Economia política *
18 Julho, 2008
Faz hoje uma semana que o Parlamento, supostamente, debateu o Estado da Nação. Mas os partidos só se discutiram uns aos outros. Sócrates traçou o panorama optimista do costume.
Dias depois, Vítor Constâncio surge com um diagnóstico terrível sobre a crise – é pena não o ter divulgado uma semana antes.
Constâncio também quis caucionar a política de obras públicas do Governo. A lógica é mais ou menos esta: como não há dinheiro, é preciso gastar o que não temos para alcançarmos o que nunca teremos. Abusando do cargo, ainda falou na energia nuclear.
Era bom que Banco de Portugal cumprisse as suas funções fiscalizadoras – lembremos o caso BCP – em vez de fazer política.
Ou será que Constâncio pretende criar o seu caminho para a era pós-Sócrates?
36 comentários
leave one →

pobreza e radioactividade. este homem devia vestir-se de urubu
GostarGostar
VConstâncio está constantemente constante. Um plinto autêntico.
O caminho que está a trilhar é para um alto cargo internacional.
GostarGostar
“FMI garante que principais problemas da economia portuguesa são domésticos”
Nem mais, o que venho a dizer.
H’a os portugueses de 1ª,Que sugam da função, de 2ª, os que trabalham por conta de outrem, os espoliados da manjedoura e, infelizmente, os Portuguses de 3ª, como por exemplo aquele casal idosos que tem filho e invalido ja homem esem meios de subsistencia..
È Portugal, que construiram apos 25 de Abril.
Pelo modelo vâo bem…hé quem tenha reformas a 100% , 3 e 4 das ditas..
Um Pais de funcionarios publicos e governado para eles.
Porca miseria
GostarGostar
“O caminho que está a trilhar é para um alto cargo internacional.”
Talvez consiga um cargo ainda mais alto que Sampaio e Guterres, já que a altura do cargo-prémio varia na razão inversa do desempenho.
GostarGostar
Este senhor acaba de provar em segunda instância que Portugal foi aldrabado com o estudo do défice em 2005. Não passou de um serviço sujo do mesmo nível da festa de recepção de Paulo Pedroso no parlamento, estratégicamente colocado no calendário, com sugestões de âmbito governativo em jeito de sugestão para o governo pegar, como se isto não estivesse já tudo cozinhado ao telefone com o senhor Sousa. É um jogo sujo e desavergonhado que o PS vai apoiar totalmente até faltarem os tachos para todos. Depois vão começar a disparar a torto e a direito uns contra os outros e inventar um menino de porcelana chinesa para o substituir da pior maneira possível, para que o PSD fique na mesma situação em que ficou com barroso e Rio, a pagar as encomendas.
GostarGostar
Olha, para emprego é administrador do Banco de Portugal, que o é de muito poucos, com esse Constâncio, of course.
GostarGostar
Se o estudo do defice foi aldrabado, porque ninguém se atreve a levar o caso a tribunal?
Se há aldrabice é caso para prisao efectiva.
GostarGostar
Se o psd acha que foi aldrabado o defice, penso que deveria levar o caso a tribunal.
Ficava assim a coisa resolvida. Prendiam os aldraboes.
GostarGostar
A data de publicação pelo Banco de Portugal do Boletim Económico / Verão 2008 já está determinada há muito tempo, bem como a dos que se lhe seguem e da maior parte das restantes publicações daquele organismo (conforme poderá comprovar no seu site: http://www.bportugal.pt ). Assim, resta a hipótese de Sócrates se ter antecipado ao Boletim…
GostarGostar
Este responsável é um dos que merece ser julgado em tribunal internacional. Enquanto deixarmos continuará a permitir a espoliação sistemática a coberto de um regime fantasioso que alguns ignorantes insistem em chamar democracia. Em todos os partidos há desses tipo de vermes, não são só os engravatados do arco central que exorbitam, mesmo nas franjas, os imaculados e os inquisidores que nos fazem rir, como mais tarde ou mais cedo se verá.
GostarGostar
“Anónimo Diz:
18 Julho, 2008 às 2:10 pm
Se o estudo do defice foi aldrabado, porque ninguém se atreve a levar o caso a tribunal?
Se há aldrabice é caso para prisao efectiva.”
Como o Apito Dourado, pois claro.
GostarGostar
“lembremos o caso BCP”
Eu ainda me lembro bem das asneiras desculpabilizantes que se disseram neste blogue aquando desse caso.
GostarGostar
Sempre defenfi, pessoalmente…
http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraBenfica_LFVieiraRTP1707_81621.asp
Mas ca figurão
mais tratante,
mais filha da mãe,
sem vergonha e mentiroso…
GostarGostar
Este homem é um caso perdido de carácter e consciência, assim como um verbo de encher à espera de destino mais condizente.
GostarGostar
O “optimista” Sócrates? Ou o Iresponsável?
Quanto ao “caso BCP”,este blogue não<pode escrever muito…..
Quanto a Constâncio ir para cargos internacionais, só se for para Alto Comissariado dos Off-Shores dourados! Certinho e garantido. O Homem já anda nos quase 70 anos….
GostarGostar
Se lhe tirassem uns milhares no ordenado a esse Constancio e a muitos constancios cimentados ás cadeiras do poder já dava uma boa ajuda para combater o défice…
Onde é que já se viu o Governador do Banco de Portugal uma das mais fracas economias da Europa ganhar mais, bem mais, do que ganha o Greenspan do FED. Os Constancios é que são o cancro que corroi o país e que o afunda a cada dia que passa..
Os Constancios é que se regozijam de grandes mordomias, passam os cargos entre os seus e só os seus é que lhes podem aspirar garantindo milionarias reformas após cinco anos de serviço ao BPortugal.
Os Constancios é que deviam dar os exemplos mas enquanto não se via o fundo do ouro foi tudo à grande agora que estamos nas lonas vêm os Constancios mais uma vez avisar que vamos ficar mais pobres, que vamos ter mais dificuldades, que vamos ter que apertar ainda mais o cinto, e que não se pode fazer nada a não ser ajudar as familias carenciadas (ao ponto a que isto chegou até o Gov. do BPortugal faz campanha eleitoral) e reabrir o dossier NUCLEAR, porque o país até tem muito dinheiro para gastar em estudos. Vá se lá saber se não haverá nenhum Constancio ou Constancia que tenha já interesse em assumir os estudos garantindo mais um tacho entre os párias…Ladrões.
Isto para ser bom era um cinto na barriga do povo e uma corda no pescoço destes chupistas, quando apertasse um apertava a outra.
Bafo’s
GostarGostar
“Se o estudo do defice foi aldrabado, porque ninguém se atreve a levar o caso a tribunal?”
Você deve viver em Genebra, na Baviera ou por ali perto.
Já ouviu falar no caso Camarate?
E no caso Independente?
E no Bolama?
Já leu o livro do Mateus?
GostarGostar
Consta por aí que Constâncio está constantemente a constatar coisas que já toda a gente constatou.
GostarGostar
“Constâncio também quis caucionar a política de obras públicas do Governo. A lógica é mais ou menos esta: como não há dinheiro, é preciso gastar o que não temos para alcançarmos o que nunca teremos.”
Tudo isto é tão deprimente, a começar pelo homem em si. Realmente, porque tem ele de se preocupar em hipotecar completamente o país, com o que ele ganha já tem o futuro garantido dos seus filhos, netos, bisnetos… Bom artigo CAA.
GostarGostar
http://www.petitiononline.com/FIMDORSI/petition.html
GostarGostar
Posso ter lido mal, mas parece que CAA está a dizer “sim” às afirmações de Manuela Ferreira Leite.
GostarGostar
É um petulante!!
No entanto a sua insistencia em relação à discussão do nuclear deriva de uma preocupação tradicional dos Bancos Centrais- Os déficits externos, sendo que presume o Sr. Constancio, assim como eu, que as centrais nucleares traduziriam uma menor dependencia do exterior e um desagravar do déficit externo!!
GostarGostar
Ou será que Constâncio pretende criar o seu caminho para a era pós-Sócrates?
18 valores
GostarGostar
Não, não. O papel da oposição é que é fiscalizar, como dizia Manuela Ferreira Leite.
Logo, o papel do Banco de Portugal deve ser apresentar propostas alternativas.
De qualquer forma, não queria o PSD no Banco de Portugal…
GostarGostar
“De qualquer forma, não queria o PSD no Banco de Portugal…”
Porque diz isso? Afinal o funcionário mais bem pago de Portugal é socialista. E não foi ele e o seu grupinho de administradores que atribuiram a si próprios estes salários chorudos? Será possível encontrar gente pior do que este socialista?
GostarGostar
Tina,
Não, não foi o governador do BdP que atribuiu a si próprio o valor do salário…se tivesse atenção e andasse informada sabia que o próprio governador já admitiu que ganha de mais, não se importava que lhe baixassem o salário mas que isso não dependia dele.
GostarGostar
Na verdade,
esse gato é o
maior inventor.
Não, não é o Constâncio
nem o Nuno fedorento, o maior
fedorento é o da grande entrevista
de ontem, mais farsante e manhoso
gato que se pode imaginar.
GostarGostar
Bem, entáo se não é ele é o partido que está no governo e que deixa continuar esta pouca vergonha… como se vê, vamos sempre dar aos socialistas.
