN KINGS

        50.186 366 13025 14.000 13/03/1952
        3 1529355516 CARLOS MANUEL SOROMENHO PEREIRA I QA/QE Continente 121617 500 L 2

        ESTE JÁ TÁ QUASE NOS 50 VALORES 49.759 1268 11688 16.000 28/06/1957
        4 1355369126 MARIA DO ROSÁRIO CONTENTE MONTEIRO I QA/QE Continente 401468 500 L 2 49.442 365 12754 14.000 29/07/1954
        5 9234638085 MARIA TERESA TENREIRO …..

        FERREIRA BORGES ADRIANO PÊGO I QA/QE Continente 170823 500 L 2 49.340 294 12752 14.000 26/04/1953
        6 4135203744 SÉRGIO MANUEL VIEIRA I
        QA/QE Continente 153000 500 B 2 48.812 2046 11574 14.300 22/01/1955

        ESTE NUNCA MAIS SE REFORMA

        DO ANO DELE JA FORAM 8 ANTECIPADAS NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS…

        Gostar

    • johnas permalink
      13 Setembro, 2013 11:34

      eh, os licas, que usavam abespinhar-se contra mujahedins e al caedas, hoje, como ao sabor do vento, aparecem convertidos, mercenários sem salário, pletóricos de setarismo .

      Gostar

      • 13 Setembro, 2013 12:57

        É dos livros: os mais sanguinários ditadores, desde que sejam
        pro-soviéticos (anti-yanques) têm não só a aceitação como o
        proselitismo da *gente porreira, pá *
        O Salazarístico *terrorista* serve tanto ao Bashar como à *malta porreira*
        para justificar até a *sarinização* dos descontentes do regime.
        Assim fez Salazar . . .
        Com burros com antolhos não há discussão séria possível . . .

        Gostar

  7. Trinta e três permalink
    13 Setembro, 2013 10:29

    Economia DA guerra! A indústria do armamento tem a capacidade, única, de criar os seus próprios mercados. Se conseguir uma capa-difamos- “humanista”, tanto melhor.

    Gostar

  8. Grunho permalink
    13 Setembro, 2013 10:31

    Talvez agora Obama perceba que dar demasiada importância aos seus generais/indústria de armamento como fez o George W. é um erro que custa caro aos EUA.

    Gostar

  9. 13 Setembro, 2013 10:32

    Não me custa admitir que Obama estará mais preocupado com a política interna do que da externa. Os falhanços do seu antecessor na política externa, espalharam pelos quatro cantos do mundo um sentimento odioso pela grande nação americana, que Obama quererá ver aplanado.
    Putin deu o mote com um bom lance diplomático. Não reconhecer isso só porque é russo, seria uma grande estupidez.
    Não esquecer que um dos grandes jogadores da história do xadrez, Bobby Fischer, é americano.

    Gostar

    • André permalink
      13 Setembro, 2013 10:47

      Sempre gostei mais do Kasparov…

      Gostar

      • und permalink
        13 Setembro, 2013 20:01

        POIS DEVES TER SIDO UM DOS PUTOS DELE

        E DE LEVAR COM O MOLOTOV DO MOLOTOV GOSTAVAS?

        DAS 7 BERTAS DE MATEMAIS SÓ UMA NASCEU IN 79 AS OUTRAS NASCERAM TODAS NO FASCISMO

        MAS NUM DERAM TEIXEIRAS AO MUNDO…..

