Saltar para o conteúdo

“Laranja mecânica” esmaga jacobinos

13 Junho, 2008
by

Há muito que não se via uma laranja tão vistosa e sumarenta, a ponto de pôr MFL roída de inveja, tão mirrada e ressequida anda a sua. Ainda que me custe admitir, os jacobinos deram excelente réplica mas, na hora da verdade, o seu argumentário revelou-se pobre e a tréplica laranja foi sempre mais linear, precisa e mortífera.

Se as realizações continuarem consistentes com as exibições, teremos a decisão final entre o “mecanicismo laranja” e a fúria espanhola. Nessa altura, pesarão mais as minhas origens galaico-transmontanas.

35 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    14 Junho, 2008 00:00

    Curioso é os jogadores holandeses terem as famílias na primeira fila e quando o jogo acaba, os filhos correm para eles os pegarem ao colo.
    O Scolari também podia arranjar um espectáculo do género, mesmo com crianças emprestadas.

    Gostar

  2. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    14 Junho, 2008 00:01

    Na ausência da selecção irlandesa, «sou holandês desde pequenino»……

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Sem Anestesia permalink
    14 Junho, 2008 00:02

    Holanda x Espanha, se acontecer, é nas meias.

    Gostar

  4. JLS's avatar
    14 Junho, 2008 00:28

    Como já disse aqui o Sem Anastesia. Holanda x Espanha… se acontecer, é nas meias. Ficando ambas em 1º nos grupos e ambas passando os quartos… Até pode acontecer que a Espanha fique em 2º, mas não me acredito muito. Anyway, Holanda x Espanha promete ser um dos melhores jogos… duas equipas com ataques e meio campo ofensivos muito poderosos e com defesas (ou “defesa”, pelo valor do conjunto), à excepção dos keepers, longe do nível dos atacantes. Promete.

    Gostar

  5. alice goes's avatar
    alice goes permalink
    14 Junho, 2008 00:40

    Cumprimentos transmontanos, quanto a final também espero que a laranja lá esteja. Da fúria já não sei, sou mais do dialogo galaico-português.
    Já agora não custa sonhar que um dia a união dentro do Eixo Atlântico crie muitas sinergias nas terras do norte…

    Gostar

  6. Sofia Ventura's avatar
    14 Junho, 2008 00:52

    Ah… o post é sobre futebol. Menos mal. Assim já não me sinto mal, por alienigena. Tive de vir aos comentários para perceber de que é que estavam a falar. Chiça…!

    Gostar

  7. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    14 Junho, 2008 00:56

    Mecanicismos holandeses? Eles têm um futebol que é tudo menos mecânico.

    Sofia é só para não dar por mal empregue a sua passagem por aqui.

    Gostar

  8. José Chouriço da bola's avatar
    José Chouriço da bola permalink
    14 Junho, 2008 01:58

    Sofia, eu que até nem sou bom de bola e nem vou muito em futebóis, posso-lhe dizer uma coisa, este Europeu tem valido a pena ver (pela TV…I). Assim se percebe porque é que o jogo é tão apreciado por tanta gente. Não é preciso perceber muitas regras para saber e apreciar como se joga, e depois até dá para escrever uns (vá lá) excelentes textos como o do LR. Na realidade ele nunca falou de futebol, mas todos os que gostam de bola perceberam. O jogo vale pela sua estúpida simplicidade. 11 de cada lado tentando meter uma esfera dentro de um rectangulo no lado do adversário. É por esta simplicidade que o xadrez por mais maravilhoso que seja jamis arrastará multidões histéricas, alegres e/ou desgostosas. Qualquer idiota se sente inteligente a ver futebol, e qualquer inteligente se sente feliz por saber que algo tão complexo em termos de formúlas matemática se pode resumir a um belo passe para golo, tal qual um sistema solar. O que é pena nisto tudo, é que esta coisa só dura um mês de de dois em dois anos, ora Mundial ora Europeu, porque quanto aos futebóis nacionais, olhe cara Sofia, continue a ignorar, não valem a perca de tempo. Mal por mal uma final Holanda Tugal até era capaz de ser engraçada. Aqueles adeptos holandeses, e as holandesas principalmente, são mesmos engraçados. E se a bola é redonda por alguma razão será.

