Mas abrir que ‘porta’, senhores?
O que quer Rui Rio dizer com isto? Será que insinua que só a partir de agora é que os partidos políticos vão ter financiamentos duvidosos? Será que quer convencer alguém que durante os trinta e tal anos anteriores, os regulamentos do PSD impediam fontes de financiamento que não eram explicáveis? E que, agora sim, a malta da construção, os promotores imobiliários e alguns empresários, é que vão aproveitar a tal ‘porta’ e passar a pagar campanhas ao PSD com dinheiro vindo sabe-se lá de onde?
Deste modo, a ‘linda história do PSD’ que Rui Rio está a tentar fazer passar reza assim: Tudo estava dentro da lei, as regras eram rigorosamente cumpridas, os dinheiros que circulavam no partido estavam diligentemente explicadinhos, quando, de supetão, apareceu L.F. Menezes e maculou a obra tão perfeita pelos 10 ex-secretários-gerais…
O ódio a Menezes e a ambição pessoal de Rui Rio estão a cegá-lo. Quem o ouvir até se pode esquecer que só chegou onde está porque se encostou ao então todo-poderoso Major Valentim Loureiro, como todos sabemos, o exemplo mais acabado deste tipo de valores que Rio tanto gosta de apregoar. Foi realmente uma enorme pena que o ‘Apito Dourado’ não tivesse seguido a pista quente dos financiamentos partidários e tivesse resvalado no mundo ridículo das arbritragens entre gondomarenses e dragões sandinenses. Depois, aproveitando a curta memória de quase todos, Rui Rio pode continuar a surgir a proferir disparates destes provavelmente também com o apoio de outros que preferem a atitude existencial de estarem sempre volitivamente distraídos.
“
O problema do PSD só se vai resolver com mais militantes, muitos mais. Só com sangue novo, de gente “saudável”, se consegue mudar o estado das coisas. A estratégia de contestação ao rumo escolhido pela actual liderança só será eficaz se for acompanhada em paralelo por um apelo à militância, ao envolvimento mais empenhado da sociedade civil. Se não for assim, o que vai acontecer é que os únicos que permanecerão no partido vão ser os adeptos da pequena política, os de visão curta e mesquinha. Por isso, aceitem-se os regulamentos (afinal foi uma votação democrática…) e angariem-se novos militantes. Eu próprio sou um deles. 😉
GostarGostar
Percebe-se muito bem um “ódiozinho de estimação” que o CAA nutre pelo Rui Rio. As causas não conheço.
De qualquer forma, se tivesse acrescentado ao post mais este extracto “Este ex-secretário-geral do PSD diz que é impossível provar de onde vem um pagamento quando este é feito com dinheiro.” o pessoal iria perceber onde poderá estar a lavagem de dinheiro.
GostarGostar
Desculpem, mas branqueamento com o volume de dinheiro do pagamento de quotas?! Só para branqueamentos muito pequeninos…
GostarGostar
Sim, o TAF tem toda a razão. Estamos a falar de montantes ridículos. A lavagem de dinheiro implica um fluxo financeiro considerável – muito superor àquilo que estará em causa ainda que, por hipótese absurda, de uma só vez, fossem pagas todas as quotas de todos os militantes…
É que ele já não sabe o que dizer para esbracejar que é a alternativa a Menezes.
GostarGostar
os partidos lavam mais branco
GostarGostar
entre Rio e Meneses… o diabo que escolha… cada vez menos o PSD se afirma como alternativa política… Portugal está mesmo mal…
GostarGostar
Não sou cliente do PSD, não posso comentar. 🙂
GostarGostar
Rui Rio é o próximo presidente do PSD, vai às eleições em 2009.
GostarGostar
No tempo dele, como secretário geral do Partido, entrava-se pela janela para a lavandaria.
GostarGostar
Pois é, e como é que um Presidente de uma SAD levou à falência uma empresa de fogões, e coitado, ganha um mísero salário, mas que lhe dá para ter apartamentos de milhões de euros!
Sandinenses e Gondomarenses, “não são os únicos”, by Xutos e Pontapés!
GostarGostar
digam o que disserem deste rio por não alinhar no “apito dourado” o resto é “cunbersa fiada”
apesar de perseguido não usa fraldas de incontente sólido e líquido como alguns “gobernãontes”
adora o Porto cidade e o vinho que tem o seu nome. detesto tripeiros complexados
GostarGostar
Alguém que se autodenomina bipennis (!) disse assim:
– «detesto tripeiros complexados»…
GostarGostar
CAA defende os Superdragões e Menezes e ataca Rui Rio.
É coerente. E cheio de significado.
