Francisco Sá Carneiro
19 Julho, 2008

Hoje faria 74 anos.
Quando se evoca uma personagem tão marcante quanto meteórica e que uma morte prematura mitificou, é inevitável a tentação de formular os habituais “ses”.
Não vou por aí mas, tendo vivido intensamente o período da sua governação, não resisto ao confronto da sua grandeza com a pequenez dos que lhe sucederam, no partido e no governo. Recordo apenas três características muito suas, que hoje não se descortinam em ninguém:
- A sua quase obsessão com a pessoa e com a liberdade individual, que hoje o enquadrariam muito naturalmente nos liberais. Seria impensável vê-lo a transigir nas causas ditas fracturantes ou que o seu partido aceitasse bovinamente violações da privacidade, como as “listas negras” dos devedores ao fisco ou o agora tão propagandeado “chip” automóvel;
- O seu apego à verdade nua e crua e a capacidade de proferi-la claramente e sem rodeios. Foi o primeiro a reconhecer o absurdo da Constituição de 75 e a afirmá-lo urbi et orbi, para grande escândalo da inteligentsia de então;
- Ter razão antes do tempo, algo que é visto como suicidário em política (vá lá saber-se porquê) e que o exemplo acima da Constituição ou a sua defesa de um regime liberto da tutela militar bem atestam.
Perante o caudilhismo, novo riquismo e outras figurinhas do regime actual, mais se agiganta a sua dimensão de Estadista, algo que um grupo do Porto persiste teimosamente em lembrar nesta data.
38 comentários
leave one →

acho tudo bem menos porem sa carneiro a fazer campanha politica
GostarGostar
Novo Riquismo, até esse em completa decadência, pois se não, não se andaria a fazer o périplo pelos párias: dos Santos, Qhaddafi ou Chavez. O próximo deverá ser Khameney.
GostarGostar
Posso ter a memória já turva, mas não me lembro de em 75 Sá carneiro se ter insurgido contra o absurdo da constituição. Tenho ideia é do rebeubeu do socialista democratico e quejandos.
GostarGostar
É impressionante como consegue ser uma referência para tantos (líderes do PSD), ao mesmo tempo que nenhum consegue aproximar-se sequer do seu perfil, das suas qualidades, dos seus objectivos e do que realmente defendeu. Curioso…
GostarGostar
Esse gajo já morreu, não morreu?
GostarGostar
Transformaram-no num messias e estao a espera que ele volte à terra. O psd ao é um partido é uma religiao. Os que por lá militam é por fé no senhor.
GostarGostar
Creio que nem o pcp faz tanta messiagem a Cunhal.
GostarGostar
..os do psd em vez daquelas fotos de Che guevara na parede devem ter no quarto dos filhos os posteres do Sá Carneiro
GostarGostar
o psd precisa de encontrar um novo líder com ideias porque esse seu líder nao vai dizer da tumba o que devem fazer pelo país.
GostarGostar
Vai ser canonizado?
GostarGostar
Se vivo, hoje Portugal seria bem diferente para melhor !
O seu falecimento foi “a sorte” de Mário Soares e do PS.
GostarGostar
Se vivo, provavelmente diziam mal dele ainda pior que de Santana ou Menezes… lol Já teria batido com a porta e se alistado no ps.
GostarGostar
Caro LR,
Se ele fosse vivo alguns blasfemos considerariam a ideologia dele socialista. Veja lá bem que ele inspirava-se na práxis nórdica. 😉
Sim, é verdade. Ele era absolutamente a favor da Liberdade. E esta começava na defesa da privacidade alheia, na defesa da propriedade de casa um, no respieto pela pessoa.
Mas quando temos blasfemos que consideram o Pinócrates o melhor Primeiro-Ministro dos últimos 15 anos, que viola constantemente os príncipios basilares da Liberdade… Já não sei o que pensar.
