Saltar para o conteúdo

ilusionistas

7 Agosto, 2015
by

O principal motivo pelo qual este PS não cresce nas sondagens e se arrisca até a perder as próximas eleições reside no facto de António Costa e da sua equipa terem apostado numa estratégia ilusionista perante o país: a ilusão de que, em 2011, o PS deixara o país em melhor estado do que agora se encontra; a ilusão de que o país não estava falido nessa altura; a ilusão de que o actual governo tinha alternativas às políticas de austeridade que aplicou e que só seguiu por esse caminho por «cegueira ideológica» e malvadez congénita; a ilusão de que o crescimento exponencial do desemprego foi consequência das acções do actual governo e que o governo anterior do PS não teve nada a ver com o assunto; a ilusão de que teria sido fácil negociar doutro modo com a troika e «pôr as pernas dos banqueiros alemães a tremer»; a ilusão de que um futuro governo PS fará disparar o crescimento do emprego; a ilusão de que o PS tem uma fórmula mágica para «virar a página»; a ilusão de que, se chegar ao governo, o PS terminará imediatamente com a austeridade. Ora, se alguma coisa de positivo têm os tempos de crise é o choque de realidade com que a maioria das pessoas se confronta, que as faz perceber aquilo em que nem sequer costumam pensar em tempos de normalidade. E quem passa por dificuldades e sacrifícios não se deixa levar com duas tretas.

61 comentários leave one →
  1. Bigdog permalink
    7 Agosto, 2015 12:20

    Como sempre há coisas que estão melhores, outras que estão piores. Cá para os meus lados estão bastante piores. Mas tenho a certeza de que para MUITOS estarão substancialmente melhor 🙂
    Na verdade, tirando duas ou três coisas, não se tratam de ilusões, trata-se mesmo da realidade.
    Cada um que analise se pertence ao grupo dos que enriqueceram ou dos que foram fodidos e, espera-se que no mínimo, que vote em conformidade. Caso contrário só se poderá concluir que os tugas são masoquistas!

    Gostar

    • JgMenos permalink
      7 Agosto, 2015 17:40

      Um cultor do princípio democrático abrilesco: vota em quem te der de mamar; o país que se f…|

      Gostar

    • beirão permalink
      7 Agosto, 2015 19:49

      este patusco sabe que dois mais dois são quatro, mas, coitado, de mente enviesada, vomita que não é bem assim… bláblá, mais a puta que o pariu. Estes parasitas da coisa pública, que não arriscam um chavo, que nunca criaram um posto de trabalho, que apenas sabem chular a teta do Estado, uma canalha esquerdoide que se está cagando para o país, para quem sofre e se esmifra a dar no duro, deviam ser despachados em grande velocidade para a Venezuela ou Coreia do Norte. Fora com esta canalha!,

      Gostar

    • Zé dos Bois permalink
      7 Agosto, 2015 20:07

      Há quem prefira miragens em vez da realidade…

      Gostar

    • 7 Agosto, 2015 20:14

      Tem um acidente provocado por uma aventesma que o põe às portas da morte e queixa-se do médico que lhe faz doer ao lhe consertar os ossos, deslocando-os. E do gesso que, em lhe travando os movimentos, dá tempo ao corpo para que proceda à cura.

      Compreensível, mas pouco inteligente.

      Gostar

    • 7 Agosto, 2015 22:01

      O que eu sei é que ontem estiveram 40,000 a ouvir os D.A.M.A. entre outros num festival qualquer onde os preços começam nos 50 euros.
      Ali não havia crise, só de boa música, presumo.

      Gostar

      • Rocco permalink
        7 Agosto, 2015 22:11

        Uma chungaria bem suja e cara. Mas há €€€…

        Gostar

      • 7 Agosto, 2015 22:33

        Quando os DAMA dão concertos grátis no MacDonald’s, não havia nexexidade!

        Gostar

      • Abre-latas permalink
        7 Agosto, 2015 22:36

        E no entanto se for lá ver esses são os eleitores do PCP, BE e até do PS.
        A malta da “cultura”.

