Creches
José Sócrates prometeu 100 milhões para creches. Se repararem, sempre que José Sócrates vai ao Parlamento dá mais uns milhões para uma causa social absolutamente indiscutível. Ninguém discute que se devam construir mais creches, afinal as creches contribuem para o desígnio nacional também indiscutível da multiplicação dos portugueses.
Não consegui perceber exactamente o que significam os 100 milhões para creches. Sócrates falou nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Eu estava convencido nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto existem muitas creches privadas, muitas vezes localizadas em instalações adaptadas, alugadas, ou dos próprios. Está mais que demonstrado que os privados conseguem criar e gerir creches. Não se percebe por isso qual é a mais valia que o governo acrescenta à actividade.
Lendo o Público, fico com a impressão que afinal o governo não vai construir creches, vai pagar 100 milhões ao lóbi das instituições privadas de solidariedade social. Pelo caminho, vai fazer concorrência desleal a quem quer que tenha uma creche privada e independente. Porque razão as IPSS haveriam de ser privilegiadas numa actividade concorrencial é para mim um mistério, mas suponho que a Autoridade para a Concorrência está atenta.
Áreas metropolitanas? Enquanto se fecham maternidades e urgências no interior. Sim, parece que as áreas metropolitanas precisam de creches. No Porto serão pagas com dinheiros europeus. Como a região de Lisboa deixou de ser uma região prioritária para os fundos europeus, o governo vai compensá-la com dinheiros do orçamento de estado. Reparem bem na perversão. O governo está a usar o orçamento nacional para compensar a política da União Europeia de apoio às regiões mais desfavorecidas.

Acho muito bem! Senão o que é que o PSD ia encerrar?
GostarGostar
Creches a fazer concorrencia com os privados! ó que coisa tao má! lol
GostarGostar
“Porque razão as IPSS haveriam de ser privilegiadas numa actividade concorrencial é para mim um mistério”
Porque as IPSS são obrigadas a fazer preços dependentes dos rendimentos do agregado familiar.
Numa creche privada todos pagam o mesmo. Numa IPSS a propina depende dos rendimentos.
GostarGostar
Caro Luís Lavoura,
Explique lá o que é que impede o Estado de contratualizar com uma instituição com fins lucrativos as propinas de uma creche.
GostarGostar
Luís Lavoura,
1º) isso é falso: há creches privadas a fazer preços diferentes.
2º) isso justifica que as creches privadas estejam em desvantagem? Quanto muito, isso justificaria que abrissem um concurso e dessem dinheiro a quem estivesse disposto a cumprir esse requisito (coisa com que não concordo, ainda assim).
GostarGostar
Uma longa ausencia por motivos profissionais – chego, num dia que devemos dedica.lo ao amor
http://hk.youtube.com/watch?v=qafSi3WClK0&feature=related
GostarGostar
Concorrencia desleal existe é entre uma criança filha do funcionário da limpeza e a criança filha do administrador da empresa.
GostarGostar
Seria melhor, em vez de contratualizar com as IPSSs, o Estado deixar as famílias escolherem em que cheche queriam colocar os filhos e, não tendo estes os rendimentos necessários, subsidiarem os pais directamente. (Claro que com um tecto para este subsídio).
Assim o efeito seria o mesmo, conseguiriam gastar o mesmo dinheiro (uf…), as creches concorreriam entre elas, os pais poderiam escolher entre todas as creches e não apenas as creches subsidiadas.
GostarGostar
Creches públicas ou privadas ?
É a que for mais barata e estiver mais próxima.
Suponho que a ASAE também vá às creches.
