Saltar para o conteúdo

Wishful thinking

14 Maio, 2008

capaA Bola coloca hoje em questão a participação do FCP na Liga dos Campeões do próximo ano, o que, a verificar-se, abriria a porta da terceira pré-eliminatória ao Benfica. Numa interpretação literal do artigo 1.04, al. d) do regulamento da prova, a dúvida suscitada pelo jornal é pertinente, embora a consequência dessa mesma interpretação literal fosse o banimento, para todo o sempre, de qualquer clube condenado internamente por viciar (ou tentar viciar) resultados desportivos (já que o clube, uma vez condenado, nunca deixaria de ter estado envolvido nos factos que justificam o impedimento da participação).

O FCP decidiu não recorrer da decisão da Comissão Disciplinar, fazendo-o apenas Pinto de Costa a título pessoal, confiando que a tal alínea apenas se aplicaria caso a tentativa de viciação tivesse ocorrido na época cujos resultados dão acesso à Liga dos Campeões (2007/08, no caso), interpretação que me parece plausível, mas que não resulta expressamente do Regulamento.

Se a interpretação da Bola vier a verificar-se, Pinto da Costa terá cometido o maior erro da sua vida. Caso contrário, a manchete de hoje daquele matutino apenas servirá, como me parece mais provável, para dar aos seis milhões a esperança vã de serem salvos na secretaria dos seus medíocres resultados desportivos.

72 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    14 Maio, 2008 13:13

    Os factos sobre os quais o FCP foi condenado, ocorreram na época 2003/04, em que o clube ganhou a Champions.
    Sendo assim, a Taça e o título seriam retirados ao FCP.
    São as masturbações da Bola.

    Gostar

  2. Carlos Loureiro's avatar
    Carlos Loureiro permalink
    14 Maio, 2008 13:16

    «Os factos sobre os quais o FCP foi condenado, ocorreram na época 2003/04, em que o clube ganhou a Champions.
    Sendo assim, a Taça e o título seriam retirados ao FCP.»

    Creio que não, desde logo porque aquela regra só foi introduzida em 2007

    Gostar

  3. Mouros da UEFA's avatar
    Mouros da UEFA permalink
    14 Maio, 2008 13:16

    “Admission criteria
    1.04 – To be eligible to participate in the competition, a club must fulfil the following
    criteria:
    (…)
    d) it must not be or have been involved in any activity aimed at arranging or
    influencing the outcome of a match at national or international level;
    (…)”

    Gostar

  4. MJRB's avatar
    14 Maio, 2008 13:18

    Mr. Carlos Loureiro,

    …E acresce que com essa manchete, A Bola (que desde há uns seis anos é o jornal diário de LFVieira e mais tarde se verificará que consequências o SLB daí beneficiou…) ANESTESIA POR HOJE OS BENFIQUISTAS QUE JÁ ANDAVAM EUFÓRICOS COM ERICKSSON…

    O que A Bola descobriu ontem, post renúncia de Ericksson: “Champions em risco”…

    É por estas e outras que não compro jornais desportivos. Ou tablóides.

    Gostar

  5. GLORIOSO SLB's avatar
    14 Maio, 2008 13:21

    “Com Tapie o Marselha venceu 4 campeonatos seguidos, conquistou o que nunca nenhuma equipa francesa tinha conquistado: a liga dos campeões. Teve jogadores como Cantona, Waddle, Völler, Papin ou Desailly numa longa lista de estrelas treinadas por mestres como Beckenbauer. Entre toda esta potência foram apanhados num escândalo de tentativa de manipulação de resultados contra a pequena equipa do Valenciennes e mais tarde em outras irregularidades financeiras. Perderam títulos ganhos, desceram de divisão. Tapie foi para a prisão.”

    Em Itália e França a corrupção foi punida com justiça

    E em Portugal? Nada mais que anedotas

    Ao menos a UEFA pode lixar um pouco o pdc: CORRUPTO NÃO ENTRA MUAHAHAHAHAH

    Gostar

  6. Mouros da UEFA's avatar
    Mouros da UEFA permalink
    14 Maio, 2008 13:22

    MJRB, mete gelo que isso passa.

    Gostar

  7. GLORIOSO SLB's avatar
    14 Maio, 2008 13:28

    O CAA deve ficar muito contente com a decisão da UEFA de excluir o fcp.

    Afinal assim o seu adorado guimarães entra directamente na Champions MUAHAHAHAHAHA

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    14 Maio, 2008 13:29

    Mouros da UEFA,

    De facto não preciso que me “expliquem” como estas e outras manchetes surgem… Já tenho frieza suficiente para as entender.

    Ou V. pensa que esta manchete (PRIMEIRA PÁGINA INTEIRA !) surgiria hoje se tudo estivesse bem com Ericksson ?

    Gostar

  9. GLORIOSO SLB's avatar
    14 Maio, 2008 13:49

    “O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, vai estar quarta-feira em Lisboa, a fim de jantar com os deputados no restaurante do novo edifício da Assembleia da República.”

    o corrupto tem-os todos na mão

    como é possível liberais apoiarem este corrupto!