        Gostar

    • anonimo permalink
      9 Agosto, 2015 11:45

      Não explicaste coisa alguma, bigdog. Apenas dizes que há “coisas” melhores e “coisas” piores.
      Isto não é uma opinião, pá. É fazer barulho para ocupar tempo de antena.

      Gostar

  2. 7 Agosto, 2015 12:51

    Como foi um governo PS que desencadeou o problema, já sabemos em quem não votar.

    Gostar

  3. Simão permalink
    7 Agosto, 2015 12:53

    1 – Portugal vive tempos de normalidade (o que não foi normal foi o desvario ininterrupto entre 2002 e 2011).

    2 – Situação não normal (e vivamente asquerosa, a todos os níveis) vive-se na Hungria do (auto-intitulado “ILIBERAL”) Viktor Orban. Mas sobre isso nem piu. Fosse ele de outro sector politico e imagino a catadupa de posts indignados por aqui.

    3 – Por motivos sanitários há mais de uma década que não voto. Perante o panorama vou-me manter afastado das urnas (nome bem apropriado).

    Gostar

    • 7 Agosto, 2015 16:47

      Portanto, quer voltar ao desvario ininterrupto entre 2002 e 2011

      Gostar

      • Abre-latas permalink
        7 Agosto, 2015 22:39

        Não tente procurar lógica nessas cabeças.

        Gostar

    • Rocco permalink
      7 Agosto, 2015 22:13

      O desvario começou em 1995… Beiçolas guterres, remember?

      Gostar

      • anonimo permalink
        9 Agosto, 2015 11:58

        Prezado Rocco, isso é verdade.
        Mas até ao beiçolas, também passámos pelo socialismo de viver com o dinheiro dos outros. Os fundos comunitários e a política Keinesiana de Cavaco, o aumento da massa salarial da FP em mais de 20% só num ano para ganhar a 2ª maioria absoluta, etc… eu não esqueci o que aconteceu à agricultura da minha família nessa época, só para sermos bons alunos europeus.
        A doença mental que se instalou em sermos europeus à força, em copiar todas as mariquices europeias, enquanto se destruiu muita produção nacional, não pela vida do mercado, mas pela via do capitalismo de Estado. Quando se entregavam 400 contos por hectare para arrancar vinha, ou 200 mil contos para abater uma traineira de Peniche, isso não era o mercado a funcionar. Era o capitalismo de Estado europeu a alterar a nossa vida á força. E a favorecer os países nossos concorrentes.
        Por muito que eu odeie os últimos 15 anos socialistas, não esqueço o cavaquismo. Até atrevo uma heresia: O beiçolas teve os tomates para ter percebido o que era o pantano. É certo que fugiu em vez de o enfrentar. Mas foi o primeiro a declarar que a coisa era insustentável.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        10 Agosto, 2015 15:08

        Aqui está um anónimo dos que emprenharam pelos ouvidos. Com que então, na sua cabeça, a maluqueira começou no tempo do Cavaco? Avive a memória, homem!
        No tempo do Cavaco a dívida pública estava muito abaixo do agora estabelecido pela CEE e o crescimento quase se aproximou dos dois dígitos.
        O problema não foi o aumento de 20% ao funcionalismo público, que até aí estava mal pago – houve um ano em que a taxa de inflação rondou os 30%. O problema foi o sistema de promoções adoptado que ninguém mais quis alterar e que os socialistas até “melhoraram”, sempre a favor de “todos” os funcionários, mesmo dos incompetentes, inventado leis orgânicas com mais chefes que índios, nalguns casos, autênticas aberrações.

        Gostar

  4. Simão permalink
    7 Agosto, 2015 13:04

    Sem querer desculpar de modo algum os incompetentes do anterior governo recordo (pois a memória não deve ser selectiva nem curta) que, na sequência da crise de 2008, a primeira resposta da UE e da Zona Euro foi apelar a …… mais gastos e mais investimento público.

    Quem os viu e quem os vê, agora, a defender o oposto do que diziam e a lançar anátemas a todo e qualquer um que se desvie.