    Gostar

  9. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    14 Junho, 2008 05:00

    “Holanda x Espanha… se acontecer, é nas meias.”

    E passe quem passar na final leva na tarraqueta. Aliás os holandeses já estão habituados. Além do mais o CR7 tem umas contas a ajustar com o Boulahrouz.

    Gostar

  10. Saloio's avatar
    Saloio permalink
    14 Junho, 2008 05:47

    Não sei se estão recordados, mas a “Laranja Mecânica” é um romance do autor inglês Anthony Burgess, escrito nos anos 60 quando, após lhe ter sido diagnosticado um cancro, ele o conseguiu debelar. É um livro amargo, sobre a violência gratuita da juventude dos meios industrializados, e do seu tratamento de choque.

    Tornou-se famoso quando, em 1970, Stanley Kubric fez um filme terrível, impressionável e gongórico, onde brilhou o actor Malcolm MacDonald(????).

    Todo o filme é extraordinário e invulgar (à la Kubric): a cor, as personagens, o grafismo, o enredo, etc.. Para mim, uma das partes mais importante do filme foi a banda sonora, composta por um autor que, pela primeira vez, utilizou um computador da IBM, para a produção de sons melódicos – Walter Carlos.

    O aparelho que ele inventou, meio órgão meio computador, chamava-se “moog”, e logrou tocar com sons metálicos, algumas peças de autores clássicos – e foi anos depois celebrizado em grupos de rock, nomeadamente por Keith Emerson, dos “Emerson, Lake and Palmer”, famoso nos anos 70, e cujo melhor album foi “Rodeo”, baseado na ópera do compositor americano dos anos 50, Aaron Copeland.

    O aparelho em causa foi o percursor destes “pianos electrónicos” que agora existem, que tocam sete instrumentos ao mesmo tempo e permitem que apenas dois tipos façam um chinfrim do caneco – estou-me a lembrar dos “Orchestral Manovers In The Dark”, com o Enola Gay.

    A equipa de futebol holandesa vai buscar o nome “Laranja Mecânica” à cor das camisolas do seu equipamento e à associação com o livro…e muito bem, pois jogam como uma peça mecânica articulada e já todos vimos quem vai ser o campeão deste campeonato.

    Digo eu…

    Gostar

  11. Fado Alexandrino's avatar
    14 Junho, 2008 07:35

    A equipa de futebol holandesa vai buscar o nome “Laranja Mecânica” à cor das camisolas do seu equipamento e à associação com o livro

    Este post é muito engraçado porque mostra que muita gente desconhece porque é que a Holanda se equipa de Orange.

    Neste campeonato decidiu-se que nenhum jogo da fase inicial teria réplica na final e por isso não vai haver agora, nem nunca mais, o que será uma sorte para o NovoScolari um Grécia-Portugal.

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    14 Junho, 2008 08:17

    Caro Saloio, boa a sua descrição sobre a banda sonora do filme de Kubrik, que na altura escandalizou muita gente pela violência gratuita. Ainda não havia tarantinos.
    Esqueceu-se de referir a inclusão na banda sonora da 9ª Sinfonia de Beethoven que dá algo de épico ao filme.

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    14 Junho, 2008 08:25

    F.Alexandrino está a ser irónico e taciturno, pois é sabido que aquele orange vem de Oranje-Nassau, a Casa que desempenhou um papel central na vida política dos Países Baixos desde Guilherme I de Orange.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2008 08:56

    Estes tipos gostam da Holanda por causa da cor da camisola. Mesmo que jogasse mal. lol
    Já agora, sabem como é que se diz laranja em grego? Descubram

    Memorável foi o jogo Holanda-Portugal do ultimo euro e se há coisa que gostava é de ver novamente agora em versao correcta e justa e com vitória do vermelho e verde novamente. Mas desta vez sem os cartoes. Vale a pena ver as versoes do youtube musicadas do jogo. Mas a Holanda nao jogou de laranja
    E lembram-se da cena de Deco e Gio depois de vermelhados sentados na bancada? eheh Que jogo memorável!