        Gostar

  10. JDGF permalink
    13 Setembro, 2013 10:44

    Seria bom não afunilar a visão sobre o contexto internacional aos EUA e a actual administração Obama.
    E, no meio de tanta ‘vacuidade’, será importante olhar para o papel da Rússia em relação à UE.
    Se a actuação de Obama, neste conflito do Médio Oriente, tem sido hesitante e medíocre a da Europa anda pelo desastroso. A UE tem um incêndio no seu quintal das traseiras e satisfaz-se com a emissão cândidos comunicados pejados de lugares comuns, discussões parlamentares sem estratégia política e a penosa exibição da total incapacidade em actuar como uma ‘potencia’. Um quadro verdadeiramente penoso. A UE parece não dispor de tempo, de espaço e de interesse para tratar destes assuntos. Está ocupada com o empobrecimento da sua periferia esquecendo que daí resultará maiores fragilidades e maior exposição ao Mundo. Ao enveredar por esta trajectória só pode esperar que um futuro (próximo) incêndio no seu quintal rapidamente alastre ao edifício principal que sempre uma velha ‘construção’ será devorada.
    A UE, com a actual líder Merkel, em breve verificará em que medida está ‘prisioneira’ de Putin. Tudo começa por 2 vectores fundamentais: poderio militar e capacidade energética.
    A Rússia, neste momento, já não se contenta com o desempenho de um papel secundário, expectante, no plano internacional e surge com veemência a apontar os EUA como uma fonte de problemas nesse contexto. Aparece integrada num novo ‘eixo’ Moscovo-Pequim que tem potencialidades para mudar os recentes equilíbrios estabelecidos após a queda do muro de Berlim.
    Por outro lado, Putin, aparece como já possuindo força suficiente para pura e simplesmente ignorar a União Europeia nesta delicada questão da actualidade. E, esta mudança de atitude, plena de consequências na gestão dos actuais equilíbrios ‘globais’, não deve ser ofuscada (ocupada) pela inépcia da administração americana na condução deste processo. Não existe nenhum malabarismo que faça passar o ‘problema sírio’ longe da nossa porta.

    Gostar

  11. PiErre permalink
    13 Setembro, 2013 11:08

    “… cinismo político…)”
    .
    Cinismo político? Que é isso? Nunca em tal ouvi falar. Deve ser coisa de outro mundo…

    Gostar

  12. 13 Setembro, 2013 11:55

    Piscoiso HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 10:32
    Não me custa admitir que Obama estará mais preocupado com a política interna do que da externa. Os falhanços do seu antecessor na política externa, espalharam pelos quatro cantos do mundo um sentimento odioso pela grande nação americana, que Obama quererá ver aplanado.
    Putin deu o mote com um bom lance diplomático. Não reconhecer isso só porque é russo, seria uma grande estupidez.
    Não esquecer que um dos grandes jogadores da história do xadrez, Bobby Fischer, é americano.

    ___________________

    Tem toda a razãom, Piscoiso.
    É como alguns que eu conheço daqui que estão, vide Coiso, prioritariamente preocupados
    com a missão que polariza os Ratos do largo – aceder ao poder – e mediocremente de saldar as
    dívidas do pais contraídas pelos seus congéneres políticos como Sócrates.

    Gostar

  13. 13 Setembro, 2013 11:59

    A Rússia não tem com que o preencher,

    Gostar

  14. javitudo permalink
    13 Setembro, 2013 12:00

    O equilíbrio dos poderes é vantajoso para o vulgar cidadão.
    Quer isto dizer que os russos e os chineses são de confiar?
    Nem por sombras.
    Daí passo ao ponto 4 onde se desvenda em parte a forma como o “Império” bicéfalo com base no eixo City-Wall street procura aniquilar-nos. Os russo e chineses têm formas diversas, mas o objectivo é o mesmo. Tenho para mim que o simples cidadão só sobrevive se tirar partido do choque entre essas diferentes forças.

