Saltar para o conteúdo

Não é que interesse muito, mas…

29 Junho, 2008
by

… Não fossem os instintos matricidas do nosso primeiro rei e, 5 séculos após, os interesses dos fidalgotes do 1º de Dezembro e estaríamos agora a comemorar um título. Mais importante do que isso, usufruiríamos todos de muito maior qualidade de vida.

121 comentários leave one →
  1. jose manuel faria's avatar
    29 Junho, 2008 22:03

    E combustíveis mais baratos.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Ich bin ein Berliner permalink
    29 Junho, 2008 22:04

    Quem garante que os nossos genes ao penetrarem o património genético de castela, não seriam a ruína de nuestros hermanos?

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    29 Junho, 2008 22:06

    E teríamos penado muito mais no passado. Talvez tenhamos de percorrer o mesmo trilho ingrato e bater no fundo, antes de levantarmos outra vez a cabeça, arregaçarmos as mangas e fazermos como a los demás: trabalhar e produzir.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Ich bin ein Berliner permalink
    29 Junho, 2008 22:07

    “Mais importante do que isso, usufruiríamos todos de muito maior qualidade de vida.”

    E muito provavelmente éramos capazes de ter uma milícia armada a reivindicar a independência…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Junho, 2008 22:14

    1640 foi o último grande erro histórico.
    Portuga não interessa à Espanha
    não aceitam devoluções em mau estado

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    29 Junho, 2008 22:16

    Esse Afonso Henriques foi o primeiro “governante” pateta que este país teve….

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Ferrinhos e Rodriguinhos permalink
    29 Junho, 2008 22:22

    se não estão bem por cá, façam o favor de ir para lá.

    Gostar

  8. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    29 Junho, 2008 22:25

    Caro Ferrinhos:

    E fazemos. Sao aos milhares os portugueses que vivem em Espanha, crescendo a cada ano que passa. E, caso nao saiba, a nossa economia é alimentada em grande parte por empresas espanholas.

    Desamarre esse burro, festeje a vitória dos nossos vizinhos ibéricos. Afinal, somos quase espanhóis.

    Gostar

  9. MJRB's avatar
    29 Junho, 2008 22:26

    Ferrinhos,

    Por mim, é o que faço (não propriamente para Espanha), e com todo o entusiasmo, sempre que saio do aeroporto da Portela !!

    Gostar

  10. A. R's avatar
    A. R permalink
    29 Junho, 2008 22:26

    Teríamos também um país a esfrangalhar-se e um desemprego de 13% no fim deste ano.

    Gostar

  11. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    29 Junho, 2008 22:30

    Realmente, a Espanha está a esfrangalhar-se… “só” é a 8ª economia do mundo e o 2º país mais visitado do mundo.

    Claro que quando o vizinho é melhor, o português responde que “nao é perfeito”.

    Em relaçao ao desporto, Espanha é uma liçao para todos: campeao da europa de futebol, campeoes do mundo de basquetebol, vice-campeoes da europa em basquetebol, campeoes da europa de nataçao sincronizada, o vencedor da volta a França e da volta a Itália, um ex-campeao do mundo de F1, etc., etc.

    Gostar

  12. Xico's avatar
    Xico permalink
    29 Junho, 2008 22:32

    Não fossem os assassinos (espanhóis) do filho de D. João II e de Dª Leonor e hoje, Lisboa seria a capital de Espanha!
    Quanto à alarvidade dita por MJRB, lembro que Afonso Henriques foi um dos maiores governantes de todo o espaço ibérico. Um grande estratega militar, um hábil político e um grande diplomata! O futebol tem destas coisas. Por vezes faz sobressair o pior que há em nós. Oh para eles parecidos com o emplastro!
    Não fosse a falta de cujones de portugueses como estes que aqui vomitaram, fascinados que estão com o tamanho dos do vizinho…!

    Gostar

  13. MJRB's avatar
    29 Junho, 2008 22:32

    Se não gostam da actual vida em Espanha nem em Portugal, façam um bom guizado com os prós e contras dos dois países com os melhores ingredientes que restam, e comam-se uns aos outros !

    Gostar

  14. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    29 Junho, 2008 22:33

    Esqueci-me do Nadal no ténis (3 ou 4 Roland Garros, nº2 do ranking) e do Pedrosa e do Lorenzo nas motos.

    Gostar

  15. mafaldinha's avatar
    mafaldinha permalink
    29 Junho, 2008 22:33

    “Afinal, somos quase espanhois”….
    Irra, cáspita… Até festejo a vitória, mas Aljubarrota diz-vos alguma coisa????

    Gostar

  16. MJRB's avatar
    29 Junho, 2008 22:35

    Xico,

    Afonso Henriques foi bom militar mas politicamente pateta.
    Faça favor de ler Alexandre Herculano, António Mattoso ou Oliveira Marques.

    Gostar

  17. Piscoiso's avatar
    29 Junho, 2008 22:41

    Amanhã vou comer paella ao almoço, e o resto são cantigas.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Zé António permalink
    29 Junho, 2008 22:41

    O Sr. LR sempre pode fazer as malas, aprender castelhano (até se pode candidatar ao poder local de Castea)…. e assentar arraiais no outro lado da fronteira.

    Como disse um bom liberal: Quem está mal, muda-se.

    Gostar

  19. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    29 Junho, 2008 22:42

    Quanto a Aljubarrota, a discussao permanece em aberto. Nao é claro quem venceu. Em Espanha ensina-se que foram os espanhóis. Em Portugal, os portugueses.

    Há alguém que se sinta orgulhoso, ou alguma espécie de arrepio no esfíncter ao ouvir a palavra “Aljubarrota”?

    Gostar

  20. AS's avatar
    29 Junho, 2008 22:44

    “… Não fossem os instintos matricidas do nosso primeiro rei e, 5 séculos após, os interesses dos fidalgotes do 1º de Dezembro …”

    E os iluminados ainda não conseguiram fazer valer as suas ideias ao fim de todo este tempo ?

