Rui Moreira *
No comício do PS ficou praticamente confirmada a candidatura de Elisa Ferreira à Câmara do Porto. A tarefa é difícil: Rui Rio tem maioria absoluta e é o portuense com melhor imprensa nacional desta III República. Elisa Ferreira possui alguns trunfos. Primeiro, a sua indiscutível qualidade. Depois, a notória incapacidade de Rui Rio em esconder que o poder que lhe interessa reside em Lisboa – o Porto, para ele, é cada vez mais um pretexto.
Ainda assim não acredito que Elisa Ferreira possa vencer: dificilmente conseguirá atrair votos para além do PS. Mas fora dos partidos há quem o consiga fazer. Rui Moreira não está longe do PS de Sócrates e entra no eleitorado conservador como faca quente em manteiga. É quase imbatível a discutir ideias sobre a cidade. Infelizmente, como de costume, o PS parece preferir uma solução interna. Uma vez mais, Rui Rio agradece.

CAA apresenta o candidato de Menezes. Não surpreende: mais vazio. Venha ele.
GostarGostar
(Rui Rio) é o portuense com melhor imprensa nacional desta III República – CAA
Posso estar enganado, mas Rio foi dos políticos portugueses mais perseguidos pela imprensa, designadamente pelo Público e o Jornal de Notícias. Durante anos, dia sim, dia sim, certos e determinados cronistas do Público escreveram artigos, não só contra as políticas, mas contra a pessoa de Rio. Nesse sentido, não percebo esta frase do post. Só à laia de ironia perversa é que a mesma faz sentido. Ou seja, só se por ela se quiser dizer que o veneno do Público e do Jornal de Notícias permitiram a Rio fortalecer-se. Também acho que sim. Mas esse é um argumento a favor de Rio, não contra ele.
GostarGostar
Faz falta ao Trio de Ataque.
GostarGostar
Sim, José Barros, isso aconteceu durante parte do 1º mandato quando Rui Rio ainda pensava fazer um pouco daquilo que tinha prometido. Depois ele e o seu mandato mudaram radicalmente. Hoje, RRio é uma imitação de Fernando Gomes, até nas ambições.
Essa mudança foi contemporânea com a construção de imagem que lhe foi feita fora do Porto. Se estiver atento à esmagadora maioria da opinião publicada verificará que RRio é sempre apresentado como uma excepção ao aparelho (de que sempre fez parte e a quem sempre cedeu) e aos jogos de bastidores da política (onde passou toda a sua vida adulta).
Qualquer frase, exclamação ou silêncio de RRio, hoje em dia, em visto como uma espécie de oráculo por parte daqueles que julgam encontrar nos profissionais da política aquilo que não querem ver em quem sempre foi político a vida toda.
E não são só os críticos de Menezes. Mesmo aqueles que nada têm a ver com o PSD, actualmente, acham de bom tom dizer que RRio é diferente; porque fica bem e é socialmente aceite em certos ‘círculos do croquete’ e há quem ache que ao dizer isso está a fazer figura de ‘inteligente’.
Até os disparates que RRio diz, como este último da “lavagem de dinheiro” através do pagamento de quotas – o ‘economista’ não fez as contas e, pelos vistos, não faz a mínima ideia do que é a lavagem de dinheiro – são aplaudidos e citados como se fossem coisa séria e ponderável.
Era a isso que me referia.
GostarGostar
Rafael Marques,
Não diga disparates – Rui Moreira está muito longe de Menezes.
GostarGostar
Caro CAA,
Votei no Rui Rio duas vezes. Neste seu segundo mandato fiquei desiludido com as suas políticas de resignação com a lenta agonia que afecta a cidade do Porto. Por isso, votaria no Rui Moreira se o cenário se colocasse, uma vez que o considero um excelente candidato.
Quanto à política nacional, ainda não percebi como se pode defender Menezes. Um homem que diz branco no dia e preto no outro (ou vice-versa) não pode ser levado a sério. Por muito que Rio tenha estado mal na questão do “branqueamento de capitais” isso é um fait-divers comparado com as contradições de Menezes. Ele é o desmantelamento do Estado num dia com a promessa no dia seguinte de não fechar nenhuma urgência ou serviço de Estado; ele é dizer que o PSD não está preparado para governar e passado uma semana mudar de ideias. Ele é acabar com o tribunal constitucional e mudar de constituição para no dia seguinte se esquecer muito convenientemente numa ideia que não “pegou”.
