A causa tibetana, o pacifismo e os Jogos Olímpicos
Um jornalista da Economist esteve no Tibete durante os incidentes deste mês. Conta aqui o que se passou. É uma versão dos acontecimentos que não bate certo com a propaganda dos activistas tibetanos. A intervenção das autoridades chinesas ocorreu depois dos ataques de caracter xenófobo dos tibetanos à propriedade e à vida dos cidadãos de etnia chinesa. Note-se que os ataques foram feitos contra cidadãos chineses comuns e não contra uma qualquer força ocupante. Esta táctica é pouco consentânea com o espiritualismo e o pacifismo do Dalai Lama e dos seus apoiantes no ocidente.
O separatismo é perfeitamente legítimo. Resulta do direito à auto-determinação. Em determinados casos, o uso de tácticas de guerrilha urbana contra as forças ocupantes pode ser perfeitamente aceitável. Mas apoiar um movimento separatista violento através do boicote aos Jogos Olímpicos parece-me um meio totalmente inadequado. Serve apenas para penalizar civis inocentes e pacíficos num jogo que há muito se tornou sujo de ambos os lados. Quem quer apoiar movimentos separatistas violentos deve fazê-lo através do envio de armas e munições. Os boicotes devem ficar reservados para as causas não violentas.

Isso pode ser certo. Mas o que me faz confusao, é porque as autoridades chinesas nao filmam e divulgam para todo o mundo, se isso se passa assim.
Era a sua defesa.
GostarGostar
1.
Provavelmente porque muita gente iria dizer que são montagens.
GostarGostar
As pessoas podiam dizer isso, mas a técnica permite dizer se o sao ou nao.
GostarGostar
.. já que em jornalistas ninguém pode acreditar. Nem os do Economist nem nos que estao no iraque.
GostarGostar
O JM a defender o regime chinês… E eu que pensava que já tinha visto tudo…
Já agora, são os apoiantes do Dalai Lama que são separatistas ou é o regime chinês ao invés uma força ocupante?
GostarGostar
Deve ser o braço armado do Dalai.
GostarGostar
Só pode ser o braço armado do Dalai.
GostarGostar
Será que o Dalai tem um braço armado ?
GostarGostar
Bem o Dalai Lama disse que se demitia se os protestos violentos dos tibetanos contra os chineses nao parassem. Isso corrobora o que o jornalista do Economist diz.
Mas se calhar a resposta das autoridades chinesas foi desadequada e violenta.
GostarGostar
Pretender a auto-determinação do Tibet só por meios pacíficos, é o mesmo que fazer cócegas ao governo chinês.
GostarGostar
E isto ninguém comenta? Dignidade humana, ahahahahahhaah
GostarGostar
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1323725&idCanal=62
GostarGostar
A direita apoia a China porque esta vai no sentido do capitalismo selvagem. É um bom mercado. Representa 1/5 da população mundial. O boicote em 80 aos jogos de Moscovo foi por motivos pacíficos ( invasão do Afeganistão).
GostarGostar
O JMFaria gosta de criar bonecos de palha. Mas acredite que se fosse em Cuba ou na URSS, a “direita” que o senhor critica também defenderia a participação livre dos atletas. Pelo menos a “direita” que se preza e que preza a coerência. E olhe que é a maioria, mesmo assim.
GostarGostar
Esclareço que a repetição de alguns dos meus comentários, se deve ao não aparecimento dos mesmos, no momento em que foram introduzidos, tendo ensaiado diferentes modos de acesso.
Já estava para construir outro avatar, pois podem não gostar deste.
GostarGostar
João Miranda,
Você faz-me lembrar o Lucky luck – dispara mais rápido que a sombra!
Pare apara reflectir e escreva depois, vai ver que não dói nada.
Repare no meu sublinhado e veja o monte de asneiras que publicou:
“Ataques de carácter xenófobo dos tibetanos à propriedade e à vida dos cidadãos de etnia chinesa.”
1- Ataques xenófobos contra chineses? Mas os tibetanos (segundo a sua ladainha) não são chineses?
“Em determinados casos, o uso de tácticas de guerrilha urbana contra as forças ocupantes pode ser perfeitamente aceitável. Mas apoiar um movimento separatista violento através do boicote aos Jogos Olímpicos parece-me um meio totalmente inadequado.”