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Zé António permalink
    29 Junho, 2008 22:44

    Preferia que em vez da velha estória da “galinha da vizinha”, se fizesse um esforço para “liberalizar” Portugal.

    De certeza que não é um problema genético.

    Gostar

  22. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    29 Junho, 2008 22:46

    Piscoiso, já tenho a tortilla a refogar.

    Quanto aos que nos chamam “amantes-de-espanhóis” (como “nigger-lovers”), nao se preocupem: “vamos” muitos para lá e de bom grado.

    Para além disso a minha mulher é espanhola, coisa que em Portugal desperta classificativos simpáticos que começam por p…

    Tenho a dizer que os espanhóis vibraram a ver Portugal jogar.

    Ah, em Espanha ninguém ostenta com orgulho o domínio dos Filipes. Mas nós sacamos logo de Aljubarrota e de que a Sagres é melhor que a San Miguel.

    Gostar

  23. Piscoiso's avatar
    29 Junho, 2008 22:48

    O problema não foi o Don Afonso Henriques, mas Don Gilberto Madail, que contratou o aio Scolari.

    Gostar

  24. jcd's avatar
    29 Junho, 2008 22:49

    Era a mesma equipa que temos hoje, mais o Casillas e o Torres ou o Villa.

    Gostar

  25. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    29 Junho, 2008 22:49

    Esse Madaíl… vaya cabestro.

    Gostar

  26. Carlos Duarte's avatar
    Carlos Duarte permalink
    29 Junho, 2008 22:51

    Bah,

    “Espanha” é uma construção artificial, tal como Madrid é uma capital “artificial” dessa construção. Isto dos futebóis passa, e logo virá de novo a Catalunha, o País Basco e mesmo a Galiza… O que sobra é a “velha” Castela e Leão, adicionada das conquistas à “moirama”.

    Gostar

  27. OLP's avatar
    OLP permalink
    29 Junho, 2008 22:53

    aqui já se elogia quem rouba terras pelas armas aos espanhois?
    americanos ide e permanecei no iraque que estais desculpados!!!

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    29 Junho, 2008 22:54

    Aos espanhóis já lhes passou a pica de querer tomar conta da Tugalândia.

    Agora, já não lhes interessa. Nem de borla!

    Gostar

  29. LR's avatar
    29 Junho, 2008 22:54

    “Era a mesma equipa que temos hoje, mais o Casillas e o Torres ou o Villa.”

    E mais o Aragonez e menos o Scolari.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Junho, 2008 22:55

    Carlos Duarte , diga lá qual o país que apareceu construido na natureza? Estou curiosa.

    Gostar

  31. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    29 Junho, 2008 22:56

    Caro Carlos Duarte:

    O seu comentário revela profunda ignorância sobre a actual organizaçao política de Espanha: a regiao de Castilla y León é relativamente pobre e com pouco poder em Espanha. Se calhar referia-se à comunidade de Madrid. Quanto à questao basca, nao sao mais de 10% da populaçao basca que quer a separaçao. A Catalunha realmente é problemática, mas e depois? É uma país de 40 milhoes. Queria que Portugal com o tamanhito que tem tivesse separatismos? Para além disso, tudo sempre esteve polarizado em Lisboa, o resto embrutecido. (O resto é paisagem, dizia o Eça).

    Voltamos ao mesmo: Espanha tem defeitos? Tem. É um grande país e que está melhor que Portugal? Claramente.

    Até na bola. Foram os melhores.

    Vou sair a uma sidreria e brindar

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    29 Junho, 2008 22:59

    Anónimo 30,

    …”país construído na Natureza”…. deixe pensar… Ah! aquele que foi há duas semanas mostrado ao mundo, na Amazónia: nativos a atirarem flechas a um eleicóptero !
    “País pequenito”, mas ousado e teso !

    Gostar

  33. MJRB's avatar
    29 Junho, 2008 23:00

    Errata:

    final do primeiro parágrafo, “helicóptero”.
    (Há cada gralha…).

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Junho, 2008 23:05

    Oh , Morb , natureza aqui era para contrapor a artificial . Que eu saiba nenhum Estado Nação caiu do ceú aos trambolhões.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Mirando permalink
    29 Junho, 2008 23:12

    “Era a mesma equipa que temos hoje, mais o Casillas e o Torres ou o Villa.”

    🙂

    Gostar

  36. Manuel's avatar
    29 Junho, 2008 23:16

    Põe-te a andar em direcção a espanha. O teu sangue de servo sempre era menos uma gota a envenenar a pátria.

    Gostar

  37. Falcão's avatar
    29 Junho, 2008 23:27

    “… Não fossem os instintos matricidas do nosso primeiro rei e, 5 séculos após, os interesses dos fidalgotes do 1º de Dezembro e estaríamos agora a comemorar um título. Mais importante do que isso, usufruiríamos todos de muito maior qualidade de vida.”

    Tal qual! Foram muitos anos a matraquearem a cabeça dos portugueses para lhes criarem a «síndrome da padeira» e é por isso que o nosso pão sabe melhor do que o espanhol, mas é só!

    O Cientista Liberal-Conservador disse tudo.

    Talvez nos cruzemos hoje à noite a comemorar uma vitória alheia e sem complexos.

    Viva España

    Gostar

  38. MJRB's avatar
    29 Junho, 2008 23:36

    Anónimo 35,

    Ironia minha, tão-só !

    Gostar

  39. Piscoiso's avatar
    29 Junho, 2008 23:37

    Curioso que a primeira coisa que apreciei de Espanha, ainda em miúdo, foi o pão espanhol. O meu pai ia frequentemente à fronteira de Vilar Formoso e trazia de Fuentes de Oñoro, um pão grande, redondo, que sabia a bolacha. Era o pão espanhol. Se a padeira de Aljubarrota fazia melhor, desconheço.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Ferrinhos e Rodriguinhos permalink
    29 Junho, 2008 23:40

    o pão espanhol é uma merda, se o compro para comer no dia seguinte bem posso pegar nele e usa-lo como pisa-papéis

    Gostar

  41. MJRB's avatar
    29 Junho, 2008 23:42

    Mr. Piscoiso,

    Vc. acabou de proporcionar a José Hermano Saraiva uma hipótese (mais uma) de conjecturar: “possivelmente a padeira defendeu inicialmente o seu pão, que era muito melhor do que o espanhol, mas não! Ela defendeu a pátria !”

