Saltar para o conteúdo

(Des)crença absoluta ou cepticismo

22 Abril, 2008
by

Pois é, meu Caro CAA, eu confesso que me tenho enganado muitas vezes ao longo da vida, o que faz de mim um céptico. Estou portanto muito longe de professar as tuas crenças ou descrenças absolutas as quais, insisto mais uma vez, representam um sintoma da tua extrema religiosidade e fazem de ti um digno sucessor de Guerra Junqueiro a que está reservado idêntico destino…

Este meu cepticismo leva-me a pôr geralmente as minhas “teses” na interrogativa, principalmente quando analiso pessoas. A minha única certeza é que elas nunca serão os “supra-sumos” que aparentam nem os crápulas que pinta a maledicência: apenas seres imperfeitos. Daí que eu não tenha o teu á-vontade, que poderá decorrer de superior clarividência,  em rotular taxativamente as pessoas em bestiais ou bestas, em garantir o que (não) leram, o que são ou o que fizeram, pelo simples ar que aparentam. Procuro ouvir uma, duas, muitas vezes, tentando aferir confirmações e contradições e dando obviamente um enorme desconto aos “tempos de antena” televisivos, em que impera a artificialidade.

Outra coisa que procuro evitar são generalizações, designadamente ao nível “genético”: na tua óptica, um sistema partidário mau como o nosso, só pode gerar filhos piores, não sendo admissíveis quaisquer degenerescências. Aponha-se portanto desde já o ferrete aos descendentes, para que todos possamos fazer a necessária e conveniente segregação. Mas cúmulo do segregacionismo, é a tua visão crítica da máxima igualitária “depois de Marques Mendes qualquer um com as quotas em dia tem condições para liderar o PSD”. Os sulistas, elitistas e pouco liberais “notáveis” que tanto criticas, não diriam melhor. Afinal de que lado estás?

Assim como não superlativizo o termo “liberal”, nem tenho ilusões que amanhã teremos algum a governar-nos que encarne toda a pureza dos preceitos. E ainda bem, que para fundamentalismos já nos bastam os religiosos e jacobinos. Por muito que nos pudesse agradar uma ruptura completa com o actual paradigma, ambos a rejeitaríamos pois bem sabemos que, no imediato, tal seria inviável sem violência. É no fundo toda a distância que vai da persuasão liberal à imposição socialista. Por isso vale a pena o gradualismo dos pequenos passos e medidas no sentido liberal, pois serão sempre um ganho face à situação actual.

Para te dizer finalmente que não sei nem me importa se Pedro Passos Coelho é liberal por convicção ou vocação. Mas talvez o seja por instinto ou conveniência, sinal de que vislumbra um “nicho de mercado” por explorar, o que só abona a seu favor. Se o souber explorar devidamente, isso quer dizer que amanhã teremos a implementação de políticas liberalizantes. Porque não haveria de apoiar um tipo destes? Conheces alguém melhor, seja ou não clone, entre o “basista” LFM ou a “elitista” MFL? E já agora, se viste o último “Prós & Prós”, achas mesmo que o discurso dele é “redondo, muito bem embrulhado em vácuo e ostentando o sorriso dos vazios“?

Enfim, como tu próprio reconheces, as tuas credenciais em termos de avaliação de pessoas não são famosas. É pena que persistas no erro e quase sempre de forma deselegante (estou a ser soft). Bem sei que não é o teu estilo andar com “paninhos quentes”, mas sujeitas-te a umas nalgadas desnecessárias. 

55 comentários leave one →
  1. CAA's avatar
    22 Abril, 2008 11:45

    «E já agora, se viste o último “Prós & Prós”, achas mesmo que o discurso dele é “redondo, muito bem embrulhado em vácuo e ostentando o sorriso dos vazios“?»

    Não vi, estou fora do País.

