Saltar para o conteúdo

A Oeste nada de novo *

19 Maio, 2008
by

Sarkozy foi a Direita renovada que fez a ruína da amálgama confusa que brotou do Maio de 68 – tanto clamaram pela mudança que não aguentaram a sua chegada. Na Alemanha, Angela Merkel já tinha vencido uma Esquerda pusilânime e que governava mal. Na Itália ninguém resistiu a Berlusconi, o mais italiano de todos os italianos, numas eleições que expulsaram do Parlamento os equivalentes do PC e do Bloco. Em Inglaterra, nas eleições municipais, os trabalhistas sofreram a pior derrota dos últimos 40 anos e o líder conservador David Cameron parece caminhar para a vitória em 2010.
Em contraciclo estão Portugal e Espanha onde a Esquerda continuará a vencer. Não por governar bem, mas porque não tem oposição à altura. Mariano Rajoy já foi derrotado duas vezes e não mudou nada no discurso e nas propostas.
Por cá, Paulo Portas já está no ponto de não retorno da credibilidade. O PSD encaminha–se para ser uma cópia mais fossilizada do PS. Sem saber quem é nem o que quer, a Direita portuguesa debate-se consigo mesma assemelhando-se a um cão que furiosamente persegue a sua própria cauda.

* HERESIAS, Correio da Manhã, 18.V.2008

56 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    19 Maio, 2008 11:02

    Já agora, na América está a começar a próxima Revolução Conservadora, quer ganhe Obama ou McCain.

    Obama fará brotar os valores mais fortes e poderosos da América profunda.

    McCain é um produto do “Centrão” Americano sem ideologia.

    Em 2012, a América dos valores de Reagan estará com toda a força para assumir a próxima Revolução Conservadora.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    a. verneuil permalink
    19 Maio, 2008 11:07

    Se a direita esbraceja, o ingenheiro também não vai longe: a falsa superioridade contamina a sua liderança. Já deixou de executar bem e atempadamente. Daí à impotência é um passo.
    O tuga pode não compreender o que se passa, nem lobrigar os responsáveis, mas os seus bolsos leves comunicam com o estômago vazio donde já brota àquela dor indefinível. O torpor insidioso cai sobre a sua carcassa seca. Nenhum chuto da bola o retempera.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Joseph permalink
    19 Maio, 2008 11:08

    Parafraseando aquele slogan brasileiro, bastante original, sem dúvida:

    “Votem nas putas, que nos filhos não deu certo.”

    Gostar

  4. João Pinto e Castro's avatar
    19 Maio, 2008 11:09

    Os meus parabéns pelas vitórias de Berlusconi e Sarkozy.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    ferro permalink
    19 Maio, 2008 11:09

    tudo estaria bem se proprio sarkozy não se tivesse colocado “à esquerda” de socrates.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 11:10

    O Sarcozy e o Berlusconi nao sao novidade. O primeiro está no poder com Chirac há anos e o Berlusconi vai e vem.

    Gostar

  7. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 11:10

    a. verneuil,

    «Se a direita esbraceja, o ingenheiro também não vai longe»

    Vai até onde quer. Por falta de comparência dos adversários.
    Olhe, ainda ontem um amigo meu que sempre votou à direita garantiu-me que no caso de Ferreira Leite ganhar põe seriamente a hipótese de votar Sócrates nas próximas Legislativas: disse-me “socialista por socialista prefiro o menos incompetente”…

    Gostar

  8. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 11:13

    «O Sarcozy e o Berlusconi nao sao novidade. O primeiro está no poder com Chirac há anos e o Berlusconi vai e vem.»

    Sarkozy ministro de Chirac ou Presidente são coisas muito dferentes. A direita de Sarkozy é a maior novidade francesa desde o pós-guerra.

    O regresso de Berlusconi depois da guerra mediática internacional que lhe foi movida – mascarando o gutérrico Prodi de génio político!!!!! – é uma lição que a esquerda (e a direita) deveriam nunca esquecer.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 11:15

    Aliás deve ser por isso que sendo os principais países da UE de direita, a UE está como está. Cheia de leis, cheia de regras, cheia de subsídios, cheia de empecilhos e complicaçoes. A diretita rulez na europa.

