Saltar para o conteúdo

Guterrar, sempre.

12 Junho, 2008
by

Guterraram na Saúde e sacrificaram o ministro. Guterraram no encerramento dos postos da GNR. Guterraram a toda a linha na avaliação dos professores e no estatuto do aluno. Guterraram perante arruaças de um grupo de pescadores. Guterraram com medo dos camionistas.

Para um governo que guterra perante todas as dificuldades, resta-nos imaginar que grupo de pressão será o seguinte a usar a força para fazer guterrar o governo. Serão os agricultores, em busca de mais subsídios? Serão os notários que tentarão guterrar o governo, por terem sido enganados? Ou os taxistas, que já viram como é fácil forçar um governo que perante demonstrações de força, simplesmente, guterra? Serão os bombeiros, em luta por monopólios de transporte de doentes ou outra coisa qualquer que faça guterrar aqueles que sempre guterram?

Grupos de pressão há muitos e já todos perceberam como podem actuar. Com grandes manifestações poderão ter algum sucesso, mas o que melhor funciona é a chantagem, atitudes ilegais, cortes de estradas, operações stop à civil, apedrejamentos dos que não querem aderir aos protestos, destruição de propriedade privada e pública, adesão compulsiva da sociedade às lutas particulares. Com a dose certa de gritaria e dramatismo, qualquer coisa serve para fazer guterrar um governo guterrador. Aguardemos, para ver.

88 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 16:22

    É melhor do que policias contra policias, baleados em pontes…barcos de guerra. Se chegar a uma soluçao pacifica é guterrar viva o Guterrismo.

    Gostar

  2. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 16:23

    O terrorismo compensa sempre.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 16:23

    .. além de que a negociaçao até foi com quem nao aderiu à fantochada. Neme stiveram a negociar com os das pedradas.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 16:27

    “Lololinhazinha Diz:
    12 Junho, 2008 às 4:23 pm
    O terrorismo compensa sempre.”

    O terrorismo nao se vence é à bomba e com mais terrorismo.
    O que os ditos “terroristas” fizeram era desnecessário e infelizmente há a registar uma morte completamente fútil. Sem nenhuma razao. Pois bastava terem esperado pelo resultado das negociaçoes.

    Gostar

  5. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Junho, 2008 16:28

    A razão é simples. Cortar estradas e violência bruta na psique da Esquerda é sinal desespero, mesmo que outros factos indiquem o contrário e haja muito mais gente em piores condições.

    Gostar

  6. bloom's avatar
    12 Junho, 2008 16:30

    é dar-lhes com força: mandai a GNR mais o jcd dar-lhes porrada. Aí valente!

    Gostar

  7. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Junho, 2008 16:32

    “O terrorismo nao se vence é à bomba e com mais terrorismo.”

    Vence, vence. É o único diálogo que conhecem. O que diz foi o que pensou Chamberlain e a maioria dos Franceses. Resultado vários milhões de mortos.

    Gostar

  8. Paulo Vaz's avatar
    12 Junho, 2008 16:52

    JCD sabem como isto funciona porque trabalha ou já trabalhou para a Brisa ou outra empresa de PPPs, como o próprio já confessou aqui no Blasfemias. Assim se vê a credibilidade moral destes neo-liberais.

    Gostar

  9. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 16:55

    A morte da vítima em questão pode ter sido mero acidente. Não entra nas contas.
    Mas houve actos que são verdadeiro terrorismo e faz-me uma certa impressão que fique a ideia que toda a gente que manda no país estivesse de férias.
    O nosso procurador da república – que veio a público a propósito de uma miuda que sacou o telefone das mãos da professora – não se ouviu; o ministro disse que não fazia comentários; o PR e o PM mais parece que estavam refugiados num buraco qualquer.
    É um bocado estranho, não é?
    Ouvi pessoas na televisão dizer qualquer coisa como “se a gnr deixar, amanhã vamos cortar o IP4″…

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 16:55

    “O terrorismo compensa sempre.”

    Talvez se o Governo tivesse usado a força, legítima aliás, agora estivesse nas cordas e a pedir tréguas.

    Tenho que reconhecer que o governo, neste caso, foi sensato. Wise. Cedeu, porque a alternativa era bem pior.

    Escolheu o menor dos males.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 16:56

    Lino, o nosso cromo linear, já disse que a coisa podeia ter dado para o torto.

    E podia.

    Gostar

  12. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 16:57

    Também não sugiro que se tivesse enviado o exército, mas convem deixar claro às pessoas que não podem sequestrar as outras ou incendiar-lhe os camiões ou atirar pedras sem que rigorosamente nada aconteça!
    Depois ainda enchem os telejornais por causa da birra de uma miúda de 13 ou 14 anos…
    Não se compreende isto.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 16:59

    Ah! E isto tudo, é obra do liberalismo. Da especulação desenfreada dos mercados à solta e sem regulação minimamente eficaz.

    Os bolseiros da massa, que organizam fileiras de investimentos em massa, descobriram o modo de enriquecer, com base na especulação em cascata, com produtos alimentares.

    Goldman Sachs, forever! JP Morgam, always!

    São esses os nomes dos gangs. Os verdadeiros, reais. The real thing.