    Gostar

  2. CAA's avatar
    22 Abril, 2008 11:47

    «Enfim, como tu próprio reconheces, as tuas credenciais em termos de avaliação de pessoas não são famosas. »

    Tal como as tuas. A diferença é que eu reconheço os meus erros. Ao passo que tu não. Pertences à casta dos que têm sempre razão mesmo quando asneiam quotidianamente.

    Gostar

  3. CAA's avatar
    22 Abril, 2008 11:53

    «É pena que persistas no erro e quase sempre de forma deselegante (estou a ser soft). Bem sei que não é o teu estilo andar com “paninhos quentes”, mas sujeitas-te a umas nalgadas desnecessárias»

    Perante tal elegância acumulada com toneladas de presunção (própria e alheia) nem sei bem o que diga. Lamento, muito, é que te tenhas ancorado em tão subida fonte. É que a referência qualifica-te. E muito mal.

    Quanto às ambicionadas ‘nalgadas’ – nem o tolinho que citas nem tu próprio me parecem ter calibre suficiente para uma tarefa tal.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    22 Abril, 2008 11:59

    Podem-se tirar muitas ilações sobre a crise no PSD. Mas há uma que sobressai: o Norte é o pior inimigo dele próprio. Mais uma vez perdeu-se em guerras intestinas, de protagonistas calculistas e de egos pequeninos e pífios. Cada vez é mais evidente a necessidade da emergência de um partido popular, verdadeiramente liberal (que promova um estado credível, a verdadeira iniciativa privada, o verdadeiro capitalismo e não seja apenas um agente de ‘concessões’ e ‘parcerias’ com as oligarquias de sempre), regionalista/autonomista e centrado no Norte.

    Gostar

  5. The Studio's avatar
    22 Abril, 2008 12:07

    “Pertences à casta dos que têm sempre razão mesmo quando asneiam quotidianamente.”

    O CAA e’ uma autoridade em “asnear quotidianamente”, pelo que deve saber o que diz. Quanto ao resto, qual e’ o problema? O CAA olhou para o rapaz e tirou-lhe o retrato. Nao sao so’ os vendedores de banha da cobra que conseguem avaliar alguem olhando-lhe para o retrato, o CAA tambem. Pouco sabe sobre ele, nao sabe o que pensa? Olha-se para o retrato. Tem um discurso redondo e embrulhado em vacuo? O Obama tambem e’ admirado pelos intelectuais politicamente correctos…

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    José permalink
    22 Abril, 2008 12:08

    O Passos Coelho impressionou-me bem. Julgava-o um inculto, cultor de aparelhismos partidários. Talvez não seja.

    Precisa de ser entrevistado e de mostrar quem é, de onde vem e para onde quer ir.

    Gostava de saber o que leu, como pensa a Educação, a Justiça, o relacionamento entre o Estado e as empresas; a Administração Pública, etc etc.

    Gostar

  7. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    22 Abril, 2008 12:09

    Não se maltratem. O PPC já lá vai, não se fala mais nisso. Agora temos a MFL.
    Se repararem, MFL é o inverso de LFM. No entanto o “F” mantém-se ao centro. Foscasse!

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Abril, 2008 12:10

    o CAA nao ouviu o pros e contras, mas quando ouvir vai cair de lado, arrepender-se do que disse, e filiar-se no partido PPC. Vai escrever pelo menos um poste por dia a elogiar PPC.
    Se calhar é melhor procurar no youtube para começar a ver os videos de PPC, para começar a saga PPC
    lol

    Gostar

  9. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
  10. Carlos's avatar
    22 Abril, 2008 12:11

    Oh Alves!Esse partido popular é mesmo muito necessário, mas julga Vc. que a rapaziada dos interesses (existente em TODOS os partidos com representação parlamentar) iria deixar? Hoje, em Portugal, qualquer partido só vinga se for “sucursal” de um grande partido europeu. Mas não vejo nenhum que se adeque ao que Vc., eu e tantos outros portugueses desejam. Está dificil.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    balde-de-cal permalink
    22 Abril, 2008 12:13

    nunca darei para o peditório do caa. se puder volte quando eu estiver de férias

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Abril, 2008 12:16

    E eu nao sou liberal e por isso nao apoio por isso ideias de PPC. Mas ele parece bem preparado e gostava de o ver como líder de um partido. Pessoas que falam e defendem ideias como ele é que é preciso. E tenho quase a certeza que CAA vai ter a agradável surpresa.