    Gostar

  10. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 11:15

    J,

    «McCain é um produto do “Centrão” Americano sem ideologia.»

    Pelo contrário – McCainn é o regresso da ideologia de Reagan, do Estado Mínimo (no que contrasta com Bush) e de alguém inteligente e sensato na presidência.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 11:16

    “A direita de Sarkozy é a maior novidade francesa desde o pós-guerra.”

    Pois. É a Carla Bruni. Concordo perfeitamente.
    De resto c’est la meme chose que Chirac mas mais circo.

    Gostar

  12. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 11:17

    «Aliás deve ser por isso que sendo os principais países da UE de direita, a UE está como está. Cheia de leis, cheia de regras, cheia de subsídios, cheia de empecilhos e complicaçoes. A diretita rulez na europa.»

    Nesse aspecto há dois res+ponsáveis principais:
    1. A esquerda hiper-regulamentadora;
    2. A direita que gosta das regulações à moda da esquerda e os que se dizem de direita mas não passam de burocratas sem ideias, estilo M. Ferreira Leite…

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 11:17

    “O regresso de Berlusconi depois da guerra mediática internacional que lhe foi movida – mascarando o gutérrico Prodi de génio político!!!!! – é uma lição que a esquerda (e a direita) deveriam nunca esquecer.”

    A esquerda e a democracia. O dinheiro e a mafia ganham.

    Gostar

  14. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 11:17

    «De resto c’est la meme chose que Chirac mas mais circo.»

    É bom que a esquerda continue a pensar assim – continuará a ser derrotada em França…

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 11:21

    “Nesse aspecto há dois res+ponsáveis principais:
    1. A esquerda hiper-regulamentadora;
    2. A direita que gosta das regulações à moda da esquerda e os que se dizem de direita mas não passam de burocratas sem ideias, estilo M. Ferreira Leite…”

    Pois claro. A esquerda é que é supereguladora, mas os principais dirigentes da UE sao de direita mas a esquerda coitada é que manda em tudo. Os da direitra só ficam com as coisas boas.
    É um fenómeno estranho esse.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 11:22

    “É bom que a esquerda continue a pensar assim – continuará a ser derrotada em França…”

    Problema deles

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 11:28

    Os problemas dos países de esquerda é que lá se sujeitam às regras da UE que é de direita. É um tipo de choque, ainda para mais que depois a direita dos países de esquerda diz que a culpa é da esquerda que está a fazer as leis da UE nao se sabe como. Mas enfim.

    Gostar

  18. josé manuel faria's avatar
    19 Maio, 2008 11:37

    O PCP e o BE vão chegar ao 25% ( 12/13 ou 13/12). O PS e o PSD vão entrar em pânico e fazer uma coligação.

    Gostar

  19. nuno castelo-branco's avatar
    19 Maio, 2008 11:40

    E desde quando o PS que temos é de esquerda? Portugal tem a maior direita da Europa!

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 11:40

    E o PSD continua a insistir na conquista do poder “ultrapassando” o PS pela esquerda…
    Basta de “interpretações do voto”.Promessas de direita olhos nos olhos e com a salvaguarda dos interesses nacionais.

    Gostar

  21. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    19 Maio, 2008 11:41

    Caro CAA,

    «Pelo contrário – McCainn é o regresso da ideologia de Reagan, do Estado Mínimo (no que contrasta com Bush) e de alguém inteligente e sensato na presidência.»

    McCain está a séculos luz de Reagan, e não, não defende o estado mínimo. É um intervencionista e militarista, ou seja, mais estado.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    DJC permalink
    19 Maio, 2008 12:18

    Também dou o meu testemunho: tal como o amigo do CAA, eu também nunca votaria em Ferreira Leite.
    Mas por outro lado, como nunca votaria também em Sócrates, terei que votar em branco se acontecer ao PSD mais essa desgraça da vitória da MFL.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 12:18

    “McCain está a séculos luz de Reagan, e não, não defende o estado mínimo”

    Só está a uns trinta e tal anos e diz defender o Estado Mínimo.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    DJC permalink
    19 Maio, 2008 12:20

