Saltar para o conteúdo

O ocaso de Ferreira Leite?

28 Maio, 2008
by

Manuela Ferreira Leite não esteve apenas pior do que no debate da TVI – hoje, na SIC, teve uma prestação muito má. Sem ideias e sem o conseguir disfarçar, atarantada pelo ataque de Patinha Antão, Ferreira Leite demonstrou – a quem ainda tivesse dúvidas – que sem um ambiente muito favorável (como o que lhe foi oferecido por Moura Guedes e Pulido Valente na TVI) é uma política baça, chata, que repisa temas e pseudo-soluções sem a mínima imaginação.

No conteúdo ninguém esteve bem. Na pose venceu Santana Lopes: calmo, seguro e acutilante q.b.. Patinha Antão foi o mais agressivo mas não se percebia ali um líder para o PSD e muito menos para o País. Passos Coelho melhorou bastante em relação ao anterior debate. Veremos se chega.

33 comentários leave one →
  1. PimPamPum's avatar
    PimPamPum permalink
    28 Maio, 2008 22:04

    Passos Coelho faz-me lembrar Salazar quando era jovem…

    Gostar

  2. CAA's avatar
    28 Maio, 2008 22:05

    «Passos Coelho faz-me lembrar Salazar quando era jovem…»

    Eram íntimos?

    Gostar

  3. josé manuel faria's avatar
    28 Maio, 2008 22:09

    Concordo na prestação de MFL, Santana e Patinha. Discordo quanto a PPC, até ele foi fraquinho. Sócrates pode estar descansado, vence com maioria relativa tirada pela sua esquerda.

    Gostar

  4. RV's avatar
    28 Maio, 2008 22:11

    Eh lá, parece-me que conheço esta imagem 🙂

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    28 Maio, 2008 22:16

    CAA;

    Perfeito.

    Com MFL o PSD é o PS-Sócrates com 67 anos!!!

    Quanto à pretensa vitória de Sócrates, ainda que por maioria relativa (o que para ele, seria sempre uma derrota, ddado que é arrogante e intolerante), deixamos só uma deia: Barroso, 6 meses antes de ganhar as eleições fez uma volta de autocarro pelo país, que foi um fracasso, e depois….quase ganhou com maioria absoluta.

    O PS está a implodir, porque não se revê minimamente no “Engenheiro”. O PPD/PSD pode ter aí a Grande janela de oportunidade.

    Mas, só PPC tem um discurso diferente do Socratismo. Para ser MFL…..então preferimos uma Coligação PS/BE, como o Costa como PM.

    Gostar

  6. Leitor atento's avatar
    28 Maio, 2008 22:17

    Enfim, não estávamos à espera de outra análise sua.
    A questão de quem ganha os debates depende imenso das expectativas. Depois da malha da semana passada, as expectativas relativamente a PPc e PSL eram poucas. Nesse contexto, talvez tenham estado bem. Mas seguramente não chegou porque o clima de fundo manteve-se
    O que importa perceber é quem é que os militantes do PSD vêem como possível candidato a PM. Na minha opinião, este debate não alterou em nada essa percepção. Que favorece obviamente MFL, tal a diferença no registo de estadista, na seriedade de abordagem aos problemas e na postura credível.
    Sábado veremos, mas prevejo que os analistas da blogosfera vão ter de fazer uma auto-críticazita – convinha não andar sempre a saltar para cima da primeira moda… oca e vazia

    Gostar

  7. Saloio's avatar
    Saloio permalink
    28 Maio, 2008 22:17

    Também concordo que PSL esteve melhor que os outros.

    Surpreendeu-me Patinha Antão – esquemático, claro e convincente. Dizem-me que vem do PCP, e por isso talvéz não seja tão anormal.

    MFL fica pouco à vontade quando a espicaçam – tem pouco jogo de cintura e passa mal em televisão por aparentar uma rigidez exagerada.

    PPC mostrou-se igual a si mesmo: um pouco em bicos de pés…

    De tudo, gostei mais do àparte do Dr. Rui Rio, acalentando o sonho de que ele, um dia, venha por aí abaixo safar a pátria da banca rota à vista.

    Digo eu…

    Gostar

  8. Paulo Querido's avatar
    28 Maio, 2008 22:19

    Não vi o debate anterior.
    Neste, penso que MFL perdeu claramente a conversa. Mostrou-se cabisbaixa. É monótona, tem uma única palavra, que repete até à exaustão, seja para falar de si, seja para aferir as outras candidaturas.
    PPC esteve bem. Ninguém diria que há apenas 2 meses ele não existia politicamente, mediaticamente e até blogosfericamente.

    Gostar

  9. jorge c.'s avatar
    28 Maio, 2008 22:21

    No geral concordo consigo, principalmente em relação a PSL.
    No entanto, acho que PPC estava mais irrequieto, chegando mesmo a perder o controlo. Patinha Antão tem uma figura fraquíssima. Em relação a Ferreira Leite, acho que ganha com o silêncio, mas fica muito atrapalhada quando é confrontada.

    Cumprimentos.

