Saltar para o conteúdo

No poker, isto tem um nome

17 Julho, 2008

«Ferreira Leite explicou […] porque é que o PSD não tem avançado com ideias alternativas às do governo liderado pelo socialista José Sócrates, afirmando que o papel da oposição não é apresentar alternativas às opções do Executivo, mas sim fiscalizar a acção governativa».

Imagine-se que as alternativas eram boas e que, por uma vez sem exemplo, o executivo as punha em prática. Seria Sócrates a colher os louros. Nada melhor, então, que esconder o jogo. Percebe-se. E até se aceita. Mas (há sempre uma conjunção adversativa desagradável), não haverá por aqui uma certa contradição com o discurso anterior do “só falamos depois de conhecermos os estudos, etc”?

Se Quando o Governo entregar os dados pedidos pelo PSD, o PSD vai ou não, por exemplo, dizer que obras vai deixar cair ou adiar para as calendas antes apresentar o seu programa eleitoral para 2009?

35 comentários leave one →
  1. Lololinhazinha permalink
    17 Julho, 2008 14:04

    O que é que os deputados do psd estão a fazer na AR?
    São todos fiscais, é?
    Para isso bastavam dois.
    Eu acho vergonhoso que um partido político se dê ao desplante de anunciar que a sua tarefa é fiscalizar. Note-se: Não é apresentar propostas, não é mostrar alternativas, não é ter qualquer intervenção útil. O PSD é o fiscal do PS! Como será que sentem os deputados do PSD a ouvir isto?
    A senhora não só não tem um rumo como aniquila qualquer esperança de vir a ter. Ela entende que não tem que ter um rumo. Só tem que criticar e fsicalizar.

    Gostar

  2. Carlos Loureiro permalink*
    17 Julho, 2008 14:15

    «A senhora não só não tem um rumo como aniquila qualquer esperança de vir a ter.»

    Olhe que não. A dr.a Ferreira Leite deu ontem a entender que tem um rumo, mas quer ser ela a mulher do leme. Por isso, só o divulgará quando o embarque estiver próximo, não vão os marinheiros que lá andam, algo desorientados, apoderar-se do mapa do tesouro.

    Gostar

  3. José permalink
    17 Julho, 2008 14:20

    A drª Manuela é um bluff. Era evidente, mas para alguns crentes, ainda vai ser preciso um pouco mais de evidência. Nas eleições, por exemplo, essa evidência vai estalar até à cúpula do Abrupto.

    Gostar

  4. 17 Julho, 2008 14:22

    Bem, se o PSD fizer um bom trabalho como fiscalizador da acção governativa, eu propunha a renovação do mandato como fiscalizador…

    Gostar

  5. Lololinhazinha permalink
    17 Julho, 2008 14:33

    Carlos Loureiro,

    Entrámos, então, na fase do “Eu sei, mas não digo!” tipo os putos de 5 anos.
    Eu não costumo comentar política portuguesa mas acho que este tipo de atitude é indignante. A senhora quer convencer os portugueses que o papel do maior partido da oposição é fiscalizar? que os deputados da nação eleitos por aquele partido são fiscais? O que é que aqueles pobres diabos fazem na AR? Não são supostos ter orientação do seu partido político?
    Como é que alguém pode pensar que ganha eleições com este tipo de postura?

    Gostar

  6. Lololinhazinha permalink
    17 Julho, 2008 14:34

    PMS Diz:
    17 Julho, 2008 às 2:22 pm

    ahahahahahah

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    17 Julho, 2008 14:35

    Já chegámos à fase em que o governo não tem de prestar contas da governação e a oposição tem não só que apresentar propostas, como as submeter a aprovação para chumbo pela maioria, e ainda tem o ónus de descobrir secretamente e por iniciativa própria os resultados da governação e provar que são verdade. Do governo espera-se silêncio, algumas estatísticas, inaugurações, celebrações de contratos, mentiras, e também violações das promessas e propostas feitas apenas na campanha eleitoral (do tipo daquelas que são exigidas à oposição), porque na oposição PS também não fez propostas nenhuma, senão a da queda de Santana Lopes. Isto é Portugal, a nossa terra, a terra de Sócrates e do Partido Socialista.