    Já agora não há nada de mais anti-liberal que os “bailouts” (imprimir dinheiro “out of thin air” para despejar sobre insolvências diversas e desvarios públicos avulsos penalizando os contribuintes europeus e fazendo a folha de balanço do BCE uma palhaçada….era mais honesto imprimirem notas de Monopólio) e a austeridade, que não passa de uma pavorosa imposição e interferência inaceitável do Estado sobre a economia e as pessoas que era suposto auto-regularem-se né 🙂 🙂

    Gostar

    • 7 Agosto, 2015 14:57

      ” a primeira resposta da UE e da Zona Euro foi apelar a …… mais gastos e mais investimento público.”
      Está a insultar a inteligência e competências do governo à época.

      “austeridade, que não passa de uma pavorosa imposição e interferência inaceitável do Estado sobre a economia e as pessoas que era suposto auto-regularem-se né ”
      Era suposto, mas não souberam governar-se. Um facto denunciado há muito pelos romanos! Mais, quem não se sabe governar lá terá de ser governado (um pouco como quem não está de posso das suas faculdades mentais). A austeridade é uma consequência dessa incapacidade. Quem emprestaria, a outros, dinheiro para gastar livremente quando esses outros mostraram não o saber gastar?

      Gostar

      • Abre-latas permalink
        7 Agosto, 2015 22:43

        Não tente ensinar lógica a cabeças como essa.
        Não os contrariar é meia cura.

        Gostar

  5. LTR permalink
    7 Agosto, 2015 13:49

    O Costa está para o PS e para Portugal como o Lula esteve há 20 anos para o PT e para o Brasil.

    Gostar

  6. António C. Mendes permalink
    7 Agosto, 2015 14:51

    O PS vai perder as eleições!! Com estrondo e distinção!! Já o disse várias vezes e não tenho nenhum motivo para mudar de opinião. Merece de tal maneira perdê-las que, por incrível que pareça, nem é necessário à coligação fazer uso do 44.
    Quando ouço falar das reformas estruturais que ficaram por fazer só me ocorre aquilo que ninguém quer admitir, era necessário retirar, no mínimo, 50 000 (100 000) pessoas da função publica e reduzir ainda mais pensões. Se há motivo de orgulho neste governo é, sem o admitir nunca, ter tido a coragem (ou a falta dela) de, distribuindo sacrifícios, não levar a cabo tamanho rombo social. Vai ganhar as eleições. A minha única dúvida é se a margem será verdadeiramente surpreendente.

    Gostar

  7. pSalaberth permalink
    7 Agosto, 2015 14:57

    Tu e o PS, o PS e tu… Larga o osso. Serás mais feliz. Prometo.

    Gostar

  8. Luis Moreira permalink
    7 Agosto, 2015 15:41

    Que o PS tenha acreditado que lhe bastava passar uma esponja sobre Sócrates e a sua governação ( e sobre o que o levou à prisão) diz bem do que é hoje o PS e o que pensa dos portugueses

    Gostar

  9. piscoiso permalink
    7 Agosto, 2015 15:44

    Culpar os outros é um lugar comum.
    Com a presente situação, os laranjas enriqueceram e os rosas empobreceram ou foram presos. Se nas próximas eleições ganharem os rosas, vão estes recuperar e os laranjas empobrecer, com alguns na prisão. Se ganharem os laranjas, vai haver cada vez mais rosas nas prisões, a não ser que bebam sumos estragados, que os laranjas fornecem a quem não é laranja.

    Gostar

    • 7 Agosto, 2015 17:19

      A partir de hoje, mais um ex-governante P”S” fica numa cela. Vara,Armando.
      MariaLRodrigues, “safou-se”, com pena suspensa durante X anos.
      Mas há mais exemplos que podem motivar, influenciar debutantes “socialistas” e…”social-democratas”.

      Gostar

      • anonimo permalink
        9 Agosto, 2015 12:03

        MLRodrigues é da maçonaria e teria sido absolvida com naturalidade. Ela só foi condenada, porque os Juízes não perdoam ao Pedroso que andou pelo CSMagistratura a largar bitaites.

        Gostar

    • Tiradentes permalink
      7 Agosto, 2015 18:12

      Quer dizer então que o escândalo do BPN foi porque os PS estava no governoe “atacou” os laranjas?

