A questão não é Portugal
29 Maio, 2008
Antes de se extraírem ilações apressadas acerca das perversidades psicológicas colectivas dos portugueses, supostamente na razão directa dos protestos contra os aumentos dos combustíveis, seria conveniente espreitar o que se passa para lá das nossas fronteiras: em França onde há refinarias cercadas; no Reino Unido onde os camionistas invadiram Londres e a revolta contra os aumentos dos combustíveis é enorme e o governo resolveu cortar impostos em campos de petróleo; já agora, no resto do Mundo, onde as reacções ao que se está a passar não diferem muito daquilo que por aqui se vê – ou melhor, por cá, em comparação, até anda tudo muito mais sereno.
22 comentários
leave one →

Talvez seja melhor organizar manifestações na frente das instalações da Goldman Sachs.
E de outras…
GostarGostar
A culpa é da GALP.
GostarGostar
O anti-comuna diria que nunca viu essa malta a protestar contra a falta de autocarros na rua deles.
GostarGostar
Cá o “pessoal” não tem tempo para organizar essas manifestações de descontentamento… têm que ir andar de carro para curtirem a qualidade de vida.
GostarGostar
Portugal, devido aos portugueses, é sempre a mesma merda. Estavam na fila da Golpe, ontem junto à Avenida da Igreja me Lisboa, os riquinhos, para atestarem o depósito. Isto vai acabar mal… http://criticademusica.blogspot.com/
GostarGostar
os portugueses são sempre a mesma merda. Ontem junto à Avenida da Igreja, uma das zonas ricas de Lisboa, @s ric@s faziam fila na bomba da Golpe, ao lado da outra onde eu fui, para atestarem os depósitos. Isto vai acabar mal e aos berros. http://criticademusica.blogspot.com/
GostarGostar
Os portugueses como não sabem fazer contas desconhecem o aumento de gasolina.
GostarGostar
7 –
Claro! Têm as capacidades cognitivas atrofiadas pela escola do eduquês…
Por isso este ministério da educação se está a esforçar, ainda mais, por os menter burros e estúpidos. Assim são mais facilmente controlados.
GostarGostar
http://www.peticaogasolina.pt.vu/
GostarGostar
9 –
Isto n vai lá c petições.
N assino nem mais uma.
se querem fazer protestos façam-nos a sério.
GostarGostar
João,
«A culpa é da GALP.»
Nunca o afirmei. Mas disse que a GALP tem posição dominante no mercado. E que com as distribuidoras principais faz prática concertada de preços. Não tem culpa mas aproveita-se da situação para além do razoável ancorando-se no seu contexto quase impositivo.
De resto, como afirmei na posta “Sobre o boicote”, não vou alinhar em manifestações. Apenas manter aquilo que já faço há muito que é escolher o abastecedor e nunca o fazer na GALP.
GostarGostar
Obrigada, CAA por defenderes a nossa honra! Afinal a classe média portuguesa ainda se salva das motivações de status (status my ass! ó LR não perdoo!)
GostarGostar
A culpa é da Galp, da BP, da Repsol, …, também do Governo. Ainda pode ser do Bush, do Saddam, do Papa, …
Contudo só há 2 coisas certas nesta história:
1.- os preços sobem e vão continuar a subir
2.- os portugueses estão caldos e vão continuar calados (apenas se queixam do custo de vida mas nada fazem para alterar a situação, não pedem medidas, não exigem atitudes a quem as tem de tomar…)
No fundo vai continuar tudo como dantes…
GostarGostar
E que tal uma greve geral a sério.
Daquelas que se faziam antigamente, tudo parado, o povo todo na rua, pilhagens e vandalismo nas lojas dos postos de abastecimento, confrontos com a bófia,canhões de água, bastonada, cocktails molotov, tipo filme…
Bafo’s
GostarGostar
“…por cá, em comparação, até anda tudo muito mais sereno. (???)
Tão sereno que o JM já conta 15 posts sobre o tema, por aí abaixo.
GostarGostar
Era uma vez…”Um País de carneiros”
GostarGostar
mas que reflexo têm esses 15 posts, Piscoiso?
o que sentem os governantes?
os portugueses sempre foram e serão “apáticos”! unem-se para o futebol mas vivem as suas vidas sem causas e sem objectivos sociais. para os portugueses apenas importa a unidade e o seu umbigo… é triste mas parece ser a verdade. é este o fado nacional
GostarGostar
Isto cá em Portugal o povo é sereno, o aumento do preço dos combustíveis é só fumaça.
GostarGostar
França, Reino Unido, etc., são, como nós, países viciados no petróleo abundante e barato.
Faz bem à bílis espernear e barafustar (não há psicólogo que não recomende a terapia…) mas trata-se de algo que durará dias ou semanas – enquanto a crise dos combustíveis durará décadas.
É essa alteração de perspectiva (de prazos, de hábitos e de modo de vida) que vai demorar a meter na cabeçorra da gente.
Mas lá chegará pois, como dizia um famoso político já falecido, «Os factos são teimosos!»
GostarGostar
Portugal nao tem alternativa ao petroleo, e nao me venham com as teorias do “bio” que ate agora, e ainda nem comecamos, ja mostraram ao que podem levar (crise dos cereais e afins….).
Em Portugal toda a gente come e cala. Nao se compreende como em franca consigo usar gasolina mais barata que em Portugal, comparando o nivel de vida que aqui se tem. Quando nao ha alternativas nao ha solucoes. E ja agora, o JM que ponha as suas teorias liberais num livro, e que as comtemple durante alguns anos, pode ser que o eu pseudo-brilhantismo o consiga iluminar a ele proprio.
GostarGostar
E o famoso boicote à Galp, BP e Repsol? Não é para continuar?
GostarGostar
agora e nas próximas duas semanas a única gasolineira que não boicoto é mesmo a sonangol…
GostarGostar