Já tem o meu voto, não fosse ele um dos mais ilustres colunistas do jornal onde trabalho. Depois do sucesso dos Lobos no raguebi, um Lobo para o futebol. Mainada
O que é que foi no passado? Treinador aonde? Jogador de futebol aonde? Dirigente aonde? Empresário de quem?
Who is this guy? Para além de dizer umas coisas na RTPN…..é que deverá supor-se que para se ser treinador a selecção se seja mais do que um bom conversador!
De “bancada”, não, de camarote central, com salgadinhos e champanhe servidos por hospedeiras boazonas. Que o homem é um luxo a falar e tem boa pinta. Até escreve livros, catano.
Ó Jorge Silva, o sucesso do Lobo do futebol, iria ser igual ao sucesso dos maiores jogadores de râguebi do mundo a cantar o hino nacional? Ena! Temos homem! E o gajo vai cantar o quê? A Maria da Fonte?
Nunca ter sido treinador do Benfica na última dúzia de anos(nem de nada, diga-se de passagem)é o melhor elemento curricular possível!
Mas sugiro mehor: José Sócrates, ele próprio!!!
Livrávamo-nos do homem e a selecção, mesmo sem jogar,fazia um figurão a fazer jogging em T-shirt, com o logotipo da Independente, em Copacabana, em Pequim, em Luanda, etc.
É certo que voltávamos às gloriosas classificações de Saltillo, de Macau e por aí fora, mas ficávamos mais de acordo com o nosso desenvolvimento econ´mico, social e cultural.
Seleccionador,sim treinador,não! Desde que não precise de agradar aos senhores dirigentes do futebol indígena,e decidir pela sua cabeça,até nem é difíci,.nas condições actuais( uma equipa jovem já formada)
O LFL nunca perde um jogo de futebol. No final das partidas faz o rescaldo e sai sempre a ganhar. Tem os seus méritos como comentador, mas nunca será treinador, pois aí sujeitava-se à derrota e lá se ia a sua aura de teórico do futebol.
O seu a seu dono, e o LFL sempre será um teórico do diva. Julgo que também não terá a ambição de ser treinador de futebol. É mais complicado e stressante do que ser comentador.
“É mais complicado e stressante do que ser comentador.”
Um bocaditito, só um bocaditito mais complicadito, é capaz de ser pá, sei lá…. mas podemos sempre dizer como o Luis Moreira: é pá, a equipa até já está formada e tudo 😉
O homem escreve sobre futebol.
O homem é advogado.
Parvos são os que lhe compram os livros.
O futebol, joga-se e vive-se… só o estuda quem dele faz profissão.
Se contar lá porque é que não seleccionou o Baía eu faço já a pré-reserva.
Quanto ao Freitas Lobo é um excelente comentador. Vê futebol de um modo muito profissional e arranjou um método qualquer para descobrir pérolas (the next big thing) em quase todos os campeonatos do mundo à razão de 3 ou 4 por semana.
Aparentemente, vê tantos jogos de futebol quanto o Marcelo Rebelo de Sousa lê livros.
Não faço ideia se seria bom treinador/seleccionador, mas é um dos comentadores que mais vale a pena ouvir quando o assunto é futebol.
Quanto ao Scolari, só tenho pena que não tenha ido mais cedo. Para o Benfica há 2 anos é que teria sido ouro sobre azul. Saudades? Tantas como de uma hérnia.
Qualquer seleccionador que não venha para alienar uma parte substancial dos portugueses merecer-me-á muita mais simpatia, mesmo que não se qualifique para nenhum torneio nos próximos 20 anos!
Essaagora, eu peço imensa desculpa, mas prefiro que venha um treinador que tu detestes e que qualifique Portugal para campeonatos do mundo e da europa, do que um de que tu gostes imenso e a quem dês beijinhos na boca, mas que não qualifique Portugal para nenhum torneio. Eu nisto de futebol, sou um bocado esquisito.