Enfim, isto é Santana Lopes em tom menor. Por isso, seja bem-vindo Rui Rio à liderança do PSD se isso significar acabar com Santana e Menezes.
GostarGostar
Caro Carlos,
É conhecida a ligação de Elisa Ferreira ao PS. Foi Ministra de um Governo PS, deputada à AR e agora ao Parlamento Europeu pelo PS, mas é uma independente. Não se trata, pois, de “uma solução interna”.
Estive na semana passada no comício do Porto e das intervenções da tarde, a de Elisa Ferreira foi, seguramente, das melhores.
Há quem diga que o momento foi uma rampa de lançamento para a corrida à Câmara. A própria, poucos dias depois do comício, não descartou a hipótese de vir a ser candidata. Se for, como espero, será mais do que uma grande candidata pelo PS, será uma excelente Presidente de Câmara. As suas capacidades e competências são reconhecidas.
GostarGostar
para politico qualquer um serve. trabalhar é bom … para os outros.
convidem a menina que bateu na professora devido ao seu momento de glória.
o sujeito que recomendam é o melhor lá da rua
a água é lisa
GostarGostar
é o portuense com melhor imprensa nacional desta III República.
É um grave insulto ao Jornal de Notícias e seus funcionários que, coitadinhos, tudo têm feito para o derrubar.
GostarGostar
Pelos vistos neste blog já há quem se tenha rendido a Jose Sócrates e ao PS! ao ponto de sugerir um nome para ganhar a camara do Porto. Será algum ar que circula no CM?
GostarGostar
A coerência do Rui Rio provoca muita inveja não? E ainda por cima pelos vistos ele não é dos que “reconhece” os lambe botas e “paga” com uns “lugarzinhos” á mesa do orçamento…
Infelizmente não posso votar Rui Rio, por enquanto mas faço votos para que o possa fazer um dia…
GostarGostar
Artur Santos Silva é que faz sentido:
http://porto.taf.net/dp/node/3670
http://porto.taf.net/dp/node/3690
GostarGostar
E, já agora:
http://porto.taf.net/dp/node/3699
http://porto.taf.net/dp/node/3709
GostarGostar
As autárquicas vão ser após as legislativas. A Rui Rio já não interessará muito a Câmara do Porto pelo que é de todo provável que convide Rui Moreira para candidato do PSD. Este aceitará de bom grado.
Esteve recentemente nos estados gerais a pedir o tacho, mas parece que foi debalde.
Sinceramente acho Elisa Ferreira uma boa aposta para a cidade do Porto.
O Porto precisa de gente competente e não arrivistas, comentadores de futebol. Desses na sua versão troglodita (Manuel Serrão) ou na versão civilizada (Rui Moreira) está o Porto farto.
GostarGostar
Mas mas alguma vez Rui Moreira tem simpatia ideológica pelo PS, ou pelo governo de Sócrates?
GostarGostar
Rui Moreira muito dificilmente seria apoiado pelo PSD. Artur Santos Silva sim.
GostarGostar
elisa é uma boa candidata que pode ir buscar vtos a todo o lado se continuar a tomar posições críticas relativamente ao governo da república.
j. ricardo
http://www.rescivitas.blogspot.com
GostarGostar
Bons candidatos,todos!A cidade fica bem servida.
GostarGostar
Não tenham ilusões quanto à senhora, até porque mesmo que valha alguma coisa, o PS é como o Benfica: destroi qualquer bom jogador ou treinador que lá entre e que não dê rapidamente à sola.
GostarGostar
CMC,
Estou de acordo consigo quanto às capacidades e enormes qualidades de Elisa Ferreira.
O problema é outro: ela não ganha a Rui Rio. Porque não consegue votos para além do PS. Porque não entra na abstenção. Nem nos votos flutuantes. Muito menos no eleitorado de Rui Rio.
Rui Moreira entra em todos os eleitorados, da esquerda à direita, dos conservadores aos que julgam não o serem, dos bairros sociais à burguesia decadente. Ganha qualquer debate a Rui Rio sobre o Porto e com enorme facilidade.
Essa é a diferença que sublinho aqui:
– Elisa Ferreira será derrotada com grande dignidade;
– Rui Moreira ganha a Câmara.
Para já, é só isso.
GostarGostar
FV,
«Mas mas alguma vez Rui Moreira tem simpatia ideológica pelo PS, ou pelo governo de Sócrates?»
Foi noticiado que esteve nos últimos Estados Gerais.