    Com a destruição dos estados-nação em plena evolução (note-se que os comunas se insurgem porque sabem do seu significado e não por internacionalistas de gema que são, se preocuparem com nacionalidades), a criação de Megablocks económicos interligados através de um mercado globalizado, faz surgir as megacidades. O relatório define uma megacidade como “uma grande cidade em base uma região em desenvolvimento”, com uma população de mais de vinte milhões de pessoas. O deslocamento maciço da população levará à ilegalidade endémica e a altos níveis de violência.”
    Incapaz de suportar o afluxo maciço de pessoas, os mega-cidades “irão à falência em 2035.” De acordo com o relatório, “o efeito será equivalente à falha de um Estado, que, por sua vez, a falência pode precipitar as cidades em situações inimagináveis.”
    Detroit é um exemplo do que pode acontecer.
    Nas cidades não se gera comida e a água pode ser um bem escasso …
    Situações dessas de agitação social implicam lei marcial como afirma o relatório, fala enganosamente em implementar “uma estratégia generalizada entre as agências, especialistas qualificados e compromisso operacional duradouro.”
    Isto vem de longe.
    Dois psicólogos proeminentes, Eric Trist e Emery Frederick, desenvolveram uma teoria de “agitação social”, o chamado “efeito de domesticação dos choques do futuro “, em que a população poderia amansar-se através de fenómenos coletivos, como a escassez de energia, o colapso financeiro e econômico ou ataques terroristas. “Se os” choques “forem suficientemente seguidas e com intensidade crescente, há a possibilidade de dirigir toda a sociedade para uma situação de psicose coletiva”. “ocorrerá uma dissociação dos indivíduos, que tentam escapar do terror da realidade assustadora pessoas emergentes seria negar a aceitá-lo e refugiar-se em diversão e entretenimento popular, ao mesmo tempo sério propenso a ataques de fúria ‘ .
    Trata-se de minar o moral através de uma estratégia de terror.

    Por um lado, de forma subtil e veladamente dirigida manipula-se e controla-se o pensamento e a consciência humana através do poder da televisão, em particular, e do entretenimento em geral “. As populações ficam cada vez mais confusas e perturbadas, com a mídia a despejar histórias superficiais e futebóis a toda a hora por um lado. Por outro lado, muda paradigmas, altera as regras pelas quais a sociedade se define em prazos excepcionalmente curtos”. No protetorado a mudança frequente das leis e normas está a atingir plenamente esse fim.

    Uma das principais pessoas envolvidas na guerra psicológica contra a população por agitação social feita é Kurt Lewin, um dos pioneiros da dinâmica de grupo que faço parte da primeira Escola de Frankfurt e fugiu da Alemanha quando Hitler chegou ao poder. Este trecho de seu livro Tempo Perspectiva e Moral (“perspectiva temporal e moral”):
    “Uma das principais técnicas para minar o moral por meio de uma” estratégia de terror “consiste exatamente essa tática: manter confuso a pessoa sobre o que a sua situação e você pode esperar. Se, além disso, por oscilações freqüentes entre medidas disciplinares severas aplicadas e prometem um bom negócio, ao qual é adicionado à divulgação de notícias contraditórias, que faz a “estrutura cognitiva” da situação é completamente claro, a pessoa pode até mesmo parar saber se um plano particular, o mais perto ou longe de sua meta. Nessas circunstâncias, mesmo os mais esclarecidos sofrerão conflitos internos suficientes para paralizar a tomada de atitudes equilibradas”.
    Os ” choques do futuro “são definidos como” aflição psicológica e física causando sobrecarga do mecanismo de tomada de decisão da mente humana. ” Os consultórios médicos estão cheios disto com a agravante dos médicos não terem formação capaz para ajudar. A prescrição de drogas psico activas cresce para níveis astronómicos, o que alguns dos que escrevem para este blog apreciam. É como que “uma série de eventos acontece tão rápido que o cérebro humano é incapaz de absorver as informações”.

    Agora perceberão porque é difícil fazer funcionar as sociedades manietadas, a nível do civismo, do ensino, da saúde, da economia.
    Isto não é desculpa para os inúmeros políticos vigaristas da nossa praça desde o atentado à vida de Francisco Sá Carneiro.
    O relatório de Farinha Simões é esclarecedor, não só do passado como do presente e do futuro. Muitas dos agentes que nos “dirigem” estão lá apontados. Por alguma razão esta e outras informação de relevo têm sido sabiamente omitidas do vulgar cidadão.

    Gostar

  15. Carlos Ferraz permalink
    13 Setembro, 2013 12:10

    Acerca do que escreveu o Rui A. diria… much ado about nothing …

    Gostar

  16. manuel permalink
    13 Setembro, 2013 12:31

    Excelente post .E penso que ,após os comentários está tudo dito.