    Gostar

  10. Mouros da UEFA's avatar
    Mouros da UEFA permalink
    14 Maio, 2008 13:53

    Mr Mouros da UEFA, se não se importa MJRB.

    Na verdade os critérios editoriais e jornalísticos da bola são mesmo a última das minhas preocupações, em paridade com quem é o próximo treinador do clube A ou B, se o Ericksson ou o Xico da Pontinha.
    O que eu gostava de saber é o porquê se o clube está inocente e os seus dirigentes nunca corromperam ou subornaram árbitros, decidiram não interpor recurso sobre a sentença e se declararam culpados do crime de corrupção na forma tentada com a consequente penalização de perda de 6 pontos, deixando desta forma uma mancha na história do clube, que nada tem a ver com o que os seus dirigentes fizeram, que o tempo nunca mais vai apagar. Mas parece que vai ser a UEFA que me vai esclarecer.

    Gostar

  11. tina's avatar
    14 Maio, 2008 13:58

    Eu acho incrível o Carlos Loureiro ainda vir trazer estes assuntos à baila e falar dos resultados medíocres dos outros quando devia estar caladinho da vergonha que o FCP e o seu presidente representam para o país.

    Gostar

  12. tina's avatar
    14 Maio, 2008 13:59

    “como é possível liberais apoiarem este corrupto!”

    Concordo absolutamente. Em vez de expulsarem o homem de vez, ainda o apoiam!…

    Gostar

  13. MJRB's avatar
    14 Maio, 2008 14:14

    Mr. Mouros da UEFA

    Claro, MR. Mouros. Desculpe-me pelo lapso. Neste caso, V. tem razão.

    Gostar

  14. futebolisticamente falando's avatar
    futebolisticamente falando permalink
    14 Maio, 2008 14:16

    A machete de “A BOLA” é aquilo que os seus responsáveis,queriam que fosse verdade,mas os jornalistas desse jornal, como sábios que são e na impossibilidade de fazer manchete com a contratação de Erikson por parte do quarto classificado da liga portuguesa,resolveram fazer esta manchete. contudo deveriam saber que a lei a que se referem, só se aplica a casos de corrupção praticados na época em em curso.
    para vosso desespero, vão ter de se contentar com a taça uefa, pois vão ver o F.C.PORTO a encher mais uma vez os cofres.

    Gostar

  15. bandiduh's avatar
    bandiduh permalink
    14 Maio, 2008 14:30

    Esta notícia é fantástica!

    O Cunha Leal (ex-Director do Futebol do Benfica, “acha” que “poderá” haver base para “eventualmente” a UEFA não permitir a participação do Porto na Liga dos Campeões e o jornal “a Bola” faz uma manchete.

    No outro dia o Expresso também “achava” que o Pinto da Costa tinha tido um enfarte.

    O Magistrado Ricardo Costa (eminente Benfiquista) também “acha” que o Porto tentou corromper um árbitro para um jogo que não precisava, em que não ganhou e em que não foi beneficiado. E mais, também “acha” que os regulamentos deviam ser mudados porque “acha” que seis pontos deduzidos ao Porto são poucos.

    Isto porque a Carolina Salgado “acha” que se lembra que o Pinto da Costa entregou um envelope a um árbitro para corromper um jogo que não precisava.

    Os adeptos dos clubes perdedores também “acham” que andam a perder campeonatos há 30 anos porque o Futebol Clube do Porto corrompeu árbitros.

    Eu também “acho” muitas coisas, mas tenho a certeza de algumas, nomeadamente que estranho que depois de actos de corrupção sucessiva só se tenha apurado uma alegada tentativa de corrupção no jogo perfeitamente inócuo que não interessava para nada, num ano em que eramos ainda mais superiores aos nossos concorrentes (ganhámos a Liga dos Campeões).

    Tenho a certeza que quem denunciou (Carolina Salgado) não tem qualquer credibilidade.

    Tenho a certeza que o Magistrado (cada vez vais uma palavra insultuosa) Ricardo Costa tería um gozo fantástico em vingar-se das humilhações que sofreu ao longo de 30 anos às mãos do Futebol Clube do Porto.

    Tenho a certeza que, como o Magistrado (vou abusar mais um pouco da linguagem) Ricardo Costa, existem muitos milhões que também teriam esse gozo especial.

    Tenho a certeza que esses muitos milhões são mais do que os alguns milhões que ano após ano foram brindados com as vitórias do Futebol Clube do Porto.

    E também tenho a certeza que uma manchete a dizer “Futebol Clube do Porto fora da Champions” venderá muito mais do que outra que diga “Futebol Clube do Porto continua a ganhar”.