    E nem sou comunista…

    Gostar

  14. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 16:59

    “Tenho que reconhecer que o governo, neste caso, foi sensato. Wise. Cedeu, porque a alternativa era bem pior.”

    Pois, mas no terrorismo é assim. A alternativa é sempre pior.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    campeão permalink
    12 Junho, 2008 17:00

    Ilegalidades , atentados contra a liberdade dos outros , desacatos etc… Deve única e exclusivamente ser aplicada a lei ! Se necessário for deve ser utilizada a violencia que é exclusividade do Estado !
    Ora naquilo que se passou o Estado em vez de cumprir a sua obrigação , beneficiou os infractores .
    É o socialismo no seu melhor , pois em todas as areas sócio-politico-economicas este socialismo português beneficia sempre aquele que não cumpre , não trabalha , não se esforça .
    Socrates aplicou a filosofia que lhe está no sangue , ou seja a injustiça !!

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 17:03

    Os critérios editoriais, são como o vento: aparece de onde menos se espera, mas os pontos cardeais são conhecidos, portanto previsíveis, no máximo, de oito lados distintos.

    As notícias são como o vento: levam o que aparece e seja volátil.

    Pode ser o caso do telemóvel, como o da pequena Esmeralda, como o golo de Pepe ou como o da especulação bolsista e o aumento do petróleo.

    Quem adivinha a próxima histeria colectiva?

    Dylan é que sabia: the answer my friend is blowing in the wind.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 17:04

    Nem cedeu. Porque o que queriam era o gasoleo profissional e o isp. Chegaram a um acordo que nao era bem o que queriam mas ajuda. Creio que o bom senso venceu o terrorismo.

    Gostar

  18. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 17:07

    “Creio que o bom senso venceu o terrorismo.”

    Desengane-se quem pensa que a absoluta impunidade destes três dias não terá consequências. Agora vamos viver o efeito réplica noutra área qualquer…ou na mesma, quando perceberem que não conseguiram o que queriam.

    Gostar

  19. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    12 Junho, 2008 17:07

    As pessoas perceberam com os exemplos do BCP,Galp,submarinos,Portucale,Furacão,imobiliário em Coimbra…que vale a pena o terrorismo.Não é preciso o uso da força para se ser terrorista.o Louça está ali na AR a dizer que um só terrorista especulador em um ano viu a sua fortuna na Galp passar de 1,300 Milhões para 3.300 Milhões,Triplicou.

    Isto é que é terrorismo,causa terrorismo e causa revolta.Não havemos de mamar tambem,porquê?

    Gostar

  20. CAA's avatar
    12 Junho, 2008 17:08

    Muito bem.

    Gostar

  21. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 17:08

    Agora já toda a gente sabe que isto é um país em que as pessoas impedem os outros de circular, ameaçam as pessoas, atiram-lhes pedras, incendeiam camiões, fazem ameaças em directo para a TV e nada acontece. Nada!

    Gostar

  22. Vítor Vilar's avatar
    12 Junho, 2008 17:09

    A minha opinião pessoal, é que se impunha uma reacção pela força, como aliás sucedeu em Espanha onde cerca de 100 camionistas já foram detidos. Contra o terrorismo urbano, apenas a força da autoridade pode passar a mensagem que não negociamos pelo medo. A caixa de pandora está aberta.

    As consequências de uma acção de força, que pretendesse defender os interesses dos poucos habitantes do rectângulo que ainda usam a sapiência como arma de combate, eram apenas políticas. No limite, cairia o governo porque de arruaças estamos nós cheios e depois?!

    O que é mais importante: dar um claro sinal de que o país (que pensa) condena as arruaças públicas ou garantir a reeleição do governo em 2009?

    Cavaco tem no seu currículo os acontecimentos da Ponte 25 de Abril (que até são incomparáveis, pela razão social que existia por detrás do gritante erro político cometido) mas não terá Guterres um rótulo bem mais pesado, que o eliminou politicamente? O da cobardia?

    Gostar

  23. Dinis's avatar
    12 Junho, 2008 17:13

    Foram identificadas 50 pessoas e instaurados 15 Processo-Crime. É assim que se actua num Estado de Direito. Ao abrigo da Lei. Não é CAA? Ou queriam porrada indiscriminada?

    Gostar

  24. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 17:13

    Akula,

    Mas a cobardia não foi só do governo!! Onde esteve o PR que ninguém nunca o vê nestas alturas? Onde estiveram os senhores da justiça que estão sempre prontos a aparecer quando se discute corrupção ou crianças a sacar telemoveis a professoras?
    É que toda a gente parece ter desaparecido. Não ouvi comentários por parte de um único responsável.
    Não era necessário fazer um espalhafato mas, evidentemente, as pessoas deveriam ter sido todas identificadas e deviam ter impedido as ameaças.
    O estado gosta de exibir a força quando são duas ou três pessoas. quando são muitas é o que se vê.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 17:16

    Podem pensar o que quiserem. Mas o uso da força policial contra pessoas que acham que possuem razao e havendo outro modo de resolver o problema, iria gerar mais violencia e iria fazer com a guerra social durasse mais tempo com possibilidade de mais infelizes mortes e prejuízos. O problema ainda nao está resolvido, porque em Espanha nao desmobilizaram nem em França e o petroleo parece que vai continuar a subir.