    Gostar

  10. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    28 Maio, 2008 22:31

    Patinha Antão por incrivel que pareça parece ter sido o que fez o T.P.C.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    28 Maio, 2008 22:46

    Outra vez?!… Não têm outros programas/artistas?… coitaditos.
    Na mira de um ressuscitado e sonhador D. Sebastião, ou dum pragmático Marquês de Pombal, o “zé pagode” já aceita qualquer um como o Salvador…
    desde que diferente do “coveiro de serviço”.
    Pelos vistos, ainda há quem perca tempo (e luz) com estas “encomendas”…

    Gostar

  12. O Silva's avatar
    O Silva permalink
    28 Maio, 2008 22:56

    alguem dizia aqui que o PS estava a implodir… eu acho que o País “will blow up as a chestnut”!

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    António Lemos Soares permalink
    28 Maio, 2008 23:09

    Há momentos na política que, para o bem e para o mal, marcam percursos e ditam resultados. Ao ver o debate de hoje, recordei a minha infância e dois debates que me marcaram pela negativa.
    O primeiro ocorreu quando tinha 11 anos. Apesar de muito jovem a política já era um dos meus “passatempos” predilectos e realizava até, análises políticas que normalmente exasperavam o conservadorismo militante do meu avô. Em minha casa a opção era clara para as presidenciais de 1986; o único candidato possível era Diogo Freitas do Amaral. A campanha corria muito bem até que, o debate da RTP, deitou tudo a perder. Mário Soares, um dos ódios de estimação lá de casa, dizimou o candidato da “direita”, ou talvez melhor 20 anos depois, o candidato da “não esquerda”…
    O segundo debate foi o das autárquicas de Lisboa de 1989. Tinha uma simpatia enorme por Marcelo Rebelo de Sousa; estava mais do que convencido que seria ele a ressuscitar, a já nessa altura mítica AD, com CDS e PPM. No debate televisivo, Jorge Sampaio esteve brilhante enquanto Marcelo desapareceu…
    Hoje, Manuela Ferreira Leite esteve como Freitas e Marcelo nos anos 80.
    Passos Coelho e Patinha Antão melhoraram: pouco o primeiro, muito o segundo.
    Pedro Santana Lopes esteve muito, muito bem! Se lhe pudesse dar uma nota, dar-lhe-ia 17. Está de parabéns.

    Gostar

  14. AJF's avatar
    28 Maio, 2008 23:11

    http://militantedebase.blogspot.com/

    Com a declaração em off apanhada pelas câmaras da SIC Noticias Rui Rio veio apenas confirmar que já nem os mais fervorosos apoiantes da candidatura de MFL acreditam que a mesma resolva os problemas do PSD. Cito “ Qualquer dia sou eu que tenho de ir apagar o fogo no PSD pois parece que aquilo para lá está tudo a arder”. Foi mais ou menos assim…..

    http://militantedebase.blogspot.com/

    Gostar

  15. Piscoiso's avatar
    28 Maio, 2008 23:14

    Lá perdi mais um debate !
    Pelos lidos nas entrelinhas ganhou o Patinha. Antão porque falam mais nos outros ?

    Gostar

  16. commonsense's avatar
    28 Maio, 2008 23:15

    Só PPC é que tem um discurso alternativo ao de Sócrates e que dá perspectivas (esperanças?) de mudança.

    MFL é mais do mesmo. Tem um problema geracional, para não dizer gerontológico.

    PSL já teve a oportunidade de mostrar o que não vale, embora possa manter umas santanetes mais entusiastas.

    Patinha disse coisas acertadas, mas não está verdadeiramente na corrida.

    Se a situação económica se agravar – e isso infelizmente vai acontecer – os eleitores vão querer votar diferente. Sócrates vai pagar a facturos, porque it’s the economy, stupid!

    PPC vai aparecer ao eleitorado como a alternativa para quem está farto disto e quer mudar de rumo. E pode ganhar as eleições.

    Gostar

  17. commonsense's avatar
    28 Maio, 2008 23:17

    Gralha: factura em vez de facturos. Desculpem.

    Gostar

  18. Piscoiso's avatar
    28 Maio, 2008 23:20

    Acho que agora é fatura.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Marçal permalink
    28 Maio, 2008 23:27

    O debate funciona como uma exposição pública das ideias que cada candidato defende e pensa ser a melhor opção para o País. Não podemos inferir que o debate resultou na derrota ou vitória de quem quer que seja, pois essa não é uma avaliação feita em massa (como o pagamento das quotas). No entanto, parece-me que todos eles reflectem um estado de alma congregante com a politica actualmente seguida. Todos procuram defender ideias diferentes e contrárias às actuais (excepto MFL em determinadas matérias fiscais) como que fossem a única salvação para o País.
    Na minha opinião, o candidato que ganhar as eleições deverá procurar “afinar” e “refinar” a orientação politica do Governo que, diga-se no geral, é aceitável face à conjuntura hodierna.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    a. verneuil permalink
    28 Maio, 2008 23:42

    blá, bla, blá, Manuela Ferreira Leite, uma mulher anti espectáculo, ganha para o melhor que para pior já basta assim.
    Se souber unir o partido dando a mão aos outros logo no primeiro segundo depois da vitória. Foi o que fez o ps em tempos lembram-se. O vítor para o bp, o jorginho para pr, o tónio para pm.O primeiro ainda nos anda a enganar.

