Saltar para o conteúdo

Taxa Príncipe João

20 Junho, 2008

Portugal admite aplicar taxa “Robin dos Bosques”

O primeiro-ministro português admitiu que considera aplicar a taxa que permite subir os impostos às petrolíferas e aplicar a verba daí resultante em apoio social. Os 27 estão preocupados em controlar a especulação em torno dos combustíveis.

“Isso compete a cada um dos Estados-membros e nós, em Portugal” estamos a estudar”, declarou José Sócrates.
[…]
“Essas matérias são difíceis, é difícil identificar qual a parcela dos lucros das empresas que deriva e resulta do aumento inesperado, brusco dos preços do petróleo. Mas como foi dito pela Comissão, isso compete a cada um dos países, nós em Portugal estamos a estudar”, disse o primeiro-ministro português.

É uma excelente ideia. O petróleo está caro? Vamos então taxar o petróleo.

38 comentários leave one →
  1. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    20 Junho, 2008 23:00

    O Robin dos Bosques, imaginado ou não deve estar a dar voltas na tomba. Têm a lata de chamar taxa Robin dos Bosques a alguém que lutou com armas nas mãos contra precisamente taxas.

    Quanto a impostos para baixar o preço da gasolina a lógica está cada vez mais afastada das notícias e da classe políticojornalista.

    Gostar

  2. roídodefundo's avatar
    roídodefundo permalink
    20 Junho, 2008 23:05

    Já a ERSE queria pôr os clientes pagadores da EDP, a pagar os calotes que esta não consegue cobrar.
    Esta também é á “Robin Wood”, só que “upside down”.

    Gostar

  3. lica's avatar
    lica permalink
    20 Junho, 2008 23:19

    o governo a taxar e as gasolineiras a fazer reflectir essa taxa nos preços! Vêm aí mais aumentos

    Gostar

  4. O este's avatar
    O este permalink
    20 Junho, 2008 23:23

    Porreiro, pá!
    Assim as petrolíferas sobem os preços para pagar os impostos e o preço final desce!…
    Milagre!

    Gostar

  5. O este's avatar
    O este permalink
    20 Junho, 2008 23:25

    Porque será que nunca ninguém se lembrou disso antes?
    Pode usar o mesmo método para baixar o preço da comida!!!

    Gostar

  6. pvl's avatar
    pvl permalink
    20 Junho, 2008 23:30

    E já agora podia aplicar a taxa “Robin dos Bosques” ao bancos e assim certamente que baixava os juros.

    Gostar

  7. Nemo's avatar
    Nemo permalink
    20 Junho, 2008 23:38

    Esta é uma das tais promessas.Podem esperar sentados…

    Gostar

  8. O este's avatar
    O este permalink
    20 Junho, 2008 23:44

    Ó Nemo, espero que seja só promessa, e que não se realize de facto, que “para pior já basta assim”..

    Gostar

  9. simon's avatar
    simon permalink
    20 Junho, 2008 23:55

    Mas está certo.

    E eu espanto-me como os governantes levam tanto tempo a entender o que nos disse o Rei da Noruega, que as riquezas do país são uma bênção, inclusive as dos petróleo, não para enriquecer injusta e desmedidamente uns poucos, como, como em Portugal fazemos sobre o petróleo, as empresas, bancos e a bolsa, além de casinos e da droga, fontes de enriquecimento desmesurado e rápido só uns tantos, quando tantos precisavam de ajuda.

    Enquanto na Noruega (e creio que assim na Suécia e Finlândia, sim, e Dinamarca), nivelados os rendimentos e salários das pessoas, do engenheiro ao operário, na proporção achada equilibrada, é só pegar no sobrante da riqueza e pô-la ao serviço mais justo de todos.

    E os católicos gananciosos e hipócritas da Europa Sul não entendem, escandalizados, aqueles nórdicos são doidos.

    Mas vá que, por ironia, o João Miranda levanta a lebre e traz o assunto a lume, à colação, como quem diz, ora meditem quanta riqueza não há aí de sobra para todos, das crianças aos mais velhos e ao desenvolvimento do País, conquanto parcimoniosamente a usemos, fora de acumulação gananciosa de somente uns tantos.

    No que diz ele muito bem.

    Gostar

  10. Tarzan's avatar
    21 Junho, 2008 00:06

    «a parcela dos lucros das empresas que deriva e resulta do aumento inesperado, brusco dos preços do petróleo.»

