Saltar para o conteúdo

Foi pena!

20 Junho, 2008
by

 

Tal como nós, o “Escrete” de 1982 saiu prematura e ingloriamente da prova (naquele caso, do Mundial de Espanha). E, apesar da genial qualidade futebolística que aquela equipa brasileira notoriamente exibia, tinha um ou dois elos (francamente mais) fracos! Nesta última parte, tal como nós.

Resta-nos a certeza de que alguns dos que agora jogaram, ainda evoluirão mais (coisa que não sucedeu e era impossível suceder com aquele “escrete”) e – quem sabe? – poderão ser melhores e mais competitivos em 2010. Nem todos, mas…quem sabe?

73 comentários leave one →
  1. sócrates(doutor)'s avatar
    sócrates(doutor) permalink
    20 Junho, 2008 01:02

    Comparar,(Leão;Ricardo),(Zico;Cronaldo),(Falcão;Petit),(Sócrates;Moutinho)!!!Só mesmo o Deco…e no banco.

    Gostar

  2. simon's avatar
    simon permalink
    20 Junho, 2008 01:05

    Olha, até foi bom, a ver se a carroça deprimente encosta, que já bem basta a Galp chular-nos bem todos dias, mas que seja sem gozo de cantigas.

    E assim o bes-aites, que está em todas e, diz o nicko gorgo, nos dava cachecol de enforcar na simples condição… ja sabe.

    Quanto ò sargentão, oh, lá vá de passeio, deixar de chatear por uns tempos com a vinha que ainda plante, porventura, deus lo ajude.

    A ver se as telebisões, mais parcas do corriqueiro, arranjam mais tempo Pa novelas de entreter a malta de Lisboa.

    Que a equipa da selecção não é o que nos fizeram crer, tá visto, e, oh, então, foi boum acabar o sacrifício mais cedo.

    Gostar

  3. Tiago Carneiro's avatar
    20 Junho, 2008 01:06

    Assinem a petição: Ricardo, não obrigado

    http://www.petitiononline.com/Ricardo/petition.html

    ASSINEM!!!

    Gostar

  4. PMF's avatar
    20 Junho, 2008 01:07

    Caro Sócrates(doutor):

    …comparar, sim, mas com as devidas adaptações! Está pressuposto….excepção feita ao(s) elo(s) mais fraco(s), já que neste particular, a comparação é perfeitamente viável!

    Gostar

  5. Piscoiso's avatar
    20 Junho, 2008 01:15

    Os elos mais fracos da selecção-scolari eram as pontas:
    Ricardo e Nuno Gomes.
    Já é tempo de perguntar ao Mourinho qual era equipa que punha em campo, se fosse o treinador da selecção.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Cãocio permalink
    20 Junho, 2008 01:40

    a selecçao vai ficar retida na suiça porque o autocarro é movido a vontade de vencer

    Gostar

  7. MJRB's avatar
    20 Junho, 2008 01:46

    PMF,

    que tão desajustada “comparação” qualitativa…
    Mas compreendo: tenta dar-nos alento. E está esperançado em Zico como seleccionador.

    Mas possivelmente vem aí um Camacho…

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    20 Junho, 2008 01:46

    Cãocio,

    boa !

    Gostar

  9. MJRB's avatar
    20 Junho, 2008 01:57

    Ah !
    E não foi nada “pena” ! Os alemães foram mais matreiros, espertos, sagazes e entenderam muito bem (antes do jogo) o “modo de jogar” dos portugueses. Scollari nada inovou, nada alterou. Assim sendo…

    E não entendi (entendi bem….) porque é que Bruno Alves foi sempre suplente e Hugo Almeida não foi titular.

    Gostar

  10. toni's avatar
    toni permalink
    20 Junho, 2008 02:26

    O elo mais fraco esteve sentado no banco o tempo todo.
    O nome é Scolari.

    Gostar

  11. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    20 Junho, 2008 03:19

    Cinco defesas portuguesas contra dois Alemães,no primeiro golo!Nos dois golos de livre nenhum dos jogadores Portugueses atacou a bola.

    Não se é campeão (esta é que é a grande lição) com o pior guarda redes,sem um defesa esquerdo de raiz e com pontas de lança pouco eficazes.No resto somos os melhores!

    Gostar

  12. Viscoiso's avatar
    Viscoiso permalink
    20 Junho, 2008 03:25

    “Escrete”? Isso é lá no Brásiu. Aqui fala-se “escroto”.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    20 Junho, 2008 03:37

    Pingolim é matraquilho, blog? blog é blasfémias

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Junho, 2008 07:28

    Scolari vai dedicar-se à vitivinicultura.
    E pode ser que o Milao seja uma desgraça e Mourinho fique desempregado

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Javardo permalink
    20 Junho, 2008 09:38

    MJRB,

    O seu portismo corta-lhe o pensamento. O Bruno Alves (péssimo defesa) entrava para o lugar de quem? Ricardo Carvalho? Pepe? Não brinquem comigo.

