Saltar para o conteúdo

Pior era impossível

21 Maio, 2015

1) A PSP deu parecer prévio negativo aos moldes em que foram organizados os festejos da vitória do Benfica, na Rotunda do Marquês, em Lisboa, considerando que a segurança de adeptos e polícias poderia estar em risco,

2) A Câmara de Lisboa e o Benfica discordaram do alerta da PSP e pressionaram para que a festa se fizesse daquela forma.

3) [a mesma PSP para não dar má imagem] proibiu os agentes do Corpo de Intervenção (CI) de usarem equipamentos de protecção, os capacetes e até os escudos. Fontes policiais adiantaram ao PÚBLICO que algumas normas, que obrigam ao uso daquele equipamento em situações de reposição de ordem pública, poderão ter sido violadas e que esta actuação deverá também ser investigada no âmbito do inquérito aberto pela própria PSP e pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI). O objectivo era dar melhor imagem à actuação policial.

4) Poucos minutos depois de entrarem em terreno, centenas de agentes tiveram de fugir para as carrinhas, agredidos e atingidos por pedras e garrafas de cerveja. Oito dos 16 agentes ficaram feridos com lesões mais graves e estão agora ausentes do serviço com baixa médica. Um deles, atingido com uma garrafa de vidro num olho, corre o risco de perder a visão, adiantaram fontes da PSP.

5) Dezenas de agentes foram socorridos por técnicos do INEM colocados perto de ambulâncias nas imediações. Alguns tiveram de ser carregados aos ombros por colegas até lá. Questionada pelo PÚBLICO, a Direcção Nacional da PSP não se pronunciou até à hora de fecho desta edição.

6)  a PSP referiu em comunicado que, “durante o restabelecimento da ordem pública, ficaram feridos 16 polícias com escoriações várias, devido sobretudo ao arremesso de pedras, garrafas de vidro e com material pirotécnico, havendo um veículo da divisão de trânsito com um vidro partido”, mas não explicou o que esteve na origem do descontrolo.

7) Agentes envolvidos e feridos na operação narraram ao PÚBLICO momentos de pânico em que não lhes restou mais do que fugir.

8) Terá sido o comandante e o segundo comandante do corpo de intervenção a dar a ordem no briefing. Não queriam que os agentes surgissem com um ar demasiado bélico e ostensivo naquele momento que era afinal de festa. Logo então, vários elementos questionaram a ordem estupefactos face ao conhecimento do parecer negativo que sublinhava a possibilidade de violência e de descontrolo naquele cenário.

9) Perante o sucedido, o clima actual no corpo de intervenção da PSP em Lisboa, que tem cerca de 300 elementos, é de indignação. Mesmo quando corriam para chegar às 30 carrinhas, a cinco minutos do local e onde estava o equipamento, foram apedrejados.

10) No local, o primeiro grupo a ser agredido foi um com 90 agentes mal se embrenharam na multidão. A seguir, entraram no Marquês os agentes com cães-polícia e outro grupo de 90 agentes. Nenhum deles estava com protecções e foram recuando a correr para as carrinhas em grupos de 60 elementos de cada vez.

11) Face ao descontrolo, rapidamente a ordem do comando do CI foi ignorada. Os comandantes de cada grupo ordenaram aos agentes que corressem e se equipassem, confirmou fonte da PSP.

12) O subinspector-geral da Administração Interna, Paulo Ferreira, não quis comentar. Recordou que foi aberto um processo que averigua o que se passou em Lisboa e em Guimarães. O subcomissário visado nesse inquérito e num processo-crime por ter agredido um adepto em Guimarães continuará ao serviço como comandante da esquadra de investigação criminal. O adepto entregou esta quarta-feira uma queixa-crime em que sublinha que foi agredido com um bastão de aço.

25 comentários leave one →
  1. JoaoMiranda permalink*
    21 Maio, 2015 11:50

    Falta referir que havia um ecrã gigante no Marquês que estava a passar imagens da Benfica TV. Entre as imagens que passaram estava a agressão de Guimarães.