    Agora se me perguntarem o que é que eu “acho”, eu “acho” vão continuar a ser humilhados em campo e “acho” que continuam a ser parvos por não fazerem nada para que isso mude.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Vaz de Caminha permalink
    14 Maio, 2008 14:37

    “Pinto da Costa terá cometido o maior erro da sua vida.”

    E continua o mesmo tipo de raciocínio sacana: “Pinto da Costa não cometeu nenhum erro quando comprou árbitros, tê-lo-á cometido agora”.

    Gostar

  17. nem estranho não estranhar's avatar
    nem estranho não estranhar permalink
    14 Maio, 2008 14:41

    Carlos Loureiro, também fiz essa interpretação.
    E, bandiduh, não sou magistrado, como o Ricardo Costa é simples advogado.
    É bom lembrar a razão de o Conselho Superior de Magistratura, após algumas “ameaças” e “avisos” se decidiu, por fim, regulamentar que os magistrados não deviam andar nas instâncias do futebol.
    Para meter nojo já bastam os tribunais civis; quanto à justiça desprotiva, comparada com a civil, é como a banda militar à beira de uma orquestra.

    Gostar

  18. GLORIOSO SLB's avatar
    14 Maio, 2008 14:44

    é sempre o mesmo discurso da cabala!

    antes era: vocês falam falam falam mas nada foi provado, enquanto nada for provado ninguém pode apontar nada ao pdc

    agora que foi condenado por corrupção ai a cabala, estão todos contra nós, venham eles, quantos são quantos são

    C-O-R-R-U-P-T-O-S!

    Gostar

  19. Carlos Loureiro's avatar
    Carlos Loureiro permalink
    14 Maio, 2008 14:48

    «E continua o mesmo tipo de raciocínio sacana»

    Caro Vaz de Caminha,

    Não se se PdC comprou árbitro ou não. Acredito que o não tenha feito e, especialmente, acredito que o não fez que nos jogos que motivaram a decisão da CD da Liga.

    Pinto da Costa explicou (mal) porque decidiu não recorrer (é melhor perder seis pontos nesta época, em que não fazem diferença, do que na próxima, em que podem fazer), ao que juntou o facto de recorrer da sanção que lhe foi aplicada. Caso tenha sucesso, não apagará a perda dos seis pontos, mas apagará a ignomínia de ver o clube condenado por tentativa de corrupção.

    Se a Direcção do FCP entende que os factos são falsos e a condenação é injusta, compreendo mal que não tenha recorrido. Compreendo ainda menos – daí a afirmação na posta de se tratar do maior erro da vida dele, pelo menos enquanto presidente do FCP – a decisão de não recorrer em nome do clube se a manchete da Bola ter algum fundamento.

    Gostar

  20. Mouros da UEFA's avatar
    Mouros da UEFA permalink
    14 Maio, 2008 14:48

    “contudo deveriam saber que a lei a que se referem, só se aplica a casos de corrupção praticados na época em em curso.”

    Amigo futebolisticamente falando, importa-se de me dizer qual é fonte em que se baseia para fazer esta afirmação? Já passei os olhos pelos regulamentos e não reparei onde isso está.

    Gostar

  21. CAA's avatar
    14 Maio, 2008 14:57

    O Cunha (des)Leal é jurista? Depois de o ter ouvido no Prós & Contras achei que não…

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    14 Maio, 2008 15:19

    O Cunha Leal parece que percebe muito é de autorizações de jogos para o Allgarve, de aceitar inscrições irregulares, etc.

    Pronto, sempre são uns dias sem disfunção, desportiva claro. E o LFV agradece uns dias de descanso. Quando a realidade lhes voltar a bater na tola é que vai ser o caraças.

    Gostar

  23. essagora's avatar
    essagora permalink
    14 Maio, 2008 15:20

    “O que eu gostava de saber é o porquê se o clube está inocente e os seus dirigentes nunca corromperam ou subornaram árbitros, decidiram não interpor recurso sobre a sentença e se declararam culpados”

    Ora aí está uma inferência gira.
    Declararam-se culpados? Como assim?

    O que declararam é que a “justiça desportiva” é uma piada, que toma decisões baseada em achismos (ler comentário nº 15 do Bandiduh), que o resultado de um eventual recurso seria aquele que já todos sabemos com a agravante de ser transferido para uma nova época onde esses pontos podem vir a ser necessário – se bem que, tal como vejo as coisas nos clubes rivais, não me parece que venha a ser o caso…

    Mais, nada garante que o castigo não fosse mesmo agravado, como já aconteceu uma vez ao FCPorto (e a mais clube nenhum, curiosamente!) por ter a desfaçatez, vejam lá, de apresentar recurso quando mais uma vez um jogador do FCP foi alvo de um processo sumaríssimo muito dúbio numa temporada em que essa doença (processos sumaríssimos) era recorrente e quase exclusiva do FCP.

    Sinceramente, custa-me que o FCP não interponha recurso neste caso. Mas perante as evidências, não só compreendo como apoio a decisão!