      Gostar

    • Diogo Câmara permalink
      7 Agosto, 2015 20:23

      Já se diz que estão a fazer celas para o Relvas, Portas, Macedo, Passos e o gajo dos Transportes 🙂

      Gostar

      • 7 Agosto, 2015 20:28

        E quem nas horas livres está a construir essas celas são precisamente o Relvas, o Portas, Macedo, Passos e o gajo dos Transportes. Tem sido um divertimento.

        Gostar

  10. anti-comuna permalink
    7 Agosto, 2015 16:24

    O Parodiante de Lisboa não se demitiu mas já lhe estão a pedir contas. E com razão. No tempo do António José Seguro não havia este amadorismo no partido.

    ““Surreal”, “tanto disparate junto”, “vai sendo tempo de erradicar a incompetência e a falta de visão política”. Foi assim que um ex-dirigente socialista, ligado ao anterior secretário-geral António José Seguro, reagiu ontem nas redes sociais ao mais recente outdoor do PS que mostra uma desempregada de longa duração que perdeu o emprego há cinco anos, ou seja, no tempo em que era o PS que estava no Governo. O cartaz, no entanto, foi apenas a parte mais visível de uma semana difícil para o PS, que começou com uma guerra aberta com o Governo sobre os números do desemprego – e uma voz divergente na UGT – e acabou com a dificuldade em fazer passar uma mensagem.”

    in http://observador.pt/2015/08/07/surreal-seguristas-pressionam-exigem-resultados-costa/

    A melhor prenda que deram ao Passos Coelho foi espetarem uma faca nas costas do anterior líder socialista. lol

    Gostar

    • Luis permalink
      7 Agosto, 2015 19:13

      O PS transformou-se no Syriza português.

      Embora seja conservador nos costumes e liberal no plano económico desejo para o bem da saúde da nossa democracia que haja uma Esquerda responsável. Ora não temos nada disso. Este PS transformou-se num antro de chico-espertice, esbanjadores de dinheiros públicos e promessas populistas. Num ápice ficaremos outra vez na bancarrota se lhe derem o poder.

      A Esquerda que tomou o poder após o 25 de Abril é um carcinoma que deve ser erradicado com forte quimioterapia. Ele foi a descolonização criminosa, a destruição do tecido económico no PREC, o endividamento externo, a engorda de empresas ligadas ao poder, a manutenção de oligarquias e monopólios contra os interesses dos consumidores, a tentativa de manipulação do poder judiciário. foi tudo e mais alguma coisa.

      Toda a nossa Esquerda merecia desaparecer do mapa eleitoral.

      Gostar

    • 7 Agosto, 2015 19:46

      O P”S” e o Costa alcançariam uma boa maioria nas legislativas se tivessem tomates para publicamente admitirem que o governo do JSócrates levou o país à pré-bancarrota e que o JS-PM é o mesmo que fez o que já se insuspeita levando-o à prisão. O Costa & seus se não se refugiassem na desculpa para tolos e militantes “o que é da política é da política; o que é da justiça é da justiça”…