    http://www.youtube.com/watch?v=yKpWxKSozFM&feature=related

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2008 09:11

    Para recordar
    Há melhores escolhas musicais de fundo no youtube mas agora nao encontro

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2008 09:53

    Os parolos quando observam adeptos vestidos de laranja acham-nos inteligentes, divertidos, o máximo. Quando os adeptos se vestem das cores nacionais, só pensam na bola, estao alucinados e alienados. Tenho ideia de um poste anterior a dizer que queria que Portugal perdesse para acabar com as cenas. As cenas na tv holandesa sao iguais. Mas para os parolos sao mais bonitas porque sao estrangeiras.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2008 10:48

    Anónimo (17),

    A posta é apenas sobre o debate no terreno…

    Gostar

  19. LR's avatar
    14 Junho, 2008 10:49

    O comentário anterior é meu.

    Gostar

  20. Elcaseiimunitates's avatar
    Elcaseiimunitates permalink
    14 Junho, 2008 11:31

    O comentário 17 foi passado por fax em inglês tecnico?
    Se não foi parece.
    Estes faxes são muito sintomáticos.
    Manifestações de 200.000= tudo do PCP
    Lock out dos camionistas= tudo do PSD como um dos seus lideres.
    Pescadores= são do PC ora bolas.
    Agricultores (CNA)= só podem ser do PSD.
    Porventura os taxistas serão laranjas dentro de pouco tempo= parolos achando-se divertidos.
    Será???
    O direito á indignação acabou?
    Claro que sim, apesar de no poder, os indignados serão sempre eles.
    Só a eles lhes cabe o direito de cortar pontes “justamente”.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2008 11:56

    Ó 20, os taxistas terao como é obvio, provavelmente um porta-voz do partido do taxi.
    Ó 20, é verdade. Vejo tanta gente a dizer mal da festa das cores nacionais nas ruas, mas os outros sao ainda mais exagerados e há pessoas que admiram os adeptos estrangeiros e dos nacionais dizem mal. E na Holanda é por causa da cor que se entusiasmam. É a parolada que só admira o estrangeiro.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2008 11:58

    Mas ó 20. nAO se enganou no 17. É que o 17 nem falou das greves. Era sobre futebol.

    Gostar

  23. Elcaseiimunitates's avatar
    Elcaseiimunitates permalink
    14 Junho, 2008 12:25

    Pois era só de futebol…… neste comentario deste post.
    Mas não vale a pena fazer-se de desentendido que noutros vc bate pela mesma bitola.
    Tudo que não lhe cheire a ingles tecnico tem um qualificativo depreciativo .
    Deve ser da cor também…presumo.
    Se não for da sua, ele são ingratos, parolos, retrogrados pertencem a outros partidos e a outros interesses (novo “crime”)anti-fax-ingles-tecnico.
    È que fui fazer uma “revista” ao IP donde vem tantos anónimos e outros, variados nomes.

    Gostar

  24. Piscoiso's avatar
    14 Junho, 2008 12:28

    πορτοκαλί

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2008 12:31

    “Portucale!” ya Piscoiso. É laranja em grego
    eheh descobriu

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2008 12:34

    O nome do nosso país em Grego sabe a laranjas
    🙂

    Gostar

  27. Fado Alexandrino's avatar
    14 Junho, 2008 12:38

    que na altura escandalizou muita gente pela violência gratuita.

    Bem, não sei.
    Por acaso acho que o que escandalizou foi depois o tratamento que lhe deram e acima de tudo o que poderia ser uma visão futurista do sistema prisional.
    Já agora um quizz, porque é chamam azzurra a uma squadra que na bandeira não tem tal cor?