Quanto ao tal gajo que sabe imenso de futebol e escreve livros muito sábios sobre futebol e até topa os melhores jogadores… vamos a ver se nos entendemos com outro exemplo: O maior crítico literário do mundo é forçosamente o maior romancista? Não; normalmente as experiências literárias dos críticos não são muito boas. Isso vale também para a música, por exemplo.
O que seria do futebol sem o LFL?
Como sempre em que se ouvem comentários exagerados, despropositados e amiúde até incompetentes, o futebol é muito melhor sem ser falado.
Já não se fala tanto de futebol que é só bolas fora em Portugal?
Um tipo que uma vez diz que o 4x4x2 é o melhor sistema ao passo que o Mourinho diz que é o 4x3x3 e vou confiar no teórico que apenas sabe nomes de jogadores, de equipas, de estádios, de treinadores como qualquer um que se interesse pode saber.
Claramente, convenço-me que em Portugal, para aturar este tipo de gente, as pessoas não sabem avaliar o futebol e muito menos conhecê-lo.
Não sei quem é, mas se com ele evitarmos as transmissões patéticas da equipa a deslocar-se de camioneta, a entrar no avião, a comer o pequeno almoço, e a prolongar as exibições nos campeonatos.
Por mim está tudo bem.
Acabei de ler um livro sobre a “gestão de 90 minutos” e o trabalho dos treinadores.
Não me acredito que Alex Ferguson tenha uma citação a propósito de LFL, mas aplica-se-lhe totalmente e que é sobre o gozo de ouvir os teóricos explanarem (ou espalharem-se) sobre tácticas e desenhos geométricos como se houvesse uma ciência exacta com 22 jogadores, três árbitros e uma bola de futebol numa área sensivelmente de um hectare.
Mas essa citação guardo-a para mim. A maioria das pessoas deve preferir o 4x4x2 do LFL ao 4x3x3 de Mourinho como sistema mais equilibrado e perfeito de uma equipa. E deve adorar ouvir – quem não soube mais – tipos como o LFL e acólitos, aqueles que são pés-de-microfone e canetas servis dos dirigentes e treinadores de quem são amigos, a debitar banalidades travestidas de conhecimento adquirido en la cancha.
Haja pachorra.
p.s. – após a experiência do Mundial-2006, optei por só ver os jogos e não assistir a qualquer coisa extra que passe nas tv’s. Também me livro da pimbalhada publicitária sempre à volta da selecção e do melhor detergente para limpar as nódoas que uma equipa que se deseja vitoriosa nunca terá. Livra!
1º Carlos Carvalhal
2º Manuel José
3º Carlos Queirós
Nunca, MAS NUNCA MAIS, um estrangeiro!!!!!
»
Meu caro, nós somos muito parecidos com os gregos. Excepto na parte que eles são felizes e nós somos uns amantes do fado a tal ponto que qualquer dia a expressão “tragédia grega” muda de dono.
Os gregos só foram lá porque tinham um alemão matreiro a mandar neles, e honra lhe seja feita pois com um grupo de jogadores sem enormes talentos conseguiu derrotar uma equipa (pré-feita) de bons jogadores e “roubar-lhes” o título em casa.
Atenção que se trata apenas de mero pragmatismo, não é o rebaixismo nacional do costume.
[Se só tivessemos três dias para salvar o mundo, eu chamava unicamente portugueses e brasileiros. Com suiços e alemães, ao terceiro dia tinhamos um bom plano, milimetricamente concebido. Mas só isso.]
O Luís para seleccionador ! Terá todo o meu apoio !
(Mas para tal, terá de dar-se ao trabalho, ao incómodo, ao desgaste, de convencer “iluminados” dirigentes dos clubes A ou B que não é sequer seu simpatizante….).
Também o Luís (o Campos ou será campas??) percebe e não é por isso que eu o quero na seleção.
Não quero saber se o homem é benfiquista ou não. O que sei é que o grande Timoneiro Azul-dourado moveu todos os seus tentáculos para que um selecionador que fez um excelente trabalho como Humberto Coelho tivesse sido despedido, tudo porque é benfiquista. Mas deixe lá, isto não coloca o Vieria ao barulho e por isso nâo deve estar interessado.