    Gostar

  17. 13 Setembro, 2013 13:16

    johnas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 11:34
    eh, os licas, que usavam abespinhar-se contra mujahedins e al caedas, hoje, como ao sabor do vento, aparecem convertidos, mercenários sem salário, pletóricos de setarismo

    _______________________—

    johnas, se não consumisse tão imoderadamente álcool os miolos
    funcionariam bem melhor . . .
    Quanto aos al caedas ainda não me pronunciei portanto ESTÁ PROIBIDO de
    fazer presunção ao que penso, no que se refere aos mujahedins apenas referi
    que *um sistema político em que a última palavra lhes é dada * está errado
    desde o princípio __________ teocrasia opõ-se à democracia onde o erro
    é admitido. Portanto eu não pertenço ao colectivo a que chamou * os licas* : jamé . . .

    Gostar

  18. 13 Setembro, 2013 14:10

    A carta “escrita” por Putin é, de resto, uma peça admirável de mestria e de cinismo político, porque utiliza os valores que são caros aos EUA para os chamar à ordem e envergonhar o presidente americano

    __________________

    O termo * cinismo político * foi desde Maquiavel (sec. XVI) fundido num só : política.
    Obama não tem nada de que se envergonhar pois levou o adversário a pôr ordem
    ao Bashar: sacrificou um pião vulnerável para obrigar Putin a expor a rainha.

    Gostar

  19. 13 Setembro, 2013 14:26

    Espero que a próxima de Obama seja
    _____________SESSAR FOGO incondicional____(check)
    seguida de____SUMMIT com todas as forças em guerra para se decidir o futuro da Síria
    (check -mate ao al-Assad+Putin). . .

    Gostar

  20. 13 Setembro, 2013 14:40

    Rui A — Não procure explicações complicadas fundindo frivolidade pessoal com maquiavelismos geoestratégicos. Por vezes a realidade é mais simples, prática e básica… O Putin teve que resolver um problema grave com as “invasões muçulmanas” na sua própria casa, e prefere ter na Síria um ditador mais ou menos secular e controlável, do que ver aquele espaço na mão dum “inimigo” volátil, caótico, e muito mais próximo da agenda guerreira do Islão do que das “virtudes” da democracia. Os americanos – como são “puros” -, não tem a mesma dioptria pragmática… Por isso é que invadiram o Iraque. Por isso é que andam cada vez mais com a “mania” que as “virtudes” da sua cartilha ingénua são a salvação do mundo. E tem muita razão, mas só para o mundo que esteja preparado e queira ser salvo… Entretanto, ignoram a realidade: a guerra não é contra o terrorismo. Essa é apenas a sua expressão bélica. A guerra é contra o fanatismo duma religião que, olhe-se por onde se olhe, é sempre violenta, redutora e cruel. Não vale a pena por “paninhos quentes” quando estamos de facto a viver um choque de civilizações.

    Gostar

  21. 13 Setembro, 2013 15:10

    Já começamos a ter uma ideia da *coisa*:

    “Not one rocket landed in regime-controlled territory — not one,” Kerry said. “All of them landed in opposition-controlled or contested territory.”

    Gostar

  22. 13 Setembro, 2013 15:16

    __________é que se for aceite por Assad+Putin teríamos uma prova
    de que, afinal, pretendem a PAZ . . .

    Gostar

  23. 13 Setembro, 2013 15:27

    Luis FA HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 14:40
    Rui A — Não procure explicações complicadas fundindo frivolidade pessoal com maquiavelismos geoestratégicos. Por vezes a realidade é mais simples, prática e básica… O Putin teve que resolver um problema grave com as “invasões muçulmanas” na sua própria casa, e prefere ter na Síria um ditador mais ou menos secular e controlável, do que ver aquele espaço na mão dum “inimigo” volátil, caótico, e muito mais próximo da agenda guerreira do Islão do que das “virtudes” da democracia. Os americanos – como são “puros” -, não tem a mesma dioptria pragmática… Por isso é que invadiram o Iraque. Por isso é que andam cada vez mais com a “mania” que as “virtudes” da sua cartilha ingénua são a salvação do mundo. E tem muita razão, mas só para o mundo que esteja preparado e queira ser salvo… Entretanto, ignoram a realidade: a guerra não é contra o terrorismo. Essa é apenas a sua expressão bélica. A guerra é contra o fanatismo duma religião que, olhe-se por onde se olhe, é sempre violenta, redutora e cruel. Não vale a pena por “paninhos quentes” quando estamos de facto a viver um choque de civilizações.