2-Quer dizer que é mais violento o boicote que ataques à bomba? Ou acha que matar é admissível mas mexer nos lucros é intolerável?
“Note-se que os ataques foram feitos contra cidadãos chineses comuns e não contra uma qualquer força ocupante”
3- A força ocupante são os milhões de Hans que subjugaram os autóctones, vão matando a cultura local e delapidam as riquezas do Tibete.
“Esta táctica é pouco consentânea com o espiritualismo e o pacifismo do Dalai Lama e dos seus apoiantes no ocidente.”
4- Sempre alinhado com os poderosos, lá está o JM a servir de repetidor da propaganda oficial chinesa. Certifique-se antes de falar, é mais ético.
GostarGostar
A China é uma potência ocupante desde 1949 e é daqui que deve partir qualquer raciocínio.
GostarGostar
«A intervenção das autoridades chinesas ocorreu depois dos ataques de caracter xenófobo dos tibetanos à propriedade e à vida dos cidadãos de etnia chinesa. Note-se que os ataques foram feitos contra cidadãos chineses comuns e não contra uma qualquer força ocupante. Esta táctica é pouco consentânea com o espiritualismo e o pacifismo do Dalai Lama e dos seus apoiantes no ocidente.»
Que confusões vão nessa cabeça!
«A intervenção das autoridades chinesas ocorreu depois dos ataques de caracter xenófobo dos tibetanos à propriedade e à vida dos cidadãos de etnia chinesa.»
Não me parece que as objecções dos tibetanos fosse que os tipos eram chineses e amarelos; mas que nãi eram tibetanos e estavam a OCUPAR território tibetano.
Se os espanhóis entrassem por Portugal adentro e nós resistissemos, não o fazíamos por xenofobia, mas porque entendemos que temos uma identidade que estaria a ser devassada.
Falar em xenofobia é imbecil e despropositado.
«Note-se que os ataques foram feitos contra cidadãos chineses comuns e não contra uma qualquer força ocupante.»
São os chineses comuns que concretizam a ocupação, como eram os portugueses comuns (e não Salazar) que concretizava a ocupação das ex-colónias.
Se calhar os tibetanos preferiam fazer a folha aos líderes chineses, como os africanos teriam tido imenso prazer em fazer a folha ao Salazar, mas o que é certo é que a quem “podem” fazer a folha é a quem lá está… e está lá, sabendo que o Estado chinês a li os quer para desvirtuar a identidade tibetana.
Ou seja,m não há chineses comuns (no Tibete) Vs Chineses ocupantes. Os mesmos, são uns e outros.
«Esta táctica é pouco consentânea com o espiritualismo e o pacifismo do Dalai Lama e dos seus apoiantes no ocidente.»
1. O Dalai Lama condenou o que se passou e demarcou-se – aliás a Salon publicou um artigo onde questionava se o lider que os tibetanos precisam é este (ou outro) Dalai Lama;
2. É vergonhoso que as mesmas pessoas que rejeitaram receber o pacifista Dalai Lama, quando “all hell breaks loose”, lhe impuitem a ele a responsabilidade por terem optado por vê-lo passar e assobiar para o lado!
Não meus caros, a responsabilidade não é do Dalai Lama ou daqueles que o apoiam, é da comunidade internacional que desprezou os seus esforços e só responde à chacina!
PS: JM, este post é muito mau.
GostarGostar
««PS: JM, este post é muito mau.»»
Pelo contrário. Este post é tão bom que a levou a defender como legítimos ataques de uma turba contra civis. Como imagina, isso tira qualquer autoridade moral a quem defende o boicote dos Jogos Olímpicos por motivos éticos.
GostarGostar
«Pelo contrário. Este post é tão bom que a levou a defender como legítimos ataques de uma turba contra civis. Como imagina, isso tira qualquer autoridade moral a quem defende o boicote dos Jogos Olímpicos por motivos éticos.»
Lá está o JM a ler o que quer. A ver:
1. Nunca, em lugar algum, do meu comentário encontra a defesa de qualquer tipo de violência;
2. Achei que quando o Dalai Lama, passou por cá, devia ter sido recebido pelos representantes do Estado de que sou cidadã – muitos optaram por ridicularizar o episódio. Aliás, tenho certeza que, em algum momento, aqui escrevi que, não receber o Dalai Lama era dar força “à luta armada”: se o pacifismo não resulta (porque a comunidade internacional nãi entende o conceito – está mais virada para as “guerras preventivas”), então tem de se “evoluir” para outras formas de luta.