      Gostar

      • santos/economista/politologo permalink
        13 Agosto, 2015 23:08

        O mentiroso objetivo deste Governo de o ratio (quociente : Divida Publica/Produto Interno Bruto-PIB – grosso modo , rendimento nacional) descer de 130% para 107% , apenas seria possível com um significativo (v.g. 10%) crescimento (económico) do PIB o que é impossível neste Portugal em vias de extinção pelos atos desta governação …
        Mas a PROPAGANDA POLITICA deste Governo que faria inveja aqueloutra dita salazarista , para iludir pretende apenas transmitir o fantasioso objetivo de uma diminuição da Divida Publica …
        Contudo , a diminuição da Divida Publica para atingir os 107% do PIB mesmo com um duvidoso crescimento económico de 3% como irrealisticamente o Governo prevê , levaria a um necessário aumento dos impostos , elevando a já insuportável pressão fiscal em cerca de 10% , o que também é irreal !…
        E mesmo a este irreal ritmo de diminuição da Divida Publica levaríamos 50 ANOS para pagar esta monstruosa Divida Publica de 220 mil milhões de euros !… E os juros ? …
        Também esquecem que Sócrates em 6 anos aumentou a Divida Publica em 60 mil milhões de euros mas fez obra … Passos Coelho apenas em 4 anos e não obstante as suas corruptas 12 privatizações , também já aumentou a Divida Publica em iguais 60 mil milhões de euros , atingindo 220 mil milhões de euros (Abril 2015) mas a par da destruição de Portugal .
        Logo , são grosseiras promessas eleitorais mentirosas , a eliminação da sobretaxa do IRS , diminuição do IRC e IRS ,
        aumento dos salários dos funcionários públicos e das reformas mínimas , etc…
        Sr. Coelho , a sua promessa a Bruxelas de um corte de 600 milhões de euros nas reformas para pretender resolver um insolúvel problema de 220 mil milhões de euros que o Sr. agravou , é andar a brincar com os reformados e não ter um mínimo de respeito pelos mais fracos …
        Digam e ensinem ao Povo que a Divida Publica de 220 mil milhões de euros , não é nem mais nem menos do que impostos por cobrar … Adiados … Quem vai pagar ?
        E enquanto houver deficit publico haverá aumento da Divida Publica .
        Já existe um limite constitucional à Divida Publica ex-vi Tratados Internacionais ratificados , e que em regra não se cumpre , i.e. respeitar a regra comunitária de um deficit inferior a 3% … Mas mesmo cumprindo o deficit de 3% , só existirá saúde orçamental com um crescimento económico superior a 3% . Assim , é fantasiante a promessa da coligação em incluir na Constituição um limite à Divida Publica .
        E que para sustento dos usurários financeiros amigos deste Governo estamos pagando 1 milhão de euros para juros em cada hora que passa !… Eternamente , pois a Divida Publica é impagável !… E já pagamos tanto de juros quanto se paga no SNS e Educação …
        E corram com este Governo para conhecer as vigarices que andaram a fazer …
        O pretenso Programa Eleitoral deste Governo intencionalmente não quantificado , não passa de um doloso manifesto de enganosa Propaganda Politica .
        Estatísticas do Desemprego viciadas …Digam ao Povo apenas aquilo que ele entende : Quantos empregos existiam em 2010 ? Quantos empregos existem em 2015 ? Estatísticas das Exportações dolosamente manipuladas , etc.
        E a grande falácia de que Passos Coelho salvou o País da Bancarrota !…
        Povo ignorante e analfabeto ? Se não fosse o atual fiador (BCE) de Passos Coelho (que como tal não existia ao tempo de Sócrates a par da mafia Cavaco/PSD) , as condições objetivas para uma bancarrota seriam hoje superiores aquelas que existiam ao tempo de Sócrates .
        Post Scriptum
        REFORMADOS , confiem na promessa de António Costa de que não mexe nas atuais reformas .

        Gostar

    • Diogo Câmara permalink
      7 Agosto, 2015 20:24

      É verdade, O António Costa é um traidor. Traidor uma vez, traidor para todo o sempre!

      Gostar

  11. António Maria permalink
    7 Agosto, 2015 16:41

    Mas a maior ilusão é o PS julgar que o António Costa é um estadista e um líder.

    Gostar

  12. 7 Agosto, 2015 17:03

    Rui Albuquerque,

    Tudo o que vc. coloca como ilusões, é precisamente o que a maioria dos tugas pensa: “estamos pior; estou pior; vou votar em quem me garante recuperar”. Esquecem-se ou ignoram a história recente, a detenção dum ex-PM mais “socialistas” condenados (Vara, MLRodrigues, etc) será de somenos importância partidária, marimbam-se nas consequências dum partido que promete uma espécie de vida nova sob a liderança dum iluminado qualquer-coisa-serve.
    Vc. tem de auscultar a populaça e sobretudo a eleitoralmente volátil populaça-NADA. Ainda não sabe que os tugas não conseguem ou não querem distinguir nem separar politica e partidariamente “tretas” da realidade ? Que o seu bem-estar é mais importante do que a recuperação do país ?
    Vc. ainda não concluíu que muita gente que votou P”SD” em 2011 e contra JSócrates vai depositar confiança no Costa, nas promessas ilusionistas do P”S”-do-Costa ? Que essa gente não quer saber quem levou o país à pré-bancarrota e quem com determinação recuperou, equilibrou (lentamente, o que não é pouco) a vida tuga ?