GostarGostar
Releia lá o princípio do seu poste:
“O presidente da câmara do Porto considera que as alterações feitas ao regulamento interno do PSD abrem uma porta à «lavagem de dinheiro»
O que quer Rui Rio dizer com isto? Será que insinua que só a partir de agora é que os partidos políticos vão ter financiamentos duvidosos?”
e considere, por momentos, a hipótese que ele não pretende insinuar nada daquilo que quer que ele insinue e verifique o que acontece a tudo o resto que escreveu…
O ódio (de Rui Rio) por Menezes está a cegá-lo? Pelo teor do que escreveu, sente-se habilitado a dar lições de sangue-frio e distanciamento a alguém?
GostarGostar
Gosto do Rui Rio, apesar de ser abortista.O que não gosto é deste tipo de escritos panfletários rascas do CAA que denotam o quê?
GostarGostar
É mesmo assim, CAA ?
O seu “ódiozinho de estimação” por Rui Rio tem a ver com o facto de RR não apoiar Menezes ? Se assim é, vai ter que odiar muita gente, principalmente dentro do PSD. Menezes é cada vez mais um corpo estranho e isolado no PSD.
GostarGostar
Com o post não perderei tempo. Aprendi há muito que os motivos do coração não se discutem. Agora só discuto os motivos da razão.
Por isso só quero dirigir-me ao TAF. O partido está nas mãos de pessoas que arregimentam militantes, pagam-lhes as quotas e põem-nos a votar. Fazem isto em tais quantidades que as inscrições voluntárias de sangue novo e gente “saudável” serão quantitativamente irrelevantes. Já era assim antes? Era, mas agora será mais fácil. Quero dizer, será pior!
GostarGostar
CAA,
Não conhece a vida interna do PSD. Mas eu vou-lhe explicar o que acontecia antes da reforma interna, operada por Rui Rio, quando era Secretário Geral do Marcelo Rebelo de Sousa. E vou-lhe dar o exemplo de Gondomar, mas que poderia ser um outro qualquer.
Era a maior concelhia do país na altura, com mais de 3 mil militantes. Os que pagavam quotas deveriam ser para ai uns 300, os restantes era “alguém” que as pagava, que para dar poder à concelhia, com mais delegados ao congresso, etc. Ao final do ano, seriam cerca de 30 mil euros. Pode não ser muito dinheiro, mas é significativo. Quando era preciso, lá iam as camionetas percorrer os concelho para as pessoas votar. Com a reorganização que aconteceu, com o impedimento de pagamento colectivo de quotas, o PSD ganhou credibilidade interna. Apesar de haver alguns esquemas, tinham acabado as secções com quase todos os militantes com quotas em dia (até porque muitos nem sequer o eram de coração ou convicção, uma boa parte dele, familiares de funcionários de câmaras, etc.). Com os novos regulamentos aprovados, os esquemas internos no PSD vão regressar. E se não sabe, as quotas tem um valor mínimo de 12 euros e 6 euros para a JSD. Mas os militantes são livres de pagarem as quotas que desejarem. Se eu desejar pagar uma quota anual de 1000 euros, nada me impede pelos estatutos, antes pelo contrário.
Eu sou militante do PSD, de Gondomar e votei em Menezes nas últimas eleições. E voltaria a fazê-lo no mesmo quadro político. Mas este tipo de jogadas não credibilizam o PSD, nem a vida interna democrática. E já agora, também tenho de o informar que os “meninos” de Gondomar do Major, que continuam a dominar o PSD Gondomar, foram todos grandes apoiantes de Menezes nas últimas eleições internas.
GostarGostar
pois o nuno gouveia é incoerente. quem tem as suas ideias não pode apoiar o menezes. concedo-lhe uma dúvida. talvez não conheça o menezes. acredite que ele é o pior de todos.
GostarGostar
Mas… como pensam estes “senhores” moralizar o “pagode” quando são, os próprios Partidos, os primeiros a organizar a “camorra”… eles que darão, mais tarde ou mais cedo, os “líderes” deste povinho.
Claro que, assim, os Partidos, continuam sendo uma escola de vícios e arte de “maus ofícios”, e nunca das tão apregoadas virtudes Partidárias.
Não, assim não. Nunca mais lá chegaremos com este “tipo de gente”.
GostarGostar
“uma enorme pena que o ‘Apito Dourado’(…)tivesse resvalado no mundo ridículo das arbritragens entre gondomarenses e dragões sandinenses.”
E realmente ridículo terem desviado o assunto do “FCP” que, como ouvimos nas gravações, pagava a árbitros com “fruta” e “café com leite” para o… Gondomarzito…
GostarGostar
O Rio é um analfabeto promovido pelo Pacheco,essa rata-sábia,que,por ódio ao Menezes,deve ter convencido o seu pupilo-de-mão que pode vir a ser líder.Bonito vai ser quando,para além do genial Aguiar,que tambem já está em campanha,aparecer o Borges,esse emigrante de luxo inventado pelo grupo de Cascais,isto sem falar no representante do clã Fujão Barroso,outra fatalidade que não deixará de manifestar-se.Vai ser lindo.