O que fiz, no meu comentário, foi uma constatação e não a defesa de violência nenhuma.
3. Mas apontei pressupostos que o JM adianta e que são, na minha opinião, ou falsos (deliberadamente) ou erróneos. Ser os quiser refutar, passo a enunciar:
a)O que moveu os tibetanos foi a sua xenofobia contra a etnia chinesa;
b)O chineses no tibete são cidadãos absolutamente alheios à ocupação – aliás (parece) deviam estar mesmo lá só a passar férias – e, portanto, absolutamente irresponsáveis;
c) o Dalai Lama incentivou ou pactuopu com a violência;
d) São os apoiantes da causa tibetana – aqueles que apoiam o Dalai Lama na suia luta pacífica – os reponsáveis pela violência que se gerou.
Só estas quatro pérolas, JM.
Não se enerve e demonstre lá de onde é que as desencantou.
GostarGostar
O JM pensa que se podem controlar as reacções colectivas à situação limite vivida pelos Tibetanos? Já houviu falar em psicologia das massas?
GostarGostar
Zenóbio Diz:
27 Março, 2008 às 1:32 pm
O JM ainda está a tentar digerir a descoberta de que não existem homens, excludentemente, infinitamente bons ou infinitamente maus.
GostarGostar
O JM nasceu pirómano. Adora estes jogos de incendiar e fugir. E quando as coisas lhe correm mal, refugia-se nos argumentos de sempre. O JM é o fast food ideológico: sempre a mesma receita, sempre o mesmo sabor, nenhum valor dialéctico. Contenta-se em mudar o nome das causas.
GostarGostar
««a)O que moveu os tibetanos foi a sua xenofobia contra a etnia chinesa;»»
O post não diz isso. O post diz que os ataques foram de carácter xenófobo. Isso é incontestável. As pessoas que foram atacadas foram seleccionadas pela etnia.
««b)O chineses no tibete são cidadãos absolutamente alheios à ocupação – aliás (parece) deviam estar mesmo lá só a passar férias – e, portanto, absolutamente irresponsáveis;»»
Certo. Os chineses d Lhasa, mesmo que sejam pacíficos comerciantes, são todos agentes do governo chinês até prova em contrário. Como não foi possível proceder a um julgamento, foram todos atacados. Só não percebo em que é que isso favorece a tese do boicote aos Jogos. Qual é o slogan dos defensores do boicote: seja solidário com os assassinos dos chineses de Lhasa, boicote os jogos.
««c) o Dalai Lama incentivou ou pactuopu com a violência;»»
O post não defendeu o contrário. O que o post defendeu é que os incidentes que deram origem à polémica justificam tudo menos o boicote aos Jogos.
««d) São os apoiantes da causa tibetana – aqueles que apoiam o Dalai Lama na suia luta pacífica – os reponsáveis pela violência que se gerou.»»
Os apoiantes da causa tibetana são idiotas úteis que querem boicotar os Jogos Olímpicos na sequência de incidentes violentos iniciados pelos nacionalistas tibetanos. Não é um bom cartão de visita nem convence ninguém de que o boicote aos jogos é justo.
GostarGostar
«A China é uma potência ocupante desde 1949 e é daqui que deve partir qualquer raciocínio.»
Sem mais.
GostarGostar
««O JM ainda está a tentar digerir a descoberta de que não existem homens, excludentemente, infinitamente bons ou infinitamente maus.»»
Ainda não percebi como é que essa tese de que os Tibetanos também têm defeitos pode convencer quem quer que seja de que o boicote aos Jogos Olímpicos é uma boa ideia. Essa tese é mais um argumento contra o boicote aos jogos.
GostarGostar
Imagino qual teria sido a leitura do JM ao boicote dos JO de Moscovo, se é que o JM já era adulto nessa época….
GostarGostar
«As pessoas que foram atacadas foram seleccionadas pela etnia.»
Não. Foram seleccionadas por fazerem parte dos planos de ocupação dos chineses. Se fossem negros, roxos, desbotados… a situação era a mesma.
Isto não é xenofobia.