    Gostar

  13. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    22 Abril, 2008 12:18

    “Cada vez é mais evidente a necessidade da emergência de um partido popular, verdadeiramente liberal (que promova um estado credível, a verdadeira iniciativa privada, o verdadeiro capitalismo e não seja apenas um agente de ‘concessões’ e ‘parcerias’ com as oligarquias de sempre), regionalista/autonomista e centrado no Norte.”

    Já existe! Mas está centrado num planeta interior da galáxia Andrómeda, a 2 milhões de anos-luz de distância.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Lololinhazinha permalink
    22 Abril, 2008 12:20

    Confesso que fiquei surpreendidada pela positiva com Pedro Passos Coelho.
    Tem um discurso e três ou quatro ideias novas.

    Gostar

  15. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    22 Abril, 2008 12:24

    Sendo PassosC. um presumível benfiquista, é natural que arraste consigo uma pequena multidão.
    Ouvi-o no Prós e só lhe ouvi generalidades, apesar de um visual hipercuidado e uma pose minuciosamente estudada.
    Um boneco !
    A minha tia Clarisse acha-o asseado.

    Gostar

  16. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    22 Abril, 2008 12:27

    “Tem um discurso e três ou quatro ideias novas.”

    Novas estão longe de o ser, mas mostrou que aprendeu bem e isso é que interessa.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Lololinhazinha permalink
    22 Abril, 2008 12:34

    Pelo menos, PPC tentou discutir os problemas do PSD em vez de aproveitar o tempo de antena para falar dos erros do PS.
    Disse uma coisa interessante que é pouco discutida em Portugal: AS leis não devem ser alteradas em função das conveniências políticas. A constante utilização da lei como instrumento para realizar programas políticos é uma espécie de fraude à democracia.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Abril, 2008 12:36

    Um boneco !

    Mas como boneco não chega aos calcanhares do boneco Socrates.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Abril, 2008 12:41

    Pelos visto gosto de bonecos. Gosto de Sócrates e gostei do PPC. Dá-me ideia que muitos ficam a olhar para o boneco e nem conseguem ouvir o discurso.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Lololinhazinha permalink
    22 Abril, 2008 12:44

    A contrário do TAF eu não acredito que PPC tenha possibilidades de ganhar a Ferreira Leite, embora me pareça que ficará bem colocado para o futuro.
    Da minha perspectiva (totalmente de fora) parece-me que é com um discurso próximo do de PPC que o PSD tem mais possibilidades de conquistar os desiludidos do PS.
    Há ainda um outro ponto a favor dele. Está demonstrado que as gerações mais novas não votam e têm poucas ou nenhumas convicções políticas. Há muitos votos à solta nessa zona de desinteresse pela política que a conversa de PPC e susceptível de cativar.

    Gostar

  21. JLS's avatar
    22 Abril, 2008 12:55

    «A contrário do TAF eu não acredito que PPC tenha possibilidades de ganhar a Ferreira Leite, embora me pareça que ficará bem colocado para o futuro.»

    Eu não percebo é como é que se pode chegar a 2008 e andarmos a falar da MFL como putativa primeira ministra… Depois de tudo o que ela já provou nas duas vezes em que esteve como ministra. Não percebo. Mas como o TAF diz, as bases estão noutra onda e certamente terão memória, porque não são elites, do que ela fez. Quer no governo de Durão, quer no governo de Cavaco.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    22 Abril, 2008 13:12

    O partido que falo é uma necessidade histórica que acabará por acontecer. O regime degrada-se, o sistema económico está nas últimas (vem aí o último banquete pago pela UE que, obviamente, será comido maioritariamente em Lisboa e pelas respectivas oligarquias, com a ajuda, também, dos ‘burgueses’ do Porto). Iremos de clone em clone até a desagregação. Este regime está a dar – felizmente! – as últimas.