    Gostar

  21. Piscoiso's avatar
    Piscoiso permalink
    28 Maio, 2008 23:46

    Desculpem mais uma vez ser uma incontrolável bêsta,mas,como já disse,não me aguento.

    Gostar

  22. Maria Marques's avatar
    29 Maio, 2008 00:13

    Não concordo com esta análise do CAA. MFL não esteve brilhante (nenhum esteve) mas expôs uma ou duas ideias (de que se pode discordar, e eu discordo pelo menos da intenção de não baixar impostos se for PM) e foi determinada no que disse. E teve toda a razão quando opinou que não valia nada baixar impostos se não se reduzisse a despesa e ninguém dizia como se faria isso.

    PSL esteve muito mal, com as suas vitimizações, como se tivesse feito até agora um brilharete no grupo parlamentar e como se não passase a vida a fazer observações oblícuas e velhacas sobre tantas outras pessoas. Péssimo. As pessoas não votam em vítimas, votam em quem pensam que lhes resolve os seus próprios problemas.

    Patinha Antão foi simplesmente mal-educado, a fazer barulho de fundo para MFL, com um esgar de riso enquanto ela falava e depois a dizer-lhe (a que propósito?!) que o PSD não era só ela (o que no após o debate já dizia que não tinha dito).

    PPC não foi rasteiro como os dois anteriores e também deu uma ou duas ideias (que a mim me agradam mais).

    Gostar

  23. Maria Marques's avatar
    29 Maio, 2008 00:18

    oblíquo, obviamente

    Gostar

  24. Maria Marques's avatar
    29 Maio, 2008 00:19

    ai!: oblíquas, e não oblícuas ou oblíquo…

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Piscoiso permalink
    29 Maio, 2008 01:01

    A minha melhor boca foi a da fatura. A minha tia Georgina até me quis enfiar uma fartura pela boca acima.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    29 Maio, 2008 01:17

    4 excelentes candidatos a ministros da gasolina.

    Gostar

  27. pedro's avatar
    29 Maio, 2008 01:29

    Porque he que so se vê sempre os mesmo gajus lah?! basicamente … não existe mais pessoal a candidatar-se
    Por isso he que eu estou numa de votar nos pequenos para havre concorrencia.
    Não se gosta de nenhum então ao menus vota-se na concorrencia. são sempre os mesmo a aquecer a cadeira depois querem que mude? dah 🙂

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    29 Maio, 2008 02:16

    As pessoas têm mesmo memória curta, elegeram Sócrates porque este parecia ser uma mudança significativa do modelo até aí seguido e, de certo modo, até o foi, pelo pior, mas foi, todavia, ainda há quem esteja disposto a votar, de novo, no escuro, escolhendo PPC.
    Além de que, ao que parece, muitos dos comentadores não viram o mesmo debate que eu.
    Bem, desta vez não estava lá o VPV, vá lá!

    Gostar

  29. Justiça de Fafe's avatar
    Justiça de Fafe permalink
    29 Maio, 2008 03:55

    Qualquer um deles é muito melhor do que Sócrates!

    Gostar

  30. Vitor Oliveira's avatar
    29 Maio, 2008 09:26

    Não fosse o passado de Santana ou a pouca experiência politíca de Passos Coelho e tudo correria bem ao PSD. A futura lider está desmotivada e claramente com espirito de sacrificio.

    Notas soltas sobre o PSD

    Gostar

  31. Anónima's avatar
    29 Maio, 2008 11:20

    Eu penso que o PPC tem uma conjuntura anormal a favor dele.

    1º o desgaste das imagens políticas de PSL e MFL, que por muito esforçados que sejam jamais conseguiram contrariar a eterna associação a episódios “péssimos” da política portuguesa.

    2º a inexistência de uma candidatura de Patinha Antão. Por mais que esteja na corrida, a meta será sempre vista do último lugar.

    3º a mensagem transmitida pela conjuntura internacional, nomeadamente pelos EUA, onde a aposta num candidato de ruptura e de imagem nova parece assumir cada vez maior entusiasmo.

    Gostar

  32. Anónima's avatar
    29 Maio, 2008 11:21

    “conseguirão” e não “conseguiram”

    Gostar

  33. Militante's avatar
    29 Maio, 2008 17:56

    Sou um dos que vou no Sábado votar e tal como muitos estou indeciso entre Pedro Passos Coelho e Pedro Santana Lopes. Se um me dá garantia de frescura no partido, o outro tem direito a uma segunda oportunidade e tem tido a capacidade de defrontar o “engenheiro” no parlamento.

    A Manuela se por algum milagre de Nossa Senhora de Fátima for eleita o PSD vai ao fundo e levará muitos anos a regressar ao estado normal. O outro não o conheço, nunca vi pintado nem tenho interesse de o conhecer.

    Gostar

Deixe uma resposta para O Silva Cancelar resposta