    Gostar

  24. MJRB's avatar
    14 Maio, 2008 15:26

    Cunha Leal…. Cunha Leal…

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    14 Maio, 2008 15:26

    Não terminou o portismo: honesto e apaixonado como o benfiquismo ou o sportinguismo.

    Terminou o “Pinto da Costismo”: desonesto e corrupto.

    Parabéns ao FCP e aos seus adeptos por esta grande vitória. Poderão ganhar no futuro menos troféus, é verdade; poderão ter menos momentâneas alegrias, é sabido. Mas serão, sem dúvida, vencedores de títulos mais honestos e merecidos.
    Por isso e como incondicional adepto do Benfica que sou, só posso dizer: Viva o FCP! Abaixo Pinto da Costa!

    Gostar

  26. Antonio P.'s avatar
    Antonio P. permalink
    14 Maio, 2008 15:26

    O país cheio de problemas e os blog’s a discutir futebol… estamos mesmo a ficar brasileiros

    O maior erro de Pinto da Costa!

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    14 Maio, 2008 15:31

    Antonio P. Diz:
    14 Maio, 2008 às 3:26 pm
    O país cheio de problemas e os blog’s a discutir futebol… estamos mesmo a ficar brasileiros

    Ó António P.,

    Também acho. E a propósito, o que é que vc. anda aqui a fazer quando devia estar a resolver os problemas do país, hem?

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Vaz de Caminha permalink
    14 Maio, 2008 15:36

    “Não se se PdC comprou árbitro ou não. Acredito que o não tenha feito”

    Deve ser o único.
    O senhor não ouviu os telefonemas?
    Ah! pois! As escutas não eram constitucionais… Faltava uma assinatura e o papel selado. Então aquilo que eu ouvi, afinal não ouvi não é?

    Gostar

  29. nem estranho não estranhar's avatar
    nem estranho não estranhar permalink
    14 Maio, 2008 15:52

    “O senhor não ouviu os telefonemas?
    Ah! pois! As escutas não eram constitucionais… Faltava uma assinatura e o papel selado. Então aquilo que eu ouvi, afinal não ouvi não é?”
    O Vaz de Caminha descobriu um caminho tortuoso para seguir.
    Algo como “sôr árbitro, marque um penálti a nosso favor” ou “deixe-nos ganhar o jogo, carago!”, deve estar algures por ali, só que ninguém ainda ouviu.
    A questão está ivnertida na interpretação das escutas: foi alguém a dirigir-se a pdc ou este a pedir gamanço num jogo?
    Pinto da Costa escolheu algum João “Pode ser o João” Ferreira?
    Pediu-se algum favor a um árbitro?
    A CD da Liga, da esperteza saloia como se vê, não foi obrigada a acatar as perícias dos árbitros no visionamento dos jogos indibutavelmente livres de manipulação quanto aos resultados?
    Então o FC Porto comprou o quê?
    Uma guerrinha de alecrim e manjerona que está a dar muito cheiro desagradável.
    Vaz de Caminha, vá de carrinho…

    Gostar

  30. GLORIOSO SLB's avatar
    14 Maio, 2008 15:53

    CORRUPTOS! CORRUPTOS!

    Gostar

  31. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    14 Maio, 2008 15:58

    Regulamento da UEFA:

    Click to access 19071.pdf

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Ant O Opinocrata permalink
    14 Maio, 2008 16:02

    Viva o FC Porto 🙂

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Sempre Limpos e Bons permalink
    14 Maio, 2008 16:27

    «Os factos sobre os quais o FCP foi condenado, ocorreram na época 2003/04, em que o clube ganhou a Champions.
    Sendo assim, a Taça e o título seriam retirados ao FCP.»

    “Creio que não, desde logo porque aquela regra só foi introduzida em 2007”

    Para já o FCP não pode entrar nas Champions porque a regra é para ser utilizada de 2007 para a frente, para retirar da competição quem faz batota ou tenta fazer.
    Depois a regra é para não deixarem enrtrar em competiçoes, mas regras antigas serve para retirar titulos em anos que os clubes fizeram batotas ou tentaram fazer.

    Gostar

  34. M&M's avatar
    14 Maio, 2008 16:30

    toda a gente já percebeu que se o FCP for impedido de participar na champions a culpa é do…do… Benfica.

    Hilariante

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Maio, 2008 16:32

    A propósito das últimas calúnias… bem podem esperar sentados… ou então…

    INVEJOSOS, benfas e afins, SUICIDEM-SE!!!!!!

    “José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é «adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde» e vinca a sua posição de jurista. E, feito este esclarecimento, esclarece também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.

    Ou seja, o jurista explica que o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando «esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões».

    O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias. Pois a participação na Champions de que se fala é a de 2008/09 e a actual época 2007/08 do F.C. Porto respeita os critérios de admissão à Liga dos Campeões – neste caso em concreto, no que respeita à alínea d).”

    FC PORTO SEMPRE!!!!!…a caminho do TETRA!!!!…antes do PENTA!!!!!….que necessariamente nos levará, FINALMENTE, ao HEXA!!!!!!