    Quando acabar a subsidiarite europeia onde julgam vcs que vai parar a Madeira? Julgam porventura que a oligarquia madeirense, que impôs uma independência de facto, se vai submeter a Lisboa? Não, irá procurar outras alternativas. E a Norte, fartos de ser ostracizados, e com as suas riquezas exploradas colonialmente, o separatismo começa a sair da caverna. Quem quiser continuar iludido (com mais um clone) que continue. Podem também continuar a ler o correio da manhã e a acreditar no ‘benfiquismo’.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Cam permalink
    22 Abril, 2008 13:25

    o que é que cavaco disse da boa moeda e da má? Ah! A má expulsa a boa.
    Quantas pessoas sairam deste blog por causa da agressividade do CAA?
    Continuai assim e o LR será o próximo.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    samuel permalink
    22 Abril, 2008 14:01

    Pobres de pobres,
    são pobrezinhos;
    almas sem lares,
    aves sem ninho.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    ferro permalink
    22 Abril, 2008 14:08

    O ppc tem uma boa postura e tom de voz. Debita aqueles 3 ou 4 lugares comuns permanentente na perfeição e com congruência. Além disso é um outsider. Não vai ser muito dificil ser o candidato preferido destas virtualidades. É o boneco sim, mas da blogosfera.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    José permalink
    22 Abril, 2008 14:17

    Loureiros e Ângelos
    São mais riquinhos,
    mas também começaram
    de pequeninos

    São estas figuras
    tão singulares
    que o povo escolhe
    como seus pares

    Gostar

  27. claudia's avatar
    claudia permalink
    22 Abril, 2008 14:23

    Eu estou por cá, tenho visto televisão e até lido qualquer coisinha.

    pouco, e pelos vistos mal…

    Não estou a perceber…

    Onde está a agressividade co CAA?

    Gostar

  28. Paulo Vaz's avatar
    22 Abril, 2008 14:28

    .t.

    Gostar

  29. Paulo Vaz's avatar
    22 Abril, 2008 14:30

    CAro LR,

    Finalmente clarividência da sua/vossa parte. Finalmente liberalismo prático e não teórico. Pena é o tempo perdido.

    Gostar

  30. Jámé's avatar
    22 Abril, 2008 14:44

    “Da minha perspectiva (totalmente de fora) parece-me que é com um discurso próximo do de PPC que o PSD tem mais possibilidades de conquistar os desiludidos do PS.”

    Não me parece que os desiludidos do PS passem para a ala PSD.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Abril, 2008 14:53

    “Bem sei que não é o teu estilo andar com “paninhos quentes”, mas sujeitas-te a umas nalgadas desnecessárias.”

    ehehehehehhe

    Nalgadas? Ai o suplicio… 😉

    Gostar

  32. am's avatar
    22 Abril, 2008 15:01

    calma. ainda veremos o caa elogiar muito o pequeno marco.

    Gostar

  33. nuno costa's avatar
    nuno costa permalink
    22 Abril, 2008 16:50

    Que história é essa da Cristina Keller ?!

    Gostar

  34. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    22 Abril, 2008 17:01

    Não vejo televisão. Quase nunca. Mas vi o prós & contras até ao fim. Pela primeira vez em anos vejo algum ar fresco na TV: Joaquim Aguiar (sempre), Pedro Passos Coelho (quase sempre), Angelo Correia (por vezes) e Patinha Antão (apesar do seu discurso circular). Manuela Ferreira Leite, sempre presente sem estar presente ainda não morreu? espantoso!