GostarGostar
Para sorrir:
Jon Stewart, do Daily Show, mostra-nos, com a sua habitual ironia, a ida dos três candidatos à presidência norte-americana à AIPAC (American Israeli Political Activity Committee), a principal representação dos interesses judaicos em Washington. Em suma, John McCain, Hillay Clinton e Barack Obama foram prestar tributo ao lóbi israelita:
Jon Stewart: O virtual candidato republicano John McCain, o virtual nomeado democrata Barack Obama e a PresidenteVirtual Hillay Clinton, foram à conferência da Comissão Israelo-Americana (AIPAC). A AIPAC é o principal grupo de pressão pró-Israel e para um candidato a Presidente é importante fazer uma visitinha e ligar-lhe de vez em quando. Obviamente estes três candidatos são vistos de forma muito diferente pela comunidade judaica. Mccain é visto como um guerreiro no qual se pode confiar. A Senadora Clinton é vista como uma figura política histórica. E Obama, não têm bem a certeza. O gajo é preto? Ou é árabe? Ou é o quê? Não sabem, não fazem ideia.
Barack Obama: Há muito que compreendo o desejo que Israel tem de paz e a necessidade que tem de segurança. Mas isso tornou-se óbvio durante as viagens de que o Lee falou há dois anos quando fui a Israel.
Jon Stewart: Ah, uma visita em pessoa? Um ponto para ele na coluna gimmel. Senadora Clinton?
Hillay Clinton: Desde a minha primeira visita a Israel em 1982, até à mais recente, vi em primeira-mão o que Israel conseguiu.
Jon Stewart (a imitar Hillary): ele (Barack) só lá esteve uma vez! Eu vou lá tanta vez que até tenho cartão de passageira frequente. O McCain vai ver-se à rasca para fazer melhor.
John McCain: Estive recentemente em Jerusalém com o senador Lieberman…
Jon Stewart: Ganhou senador. Mas, sabe, quando se vai a Israel não é preciso levar o nosso próprio judeu. Há lá uma grande variedade por onde escolher. Mas foi um bom toque. Tem um grande amigo que é judeu. Senadora Clinton?
Hillay Clinton: Estar aqui hoje faz-me recordar uma passagem de Isaías…
Jon Stewart: Ena! Ela conhece um judeu da Bíblia.. Conhece-o no sentido bíblico. Senador Obama, tem de matar o jogo…
Barack Obama: Conheci um conselheiro num campo de férias … que era um judeu americano mas tinha vivido em Israel durante uns tempos.
Jon Stewart: O melhor que arranjas é um judeu num campo de férias há 30 anos? Pior do que isso só dizer – “eh, pessoal, uma vez aluguei o filme Yentl”. Bom, mas uma coisa é verdade, grande parte da amizade por um país como Israel é fazer uma crítica construtiva às suas políticas que poderão não ser positivas para o mundo. Portanto vamos ouvir as críticas dos candidatos às actuais políticas de Israel.
Barack Obama: (silêncio).
Hillay Clinton: (silêncio).
John McCain: (silêncio).
Jon Stewart: Ora, esqueci-me. Não se pode dizer nada de crítico sobre Israel quando se quer chegar a Presidente. O que é engraçado, porque, sabem onde é que se pode criticar Israel? Em Israel.
Vídeo legendado em português (5:24 m):
.
GostarGostar
Valham-nos os deuses…
GostarGostar
Se bem percebo a terminologia do mundo da bola, o que Sócrates e Constâncio fizeram foi um xito (ou será chito?) à oposição.
GostarGostar
«“Se o estudo do defice foi aldrabado, porque ninguém se atreve a levar o caso a tribunal?”
Você deve viver em Genebra, na Baviera ou por ali perto.
Já ouviu falar no caso Camarate?
E no caso Independente?
E no Bolama?
Já leu o livro do Mateus?»
Freeport, Furacão, BCPGate, Macann, CasaPia… e passo.
Numa palavra: TODOS
GostarGostar
«Posso ter lido mal, mas parece que CAA está a dizer “sim” às afirmações de Manuela Ferreira Leite»
MFL não disse nada, não fez nada, não propôs nada, não fiscalizou nada – limitou-se a tentar criar uns espantalhos para enganar alguns pardais: aqueles que acreditam que se o PSD for Governo as obras públicas serão em menor número do que aquilo que Sócrates quer.
Resumindo: não se pode dizer ‘sim’ a quem nada disse.
GostarGostar
(aditamento)
Não se pode dizer ’sim’ a quem nada disse – porque nada tem para dizer…
GostarGostar
Sobre o BCP sempre disse o mesmo:
– A fiscalização primeiro olhou para o lado, cúmplice, e depois olhou excessivamente para dentro, intervencionista;
– O Estado aproveitou a borrasca para partir o bolo e ficar com as melhores fatias.
GostarGostar
Mr. CAA, 35,
Pois. “Isso”, e muito mais !
GostarGostar