    Gostar

  28. Saloio's avatar
    Saloio permalink
    14 Junho, 2008 13:03

    Estimado Piscoiso, em 12: tem toda a razão, pois um dos vícios de Alex, a figura principal, eram sexo, violência e o Beetoven. O filme, tal como o anterior de Kubrik, “2001 – A Space Odissy”, tem imensas melodias clássicas. Aliás, o Alex no filme tratava o músico familiarmente por Ludwig Van…

    Quanto à equipa de futebol holandesa, adquiriu o título carinhoso de “Laranja Mecânica” dado pelos jornalistas desportivos no Mundial de 1974, na sequência de uma maneira de jogar original na altura: o “carrossel”, em que os jogadores passavam a bola ao primeiro ou segundo toque, em avançadas rapidíssimas e espectaculares. O patrão da equipa era, então, o grande Joan Cruijff. O filme de Kubrik estava no auge da fama (tinha sido proibido em Inglaterra), e a cor das camisolas era, como se sabe, laranja. E desde aí, a alcunha mantém-se.

    Digo eu…

    Gostar

  29. Fado Alexandrino's avatar
    14 Junho, 2008 13:09

    pois um dos vícios de Alex

    Olhe que dois dos apontados não são vícios, e já agora nos clássicos não há melodias.
    Deixe isso para o Tony Carreira.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2008 13:20

    A nossa história por vezes é mal contada
    Esta é a verdadeira origem da razao de porque somos Portugal

    A palavra “Portugal”

    ” no séc XVI, os portugueses “trouxeram” a laranja para portugal e, assim foram os portugueses que a introduziram na Europa. Não é toa que em alguns casos deparamo-nos com o rótulo: Portugal, o país das laranjas! Por este motivo, e por incrível que pareça, hoje em dia as laranjas são denominadas portuguesas em alguns países europeus! Sim, é no mínimo engraçado. Ora vejamos: em romeno laranja diz-se portocálâ, em búlgaro portokal’, em grego portokáli e em turco portokal. Mas esta associação não se fica pelas línguas europeis.
    Em farsi (persa), língua oficial de países como o Irão ou o Afeganistão e falado em países como a Arménia, a Geórgia ou o Iraque, a palavra portugal (em farsi: پرتغال – lê-se: porteqal) significa laranja!
    Em árabe, uma língua falada em cerca de 20 países (países como o Egipto, Líbia, Síria, Argélia, Arábia Saudita, etc.), com aproximadamente 280 milhões de falantes[2] (em todas as suas derivações), a palavra portugal (em árabe: برتقال – lê-se: bortuqal ou burtuqálum) designa também o fruto laranja. ”

    Laranja somos nós
    Melhores que a laranja mecánica

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    14 Junho, 2008 13:44

    Já me tinha lembrado dessa, mas parabéns anónimo 30, deu informação interessante e valor acrescentado aos comentários.

    Gostar

  32. Sofia Ventura's avatar
    14 Junho, 2008 14:16

    José Chouriço da bola Diz:
    14 Junho, 2008 às 1:58 am

    José,
    À parte das grandes manifestações colectivas, eu até vivo (à minha maneira) o Euro. Mas ver jogos… só mesmo os da selecção e só quando os demais compromissos permitem. Daí que não tenha percebido o post que falava de holandeses, espanhóis e jacobinos (franceses?).
    O post, se calhar, está bem feito. Os meus parcos conhecimentos é que não me permitiram acompanhá-lo.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Raskolnikov permalink
    14 Junho, 2008 15:16

    Entre Protestantes holandeses e Jacobinos franceses: Venha o Diabo e escolha!

    Gostar

  34. jose manuel santos ferreira's avatar
    jose manuel santos ferreira permalink
    14 Junho, 2008 15:22

    Xiiiii
    Isto não foi um simples jogo de futebol ????
    Aliás, bem jogado ???
    Holanda-França ???
    Ou agora são os protestantes contra os jaconinos ???
    Esta agora ???? Não lembra ao diabo !!!!

    Gostar

  35. Tomás Mendes (blog: Montra de Ideias)'s avatar
    14 Junho, 2008 22:13

    “Para mim, a Holanda é uma boa selecção: sem dúvidas nenhumas! Porém, não tem uma qualidade assim tão extraordinária que justifique estas duas vitórias tão chorudas.”

    in Montra de Ideias

    Gostar

Indigne-se aqui.