    __________________

    Quer dizer: está promovendo * a realidade é mais simples, prática e básica *
    E DEPOIS . . .
    Esquece o que está a acontecer AGORA, elabora em Futurologia/Previsões
    muito próprias, indirectamente preconiza deixar tudo como está, mesmo que
    seja manter um déspota – assassino de mãos livres. EXCELENTE . . .

    Gostar

    • 13 Setembro, 2013 15:51

      Prefere ter na casa em frente um déspota ou um fanático duma religião violenta? Lembra-se do soldado inglês que ficou sem cabeça?

      Pense um bocadinho…

      Gostar

    • johnas permalink
      13 Setembro, 2013 16:50

      “A guerra é contra o fanatismo duma religião que, olhe-se por onde se olhe, é sempre violenta, redutora e cruel.” licas . E licas é parvo, estroina e confuso, se se contradiz, quando assenta que obama incrementa a guerra fanática, terrorista e gratuita de jihadistas e dos al caedas, contra um governo e um povo, e a justifica com a força dos USA e de outro tirano, hipócrita embora, quão cínico e fraco, o nobel da paz .

      Gostar

  24. 13 Setembro, 2013 16:07

    Nem foi preciso pensar muito: Não é sério dar exemplos isolados, pá. . .
    100 000 mortos já cantam na *carteira * do Bashar al-Assad.
    Quantos mais se seguirão se a opinião pública deixar agora a oportunidade
    de um Cessar-Fogo seguido de Conferencia de Paz e Reconciliação entre os Sírios.
    (Sem esquecer de punir rigorosamente os arguidos em crimes contra a Humanidade
    – Tribunal Penal Internacional).

    Gostar

    • johnas permalink
      13 Setembro, 2013 16:20

      Eu espero e tenho esperança …
      espero que o obama, a seguir, seja… diz licas, espero que a do obama a seguir seja continuar a armar a guerrilha, terroristas, a jihad mais a al caeda, entre família, pois é sabido que o tribunal internacional, serviçal e cordato, está com cia, lá irá pôr-se a vasculhar onde a razão, se ela está à amostra, obama, diz-lhe a michella, pá, dos fracos não reza a história… e ora, sonso, o nobel já sabe, o tribunal vai por nós, que somos quem o instrói, quem o pagamos …

      Gostar

      • johnas permalink
        13 Setembro, 2013 16:24

        e os licas
        são salarazentos,
        os pides e filhos de pides,
        vendidos, sempre com o poder,
        licas, sempre ao lado dos mais fortes .

        Gostar

    • 13 Setembro, 2013 16:36

      continue a pensar…

      Gostar

  25. 13 Setembro, 2013 16:11

    QUEM PODE ESTAR CONTRA EM CONSCIÊNCIA?

    Gostar

  26. 1z2x3c4v5b6n7m8,9.0- permalink
    13 Setembro, 2013 18:09

    Obama arrisca-se a entrar para a história como o pior presidente dos USA.

    Gostar

  27. 13 Setembro, 2013 18:34

    PUIA QUE TE PARIU
    ____________________________

    johnas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 16:24

    e os licas
    são salarazentos,
    os pides e filhos de pides,
    vendidos, sempre com o poder,
    licas, sempre ao lado dos mais fortes .

    Gostar

    • licas permalink
      15 Setembro, 2013 19:54

      licas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
      13 Setembro, 2013 18:34
      PUTA QUE TE PARIU
      ____________________________
      johnas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
      13 Setembro, 2013 16:24
      e os licas
      são salarazentos,
      os pides e filhos de pides,
      vendidos, sempre com o poder,
      licas, sempre ao lado dos mais fortes .