    Gostar

  36. jdm.dragao.lisboeta's avatar
    jdm.dragao.lisboeta permalink
    14 Maio, 2008 16:33

    A propósito das últimas calúnias… bem podem esperar sentados… ou então…

    INVEJOSOS, benfas e afins, SUICIDEM-SE!!!!!!

    “José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é «adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde» e vinca a sua posição de jurista. E, feito este esclarecimento, esclarece também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.

    Ou seja, o jurista explica que o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando «esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões».

    O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias. Pois a participação na Champions de que se fala é a de 2008/09 e a actual época 2007/08 do F.C. Porto respeita os critérios de admissão à Liga dos Campeões – neste caso em concreto, no que respeita à alínea d).”

    FC PORTO SEMPRE!!!!!…a caminho do TETRA!!!!…antes do PENTA!!!!!….que necessariamente nos levará, FINALMENTE, ao HEXA!!!!!!

    Gostar

  37. The Studio's avatar
    14 Maio, 2008 16:35

    Segundo o 24 horas de hoje, o Conselho de Justiça ou de Discilplina ou lá o que é, assumiu que as prostitutas com que o FC Porto pagou aos árbitros visitaram o hotel 6 horas antes do jogo e não depois do jogo, o que implicaria corrupção activa. Esta adulteração foi feita porque não houve coragem para despromover o FC Porto. Acima de tudo, que seja feita justiça. O lugar dos corruptos é na prisão e dos seus clubes na segunda divisão.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Maio, 2008 16:38

    O termo “arranging” também serve para as combinações de árbitros por telefone e ameaças a treinadares de equipes satélite ao intervalo, mas só se o pano for azul, porque se for vermelho já não dá. Dificilmente o Benfica ganhará alguma coisa com os pés nos próximos 20 anos, e com o Porto relegado para a divisão inferior, tenho a impressão que o resultado no final do campeonato ainda seria pior.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Sempre Limpos e Bons permalink
    14 Maio, 2008 16:46

    Carlos Loureiro O FCP decidiu não recorrer da decisão da Comissão Disciplinar

    Então o FCP tem a certeza que é culpado.
    Se ainda fosse o Farense, ou o zé da esquina sem dinheiro para advogados, agora o clube melhor do mundo não recorrere de uma decisão dessa gravidadde? Só para rir se agora disserem que são inocentes. Disse “”são”” no plural porque é o FCP por inteiro ou as direções. Não os adeptos
    Carlos Loureiro Se a interpretação da Bola vier a verificar-se, Pinto da Costa terá cometido o maior erro da sua vida.
    Disparate, o Pinto da Costa acha que não tem nada a ver e vai a luta. O FCP é que tem a certeza que é culpado e ficou calado.
    O FCP mesmo com ilustres advogados aceitou a culpa. O Pinto da Costa não aceitou e vai recorrer.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    14 Maio, 2008 16:49

    Anónimo 35: Suicidava-me sim, se fosse do FCP! No mínimo, pintava a cara de vergonha! Não saia mais à rua! Hibernava! Desaparecia da blogosfera!
    É preciso ter lata para continuar a falar deste assunto!

    Corruptos!

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Sempre Limpos e Bons permalink
    14 Maio, 2008 16:53

    O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias.

    Ia filho. Tu matas um gajo em 2003 ,mas és condenado em 2008, mas escusas de ir para a prisão porque se fores é em 2009- é assim que os gangs do porto pensam Dai ter ido a PJ de lisboa para limpar aquilo que até mortes causa. Mete noja o que dizem.

    Gostar

  42. Super Dragão's avatar
    Super Dragão permalink
    14 Maio, 2008 17:05

    Em primeiro acho que ainda ninguem entendeu porque é que o F.C.Porto não recorreu da decisão… Porque a segundo a magnanime comissão disciplinar da liga condenou o F.C.Porto pelos factos, supostamente provados, por o presidente P.da Costa ter tentado corromper um árbitro. Ora, porquê prejudicar possivelmente o clube na proxima época, quando a acusação é feita ao presidente, enquanto suposto autor de uma suposta tentativa de corrupção podendo este recorrer limpando a sua imagem e por consequencia a do clube. Se os pontos a serem retirados fossem à epoca a que remontam os factos, o F.C.Porto também não ia recorrer porque estava a milhas dos adversários.
    Portanto
    por muito que custe a muitos milhões de portugueses e principalmente aos benfiquistas tipo GLORIOSO SLB (que deve viver num tunel onde tudo é vermelho e o que não é vermelho e corrupto e vem para decapitar o pobrezinho benfica…tenha juizo!)o F.C.PORTO vai continuar a ser (de longe) a melhor equipa em Portugal, vai continuar a ter a melhor estrutura, os melhores jogadores, a melhor direcção, vai ganhar mais campeonatos nacionais, mais taças de Portugal (No domingo é mais uma),mais presenças consecutivas na Champions, muitos mais milhões, provavelmente mais uns titulos europeus, mais prestigio internacional, mais estadio do Dragao cheio, mais sócios, mais lugares anuais vendidos, enfim tudo muito mais e melhor do que qualquer uma das equipas da 2ª circular possa fazer nos proximos 20 anos.
    Sou Dragão com muito orgulho.
    Os benfiquistas têm mas é de começar a pensar de outra maneira. Ninguem discute os gloriosos anos do SLB nas decadas de 60/70. Foram sem duvida momentos de grande glória que todos nos devemos orgulhar, mas, chega,pá! Estamos em 2008, essa desculpa esfarrapada de que há um sistema no norte contra os clubes do sul numa patranha de mafiosos que corrompe tudo e todos é uma farsa num país das anedotas. Sejam honestos ou acham que o LFVieira não oferecia uns conjuntos de pneus Kadhafi com jantes de liga leve aos arbitros, nem que seja por simpatia.
    Meus amigos, na relva é que se vê quem é o melhor.