GostarGostar
Eu não sabia que o ódio do CAA pelo Rui Rio era tão grande. É a única explicação para uma barbaridade destas:
“Elisa Ferreira possui alguns trunfos. Primeiro, a sua indiscutível qualidade.”
GostarGostar
Elisa Ferreira tem, de facto, alguma qualidade. Mas já teve mais. Afinal o tempo não perdoa.
GostarGostar
O CAA continua na caça do rui rio: depois de defender o medíocre do menezes, vem agora vender o amigo rui moreira.
deve ser para irem os dois juntos ver o porto.
GostarGostar
Luís Bonifácio,
«As autárquicas vão ser após as legislativas. A Rui Rio já não interessará muito a Câmara do Porto…»
Pense um bocadinho:
Aquando das Legislativas já se saberá:
– quem é o candidato do PSD ao Governo;
– quem é o candidato do PSD à CMP.
RRio não é homem para arriscar o incerto pelo certo: vai ter de se declarar candidato ao Porto, para seu grande desgosto, caso estas intentonas contra Menezes não resultem.
Donde, só há duas hipóteses (remotas, ambas):
1. Ou Menezes cai antes do fim de 2008 e RRio avança para líder do PSD;
2. Ou Menezes se mantém e vai às legislativas – então, RRio dirá que só o Porto lhe interessava, que tem um compromisso e demais conversas para enganar os muitos tolos que por aqui comentam…
GostarGostar
Hugo Ricardo,
Negar a qualidade de Elisa Ferreira só mesmo de quem não a conhece.
Olhe que não faz boa defesa do seu gauleiter a dizer disparates assim…
GostarGostar
Tiago Azevedo Fernandes,
A hipótese que avanças era a de RRio caso ele fosse a líder do PSD. Para além do óbvio problema em saber se tal irá ou não suceder, resta um outro:
– ainda há por aqui quem se lembre o que foram os meses desse senhor à frente do Porto 2001;
– como é que o arquitecto holandês conseguiu o o que quis;
– a fuga precipitada a lançar as culpas do descalabro que se advinhava para todos os lados excepto para ele próprio;
– enfim, aquele espectáculo triste e requentado do portuense que põe as culpas na capital pelos falhanços próprios que não sabe assumir.
Por mim, dispenso.
GostarGostar
«- Elisa Ferreira será derrotada com grande dignidade;
– Rui Moreira ganha a Câmara.»
concordo.
GostarGostar
Essa do Rui Rio ter a melhor imprensa, o José Barros já lhe respondeu.
O CAA é pouco arrojado. Não ande aos zigues-zagues e vá direito ao assunto. O melhor candidato, aquele que faria as delícias do CAA e de tantos outros, era Pinto da Costa reformar-se do fcporto e fazer um mandto ou dois na Câmara do Porto. O Rui Moreira e a Elisa Ferreira têm cartão de sócio, talvez não chegue, porque o CAA teme sempre que o Rui Rio leve a melhor. Como é preciso pensar na sucessão dinástica no fcporto, o Rui Moreira é um bom candidato e sempre pode deixar essa batalha mais dura para Pinto da Costa. Aliás, ele chegou a ameaçar fazê-lo. É chegada a hora. O CAA até já pode iniciar a petição online.
Não era o candidato que melhor garantia a vitória sobre Rui Rio? Pelo menos é o que muitos dizem e muitos pensam.
Arroje-se CAA e avance com a petição. É dum Pinto da Costa que a Câmara do Porto está a precisar.
GostarGostar
Salvaterra,
O José Barros respondeu; e eu também.
Mas isso era um diálogo sério. A que V., pelo que lê no seu texto, está longe, muito longe…
GostarGostar
Caro CAA
A Elisa Ferreira é uma das melhores candidatas para o Porto. É uma técnica de qualidade indiscutível, não está presa a fantasmas e ressabiamentos portuenses (O que se pode tornar num ónus). Lembram-se do famoso “Trabalhem, não façam queixinhas”.
Quanto a Rui Rio. Ele é o candidato natural a líder do PSD a seguir a 2009. Naturalmente que não quer ser derrotado em 2009, por isso está quieto e calado no pastiche bruxelense da Praça Almeida Garret. A liderança de Meneses vai revelar-se catastrófica para o PSD, por isso quem o quiser reconstruir necessitará de pegar nele logo após as legislativas. É dificil, mas poderá ser uma oportunidade de fazee a catarse que se impõe.