    A entrevistadora é confrangedora nos chavões demonstradores da sua ignorância politica e por isso não ajudou, mas salvaram-se os atrás citados. De qualquer modo uma diferença abissal para o discurso oco, repetitivo e vazio do primeiro ministro e qualquer um dos seus acólitos.

    Onde estão as pessoas inteligentes do PS que desapareceram?

    E já agora subscrevo a opinião do José: é que se é fácil programar uns soundbytes e uns brilharetes para um programa deste tipo, é já mais difícil escapar a uma entrevista de uma hora e meia. Para quando essa entrevista com Pedro Passos Coelho?

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Filipe permalink
    22 Abril, 2008 17:03

    “Que história é essa da Cristina Keller ?!”

    O Pedro Arroja sugeriu (tb estou a ser soft) que o CAA assinava comentários com esse nome onde fazia a defesa do CAA.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    22 Abril, 2008 17:21

    A melhor coisa que aconteceu ao PSD nos últimos tempos foi este descalabro.
    Ou mudam ou seguem o conselho do Júdice – juntam o PSD, o CDS, o Boavista e a Banda da Marinha e fazem um partido multidisciplinar.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Abril, 2008 17:42

    JP Ribeiro
    Joaquim Aguiar (sempre). A sério? Nao achou estranho aquela parte em que ele começou a falar dos hospitais e politica hospitalar? Uma pessoa vai ver o currículo e descobre cada coisa. É consultor estrategico dos Mello. Oh! E depois parece que é uma pessoa independente e se calhar nem é. Oh.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Abril, 2008 17:44

    “discurso oco, repetitivo e vazio do primeiro ministro e qualquer um dos seus acólitos”

    isto é uma coisa que repetem muitas vezes. Tipo propaganda para ver se alguém acredita. É que as pessoas nao ouvem.

    Gostar

  39. Ricardo Arroja's avatar
    Ricardo Arroja permalink
    22 Abril, 2008 20:19

    “É no fundo toda a distância que vai da persuasão liberal à imposição socialista.”

    LR: Só é pena que o liberal CAA não entenda o termo “persuasão”…e assim se destrói o espírito original deste blogue. Qualquer dia, restará apenas o CAA.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    22 Abril, 2008 21:44

    Os três primeiros comentários desta caixa definem um indivíduo. Em Psicologia chama-se Fenómeno de Compensação quando o sujeito é levado a compensar-se de certas inferioridades, físicas ou psíquicas, por excessos opostos, como a susceptibilidade dos pequenos homens.

    Gostar

  41. Aiken's avatar
    Aiken permalink
    22 Abril, 2008 22:51

    Não é só o Pedro Arroja a fazer essa afirmação (Cristina Keller=CAA.) O pessoal da Atlântico afirma o mesmo dizendo inclusive que o IP é idêntico…

    “Fofoca blogger”…

    Gostar

  42. zazie's avatar
    22 Abril, 2008 23:48

    Estranho que neste caso tirava o mesmo retrato que o CAA retirou.

    Não me impressionou nada bem. Notou-se mesmo que é impertinente p.b com aqueles tiques a mandar calar a tolinha (ainda que ela o merecesse) e teve mesmo um discurso redondinho de cartilha sem a menor capacidade de a ajustar à realidade tuga.

    Espero bem que perca, pois íamos ter uma alternativa de boy à Socrates e tão ditatorialzinho quanto ele.

    Não notou isto, José?

    Gostar

  43. zazie's avatar
    22 Abril, 2008 23:53

    Na verdade achei aquela sessão tão deprimente que até se fica com vontade de emigrar. Este Passos é um cretinote enfatuado, o Patinha, patinha e o resto é melhor nem falar.

    A Ferreira Leite fartou-se de fazer asneira mas as asneiras por cá dão curriculo.

    Agora pior, mesmo, só a ideia de termos uma ditadura de 2 em 1 com uma oposição comuna à moda antiga e comuna perfumada.