    Gostar

  43. Super Dragão's avatar
    Super Dragão permalink
    14 Maio, 2008 17:10

    Ah…e quanto ao post propriamente dito…no comment.
    Faz lembrar aquala da ponte eliptica que ia ligar o Porto a “Biana” do Castelo. Só dá malucos.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    bob dyl permalink
    14 Maio, 2008 17:17

    A meu ver, há aí a ver mais perspectivas e nem o principal responsável alijou o seu direito a defender-se, em nome do Porto.

    Mas lá que se está envolto de grande inveja e manha ninguém duvide.

    Ui, pior que a traça, os “cátaros”* são terríveis.
    Puristas, sectários, invejosos, quais inquisidores e pides, os cátaros enquanto não matam, não desistem de moer até causarem mossa grande, despeitados. Triste, por natureza, tais benfiquistas invejosos, como esse Cunha Leal, que no conselho de justiça da liga não cessou de prejudicar, anos a fio, o Porto e mais clubes, a favor do seu, qual rata manhosa, Pilatos, no caso do Gil Vicente.

    Tal qual as vingativas, da carola à morgada, a magistrados e polícias, realizadores e guionistas benfiquistas, que à imagem do bufo-mor, não esmorecem na sanha de se vingarem e causarem forte dano ao Porto, por esse feito insuportável de ter vindo a alijar da carroça a burra da outra senhora, com total merecimento.

    E eles moem-se, é preciso ter cuidado.
    Gente ruim e despeitada não desarma e é perigosa.
    O Porto que se cuide, não facilite um só minuto a guarda, se tem de pagar a conta do maior do futebol português, sobre o bando de frustrados, que se julgam os únicos bons e puros, enquanto o mais é desprezível.

    Aconselha-se, entre o mais, leitura do post “A Alienação Desportiva não Norteia!”, de 20080512, em http://norteamos.blogspot.com/

    Tá lá tudo, quase, meus senhores.

    * Nota: Depois, querendo, achem “cátaros” (do gr. puro), para significar as seitas maniqueístas que enxamearam a Europa dos séculos XI a XIII, e se extinguiram em parte, após uma guerra sectária de mil anos. E ficaram alguns, é certo, que deram, entre nós, a Inquisição, a Pide e parte sobrou nos milhões de benfiquistas.

    Ver também “albigenses” (do lat. branco, alvo, puro), mesmo disfarçados de “encarnado” e “rosa” ou de “bormelho”.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    bob dyl permalink
    14 Maio, 2008 17:28

    E diz aí um:
    “corruptos”, sabendo
    que o é mais que todos
    e como a esquecer-nos de ser
    mais um dos “bufos”
    “despeitados” do
    poleiro.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    14 Maio, 2008 18:06

    Anónimo 36 e não 35: Suicidava-me sim, se fosse do FCP! No mínimo, pintava a cara de vergonha! Não saia mais à rua! Hibernava! Desaparecia da blogosfera!
    É preciso ter lata para continuar a falar deste assunto!

    Corruptos!

    Gostar

  47. maloud's avatar
    maloud permalink
    14 Maio, 2008 18:37

    O Porto não tem um gabinete jurídico competente que o aconselhe?
    Julgo, interpretando o que ontem disse o Rui Moreira, que a decisão do Porto não recorrer se deveu à SAD e não ao Pinto da Costa.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    14 Maio, 2008 18:54

    Anonimo 36, repetido a 46, dez em dez, se não mais basto:

    Suicidava-me, sim, não tenho é coragem, simples pobre galinhola, almeida do raio, desculpem, que eu sou só, no meio disto, mais um lampião despeitado.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Sem Anestesia permalink
    14 Maio, 2008 19:01

    De facto, a Direcção do FCPorto jogou de modo estratégico.
    É só esperar que o Departamento jurídico tenha tido isto em atenção, se é que se aplica de facto.
    Seja como for, a leitura da UEFA será unívoca, e não como acontece muitas vezes por cá (adaptam-se as leituras).
    O que a UEFA também pode levar em conta e neutralizar o assunto é que se calhar prefere ter o FCPorto e correr um risco mínimo de aparecer lá o Guimarães, do que ficar sem o FCPorto e ter o Guimarães directo.