    Gostar

  42. CMF's avatar
    29 Junho, 2008 23:46

    Ui, o LR foi tocar em assunto tabu…

    (Y Viva España!)

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Javardo permalink
    29 Junho, 2008 23:49

    “Nós” a querermos ser espanhois. Eles a quererem a ser independentes como “nós”.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    29 Junho, 2008 23:51

    Ena tanto Miguel de Vasconcelos! E eu a pensar que essa pandilha tinha sido toda defenestrada. Vou-me deitar, que a náusea abunda.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Junho, 2008 23:54

    MJRB Diz:
    “Xico,
    Afonso Henriques foi bom militar mas politicamente pateta.
    Faça favor de ler Alexandre Herculano, António Mattoso ou Oliveira Marques.”

    Afonso Henriques foi um grande estadista. Os outros são historiadores. A diferença é clara.
    Só um grande estadista consegue que passados 9 séculos, o andem a culpar pelas misérias de hoje.
    Ele fez o papel dele. Outros a seguir fizeram.
    Muitos hoje em dia não fazem, e pior, nem sabem apreciar o que de bom tiveram.
    Espanha foi campea europeia hoje, e dizem mal de um homem que a bateu. Curiosamente, só no Portugal.
    Ainda não perceberam que D Afonso Henriques foi campeão Europeu, bateu a espanha (castela) e tudo o mais ?
    Irra, que já nem história se aprende.

    (ou a frustração actual é tanta que culpam quem teve exito no passado)

    Gostar

  46. LR's avatar
    29 Junho, 2008 23:57

    “Ena tanto Miguel de Vasconcelos! E eu a pensar que essa pandilha tinha sido toda defenestrada. Vou-me deitar, que a náusea abunda.”

    Realmente, se há algo por fazer neste país, é reabilitar a memória de Miguel de Vasconcelos, essa figura ilustre de patriota ibérico…

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Junho, 2008 23:57

    Quem diz mal do país, é quem não tem nada de bom para lhe oferecer.
    O país são as pessoas.

    Gostar

  48. Piscoiso's avatar
    29 Junho, 2008 23:58

    Pois caro Ferrinhos e Rodriguinhos, o pão espanhol que meu pai trazia, durava uma semana, enquanto o português, esse sim, ao fim de um dia, só para pisa-papeis. Estamos a falar de outros pães.
    Por acaso o pão que como diariamente até é o cacete galego. Nem tem nada a ver com nacionalismos. Apenas gosto mais.

    Gostar

  49. portela menos um's avatar
    portela menos um permalink
    29 Junho, 2008 23:59

    (…) Ups, o que é isto?, querem desacreditar os cientistas da bola, velhinhos de cabelos brancos e fato de treino a ganhar a tipos bem parecidos de camisa justa e calça de executivo, nááááááá, não acreditem, é uma conspiração…

    Publicada por Eugénio Queirós em 11:22 PM

    Gostar

  50. Carlos Duarte's avatar
    Carlos Duarte permalink
    30 Junho, 2008 00:01

    Caro Cientista Liberal-Conservador,

    Como eu nem me estava a referir à actual organização política, mas às divisões históricas, calha bem…

    A Espanha é um saco de gatos que se vai aguentando enquanto a) continuar uma Monarquia e b) a coisa for correndo e c) não se porem com demasiadas autonomias. Aliás, o Franco é que viu bem a coisa e tratou de instaurar uma Monarquia (sem rei, mas o efeito é o mesmo) e esmagou (e a palavra é mesmo esmagar) as autonomias, proibindo qualquer manifestação da mesma e tentando voltar aos velhos tempos da Espanha Imperial. Mas Carlos V já vai longe.

    A Guerra Civil não foi assim há tanto tempo e as recentes “iniciativas” do Sapateiro ao mexer no que a sociedade Espanhola a bem ou a mal enterrou ou enfiou no fundo do armário demonstraram que as clivagens ainda aí estão, entre a fidalguia e o “povo”, entre nacionalistas e regionalistas, católicos e os “outros”.

    Quanto a Castela e Leão, eu tinha a impressão que em Espanha se falava Castelhano (o que lhe chamam agora não interessa), que Madrid fica perto do “coração” da Castela histórica (quer prefira Burgos, Valladolid ou Toledo)e que só é uma divisão independente por que dá jeito. Aliás, não fosse a vontade de não tornar Castela demasiado grande, teria a região de Madrid como um enclava. Assim, junte a Castela “antiga” com a “Nova” (Castela-La Mancha) e vamos a ver se Madrid é “espanhola” ou “castelhana”.

    Quanto ao Senhor Anónimo do comentário do “país natural”, diga-me lá quais são as divisões históricas de Portugal? Portugal é uma país homógeneo em termos culturais e históricos e, salvo rivalidades de pacotilha, não existe nenhuma razão social para se dividir Portugal em vários “países”. Quando muito, poder-se-á dizer que faltam cá os Galegos…

    Espanha é um “Reino Unido” (ao estilo do britânico), não é uma entidade monolítica.

    Quanto ao resto de serem superiores a nós economicamente, não discuto, mas é de ciclos. Há meio século atrás nós estavamos por cima. Eles souberam melhor fazer a transição da Ditadura para uma Democracia (muito mérito do Rei e dos parlamentares que puseram de lado ódios recentes e antigos), de forma suave, com um ou outro sobressalto entretanto passado e não tinham “bagagem colonial”. Connosco foi ao contrário… é a vida.

    Gostar

  51. JCM's avatar
    30 Junho, 2008 00:11

    Pelo facto de passarmos a ser espanhóis deixávamos de ser o que somos? Ou estão à espera que os espanhóis venham obrigar os cafres a ser raçudos, empenhados, responsáveis, etc., etc.