      Gostar

  28. 13 Setembro, 2013 18:56

    licas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 16:07
    Nem foi preciso pensar muito: Não é sério dar exemplos isolados, pá. . .
    100 000 mortos já cantam na *carteira * do Bashar al-Assad.
    Quantos mais se seguirão se a opinião pública deixar agora a oportunidade
    de um Cessar-Fogo seguido de Conferencia de Paz e Reconciliação entre os Sírios.
    (Sem esquecer de punir rigorosamente os arguidos em crimes contra a Humanidade
    – Tribunal Penal Internacional).

    Gostar

    • 13 Setembro, 2013 19:11

      O Rui a testar o “mercado” e a fazer uma “sondagem” sobre como se manifesta a opinião publica. É que amanhã o Rui vai estar contra o Putin, aliás como os gajos da Al Queda. É que realmente o Rui até detesta o Putin, vá lá, ligeiramente menos do que detesta Obama.

      Gostar

    • und permalink
      13 Setembro, 2013 20:10

      GERALMENTE ASSIS OU ASSAD NÃO É SÓ UM QUE MATA O TEMPO TODO…

      ELES VÃO ALTERNANDO

      E MORRE-SE MAIS POR FORMAS INDIRECTAS

      A MORTALIDADE INFANTIL CERTAMENTE AUMENTOU PARA NÍVEIS DE ANGOLA 1995 OU 2005

      COM OS HOSPITAES CHEIOS E COM FALTA DE MEDICAMENTOS A MORTALIDADE AUMENTOU NA POPULAÇÃO RESTANTE

      E QUANDO A POPULAÇÃO FOGE DO HUAMBO MORRE-SE DE EXAUSTÃO PELO CAMINHO

      A NÃO SER QUE OS 800 MIL QUE FUGIRAM DE HOMS FOSSEM SUPER-HOMENS

      DEVEM TER MORRIDO SÓ NO SUL MUITO MAIS DE 200 OU 300 MIL

      E EM CADA INVERNO NOS CAMPOS DE REFUGIADOS TAMBÉM SE DEVE QUINAR BUÉ

      MEDINA DO BUÉ…

      Gostar

    • johnas permalink
      13 Setembro, 2013 20:31

      Olha lá, ó licas,
      e quantos desses 100 mil mortos
      se deverão aos insurretos jihads, al qaedas,
      sectários, de mando do obama, da arábia e qatar por igual creiminosos ?

      E é, tribunal internacional com eles, então, seu vendido !

      Gostar

  29. Fernando permalink
    13 Setembro, 2013 19:34

    O Obama arrisca-se a entrar para a história como o pior presidente dos USA. Ele é a sua côr e mais nada. Nada.

    Gostar

    • 13 Setembro, 2013 20:23

      Esta singularidade de ser *moreno* mete muita confusão aos WASP . . .
      (White Anglo-Saxonic Protestant).

      Gostar

  30. Fernando permalink
    13 Setembro, 2013 19:36

    Exactamente! Invasões islâmicas é o que temos na Birmânia e nas Filipinas: milhares de imigrantes ilegais vindos, respectivamente, do Bangladesh e da Indonesia fazem-se mais numerosos que os autoctones e depois reivindicam a independência (para, depois, prolongarem o ciclo).

    Gostar

    • und permalink
      13 Setembro, 2013 19:49

      FILHA NAS FILIPINAS A LEI DE MAFOMA ANTECEDE FERNÃO DE MAGALHÃES

      QUE SE BEM ME LEMBRO ATÉ ANTECEDE A INDONÉSIA…..

      Gostar

  31. 13 Setembro, 2013 19:55

    licas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 15:16
    __________ se for aceite o Cessar-Fogo sem condições prévias
    seguido de Conferencia de Paz e Reconciliação, então de Assad + Putin
    teríamos enfim uma prova de que, afinal, pretendem a PAZ . . .
    E não há substitutos (veja-se a África do Sul) . . .

    Gostar

    • und permalink
      13 Setembro, 2013 20:03

      CESSA-SE O FOGO E COME-SE O QUÊ?