    Ainda bem que temos governo e nao uma coisa que acha que tudo se resolve com a policia.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    campeão permalink
    12 Junho, 2008 17:18

    “Nem cedeu. Porque o que queriam era o gasoleo profissional e o isp. Chegaram a um acordo que nao era bem o que queriam mas ajuda. Creio que o bom senso venceu o terrorismo”
    Mentira! Quem venceu foi mais uma vez a injustiça .Quem venceu foi mais uma vez uma corporação que impos á força as suas benesses á custa de todos! É por isso que em portugal alguns são mais iguais que outros . É por isso que existe uma nomenclatura em portugal que vive á custa dos que trabalham e produzem , pois impoem-se com a sua organização . É o socialismo , é normal.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 17:18

    .. e além disso por cá nao cortaram nenhuma autoestrada ao transito de automóveis.

    Gostar

  28. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    12 Junho, 2008 17:19

    Luis Moreira (19)

    «Não havemos de mamar tambem,porquê?»

    anda a repetir-se no «argumento»….
    Convém ter presente que se quiser «mamar», alguém, por principio todos os pagantes de imposto, terá de pagar.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 17:20

    Ó CAMPEAO, é mentira? Tenha juízo.
    ó vou mas é ver a bola. Que doença.
    É mais que evidente que se a coisa tivesse corrido para o torto, estariam agora aqui a falar na violencia contra as vitimas inocentes. oh! desamparem a loja.

    Gostar

  30. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 17:23

    Ó anónimo, a alternativa não é desatar aos tiros às pessoas ou deixá-las na absoluta impunidade. O que aconteceu aqui é grave porque as pessoas se convenceram que têm o direito de fazer estas cenas impunemente.

    Gostar

  31. Vítor Vilar's avatar
    12 Junho, 2008 17:23

    Lolozinha,

    Concordo consigo. Foi gritante o silêncio do PR (embora julgo que ele temeu as comparações com a Pte.25 de Abril) mas para mim, ainda mais gritante foi a ausência da Direita nesta situação. Como é que se pode vir pedir actuação governamental no caso da Carolina Michaelis e perante um bloqueio nacional à circulação de mercadorias, meter literalmente a ordem pública na gaveta.

    O Estado mediu o nível de ameaça dos arruaças e teve medo. Não deu o exemplo e deve sofrer as consequências por isso.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 17:25

    “porque as pessoas se convenceram que têm o direito de fazer estas cenas impunemente.”

    Convenceram-se? Entao é aguardar a ver se ficam convencidas. Um deles ficou tao convencido que vai ser o funeral um destes dias.

    Gostar

  33. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 17:27

    Eu suponho que o caro anónimo não tenha visto os mesmos noticiários que eu. Com pessoas, em frente das câmaras, a fazer ameaças… se não estão convencidos da impunidade, não sei o que é que isso significa.
    A polícia deveria ter identificado todos, todos, os envolvidos.

    Gostar

  34. Alvaro's avatar
    12 Junho, 2008 17:31

    19 – Luis Moreira

    coloquei o seu comentário no meu blog:

    http://criticademusica.blogspot.com/

    Gostar

  35. Vítor Vilar's avatar
    12 Junho, 2008 17:31

    Eu VI, um camionista entrar pela janela de um camião que ia desmobilizar depois do acordo. Eu VI vários camionistas informarem (not!) o condutor do camião com: “Vais onde?! Vais mas é dar a volta ali à frente e voltas para o parque. Estás a ouvir? Vais é desligar o camião e vens aqui falar com a gente.” à frente de dois agentes da autoridade. Eu VI um camionista dizer ao GNR “Vai lá tirar a farda e vem aqui à civil que vais ver o que te acontece!” perante o pachorrismo do GNR que dizia “Vá, vá… isso não se diz à autoridade.”

    Diziam num destes dias: “Se a GNR deixar, vamos cortar a auto-estrada!”

    Argumentos a defender isto, existirão de certeza. Nem que seja preciso abrir o baú do PREC.

    Gostar

  36. Dinis's avatar
    12 Junho, 2008 17:32

    Lololinhazinha: Foram identificadas 50 pessoas e instaurados 15 Processo-Crime. É assim que se actua num Estado de Direito. Ao abrigo da Lei. Não é CAA? Ou queriam porrada indiscriminada?

    Ou diz de vez que queria forca, ou pare de dizer que não se fez nada. NUm país que tem um CPP em vigor, é isto que se deve fazer.Ponto. Se quiser continuar a efabular, o problema já é só seu.

    Gostar

  37. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 17:35

    Lololinhazinha: Foram identificadas 50 pessoas e instaurados 15 Processo-Crime. É assim que se actua num Estado de Direito. Ao abrigo da Lei.

    Dinis,

    Só pode estar a gozar. 50 pessoas e 15 processos? Para quantas, quantas pessoas, quantas ameaças e quantos ameaçados?
    Não me diga que isto tudo foi fruto de 15 motoristas?

    Gostar

  38. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 17:39

    Dinis,

    O que eu queria era um PR que viesse cumprir a sua obrigação de condenar publicamente os acontecimentos e apelar à desmobilização; um Procurador geral que viesse publicamente explicar que o sequestro e as ameaças são crime que iriam haver processos para todos os infractores; um governo que tivesse tomado medidas para repor a livre circulação das pessoas em vez de fazer de conta que nada se estava a passar.
    Era apenas isso. E para quê? Para que haja uma menor probabilidade de isto se voltar a repetir de uma forma mais organizada e, logo, com consequências mais graves para toda a gente.