    Gostar

  52. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    30 Junho, 2008 00:17

    E eramos (Portugal) a região mais rica do reino e o Porto obedecia a Compostela.
    É um erro histórico associar D.Afonso I com a Espanha e os espanhois pois estes na altura simplesmente não existiam.
    Quanto aos “fidalgotes” estes nunca foram espanhois pois o país manteve a sua soberania, tanto é assim que Filipe III até gostou da escaramuça do primeiro de Dezembro pois tinha assim pretexto para nos tirar a coroa e criar um grão-ducado, as outras guerras da casa da Austria é que nos ajudaram pois não tinhamos hipotese sse assim não fosse contra a maior potência do mundo da altura.
    A Espanha é uma potência devido a serem 40 milhões com capital que movimentam a economia que foi criada com gente esclarecida, trabalhadora e simples. Os seus empresários na sua maioria são bem preparados e civilizados, não roubaram ninguem, não fizeram fortuna com os subsidios e tratam com
    respeito e remuneração de fazer inveja os seus empregados pois sabem que estes são uma das suas maiores valias. É normal encontrar em qualquer taperia espanhola os CEO de empresas que metem o
    nosso psi-20 num chinelo a comer umas gambas á la plancha e a beber uma canha ou um bom rioja
    com uma naturalidade de pessoas simples. Onde acontecia com os nossos pavões? nunca na vida!

    Gostar

  53. MJRB's avatar
    30 Junho, 2008 00:18

    Anónimo 46,

    Há historiadores e historiadores….
    Vc., para concluir que Afonso Henriques foi extraordinário e “um grande estadista”, é porque concluíu isso a partir de historiadores…

    Eu li e comparei historiadores e Herculano, Mattoso ou OMarques.

    JCM,

    Sem dúvida, os portugueses seriam muito melhores. Obrigatoriamente melhores !

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 00:19

    por LR em 29 Junho, 2008 ” Não fossem os instintos matricidas do nosso primeiro rei e, ”

    Como se sabe, a zona mais machista de Portugal é o Norte. Uma frase destas, tipicamente machista (credo, bater na mãe. “Mãe é mãe” lá se diz ) só mesmo do norte profundo machista.
    LR, não lhe passou pela cabeça que a mãe de D Afonso Henriques queria cometer infanticídio ?

    Gostar

  55. simon's avatar
    simon permalink
    30 Junho, 2008 00:23

    É isso. E mercê de um golo atabalhoado, de insistência sobre o defesa algo acomodado e distraído, julgar-nos-íamos os maiores, a esta hora, com palmas ao Scolari, burro, ao Ricardo, coitadinho, e ao petit de nada, como ao Simão afonsinho.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    chalana permalink
    30 Junho, 2008 00:23

    este tema já foi tratado por saramago

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 00:25

    MJRB Diz:
    “Há historiadores e historiadores….
    Vc., para concluir que Afonso Henriques foi extraordinário e “um grande estadista”, é porque concluíu isso a partir de historiadores…”

    Exacto , a conclusão foi minha. Não foi dos historiadores. Pelo seu comentário , diz mal de D Afonso Henriques por sua decisão (o que demonstra um erro de análise tremendo), ou foi dos historiadores (a mesma coisa).

    Gostar

  58. JCM's avatar
    30 Junho, 2008 00:26

    Se MRJB o diz, então todos acreditamos. Ficamos a saber que ao nos tornarmos espanhóis seríamos todos obrigatoriamente melhores, embora não saibamos muito bem em quê…

    Gostar

  59. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    30 Junho, 2008 00:26

    “E mercê de um golo atabalhoado, de insistência sobre o defesa algo acomodado e distraído”

    Nao vimos o mesmo jogo. Espanha esmagou. E o golo resulta de um grande passe de Inieste e arrancada de Torres. Atabalhoado?

    Rennie para si.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 00:30

    Cientista Liberal-Conservador Diz
    “Nao vimos o mesmo jogo. Espanha esmagou. E o golo resulta de um grande passe de Inieste e arrancada de Torres. Atabalhoado? ”

    É por causa disso que devemos ser todos espanhois. Olha se o golo fosse da Albánia .
    E diz-se estas gentes cientistas, liberais, conservadores, ehehee.

    Gostar

  61. JCM's avatar
    30 Junho, 2008 00:30

    Voltando ao futebol. A Espanha foi de facto muito melhor. Torci por Espanha (gosto muito do país), mas gosto mais de ser português. Sou um conservador, nada a fazer.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 00:39

    Desculpe lá , mas os galegos estão muito bem onde estão. O Norte de Portugal é que falta à Galiza. E homogeneidade portuguesa em termos culturais? Carago , não acredito nisso. É só ir ao Porto e depois descer a Lisboa. Há uma clara distinção entre o Norte e o Sul do país , a começar no minifundio e latifundio. E a acabar no mirandês.

    Gostar

  63. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    30 Junho, 2008 00:40

    Por outro lado LR podias estar agora preso por pertenceres a uma FLP qualquer.

    Gostar

  64. eduardo correia's avatar
    eduardo correia permalink
    30 Junho, 2008 00:44

    o portugal só faz fronteira com Espanha..
    Afinal, quem somos?

    Gostar

  65. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    30 Junho, 2008 00:45

    ““E mercê de um golo atabalhoado, de insistência sobre o defesa algo acomodado e distraído”

    Nao vimos o mesmo jogo. Espanha esmagou. E o golo resulta de um grande passe de Inieste e arrancada de Torres. Atabalhoado?

    Rennie para si.”

    O golo foi resultado de uma distracção do Lahm (culpas em 3 golos, ainda é pior que o Paulo ferreira, como pode estar nomeado para os 10 mais do torneio?) e do Lehmann ( também culpas em 3 golos, ainda fez pior que o Ricardo).

    A Espanha não esmagou e fez um dos menos conseguidos jogos do Euro. Os alemães foram iguais a eles próprios. $ remates em todo o jogo. Desta vez o Schwennie não atinou com os livres.

    Ah, e não preciso de Rennie. Estava a torcer por Espanha.