Parece-me que o Dinis está a ser um bocadinho patético, mas isso pode ser a vista aqui de trás dos meus óculos azuis.
Tal como eu vejo a coisa, a secretaria apenas repôs a situação conquistada (e de que maneira!) em campo.
Quanto ao Luis Freitas Lobo, não quero crer que alguém esteja a colocar seriamente a hipótese de ele ser seleccionador nacional. Tal como quando o Humberto Coelho foi escolhido, para mim ser-se seleccionador tem que ser o cume de uma carreira e não o início dela.
É como colocar um fórmula 1 nas mãos de um miúdo que acabou de tirar a carta: pode até correr tudo bem, mas o mais provável é que ele acabe estampado numa curva qualquer.
Mas porque é que ainda ninguém se lembrou do Paulo Sousa?
Quanto a mim, seria a opção nº1. É certo que ainda não passou por qualquer clube, mas está a trabalhar na selecção e, ao que se diz a imprensa, tem desenvolvido um óptimo trabalho. Além do mais, é um homem com grande ligação à equipa nacional, tem o respeito dos jogadores, não está “associado” a qualquer grande clube português, tem experiência em grandes competições, lida bem com a pressão e tem nível, apresentação, discurso fluente e coerente, educação, enfim… Acho que seria um nome que agradaria a todos os portugueses e acredito que se revelaria uma excelente escolha. Até porque tem curso de treinador.
Veja-se os resultados de alguns seleccionadores na mesma linha, a nível europeu, e que não tiveram praticamente nenhuma experiência em clubes: casos de Van Basten, Klinsmann, Ruddi Voeller, Donadoni, S. Bilic e outros…
Quanto a mim seria uma excelente oportunidade para ele e seria mesmo previsível que, caso as coisas lhe corressem bem, pudesse ficar por lá muitos e muitos anos e desenvolver um trabalho de futuro. Não se esqueçam que ele, neste momento, está a trabalhar com as camadas jovens nacionais…
De qualquer forma, parece que Carlos Queirós já está mesmo escolhido e essa seria a minha 2ª opção, pelo que fico muito satisfeito na mesma. Acho que tem evoluído muito e dará um excelente seleccionador.
Agora… o que tem de ficar claro é que esta geração merece muito mais e que venha alguém que finalmente nos dê um título…! E, já agora, que arrume com o Ricardo de vez da Selecção!
Já tem o meu voto, não fosse ele um dos mais ilustres colunistas do jornal onde trabalho. Depois do sucesso dos Lobos no raguebi, um Lobo para o futebol. Mainada
GostarGostar
O que é que foi no passado? Treinador aonde? Jogador de futebol aonde? Dirigente aonde? Empresário de quem?
Who is this guy? Para além de dizer umas coisas na RTPN…..é que deverá supor-se que para se ser treinador a selecção se seja mais do que um bom conversador!
GostarGostar
“O futuro seleccionador nacional de futebol”… de bancada.
GostarGostar
De “bancada”, não, de camarote central, com salgadinhos e champanhe servidos por hospedeiras boazonas. Que o homem é um luxo a falar e tem boa pinta. Até escreve livros, catano.
GostarGostar
Se nunca foi treinador do Benfica, não tem qualquer credibilidade.
GostarGostar
só em portugal há pelo menos 5 milhões de seleccionadores. sou um mau espectador ocasional
GostarGostar
Ó Jorge Silva, o sucesso do Lobo do futebol, iria ser igual ao sucesso dos maiores jogadores de râguebi do mundo a cantar o hino nacional? Ena! Temos homem! E o gajo vai cantar o quê? A Maria da Fonte?
GostarGostar
Nunca ter sido treinador do Benfica na última dúzia de anos(nem de nada, diga-se de passagem)é o melhor elemento curricular possível!
Mas sugiro mehor: José Sócrates, ele próprio!!!
Livrávamo-nos do homem e a selecção, mesmo sem jogar,fazia um figurão a fazer jogging em T-shirt, com o logotipo da Independente, em Copacabana, em Pequim, em Luanda, etc.