    “McCain está a séculos luz de Reagan”

    Se for pelo menos tão bom como o Reagan, já é um sucesso para os EUA e para o Mundo.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    António Lemos Soares permalink
    19 Maio, 2008 12:21

    Meu caro amigo Carlos de Abreu Amorim;

    Não concordo que Manuela Ferreira Leite seja de uma “direita” regulamentadora. Pelo o que tenho lido e ouvido durante a campanha das directas, parece-me sincero o seu apelo a uma “Social-Democratização” do PSD.
    Coisa diferente é saber se o PSD é de “direita” ou de “esquerda”. Há um ponto a meu ver claro: a Social-Democracia, mesmo a não marxista, de “direita” é que não é. Mas, se pensarmos bem, isso é um problema que se coloca a quaisquer opções ideológicas. Por exemplo, o liberalismo é de “direita” ou de “esquerda”? Nos Estados Unidos é tido como de “esquerda”; na Europa é normalmente conotado com a “direita”.
    “Quid Iuris”?
    Talvez se pudesse começar por pensar o que é, nos nossos dias e não em 1789, ser de “direita” e ser de “esquerda”.

    Gostar

  26. MJRB's avatar
    19 Maio, 2008 12:31

    Mr. CAA,

    não imagina o que foi o Maio de 68, não só em França.
    Até em Portugal, mesmo com censura, se conseguia saber (poucos, é certo), o que acontecia em França.

    Sarkozy e a sua direita não tem categoria para “findar” consequências do Maio de 68. Sarkozy vai acabar mal e rapidamente.

    Berlusconi é-o-que é: um “caso”, italiano, que pelas suas origens, processos e objectivos de poder poderiam acontecer por exemplo num país ingovernável em África ou na América Latina…

    Gostar

  27. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    19 Maio, 2008 12:44

    E já agora,Caro CAA, porque será que os dois países mais pobres da UE têm governos de esquerda? Não é na resposta a esta pergunta que devemos procurar a razão?Será por serem países socialmente injustos?Por haver pobreza?

    Quando a direita anda há procura de negócios a qualquer preço e exerce um capitalismo selvagem,por carga de água, os excluídos votarão na direita?

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Maio, 2008 12:44

    Esquerda e Direita, segundo a taxionomia clássica, c´est fini.

    Quanto mais cedo, se entender isso, melhor.

    A prova? A discussão completamente estéril, de ideias, no causa nossa de Vital Moreira, com um tal Cardoso Rosas, antigo gauchista, no Diário Económico.

    Interessante, como se recuperam argumentos com dezenas de anos e conteúdo vazio.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 12:45

    Isso também demonstra que tanto existe gente estupida em Africa como em Italia. Embora se esperasse mais de gente supostamente mais “civilizada”.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Maio, 2008 12:48

    A social-democracia abrange tudo o que se pode encontrar à “direita” e a “esquerda democrática”. No campo económico, no cultural e até no ideológico, mesmo que tal não pareça. A prova? Precisamente o Sarkozy, um produto acabadíssimo da mentalidade emergente em Maio de 68.
    O tipo contesta-a, mas pratica-a. A mentalidade não se muda por decreto nem por afeição. Só mesmo por convicção com base em ideias diferentes.

    Gostar

  31. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 12:49

    Luís Moreira,

    «E já agora,Caro CAA, porque será que os dois países mais pobres da UE têm governos de esquerda? Não é na resposta a esta pergunta que devemos procurar a razão?Será por serem países socialmente injustos?Por haver pobreza?»

    Há anos que o digo embora com pouco sucesso – PORQUE WEBER TINHA RAZÃO!

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    19 Maio, 2008 12:59

    “O PCP e o BE vão chegar ao 25% ( 12/13 ou 13/12). O PS e o PSD vão entrar em pânico e fazer uma coligação”.

    Embora nunca me tenha passado pela cabeça em votar em alguém “Socialista”, coloco a idéia de BLOQUEAR o centrão, através do voto no Francisco Anacleto.

    Os 25% da Esquerda Socialista são a única esperança de nos livrarmos do Arrogante, Pedante e Incompetente Sócrates.