Seria o JM xenofobo se resistisse a uma ocupação espanhola?
«Certo. Os chineses d Lhasa, mesmo que sejam pacíficos comerciantes, são todos agentes do governo chinês até prova em contrário.»
Vamos lá ver o bêabá da ocupação. Se eu tivesse vocação para liderar uma potencia ocupante, teria de me informar acerca de como é que isso se faz.
Assim, de repente, lembrar-me-ia do seguinte:então estes tipos da comunidade internacional falam em Estados-nação e o camandrio… heim, então, se à ocupação militar, depejarmos para lá uma comunidade dos nossos (no caso chineses), então, estes vão dotar a região de uma identidade cultural diferente da que lé encontrarmos. Como último recurso, quando nos vierem com a estorieta de que somos ocupantes, dizemos-lhes o seguinte: – olhe, é irrelevane. O que sabemos é que x% das pessoas que lá moram são chinesas; x% da indústria; x% do comércio; e, portanto, a maioria das pessoas está, absolutamente, enquadrada na nossa realidade cultural e identifica-se é connosco. Como vocês são uns porreiros e acreditam em Estados-Nação, nós entendemos que a secessão do Tibete põe em causa esse mesmo conceito e, assim, a nossa integridade cultural.
Então tinha de arranjar uns chineses que estivessem dispostos a mudar-se para lá, senão, não podeia de dizer que x% da população, da industria… era chinesa. O que é chato, porque os ocupados tendem a não receber muito bem os ocupantes, por isso teria, necessariamente, de tornar a experiência vantajosa para as famílias que para lá se mudassem – arranjar incentivos.
(Depois, obviamente, teria de proibir os tibetanos de poder praticar o seu culto religioso (porque é diferente do nosso e põe em causa o tal argumento da identidade cultural) e, assim, por ex., de trazer consigo quaisquer imagens dos seus lideres religiosos – o paaíso de qualquer liberal, como se vê!).
Percebeu agora como é que os ocupantes não são os oficiais governamentais? Ou os portugueses que vivam em Angola, Moçambique… antes na descolonização, também não tinham nada a ver com a ocupação?
PS: isto, sem desrespeito pelo drama das famílias retornadas.
«c) o Dalai Lama incentivou ou pactuopu com a violência;»»
O post não defendeu o contrário. O que o post defendeu é que os incidentes que deram origem à polémica justificam tudo menos o boicote aos Jogos.»
Esta não percebi. O que é que tem o Dalai Lama “a ver com as calças”?
«d) São os apoiantes da causa tibetana – aqueles que apoiam o Dalai Lama na suia luta pacífica – os reponsáveis pela violência que se gerou.»»
Os apoiantes da causa tibetana são idiotas úteis que querem boicotar os Jogos Olímpicos na sequência de incidentes violentos iniciados pelos nacionalistas tibetanos.»
Com todo o respeito, o JM é que defende posições que só seriam defendidas por um “idiota inútil”. Tanto quanto sei, os apoiantes da causa tibetana lutam, há décadas, de forma pacífica, pela sua causa. Foram os idiotas inúteis como o JM que não os quiseram ouvir.
Portanto, mais que os tibetanos que andam nisto meio século, o JM é responsável pelo que se passou em Lhasa. M. L. King dizia que não o preocupava tanto o grito dos maus… mas o silêncio dos bons!
GostarGostar
“O separatismo é perfeitamente legítimo”.
Nem sempre! O separatismo de “auto-determinação” é profundamente ilegítimo; já a unificação de “autodeterminação”, essa sim, é perfeitamente legítima.
GostarGostar
«Ainda não percebi como é que essa tese de que os Tibetanos também têm defeitos pode convencer quem quer que seja de que o boicote aos Jogos Olímpicos é uma boa ideia. Essa tese é mais um argumento contra o boicote aos jogos.»
Eu tenho esta coisa de achar que para cada acção deve haver uma consequência…
1. Não me parece boa política alimentar quem viola sistematicamente direitos humanos. E isso acontece há 50 anos.
2. Os defensores da causa tibetana têm tentado usar os JO para promover a sua causa, desde que estes foram anunciados para a China – não é de agora.
3. O que se passou em Lhasa é o resultado do desespero a que votámos aquela gente. Deixámo-los mal, sempre que nos procuraram a bem. Somos tão responsáveis quanto eles, por só percebermos as imagens da violência.