    Elos mais fracos. PAULO FERREIRA e RICARDO.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Filipe permalink
    20 Junho, 2008 09:43

    “Elos mais fracos. PAULO FERREIRA e RICARDO.”

    “O elo mais fraco esteve sentado no banco o tempo todo.
    O nome é Scolari.”

    Concordo

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Manuel Silva permalink
    20 Junho, 2008 09:44

    acho que, agora, deviam ser os jogadores a empurrar e nós dentro do autocarro

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Filipe permalink
    20 Junho, 2008 09:50

    “acho que, agora, deviam ser os jogadores a empurrar e nós dentro do autocarro”

    🙂

    Eles até jogaram muito bem. Os 2 avançados de raíz (que eu não aprecio) reagiram muito bem à pressão e estiveram presentes quando foram necessários. Agora com o Ricardo completamente perdido não se podia fazer grande coisa.

    Gostar

  19. arrebimbaomalho's avatar
    arrebimbaomalho permalink
    20 Junho, 2008 09:52

    Gostava de saber é como é que o Porto despacha os gajos todos por 20 milhões…o Bosingwa…que barrete!!!! Centros são todos para a bancada o primeiro golo é de rir!!! Como é possível o podolski correr o corredor esquerdo todo com bola e correr mais que aquele cepo? Não era de lhe dar uma paulada???
    E porque é que o Scolari não pôs o Veloso a lateral esquerdo? Não ia de certeza fazer pior que o Paulo Ferreira e de certeza muito melhor que o J.Ribeiro! E pôr um meio campo de um metro e meio contra gajos com o dobro do tamanho é suicídio.
    Apesar disso os alemães também tiveram um grande ranso!!!
    Morte ao guardador de Porcos!!!

    E o “minino” do Ricardo? Simplesmente lamentável…é mau demais!!!

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    20 Junho, 2008 09:55

    PMF,

    1. Insiste no anestésico. Mas, agora é mais masoquismo. Força….
    2. De facto, é um completo erro comprar Zico, Falcão e Doutor Sócrates, com muitos dos que andam nos “tugas” é mera desonestidade…..(excepção feita ao Cristiano Ronaldo).
    3. O próximo vai-se chamar Parreira…..para continuar a anestesia……mas, o dinheiro já não dá para meter 2 euros no tanque e o pão aumenta…..cuidado!

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    20 Junho, 2008 09:56

    “De facto, é um completo erro comprar ”

    comparar…

    Gostar

  22. GLORIOSO SLB's avatar
    20 Junho, 2008 10:04

    O acólito do scolari ricardo, a frangalhar espectacularmente como de costume.

    A ajudar esteve o sr. 20 milhões p ferreira, que conseguiu estar em todos os golos com uma prestação verdadeiramente horrível, enfim mais um barrete a la secretário que o pdc enfiou ao chelsea com a cumplicidade do mourinho

    Gostar

  23. Anónima's avatar
    20 Junho, 2008 10:12

    Elo mais fraco: claramente Scolari, que ao contrário de Low foi incapaz de delinear uma estratégia para incomodar os alemães, não é por acaso que a melhor fase do jogo foi quando reajustou a equipa nos últimos 15 minutos da 1ª parte, colocando o C.Ronaldo ao lado de Nuno Gomes.

    Sem dúvida é uma pena que com um Deco em tão alto nível (jogou de forma fantástica) Portugal tenha desperdiçado a oportunidade (crível) de ir à 2ª final do campeonato da europa.

    Resta falar de erros de casting para este mundial, onde não se compreendem as ausências de Maniche, de Antunes e até de Péle, e as presenças de Veloso, Jorge Ribeiro??? e sem dúvida Ricardo.

    Parabéns ao Pepe, Deco e João Moutinho e à força de vontade de Nuno Gomes.

    Gostar

  24. Anónima's avatar
    20 Junho, 2008 10:22

    errata: mundial-europeu

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    yoda permalink
    20 Junho, 2008 10:23

    “E porque é que o Scolari não pôs o Veloso a lateral esquerdo?”

    Porque não é defesa e pesa 120 Kg. Essa pergunta faz o mesmo sentido que perguntar porque é que ele não põe o Simão a defesa-central. E é verdade que o Bosingwa não jogou bem, mas não deixa de ser um excelente lateral-direito, a próxima época vai comprová-lo. Claro que se fosse do Benfica já valeria 20 milhões ao cubo e teria feito um jogo fenomenal.