    Claro, desde há meses, que o P”S” vai vencer tangencialmente as legislativas. Este governo persiste em dar “tiros nos pés” com promessas duvidosas e decisões inaceitáveis, para além de casos inexplicados.
    O P”SD” está-se marimbando para as eleições e o P”S” não se importará que RRio ou Marcello seja eleito PR — o centrão volta a entrelaçar-se.

    Gostar

    • rui a. permalink*
      8 Agosto, 2015 00:08

      Meu Caro,

      Seguindo a sua lógica, a derrota da coligação, a acontecer, seria necessariamente esmagadora. Ora, vc. reconhece que, a acontecer, ela será pouco expressiva e resta saber se acontecerá ou não. A questão que vc. coloca é legítima, mas eu acho mesmo que um choque térmico como aquele que os portugueses levaram nos últimos anos, obrigou muita gente a raciocinar e a não engolir qualquer patranha. Ora, o que o PS tem vindo a fazer é contar com o ovo no cu da galinha, como se a coligação tivesse forçosamente que perder as eleições, e nisso são até ofensivos. Acontece que eu ando a escrever há muito tempo que há uma «maioria silenciosa» neste país que entendeu bem o que aconteceu e que vai ser muito explícita nas próximas eleições. A ver vamos.

      Gostar

      • 8 Agosto, 2015 01:52

        Meu Caro Rui Albuquerque,

        A vitória do P”S” será percentualmente fraca, mas obviamente uma vitória é uma vitória. Para o entendimento dos “socialistas”, uma espécie de “rotunda” vitória logo exibida como tal nessa noite, mas na expectativa talvez temerosa, do que Cavaco decidirá. De certeza não será com o meu voto que Costa & seus festejarão com champagne.

        O choque térmico imposto por este governo (havia alternativa ? Se a troika não aceitasse outro modo de renegociação e restituição da massaroca o P”S” enveredaria por um comportamento tipo Varoufakis/Tsipras ?) enregelou, manietou, trucidou a maioria dos tugas até hoje e demorará muitos anos a recomporem as suas vidas. Note, esse choque térmico surgiu na sequência de quase dois anos de sacrifícios e de parcos recursos económicos devido ao governo do JSócrates. Os tugas não tinham –nem têm– pé-de-meia que aguente quase seis anos. Estão falidos, desesperados, sem sinal algum e convincente por parte do PPCoelho e do PPortas para equilibrarem as suas vidas. Desconfiam do PM e do vice e das propostas (segurança social, caso mais recente) mal explicadas e, inaceitáveis. Os raros euros a mais que têm desde há poucos meses (devido à lenta recuperação da economia) são imediatamente gastos para pagar compromissos.
        Reconheço a destreza e sinceridade com que o governo anuncia algumas “medidas” inaceitáveis post 2016. Que roubam votos à coligação. Os episódios dos cartazes do P”S” mais uns quantos destrambelhados, passam ao lado do dia-a-dia difícil da maioria silenciosa.

        Essa maioria silenciosa (ausculte as pessoas sff), volátil no voto, acredita em messias, em ilusionistas, em malabaristas, no Costa. Quer em S.Bento quem lhe promete um dia, uma semana, um mês, anos melhores. E querem “sangue” e vingança.

        Nenhuma novidade para quem conhece Costa & seus: são fracos políticos, sem classe nem nível ou conhecimentos para governarem um país. Empurram os problemas com a barriga ou colocam-nos debaixo do tapete. O “maralhal” (como o outro, consta, nos tratava) empurra-os pelas costas e não se importa por questionar o que o tapete tapa. Alguns não se importam de engolir patranhas, tamanho é o desespero.
        A realidade é que conta e determina o voto.