    Gostar

  39. Dinis's avatar
    12 Junho, 2008 17:42

    Lololinhazinha: Já está a evoluir. Já se fez alguma coisa. sim? Pronto. É pouco? Como já vi que tem “ganas de Torquemada”, digo-lhe que talvez, seja. Quando a Lo…for Ministra da Administração Interna, há-de conseguir, concerteza ,forças policiais capazes de levantar um Auto de notícia por cada crime presenciado. Até lá….vamos vivendo na… REALIDADE.

    Gostar

  40. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    12 Junho, 2008 17:50

    Eu não tenho “ganas de torquemada”. asseguro-lhe que em matéria de justiça tenho uma posição moderadíssima. Gosto é da ilusão de que vivo num estado de direito e de que no meu país não se acha normal que um grupo de pessoas use de ameaças e de coação contra outras, impedindo a sua liberdade de deslocação.

    Gostar

  41. Dinis's avatar
    12 Junho, 2008 17:52

    O 39 FOI COLOCADO ANTES DO 38. tIVESSE EU LIDO O 38, antes e não teria colocado o 39, a não ser para dizer: Também eu queria! Ó se eu queria viver na Suécia ou na Noruega. Ó sim!!!
    Sorry pelas maiusculas, foi sem querer.

    Já agora: Processos para TODOS os infractores: TODOS!? Mas não terá a noção de quanto irrealista isto é?.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    campeão permalink
    12 Junho, 2008 17:53

    “Lololinhazinha: Foram identificadas 50 pessoas e instaurados 15 Processo-Crime. É assim que se actua num Estado de Direito. Ao abrigo da Lei. Não é CAA? Ou queriam porrada indiscriminada?”

    E a “justiça” funciona? Talvez daqui a 7 anos tenhamos uma sentença !

    Gostar

  43. Dinis's avatar
    12 Junho, 2008 17:56

    Palavra cheve “gosto é da ilusão”. Pronto. Agora sim posso ser solidário.Mas se me dá licença, enquanto “vive a sua ilusão” o país real prossegue a sua marcha. Esta bem?
    E depois, vai-me arranjar um corpo de polícia “calvinista” capaz de obedecer a essa ilusão. Mas primeiro deixe-me por a andar daqui para fora. Estado policial, é a sua ilusão. Fraco sonho!

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 17:58

    Se calhar o psd estava calado pro causa disto
    António Lóios, o auto-intitulado porta-voz da comissão de camionistas responsável pela paralisação nacional da última semana, tem uma carreira política intimamente ligada ao PSD

    “nunca foi, camionista ou possuiu qualquer empresa nesta área. Apesar de ter familiares que o são.”

    http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/1134425.html

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 17:59

    Uauu o psd tem um militante responsável pelas ilegalidades.. é dose. Ia a policia bater no homem?

    Gostar

  46. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Junho, 2008 18:03

    “Talvez se o Governo tivesse usado a força, legítima aliás, agora estivesse nas cordas e a pedir tréguas.
    Tenho que reconhecer que o governo, neste caso, foi sensato. Wise. Cedeu, porque a alternativa era bem pior.
    Escolheu o menor dos males.”

    O que se passou agora foi o resultado das mesmas atitudes do passado recente que nessa altura não provocaram mortos. Agora subiu-se mais um degrau. Na próxima grave que acontecer não será um serão dois ou três. E quando o Estado tiver mesmo de intervir porque não haverá alternativa mesmo para um Governo com eleições ainda será pior.

    “Ah! E isto tudo, é obra do liberalismo. Da especulação desenfreada dos mercados à solta e sem regulação minimamente eficaz.”

    Pois é isso mesmo. A violència por causa da gasolina dos camionistas é por causa de uma suposta especulação da comida pela JP Morgan e da Goldman Sachs. Delírios. O facto de o liberalismo(infelizmente até podia ser bem maior) dos mercados ter melhorado a vida e a comida no prato de biliões de pessoas na Ásia com crescimento nunca visto e de tal implicar uma necessidade de maior produção não entra na cabeça dura.
    Na Europa é assim na conversa da solidariedade: só serve para ficar bem na fotografia especialmente coisas grátis de modo a nos sentirmos superiores e a termos clientela vitalícia, é assim no fundo também como funciona o Estado Socialista/Social Democrata. Mas quando os outros lá conseguiram chegar sem a nossa “solidariedade” toca de lixar o que fez possível tal coisa.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 18:04

    Nao me acredito que o psd estivesse por trás do movimento e a provocar o caos no país. Nao vos passa pela cabeça pois nao?

    Gostar

  48. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    12 Junho, 2008 18:06

    Gabriel

    Tenho para mim que cá no burgo o que as pessoas pensam é isso mesmo.Se puder não saco porquê ?Isto é o pior.É a falta de respeito,de honorabilidade.Quando se percebe que o país está a saque,interessa saber quem é que paga? Quando o tacho estiver rapado logo se vê!