    Sócrates é um génio da economia e da contabilidade!

    Gostar

  11. Alfredo Faria's avatar
    Alfredo Faria permalink
    21 Junho, 2008 00:27

    Simon, disseste alguma coisa?

    Gostar

  12. Alfredo Faria's avatar
    Alfredo Faria permalink
    21 Junho, 2008 00:32

    É que não percebi. Subir impostos sobre o produtor para baixar o preço do produto, é uma paródia em qualquer parte do mundo, nórdico ou meridional, católico, protestante ou ateu.

    Gostar

  13. MFerrer's avatar
    21 Junho, 2008 01:13

    Talvez resida aí a razão para estudar como fazer isso sem se tornar, como outros, no escárnio do mundo. Nas anedotas vivas da economia.
    Taxar mais as empresas petrolíferas não irá baixar nunca os preços ao consumidor. A única forma, é reduzir os consumos. Aprendam isto duma vez!
    É verdade com o petróleo e com os estorninhos. O preço dos estorninhos tem subido?
    Tão a ver??!!
    Agora, se amanhã toda a gente for à loja comprá-los…
    MFerrer

    Gostar

  14. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    21 Junho, 2008 01:14

    Curiosamente, quem retirou o preço máximo às gasolineiras foi uma certa senhora agora na berra.

    Gostar

  15. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    21 Junho, 2008 01:19

    MFerrer Diz: “Taxar mais as empresas petrolíferas não irá baixar nunca os preços ao consumidor. A única forma, é reduzir os consumos. Aprendam isto duma vez!”

    Antes de dizer o que outros deviam aprender, devia o Mferrer aprender.

    Ou não diga que é daqueles que continua a acreditar naquela treta dos preços serem calculados pela lei da oferta e da procura.
    Se não reparou, repare agora.
    A PROCURA TEM DIMINUIDO, E OS PREÇOS CONTINUAM A AUMENTAR

    Gostar

  16. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    21 Junho, 2008 01:27

    Alfredo Faria Diz: ” Simon, disseste alguma coisa? ”

    Curiosamente, ele disse, mas Alfredo não quer ler. Responde a outras coisas.

    Alfredo Faria Diz: “É que não percebi.”

    Curiosamente, isso acontece a muito boa gente

    Afredo Faria diz : “Subir impostos sobre o produtor para baixar o preço do produto, é uma paródia em qualquer parte do mundo, ”

    Quem disse que era sobre o produtor, Alfredo ? Por acaso os impostos vao aumentar sobre os produtores ? Creio que não. Não invente.
    Muitas vezes, terá razão, e aumentam sobre os produtores, mas não parece ser o caso.
    As petroliferas, caso não saiba, nem sempre e raramente são “produtoras”.

    Segundo, esquece-se do principal do texto.
    Que no texto não diz que os preços vao baixar . Diz que os impostos vao se
    ” aplicar a verba daí resultante em apoio social.”

    Quanto aos preços, diz a noticia que está a ser estudado.
    Curiosamemente, parece que pouca gente , analiza as noticias com cuidado.
    O que é grave em eoncomia, mas ajuda a perceber porque a nosssa economia NÃO É PUNJANTE

    Gostar

  17. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    21 Junho, 2008 01:29

    Simon “E os católicos gananciosos e hipócritas da Europa Sul não entendem, escandalizados, aqueles nórdicos são doidos.”

    Uns posts atrás estava a dar vivas aos catolicos da Irlanda, certo ?
    Essas simplificações erradas não lhe ficam bem. Já agora, culpe também os católicos da Suiça, não é, ehe.

    Gostar

  18. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    21 Junho, 2008 01:33

    lucklucky Diz:
    ” O Robin dos Bosques, imaginado ou não deve estar a dar voltas na tomba. Têm a lata de chamar taxa Robin dos Bosques a alguém que lutou com armas nas mãos contra precisamente taxas. ”

    Robin dos Bosques não lutou contra taxas, mas sim contra tirar aos pobres para dar aos ricos. Usando taxas.

    Aqui a ideia e tirar as gasolineiras para dar “apoio social”, o que se depreende ser tirar as companhias ricas para dar aos pobres.

    Pode não concordar o Lucky Luke, e pode debater, o que não pode é dizer que Robin dos bosques foi contra as taxas, numa simplificação falsa.

    Gostar

  19. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    21 Junho, 2008 01:36

    Simon, a Noruega e outros paises, incluindo a Irlanda, tem uma mentalidade que os portugueses nem conseguem atingir.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    doomer permalink
    21 Junho, 2008 02:02

    «A PROCURA TEM DIMINUIDO, E OS PREÇOS CONTINUAM A AUMENTAR»

    Sim, sim, é só ver a “queda” da procura na China, na Índia, Arábia Saudita (sim, os países produtores também consomem, então agora que entra dinheiro à grande…), enquanto a produção tem estado basicamente estagnada. Aliás, as exportações líquidas mundiais têm descido ligeiramente nos últimos anos.

    Olhe aqui um gráfico ilustrativo da dinâmica de consumo global entre 2005 e 2007 (aparece Portugal):

    Aqui as exportações liquidas mundiais (Top 20 Exporters, 93% of total exports):

    http://netoilexports.blogspot.com/2008/05/net-oil-exports-may-2008-update.html

    Gostar

  21. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    21 Junho, 2008 03:45

    Creio que o que seria justo era aplicar uma taxa aos lucros dos países da OPEP. Eles é que estão na origem do descontrolo dos preços dada a rigidez da procura do produto.

    Gostar

  22. jcd's avatar
    21 Junho, 2008 06:58

    “Curiosamente, quem retirou o preço máximo às gasolineiras foi uma certa senhora agora na berra.”

    E já fez as contas, aplicando as regras anteriores, em que o preço máximo era indexado ao preço do crude? Talvez ficasse surpreendido.

    Gostar

  23. jcd's avatar
    21 Junho, 2008 07:01

    “Se não reparou, repare agora.
    A PROCURA TEM DIMINUIDO, E OS PREÇOS CONTINUAM A AUMENTAR”

    É ao contrário não é? Em Portugal, a procura tem diminuído porque os preços aumentaram. Os preços aumentaram porque a curva da oferta já não é mesma.

    Gostar

  24. MFerrer's avatar
    21 Junho, 2008 08:51

    O denominado “Curiosamente” tem, curiosamente alguns problemas e nem todos são da natureza do raciocínio:
    Analise escreve~se com S e não “analize”, com Z
    “Punjante” também não existe
    Mas quanto às ideias a situação não é muito melhor.
    Insisto que lançar impostos sobre os combustíveis , para os tornar mais baratos é um absurdo, total, shell e galp!
    Depois, é preciso esclarecer que a Galp é mesmo produtora de refinados, não é mera distribuidora. A questão do crude e do seu preço inicial, é outra coisa bem diferente e, o preço do crude só pode ser taxado na origem. Sobre os países que o colocam no mercado de futuros. (E quem é que o faria? E com que consequências? Evidentemente tal não é só impossível. É também um péssimo sinal aos consumidores.) Que se saiba, a Galp apenas intervém no mercado primário do crude, na qualidade de comprador. Mesmo que possa ter interesss cruzados em certos lotes que ali são vendidos e comprados…
    Já entenderam?
    A única forma de baixar os preços é reduzir consumos à escala global.
    O resto, será sair de um problema para cair noutro.
    E se por hipótese tal fosse possível ou exequível, o que fazer com esse tal imposto?
    Distribui-lo como abono de família? A quem ? Com que critérios? Aos privados? Aos profissionais? À agricultura?
    Depois, seria necessário rever a Lei das Finanças Públicas que proíbe a afectação de receitas a despesas…
    Bom dia.
    MFerrer

    Gostar

  25. Elcaseiimunitates's avatar
    Elcaseiimunitates permalink
    21 Junho, 2008 09:19

    Há gente que insiste em ter visão sobre as coisas como se a mercearia do bairro, por ter perdido clientes, ou por estes estarem a comprar menos, que vão alimentar os esfomeados de todo o mundo na medida em que o merceeiro vai baixar o preço.
    É muito estranho que neste mundo de informação, de informatização ainda se manifestem pérolas destas.
    Será devido ao facto de no 6º ano se apresentar nos exames aquele tipo de “exercícios mentais” tão “complexos”?

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    doomer permalink
    21 Junho, 2008 11:57

    «seria justo era aplicar uma taxa aos lucros dos países da OPEP»

    Ahahah, esta é muito boa, claro, afinal é o nosso petróleo que está sob as areias dos Árabes…
    Explique-me lá com que direito você ia cobrar taxas em Países independentes? E eles deixavam, está-se mesmo a ver.
    Ah, e gostava de saber como é que esta “brilhante” ideia ia fazer baixar os preços do crude.

    Gostar

  27. Lápis azul's avatar
    21 Junho, 2008 12:58

    O MFerrer do 24 não foi muito elegante pois não?

    Gostar

  28. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    21 Junho, 2008 13:10

    O comentário pretendia isso mesmo: demonstrar o absurdo de taxar o consumo/ produção do petróleo para fazer baixar o seu preço. De facto, estamos nas mãos da OPEP.
    Agora outro ponto é o seguinte: daqui a muitos, muitos anos, quando houver um Governo mundial (a globalização empurra nesse sentido) os recursos naturais, incluindo o petróleo, serão “mundializados” que será a forma futura de nacionalizar.

    Gostar

  29. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    22 Junho, 2008 13:07

    “Curiosamente, quem retirou o preço máximo às gasolineiras foi uma certa senhora agora na berra.”

    E já fez as contas, aplicando as regras anteriores, em que o preço máximo era indexado ao preço do crude? Talvez ficasse surpreendido.

    Quem tem que provar e fazer essas contas é o JCD, não eu.
    Não estou surpreendido. É usual no Portugal várias pessoas quererem provar alguma coisa , não se sabe bem o qué, não fazerem nada para isso, e dizerem aos outros (sempre os outros) para fazerem o trabalho delas.
    Provavelmente, mal pago.
    Faça as contas e prove o que diz.
    Que até agora não estou nem outros leitores surprendido, caro JCD.

    Gostar

  30. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    22 Junho, 2008 13:37

    MFerrer Diz:
    O denominado “Curiosamente” tem, curiosamente alguns problemas e nem todos são da natureza do raciocínio:

    Fico feliz por o ferrer não ter problemas. Decerto não sou eu que os vou desejar, e ainda mais feliz fico por não ter problemas de natureza de raciocinio, o que decerto nos deixará no futuro com grandes e punjantes demonstrações do seu caracter analitico
    Haja fé. E ferrero Rocher.
    E sim, eu tenho problemas, e raros são de natureza de raciocinio. Mas a cabeça prega-nos a todos (todos) partidas.
    Daí a celebre frase de PA que a racionalização nos pode levar à tirania.
    Da minha parte, espero que não e faço o possivel para demontrar alguns erros de raciocinio, apesar de a custo, devido as minhas falhas e problemas que diz apontar.
    Obrigado pelo seu contributo, e mais uma vez, ainda bem que tudo lhe corre, e vem mesmo a propósito, “sobre rodas”.

    Gostar

  31. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    22 Junho, 2008 13:38

    “E já fez as contas, aplicando as regras anteriores, em que o preço máximo era indexado ao preço do crude? Talvez ficasse surpreendido.”

    No comentário 29, esta frase é de jcd, obviamente. Do seu comentário 22.

    Gostar

  32. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    22 Junho, 2008 13:45

    MFerrer Diz:
    ” O denominado “Curiosamente” tem, curiosamente alguns problemas e nem todos são da natureza do raciocínio:

    Curiosamente, vamos a ver.

    MFerrer Diz: “Mas quanto às ideias a situação não é muito melhor.
    Insisto que lançar impostos sobre os combustíveis , para os tornar mais baratos é um absurdo, total ”

    Caro Ferrer, onde é que eu disse, que aumentar os impostos sobre os combustíveis os ia tornar mais baratos ?
    Responda, citando-me, e o numero do comentário.

    Gostar

  33. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    22 Junho, 2008 13:52

    jcd Diz: ” Em Portugal, a procura tem diminuído porque os preços aumentaram. Os preços aumentaram porque a curva da oferta já não é mesma. ”

    Concordo.

    MFerrer Diz: ” Já entenderam?
    A única forma de baixar os preços é reduzir consumos à escala global. ”

    JCD, lamento, mas o Ferrer não concorda de todo consigo.
    Ele diz que se o consumo diminuir (à escala global), os preços vão baixar.
    Explique-lhe a ele, que está errado.
    Que se o consumo diminuir à escala global (ou nacional) os preços vão aumentar.
    Ele diz que vão diminuir, imagine.