        Está bem explícito o sentido do voto em Outubro: Costa-o-salvador em S.Bento. Com consequências inerentes e nefastas a partir de 2018, com a parcimónia do RRio.

        Gostar

  13. Benzina permalink
    7 Agosto, 2015 18:30

    “… o ps se arrisca a perder as eleições!!!”
    Mas onde é que o ilustre ruy foi buscar essa afirmação, mesmo com o if?
    Isso é a estar a fazer os eleitores de parvos.
    O número 2 só poderia ultrapassar o 44 quando chegar a 45
    O resto são fantasias

    Gostar

  14. castanheira antigo permalink
    7 Agosto, 2015 18:44

    Politiquice barata . E qual a diferença entre costaconcordia e passos coelho , sem contar com a diarreia verbal ?
    Sosseguem todos , os de um lado e os do outro. Ao fim e ao cabo o caminho é o mesmo .
    A única diferença é que o costa é mais rápido . O fim é o mesmo : o precipício .
    Ambos caçam os portugueses á procura de dinheiro . Ambos destroem a economia com altos impostos e repressão fiscal . O país está a ficar despovoado . Muitos fogem daqui tal como os romanos fugiram no colapso do imperio perseguidos pelos cobradores de impostos.

    Gostar

    • 7 Agosto, 2015 23:05

      A maioria dos tugas está sedenta por vingança. Sobre o actual governo. Não vacilam. E não querem saber quem pediu pela terceira vez ajuda externa e se o país está um pouco melhor desde o primeiro trimestre de 2015.

      Gostar

      • Diogo Câmara permalink
        8 Agosto, 2015 02:35

        Não esquecer que a segunda bancarrota (1983) foi em consequência dos governos da então AD (PSD e CDS). O Dr. Pinto Balsemão deixou o país de pantanas. Mas tem sorte. Continua a fazer dinheiro com as conquistas de Abril 🙂

        Gostar

    • Beirao dos Sete Costados permalink
      8 Agosto, 2015 14:43

      Concordo plenamente. Fazem-se eleicoes mas a m…. continuara a mesma. Mudam apenas as moscas. Isto tudo e circo para nos dar a ilusao de que somos nos a dispor do nosso destino e nada mais. A UE, a seu tempo, ditara o que fazer e o caminho a seguir, seja PS, PSD ou outro qualquer. E o caminho a seguir nao estara pavimentado de rosas e cravos.

      Gostar

  15. Luis permalink
    7 Agosto, 2015 19:07

    Uma parte do funcionalismo, pensionistas, saudosos da construção civil e pessoas com menor formação e rendimentos são os votantes do PS.

    Por que motivo em Portugal não se fazem perfis dos simpatizantes de cada partido? Gostaria de saber, com base em estudos bem desenhados, qual é o perfil dos votantes do PS. Haveria surpresas e perceberíamos que se o modelo de Estado fosse outro o PS nunca teria hipóteses de ser Governo se não virasse para a social-democracia e até para o Centro-Direita. Porquê? Por tradição somos um país de proprietários e de pequenos negócios. Nunca haverá espaço para o socialismo pois o Norte, o Centro, a Madeira e o litoral algarvio não permitirão.

    Gostar

  16. PiErre permalink
    7 Agosto, 2015 20:13

    “E quem passa por dificuldades e sacrifícios não se deixa levar com duas tretas.”
    .
    Pois será, mas só no parlamento temos 6 (seis) tretas, a saber: PSD; CDS; PS; PCP; BE; VD. Isto além dos autarcas, dos sindicalistas, dos tudólogos, etc., etc.
    É muita treta, demasiada mesmo.

    Gostar

  17. Diogo Câmara permalink
    7 Agosto, 2015 20:19

    Eu hoje vivo melhor do que em 2011. Em quem devo votar?