    Pensando melhor, preciso. Estava a torcer por 3-0 para a Espanha.

    PS: Com o Bruno Alves no lugar do Paulo Ferreira tínhamos sido campeões da Europa ao pé coxinho (do Ronaldo)

    Gostar

  66. eduardo correia's avatar
    eduardo correia permalink
    30 Junho, 2008 00:49

    e o portugal tem cultura?
    O portugal TEM O MAGO DA BOLA. TUDO COM ELA FAZ.É O RÓOÓNALDO.
    AGORA NÃO SEI O QUE FAZ COM AS DUAS BOLAS DA ESPANHOLA, NAS SUAS FÉRIAS..

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    30 Junho, 2008 00:59

    MJRB Diz:
    Afonso Henriques foi bom militar mas politicamente pateta.
    Faça favor de ler Alexandre Herculano, António Mattoso ou Oliveira Marques.

    Além de espanhol por intenção, o MJRB deve ser ignorante por vocação.
    António Mattoso? esse decerto que jamais defendeu tal preconceito! quererá talvez referir-se ao filho (José Matoso). Mas mesmo este, onde é que põe em causa a valia militar e política de Af. Henriques?
    E Al. Herculano? onde? onde duvida ele do valor do 1.º rei de Portugal?

    Enfim é a esta gente que se referiu Oliveira Martins na sua História de Portugal:
    «um povo que não só desconhece o patriotismo, que não só ignora o sentimento expontâneo de respeito e amor pelas suas tradições, pelas suas instituições, pelos seus homens superiores (…) que não só não possui uma alma social, mas se compraz em escarnecer de si próprio com (…) o desdém mais burlesco. Quando uma nação se condena pela boca dos seus próprios filhos, é difícil, se não impossível, descortinar o futuro de quem perdeu por tal forma a consciência da dignidade colectiva».

    Gostar

  68. MJRB's avatar
    30 Junho, 2008 01:04

    Anónimo 58,

    Concluí, a partir de leituras de extraordinários historiadores, que Afonso Henriques foi um bom militar mas leviano político.

    JCM,

    Seríamos obrigatoriamente melhores. Forçavam-nos a sermos melhores !
    Porquê ? — porque viveríamos com quotidianos e outros desafios…melhores.
    Por exemplo, nos dois últimos Séculos, compare o que, e quem Espanha tem “dado” ao Mundo, ou se quiser, factos e nomes universais, com a “produção” portuguesa…

    Fomos geniais nos Descobrimentos. E só esporadicamente nos distinguimos de então para cá. Espanha é diferente. Muito melhor.
    Quer nomes ? Quer factos ?

    Faltam-nos “fronteiras” !

    Gostar

  69. MJRB's avatar
    30 Junho, 2008 01:07

    AM,

    eu afirmei que li, entendi E COMPAREI.

    Tem razão e agradeço que tivesse corrigido o meu lapso: José e não António Matoso.

    Gostar

  70. JOÃO COSTA's avatar
    JOÃO COSTA permalink
    30 Junho, 2008 01:22

    E, PORRA ,ANDARAM OS MEUS ANTEPASSADOS À ESPADEIRADA E A MORRER , CONTRA O Q HOJE É ESPANHA ,E, DEPOIS , AINDA TEMOS DE LEVAR COM ISTO NOS DIAS Q CORREM, QUE GRANDE MERDA
    JOÃO COSTA

    Gostar

  71. Bonifácio's avatar
    Bonifácio permalink
    30 Junho, 2008 01:28

    Senhores, há quem não teria problemas em vender a esposa para manter a opulência do lar. Para alguns a honra não existe, tudo é matéria, e é graças a este espírito, ou melhor, falta dele, que o país hoje está entregue à escumalha.
    Vou vos enviar um trecho de um discurso de Cícero para que pensem:

    Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos, mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade às suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe.

    Cícero 42 A.C

    Meu nome é Bonifácio!

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    BRJM permalink
    30 Junho, 2008 01:28

    Chegámos a um estado de demência e equizofrenia grave, quando o país começa a arrepender-se de EXISTIR!
    Há assim tanta gente em Portugal a pensar assim?
    Tristes

    Gostar

  73. MJRB's avatar
    30 Junho, 2008 01:46

    “BRJM”,

    Gostei ! Parabéns !

    Bonifácio
    e
    “BRJM”,

    Do que noutros comentários escrevi, não presumam que eu renego Portugal, os portugueses, a nossa História. Nada disso !

    Foi-nos colocada a questão se estaríamos melhor SE (COMO CIDADÃOS)FIZÉSSEMOS PARTE DO POVO ESPANHOL. E eu respondi: muito melhor ! E reitero: muitíssimo melhor !!

    Gostar

  74. MJRB's avatar
    30 Junho, 2008 01:52

    “BRJM”

    Gostei, dessa inversão e já agora, Vc. é capaz de ter alguma razão: o desespero de alguns portugueses pode levá-los à esquizofrenia e ao arrependimento de EXISTIREM AQUI. Há muita gente a pensar assim, basta ouvi-los.

    Porque felizmente viajo e muito, “sinto-me bem” aqui, mas nada bem com o que noto à minha volta em Portugal. Comparo povos e países com o nosso, daí que….

    Gostar

  75. LPedroMachado's avatar
    30 Junho, 2008 02:23

    Triste posta… Emigre e já resolve o problema.

    Gostar

  76. LPedroMachado's avatar
    30 Junho, 2008 02:31

    A equipa de futebol lá da associação espanhola de futebol (um desporto, repito, desporto, com uma bola) ganha um campeonato da bola na Europa e já aparece gente a querer ser espanhol. Com portugueses deste calibre, realmente, este país não sairá da cepa torta…

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Daniel Rocha permalink
    30 Junho, 2008 02:34

    Estas afirmações são muito pouco patriotas. espero que quem esteja mal em Portugal se mude para Espanha.