GostarGostar
Coitado do Miranda. Se o governo faz alguma coisa, o pobre tem de descobrir qualquer coisa para dizer mal. Mas como é igrorante e usa sempre de má fé, dispara ao acaso. Para ele o apoio teria de ser para creches no interior. Por acaso sabe alguma coisa da procura de creches em Lisboa e Porto e no interior? Pois o interior está muito melhor servido delas do que estas áreas metropolitanas. Praticamente em todos os concelhos, nas suas sedes e mesmo em muitas aldeias do interior existem creches públicas que servem a maioria da população. Em Lisboa e Porto a cobertura é deficitária e muito mais em creches públicas. Se tem amigos com filhos pergunte-lhes a dificuldade que têm para arranjar uma creche. Vai ver que tem de se procurar com pelo menos um ano de antecedência. Não há pachorra.
GostarGostar
“”Anónimo Diz:
14 Fevereiro, 2008 às 1:11 pm
Concorrencia desleal existe é entre uma criança filha do funcionário da limpeza e a criança filha do administrador da empresa.””
O Administrador da empresa não poderia ser pai de todas as crianças!
GostarGostar
Quando o aborto é legal e a natalidade diminui…
Quando há compensação para mães solteiras ou casais separados com filhos e as famílias resistentes e com mais filhos não têm apoios…
Quando se prodigaliza um acréscimo do abono a uma criança até 3 anos, supostamente suficiente para fraldas e leite, e depois dos 3 anos, já sem fraldas mas na mesma com leite e mais roupa para o crescimento e infantário até ao 1º ciclo, o abono dominui…
Estamos no país da fantasia, aquele em que o PM continua a dar Só Traques.
Mas as mentiras têm cheiro e é insuportável
GostarGostar
consultar a distribuição de resultados dos jogos da Santa Casa para saber de onde, de facto, vem o dinheiro. E como se gasta o resto que é silenciado?
GostarGostar
Vejam lá em que é que ficam. Se o governo não dá, é porque não dá. Se dá é porque dá.
Não há pachorra. O que á preciso é ter sempre argumentos para o botar abaixo característico dos “tugas”.
GostarGostar
De facto, talvez o PM devesse ir mais vezes ao parlamento já que fica sempre inspirado com uma súbita generosidade social.
Não vejo em que medida é que o Estado se deve abster de criar ou melhorar creches públicas para evitar fazer concorrência com os privados. Também não percebo como é que isso é socialmente defensável. O que é que o JM propõe: que não se abram creches para não prejudicar os infantários privados ou que se abram mas com más condições para não serem atractivas áqueles que podem pagar instituições privadas. O mundo está a ficar esquisito!
GostarGostar
Então governo anda a fechar maternidades, aprovar o aborto, desmotivar a natalidade e agora anuncia isto?
Fogo deartifício…
GostarGostar
Justiça de Fafe,
Não sabia que o governo tinha aprovado o aborto!
Pensava que tinha sido proposta à assembleia da república uma lei, (seguindo, aliás, as recomendações da união europeia e da OMS) para despenalizar a IVG nas primeiras semanas, que foi referendada pelos eleitores e posteriormente aprovada pela AR.
As coisas que se aprendem por aqui…
GostarGostar
“Então governo anda a fechar maternidades, aprovar o aborto, desmotivar a natalidade e agora anuncia isto?”
O Justiça De Fafe anda mesmo desmotivado, coitado!…
GostarGostar
“Não se percebe por isso qual é a mais valia que o governo acrescenta à actividade. ”
Deixe-me pensar um pouco JM…
Talvez porque consigam colocar algumas vagas com condições a preços menos proibitivos para as famílias carenciadas. Quem paga? Pagamos todos, é por isso que é um estado social.
GostarGostar
“Não sabia que o governo tinha aprovado o aborto!
Pensava que tinha sido proposta à assembleia da república uma lei, (seguindo, aliás, as recomendações da união europeia e da OMS) para despenalizar a IVG nas primeiras semanas, que foi referendada pelos eleitores e posteriormente aprovada pela AR.
As coisas que se aprendem por aqui…”
Sabe bem que o governo fez pressão para um lado do campo, até se falava em aprovar a lei de qualquer maneira. Além que o referendo não foi vinculativo, seguindo a mesma lógica que levou ao segundo referendo, deveria haver um terceiro referendo.