GostarGostar
Zenóbio, essa da psicologia de massas, no que respeita a este assunto, é treta. O João Miranda tem razãoe, parte. De facto, a entourage do Dalai Lama (não este, e qui os chineses erram), no governo no exilio não é flor que se cheire. E os monges tibetanos radicais no Tibete de facto cometeram atrocidades contra os chineses da etnia Han, incluindo assassinatos e incêndios em massa. Que a China é uma potência ocupante é um facto. Mas tambémé um facto que uma coisa é o grosso da populaçãpo tibetana, e outra coisa são grupos de monfges radicais incendiários e xenófobos (em relação aos outros, os Han). Os monges não se dedicam só á contemplação, como deviam saber. Seja no Tibete, seja no pais Basco, seja em qualquer lado, há independentistas com quem podemos dialogar e há os outros.
Dito isto, obviamente que a China comete também injustiças e atrocidades no território e que deveria reconhecer o Dalai Lama como interlocutor. O próprio Dalai Lama não estará muito satisfeito com o comportamento dos seus.
Dou razão, em parte, ao João Miranda. E essa coisa da ingenuidade em relação à pureza moral dos tibetanos tem limites.
GostarGostar
«jogo que há muito se tornou sujo de ambos os lados.»
Tem certeza que o jogo é sujo há muito tempo de – ambos – os lados?
«Quem quer apoiar movimentos separatistas violentos deve fazê-lo através do envio de armas e munições.»
Quem não quiser apoiar movimentos separatistas violentos deve, necessariamente, assegurar que se oiçam os interlecutores pacifistas.
Logo: o JM é um apoiante de movimentos separatistas violentos. A lógica é uma coisa deliciosa!
GostarGostar
««Quem não quiser apoiar movimentos separatistas violentos deve, necessariamente, assegurar que se oiçam os interlecutores pacifistas.»»
Ainda não percebi como é que o aproveitamento de uma acção violenta para boicotar os Jogos Olímpicos pode contribuir para assegurar que se oiçam os interlecutores pacifistas.
GostarGostar
«Ainda não percebi como é que o aproveitamento de uma acção violenta para boicotar os Jogos Olímpicos pode contribuir para assegurar que se oiçam os interlecutores pacifistas.»
1. Ainda não estou certa que o está em causa é o boicote aos jogos e não o boicote à cerimónia inaugural;
2. Não encontro legitimidade para o boicote no que ocorreu recentemente em Lhasa, mas na violação consistente de direitos humanos de tibetanos há meio século;
3. Não se chora sobre o leite derramado. Se não queriam acções violentas, tinham maios era de ter recebido o Dalai Lama e por os interesses económicos de lado e agido com sanções, antes do que se passou.
Sem grandes idealismos é muito mais vantajoso para os Estados membros da comunidade internacional boicotar os jogos do que aplicar sanções económicas à China.
É o mundo em que vivemos.
GostarGostar
Antes de mais nada…
A atitude liberal face a qualquer tirania é ser contra. Sempre. Sem elucubrações justificativas que, tortuosamente, gerem a compreensão por aquilo que ao liberalismo mais repugna: a asfixia do indivíduo nos seus direitos elementares, que são os que o definem como tal; bem como o consequente esmagamento da sociedade onde o indivíduo existe, da sua cultura, dos seus modos típicos de perceber o mundo. Sobretudo quando essa violência é exercida por um aparelho estatal ao serviço de um ideologia ou que, pura e simplesmente, se quer perpetuar no poder.
por CAA
GostarGostar
1) O Dalai Lama demarcou-se dos protestos violentos por razões religiosas.
2) Relembro que o rapto do Panchen Lama há 10 anos (quando tinha 6 anos) e de toda a sua família, será a prazo a machadada final na linhagem tibetana.
3) A “reeducação” imposta aos tibetanos seria uma “calamidade internacional” se lá houvesse petróleo.
4) O google chinês (basta substituir a extensão do motor de busca por .cn) apresenta como resultados, belas paisagens quando se pesquisa a palavra “tiananmen”
5) Organizar os Jogos Olímpicos num país que matou 70 milhões de pessoas do seu povo durante 50 anos apenas, para mim faz todo o sentido. Partindo do principio, claro, que o mundo escolheu a degradação moral e da condição humana como futuro ao sustentar economias como a chinesa ou indiana.