GostarGostar
Caro Anti-Comuna,
“Sim, é verdade. Ele era absolutamente a favor da Liberdade. E esta começava na defesa da privacidade alheia, na defesa da propriedade de casa um, no respieto pela pessoa.”
Eis uma síntese dos princípios basilares do liberalismo.
GostarGostar
Caro anti-Comuna,
“Mas quando temos blasfemos que consideram o Pinócrates o melhor Primeiro-Ministro dos últimos 15 anos, que viola constantemente os príncipios basilares da Liberdade… Já não sei o que pensar.”
Tem a certeza? Não lhe terá escapado uma dose subtil de ironia de uma ou outra posta?
GostarGostar
“Tem a certeza? Não lhe terá escapado uma dose subtil de ironia de uma ou outra posta?”
Certezas não tenho. Mas a avaliar pelo que se foi escrevendo, desde que Ferreira Leite foi eleita…
GostarGostar
O liberalismo do psd é a chamada banha da cobra, cançao do bandido. É por causa da palavra ser parecida com liberdade. Deve dar votos. É o máximo.
GostarGostar
“Certezas não tenho. Mas a avaliar pelo que se foi escrevendo, desde que Ferreira Leite foi eleita…”
O Sá Carneiro já terá a tumba toda esventrada, tamanhos são os pontapés que os seus sucessores lhe têm provocado, MFL incluída.
GostarGostar
Se fosse hoje era um mediocre igual aos que por aqui pululam. Depois de morto eu vou ser um gajo fantástico. Deixem-se de tretas.
GostarGostar
Noticia do dia:
Sol vai regressar nas próximas horas (tsf)
GostarGostar
Mr. LR,
MFLeite tem sido, não só após a sua eleição para presidente do PPD, mas também antes, dos destacados militantes que menos se tem referido, valido e invocado Sá Carneiro.
Faça-lhe essa justiça, sff.
GostarGostar
Um grande Homem, cirurgicamente afastado para que o socialismo pudesse tomar conta do país. Esperemos que a suas ideias de novo sejam defendidas quando a maioria do povo sentir para onde caminha o país.
GostarGostar
no dia 28 de setembro de 1974 reuniu-se com 10 militantes desconhecidos na sede da av. duque de loulé. os ilustres estavam debaixo da cama com os esfincteres em mau estado
disse dos dissidentes «não preciso de inimigos … os amigos já me chegam»
o lixo humano continua com ar gaioso e pedroso
PQP
GostarGostar
mas não foi o partido deste gajo que votou a constituição de 76 que legitimou as nacionalizações de 75, que são a principal causa da pobreza do país?
GostarGostar
Ainda bem que faz questão de referir que é um grupo ‘do Porto’, eu pensei que o importante era serem portugueses, mas talvez não…
GostarGostar
Gostei imenso do periodo de Sá Carneiro, quando deputado da Assembleia Nacional fascista…e depois, cada vez que a coisa corria mal aqui na Lusitânia, era ver o homem a dar de frosques pra Londres…
Agora, cada vez que o PSD tá à rasca,lá vem o partido desenterrar o grande Timoneiro que se fartou de produzir Santanas, Jardins, Menezes…. etc…
Mudem o disco, que já estamos farto dessa charanga !
GostarGostar
Francisco Sá Carneiro esteve durante um certo período em Londres, porque doente. Felizmente tratou-se.
GostarGostar
Sá Carneiro assassinado, se viesse a este mundo, de Portugal e visse a religião de roubo, que se instalou em Portugal, preguntava-se como foi possive, depois de o fascismo (dito)
se entrou na corrupão a todos os niveis, sem vergonha e com a maioe desfaçatez…….tudo rouba, tudo se tornou egoismo, tudo
è corruptivel, e apadrinhado, por aqueles que deviam ser os guardiões do templo………..voltemos ao fascismo!
GostarGostar
MJRB,
“MFLeite tem sido, não só após a sua eleição para presidente do PPD, mas também antes, dos destacados militantes que menos se tem referido, valido e invocado Sá Carneiro.