GostarGostar
Este fulano Sócrates governa segundo uma “linha” de propaganda. Reparem na linguagem, no discurso e no estilo –sempre os mesmos. Em nada tem melhorado…porque nada de extraordinário tem para dizer. Não é um estadista –tão só um indivíduo que ascendeu a PM.
Quer que os portugueses lhe fiquem eternamente gratos também por este “investimento” ? Nada de extraordinário anunciou, cumpriu a sua obrigação.
Eu não acredito num PM que foi autoritário antes da demissão do ministro da saúde ao apoiar e impôr o que se sabe, e imediatamente após a demissão do mesmo, veio dizer que “compreende” os problemas e interpretações dos concidadãos nessa “matéria”.
Sócrates é um PM falso. Tolera os portugueses (de ínfimos ou médios recursos), acarinha e protege os ricos e mega-ricos e nada tem indiciado como defensor da liberdade e da democracia.
Fantástico, José !
GostarGostar
onde estão as criancinhas? provavelmente são para os fetos dos abortos
GostarGostar
Se repararem, sempre que José Sócrates vai ao Parlamento dá mais uns milhões para uma causa social absolutamente indiscutível.
… absolutamente indiscutível, se falar de Lisboa, ainda que vez por outra leve atrás ainda o Porto!
Mas Braga e Viseu e Viana e Vila Real e Bragança, como isso de Évora e Beja e e… Castelo Branco, pra exemplo, ou até Faro, não sendo o Junho a Setembro… meus caros, é longe, eu nem sei se ainda é Portugal nesses confins do mundo e as nossas mães modernas, estou certo, não querem filhos em tal isolamento…
– ó senhor deputado, eu sei, eu sei, eu também já estive na Guarda, mas isso foi há muito tempo, que já mal me lembra, há muito tempo!…
GostarGostar
A Z´zinha do CDS, foi ontem à Sic Noticias, no frente a frente
e preguntou ao pivot, se auelas creches eram as mesmas que tinham sido anunciadas e m 2006 e ainda não foram construidas!
Òtima pregunta, para quem não descreve o parque de creches, tantos em Lisboa, no Porto, nos arredores, na provincia etc.e atira para a mesa 10 milões como se fossem dele!
um pouco mais de decoro, nestas afirmações não lhr fazia mal, especialmente, quando ainda não cumpriu a oferta anterior…….
O homem quer è inaugurar coisas, hoje está num posto de saude em Torres Vedras, ontem, estve na Bial a inauguara, nada, mas è preciso encher as páginas dos jornais.
A propósito quando estão prontas as creches? um ano e meio não chega………….e ser reeleito, parece problematico!
GostarGostar
Eu acho que é uma atitude positiva. É caro ter filhos em creches, e tenho a certez que os pais que conseguirem lá colocar um filho vão-se estar pouco marimbando para se o dinheiro veio do orçamento de estado ou da união europeia.
O problema mais sério a meu ver é que quando essas criancinhas deixarem as creches e chegarem ao 1ºciclo vão encontrar um sistema de ensino fraco, permissivo, virado para as estatísticas e desacreditado. Cortesia de Sócrates & Amigos, Lda.
GostarGostar
Para a creche não digo, mas bem podiam mandar o João Miranda para a instrução primária.
GostarGostar
pois é mas para a creche/jardim de infancia da c.p. não há dinheiro, inclusive nem aceitaram as inscrições neste ano lectivo. além disso disseram em 31 de Julho aos pais das crianças que os seus filhos não podiam entrar porque iria haver obras na Primavera de 2009.
Claro que nem obras nem pedido de licenciamento, para as referidas obras.
O Infantário tem condições otimas porque à 4 anos foram feitas obras de fundo, e são Infantários com otima qualidade.
Objectivo do Sr Cardoso reis presidente do C.G., esvasiar de crianças os respectivos infantários e ficar com o espaço que é optimo para casa de férias.
Estes Infantários estão em funcionamento, antes do 25 de Abril.
Potanto construir é dificil destruir é muito fácil.
GostarGostar