P.S. O atleta chinês que supostamente deveria carregar a tocha olímpica durante o último percurso no estádio na abertura dos Jogos, recusou-se a fazê-lo. Diz que tem de treinar e não tem tempo para essas coisas. Aqui reside o espírito Olímpico, chinês e infelizmente… de muitas outras realidades.
GostarGostar
“P.S. O atleta chinês que supostamente deveria carregar a tocha olímpica durante o último percurso no estádio na abertura dos Jogos, recusou-se a fazê-lo.”
E nao foi fuzilado?
GostarGostar
Sr. João Miranda;
Depois de o ler, reafirmo convictamente uma conclusão a que cheguei na adolescência: Nunca fui; não sou e nunca serei … liberal!
GostarGostar
Não seria importante um esclarecimento sobre a teocracia tibetana, antes da “intervenção” chinesa?
GostarGostar
O meu modesto contributo para o esclarecimento:
http://ocastendo.blogs.sapo.pt/218987.html
GostarGostar
A RPC promoveu uma campanha gigante de repopulação do Tibete com a sua vasta população han.
Civis sim . Deustch Volk lookalikes tb parece não acham ??? assim uma coisa parecida ao espaço vital e quintarolas de leste do adolfo com feitores loiros de olhos azuis e crianças polacas arianizáveis.
Quid iuris ?
GostarGostar
«Quid iuris ?»
O pior cego é aquele que não que ver.
GostarGostar
Você está com visitantes cada vez mais interessantes. Siga os links, faça-lhes o favor.
A certo ponto:
“Não vou ao ponto de dizer que o 14º Dalai Lama é um nazi, mas recebeu uma rica educação…”
E mais abaixo:
“…os comunistas devem defender a unidade dos trabalhadores para lá das fronteiras nacionais.”
um mimo.
Mas a blogosfera é isto mesmo.
GostarGostar
“Este era o título de um texto publicado no Figaro (conhecido jornal da direita francesa), de 22.09.2000. Faço, apenas, referência aos três “mitos” enunciados no texto com brevíssimas anotações dele retiradas:
.
«1. “A ocupação do Tibet pela China”
O Tibet faz parte integrante da China a partir do meio do século XIII. Pretender que a China ocupa o Tibet, é como se se alguém afirmasse que a França ocupa a Bretanha, a Borgonha, a Côte d’Azur ou a Córsega.
2. “Os direitos do homem são espezinhados no Tibet”
O governo chinês seria “o mau da fita” enquanto o dalai-lama seria o “santo dos santos”. Antes de 1959, quando o dalai-lama governava o Tibet, o regime que se praticava era o da “servidão”, sendo 95% da população composta por “servos”, não considerados como seres humanos… pelo que a questão dos direitos humanos não se punha. Este regime foi abolido em 1959. Antes de 1959, a esperança de vida dos tibetianos era de 35,5 anos, agora (2000) é de 67 anos; antes de 1959, a taxa de escolaridade das crianças não chegava aos 2%, agora (2000) é de 81,3%.
3. “O governo chinês está a destruir a identidade cultural tibetiana”
A China é um país multi-étnico. Há 56 etnias na China. A cultura tibetiana, conservando a sua identidade, faz parte integrante da cultura chinesa. No Tibet, o estudo da língua e da escrita tibetiana é garantida pela lei.»
.
Isto é parte do que foi publicado, em 2000, no Figaro, podendo, por exemplo, substituir-se França e Bretanha, e Borgonha, e Côte d’Azur ou Córsega, por Portugal e Algarve, e Madeira ou Açores.
Ainda falta acrescentar, aparentemente a despropósito, que os Jogos Olímpicos são este ano e estão marcados para Pequim. E porque é que me lembrei de 1980, e dos Jogos Olímpicos de Moscovo? Porque teria sido?…”
Sérgio Ribeiro in http://anonimosecxxi.blogspot.com/2008/03/o-mito-e-realidade-propsito-do-tibet.html
GostarGostar
Esta flame foi ou vai ser publicada no DN? Ou a dialéctica mirandesa só arrisca a partir dos burladeros do éter?
GostarGostar
Sim, aposto que vai ser este o tema da próxima crónica no DN.