    Isto assusta-me mais que as greves dos camionistas!Já viu a ganância dos gestores,com vencimentos,pensões,tudo acumulado?É por isso que eu argumento,se á sombra desta política de um PS profundamente estatista em conluio com os grandes grupos económicos se faz a “colheita”,em certa medida até é justo que todos protestem!

    Sobra menos para os mamões!

    Gostar

  49. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    12 Junho, 2008 18:08

    «Sobra menos para os mamões!»

    Você, eu, e tantos outros é que pagamos.
    Essa frase indica que se deveria ficar contente por se ficar mais pobre. Não me parece coisa muito acertada…..

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 18:16

    Vou citar:

    “O mercado petrolífero, enlouqueceu”- Abdallah el-Badri, secretário geral da OPEP.

    “Os governos deixam andar. Tornaram-se marionetes impotentes dos mercados especulativos.”

    “Solução? Retirar aos mercados irresponsáveis o seu papel financiador da economia, devolvendo-o aos bancos”.

    Com a crise do subprime de meados de 2007, os investidores começaram a alocar brutalmente os seus grandes activos de estimação.
    Nenhum escapa. Nem as acções americanas, as europeias- a começar pelas acções financeiras ( bancos), nem o mercado das obrigações. Viraram-se em massa para as matérias primas, o que explica a alta de preços, desde então. Altas sem relação com o equilíbrio do mercado “físico” das matérias primas”- Patrick Artus e Marie Paule Viard, economistas, na obra “Globalização- o pior está para vir”.

    Não são de esquerda, nem comunistas.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 18:17

    Afina, onde estão os verdadeiros gangs?

    Na estrada? Nã…nos gabinetes atrás de écrans de computador, a dar ordens virtuais, com influência real na economia mundial.

    Prendam-nos! São esses os criminosos!

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 18:20

    São esses os verdadeiros terroristas. Qual Al Qaida, qual carapuça!

    Oo efeito devastador, desses criminosos sem gravata, é semelhante ao dos jogadores de Auto Theft. Só que real e com muitíssimo maior poder letal.

    Aplique-se a táctica da guerra anti-terrorista contra estes hackers da especulação.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 18:21

    Não fui eu que inventei estas ideias: vêm na revista Marianne, francesa, desta semana.

    E pode muito bem ser real.

    Gostar

  54. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    12 Junho, 2008 18:27

    Só ficaríamos menos pobres se os mesmos de sempre deixassem de sacar.Ninguem acredita nisso.Eu gostava de ver empreendedores,inovadores,com investimentos que criassem riquesa.Os negócios destes senhores é comprar terrenos e transformá-los em campos de golfe,em resorts vendidos a estrangeiros.A massa fica logo lá fora.Empresas xuxalistas,monopolistas.Quem é que paga isto tudo?

    Nós todos!É preciso desmembrar esta nomemklatura que sempre abocanhou este país.Fico muito espantado quando os portugueses vêm uma greve (lock out)com enorme sede de justiça,controlo policial,legalidade.

    A que não faz greves (lock out) é mais subtil? Deve ser por isso!

    Qual é a diferença entre pagar as grandes trapaças feitas á sombra do Estado pelas grandes grupos económicos ou pagar mais uns subsídios de gasóleo?

    Gostar

  55. Alex's avatar
    Alex permalink
    12 Junho, 2008 18:27

    MEMÓRIA CURTA, HEIN?

    Não se esqueça que Cavaco guterrou na Ponte 25 de Abril.

    Com a ciganice do povo portugues não há governo que não guterra. Fique com esta!

    Gostar

  56. jcd's avatar
    12 Junho, 2008 18:28

    O verbo ‘guterrar’ devia ser adicionado aos dicionários.

    Gostar

  57. jcd's avatar
    12 Junho, 2008 18:28

    “Não se esqueça que Cavaco guterrou na Ponte 25 de Abril.”

    Não, não guterrou. Perdeu as eleições, também por isso.

    Gostar

  58. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    12 Junho, 2008 18:29

    «Só ficaríamos menos pobres se os mesmos de sempre deixassem de sacar.»

    mas é a si, a mim e a todos os outros que «sacam»!
    Como é que fica menos pobre se aceita pagar sempre em favor de terceiros, ao invés de reter aquilo que é seu por direito?

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2008 18:35

    Imagino o que iria para aí se o porta-voz dos camionistas dos bloqueios fosse militante activo do pcp ou do be.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 18:35

    O herói, o Astérix ( melhor seria dizer Odin), contra esta canalha, tem sido David Oddsson, islandês que chefia o banco de 300 000 islandeses. Os especuladores, deram com os burros na água, na Islândia. Queriam afundar a economia, por aposta. Gang assim nunca se viu!

    Qual bullying, qual carapuça! Divertimento sádico, apenas.

    Num país com uma taxa de crescimento de 7%.

    Os novos especuladores são pura e simplesmente uns criminosos terroristas!

    Gostar

  61. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    12 Junho, 2008 18:37

    José

    Extremando o argumento é terrorista financeiro quem não acrescentando nada ao produto ou serviço ganha milhões.

    É o que se chama enriquecer sem justa causa,só que nestes casos está legalisado!

    Veja o exemplo da Galp.Pela mão do Pina Moura e dos actuais PS já por lá passaram quase todos os grandes grupos económicos,com escandalosas mais valias.Da ordem dos Milhões de contos em meses ( O Amorim ainda há pouco tempo disse que nunca pensaria num negócio assim)Passaram todos por lá.Acrescentaram o quê ao negócio?