GostarGostar
São vários os comendadores PSD virados contra LF Menezes e outro que fosse, várias as sombras pardas, assim como a dar ideia de força, mas olhadas individualmente nem uma serve a nada, tudo uma boa cambada de parasitas fora de tempo.
GostarGostar
Que porta?
A da lavandaria!
GostarGostar
E só faltava aí o anónimo das 11:08, outra sumidade parda e amalucada de despeito. Penso eu de que…
GostarGostar
O que é que está errado no que o Anónimo 21 disse?
Não pensa o Simonal de que… quem fala assim espera que seja o outro, o verdadeiro, o da bayer, a pensar de que… por si, porque você não pensa.
GostarGostar
Quem é o “psd”
GostarGostar
Diz que a melhor equipa dos últimos 10 anos ficou sem treinador.
Palavras proféticas, as de Artur Jorge.
GostarGostar
“O ódio a Menezes e a ambição pessoal de Rui Rio estão a cegá-lo”
E que tal o seguidismo a Pinto da Costa e o Odio a Rui Rio nao o estarao a cegar a voce?
GostarGostar
“Am Diz:
9 Março, 2008 às 8:55 pm”
Mas então qual a alternativa?
Não acredito que seja assim tão simples angariar votos “em manada”, pois apesar de tudo a votação é sempre secreta. E se uma “operação” fosse feita em escala tão grande que tornasse irrelevantes os votos “verdadeiros”, isso também seria difícil de passar despercebido.
Mas, repito, qual a alternativa?
GostarGostar
Uma coisa é certa: os espanhóis não se preocupam muito com os maus tratos, só querem é a garantia de ter Zapatos!
GostarGostar
Rui Rio não tem vergonha na cara.
Casas da camarã prontas e não entrega já a quem de direito para ganhar votos nas eleições.
A camarã de rui rio tem dinheiro no banco a render juros (miseraveis) , em vez de renderem desenvolvimento para a cidade e para a região.
Ó rui vá brincar às corridas de carros e de avionetas para outro lado.
GostarGostar
«Mas… como pensam estes “senhores” moralizar o “pagode” quando são, os próprios Partidos, os primeiros a organizar a “camorra”…»
Um pagode não se “moraliza” ; um pagode, implode.
GostarGostar
comentário 30 TAF
não sei qual é a alternativa.
passar despercebido? mas eles nem sequer têm essa preocupação. não têm escrúpulos, nem suspeitam que não seja ético o que fazem.
a minha prova é o que fizeram em gaia de forma totalmente percebida.
já o menezes era presidente da câmara e da concelhia, perdia eleições para delegados ao congresso e à assembleia distrital. o menezes tinha à volta de 500 votos.
em pouco tempo, com o conhecimento de todos, incluindo o gabinete do marques mendes, o menezes ganhou mais de 1500 inscritos novos.
nas “directas” o resultado foi 1800 votos para o menezes e 300 para o marques mendes! o número de inscritos em gaia, a percentagem de pagamento de quotas, a afluência eleitoral e a desproporção dos resultados destoaram no meio das mais de 300 concelhias do partido. qed
lembro que a vantagem de menezes foi de 4400 votos: 3300 votos no distrito do porto, dos quais só 1500 em gaia. mais de 1100 no distrito de braga, mais concretamente em barcelos e famalicão.
GostarGostar
taf
e agora passa a ser livre a transferência de militantes entre secções. vai assistir a muitas migrações para garantir que os aparelhistas vassalos ganham as eleições internas.
GostarGostar
está a ver alguma pessoa “saudável” a praticar actos destes para melhorar a probabilidade de vencer eleições internas? imagina um sá carneiro ou um cavaco a fazerem coisas destas? nem pensar!
GostarGostar
Am: como eu também não vejo outra alternativa, inscrevi-me como militante e tento convencer outros a inscreverem-se. Pelo menos faço alguma coisa. 🙂
GostarGostar
E depois destas “falsas bases” com que se fazem eleger querem que a malta confie…olha se eles ABREM a coisa a estranhos…
GostarGostar
Aguardem, a bicefelia do PSD, Menezes e Santana Lopes, vai desembocar, em Rui Rio, a menos que não queira!
Mas os anos que andou no parlamento a aturar as asneiras da Elisa ministra do planeamento, devem quere uma compensação:
è economista, sabe ser duro nas suas resoluções (não tem nada a ver com Socrates) porque tem a inteligencia para contornar o inimigo e mostrar os males que ele fez (Pinto da Costa) e todo
o seu passado, tem sido a recuperação das asneiras que herdou!
Veja-se o seu trabalho na Camara do Porto (qualquer comparação
que se faça com o Costa, que nada fez até agora) mostra-se um dos politicos mais bem preparados para o logar de primeiro ministro!
GostarGostar