GostarGostar
Os tibetanos são chineses (embora pareçam tibetanos).
Tudo o resto é confusão
GostarGostar
António Vilarigues Diz:
27 Março, 2008 às 5:34 pm
Pois… e se os espanhóis entrassem por aqui adentro, também não havia ocupação porque antes de D. Afonso Henriques eramos todos espanhóis.
GostarGostar
“Um jornalista da Economist esteve no Tibete durante os incidentes deste mês. Conta aqui o que se passou.”
Grande merda. The Economist é a mais histérica defensora da estúpida ideia de que o mercado vai derrubar o regime chinês, o mesmo que matou 76 milhões de seus próprios cidadãos. Os psicopatas comunistas chineses devem ser muito burros em comparação com os meninos bem educados da The Economist.
“Note-se que os ataques foram feitos contra cidadãos chineses comuns e não contra uma qualquer força ocupante. Esta táctica é pouco consentânea com o espiritualismo e o pacifismo do Dalai Lama e dos seus apoiantes no ocidente.”
O Dalai Lama não conseguiu nada até agora com o seu “espiritualismo e o pacifismo”. Os tibetanos agora são minoria no próprio país, graças à política de imigração e aos subsídios do governo chinês. Os chineses que estão no Tibete são cúmplices do seu governo.
“Quem quer apoiar movimentos separatistas violentos deve fazê-lo através do envio de armas e munições. Os boicotes devem ficar reservados para as causas não violentas.”
Que porra de argumento é este? Uma coisa deve excluir a outra?
Só posso concluir que com liberais energúmenos como o Mirandinha, é melhor se juntar aos comunas. Eles ao menos sabem o que fazem.
GostarGostar
Um certo comuna aí diz que o Tibete é chinês e usa a história para se justificar. É incrível como estes tipos são uns fdp! Agora usa argumentos conservadores! Verdade é que o Tibete aceitou a suserania de várias dinastias chinesas, mas isto passou à “história” com o fim da monarquia. Se o argumento do comunard tem razão de ser, então a Hungria, a República Checa e a Eslováquia, assim como a Eslovênia, o Tirol Italiano e outras partes da Europa Central deveriam fazer parte da Aústria!
GostarGostar
Ao JM,
http://lodeuranimal.blogspot.com/2008/03/maniquesmos-parte.html
GostarGostar
Exacto, os Monges são agressivos, e os Chineses são pacifistas, que estão no local onde devem, para educar os tibetanos e os ajudarem a ter uma vida consentânea com a modernidade e a conhecer a filosofia do grande timoneiro Mao. Reparem como os Chineses já transformaram Angola e outros locais em Africa.
Sempre achei aqueles monges tibetanos uns sonsos que por baixo daquelas suas vestes escondem possivelmente bombas importadas dos fundamentalistas islâmicos para importunarem os pobres lojistas chineses. A imprensa Europeia está viciada e não está atenta aos sinais de respeito e tolerância que o estado Chinês permite a todos os seus cidadãos. Enfim, ainda agora os portugueses abandonaram Macau e já demonstram tão grande desconhecimento da actualidade Chinesa.Pobre povo.
GostarGostar
Sr. Tolstoi:
– O grande timoneiro Mao eliminou 70 milhões de chineses que “discordavam” de si.
– A política económica chinesa baseia-se em vender o trabalho dos seus habitantes ao preço de trabalho escravo
– O massacre na praça da Paz Celestial – 3000 mortos em 1989
– No mais recente relatório da Human Rights Watch: “Embora muitos governos tenham elogiado as recentes melhorias na China, o país continua a ser um Estado de partido único que não realiza eleições nacionais, não tem poder judicial independente, é recordista mundial em execuções, censura a internet agressivamente, proíbe sindicatos independentes e reprime minorias como os tibetanos, uigures e mongóis”
Lamento informá-lo que cometeu um erro de sintaxe: usou “respeito” e “tolerância” quando falava do estado Chinês.