Rui Moreira pura e simplesmente não me convence. Tem um discurso portocêntrico, quer um lugar de relevo (A ACP não é), mas não quer “sujar” as mãos na partidocracia. (O que se compreende). O leitor Salvaterra focou um ponto. Para Rui Moreira podem servir 3 lugares. Presidente da Câmara, Presidente do FCP, ou presidente da improvável Região Norte, se a regionalização pintar.
Será mais competente que Rio? Talvez, mas será sempre visto como um matarruano do norte – “um gajo que fala de tudo e até de bola”. Seguramente não é o que o Porto precisa.
O Porto necessita de algiém que lhe dê uma nova imagem, mais progressiva, mais orientada para o futuro, que volte a colocar o Porto como “Cidade do trabalho” e não como a “Cidade dos Calimeros”.
GostarGostar
Luís Bonifácio,
«Quanto a Rui Rio. Ele é o candidato natural a líder do PSD a seguir a 2009.»
É. É o seu plano B. O plano A é ir para Lisboa.
«Rui Moreira pura e simplesmente não me convence. Tem um discurso portocêntrico, quer um lugar de relevo (A ACP não é), mas não quer “sujar” as mãos na partidocracia. (O que se compreende)»
O ‘discurso portocêntrico’ é o melhor para alguém poder vir a ser um bom presidente da Câmara do… Porto.
Lugares de relevo já tem muitos, não precisa de mais relevância na cidade nem de outras vãs glórias.
É tudo menos um ‘matarruano’. E um Calimero. Lembra-se da sua intervenção no caso Ota? O estudo que acabou por desmontar a tese Linista?
E falar de bola não o desprestigia: prestigia a bola que tem pelo menos um tipo civilizado e normal a falar de futebol.
Todos os seus ataques são contraproducentes, Luís Bonifácio. Mas se ele não o convence, tudo bem. Também não estou certo que ele queira convencer alguém. Eu gostava mas ele não deve estar para isso.
GostarGostar
Quem elege o presidente da Câmara do Porto são os “matarruanos do Norte” e também só eles o aturam. Julgo que a boa imprensa do dr. Rui Rio não faz a menor ideia do que é viver no Porto com o dito senhor à frente da Câmara.
GostarGostar
Porque será que existem sempre uns idiotas cujos comentários não vão além da bola?
GostarGostar
mas o campeão dos idiotas, o néscio-mor é mesmo o bonifácio!
GostarGostar
O CAA diz que não estou a tratar do assunto com seriedade. Deixe-me lá então lançar mais dois nomes para cima da mesa, Manuel dos Santos, com toda a sua experiência também trazida de Bruxelas e Sílvio Cervan cada vez mais activo nos media. Agora não diga que fugi do sério.
GostarGostar
O que é preciso é um candidato que derrote Rui Rio. Rui Moreira ganha nas “elites” e Elisa Ferreira também. Mas Rui Rio ganha no “povo”, com ou sem razão. Não há candidatos perfeitos, mas há candidatos com mais probabilidades de ganhar que outros. O que eu digo é que Artur Santos Silva “seca” outras candidaturas do PS e do PSD, e portanto, ambos os partidos podem acabar por ser obrigados a apoiá-lo numa candidatura “supra-partidária”, com origem na sociedade civil portuense. Não vejo nenhum outro potencial candidato que reuna o consenso que Artur Santos Silva conseguiria.
GostarGostar
# Ant o opinocrata Diz:
22 Março, 2008 às 6:44 pm
Porque será que existem sempre uns idiotas cujos comentários não vão além da bola?
porque é de bola que se trata. onde pensa você que o CAA vai buscar a motivação para escrever estes posts? à república de platão?
GostarGostar
“O plano A é ir para Lisboa.”
o “ingrato” quer ir para lisboa – o traidor.
CAA, só lhe falta chamar “sulista” e “elitista”.
GostarGostar
A eventual candidatura do Rui Moreira à CMP está dependente da sucessão de Pinto da Costa. Parece-me um candidato muito mais natural à sucessão no clube, do que à CMP – se bem que em teoria, não são cargos incompatíveis, como o “nosso” Valentim faz questão de demonstrar.