    Conclusão- estamos a regredir ao PREC…

    Gostar

  44. zazie's avatar
    22 Abril, 2008 23:59

    Mas quais foram as ideias novas que ele exprimiu que não se lessem há anos aqui no Blasfémias?

    ehehehe

    Cá pr’a mim a “boa impressão” que ele causa ao eleitorado feminista de esquerda é outra…e essa também vende.

    E aposto com v.s que ele há-de ser mesmo balofo. Aquela tom e as pausas para se afirmar e depois o tom confiante com que dizia nada sem explicar motivos. Achei-o perfeitamente ideológico.

    Gostar

  45. LPedroMachado's avatar
    23 Abril, 2008 02:20

    Não dá para perceber. Quando aparece finalmente alguém a dizer o que os blogadores liberais andam a dizer desde o início, quase nenhum destes o apoia. Nem a identificação com a idade serve. Queixam-se de que só se discute pessoas e não ideias e quando aparece alguém a fazer o contrário, o que acontece? Aparece o CAA-eu-é-que-sou-liberal-e-digo-quem-é-liberal-e-quem-tem-direito-a-chamar-quem-de-liberal a atacar o homem não pelas suas ideias mas por aquilo que o homem aparenta ser. Isto diz muito do liberalismo e principalmente do carácter do CAA.

    Lembro-me do CAA-eu-é-que-sou-o-liberal-e-quem-não-é-pelo-aborto-não-é-liberal-e-não-admito-discussão desprezar o facto de Mendes ser mais liberal do que Menezes porque o que interessa é ganhar, seja com quem for, um partido de direita. Pergunto-me porque é que o CAA se diz de direita! Porque é pelo mercado livre? Isso já não é monopólio da direita há muito!

    Suponho que se o próprio Hayek se candidatasse a presidente do PSD seria logo enxovalhado pelo CAA.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Piscoisa permalink
    23 Abril, 2008 04:24

    “Quanto às ambicionadas ‘nalgadas’ – nem o tolinho que citas nem tu próprio me parecem ter calibre suficiente para uma tarefa tal.”

    Epa, acho que tens razao…para te dar uma nalgada deve ser um cabo dos trabalhos…talvez os dois juntos ao mesmo tempo…

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Abril, 2008 13:31

    Zazie:

    Sobre o PSD, estou à espera de alguém que mostre ter um discurso com um mínimo de interesse.

    Pelo que ouvi, Passos Coelho, pareceu-me destoar do rebanho. Mas como disse, só com uma entrevista a sério e um exame público desse calibre, posso tirar conclusões provisórias.

    Para já, merece a minha atenção.

    Gostar

  48. zazie's avatar
    23 Abril, 2008 13:39

    Pois,

    Eu também desejava o mesmo e até vou mais longe. Do modo que as coisas estão, para tirar o PS lá de cima, desta vez até votava em qualquer um.

    Quanto a este Passos Coelho foi apenas um “apanhado” demasiado irracional para poder ter critério. No meu caso nem li nada do sujeito.
    Posso ler e vir a desdizer o que escrevi. Engraçado foi ter ficado com a impressão oposta ao José, já que neste caso de feelings rápidos até costumos tê-los idênticos.

    Pode ter sido o lado “pimpão” que me irritou ou as afirmações demasiado “estandartizadas” que me parecem sempre grande asneira- querer aplicar “liberalismo” porque sim, sem sequer ter pensado consequências- no caso da Caixa Geral, por exemplo.

    E é óbvio que a carreira de boy também nunca me parece bom cartão de apresentação. Mas vamos a ver. Mesmo assim, como está já votava no gajo, só para tirar aquela corja.

    “:O))))

    Gostar

  49. zazie's avatar
    23 Abril, 2008 13:40

    costumam

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Abril, 2008 13:40

    E a ideia que tinha era também essa: um ar balofo, sem estofo ou recheio intelectualmente válido.

    Fiquei admirado, ao reparar que pode não ser assim.

    Quanto ao aspecto pessoal, não me ocorre subscrever, por motivos óbvios.