    Gostar

  33. pintoribeiro's avatar
    pintoribeiro permalink
    19 Maio, 2008 13:00

    Sócrates e o PS são de esquerda???!!!

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    19 Maio, 2008 13:02

    “O investimento directo estrangeiro (IDE) em Portugal, assim como o investimento das empresas portuguesas no estrangeiro, registou uma diminuição superior a 50% em 2007, segundo dados que a União Europeia (UE) hoje divulgou”.

    Este é o melhor dado que qualifica a incompetência do Sócrates, do Pinho e do Basílio.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Maio, 2008 13:18

    Pinho?! Pinho?!

    Esse tipo é um dos cromos mais reluzentes da colecção governamental.

    É um mistério, porque está no Governo. Como o é, estar no board do BES.

    Incrível.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 13:33

    o José diz isso pela cara?

    Gostar

  37. Piscoiso's avatar
    19 Maio, 2008 13:57

    Esquerda e Direita, c´est fini.
    D’acord.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Maio, 2008 14:05

    Digo o quê? Que acho o Pinho um dos cromos mais reluzentes deste governo?

    Porque não? Não se pode dizer que este governo tem uma colecção de cromos, como goveranantes?
    Já regressamos ao tempo da ditadura de Salazar, no seu período áureo, dos anos 40 e 50? É difamação, porventura?

    Se entender que é, go ahead and make my day. O TEDH está lá para julgar se é ou não, no caso dos de cá entenderem que sim.

    Ou é pela pergunta acerca do seu perfil de personagem incrível?

    Explique lá melhor.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Maio, 2008 14:08

    Se é pelo simples “dizer pela cara”, querendo significar pelo aspecto que o tipo apresenta, não é bem. É mais pelas atitudes públicas. Que nos envergonham e isso, sim, é injurioso para a colectividade.
    Eu sinto-me ofendido, a ser representado por um ministro assim?

    Será que não posso queixar-me publicamente, desta injúria continuada?

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Maio, 2008 14:10

    Teremos todos que aguentar um ministro deste tipo que vai a Itália e comete uma gaffe grave: vai á Venezuela e repete a dose e antes teve a ideia brilhante do Allgarve e outras que tais?

    É um castigo divino que temos de aguentar?

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 14:20

    Vi logo. O José o que sabe de Manuel Pinho é a cara e as manchetes de jornais. Deixa-se influenciar pelo fait-divers das falsas notícias. Já sabia que era isso.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    19 Maio, 2008 14:32

    Não há castigos divinos, os tugas é que não têm conserto. Se dividíssemos o país em dois, os tugas dum lado (podiam ficar com o lado melhor) e os cidadãos não subsídio dependentes do outro, o assunto ficava resolvido. O problema é que temos azelhas, preguiçosos, dependentes, proxenetas a mais. Eles ficavam com o seu quinhão, drogavam-se à vontade, prostituiam-se à vontade, contaminavam-se à vontade, viam a RTP1, ouviam a antena 1, compravam os árbitros, corrompiam os governantes, roubavam-se uns aos outros à vontade e deixavam-nos finalmente respirar. A fronteira tinha que ser impermeável, claro. Já é assim nos condomínios fechados, só que nos condomínios muitos dos que lá habitam também são subsídio dependentes, caso de muitos empresários e banqueiros.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Maio, 2008 15:13

    Quer dizer então que temos um génio no governo, disfarçado de cromo. É isso?

    Balha-nos santa Engrácia que os assessores já não vão lá.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    pedru permalink
    19 Maio, 2008 15:29

    CAA

    os últimos posts sao reveladores. estás em grande forma. muitos parabéns. cada vez melhor.

    Gostar

  45. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 16:04

    «os últimos posts sao reveladores. estás em grande forma. muitos parabéns. cada vez melhor.»

    Bom, tenho sido tão insultado que isto até me deixa com um pé atrás – é sincero ou uma tentativa de ter graça?

    De qualquer modo, fingindo acreditar na espécie humana, muito obrigado.