É certo que voltávamos às gloriosas classificações de Saltillo, de Macau e por aí fora, mas ficávamos mais de acordo com o nosso desenvolvimento econ´mico, social e cultural.
GostarGostar
Seleccionador,sim treinador,não! Desde que não precise de agradar aos senhores dirigentes do futebol indígena,e decidir pela sua cabeça,até nem é difíci,.nas condições actuais( uma equipa jovem já formada)
GostarGostar
Quem é este? É giro!
GostarGostar
O LFL nunca perde um jogo de futebol. No final das partidas faz o rescaldo e sai sempre a ganhar. Tem os seus méritos como comentador, mas nunca será treinador, pois aí sujeitava-se à derrota e lá se ia a sua aura de teórico do futebol.
O seu a seu dono, e o LFL sempre será um teórico do diva. Julgo que também não terá a ambição de ser treinador de futebol. É mais complicado e stressante do que ser comentador.
GostarGostar
“É mais complicado e stressante do que ser comentador.”
Um bocaditito, só um bocaditito mais complicadito, é capaz de ser pá, sei lá…. mas podemos sempre dizer como o Luis Moreira: é pá, a equipa até já está formada e tudo 😉
GostarGostar
«Quem é este? É giro!»
A foto é a capa de um livro e já tem alguns anos…
Pequena biografia
GostarGostar
O homem escreve sobre futebol.
O homem é advogado.
Parvos são os que lhe compram os livros.
O futebol, joga-se e vive-se… só o estuda quem dele faz profissão.
GostarGostar
Já lhe puseram fruta no quarto?
Já pôs fruta no quarto de alguém?
Não?
Então é do Benfica e não serve.
GostarGostar
Ainda vai andar muita boa gente a ter saudades do Scolari.
Sublinho: saudades.
Avizinha-se tão mau, tão mau, tão mau o que aí vem … que à luz dele, o Scolari vai parecer um Rommel do futebol.
GostarGostar
«Quem é este? É giro!»
Até as gordas se babam. Olha se fosse eu?…
Caías logo de costas.
GostarGostar
“Ainda vai andar muita boa gente a ter saudades do Scolari.”
O Scolari escreveu algum livro ?
GostarGostar
… migalhas pros passaros comerem … e comentarem…
GostarGostar
«Se nunca foi treinador do Benfica, não tem qualquer credibilidade.»
Se nunca foi fornecedor de fruta do FCP, não tem qualquer credibilidade.
GostarGostar
“O Scolari escreveu algum livro ?”
Se contar lá porque é que não seleccionou o Baía eu faço já a pré-reserva.
Quanto ao Freitas Lobo é um excelente comentador. Vê futebol de um modo muito profissional e arranjou um método qualquer para descobrir pérolas (the next big thing) em quase todos os campeonatos do mundo à razão de 3 ou 4 por semana.
Aparentemente, vê tantos jogos de futebol quanto o Marcelo Rebelo de Sousa lê livros.
Não faço ideia se seria bom treinador/seleccionador, mas é um dos comentadores que mais vale a pena ouvir quando o assunto é futebol.
Quanto ao Scolari, só tenho pena que não tenha ido mais cedo. Para o Benfica há 2 anos é que teria sido ouro sobre azul. Saudades? Tantas como de uma hérnia.
Qualquer seleccionador que não venha para alienar uma parte substancial dos portugueses merecer-me-á muita mais simpatia, mesmo que não se qualifique para nenhum torneio nos próximos 20 anos!
GostarGostar
Parabéns CAA, agora sim: http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraFutebolInternacional_FCPorto1606_77852.asp
mas, quem é que ganhou na secretaria? quem foi?
GostarGostar
WTF ?
GostarGostar
Meus preferidos:
1º Carlos Carvalhal
2º Manuel José
3º Carlos Queirós
Nunca, MAS NUNCA MAIS, um estrangeiro!!!!!
GostarGostar
De facto anda muita fruta na federação.