    [Recordam-se do problema com a marca Novis e o registo da PT? E estamos a falar da Sonae]

    sds benfiquistas

    Gostar

  50. Kosta de Alhabaite's avatar
    14 Maio, 2008 19:26

    Viram para aí o Nokia????

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    CAA = CASO CLÍNICO permalink
    14 Maio, 2008 19:26

    O CAA é jurista? Cada vez que leio um post seu sobre a agremiação de putas e corruptos do Porto acho que não…

    Gostar

  52. Justiça de Fafe's avatar
    Justiça de Fafe permalink
    14 Maio, 2008 19:44

    Ah Percebe-se!!!
    Para tirar os pontos, serve esta época.
    Para o impedimento de ir à UEFA, retroage a 2003 e não sei quantos…
    Isto é…adivinhem:Justiça!

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Pipas permalink
    14 Maio, 2008 19:47

    CAA = CASO CLÍNICO Diz:
    14 Maio, 2008 às 7:26 pm
    O CAA é jurista? Cada vez que leio um post seu sobre a agremiação de putas e corruptos do Porto acho que não…

    HEHEHEEH

    CORRUPTOS. ADMITIRAM QUE SÃO CORRUPTOS. Lindo

    Gostar

  54. Justiça de Fafe's avatar
    Justiça de Fafe permalink
    14 Maio, 2008 19:48

    Bob Dyl, esqueceu-se de uns senhores que inventaram a guilhotina:
    Eram descendentes de quem?
    Dos sarracenos- q têm especial gosto por pescoços?

    Gostar

  55. Justiça de Fafe's avatar
    Justiça de Fafe permalink
    14 Maio, 2008 19:59

    Porra!
    Andam a assobiar!
    O FCP não recorreu porque QUERIA perder os pontos esta época.
    Ou seja, não sofrer nada.
    Acontece que não pensaram na UEFA.
    Simples!

    Gostar

  56. tina's avatar
    14 Maio, 2008 20:19

    Ao menos JPP chama as coisas pelo nome. Vergonha na cara, sabem o que é isso?

    Gostar

  57. as's avatar
    14 Maio, 2008 22:19

    O Cunha Leal ou é um iliterato jurídico ou está de má-fé.

    Colocando as coisas de forma simples:
    Se amanhã for promulgada uma lei que criminaliza a prática de comentar no Blasfémias, vamos todos presos porque o fizemos hoje?

    Se o regulamento em causa não existia à data do ilícito é óbvio que dele não decorrerá nenhuma punição hoje.

    Gostar

  58. scalabis's avatar
    14 Maio, 2008 22:37

    Não vai haver problema. No dia em que se aventa esta hipótese, cerca de 70 deputados eleitos e pagos por nós recebem este “artista” como se de um herói se tratasse.

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Biscala permalink
    14 Maio, 2008 22:42

    E trata,
    ó Scalabis,
    c’um carago!

    Gostar

  60. Fernando Vasconcelos's avatar
    14 Maio, 2008 22:52

    Sobretudo este titulo assegura ao jornal “A Bola” uma edição que venderá certamente acima da média. Amanhã terão a conferência de imprensa do Rui Costa. Uma boa semana em termos de circulação paga.

    Gostar

  61. Alprazolam's avatar
    Alprazolam permalink
    14 Maio, 2008 22:56

    A brincar, a brincar não encontro Rennies na farmácia: o FC Porto foi tricampeão, não desceu de divisão como tantos vaticinavam, o Lisandro foi o melhor marcador, teve o melhor ataque e a melhor defesa, ficou a km de distância do segundo classificado, o clube da freguesia de lisboa ficou em 4º lugar, o erikson já não vem… meu Deus que mais lhes poderá acontecer coitadinhos!!

    Ah, espera lá… e se inventássemos que o Porto pode não ir à Champions… ah, já me sinto melhor, a modos que um paliativo enquanto o stock de rennies não é reposto!! eheheheheeh ganhem juízo seus loosers

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    14 Maio, 2008 23:20

    E a RTP? O tal canal do serviço público?

    Primeiro, montaram a tenda à porta do Manchester City à espera do Eriksson salvador. Depois, fazem um directo com o novo patrão da bola daquele clube que diz que o Calabote era ficção científica. Não há limites para o ridículo.

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    14 Maio, 2008 23:30

    Depois, vão prà porta do Rangers ou lá que é da Escócia e, zás, duas vezes, o Zenit de Moscovo, prega-lhes na traça uefa!

    Ih, ca festa!