GostarGostar
o devespensarqueéalguém foi o 1º néscio a enfiar o barrete
GostarGostar
O Luis Bonifacio, como vive no Ribatejo, já não conhece o Porto. Detesta o Rui Moreira porque lhe tirou a Ota, não é verdade? Mas, por acaso, e enquanto eleitor de Rui Rio como sou, acho que o Rui Moreira daria um excelente sucessor para o outro Rui. Muito melho do que o Artur Santos Silva que só a patetice do Taf consegue imaginar a entrar nos bairros sociais. Nesses entra pouca gente: entram, ainda, os partidos e entra o futebol. E, por isso, Rui Moreira entra, mesmo sem partidos, muito melhor do que Artur Santos Silva. Além de que não se conhece uma unica ideia de Artur Santos Silva para a cidade e a célebre entrevista do Tripeiro que me custou 3 euros apenas confirma isso tudo, ou isso nada, porque o homem não tem uma única ideia. A Eisa Ferreira? Devem estar a brincar… Até o José Pedro Aguiar Branco, do alto da sua arrogância, lhe ganha de braço de fora. Tem razão o CAA! O Rui Moreira seria o unico que poderia ganhar ao Rui Rio e se este não avançar, será o unico que ganha no tiket laranja ou no ticket rosa ou to ticket independente. O que me parece, como o CAA escreve, é que ele não está para isso porque, ao contrário do que o neo ribatejano idiota pensa, ele vive bem, tem imensas actividades, e não deve estar disponivel.
GostarGostar
Alguém acha, seriamente, que o Rui Moreira aceitaria candidatar-se? O TAF que não tem “ni idea” acha que o Santos Silva seria capaz de concorrer. Isso já é imaginação que chegue. O Rui Moreira não vai aceitar e, como diz o CAA, é muita pena. Os comentários que aqui se leem, que o imagnam proximo de Menezes, que acham que foi às Novas Fronteira por causa do tacho (por acaso sabiam que ele tem sido um dos principais motivadores e participantes do SIMPLEX a titulo voluntário e foi isso que lá foi falar?), que o acham um arrivista são inacreditáveis.
Conheci-o por causa do Simplex, e fiquei muito impressionada. È uma pssoa bem educada, inteligente e muito bem preparada. Mas não acredito que queira ser presidente da Câmara. Afinal, basta ler as suas cronicas no Publico para perceber que ele tem preocupações sobre temas nacionais que transcendem a cidade. E, se, é portocêntrico, ainda bem, Senhor Bonifácio, porque estamos fartos da corja portofóbica de que o Senhor faz parte. Valha-nos o Rui Rio, que vai continuar, porque a Elisa Ferreira seria mais um desastre.
GostarGostar
Parece que ainda muita gente continua a achar que é preciso um “salvador” para o Porto… Sem perceber que o Presidente da Câmara, com os poderes e meios que tem, pouco mais pode fazer do que potenciar a acção da sociedade civil, e aí sim, pode fazer muito. A acção da autarquia, mais do que directa onde se limita a administrar as infraestruturas que estão a seu cargo na cidade, é principalmente indirecta, servindo para motivar e agregar iniciativas privadas, dando-lhes um ambiente que as torne mais eficazes. Aliás é esse o mal de Rui Rio: essa componente de “catalizador” falha porque arranja problemas fúteis com toda a gente, à mistura com alguns assuntos sérios onde eventualmente terá razão.
Aí Rui Moreira ou Artur Santos Silva seriam incomparavelmente melhores. Não estou a ver nem um nem outro a lançarem por si uma candidatura independente (muito menos contra a PS e o PSD, pois nesse caso não teriam qualquer hipótese de vencer). Contudo, já é viável serem “empurrados” para uma candidatura “supra-partidária”, onde os partidos vêm por arrasto. O meu ponto é que Rui Moreira não conseguiria obter o apoio simultâneo do PS e do PSD (“obrigados” sob a acção da sociedade civil), algo que está ao alcance de Artur Santos Silva. Só isso. Nem um nem outro, só por si, resolvem os problemas do Porto, como deve ser evidente.
Os links que deixei lá em cima explicam esta minha sugestão.
GostarGostar
Artur Santos Silva não tem nada a ver com os restantes personagens mencionados.
E será muita pena que ele não se candidate.
Seria a oportunidade de o Porto ter finalmente um bom Presidente de Câmara.
GostarGostar
“Rui Moreira entra, mesmo sem partidos, muito melhor do que Artur Santos Silva.”
sem partido, mas com clube. o que nos dias de hoje é muito mais importante. haverá de chegar o dia que em vez de representantes de partidos teremos representantes dos clubes sentados na assembleia da república.
o que até já não falta muito. não há cagalhão na política que não faça uma “pernazinha” nas cagadeiras dos clubes.
GostarGostar
O Dr. Rui Moreira consegue trazer para o Porto algo mais que necessario, combater o centralismo de Lisboa, alguem que nao se ajoelhe perante a Capital.
GostarGostar