    Gostar

  78. Pedro Morgado's avatar
    30 Junho, 2008 02:49

    Hoje tive exactamente o mesmo pensamento que o LR. Na verdade, a Ibéria trazer-nos-ia imensa qualidade de vida e algumas alegrias… Quis a história que nos fizéssemos Portugal e que, felizmente, falemos português!

    É claro que, após a eliminação de Portugal, torci por Espanha… Vitória merecida: dentro e fora de campo!!!!

    Gostar

  79. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    30 Junho, 2008 02:50

    O mais engraçado é que muito do sentimento patriótico é anti-Espanha ou seja em vez de trabalharem em conjunto para melhorar o país e fundirem-se para criar uma nova sinergia, não preferem continuar a arranjar inimigos externos, fórmula já conhecida, para desviar atenções da sua mediocridade e falta de estaleca para enfrentar os desafios preferindo guerrear a Espanha, Lisboa, UE, EUA etc. O problema é que com estas politicas, esta gente, os grandes empresarios portugueses nem se dão bem entre eles, com intrigas palacianas na engenharia maquiavelica, com TODO o país a proteger as suas capelinhas como fosse o último bastião moicano, no emprego a fazer de questões profissionais questões pessoais, nas universidades existem situações ridiculamente preocupantes que mostra a inercia e falta de preparação de quem as governa ( a Universidade do Minho está falida e o reitor só sabe o triste fado mas para campos de golf de 88 MIL EUROS têm dinheiro) dá para ver que o país está na MERDA e quando o povo abrir os olhos e ver as obcenidades que nestes últimos anos ocorreram…

    Gostar

  80. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    30 Junho, 2008 02:59

    A Espanha hoje poderia nem existir se Portugal tivesse no passado entrado para dominio espanhol.
    Portugal é viável nas mãos dos portugueses só que não nas mãos destes que apenas sabem entrar em combates fratricidas, o país precisa de sangue novo nas decisões, assim percebo e bem quem queira sair de Portugal e dar o seu melhor lá fora pois aqui manifestamente não os deixam.

    Gostar

  81. who let the dogs out?'s avatar
    who let the dogs out? permalink
    30 Junho, 2008 03:57

    Se Portugal fosse parte da Espanha esta ter-se-ia afundado ainda mais nas muitas guerras em que se meteu desde 1618 até 1939, e hoje estaria mais atrasada. Mas a ucronia só tem valor jornalístico.

    Gostar

  82. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 04:37

    Outro dia chamei aqui ao Portugueses cambada de idiotas e invejosos, e por isso a razao da minha saida de Portugal…fui recebido a tiro de cacadeira…Portugal cheira melhor e tal…hoje regresso aqui e quer tudo ser espanhol….CAMBADA DE IDIOTAS!

    Gostar

  83. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    30 Junho, 2008 07:24

    O que faz certas criaturas quererem um capataz que lhes diga o que fazer certo? será para terem um alibi para quando as coisas correrem mal continuarem no poleiro? Já tivemos Salazar como alibi – o homem tinha a responsabilidade toda- durante 40 anos deixámos que pensasse em tudo , logo a culpa foi da Ditadura mas nossa não. Tivemos e temos a cada vez menos lustrosa UE “somos bons alunos” como alibi para mais uma vez não termos de pensar ou decidir o que quer que seja, agora ultimamente aparecem em certos dias uns idiotas “ibéricos” depois de terem visto que afinal a UE não chega, querem mudar de capataz ou será que procuram figura Paternal que por tudo vela: O Rei? O contrasenso de Elites que querem ser mandadas, que querem ser aparatchicks, para assim se manterem na zona de conforto onde não têm de arriscar nem decidir nada. Depois algun(s)estão num blogue dito liberal…haha!

    Gostar

  84. Luís Bonifácio's avatar
    30 Junho, 2008 07:35

    Acho que se nós ainda fossemos parte de Espanha, teria apenas uma única vantagem. Palermas como este nunca teriam nascido, pois os seus pais e avós teriam morrido na guerra civil.

    Gostar

  85. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 07:59

    Ó LR é simples… mude-se para Espanha e mude de nacionalidade.

    Gostar

  86. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 08:19

    hoje regresso aqui e quer tudo ser espanhol….CAMBADA DE IDIOTAS!

    Uma frase típica de um portuga.
    Especialista no insulto.
    Por favor, não confunda ser espanhol com a hipótese de uma Ibéria.

    Gostar

  87. makeasmile's avatar
    30 Junho, 2008 08:47

    Características bem portuguesas:
    1_ A má língua
    2_ Deitar as culpas do que está mal para os outros, nomeadamente o governo que escolheu
    3_ Exigir mais disciplina e estado providência
    4_ Ser contra a disciplina
    5_ Ser bom trabalhador no estrangeiro e mau no seu país
    6_ Ser contra o sucesso dos outros
    Etc., etc.

    Gostar

  88. Tiago Moreira Ramalho's avatar
    30 Junho, 2008 08:52

    Mas que idiotice esta conversa toda do Portugal e Espanha. Isto é mesmo à tuga, tudo é pretexto para reclamar. Se em vez de olharmos com desdém para o vizinho aprendessemos alguma coisa com ele, não perdíamos nada. E já agora, é verdade que neste momento Espanha está bem forte, mas isso é coisa recente. Lembrem-se lá bem como é que Espanha era há 20 anos!

    E já agora, como tem sido aqui dito, quem está mal muda-se. Estas conversas idiotas só mostram a cobardia de alguns. Falam mal daquilo que têm mas também não vão para um sítio “melhor”. Ali a Portela ainda não está assim saturada, ainda cabem muitos nos próximos aviões para Madrid…

    Gostar

  89. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 09:00

    “Uma frase típica de um portuga.
    Especialista no insulto.
    Por favor, não confunda ser espanhol com a hipótese de uma Ibéria.”

    ipse dixit!