    Esta história faz lembrar os tempos em que os benfiquistas defendiam o Ricardo porque este tirou o lugar ao Baía. Agora como já não há Baía já querem o Quim no lugar dele… Há 6 anos atrás o Quim já era nascido, lembrassem-se disso antes. O Scolari é um finório e soube criar apoio unânime entre os adeptos dos clubes da capital arranjando um alvo chamado Baía, talvez agora ele explique porque é que trocou um Guarda-redes que ganhou tudo o que há para ganhar no mundo do futebol por um que nunca ganhou nada (ganhou AQUELE campeonato no Boavista).

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    20 Junho, 2008 10:48

    PMF,

    Se a sua ideia foi comparar os cêpos de ambas as selecções (Valdir Peres e Serginho/Ricardo e N.Gomes), até aí ainda aceito.
    Agora, comparar aquela equipa de 1982 com isto é o mesmo que dizer que o Vat69 e o Balvenie são do mesmo nível.

    Gostar

  27. Clausewitz II's avatar
    Clausewitz II permalink
    20 Junho, 2008 10:53

    Scolari vai embora, mas fica o 1º mini Sócrates.
    A Política é a continuação do Futebol por outros meios.
    Além disso ainda temos Fátima e Fado.
    Somos os maiores!

    Gostar

  28. arrebimbaomalho's avatar
    arrebimbaomalho permalink
    20 Junho, 2008 11:00

    Caro Yoda,

    Não precisa dizer, porque já vi a sua côr clubistíca.

    Eu fui dos defensores de Baía em 2004 (aproveito para dizer que sou benfiquista) tal como fui de Ricardo em 2002. A césar o que é de César e quem está em melhor forma deve ser premiado. Ricardo estava melhor em 2002 (fez os jogos todos da qualificação) e o contrário em 2004. O que deveria ter sido esclarecido foi o porquê de Baía não ter sido convocado em 2004 e pelo que se sabe não foi por motivos desportivos. Também deve concoradar comigo que o Baía sempre teve boa imprensa. Se fôr a Espanha e a barcelona, relembram Baía como sendo o GR mais elegante a sofrer golos! Mas isso já lá vai.
    Falando do Bosingwa, tem de concordar comigo que este não vale 20 milhões nem de perto, nem de longe. Tal como o quaresma (pelo menos o quaresma da selecção) não vale 40. Tal como nenhum jogador do benfica vale sequer 10 milhões. mas se percebesse alguma coisa de futebol (coisa que dúvido), sabia que o M.Veloso até chegar a sénior (e mesmo a sénior) foi sempre defesa central ou defesa esquerdo. Pergunte-lhe em que posição jogava sempre nos Sub-21? É gordo? É…mas tem pé esquerdo e bom passe. para além disso não foi por esse lado que sofremos os golos!
    Muitos erros de casting neste Europeu!

    Saudações!

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    António Lemos Soares permalink
    20 Junho, 2008 11:19

    Quando em 1982 se deu o Mundial de Espanha foi, para mim, um verdadeiro fenónemo: os meus Pais tinham adquirido havia relativamente pouco tempo uma televisão a cores! Ainda para mais, na minha terra, não se conseguia ver o canal 2 mas, graças a Deus, a T.V.E apanhava-se melhor do que o nosso canal 1!
    Foi um mês inteiro de futebol, numa época – para muitos jovens de hoje quase paleolítica – em que quando se via o Benfica na T.V., se agradecia ao Primeiro-Ministro e à RTP o grande favor prestado à Nação (recordo por exemplo um infeliz jogo de 1984 -1/4- contra o Liverpool, no Estádio da Luz, em que no último minuto, o Dr. Soares conseguiu o milagre da transmissão televisiva!)
    Nesse verão de 1982 todos estavam pelo Brasil! Portugal não se tinha, como habitualmente, qualificado e não se colocava a questão de apoiar outra qualquer selecção que não fosse a nossa “2.ª equipa”!
    No dia da eliminação com a Itália (o desastre de Sarriá) fartei-me de chorar. Tinha 7 anos e não queria acreditar que aquele meio-campo de luxo: Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo e Eder (que pontapé!) não fosse campeão do Mundo: ainda hoje me custa a acreditar!

    PS- Considero a equipa brasileira de 82 muito superior à selecção portuguesa que ontem foi eliminada, no entanto têm fraquezas comuns.
    Guarda-Redes: Valdir Peres (Brasil) e Ricardo (Portugal).
    Avançados: Sérginho (Brasil) e Nuno Gomes (Portugal).
    Treinador: Telé Santana (Brasil) e Scolari (Portugal).

    Gostar

  30. Justiniano's avatar
    Justiniano permalink
    20 Junho, 2008 11:39

    Não sei porquê mas a Selecção fez-me lembrar o Sporting!!!!