    Gostar

  8. Anónimo permalink
    17 Julho, 2008 14:38

    Lá propostas tem feito o governo, e aprova-as: carjackers vão para casa em paz, pedófilos têm o caminho aberto, Catalina cai, o director dos impostos cai, Manuel Alegre emigra, etc. Isto sim, são propostas, e cumpridas. Como diz o outro, o que interessa é não estar parado, nem que seja para ficar ainda pior.

    Gostar

  9. xtremis permalink
    17 Julho, 2008 14:39

    Mas alguém acredita mesmo que aquela múmia (sem ofensa às veneráveis múmias) vai adiantar alguma coisa? O PSD tal como está neste momento já morreu e ninguém o avisou.

    Agora, se tivesse sido PPC a ganhar as directas, talvez a conversa fosse outra…

    Gostar

  10. Lololinhazinha permalink
    17 Julho, 2008 14:43

    Anónimo Diz:
    17 Julho, 2008 às 2:35 pm

    Não é do governo que estamos a falar. É do facto de o PSD entender que tem o papel de fiscal. Até pode ser a sua legítima opinião. Eu é que não entendo, se for assim, o que é que os deputados do grupo parlamentar do PSD estão lá a fazer. Porque, no limite, isto significa que o partido político deles entende que estão destituídos de funções. Excepto, claro, fiscalizar….

    Gostar

  11. O Calejado permalink
    17 Julho, 2008 14:48

    Eu espero que nas próximas eleições os cidadãos portugueses que estejam descontentes com este governo e com as medidas “neoliberais” e de clara afronta aos trabalhadores que têm vindo a ser tomadas, votem PCP ou BE. Não vale o voto útil no PSD. Nas vossas palavras é mais do mesmo e no PP também não.

    Se acreditam assim tanto no que dizem Jerónimo e Lousã, votem neles. Assim acaba-se a fantasia e vamos ver como ficamos…

    Mas depois se eles ganharem, não venham para net chorar que antes é que era bom e que vocês sempre disseram que isto ia acontecer.

    Eu bem me parecia que a veccia signora tinha cara de fiscal. Estará ela a tentar reeditar a estratégia de Cavaco aquando das eleições autárquicas? Silêncio até à vitória final?

    Gostar

  12. O Calejado permalink
    17 Julho, 2008 14:49

    Errata: onde se lê eleições autárquicas deve-se ler Presidenciais

    Gostar

  13. José Sócrates permalink
    17 Julho, 2008 15:08

    Obrigado Manuela por mais um voto de confiança e mais essa preciosa ajuda a caminho de uma nova maioria!

    Gostar

  14. 17 Julho, 2008 15:11

    Depois de trinta e tal anos com estes politicos, vocês ainda perdem tempo com este pessoal! Entre o P S e o P S D, qual a diferença?–Nenhuma claro- o P C de todos ainda podia , mas não me parece , não me convence—-o Bloco de Esquerda não estou interessado ainda nos obrigava todos nós homens a andarmos aos beijos na boca , cada coisa no seu lugar, homem com mulher, foi assim que a natureza ditou. E o outro: o C D S, nem pensar!Penso que já sou um ateu da politiquice Portuguesa!..

    Gostar

  15. Bafo D'Onça permalink
    17 Julho, 2008 15:13

    Da maneira que está o país o voto útil seria entregar uma maioria absoluta ao BE e arrasar com isto de uma vez. A pensar no que transparece dos debates da AR só o Louçã dá (forte) réplica ao Sócrates, os outros lideres e deputados são na sua grande maioria muito frouxos… e no BE ainda temos a Ana Drago que é cara mais laroca a AR! Estamos fartos dos cinzentões!
    Bafo’s

    Gostar

  16. Anónimo permalink
    17 Julho, 2008 15:19

    Lololinhazinha,

    Pense no significado de “oposição”.
    Pense porque é que o governo é obrigado a apresentar-se na assembleia.