    Gostar

  2. 21 Maio, 2015 11:53

    Quem se mete com, ou desobedece ao todo-poderoso mundo e submundo do futebol tuga, “leva !”
    “Não se toca no futebol !”, e em ano eleitoral, muito menos.

    Inaceitável o desprezo que a CâmaraML teve para com os avisos da PSP. Para certos políticos, o SLBenfica — dá votos e de que maneira…–, a vontade do SLB, é mais importante do que a polícia.

    Está uma vez mais evidenciada a promiscuidade entre certos dirigentes e políticos.

    Incrível o silêncio da FPFutebol e da Liga. E do secretário de estado do desporto.

    Gostar

  3. 21 Maio, 2015 12:03

    Só num país como Portugal, vivido maioritariamente pelo tipo de cidadãos que se sabe, ainda há passados quatro dias, televisões, rádios, jornais, conversas, etc., a falar e escrever sobre este assunto que num país evoluído estava praticamente encerrado e os responsáveis pelos desacatos, incumprimentos, agressões, roubos, etc., colocados sob ordem judicial e policial.
    A comunicação social sabe bem as audiências que tem… E os políticos agradecem.

    Gostar

    • 21 Maio, 2015 13:01

      Nem mais.
      Provavelmente o comentário mais lúcido que li até hoje.
      Eu pensava que isto ia durar três telejornais, mais um dia no cabo e voilà.
      Mas na minha inocência esqueci-me de que as duas televisões privadas se tornaram em tabloides muito dignos do estilo Correio da Manhã.
      Ainda há bocadinho a SIC esticava o filão e vão a caminho de uma semana.

      Agora outra coisa.
      Que aqueles usem e abusem está-lhes no sangue.
      Agora este blog, que é fundamental para se analisarem os principais problemas do País, seguir o mesmo rumo, é triste.
      Eu, venho aqui, para aprender, para me ajudarem a decidir.
      Venho aqui para complementar a pouca e sectária informação que a comunicação social nos impinge.
      Venho aqui para ler os comentadores e dar a minha contribuição quando julgo positiva.
      Por favor, não baixem o nível.

      Gostar

  4. Artista Português permalink
    21 Maio, 2015 12:09

    Aposto que o ACosta não tem nada a ver com isto. Estava tão concentrado no programa… e se calhar nem sabia que o SLB jogava. Só assim foi possível que o programa saísse tão jeitozinho.

    Gostar

  5. Suponhamos permalink
    21 Maio, 2015 12:14

    Estamos entregues à bicharada…
    As instituições do estado estão capturadas pelos mais diversos interesses partidários, corporativos, financeiros, pelos mais variados lobbies, etc.
    A democracia, na prática, está muito condicionada.

    Gostar

  6. 21 Maio, 2015 12:18

    Pelo que se percebe, o pessoal das barracas revoltou-se sem se assumir.
    Tudo do Terceiro Mundo, portanto.
    Recordo que é sintomática a ligação Polícia-Benfica.
    E repetidamente a PSP foi desautorizada pelo clube na questão de organização de jogos. Uma vez foi o próprio presidente a dizer que uma subcomissária não percebia nada daquilo.
    A impunidade dá nisto.
    O PS é a mesma coisa.
    Sinal vermelho.

    Gostar

  7. manuel permalink
    21 Maio, 2015 12:21

    Esta conversa já mete muito asco. Uma cambada de bêbados e ladrões coloca o país do avesso e no fim os culpados são os polícias! E vão ser condenados. Mas que gente somos nós? Não há um medíocre dos nossos governantes que dê um morro na mesa e diga aos portugueses que bebam menos e se deixem de opinar sobre o que não sabem. Estamos com um drama terrível, os portugueses na sequência da bandalheira, que foi ser chefiado por um corrupto, perderam qualquer referência ético-moral e isto entrou no salve-se quem puder.

    Gostar

    • 21 Maio, 2015 12:38

      O vinho dá de comer a um milhão de portugueses. Lembre-se disso. Os benfiquistas nunca fizeram orelhas moucas ao Salazar. Tome o exemplo do Eusébio. É tudo digno do Panteão.