    Gostar

  31. Piscoiso's avatar
    20 Junho, 2008 11:49

    As críticas a Paulo Ferreira são tão injustas, como seriam a Ronaldo se Scolari o pusesse a guarda-redes.
    Paulo Ferreira não é lateral esquerdo.
    Mas admito que Ronaldo fosse melhor do que Ricardo na baliza.

    Gostar

  32. Elcaseiimunitates's avatar
    Elcaseiimunitates permalink
    20 Junho, 2008 11:49

    Parafraseando “mister” Scolari ou será Escolari?
    Vai te fo……´(a jornalista do record á saída do aeroporto)
    Vão todos tomá no c…(em conferencia de imprensa com dezenas de jornalistas)
    Mais aquela que nunca foi agressão e muito menos tentativa em pleno campo.
    Depois foi uma época como nunca Portugal teve em futebóis.
    4º lugar no mundial e o Eusébio e cia que metam a viola no saco com o seu 3ª
    2º no europeu em casa com um terceiro em frança.
    E os outros é que tiveram boa imprensa.
    Um arrivista quando vai de encontro aos interesses de outros tantos será sempre quase o melhor, e Scolari percebeu que este rectangulo vive das invejazinhas e assim consguiu unir a “nação2 bem pensante dos futebóis portugueses dando-se ao luxo de os insultar e ainda lhe lamberem as botas.
    Se não tivesse uado essa “tatica” estaria cruxificado de pernas para o ar.

    Gostar

  33. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    20 Junho, 2008 11:50

    O Paulo Ferreira, Ricardo e Scolari já devem estar com as orelhas quentes, mas não se esqueçam que a missão principal de um defesa… é defender. Sem contar com o jogo da Suiça, sofremos quatro golos no Euro. Três foram de cantos ou livres. Onde estavam os centrais da selecção nesses lances? O Pepe e o Ricardo Carvalho podem ser muito bons com a bola nos pés e no um para um, mas a defender bolas paradas são um desastre. E não é uma questão de altura, simplesmente em todos os lances de golo nunca eram eles que estavam no local para saltar com os adversários. Simplesmente desapareciam…

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    20 Junho, 2008 11:54

    Foi pena.
    Mas o ronaldo parece que ainda vai dizer qq coisa sobre o destino dele .Parece que era isso que os jornalistas precisavam saber ontem.
    Os alemães tb fartaram-se de dizer o que iam fazer aos seus contratos.
    Uns estudam a lição .Outros achavam que a soberba técnica inerente ás pernas … tudo compensaria.
    Daí que uns produzem Mercedes , outros com o rigor técnico reconhecido pela Independente fazem belos projectos de arquitectura rural.
    Eu era daqueles que acreditava que iamos realmente vencer…achava os alemães meio fraquitos e sem técnica nenhuma .Voltaram a mostrar a técnica da força .Os portugueses a técnica do sofrimento.
    Os alemães de facto estudaram bem a coisa , parece que tinham forças adicionais ao descanso de três dias.Mais vontade será ?
    Paciência .
    Viva Portugal .

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    20 Junho, 2008 11:56

    Justiniano

    O Sporting já ganhou mais titulos.

    Gostar

  36. Piscoiso's avatar
    20 Junho, 2008 12:06

    Como se lê hoje num jornal:
    “Equipa com os dois melhores centrais da Europa e a marcar dois golos ao adversário, não deveria perder o jogo.”

    Os alemães estudaram minuciosamente a defesa portuguesa e acertaram com o furo. Todos os golos foram marcados do limite da pequena área, para onde Ricardo não sai (quando há lá adversários), sendo também a zona onde os centrais contam com o apoio dos grandes guarda-redes nos seus clubes.
    Tão fácil como isto.

    Gostar

  37. arrebimbaomalho's avatar
    arrebimbaomalho permalink
    20 Junho, 2008 12:09

    honni soit qui mal y pense:

    Concorda comigo quando digo que esta alemanha estava ao nosso alcance…pior que esta só a de 2000.

    Gostar

  38. MJRB's avatar
    20 Junho, 2008 12:12

    Javardo,

    porra, que v. está obcecado com a conclusão de que eu sou “portista”…

    Gostar

  39. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    20 Junho, 2008 12:19

    No terceiro golo, o Klose nem estava em campo. Os centrais têm de estar bem posicionados e acompanhar os adversários. O Pepe pode ter sido dos melhores jogadores da selecção (para mim o melhor foi mesmo o Deco), mas mesmo a falta que dá origem ao terceiro golo é escusadíssima.
    Além disso, e apesar da derrota, não acho que Portugal tenha feito um mau jogo, até pelo contrário. Uma equipa que se vê a perder por 2-0 perde o discernimento, e até ao intervalo fizemos uma boa exibição. A Alemanha a perder 2-0 com a Croácia fez menos que nós para conseguir dar a volta. Quem jogou futebol sabe bem o que custa ver o tempo a passar e o resultado desfavorável. Por mais vontade que se tenha, o coração fala mais alto na hora de decidir.