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    14 Maio, 2008 23:34

    Diz bem, tininha,
    o ZPP é que merecia
    o beija-mão, terrorista
    todos dias, mas ele há mesmo
    gente vaidosa, vaidosa e
    egoísta, além de invejosa,
    atão esse gajo queria
    ainda mais festas no
    lombo do que já tem,
    or diga lá, tininha?!

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    desle permalink
    14 Maio, 2008 23:37

    E quem vai
    jogar ainda será
    esse Leal, deslealíssimo,
    que eu nunca vi rata
    mais sacrista.

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    nana permalink
    14 Maio, 2008 23:38

    mais falsa,
    mais sacrista

    Gostar

  67. R0NIK's avatar
    R0NIK permalink
    15 Maio, 2008 06:42

    Serei o único a estranhar o facto de esse tal de Cunha Leal só se ter lembrado desta situação quando já não é possível ao FC Porto recorrer?!
    Vê-se mesmo que estava à espera.

    Continua a choradeira, como se vê… mas tudo bem, quando se provar que o FC Porto vai afinal (para tristeza de tanto galináceo) à Liga dos Campeões, mais uma vez, a Bola (ou o CM) sai-se com mais uma pérola do género:
    “Pinto da Costa vicia sorteio da Uefa e fica em grupo com equipas da distrital da Bielorússia” ou “Mantorrado no Benfica, é o melhor jogador do campeonato da Tanzânia e já marcou 127 golos” e, lá continuam os lampiõezinhos felizes da vida, sem títulos, mas com muita areia nos olhos, atirada pelo próprio presidente.

    Dá riso, o facto de não terem vergonha na cara e só quererem o sucesso que nunca tiveram (a cores), à custa dos outros.

    VERGONHA, TENHAM VERGONHA!

    Gostar

  68. all-fenos's avatar
    all-fenos permalink
    15 Maio, 2008 09:26

    CUNHA LEAL??????
    MAS QUE CUNHA LEAL?
    Não é o mesmo secretário geral da liga e eminente benfiquista que fechou os olhos e permitiu transferencias de jogos pros all-garves?
    Não é o mesmo eminente jurista que se esqueceu de escrever “por dopping” no processo de averiguações de Nuno Assis e que levou ao arquivamento do caso e até a sup+ostos pedidos de indemenização?
    AHHHHHHHHh sim e os corruptos são os outros.!!!!!

    Gostar

  69. António Lopes's avatar
    15 Maio, 2008 10:45

    Uns agarrados à legalidades, outros esperançados com as moralidades, mas todos se estão a esquecer do fundamental: é que a UEFA, a UEFA deste Platini, para mostrar serviço é bem capaz de colocar o FCP, mesmo com o cheirinho ou suspeição da corrupção, fora da Liga.
    Um caso destes, numa liga profissional à la USA, daria cancelamento da licença de um clube como o FCP e suspensão por vários anos. E a UEFA, na sua ânsia de querer evitar a formação de uma SuperLiga Europeia à sua revelia, deve andar desejosa de meter a mão neste tipo de casos para mostrar serviço…esperem para ver o que acontece ao Steaua…E só não aconteceu ao AC Milan o ano passado, porque o mercado italiano é muito importante para a Champions…

    Gostar

  70. Luís Marvão's avatar
    15 Maio, 2008 11:30

    A ver vamos o que nos reserva o futuro próximo…
    Estou no entanto em crer que o artigo não é objecto de uma interpretação literal. Se assim fosse, o clube em causa seria banido, para todo o sempre, das competições da UEFA. E temos o caso recente do AC Milan, envolvido na falsificação de resultados e por isso prontamente punido pela justiça desportiva italiana (começou o campeonato com pontos negativos), e que mesmo assim pôde jogar a Liga dos Campeões, ano em que até venceu o troféu.
    Mesmo sendo adepto do Sporting, acho que o António Barreto tem razão, o FCP, “clube de província” sempre foi visto como um intruso na histórica hegemonia dos “Grandes de Lisboa”. A coisa começou a mudar a partir da segunda metade da década de oitenta, Pinto da Costa inaugurou uma nova era e, vejam bem, até coleccionou mais títulos internacionais do que o glorioso SLB. Muita gente não lhe perdoa isso, e não estou só a falar do vulgar adepto, mas de gente com protagonismo…Esse subtexto está evidente em pessoas de mundo da cultura e dos jornais, casos do João Botelho ou da Leonor Pinhão.
    Dito isto, a justiça deve apurar a verdade até às últimas consequências, os casos de batota desportiva devem ser exemplarmente punidos. Mas não se diga que tudo começou com Pinto da Costa, ou que os êxitos do FCP se devem tão-só a isso.

    Gostar

  71. CAA's avatar
    15 Maio, 2008 13:02

    «AR Diz:
    14 Maio, 2008 às 4:49 pm

    … Suicidava-me sim, se fosse do FCP»

    Arranjo-lhe já a fichinha de sócio!

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    nana permalink
    15 Maio, 2008 13:10

    o jpp não
    tem vergonha
    na cara nem em
    mais parte do
    corpo, tina.

    Gostar

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta