Saltar para o conteúdo

Depois dos buxos os bustos

1 Outubro, 2014

A sessão plenária desta quarta-feira começou com um assunto imprevisto: a decoração dos corredores da Assembleia da República. É que os deputados foram surpreendidos esta tarde quando se depararam com uma exposição com os bustos dos vários presidentes da República, onde se incluem as figuras de António Óscar Carmona, Américo Tomás e Craveiro Lopes, que marcaram o período do Estado Novo. ‘Os Bustos da República’ estão a dividir a esquerda e a direita no Parlamento, com a esquerda (PS, PCP e BE) a pedir a suspensão imediata da exposição, e a direita (PSD e CDS) a fala em “história” e não em “política”.

Que o PCP  e o BE façam este número já se espera. Que o PS vá na conversa é que dá que pensar. Também estranho que os distintos parlamentares não se assanhem com Gomes da Costa. É que enfim os senhores deputados devem ter lido que o marechal foi exilado por Salazar. Mas por estranho que possa parecer aos senhores deputados ter discordado do Estado Novo não transforma ninguem num democrata. Antes pelo contrário.

Assim proponho que:

a) Deixem ficar o Craveiro Lopes pq terá conspirado contra o Salazar

b) Coloquem no espaço reservado aos três presidentes uma fotografia de líderes símbolos da liberdade que a AR tanto aprecia como o Álvaro Cunhal, Jerónimo de Sousa ou Francisco Louçã

c) Repensem se na exposição em causa podem continuar: Francisco da Costa Gomes que foi Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas antes do 25 de Abril e cuja actuação em Angola lhe valeu a oferta pela PIDE em Angola de uma Kalashnikov; Spínola que além de inúmeros cargos antes do 25 de abril se envolveu com um grupo terrorista de extrema-direita no ano de 1975.

d) Que não se refira aquele período e se escreva assim ‘nesse país cinzento e triste havia quem se dissesse Presidente da República. Mas desses não há-de rezar a História pois quem devia ocupar esse cargo era… ‘ E depois cada um preenche  a gosto.

26 comentários leave one →
  1. joao lopes permalink
    1 Outubro, 2014 17:31

    proponho um busto para o politico que se lembrou de aumentar 20 euros no ordenado minimo.ou um busto para bruxelas que veio censurar o aumento de 20 euros(???!!!) em portugal…fascismo é isto,o resto é a habitual demagogia

    Gostar

    • colono permalink
      1 Outubro, 2014 23:27

      Que tal uma exposição na AR, dedicada aos maiores vultos da Humanidade:

      STALIN … à cabeça!

      Será que estes palermas não enxergam a figura triste que fazem?
      ….

      Gostar

    • colono permalink
      1 Outubro, 2014 23:29

      Proponho um busto da bost* João Lopes na carreira de tiro da Carregueira

      Gostar

  2. Paulo Dias permalink
    1 Outubro, 2014 17:31

    Já agora porque não prosseguir tão salutar exercio (para a memória dos povos) de purga de símbolos e figuras do antanho…”estranhos” à pureza de uma esquerda realmente pré-histórica! Curioso é que não possuem olhares idênticos para “democratas” como o Àlvaro, Chavez, o camarada Kim,o Mao, Staline e outros do mesmo calibre…enfim, a lista é imensa! Proponho mesmo um exercício em que alguns dos citados foram peritos, que era o de apagarem “camaradas” das fotos,memórias, estatuária, referências etc, isto depois de os eliminarem devidamente da lista dos vivos…Percebo que muitos tenham “medo” do julgamento da história mas começa a não haver pachora ver a nossa Assembleia “indignada” com assuntos destes…Já estou a imaginar alguns da nossa esquerda caviar, a percorrer a cidade, armados de balde de tinta e picaretas (essa mesma com que alguns “heróis” eliminavam advesarios…) a apagarem símbolos incómodos… Abr, paulo

    Gostar

  3. Juromenha permalink
    1 Outubro, 2014 17:33

    Chato e repetitivo , concordo totalmente com o outro : “bìblicamente estúpidos”.
    Uma triste esperança : que os tipos da estranja que realmente mandam nisto ( e, por enquanto, nos vão sustentando ) se cansem das brincadeiras destes parasitas de merda e fechem o “cabaret” por uma vez.
    A viabilidade ( ou a falta dela) tanto se aplica a empresas como a “países”…

    Gostar

  4. 1 Outubro, 2014 17:34

    Com pequenos passos de grande estupidez, assim vão contribuindo para o tal descrédito da Assembleia da República.
    Bem hajam.

    Gostar

  5. Kattuxa Cunha permalink
    1 Outubro, 2014 17:41

    Um busto à presidenta da AR que conseguiu desviar as atenções da bandidagem corrupta do PSD, tudo alegadamente e criar aqui um fait diverrrrrrrrrrr.

    Gostar

    • A.Lopes permalink
      1 Outubro, 2014 17:59

      Estúpido!

      Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      1 Outubro, 2014 18:35

      A Kattuxa é tão engraçada…e deve ser vesga, porque só vê para um lado.
      A esquerda portuguesa é a mais estúpida do mundo? é pois, PS incluído e quer uma História escrita por ela, só para ela, enfim, comportam-se como verdadeiros fascistas a queixarem-se do fassismo…

      Gostar

  6. Luís Pereira permalink
    1 Outubro, 2014 17:44

    Pequeninos, miseráveis censores da História, ditadorzinhos disfarçados de democratas. Vejam mas é se se preocupam com coisas importantes. Realmente, há deputados a mais no Parlamento, Não têm que fazer! Rua com eles.

    Gostar

  7. vortex permalink
    1 Outubro, 2014 18:11

    faltam:
    barreirinhas
    otelo
    estaline
    brajnev

    Gostar

  8. manuel permalink
    1 Outubro, 2014 18:25

    Depois dizem que é populismo falar em redução de deputados ! A história diz-nos que quando as instituições se afastam dos eleitos e recusam reformar-se acabam de forma violenta. Tivemos a queda da monarquia(1910) e a queda do Estado Novo(1974) e qualquer dia teremos qualquer coisa.

    Gostar

  9. Luís M permalink
    1 Outubro, 2014 18:51

    Estúpidos deputados. Quando não se consegue respeitar a História de um Povo (todos nós podemos discordar e até não sentirmos especial orgulho de partes dela) é porque se é incapaz de respeitar seja o que for. Típico de certo tipo de gente: “não concordo… Apaga-se! Adultera-se! (etapa anterior do aniquila-se, extermina-se).

    Gostar

  10. Marquês Barão permalink
    1 Outubro, 2014 19:00

    “Os povos que não podem ou não querem confrontar-se com o seu passado histórico estão fadados a repeti-lo”

    Gostar

  11. 1 Outubro, 2014 19:14

    Esta, mais uma prova da imaturidade social, política e cultural de pessoas e da sociedade que (ainda ? ou cada vez mais?) grassa na sociedade tuga.

    Qual o problema ou ofensa por uma exposição didáctica e retrospectiva de presidentes da república que é transversal a vários períodos terminando no actual PR ? E que vai ser inaugurada precisamente na data comemorativa da implantação da República ?

    Mas…porque a sociedade tuga está cada vez mais estupidificada (e prefere continuar intelectual e culturalmente em “ponto morto”…), culpa também dos inócuos programas televisivos, mais doses cavalares de fado, rezas, futebol…

    Gostar

  12. 1 Outubro, 2014 19:32

    Verdadeiramente: é um não assunto.

    A resposta a essa escumalha absurda, só pode ser: vão pqp…

    Gostar

  13. manuel permalink
    1 Outubro, 2014 19:42

    Num país, quase insolvente ,os deputados (demasiados para a dimensão do país) discutem quais os bons e maus presidentes da república! Vá lá que desta vez o CAA disse qualquer coisa de patriótico para compensar aquelas vezes em que apoia acriticamente o governo

    Gostar

  14. A. R permalink
    1 Outubro, 2014 22:21

    Ponham o maior de todos os tempos em tamanho duplo ou triplo: Ponham António de Oliveira Salazar!

    Gostar

    • 1 Outubro, 2014 22:37

      Salazar já lá está : Américo Thomaz ou Salazar era a mesma coisa. Ou seja, a coisa era mandado por Salazar.

      Gostar

  15. A. R permalink
    1 Outubro, 2014 22:44

    Tirem o Soares … por favor! Tirem o moleque manobrado por Moscovo: o Gomes

    Gostar

  16. 1 Outubro, 2014 23:32

    Que país tão patusco.

    Gostar

  17. lucklucky permalink
    2 Outubro, 2014 05:01

    Seria interessante pensar é quem do PCP desapareceria da fotografia caso o PCP tivesse tomado o poder.

    O comissário desapareceu :
    http://en.wikipedia.org/wiki/Censorship_of_images_in_the_Soviet_Union

    Quem seriam os membros do PCP mais em risco?

    Provavelmente o Primeiro Ministro Comunista , e o MInistro das Finanças Comunista caíriam em desgraça por os planos Quinquenais obviamente falharem.

    Quem teria mais probabilidades de ser o Primeiro Ministro Comunista caído em desgraça?

    ————–

    Cunhal obviamente seria o Presidente do Politburo protegido da política diária.

    Gostar

  18. Castrol permalink
    2 Outubro, 2014 10:55

    Com deputados deste calibre é um milagre ainda sermos um País Independente!

    Não passam de um bando de interesseiros e semianalfabetos, que confundem história com política, cultura com estereótipos.

    Já agora, com exceção do pirilau do Cargaleiro no Parque Eduardo VII, destruam-se pelos alicerces todos os edifícios e monumentos nacionais! Foram mandados construir por reis e governos antidemocráticos!

    Tudo porque não têm que fazer… Reduzir o n.º de deputados é um imperativo Nacional!

    Gostar

Trackbacks

  1. Evidência – Aventar

Indigne-se aqui.