    Gostar

  40. Justiniano's avatar
    Justiniano permalink
    20 Junho, 2008 12:27

    Exacto!!! Foi depois do Mundial de 1982 com a Selecção Brasileira que passei a adorar futebol…mas nunca mais vi daquele futebol, nem coisa parecida…pareciam uns encantadores de bola!!
    O mais parecido que vi, noutro estilo, foi a Argentina no México…depois disso talvez a Roménia nos EUA!! De resto nunca mais vi nenhuma selecção “desbundar” futebol!!

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    20 Junho, 2008 12:32

    arrebimbaomalho Diz:
    20 Junho, 2008 às 12:09 pm
    honni soit qui mal y pense:

    Concorda comigo quando digo que esta alemanha estava ao nosso alcance…pior que esta só a de 2000.

    Concordo !!!

    Gostar

  42. Justiniano's avatar
    Justiniano permalink
    20 Junho, 2008 12:33

    O Mundial da Coreia foi uma fantochada de seca Lourenços e o Mundial da Alemanha parecia uma competição para-olímpica onde ganharam os menos mancos!!!

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Javardo permalink
    20 Junho, 2008 12:51

    As criticas a Paulo Ferreira são justissimas, mesmo descontando o facto de não ser lateral esquerdo, caso assim não fosse teria sido claramente o pior jogador de Portugal no euro, mesmo contando com Quaresmas e Velosos…

    As culpas não têm a ver com o facto de não ser lateral esquerdo, porque são erros que cometeria se estivesse no lado direito (velocidade, concentração).

    Gostar

  44. Piscoiso's avatar
    20 Junho, 2008 13:00

    Já percebi: Os melhores jogadores foram os do Benfica.

    Gostar

  45. António de Almeida's avatar
    20 Junho, 2008 13:03

    -Se recordam essa selecção brasileira os elos mais fracos eram o guarda-redes (Waldir Peres) e o avançado (Serginho). Coincidência?

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Javardo permalink
    20 Junho, 2008 14:13

    Percebeu isso onde?

    A não ser que Deco venha para o Benfica.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Javardo permalink
    20 Junho, 2008 14:14

    António de Almeida,

    E o defesa esquerdo? Era fraco?

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    20 Junho, 2008 14:30

    “Os alemães estudaram minuciosamente a defesa portuguesa e acertaram com o furo”.

    Ora aqui está a diferença entre ser do Norte ou do centro da Europa ou ser ….do extremo da Europa.

    É que os nórdicos, que o “Engenheiro” Sócrates tanto gosta, e os do “Centro” da Europa, estudoam e programa, e só depois executam.

    No país do “Engenheiro” faz-se e depois pensa-se.

    É a vida!

    Gostar

  49. Piscoiso's avatar
    20 Junho, 2008 14:45

    Deco chegou a Portugal através do Benfica, que o contratou junto ao Corinthians de Alagoas, colocando-o no Alverca.
    Ninguém o valorizou e rumou ao Salgueiros e depois FCP.
    Tal como o Mourinho, o Benfica até é bom em detectar talentos. Só que não consegue valorizá-los.
    Porquê ?
    Porque a instituição do Benfica é um enxame de javardos.

    Gostar

  50. SG's avatar
    20 Junho, 2008 15:31

    Lembro-me tão bem desse jogo…. Mas na altura era o desespero, não havia nada de bom.
    Hoje temos a certeza de que algo de bom vai acontecer: acabou o Scolari! Por isso não estou assim tão desanimado.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    20 Junho, 2008 16:04

    “Porque a instituição do Benfica é um enxame de javardos”.

    Eh lá, e qual será a do “enxame de Piscoisos”?

    Entre um “javardo” e um “Piscoiso”….

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    20 Junho, 2008 16:28

    Até acabou bem… há que ser sério e não tentar calçar sapatos de maior tamanho… como em tudo o resto, somos “pequenotes”… 1,15, 1,20 mt… portanto, até acabámos bem classificados e, ainda assim, bem superior à média de todas as outras “indústrias” nacionais… temos excelentes produtos “colocados” e bem conhecidos lá fora…
    Porém, só mesmo os ingénuos poderiam acreditar que, com aquele tipo de energia da (vontade de vencer) se iria a algum lado… “jamais”! De “vontade”, anda o mundo cheio… no esforço é que está a diferença!

    Gostar

  53. GLORIOSO SLB's avatar
    20 Junho, 2008 16:36

    “Já percebi: Os melhores jogadores foram os do Benfica.”