    E depois,como você muito bem diz, somos nós a pagar!

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 18:39

    Depois temos as sociedades de investimento. Uma maravilha! Destinadas a colocar dinheiro alheio em investimentos seguros, nunca acertam. O jogo já roça a burla pura e simples. Standard 6 Poors, por exemplo.

    “Mais de 4/5 dos produtos financeiros na origem da crise dos subprimes, estavam muito bem notados por estes génios da previsão, tipo zandinga.

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 18:41

    E depois o problema é do Estado, dos reguladores e de certas corporações.

    Nunca é destes bandalhos da especulação. Destes terroristas da finança.

    Estes, são o futuro radioso da liberdade de comércio e do capitalismo à maneira.

    E nem sou comunista…

    Gostar

  64. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    12 Junho, 2008 18:42

    Luis Moreira,

    «Veja o exemplo da Galp»
    Tem boa solução, é ir á bolsa e comprar acções. Ou então exigir que o Estado a compre.

    «é terrorista financeiro quem não acrescentando nada ao produto ou serviço ganha milhões.»

    ofereço-me para o substituir ( e dessa forma livrá-lo de um dilema moral), em todos as heranças que lhe advenham no futuro próximo, bem como em caso de ganhar o toloto, euromilhões, lotaria, ou mesmo no bingo.

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    ferro permalink
    12 Junho, 2008 18:43

    “Terminaram os sonhos dos que ansiavam ver o PS deitar fora os votos juntamente com cargas policiais”

    Gostar

  66. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    12 Junho, 2008 18:44

    Gabriel

    Se eu tiver que pagar aos empreendedores e ricos sem os quais este país se afunda ( na selecta expressão do JM) fico tão pobre como se tiver que pagar aos camionistas!

    É curioso porque você não está preocupado com o que tenho que pagar aos ricos.

    E o que digo é que se os camionistas sacarem algum fica menos para os empreendedores e ricos sem os quais este país se afunda,na selecta expressão do JM!

    Eu tenho grande apreço e admiração pelos empreendedores,salvo erro os meus amigos têm grande admiração por quem acumula riqueza.São coisas diferentes!

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 18:44

    Esta é da Economist:

    “Moody´s baixou a notação financeira da Fitch. Fitch a de Moody´s como represália. A Standard 6 Poor´s colocou-se a ela mesma em observação negativa.”

    A Economist, não é comunista.

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    José permalink
    12 Junho, 2008 18:47

    Foram estas sociedades que conduziram directamente á crise do subprime. Disse Angela Merkel que quem estava bem notado, geralmente estava muito instável.

    Até o Sarkozy denunciou estas fraudes das agências. O que lhes aconteceu?

    Apoiam agora os especuladores!

    Maior terrorismo do que este, actualmente, não há.

    Acabei.

    Gostar

  69. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    12 Junho, 2008 18:49

    Gabriel não venha com argumentos estafados.Qualquer investimento tem uma componente de risco e de consolidação dos meios para a criação de riquesa que não se verifica cá no burgo.

    Podemos ter que pagar mas não precisamos de ser trouxas!

    Gostar

  70. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Junho, 2008 18:50

    A velha procura de bodes expiatórios.

    Não percebe que o Mundo por causa do crescimento económico(que não passou por cá e assim é mais dificil de entender) consome muito mais que há dez anos atrás?

    É óbvio que as matérias primas ficariam muito mais caras. É mais dificil extrair petróleo de 3000m de profundidade do que do lençol ao cimo da terra Saudita. Aliás há uma competição enorme por navios de pesquisa oceânica.

    Quanto aos especuladores (eu, você com o dinheiro num banco qualquer, fundos de pensões etc.) só estão a fazer a aposta na reciclagem e tecnologias de reutilização mais atrativas. Eu agradeço-lhes.

    Gostar

  71. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    12 Junho, 2008 18:52

    José

    Não venha com o papão do comunista porque eu nunca fui,nem nunca serei.E não me empurre para fora da Democracia e da Economia de mercado porque eu não vou!

    Gostar

  72. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Junho, 2008 18:57

    Dou-lhe um aperitivo: http://www.burjdubaiskyscraper.com/index.html,o maior arranha cèus a ser feito no Dubai. 930m com antena.

    A inflação de preço só porque a necessidade de navios de pesquisa oceânica aumentou:

    http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601109&sid=a8V5CHwdycrk&refer=home

    Petroleo Brasileiro SA, Brazil’s state-controlled oil company, leased about 80 percent of the world’s deepest-drilling offshore rigs to explore prospects including the Western Hemisphere’s biggest discovery in decades.

    Petrobras, as the Rio de Janeiro-based company is known, is hiring rigs that can drill in at least 3,000 meters (9,800 feet) of water, Chief Executive Officer Jose Sergio Gabrielli said in an interview last week. The world has 21 such vessels, according to Rigzone.com, which tracks the offshore drilling industry.

    The company’s “insatiable” demand is forcing producers including Exxon Mobil Corp. and BP Plc to pay more as they compete for the remaining units, said Kjell Erik Eilertsen and Truls Olsen, analysts at Fearnley Fonds AS in Oslo. Explorers that don’t have rigs under contract may delay projects or pay rents of more than $600,000 a day.