    Gostar

  90. Fernando Vasconcelos's avatar
    30 Junho, 2008 09:06

    Então os autores (ou pelo menos um deles) deste blog pensam que numa Espanha governada por socialistas se vive bem? Melhor do que aqui? Que a economia espanhola está melhor do que a nossa? Meus caros aconselho-vos menos entusiasmo porque segundo muitos economistas – muitos dos quais da vossa àrea – a realidade espanhola é bem diferente da que parecem pensar.
    De resto quanto à independencia portuguesa de Castela nem vale a pena falar. É vergonhoso (e estou a conter as palavras) o que aqui alguns disseram. E sim até queria que a Espanha ganhasse porque foi a melhor equipa e o futebol é apenas isso. Um jogo de que por acaso gosto muito. Mas apenas e somente um jogo. Portugal sempre! Espanha nunca! Com o devido respeito e carinho por muitos amigos espanhois que tenho, com o devido respeito pelo meu bisavô que era Galego.

    Gostar

  91. Xico's avatar
    Xico permalink
    30 Junho, 2008 09:06

    Inventar e criar um país fugindo das heranças que lhe prenderiam so movimentos! Conseguir o que queria da Santa Sé e de Castela! Conseguir alianças com os Mouros para melhor os poder atacar! Enganar e persuadir os cruzados, a troco de meia dúzia de terras cheias de areia e calhaus! Conseguir excelentes casamentos para as filhas, tornando-se assim um senhor feudal respeitado no Norte da Europa! Sim senhor! Foi um péssimo político!….Oxalá tivessemos tão maus políticos actualmente! O disparate não se torna menor quando dito por sumidades, que emitiram opiniões com determinados fins políticos…se é que não tresleu Sr. MJRB. Não faltará o V de Vasconcelos? Se fosse assim fugia das janelas…

    Gostar

  92. Desconhecida's avatar
    Zé António permalink
    30 Junho, 2008 09:14

    Então sr. LR já fez as malas??

    De certeza que um país como Portugal não o merece… ainda por cima um país com pessoas que fazem comments como os escritos aqui.

    “deslargue-se” desta “gentalha”…

    Gostar

  93. LR's avatar
    30 Junho, 2008 09:36

    “Então sr. LR já fez as malas??”

    Ainda não, mas já tenho voo marcado para a próxima 6ª feira…

    Gostar

  94. O Silva's avatar
    O Silva permalink
    30 Junho, 2008 09:45

    Quem não estiver bem que se mude…

    Gostar

  95. Pedro Sá's avatar
    30 Junho, 2008 10:13

    Caia na real. Se não fosse na altura haveria de ser mais tarde. No mínimo a independência cultural existe desde os Suevos.

    Gostar

  96. Desconhecida's avatar
    Paulo Vaz permalink
    30 Junho, 2008 10:13

    Caro LR,

    Este post pimba não abona em nada na sua/vossa credibilidade. Os blogs são procurados pela consistente pertinência/credibilidade dos seus autores.

    Gostar

  97. JCM's avatar
    30 Junho, 2008 10:19

    MJRB (69),

    Ninguém força a ninguém a ser melhor. A ser pior é provável. A queda sempre é mais fácil do que a ascensão. Pode listar os feitos dde nuestros hermanos, mas nada disso é razão para nos inclinarmos para o vizinho do lado. Veja lá a desenvolvida Catalunha. Quanto não daria ela para ser livre como nós?

    Podemos dizer mal de tudo isto. Podemos até ter muita razão na maledicência, mas isso é um problema de família e ninguém quer pertencer à família do lado só porque a sua o aborrece. O s espanhóis foram campeões da bola? Parabéns. Têm uma economia mais desenvolvida do que a nossa? Parabéns. As instituições funcionam melhor? Parabéns a eles e à prima. Quanto a nós, o melhor seria fazer alguma coisa por nós próprios e estarmos dispostos a pagar o preço do prazer de sermos um povo e um povo livre.

    Gostar

  98. Desconhecida's avatar
    jlcr permalink
    30 Junho, 2008 11:21

    E agora tinhamos também as espanholas.
    O problema é que se calhar iamos jogar com alguns dos nossos jogadores e lá estragavamos o conjunto.

    Gostar

  99. OLP's avatar
    OLP permalink
    30 Junho, 2008 11:48

    E mais…. o “Rónaldo” é filho da ultima colonia portuga além mar.rsrsrsrsr

    Gostar

  100. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    30 Junho, 2008 12:38

    “Veja lá a desenvolvida Catalunha. Quanto não daria ela para ser livre como nós?”

    Também se pode dizer ao contrário. Veja lá o livre portugal, quanto não daria ele para ser desenvolvido como a Catalunha…

    Gostar

  101. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 12:40

    A admiração que muitos portugueses sentem hoje por Espanha, não é diferente da que sentiam os espanhois por Portugal até Abril de 74, quando o escudo valia quase três pesetas e o Pais disfrutava de um desenvolvimento económico de quase 10% ao ano.
    Eram outros tempos, onde não pontuavam tantos figurões.

    Gostar

  102. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 13:32

    o anónimo 102 é esquisito. Qual admiraçao.. era uma admiraçao do caneco. Lembro-me que assim que passavam a fronteira eram as estradas de buracos e terra batida. O que eles admiravam era como era possível ser tao diferente já ali ao lado, que era aí umas decadas de atraso. Ficam pasmados de admiraçao.

    Gostar

  103. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 13:35

    o anónimo 102 é que nao se lembra. É que era uma diferença abismal antes do 25 Abril entre Portugal e Espanha. Agora é que a diferença já nao existe. Já somos iguais.

    Gostar

  104. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 13:44

    Era o tempo em que o país ia a Espanha abismar no El Corte Ingles.