    MAS HÁ DÚVIDAS?

    Gostar

  54. Elcaseiimunitates's avatar
    Elcaseiimunitates permalink
    20 Junho, 2008 17:12

    Não tenho duvidas já nenhumas que o maior clube do mundo quiçá da europa já contratou o Deco, o Pepee porventura o Cristiano Ronaldo.
    Mas alguem tem duvidas?

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Junho, 2008 17:28

    “Elos mais fracos. PAULO FERREIRA e RICARDO.”

    “O elo mais fraco esteve sentado no banco o tempo todo.
    O nome é Scolari.”

    Concordo”

    Elos fracos sao voces todos! por isso vamos a continuar a ser merda que somos (inc eu)

    Gostar

  56. Piscoiso's avatar
    20 Junho, 2008 17:45

    J Diz:
    20 Junho, 2008 às 4:04 pm
    Eh lá, e qual será a do “enxame de Piscoisos”?
    Entre um “javardo” e um “Piscoiso”….

    Se não nota a diferença, é porque vê benfiquistas onde eles não estão.
    Daí os 6 milhões, não é ?

    Gostar

  57. Fernando Antolin's avatar
    Fernando Antolin permalink
    20 Junho, 2008 17:46

    Este é que tinha razão:”Soccer is a game for 22 people that run around, play the ball, and one referee who makes a slew of mistakes, and in the end Germany always wins.”
    — Gary Lineker

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    20 Junho, 2008 17:53

    “Se não nota a diferença, é porque vê benfiquistas onde eles não estão.
    Daí os 6 milhões, não é ?”

    Mas, se são 6 milhões, ou são 3 milhões ou wathever……o que é que isso acrescenta a Portugal?

    Infelizmente, as pessoas preocupam-se com o irrelevante, mas pouco com: a sua família, trabalho, ou amigos.

    Não estou a ver os Suíços e os Austríacos preocupados com a sua não continuação no Euro, e se o Austria de Viena ou o Grasshopers têm 2 milhões de apoiantes….

    Gostar

  59. PMF's avatar
    20 Junho, 2008 18:04

    Craos J e Mialgia de Esforço e outros:

    já que me interpelaram, o que eu penso é o seguinte:

    1 – Claro que a comparação com o “escrete” de 1982 centra-se primeiramente nos equívocos, não nas virtudes (incomparáveis, a favor do “escrete” de 1982). No fundo, mesmo selecções como aquela brasileira, com alguns erros de casting ou equívocos nevrálgicos, por mais extraordinária que fosse, corre o risco (quase certo) de sucumbir quando menos se espera!

    2 – Não. Também não acho – ou, pelo menos, tenho dúvidas, que o Bosingwa valha os 20 milhões. Não pelo que joga (quando está inspirado e quando está em boa/excelente forma física), mas sim pelas desconcentrações e excessos de confiança que, volta e meia, tem. Quando melhorar (se melhorar) nesse aspecto, talvez, então, valha. Por isso é que achei um óptimo negócio para o FCP vender o respectivo passe ANTES do Europeu (aoi contrário do que é habitual)!

    3 – O Paulo Ferreira – de quem toda a gente que não sabe ver futebol e só sabe ver “jogar à bola” acha mau! – é dos laterais em activdiade que tacticamente melhor joga. Sem dar nas vistas, mas, tacticamente, sem erros. Ontém, apesar de tudo, culpam-no por não ter conseguido dobrar um (ou os) centrais – coisa que, de facto, até costuma faze regularmente bem, ao contrário de quase todos os laterais – e por ter sido batido em falta, num golo. Porém, o Bosingwa cometeu muitos mais erros. Para certos treinadores – vg Mourinho – o P Ferreira é (era) imprescindível…Daí o valor da transferência que, até acho mais razoável e ajustada, por comparação com a do Bosingwa.
    Quero dizer, se ambos foram pelo mesmo preço, ao menos, do Paulo Ferreira, quem o comprou sabia precisamente o que esperaria dele (além de poder contar com um jogador que raramente se lesiona!). Do Bosingwa, depende…

    4 – Também acho que jogar com um meio-campo em que nenhum dos trêse elementos tem mais do que 1,70 cm é um erro. Há que compensar, de alguma forma, esse facto. Note-se que até o nosso trinco (o Petit que agora põe a hipótese de não jogar mais pela selecção), para além da garra e da agressividade (pancada?) não tem estatura física para disputar bolas pelo ar, com jogadores como os alemães….E isso notou-se em duas jogadas no bico/princípio da nossa área em que pura e simplesmente não conseguir opor-se (nem sequer perturbar) a entrada de jogadores alemães que marcava directamente. Por isso, sem dúvida que um dos três deevria ser alguém com mais “peso”….sem por em causa o Deco que, realmente, seja lá por que motivo for (precisar de contrato) foi um verdadeiro play maker, com garra, força e muita classe!