    “The oil majors have their backs against the wall as Petrobras has aggressively locked up significant rig capacity,” said Omar Nokta, head of maritime research at Dahlman Rose & Co. in New York.

    Petrobras is negotiating for as many as 17 more vessels to probe the Tupi discovery and neighboring fields, said Bill Herbert, an analyst at Simmons & Co. International in Houston. The company already controls almost seven times as much capacity as the next biggest user of rigs that can drill in 7,500 feet of water, according to research by Dahlman Rose. (…)

    Gostar

  73. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    12 Junho, 2008 18:58

    Luis Moreira (66)

    «E o que digo é que se os camionistas sacarem algum fica menos para os empreendedores e ricos »

    «sacam» a si, a mim e muitos outros. Mas parece-lhe bem.
    «Fica menos» é no seu bolso.
    Fica satisfeito por tal verba, ao ser-lhe retirada do seu rendimento, em vez de ir para funcionários ir para motoristas.
    Como eu não vejo diferença entre ficar sem o meu rendimento e ficar sem o meu rendimento, não vejo porque devo ficar satisfeito porque me tiram o dinheiro e em vez de ser o senhor A é o senhor B a ficar com ele, coisa que combinaram entre eles.

    Gostar

  74. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    12 Junho, 2008 19:00

    Agradeça que só lhe fica bem.Hoje a especulação financeira pouco tem a ver com a economia real.Aliás, com esta greve de Sto António,3 dias,muitos dos que pensam como você olhavam em volta a ver como é que o carrinho saía da garagem e se o pratinho tinha mais que ar e vento.Não há especulador que lhes valha.Hoje a independência passa cada vez mais pela economia real.Uma das muitas lições que estes anos de euforia virtual ensinou a quem quer aprender.

    Gostar

  75. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Junho, 2008 19:01

    “Foram estas sociedades que conduziram directamente á crise do subprime.”

    Sabe qual foi o preço do dinheiro após o 9/11? com o FED a baixar a taxa de juro para níveis nunca vistos para estimular o consumo. Qual a surpresa de haver uma crise quando o vento mudasse de feição?

    Gostar

  76. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Junho, 2008 19:05

    Brazil Delaying Oil Auctions on Ship, Rig Shortages

    By Jeb Blount and Carla Simoes

    May 15 (Bloomberg) — Brazil won’t auction new oil properties until at least 2009 because there is a lack of equipment necessary to expand exploration, Mines and Energy Minister Edison Lobao said.

    Oil companies need to start work on the leases they already have before Brazil can contemplate its planned Round 10 auction or revive its stalled Round 8 auction, Lobao said today in an interview in Brasilia. State-controlled Petroleo Brasileiro SA, or Petrobras, has seen timetables broken by platform shortages.

    To try and reduce delays, Petrobras has leased about 80 percent of the world’s deep-water drilling rigs and plans to build 146 offshore service ships in Brazil by 2015. A ship shortage has delayed efforts by Petrobras, Galp Energy SGPS SA and BG Plc to explore the 5 billion- to 8 billion-barrel Tupi field, the Western Hemisphere’s biggest oil find in three decades.

    “We’ve already auctioned off a lot of blocks,” Lobao said in an interview with Bloomberg Television. “There simply aren’t enough seismic ships and other equipment for Petrobras and other companies to explore what they have.”

    (…)

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Vita Lino permalink
    12 Junho, 2008 19:05

    Ó meu caro José!…

    Parece hoje um pouco perdido… Só porque o Vital Moreira disse “porrada neles” não é motivo para dizer que não se deve dar porrada neles.
    O Vital engana-se sempre, estamos de acordo.
    Mas desta vez entrou no jogo “se eu digo que sim é não, portanto vou dizer não, mas se digo não é sim portanto vou dizer sim… etc, e decidiu atirar a moeda ao ar para decidir o que dizer.
    E não é que desta vez tinha razão?

    Gostar

  78. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    12 Junho, 2008 19:07

    Gabriel olhe que nem eu me atrevo a comparar a economia especulativa com o totoloto.Quanto á herança como sabe há muito quem defenda que parte deve reverter para a sociedade.Até o Bill Gates segue essa filosofia com o que deixa aos filhos:

    Gostar

  79. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Junho, 2008 19:08

    “Hoje a especulação financeira pouco tem a ver com a economia real.” Tem piada todo o investimento é especulação.

    Gostar

  80. Carlos Fernandes's avatar
    Carlos Fernandes permalink
    12 Junho, 2008 19:09

    A Manuela Ferreira Leite vai pedir a demissão? A velocidade é muita para a idade dela. Esteve calada neste conflio, perdeu. Enterrada, venha outro para o lugar dela, O Paulo Portas anda a banhos…Triste direita a nossa que nem defende a autoridade do estado!

    Gostar

  81. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Junho, 2008 19:14

    Duas notícias

    Em 2004 http://www.gluckman.com/ChinaCars.html

    “Last year, China overtook France to become the fourth largest automobile market. Already the world’s fastest-growing market for cars, China will soon overtake Germany to crack the Big Three and, experts say, it’s only a matter of time before China is Number One.”