    Gostar

  105. Desconhecida's avatar
    aguia_real permalink
    30 Junho, 2008 14:24

    Se quer ser espanhol emigre, peça nacionalidade espanhola e renegue a nacionalidade portugueses. Não são pessoas como o senhor que Portugal precisa, pessoas que só sabem dizer mal e tal como um menino mimado quer ter e ser uma cópia barata do que tem o vizinho mesmo que não valha nada”

    Gostar

  106. Bonifácio's avatar
    Bonifácio permalink
    30 Junho, 2008 14:28

    Não defendo o regime anterior, era uma bosta, mas o que existe hoje ainda consegue ser pior. Vejo um monte de imbecis a escrever asneiras não fundamentadas, especialmente o merdas do último anónimo. Corte Ingles? Enfia no cú! Vou lançar uns dados sobre rendimento per capita para os senhores reflectirem;
    Portugal Irlanda Espanha
    1921 1.290 2.533 2.212 (US$ 1990)
    1973 7.063 6.867 7.661 (US$ 1990)
    2007 21.701 43.144 30.120 (US$ PPP 2007)

    Como vêem, o nosso atraso é fruto deste novo regimezeco que vendeu a nossa soberania em troca de esmolas de Bruxelas. E agora ainda querem repetir a dose! Povo de escravos!

    Gostar

  107. Miguel's avatar
    Miguel permalink
    30 Junho, 2008 15:43

    Já agora, onde foi o Bonifácio buscar esses dados?

    Gostar

  108. Bonifácio's avatar
    Bonifácio permalink
    30 Junho, 2008 17:01

    Senhor Miguel,

    Os dados relativos à 1921 e 1973 foram retirados de “The World Economy. Vol. 2. Historical Statistics. OECD Publishing. Angus Maddison”.
    Os dados relativos à 2007 são do FMI, estão no relatório anual “World Economic Outlook Database, April 2008”.

    Gostar

  109. alice's avatar
    30 Junho, 2008 17:17

    Já agora, quem dos senhores teve conhecimento do debate aprovado pela esquerda onde “”O SÍMIO” é equiparado ao género Homo sapiens. Agora é só esperar que surja legislação quanto a iteração e integração entre os géneros e possivelmente tenhamos em breve as “crias” de tão grade evolução social…

    Gostar

  110. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2008 17:33

    Sou o anónimo 102 que agradece ao Bonifácio os dados apresentados.

    Gostar

  111. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    30 Junho, 2008 19:05

    Estão também online. Podem ver os dados do Prof.Maddison aqui http://www.ggdc.net/maddison/

    Gostar

  112. Dorean Paxorales's avatar
    30 Junho, 2008 19:09

    Ainda há quem não reconheça um flame tão básico e repetido.
    Quererá o autor vender algum livro?

    Mas em resposta à pergunta do título, não, não interessa nada.

    Gostar

  113. Rui's avatar
    Rui permalink
    30 Junho, 2008 22:51

    Sim, claro, Espanha é maravilhosa, os impérios são maravilhosos, perder a independência e a soberania são coisas maravilhosas. Vá lá que já somos um estado vassalo do sub-império ibérico, e um estado completa e totalmente escravizado pelo socialismo imperial europeu.

    A resposta a tudo isto: secessão, já.

    Gostar

  114. M. Garcia's avatar
    M. Garcia permalink
    30 Junho, 2008 23:25

    CONSTRUAM-ME, diz a IBERIA, porra!

    Gostar

  115. Zé's avatar
    30 Junho, 2008 23:48

    Emigrem para espanha traidores

    Gostar

  116. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    1 Julho, 2008 09:43

    Zé (11&)

    Penso que ideia não é bem essa.
    É ficar por cá e transformar isto lentamente em Espanha.

    Gostar

  117. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Julho, 2008 11:32

    Considerando as más interpretações a que se prestou a minha intervenção das 12:40, esclareço que embora essa realidade não possa ser admitida por muito boa gente, ela existiu. Portugal administrava territórios em vários continentes. Ao contrário de Espanha, fazia parte, por vontade própria, de todos os organismos internacionais. Tal como a Irlanda agora, estava orgulhosamente só, mas era livre e independente e, ninguém desejava ser espanhol.
    Foi o desenvolvimento que os políticos espanhois souberam imprimir ao seu país, depois da morte de Franco, que fez esquecer o franquismo.
    Será que em Portugal aconteceu o mesmo com o salazarismo?
    Não serão os políticos quem mais tem contribuido para que, cada vez mais portugueses tenham saudades do passado?
    Há muita gente que, em vez de considerar o povo estúpido, ignorante e traidor, devia interrogar-se sobre as razões de tanto exaspero dos portugueses.

    Gostar

  118. Dorean Paxorales's avatar
    1 Julho, 2008 12:06

    # Ich bin ein Berliner Diz:
    29 Junho, 2008 às 10:04 pm

    “Quem garante que os nossos genes ao penetrarem o património genético de castela, não seriam a ruína de nuestros hermanos?”

    Caro eu-sou-uma-bola-de-berlim,

    Não se fique pelas palavras: as castelhanas esperam-no, decerto, com expectativa. Ou não sabia que quando há futebol na pantalla 70% do toros recusam-se a cumprir nos curros?

    Gostar

  119. Dorean Paxorales's avatar
    1 Julho, 2008 12:29

    Alguém citou O. Martins e Herculano como referência para a inaptidão de Afonso I para a política. Antes que haja mais confusões, convém esclarecer:

    1- Ambos os historiadores afirmaram serem iberistas mas é certo que tal não passa de calúnias;

    2- De facto, Afonso I tinha falta de visão estratégica e, imagine-se, não conseguiu prever que a raison-d’etre de uma nação dali a 900 anos seria o preço da gasolina e os golos do futebol. Faltas de planeamento a longo prazo destas, e logo sem obrigação de eleições, não se admitem. Um egoista, é o que ele era.

    3-Ao contrário do que aqui alguém afirmou, o reino suevo de Portugal nunca foi formado pela primeira vez no séc. V, o reino de Galiza e Portugal nunca existiu no séc. 10, e a rainha Mumadona nunca entregou coroa alguma ao borgonhês para sua soberania. Tudo desinformação e Alphonse Henri é que é, e a nacionalidade começa sempre que um feudo lhe apetece.

    Gostar

  120. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    1 Julho, 2008 15:48

    Sim a nacionalidade existia já muito tempo antes de 1143, o verdadeiro pai terá sido Vimara Peres.

    Gostar

Trackbacks

  1. Parabéns a Espanha! « perspectivas

Deixe uma resposta para eduardo correia Cancelar resposta