Faça-lhe essa justiça, sff.”
Não está em causa a “liturgia” hipócrita que se faz a Sá Carneiro, mas a inabilidade e a falta de estofo político de quase todos os seus sucessores, MFL incluída.
GostarGostar
Oh Mr. LR,
por favor, ninguém com bom senso (e estamos os dois com esse senso) ousa comparar os sucessores de Francisco Sá Carneiro, de Francisco Balsemão a Manuela Ferreira Leite, com FSáCarneiro…
Que há muita “liturgia”(excelente termo, seu) à volta de FSCarneiro ninguém atento duvida. E dela Santana exagerou, e Menezes tentou agarrar… Só que…líderes menores, muito menores, embora visíveis acima da alcatifa…
GostarGostar
Caro MJRB,
Registe: MFL é dos maiores bluffs políticos que alguma vez passou pelo PSD. Espero sinceramente que não me venha a dar razão em breve.
GostarGostar
Mr. e caro LR,
Aqui no Blasfémias e em conversas com amigos meus, dentre os quais alguns amigos e muito “directos” apoiantes de MFLeite, já manifestei o meu estado inesperadamente expectante face à sua “condimentada” liderança. Entendo que lhe falta “chama”. E tenho discordado de algumas das suas posições e propostas recentes. Também me recordo, e muitíssimo bem, do perdão fiscal que, com Durão Barroso, concedeu ao meu SLBenfica — desconfio sempre de políticos assim actuantes. São perigosos.
O meu “apoio” a MFLeite é tão-só este: eu, apartidário, entendo que qualquer governo com maioria absoluta (sobretudo este…), tem de enfrentar uma oposição forte, credível, progressiva, criativa e galvanizante. O que não aconteceu com MMendes, LFMenezes e…aguardemos mais uns tempos por MFLeite. Pessoalmente “dou-lhe” um prazo definidor: Novembro deste ano. Espero também não dar razão a Mr. JR.
GostarGostar
Adenda
ao meu primeiro parágrafo: pago impostos. Os portugueses pagam impostos. Os clubes devem pagar impostos. Os Benfiquistas, dada a conivência DBarroso/MFLeite-SLBenfica, devem moderar-se perante prevaricações doutros clubes. Ou então…vale tudo ! E eu, de certeza não quero entrar nem permito que me conotem com “o esquema”!
GostarGostar
Caro MJRB,
“O meu “apoio” a MFLeite é tão-só este: eu, apartidário, entendo que qualquer governo com maioria absoluta (sobretudo este…), tem de enfrentar uma oposição forte, credível, progressiva, criativa e galvanizante.”
Você elencou tudo aquilo que MFL não sabe ser.
GostarGostar
Caro e Mr. LR,
Aguardemos. Como referi e por mim, aguardo até Outubro-Novembro….deste 2008.
Mas Vc. tem (já) alguma razão.
GostarGostar
Uma figura enorme! Um Social-Democrata verdadeiro, um português dos melhores: o último político do Porto com verdadeira dimensão nacional.
GostarGostar
Para relembrar os mais “esquecidos” !!
Após as eleições de 1973, Sá Carneiro escria isto :
TUDO CORREU como estava previsto.
A oposição não foi às urnas. Não fiscalizou portanto as eleições.
Dos resultados provisórios que vão sendo publicados vê-se que as percentagens se elevam, nalguns casos, a mais de 90 por cento.
Resta o significado dos números em si.
Eles são sobretudo a expressão de um recenseamento.
Não uma escolha dos eleitores, pois não havia por onde escolher.
Mas de uma escolha de eleitores e do apoio dos escolhidos à política do governo.
fOI ELEITO pela ANP E FOI DERRUBADO PELO 25/4/74 !
Publicado por jornal Expresso no seu 15º aniversário.
GostarGostar
Estou observando que os fascistas ( salazaristas )andam cheios de engulhos !
Ainda bem que assim é….!
GostarGostar