    Wikipedia2008:
    China is set to become the world’s second largest new automobile growth market by the end of 2006 and this growth is spurring demand for automotive parts, services, and after-care products.

    E só estou a falar da China.

    Gostar

  82. Desconhecida's avatar
    12 Junho, 2008 20:20

    No meu imaginário virtual, desenhei a Lololinhazinha como uma mulher serena, de olhar firme e determinado, mas lhano, levantando, com desvelo, num só braço, uma balança em perfeito equilíbrio. Para surpresa minha, adivinho-a, aqui e agora, vestida de camuflado, as faces riscadas de negro, olhar a um tempo gélido e fuzilante, sobraçando uma ameaçadora kalachnikov.
    Como “guterrou” alguém: “É a vida!”

    Gostar

  83. Levy's avatar
    Levy permalink
    13 Junho, 2008 01:00

    No estatuto do aluno não houve Guterranço. Vai mesmo entrar em vigor. Mas o estatuto é ele próprio uma guterrice das mais cretinas que vi até hoje: para o aluno nenhuma exigencia e todas as facilidades. Se algo correr mal a culpa será sempre, sempre, dos professores.

    Gostar

  84. Zé's avatar
    permalink
    13 Junho, 2008 09:55

    Uns são gatunos, arruaceiros.
    Outros são empresários liberais.
    Acho que neste blog há uma falta de vergonha na cara.
    E também de humanidade.
    Mas enfim, vai divertindo ouvir as bocas dos lacaios que esperam que um dos mestres atire uma migalha.
    A Ayn Rand deve humedecer no além a ler o Blasfémias…

    Gostar

  85. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    13 Junho, 2008 10:51

    Humanidade, refere o comentador anterior, mas para quem reclama essa humanidade espero que para os que são forçados pela brutalidade a agir contra sua vontade . Humanidade é o governo permitir segurança e justiça com as verbas que exige aos contribuintes para esse fim.

    Gostar

  86. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    13 Junho, 2008 14:08

    Há quem defenda que a única coisa que interessa é encontrar uma “solução pacífica”.

    Só que as soluções, sejam elas quais forem, têm consequências a curto, médio e longo prazo. E as consequências desta “solução” são várias e todas negativas.

    Desde já, as empresas de camionagem queriam dinheiro e foi isso que receberam. Se não na forma de subsídios directos aos combustíveis, na forma de subsídios às portagens, deduções de uma parte dos valores gastos em combustíveis, …
    Esse dinheiro sai do bolso de todos nós (na forma de impostos) para subsidiar directamente um determinado grupo de empresas privadas.

    Outra consequência foi a violência (verbal e física) e a destruição de propriedade privada ficarem impunes. E foi permitido pelas autoridades que continuassem por vários dias.

    Por fim, foi dado o sinal de que este Governo está disponível para ceder às “reivindicações” de quem esteja disposto a recorrer à violência. Depois deste, venham os taxistas (que até têem a sua actividade tabelada) e os agricultores.

    Quando todos os que podem bloquear as estradas virem as suas exigências respondidas, os outros grupos só precisam de encontrar formas de “negociação” suficientemente violentas que façam com que sejam “ouvidos”.

    Paz desta, não obrigado. Prefiro que os criminosos sejam tratados como tal e que à violência o Estado responda com autoridade, para repôr a ordem pública e garantir o Estado de Direito. Se a autoridade do Estado só puder ser estabelecida com violência, então seja.

    Gostar

  87. Desconhecida's avatar
    13 Junho, 2008 17:05

    Certamente que não vou com os exageros cometidos e o abuso da força unida e em campo, porém… também não concordo que as leis não se cumpram em devido tempo de modo a evitarem o eclodir destas situações.
    As “revoluções” sempre acontecem, não por uma razão louca dum qualquer povo, mas pelo sofrimento acumulado, físico, intelectual e material.
    Um governo inteligente e “comedido” teria evitado esta humilhação (e outras que se seguirão, talvez piores), bastaria estar atento ao jogo… Estarão demasiado absortos “noutras jogadas” e, portanto, desconcentrados na “altura do passe” (perdoem-me o futebol, mas como estamos em plena campanha futeboleira…).
    Claro que, irá sobrar para os mesmos de sempre… a não ser que decidam começar a “fabricar” moeda… o Estado (governo) não tem nada de seu para dar… ou, disso, não se gabam!

    Gostar

  88. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    13 Junho, 2008 18:52

    O Socrtes, fez muito bem em não mandar a GNR, nem a policia, contra os camionistas, tinha caido nasa 48 horas a seguir!
    Porque nem uma nem outra se tinham metido no barulhoi!
    Por isso ele foi ao parlamento, ontem falçar em proporcionalidade e outras parvoices assim, porque não se manda dar tiros aos civis.
    Ficou claro è que o Socrates, não tem ninguem para o proteger:
    Comandos de policia e GNR, ministro da administração interna, procuradores da republica etc, ficaram sentados a ver se o Socrates caia da cadeira…..não foi desta, mas o ensaio, não correu mal e os proximos, acabam com as folias de um governo, que vai destribuir o IVA das pontes, por portugueses (contribuintes) que nada tem a ver com a questão, isto, è andar
    a empurrar o caixão com a barriga…….

    Gostar

Indigne-se aqui.