Apito Final
10 Maio, 2008
Como observador externo do futebol português concluo duas coisas do processo Apito Final:
– o futebol português está minado pela corrupção
– apesar de o futebol português estar minado pela corrupção, uma parcela significativa dos adeptos de futebol tem uma enorme fé na justiça da Liga de Futebol.
Parece incrivel como, no meio de tanta corrupção, foi possível encontrar meia dúzia de impolutos, uma espécie de aldeia gaulesa de anti-corruptos. E logo no órgão disciplinar mais sensível e mais apetecível.
16 comentários
leave one →

João
fizeram o seu papel. Não é preciso ser impoluto para aplicar um regulamento. Na verdade, estiveram 20 anos a disfarçar e só quando foram encostados à parede pela justiça civil é que se mexeram.
E também não tenho essas certezas sobre a extensão da corrupção. É certo que a partir de uma certa altura criou-se uma escola. Havia maneiras de actuar que conduziam ao sucesso. Num cenário de impunidade, os que perdiam tentavam imitar os que ganhavam. Mas, felizmente, os homens não são todos iguais.
GostarGostar
A verdade é que as coisas mudaram um bocadinho com o Hermínio Loureiro lá… Deve ser a diferença entre lá estar um político-autarca e um político de Lisboa… Não é que seja bom, mas ainda assim, nota-se logo alguma diferença.
GostarGostar
Os últimos 25 anos de futebol em Portugal são um verdadeiro “case study”. Se alguém tivesse tido um pouco de coragem de dizer: “o Rei vai nu”, o FCP continuaria ser um pequeno clube sem qualquer importância…
Por favor, não me venham mais dizer que o Porto representa uma nova atitude no futebol português e no país. O FCP e a sua mafiosa massa de acólitos só representa uma coisa:
CORRUPÇÃO!
GostarGostar
corrupção sim, corruptos não
quem os empalasse na torre dos clérigos
GostarGostar
as histórias do “pito ou pinto dourado” são menos nefastas e servem para esconder as da politica e da caquexia em que se encontra portugal
os politicos varrem para debaixo do tapete mas este já não escondem tanto lixo humano
GostarGostar
«Parece incrivel como, no meio de tanta corrupção, foi possível encontrar meia dúzia de impolutos, uma espécie de aldeia gaulesa de anti-corruptos»
O Porto foi salvo da descida por vitor pereira, coroado e adelino antunes. devem ser estes, os impolutos que o João Miranda faz referência.
O Boavista vai recorrer da descida. O presidente do orgão (conselho de justiça) a que recorrem é vereador na câmara de Gondomar. Isenção é o que se espera.
GostarGostar
Há pessoas que pensam que a corrupção mete lindos golos nas balizas dos adversários durante épocas a fio. Ainda que o país inteiro diga que o FCP é muito melhor que todos os outros, não ouvem. Quando ao intervalo de um jogo o treinador de uma equipe satélite de um clube de lisboa é ameaçado, ninguém vê. Com gente assim está explicado o Portugal contemporâneo. Aliás, o caso do apito dourado não passa, para muitos, da única esperança que têm de ganhar um campeonato, ainda que a isso seja necessário adicionar uma mudança de estátio à última da hora e à revelia da lei ou fazer uns telefonemas para escolher de entre uma lista de árbitros. Batem palmas e mostram grande orgulho. São visões selectivas. Muitos de nós por cá, no Porto, também temos esta mania: é que se o nosso clube estiver envolvido, achamos que deve ser punido. É diferente. O que ainda está por bater foram 40 anos de roubalheira seguida no futebol, essa grande escola de corrupção que nasceu precisamente em Lisboa, contra o resto do país e que perdurou. Estranhamente, poucas terão sido as vezes que um benfiquista falou da corrupção no Boavista, porque o incómodo é outro.
GostarGostar
Já agora, o presidente do benfica anda a fazer de conta que não sabe que a segunda onda é para ele.
GostarGostar
Anónimo 7:
Por favor, não seja Burro!… A partir de agora, O seu discurso estafado deixou de fazer qualquer sentido. Os corruptos são, como se prova pela decisão de ontem, V.Exªs! Nisso, o FCP é sem dúvida, o MAIOR!
VIVA A CORRUPÇÃO! VIVA O PORTO!
GostarGostar
«Muitos de nós por cá, no Porto, também temos esta mania: é que se o nosso clube estiver envolvido, achamos que deve ser punido»
🙂
hilariante. Quanto mais esbracejam, mais se enterram.
GostarGostar
Lá arranjaram maneira de sublimar a inferioridade notória, no campo desportivo.
GostarGostar
AR,
será melhor tratar-se (psiquiatricamente), digo eu….
Ou pelo menos, seja mais criativo e original na sua catarse….
GostarGostar
A decisao de ontem prova sim que um processo mandado arquivar pelo ministerio publico depois de investigado pela PJ nas mãos de um orgao disciplinar da Liga pode ser novamente “investigado” e “decidido” e “condenado”
Isso tá provado por factos isso sim e só nao vê quem tem palas nos olhos.
A burrice não atinge só a quem se chama e os “condenados”.
Esta merda de país tinha de ter o futebol a altura dele e os adeptos correspondentes.
GostarGostar
O que é preocupante não é o que se passa no futebol.É mais,muito mais o que se passa aqui no Blasfémias.A Justiça aplicou os regulamentos e condenou clubes e pessoas?Pela primeira vez?Aqui del rei que os corruptos de há 50 anos estão a gozar na tumba!E os acusados são dos nossos?
Com todas as injustiças e esquecimentos e batotas alguem tem dúvidas que o Boavista está mal e os loureiros muito bem?
GostarGostar
“o futebol português está minado pela corrupção”
Errado.
Corrupção implica prejuizo directo ou indirecto do Estado. Como neste caso envolveu apenas privados (clubes desportivos), não há corrupção.
http://en.wikipedia.org/wiki/Political_corruption
Não há Corrupção entre privados !
Este episódio revela que até os liberais, portuenses e portistas se deixam manipular pelo MSM benfiquista e centralista.
GostarGostar
Mas ainda há tipos que acreditam na liga portuguesa!
GostarGostar