    Gostar

  46. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    19 Maio, 2008 16:59

    Concordo com o José. Isso da direita e da esquerda já era. Há cinco anos a única diferença é que a direita vestia-se melhor do que a esquerda. Agora, já nem isso…

    Gostar

  47. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    19 Maio, 2008 17:00

    E, CAA, a taxa de insultos até tem diminuído. Deve estar mais sensível…

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    19 Maio, 2008 17:10

    mas é um cão sem febre … esse já começa a estar com o dito apertado …

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Pedru permalink
    19 Maio, 2008 17:15

    “tenho sido tão insultado que isto até me deixa com um pé atrás – é sincero ou uma tentativa de ter graça?”

    Ainda bem que percebeu.
    Embora seja uma graça de mau gosto.
    E, Lololinhazinha, a taxa de insultos do CAA até tem aumentado, os comentadores é que já nem se dão ao trabalho de responder, a não ser com ironias, como eu.

    Gostar

  50. eduardo correia's avatar
    eduardo correia permalink
    19 Maio, 2008 18:12

    clap,clap,clap

    Gostar

  51. Maria Marques's avatar
    19 Maio, 2008 18:50

    Muito bom post. De facto esta península faz lembrar as décadas em que Franco e Salazar reinavam, ao lado de florescentes e prósperas democracias. Mas o importante é que nós temos o PC mais conservador do mundo (tirando Cuba e Coreia do Norte) e uma esquerda muito apreciada; os espanhois têm uma ministra da defesa grávida e vão ter um observatória da laicidade. A cada país as glórias que merecem.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Maio, 2008 20:22

    A Esquerda, em Portugal, é o PCP. O resto, é paisagem e que inclui o arco-íris do BE.

    A dicotomia, Esquerda-Direita, só faz sentido para o PCP que, esse sim, é a Esquerda verdadeira. Mas é este partido quem alimenta sempre a ideia de existência de uma Direita. Percebe-se: convém-lhe para a identidade e na sua lógica de funcionamento acaba por ter razão.

    O problema, no entanto, é que a tal Direita, que só existe para o PCP, é apenas social-democrata. Logo, uma miragem, apenas e para conferir respeitabilidade ao PCP que é um partido comunista, onde todos os defeitos da ideologia perdida, se encontram: ditadura do proletariado que já não existe; centralismo democrático que apenas significa a manutenção da nomenklatura do Jerónimo e a defesa intransigente do Estado cmo orientador de quase toda a economia. Para o PCP, não há fuga possível às nacionalizações da banca, seguros, grandes empresas etc.
    O PCP não é o PCC…como já há decénios se sabe. E estes até o chamavam de social-fascistas. Que grande ironia!

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Maio, 2008 20:29

    A ideia básica e fundamental, para o PCP, é esta:

    A sociedade divide-se entre exploradores e explorados. Os trabalhadores por conta de outrém, são explorados. Os patrões são exploradores, que retiram a mais valia, do trabalho, acumulando riqueza, enquanto que os trabalhadores, sofrem as consequências dessa exploração do que tem mais de seu: a força do trabalho.

    Daí partem para o corolário lógico: proletários! Uni-vos, para derrotar a classe exploradora. E tem o partido que é dos trabalhadores. E estes, unidos jamais serão vencidos.

    Voilá! Mitologias é o que ainda está a dar para o PCP.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Pedru permalink
    19 Maio, 2008 22:32

    “Ainda bem que percebeu.
    Embora seja uma graça de mau gosto.
    E, Lololinhazinha, a taxa de insultos do CAA até tem aumentado, os comentadores é que já nem se dão ao trabalho de responder, a não ser com ironias, como eu.”

    nao foi o verdadeiro Pedru que escreveu isto. estás irrepreensivel. do melhor na blogosfera.

    Gostar

  55. J.Pereira's avatar
    J.Pereira permalink
    19 Maio, 2008 23:33

    A ministra espanhola já não está grávida.
    O rapaz nasceu hoje à tarde.
    “En hora buena”…

    Gostar

  56. CAA's avatar
    20 Maio, 2008 11:42

    «nao foi o verdadeiro Pedru que escreveu isto. estás irrepreensivel. do melhor na blogosfera.»

    Eu sei…

    Gostar

Deixe uma resposta para Luis Moreira Cancelar resposta