GostarGostar
Essaagora, eu peço imensa desculpa, mas prefiro que venha um treinador que tu detestes e que qualifique Portugal para campeonatos do mundo e da europa, do que um de que tu gostes imenso e a quem dês beijinhos na boca, mas que não qualifique Portugal para nenhum torneio. Eu nisto de futebol, sou um bocado esquisito.
GostarGostar
Quanto ao tal gajo que sabe imenso de futebol e escreve livros muito sábios sobre futebol e até topa os melhores jogadores… vamos a ver se nos entendemos com outro exemplo: O maior crítico literário do mundo é forçosamente o maior romancista? Não; normalmente as experiências literárias dos críticos não são muito boas. Isso vale também para a música, por exemplo.
GostarGostar
E eu também jogo muito bem Football Manager…
GostarGostar
O que seria do futebol sem o LFL?
Como sempre em que se ouvem comentários exagerados, despropositados e amiúde até incompetentes, o futebol é muito melhor sem ser falado.
Já não se fala tanto de futebol que é só bolas fora em Portugal?
Um tipo que uma vez diz que o 4x4x2 é o melhor sistema ao passo que o Mourinho diz que é o 4x3x3 e vou confiar no teórico que apenas sabe nomes de jogadores, de equipas, de estádios, de treinadores como qualquer um que se interesse pode saber.
Claramente, convenço-me que em Portugal, para aturar este tipo de gente, as pessoas não sabem avaliar o futebol e muito menos conhecê-lo.
GostarGostar
Não sei quem é, mas se com ele evitarmos as transmissões patéticas da equipa a deslocar-se de camioneta, a entrar no avião, a comer o pequeno almoço, e a prolongar as exibições nos campeonatos.
Por mim está tudo bem.
GostarGostar
Acabei de ler um livro sobre a “gestão de 90 minutos” e o trabalho dos treinadores.
Não me acredito que Alex Ferguson tenha uma citação a propósito de LFL, mas aplica-se-lhe totalmente e que é sobre o gozo de ouvir os teóricos explanarem (ou espalharem-se) sobre tácticas e desenhos geométricos como se houvesse uma ciência exacta com 22 jogadores, três árbitros e uma bola de futebol numa área sensivelmente de um hectare.
Mas essa citação guardo-a para mim. A maioria das pessoas deve preferir o 4x4x2 do LFL ao 4x3x3 de Mourinho como sistema mais equilibrado e perfeito de uma equipa. E deve adorar ouvir – quem não soube mais – tipos como o LFL e acólitos, aqueles que são pés-de-microfone e canetas servis dos dirigentes e treinadores de quem são amigos, a debitar banalidades travestidas de conhecimento adquirido en la cancha.
Haja pachorra.
p.s. – após a experiência do Mundial-2006, optei por só ver os jogos e não assistir a qualquer coisa extra que passe nas tv’s. Também me livro da pimbalhada publicitária sempre à volta da selecção e do melhor detergente para limpar as nódoas que uma equipa que se deseja vitoriosa nunca terá. Livra!
GostarGostar
Eu bem digo que vem aí algo pior!
«
Meus preferidos:
1º Carlos Carvalhal
2º Manuel José
3º Carlos Queirós
Nunca, MAS NUNCA MAIS, um estrangeiro!!!!!
»
Meu caro, nós somos muito parecidos com os gregos. Excepto na parte que eles são felizes e nós somos uns amantes do fado a tal ponto que qualquer dia a expressão “tragédia grega” muda de dono.
Os gregos só foram lá porque tinham um alemão matreiro a mandar neles, e honra lhe seja feita pois com um grupo de jogadores sem enormes talentos conseguiu derrotar uma equipa (pré-feita) de bons jogadores e “roubar-lhes” o título em casa.
Atenção que se trata apenas de mero pragmatismo, não é o rebaixismo nacional do costume.
[Se só tivessemos três dias para salvar o mundo, eu chamava unicamente portugueses e brasileiros. Com suiços e alemães, ao terceiro dia tinhamos um bom plano, milimetricamente concebido. Mas só isso.]
GostarGostar
OK !
O Luís para seleccionador ! Terá todo o meu apoio !