    No outro dia, um correligionário afirmava-o um “homem bonito”. Aqui já vi escrever “boneco”, estendendo o qualificativo ao Sócrates.

    Enfim, se formos por estas ordens de razões, voto naquela mocinha do BE, a pespineta Ana Drago. Também já achei a Teresa Caeiro, merecedora do meu voto. E dantes, há uns anos, havia uma deputada por Aveiro, do CDS que era um perfeito espanto. Essa sim…

    Mas final, não acho que isso tenha importância, embora um aspecto escorreito, para qualquer pessoa, pode ser uma vantagem competitiva, em quem se deixe conduzir por critérios de aparência balofa.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Abril, 2008 13:44

    E o tal Passos, não me pareceu tão liberal assim.

    A ideia com que fiquei, é a de um indivíduo que adquiriu a noção que pode fazer um lugar de líder. É meio caminho andado para ser líder: pretender e ter vontade de o ser…ahahaha.

    Mais a sério: a experiência partidária, pode ser uma vantagem, como o é indubitavelmente no caso do Sócrates.
    Mas depois, se as ideias assentes, sobre assuntos básicos, forem de aceitar, então temos outro problema: saber se o líder sabe escolher pessoas certas para os lugares certos e se a personalidade de líder é de coragem, determinação e um módico de princípios de carácter.

    Cavaco, não os tem, na minha opinião. Por exemplo.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Abril, 2008 13:47

    Por outro lado, não nos deixemos enganar: quando Cavaco tomou o PSD, tinha sido apenas ajudante de Sá Carneiro e não me parece que Sá Carneiro o apreciasse tanto assim, pelas qualidades pessoais.

    Cavaco é essencialmente um professor de economia. É culto? Não. Sabe ou sabia o que era preciso para a Educação? Não.
    Para a Justiça? Não. Para a Administração Pública, tal como a entendo? Não.

    Era, como dizia José Hermano Sariva, um “pobre diabo”, depois transformado para “um bom gerenteW”. Tal e qual. É assim que penso, ainda hoje.

    Gostar

  53. zazie's avatar
    23 Abril, 2008 14:39

    A boca do aspecto foi por outro motivo. Ainda que tenha a perfeita noção que, em termos de campanha eleitoral, esses detalhes contem.

    Vamos lá a ver- a MFL, independentemente das asneiras que fez ou do mérito que tenha, tem esse handicap à partida. E aí, não há volta a dar.

    Quanto a PPC não assisti ao programa por inteiro, donde me falta muita informação.

    Mas concordo que deu esse ar do “quero ser” e, é um facto que sem isso, também não há líder. Os outros dão ar de quem quer abrir mais um tico tanque na blogosfera. E mais nada.

    A questão do liberalismo também não me expliquei bem. Já se tornou de tal modo chavão que só falta aparecer o Louçã a dizer que também é.

    Foi muito mais a ideia que queria aplicar “liberalismo” à procusto”.
    Não o ouvi falar da realidade portuguesa. E eu temo sempre líderes estrangeirados de Amazon.

    Gostar

  54. zazie's avatar
    23 Abril, 2008 14:43

    Quanto ao Cavaco penso o mesmo. E foi por isso, por ter pensado o mesmo do Cavaco desde o primeiro dia que ele apareceu na tv, após congresso, com aquela da “pancada do destino” que não me enganei.

    Nunca tive boa impressão do Cavaco e depois, a prática, só serviu para confirmar as desconfianças.

    Neste caso não sei. É mesmo melhor esperar por uma boa entrevista para ver.

    E preferia estar enganada. Lá isso preferia. Tanto mais que o resto…

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Lololinhazinha permalink
    23 Abril, 2008 15:31

    Eu concordo com o José. Seria necessário ouvir PPC numa entrevista de, pelo menos, 60 minutos. Mas o facto de ter curiosidade de ouvir alguém já diz alguma coisa sobre as pseudo – capacidades dele.

    Gostar

Indigne-se aqui.