    Gostar

  18. manuel branco permalink
    7 Agosto, 2015 20:29

    Creio que o ilusionismo é seu. A fazer fé nas sondagens a PAF ronda os 36 por cento. Um número bem modesto desde as eleições para a assembleia constituinte. Indo à wikipedia e salvo algum erro de soma, os resultados somados eleição a eleição, coligados ou separados do PSD e CDS foram em pontos percentuais:

    1975 – 34
    1976 – 43,73,
    1979 – 42,52
    1980 – 44,91
    1983 – 39,80
    1985 – 39,83
    1987 – 55,74
    1991 – 54,49
    1995 – 43,17
    1999 – 41,31
    2002 – 48,93
    2005 – 36,71
    2009 – 36,97
    2011 – 50,37

    Com excepção de 1985, ano do PRD, do congresso da Figueira, da chegada do maná dos fundos europeus e do deixem-nos trabalhar, nunca os dos partidos conseguiram governar com uma miséria dessas. Mais ainda com a incerteza que resulta do facto do homem de Belé, o leader real e efectivo da coligação, estar de mala aviada e não se saber quem é o sucessor.

    Gostar

    • 7 Agosto, 2015 21:16

      Se o P”S” continuar a desinteressar-se por Belém, obviamente o próximo PR será RRio ou Marcello.
      Os “socialistas” vencem as legislativas (tangencialmente) e os “social-democratas” ficam satisfeitos pela continuidade no palácio — o centrão volta a entrelaçar-se e a aproveitar o manjar.

      Gostar

  19. 7 Agosto, 2015 22:19

    Rui A.

    termina o post assim: “E quem passa por dificuldades e sacrifícios não se deixa levar com duas tretas”.
    Esquece-se que as imposições do descalabro social foram drásticas, duríssimas, transcersais e atingiu sobretudo a classe média para baixo, as dificuldades e sacrifícios continuam enormes e sem resolução (embora só ocasionalmente com mais poucos e logo gastos euros/mês), quem as impôs foi o actual governo (a maioria das pessoas já não quer culpar o P”S” do Sócrates nem saber da lenta recuperação da macro-economia, das exportações, de algumas empresas ou descida do desemprego). Esses votantes querem refazer as suas vidas, acreditam em ilusionistas e deixam-se levar por tretas do Costa. Tretas, algumas, também da coligação PPCoelho-PPortas — ou não ?

    Gostar

  20. 8 Agosto, 2015 18:51

    O PCP, o BE e outros também têm andado a vender ilusões e deverão colher frutos disso

    Gostar

  21. colono permalink
    8 Agosto, 2015 23:31

    Há duas cidade onde o PS terá maioria absoluta:

    Beja: Pelo aeroporto com maior movimento aéreo da Europa
    Évora: Por ter oferecido um resort ao seu mentor e arquiteto…..

    Gostar

  22. 9 Agosto, 2015 11:19

    Como diz o eclesiastes: “ilusão da ilusões, tudo é ilusão e vento que passa”

    E

    NAS MINHAS INVESTIGAÇÕES DEBAIXO DO SOL, VI AINDA QUE A CORRIDA NÃO É PARA OS ÁGEIS, NEM A BATALHA PARA OS BRAVOS, NEM O PÃO PARA OS PRUDENTES, NEM A RIQUEZA PARA OS INTELIGENTES, NEM O FAVOR PARA OS SÁBIOS: TODOS ESTÃO Á MERCÊ DAS CIRCUNSTÃNCIAS E DA SORTE. O HOMEM NÃO CONHECE SUA PRÓPRIA HORA: SEMELHANTES AOS PEIXES APANHADOS PELA REDE FATAL, AOS PASSARINHOS PRESOS NO LAÇO, OS HOMENS SÃO ENLAÇADOS NA HORA DA CALAMIDADE QUE SE ARREMESSA SOBRE ELES DE SUBITO.

    Gostar

  23. Benzina permalink
    10 Agosto, 2015 09:46

    Isso é uma opinião.
    Ienho para mim que os costistas perdem e por muito as eleições, porque continuam a ser uns grandes aldrabões e gente sem princípios até nas coisas mais simples.
    Como é um número 2 que é pior que o 44 poderia ganhar eleições.
    Só os socialistas corruptos e cegos é que votam neste traidor

    Gostar

Trackbacks

  1. Os cartazes não são o único problema do PS | O Insurgente

Indigne-se aqui.