Olhe para o homem europeu moderno, ainda acha possível convencer este homem (que tem ideologias da esquerda até à direita e que as discute honestamente; que impede que a Europa esteja em guerra há mais de 50 anos; que luta pela auto-determinação dos povos; que confia nas Nações Unidas; que tem uma preocupação crescente com o planeta; que tenta acertar as contas do passado com os povos que subjugou; que quer um diálogo ecuménico; que respeita liberdades religiosas, de género e de expressão; que quer democracias representativas; que ouve todas as famílias políticas; que oferece aos seus jovens a experiência inter-cultural que precisam; que tenta aproximar a retribuição do trabalho ao valor acrescentado pelo mesmo) acha mesmo que este homem ainda se pode convencer por cartilhas?! Por ideias românticas que só não chamamos de nazis e fascistas, porque em vez de uma raça única, pedem uma ideologia única?! Acha?!
Digo-lhe, caso ainda não tenha percebido: à maioria de nós (da esquerda à direita) já não nos impressionam os desfiles militares, os milhares de criancinhas em coreografias sincronizadas, os grandes ministérios liderados pelo Grande Cérebro e os comités centrais em anfiteatros exuberantes. Para isso lemos a ficção de Orwell e damos graças por a história se encarregar de meter as ditaduras onde elas devem estar.
GostarGostar
Perigosíssimos, estes monges!
GostarGostar
Ena pá, um liberal a defender a China comunista. As voltas que o mundo dá.
E esta, hem?
GostarGostar
Ó João, como alguem diz aí em cima, os chineses podiam mostrar imagens dos mad monks em acção.
Ou será que o governo chines não conhece o You Tube….
Nos dias de hoje, a transpiração de videos para a internet é o minimo exigivel em qualquer politica minimamante credivel de RP, não achas? Ou não… se calhar o governo chines, do alto da sua inocencia nem sequer sabe o que essa coisa de RP e propaganda. Ah! inocentes de Cristo, ameaçados pelos monges malvados e maquiavelicoa.
João Miranda és mesmo triste.
GostarGostar
E depois, Mirandinha, há circunstancias em que o protesto violento faz sentido. a ocupação de um pais por uma potencia estrangeira é uma delas. Ou será que tu agora estas a dar uma de John Lennon? Give peace a chance? Fuck you, asshole!
A violencia contra um governo democratico é que não faz sentido. Por isso é que, por exemplo, os Etarras são uns energumenos. Porque na verdade se as pessoas estiveseem do seu lado em Espanha já lhes teriam dado o voto, não achas?
Foi isso que aconteceu no Tibete? O governo do Tibete é legitimo? É democratico? Corresponde à uma escolha legitimia dos tibetanos? Não? Então os chineses estão mesmo a pedi-las.
És um triste, João Miranda. a sério.
GostarGostar
Mas quem é que é afinal xenófobo ?
Os chineses ou os tibetanos ??
GostarGostar
A iletracia também existe na blogosfera o pequeno texto que escrevi é por demais irónico para não ser compreendido.
O Sr. Akula gastou energia demais na resposta.
GostarGostar
Já agora acrescento que sempre tive fascínio pelo Tibete e sua cultura relembro os livros de Lobsang Rampa que alguma divulgação tiveram entre nós Portugueses.
GostarGostar
Já agora que estou nesta, uma recomendação de leitura de um curto texto para este fim de semana “ A morte de Ivan Ilitch” Uma verdadeira preciosidade escrita por Lev Tolstoi (prefaciado por António Lobo Antunes) Dom Quixote
GostarGostar
A ironia não era percéptivel no seu post uma vez que terminou com uma alusão dúbia a Macau e à herança cultural do país. Mas assim sendo, cumpre-me pedir-lhe desculpas por não ter percebido.
Dentro do mesmo tema, aconselho a visualização no dia 30 de Abril à noite na 2: da ultima parte do documentário China Rises, no ultimo episódio exibido foi demonstrada a não sustentabilidade do desenvolvimento chinês, com o esgotamento dos recursos naturais.
As minhas desculpas, não por concordar comigo, mas por não o ter percebido.
GostarGostar
errata: 30 de Março
GostarGostar
Tu és completamente doido!
É o que dá crescer dentro de um salão de chá, e interpretar a realidade através de um piano(sem querer ofender quem gosta e domina o divinal instrumento) e musica francesa 🙂
GostarGostar
Tudo bem Sr. Akula esclarecimentos feitos.
GostarGostar
ya claro espertinho espertinho, a verdade e que todos os menosprezam, tp..mem so nakela ne?
y axo k dalai n tem braço armado…se tem n sem onde ta…
GostarGostar