      Gostar

  8. manuel permalink
    21 Maio, 2015 12:23

    Claro que é um murro e não morro.

    Gostar

  9. insider permalink
    21 Maio, 2015 12:29

    realmente pior era impossível
    ou talvez não…
    se mantiverem em funções o director nacional de polícia…
    e também a ministra que tem dado bastas provas de que não sabe o que anda a fazer…
    além daquela tirada sobre os orgão de comunicação social e “julgamentos na praça pública”… depopis de três dia de cobarde silêncio…

    Gostar

    • 21 Maio, 2015 12:44

      Mais o conveniente silêncio do secretário de estado do desporto, da FPFutebol, da Liga…

      Gostar

    • manuel permalink
      21 Maio, 2015 12:44

      Não concordo contigo. Mesmo que existam erros das forças policiais nada se compara à javardice de alguns portugueses que não sabem beber. Quando todos os ladrões dos equipamentos do Guimarães e todos os bêbados que provocaram os distúrbios forem punidos, então o governo deve avaliar a atuação das forças de segurança, bombeiros, clubes de futebol e retirar as devidas ilações. Não entro na política e na doutrina dos marxistas de considerar que as polícias são repressivas e desarmar desta forma o Estado, a ordem se não for assegurada pelas polícias, ficará a cargo daqueles indigentes que vimos nas televisões.

      Gostar

  10. manuel permalink
    21 Maio, 2015 13:03

    MRBB: não, é para o insider.

    Gostar

    • insider permalink
      21 Maio, 2015 13:45

      manuel, são demasiados erros (dos polícias – e não falo só dos que estão no terreno) num só dia…
      culpados? a hierarquia…
      e deixa lá os bebâdos… polícia devidamente equipada/posicionada varria-os em cinco minutos… (quantos detidos? presentes a tribunal?)…
      e o mesmo para os ladrões… o animal subcomissário – responsável pela segurança da área norte do estádio – veio até cá fora… para dar porrada…

      Gostar

      • manuel permalink
        21 Maio, 2015 14:37

        Não podemos relativizar ou eleger como alvo o diretor da polícia e a ministra. O nosso primeiro problema são os delinquentes e só depois é o governo e as polícias. Um governo, mesmo que as polícias atuem com erros, deve corrigi-los sem alarde público e sem desautorizações, lembre-se que o ano tem 365 dias e que todos os dias a polícia atua na rua e brevemente teremos a festa da taça e deus queira que as cenas não se repitam.

        Gostar

  11. 21 Maio, 2015 14:49

    Por simples curiosidade, pode uma pessoa estando levando bastonadas, se tentar defender ou deve esperar que o Agente se canse…

    Gostar

    • 21 Maio, 2015 15:04

      Pode e deve, ler uma gramática para depois tentar escrever sobre o que lhe aconteceu de maneira escorreita.

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        21 Maio, 2015 18:08

        é da escola JJ—novas oportunidades da luz

        Gostar

  12. 21 Maio, 2015 16:38

    manuel, 14:37,

    Exacto: o problema inicial, a origem é a delinquência e derivados. Mas não esquecendo algumas incompetências de ministros, secretários de estado, polícias.
    A polícia é necessária num Estado de direito. Ponto.

    Sobre o que aconteceu no Marquês, disseram-me que ontem, o Bagão Félix no seu programa numa tv, sugeriu o mesmo que eu escrevi anteontem noutro post para acabar de vez com problemas: por que não comemorar títulos no interior do estádio do clube vencedor ?

    Gostar

    • manuel permalink
      21 Maio, 2015 16:58

      Concordo no geral consigo. O Bagão não sei, mas o Santana disse isso na sicn. Hoje o Rui Moreira(rtpi) também falou sobre o assunto, com muita responsabilidade e sem fanatismos. Por outro lado, a nossa vida é feita de fatores aleatórios e controlamos menos do que o pensamos, pelo que, dentro ou fora do estádio, o risco existe sempre. Brevemente teremos a festa da taça, vou assistir calmamente em casa e espero sinceramente que as odes ao deus baco não se repitam.

      Gostar

Indigne-se aqui.