    Enquanto isso, o Governo passa metade do tempo a explicar que o PSD não apresenta propostas.
    Para isto é que serve um governo: criticar a oposição que não pdoe criticar o governo.

    É tão ridículo!

    Gostar

  17. 17 Julho, 2008 15:25

    Não vale a pena inventar competências para os grupos parlamentares: o que vale é o artigo 180º da Constituição. E, no caso, o que o grupo da senhora podia fazer era g), Exercer iniciativa legislativa, mas isso era trabalho perdido, ou entregar o ouro ao ladrão, como aqui já foi dito. À Lololinhazinha devo dizer que a alínea j), além da informação sobre o andamento dos principais assuntos de interesse público, em consequência, os grupos parlamentares devem acompanhar e fiscalizar os actos do executivo, o que seria da maior importância se o soubessem fazer. Como deve ter por aí ouvido, há derrapagens, obras a mais, etc, etc, que são pagas pelo dinheiro dos impostos dos contribuintes e, grande parte, com muito sacrifício. E é preciso que alguém vá tendo olho nisto.

    Gostar

  18. Lololinhazinha permalink
    17 Julho, 2008 15:50

    “Entregar o ouro ao ladrão” Isto é mesmo a lógica do sei mas não digo.
    Bem, o certo é que se a senhora não mudar de postura rapidamente esse ouro vai ficar escondido durante muitos e muitos anos.

    Gostar

  19. Manuel Ferreira permalink
    17 Julho, 2008 16:17

    A avozinha quer mesmo é tratar do netinho. Não a chateiem!! Que ela não tem vida para a política!!

    Gostar

  20. 17 Julho, 2008 16:56

    Fiquei um bocado decepcionado com essa declaração de MFLeite.

    Talvez, afinal, uma boa gestora da “coisa” pública (excepto alguns casos enquanto ministra) e menos uma “chama” política …
    Também talvez, um episódio, o de ontem.
    Aguardemos.

    Gostar

  21. Lololinhazinha permalink
    17 Julho, 2008 17:00

    Caríssimo MJRB,

    Pergunto-lhe a si que é lúcido e parece perceber destas coisas.
    Esta gente não tem quem os aconselhe? Não têm uma equipa especializada em evitar este tipo de desaires?
    Que raio é que se passa aqui?

    Gostar

  22. 17 Julho, 2008 17:28

    Miss e caríssima Lololinhazinha,

    De nada valem conselhos em determinados momentos, se o receptor não os filtrar e, quem sabe, nem sequer os valorizar para usá-los como último recurso perante um específico momento. Momento que pode passar por indefinições…pessoais e do colectivo.

    MFLeite tem bons conselheiros.
    Falta-lhe “chama” política e partidária, “corpo” discursivo, charme na propositura de ideias, “chá” afectivo….

    Aguardemos. Até Outubro-Novembro, o momento ideal para começar a avaliar detalhadamente e a presumir o futuro do PPD/MFLeite.
    Disto estou certo: MFLeite e os seus dirigentes são muitíssimo melhores do que LFMenezes e seus seguidores. E qualquer governo com maioria absoluta necessita duma oposição responsável, capacitada, sagaz e permanentemente evolutiva.

    Gostar

  23. 17 Julho, 2008 17:32

    Note-se: sou e continuarei absolutamente apartidário e jamais militarei num partido político !

    Gostar

  24. Lololinhazinha permalink
    17 Julho, 2008 17:35

    Já somos dois, amigo!

    Gostar

  25. Fomos permalink
    17 Julho, 2008 17:36

    Para alguem que ache que a solucao para o pais esta’ em re-eleger qualquer um dos dois principais partidos que tem estado no governo nos ultimos 20+ anos, recomendo que venha viver uns tempos num pais Europeu para ver as vertiginosas diferencas em qualidade de vida.