    Gostar

  34. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    22 Junho, 2008 13:55

    Lápis azul Diz:
    “O MFerrer do 24 não foi muito elegante pois não?”
    Pois, os preços da gasolina tem destas coisas. E a pseudo-lei da oferta e da prcura ainda desajuda.

    Gostar

  35. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    22 Junho, 2008 14:12

    «A PROCURA TEM DIMINUIDO, E OS PREÇOS CONTINUAM A AUMENTAR»

    doomer Diz: Sim, sim, é só ver a “queda” da procura na China, na Índia, Arábia Saudita (sim, os países produtores também consomem,

    1- Tem razão. Mas isso vem contra a lei da oferta e da procura. Nesses países o preço também tem aumentado. De certeza que na China e na India.

    2- Eu também tenho. O mesmo gráfico indica que países como Portugal está a diminuir, como eu afirmei, curiosamente.

    3- E resta uma pergunta. Como diz e bem, os países produtores são consumidores também.
    Ora os produtores são ou as petrolíferas ou as reservas dos países. Como é que o consumo tem aumentado e beneficiado a população ?
    Como o Doomer diz, na arábia saudita também sãoo consumidores e produtores. Estranho o petróleo lá aumentar de preço, e no entanto, terem dinheiro para o comprarem.
    Será que estão a ser dados benefícios a população ?
    Será que aumentaram os ordenados mínimos e médios ? As reformas ?
    Porque o mercado é o mesmo, e os lucros são ou para as empresas ou para os estados. No entanto, esses países e outros continuam a aumentar o consumo, apesar das populações não serem nem accionistas, nem o Estado.

    Gostar

  36. Jose Ferreira da Silva's avatar
    22 Junho, 2008 18:31

    É a ue a funcionar no seu melhor .
    Para mais e melhores ideias , praticas , não dá.
    A mensagem a cada país da ue a partir de bruxelas é simples ;
    desenrrasquem-se.

    Eu diria mais posseiro, pá.

    Gostar

  37. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    23 Junho, 2008 00:44

    Jose Ferreira da Silva Diz:
    “É a ue a funcionar no seu melhor .
    Para mais e melhores ideias , praticas , não dá.
    A mensagem a cada país da ue a partir de bruxelas é simples ;
    desenrrasquem-se.”

    Mas vé alguem aqui a responder ao que escrevem ? Eu não.
    Escrevem coisas, desmentem pessoas, mas depois quando confrontandos pelas próprias palavras , fogem.
    Se dependemos disto para nos desenrascar, e como já tenho dito, estamos feitos.
    Cada um(a), é que é a “Nova Ordem”.

    Escusam de culpar os outros.
    São vocés, os/as que lêem, todos sem excepção.

    Sei que com isto perco fás, mas paciência. Como dizia o poeta, penso que FPessoa, ganha-se a alma ou coisa que o valha.

    Gostar

  38. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    23 Junho, 2008 00:53

    E curiosamente, vamos continuar

    doomer Diz: “Sim, sim [irónico], é só ver a “queda” da procura na China, na Índia, Arábia Saudita (sim, os países produtores também consomem,”

    Caro Doomer, isso é impossivel de acontecer.
    Lembra-se das palavras do Ilustre Aguiar Conraria que a “Lei da Oferta e da Procura ” não pode ser posta em causa e quem disser o contrário só diz disparates
    (queiram-no avisar, sff, deste comentário)
    Portanto, esse gráficos todos só podem ser um disparate pegado.
    Alias, o próprio JCD, também o desmente
    Leia-se o que ele diz claramente
    “jcd Diz: ” a procura tem diminuído porque os preços aumentaram. Os preços aumentaram porque a curva da oferta já não é mesma. ”

    Ora como podem os preços nesses países , mais a Coreia do Sul, o Brasil, a Argentina, e tantos outros, terem aumentado, e no entanto a procura ter aumentado também ?
    Impossivél, segundo JCD. A curva da oferta já não devia nem pode ser essa.
    Portanto, caro Doomer, algo está mal com esses gráficos, pois a pseudo Lei da “oferta e da procura”, tão bem explicada por Aguiar Conraria, e por JCD, não pode estar mal.

    O JCD certamente irá explicar porque está mal, alem de Aguiar Conraria .

    Gostar

Deixe uma resposta para O este Cancelar resposta