      A MAIOR PARTE DO PESSOAL TEM DE IR ROUBANDO PARA COMER NÉ

      INTÉ PORQUE MUITOS NEM TÊM FAMÍLIA NA SÍRIA……

      REQUISIÇÃO DE ALIMENTOS PRECISA-SE……

      Gostar

  32. 13 Setembro, 2013 21:13

    johnas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 20:31
    Olha lá, ó licas,
    e quantos desses 100 mil mortos
    se deverão aos insurretos jihads, al qaedas,
    sectários, de mando do obama, da arábia e qatar por igual creiminosos ?
    E é, tribunal internacional com eles, então, seu vendido !

    _______________________

    Tu andas a fumar coisas esquisitas: só pode ser . . .
    Eu deixei completamente omisso quem seriam exactamente as pessoas
    ______dirigi o meu comentário àqueles que tenham cometido crimes contra a Humanidade.
    NEM LER (interpretando) ÉS CAPAZ !!!!!!!!!!!!!
    Vendida (barata) é a tua mulher que para subsistir tem que dar umas folgas . . .

    Gostar

  33. 13 Setembro, 2013 21:24

    A prova do que eu disse:
    ___________________________

    licas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 18:56
    licas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 16:07
    Nem foi preciso pensar muito: Não é sério dar exemplos isolados, pá. . .
    100 000 mortos já cantam na *carteira * do Bashar al-Assad.
    Quantos mais se seguirão se a opinião pública deixar agora a oportunidade
    de um Cessar-Fogo seguido de Conferencia de Paz e Reconciliação entre os Sírios.
    (Sem esquecer de punir rigorosamente os arguidos em crimes contra a Humanidade
    – Tribunal Penal Internacional).
    _____________________

    Logo johnas é ALDRABÃO : : :

    Gostar

    • johnas permalink
      13 Setembro, 2013 23:39

      diacho, ó licas, insistes na tua e não discernes (creio dizer bem) não somas e não subtrais nem divides ou multiplicas além do licas, tal um cabeça de pito …

      Gostar

  34. JCA permalink
    14 Setembro, 2013 03:45

    .
    Rui discorreu brilhantemnte em teoria, acertivamente, parabens.
    .
    Mas há outras leituras ….. A sabedoria de quem tem a força (e têm-a). Deixou da usar como um amador ou como ‘novo rico’ aplaudido pelas turbas. Amadureceu. Afastou-se, reposicionou com maturidade por cima. Entregou o jogo a outros partners que aplaudiam ou comentavam o jogo, sempre de fora,
    .
    Qum está certo ? Aguardemos.
    .
    Não quero a taça.
    .

    Gostar

    • johnas permalink
      14 Setembro, 2013 12:16

      E ora, a taça é dos fanáticos religiosos, não da América ou Rússia nem França ou Inglaterra e menos ainda aqui das blasfémias, se não que de uns religiosos fanáticos que entre si terçam furiosa a carnificina .

      Gostar

  35. licas permalink
    14 Setembro, 2013 20:09

    johnas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    14 Setembro, 2013 12:16
    E ora, a taça é dos fanáticos religiosos, não da América ou Rússia nem França ou Inglaterra e menos ainda aqui das blasfémias, se não que de uns religiosos fanáticos que entre si terçam furiosa a carnificina .
    _________________

    Está-se referindo à Teocracia do Estado Islâmico do Irão , não está?

    Gostar

  36. licas permalink
    15 Setembro, 2013 19:57

    johnas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 20:31
    Olha lá, ó licas,
    e quantos desses 100 mil mortos
    se deverão aos insurretos jihads, al qaedas,
    sectários, de mando do obama, da arábia e qatar por igual creiminosos ?
    E é, tribunal internacional com eles, então, seu vendido !

    ___________________

    PUTA QUE TE PARIU _______________________!!!

    Gostar

Trackbacks

  1. O Insurgente
  2. Sobre a crescente irrelevância do Ocidente no xadrez mundial | O Insurgente
  3. ¿Por qué Rusia defiende la legalidad internacional? | Sana Crítica

Indigne-se aqui.