    Um abraco Irlandes,
    “Fomos”

    Gostar

  26. 17 Julho, 2008 17:39

    Para se fazer bluff não basta não ter jogo… é preciso ter a atitude, que foi coisa que ainda não se viu na Lady Alternância… por mim bem pode ir pregar a outra freguesia…

    Gostar

  27. 17 Julho, 2008 17:40

    …E gostaria de ser, de poder ser muito mais livre…e libertino.
    Libertino não no sentido “romanceado” e antiquado, mas (in)adaptável a este Mundo. Por vezes sou. Percorro-o. E adoro ! Sobretudo sinto-me bem livre(!!), pensando por mim.

    Gostar

  28. 17 Julho, 2008 17:47

    Fomos,

    Claro que Portugal e os portugueses têm um problema, dentre outros: cultivar ainda o “respeitinho” salazarento. Não confunda com respeito.
    E falta-lhes Conhecimento, por exemplo, do que é o Mundo, os povos, as culturas, as economias.
    Muitíssimos portugueses nem sequer conseguem imaginar o que está para além do Atlântico ou dos Pirenéus…

    Se Vc. vive na excelente Irlanda, deixe-se estar aí. Venha até cá para rever familiares, amigos e degustar cozinha e vinhos portugueses, sob uma sombra deste magnífico clima e extraordináira luz. E beba por mim uma guinness.

    Gostar

  29. 17 Julho, 2008 18:06

    Sócrates, hoje e em Luanda, foi “dar uma palavra de apreço” pelo “excelente trabalho do governo”/JEdos Santos no desenvolvimento de Angola…

    Fantástico, José ! O petróleo (e não só, não só !), assim obriga…

    Gostar

  30. Fomos permalink
    17 Julho, 2008 18:13

    @28 Concordo plenamente consigo, e e’ pena que os portugueses nao tenham mais visao.

    Nem a proposito, vou agora comecar a jantar e tenho aqui uma Guinness ao lado. Bebe-la-ei por si. Amanha por favor tome um espresso por mim, que aqui encontrar bom cafe’ e’ dificil!

    Abracos,
    “Fomos”

    Gostar

  31. 17 Julho, 2008 18:57

    Fomos,

    Pode ter a certeza que amanhã me recordarei do seu pedido, durante o café.

    Bom trabalho e feliz estada na intrigante quão extraordinária e forte Irlanda !
    Abraço.

    Gostar

  32. Saloio permalink
    17 Julho, 2008 19:26

    É curioso ver como alguns dos postadores do site, sobretudo com interesses no norte do país, ainda não deixaram em paz a nova líder do PSD, zurzindo-a de toda a maneira.

    Não sei se por sugestão do Dr. Meneses, não sei se a mando do lobby do betão nortenho, a verdade é que têm levantado todo o tipo de críticas à Sra. Dra. Ferreira Leite, muito mais graves que as de toda a oposição reunida – e em quase nenhuma têm razão.

    Com todo o respeito, o presente post é disso um bom exemplo – e perdeu-se uma boa oportunidade de se estar calado ou dizer algo interessante.

    Digo eu…

    Gostar

  33. 17 Julho, 2008 23:17

    Saloio, é mesmo por a sr.ª não prestar, que no norte também não há alternativas de jeito… muito menos no psd…

    Gostar

  34. 18 Julho, 2008 00:44

    O Saloio esfalfou-se, prazenteiro, a espremer o furúnculo Sócrates, na bochecha do vizinho, mas agora já esperneia e clama desalmadamente porque o vizinho lhe espreme, na sua bochecha, o furúnculo Manuela.

    Gostar

  35. O Militante permalink
    18 Julho, 2008 01:02

    Caro Pedro C.

    Isso aplica-se não ao PSD, mas sim a todos os grupos parlamentares.
    I. é, não são competências exclusivas da oposição.

    Gostar

Indigne-se aqui.