(Mas para tal, terá de dar-se ao trabalho, ao incómodo, ao desgaste, de convencer “iluminados” dirigentes dos clubes A ou B que não é sequer seu simpatizante….).
GostarGostar
O PAPA apoiaria, é mais um adorador do recrativo das Antas
GostarGostar
Mr. Javardo,
O Luís não é Benfiquista, é um facto. Mas sabe muito de futebol e de….jogadores.
É inteligente, culto, bem informado e formado. E honesto.
Seria um muito bom seleccionador, não duvido.
Manuel da Luz Afonso também o foi e não era treinador…
GostarGostar
Também o Luís (o Campos ou será campas??) percebe e não é por isso que eu o quero na seleção.
Não quero saber se o homem é benfiquista ou não. O que sei é que o grande Timoneiro Azul-dourado moveu todos os seus tentáculos para que um selecionador que fez um excelente trabalho como Humberto Coelho tivesse sido despedido, tudo porque é benfiquista. Mas deixe lá, isto não coloca o Vieria ao barulho e por isso nâo deve estar interessado.
GostarGostar
Mr. Javardo,
Não pense que para mim o SLBenfica “começou” e acabará com a presença de Vieira no Clube, desde os seus tempos do Alverca-satélite até à actualidade…
O SLB éstá muitíssimo para além dos Vieiras…
GostarGostar
Parece-me que o Dinis está a ser um bocadinho patético, mas isso pode ser a vista aqui de trás dos meus óculos azuis.
Tal como eu vejo a coisa, a secretaria apenas repôs a situação conquistada (e de que maneira!) em campo.
Quanto ao Luis Freitas Lobo, não quero crer que alguém esteja a colocar seriamente a hipótese de ele ser seleccionador nacional. Tal como quando o Humberto Coelho foi escolhido, para mim ser-se seleccionador tem que ser o cume de uma carreira e não o início dela.
É como colocar um fórmula 1 nas mãos de um miúdo que acabou de tirar a carta: pode até correr tudo bem, mas o mais provável é que ele acabe estampado numa curva qualquer.
GostarGostar
Esse treinador experientissimo de nome António Oliveira…
EHEHEHE
GostarGostar
Gosto muito do Luís Freitas Lobo!
É inteligente e intelectualmente honesto! É um trabalhador incansável e parece ser aquela pessoa que está muito bem na sua pele!
GostarGostar
Mas porque é que ainda ninguém se lembrou do Paulo Sousa?
Quanto a mim, seria a opção nº1. É certo que ainda não passou por qualquer clube, mas está a trabalhar na selecção e, ao que se diz a imprensa, tem desenvolvido um óptimo trabalho. Além do mais, é um homem com grande ligação à equipa nacional, tem o respeito dos jogadores, não está “associado” a qualquer grande clube português, tem experiência em grandes competições, lida bem com a pressão e tem nível, apresentação, discurso fluente e coerente, educação, enfim… Acho que seria um nome que agradaria a todos os portugueses e acredito que se revelaria uma excelente escolha. Até porque tem curso de treinador.
Veja-se os resultados de alguns seleccionadores na mesma linha, a nível europeu, e que não tiveram praticamente nenhuma experiência em clubes: casos de Van Basten, Klinsmann, Ruddi Voeller, Donadoni, S. Bilic e outros…
Quanto a mim seria uma excelente oportunidade para ele e seria mesmo previsível que, caso as coisas lhe corressem bem, pudesse ficar por lá muitos e muitos anos e desenvolver um trabalho de futuro. Não se esqueçam que ele, neste momento, está a trabalhar com as camadas jovens nacionais…
De qualquer forma, parece que Carlos Queirós já está mesmo escolhido e essa seria a minha 2ª opção, pelo que fico muito satisfeito na mesma. Acho que tem evoluído muito e dará um excelente seleccionador.
Agora… o que tem de ficar claro é que esta geração merece muito mais e que venha alguém que finalmente nos dê um título…! E, já agora, que arrume com o Ricardo de vez da Selecção!
Abraços,
JC
GostarGostar
O Estebes carago
GostarGostar