    Gostar

  60. Piscoiso's avatar
    20 Junho, 2008 18:08

    “Mas, se são 6 milhões, ou são 3 milhões ou wathever……o que é que isso acrescenta a Portugal?”

    Ora essa !!!
    Que merda de benfiquismo é o seu ?
    (Desculpe o regionalismo).

    Gostar

  61. PMF's avatar
    20 Junho, 2008 18:16

    Finalmente, para concluir o comentário nº 59 (supra), sobre Ricardo (que pretende ser um guarda redes de nível superior), o que é que mais se pode dizer?! Já se disse muito, desde há muito….e não, isto não tem nada a ver com o Baía (que já não joga há 2 anos)!

    Sintetizou bem que escreveu isto ( via Mar Salgado):

    http://marsalgado.blogspot.com/2008/06/uma-palavra-de-solidariedade-para-com.html

    Ou então a imprensa espanhola de hoje que (alguns jornais) se limita a referir que, quanto ao terceiro e decisivo golo da Alemanha, Ricado deu uma “cantada” (vg http://www.que.es)

    Gostar

  62. MJRB's avatar
    20 Junho, 2008 18:48

    O SLBenfica, hoje, não tem 6 milhões de adeptos em Portugal e nas comunidades de portugueses no estrangeiro.

    Já uma vez aqui revelei números do SLBenfica, SCP e FCP.

    O SLB terá cerca de 4.820.000
    É bastante conhecido por cidadãos doutros países, sobretudo europeus e sul-americanos, mas também noutros continentes.
    Mas, ao invés por exemplo do MUnited, RMadrid ou FCBarcelona, não tem uma representação/”Casa” no estrangeiro, criada por iniciativa de cidadãos nascidos nesses países.
    (Sff leiam bem, para não perderem tempo a contestar).

    Gostar

  63. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    20 Junho, 2008 22:38

    “Todos os golos foram marcados do limite da pequena área”

    http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1213903062&archive=&start_from=&ucat=48&

    O pior cego é aquele que não quer ver

    Gostar

  64. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    20 Junho, 2008 22:51

    “Todos os golos foram marcados do limite da pequena área”

    http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1213903062&archive=&start_from=&ucat=48&

    O pior cego é aquele que não quer ver

    “não se compreendem as ausências de … Antunes”.

    Bem,esse não conseguimos mesmo ver. Fez 6 jogos incompletos pela Roma este ano. E pela selecção de esperanças nunca mostrou nada. Marcou um golo de livre ao Porto há um ano. É curto.

    “Onde estavam os centrais da selecção nesses lances? O Pepe e o Ricardo Carvalho podem ser muito bons com a bola nos pés e no um para um, mas a defender bolas paradas são um desastre.”

    Para quem, como o sr. Nuno, não sabe, nas bolas paradas defende-se homem a homem. Pelo que no 1º golo o Pepe ficou com o Ballack e o Ricardo C. com o Mertesacker, e foi o Ronaldo que não acompanhou o Klose. No 3º golo, com o Klose fora e só 3 alemães na área, o Pepe e o Ricardo C. foram os dois ao mertesacker e o Paulo ferreira foi anjinho com o Ballack. O Pepe fez um grande jogo, o Ricardo carvalho esteve discreto mas não é culpado em nenhum dos golos.

    Gostar

  65. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    20 Junho, 2008 22:53

    “Já percebi: Os melhores jogadores foram os do Benfica.”

    O que o Piscoiso não vai perceber nunca é que não havia em Basileia jogadores do Benfica nem do Porto. Eram de Portugal.

    Gostar

  66. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    20 Junho, 2008 23:02

    “Deco chegou a Portugal através do Benfica, que o contratou junto ao Corinthians de Alagoas, colocando-o no Alverca.
    Ninguém o valorizou e rumou ao Salgueiros e depois FCP.”

    E quem o levou do Alverca até ao Porto? O então amigo Luís Filipe Vieira.

    E já agora quem terá sido o iluminado que tendo tido o Pepe em Alvalade durante um mês decidiu devolvê-lo ao Marítimo para um ano depois ir para o Porto? Deve ter sido o mesmo que não quis ir buscar o derlei ao Leiria para contratar um tal de Nalitzis ( quem?).

    “O Paulo Ferreira … tacticamente, sem erros. Ontém, apesar de tudo, … Para certos treinadores – vg Mourinho – o P Ferreira é (era) imprescindível”

    O Paulo Ferreira falhou em todos os jogos neste europeu. A defender teve perdas de bola comprometedoras, a atacar não acertou um centro com a Rép. Checa e com a Alemanha nem centrou. Teve culpa em dois golos. No video do 1º golo (na imagem aérea) é impressionante a falta de pernas para acompanhar o Schweinsteiger. Por isso … já (era).

    “Também acho que jogar com um meio-campo em que nenhum dos trêse elementos tem mais do que 1,70 cm é um erro.” Esse sim foi um erro imperdoável do Scolari.

    Gostar

  67. Piscoiso's avatar
    21 Junho, 2008 12:04

    O que o Piscoiso não vai perceber nunca é que não havia em Basileia jogadores do Benfica nem do Porto. Eram de Portugal.

    Vc é ingénuo, ou quer fazer dos outros ingénuos.
    É por demais sabido que a valorização dos jogadores faz-se colocando-os nas grandes montras internacionais, como sejam os campeonatos de mundo e da Europa, ou a Champions a nível de clubes.
    Desiluda-se com o nacionalismo de fachada, porque é tudo um grande negócio.
    Que só escorre para quem lá está.

    Gostar

  68. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    21 Junho, 2008 17:17

    “Desiluda-se com o nacionalismo de fachada, porque é tudo um grande negócio.”

    As lágrimas dos jogadores croatas no final do jogo com os Turcos eram então de crocodilo? Ou foi por terem perdido um negócio?

    O que lhe quero dizer é que quem torce por Portugal quer que os melhores joguem independentemente do clube a que pertencem.

    Claro que há negócios. Mas nesses mais que os clubes mandam os patrocinadores como lhe disse ontem. A Nike p.e. Uma das hipóteses para o Ricardo ter sido escolhido em 2004 é o contrato que assinou com a Nike uns meses antes.

    Gostar

  69. Piscoiso's avatar
    21 Junho, 2008 20:06

    As razões porque os jogadores choram têm a ver com a frustração de não terem conseguido o objectivo a que se propuseram.
    A minha opinião, é que o maior peso desses objectivos é mais de natureza pessoal, do que amor à pátria, à bandeira ou à camisola.
    Mas cada caso é um caso.
    Alguns nem choram.

    Gostar

  70. MJRB's avatar
    21 Junho, 2008 22:37

    Tivemos numa competição (Euro 2004?, não me recordo), o caso de Figo e o grande plano a calçar a bota da Nike na linha lateral…
    Um, dentre muitos outros episódios…

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Junho, 2008 12:33

    Sr. ordralfabeletix
    não pense que porventura saberá muito mais do que eu de futebol. Pelo que diz, e bem, marca-se homem a homem. Mas também pelo que diz, e mal, no caso dos centrais no segundo golo era um caso de homens para homem contra o central alemão. O próprio Scolari no final do jogo disse que os jogadores trocaram as marcações nos lances de bola parada. Para bom entendedor, meia palavra basta.
    E já agora, apesar de considerar que o Ricardo foi culpado em alguns lances (apesar de não ser o único), vejam lá quantos golos nos quartos de final foram obtidos de cabeça dentro ou no limiar da pequena área.

    Gostar

  72. Piscoiso's avatar
    22 Junho, 2008 14:04

    Há uma crítica num dos jornais britânicos, muito atentos ao que Scolari agora faz, que referiu o facto de Ricardo Carvalho estar habituado a jogar no Chelsea com marcação à zona, em que é exímio, para ser colocado no jogo com a Alemanha na marcação homem-a-homem. Mertesacker foi o escolhido e foi anulado, ainda que se possa considerar uma sub-utilização do central do Chelsea.
    Scolari, ao não utilizar a marcação à zona, terá evitado estabelecer uma zona a Ricardo(keeper), que é sabido ser apenas a linha de baliza.

    Gostar

  73. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    23 Junho, 2008 00:05

    “E já agora, apesar de considerar que o Ricardo foi culpado em alguns lances”

    Pois olhe, Nuno, que eu não considero o Ricardo culpado em nenhum dos golos.Nem considero que perceba mais de futebol do que quem quer que seja. Sou um mero vendedor de peixe. Mas vou aprendendo qualquer coisa.
    Olhe, hoje aprendi com o Jorge Andrade, como faz o Buffon.Canto com o pé de dentro, com a bola em arco para a baliza , sai ao cruzamento. Canto com o pé de fora, com a bola em arco a fugir da baliza, fica entre os postes, os centrais é que vão à guerra, diz o Jorge Andrade. Ele lá sabeAté joga com o Buffon.. E o Buffon é o melhor do mundo ( o Cech do maior frango do Euro que me perdoe).

    Por isso neste lance o Buffon não teria saído.

    http://www.youtube.com/watch?v=6ZsF-tfr2ZA

    Gostar

Deixe uma resposta para Elcaseiimunitates Cancelar resposta