Apito ‘Kit-Kat’ *
O megaprocesso ‘Apito Dourado’ conheceu as primeiras condenações. Poucos casos judiciais mereceram tanto mediatismo. À sua custa derrubaram-se directores da PJ e zangaram-se magistrados do MP. O procurador-geral nomeou uma equipa especial à qual facultou meios extraordinários, infelizmente muito discrepantes daqueles de que os processos-crime comuns dispõem. E fez-se sentir à opinião pública que o que estava em causa era a luta contra a corrupção.
Ainda há julgamentos por realizar mas já está confirmada uma tremenda desproporção entre o anunciado e os resultados. Pior: entendo que o enorme alarido que se fez e faz à volta deste caso se traduz num encobrimento involuntário da verdadeira corrupção.
Recorda-me um spot antigo: num aeroporto, um polícia saboreia um chocolate enquanto, nas suas costas, à vontade, circulam os bens mais duvidosos; nisto, surge uma velhinha arrastando a sua mala e o polícia logo avança com cara de quem jura: “por mim ninguém passa”.
Qualquer corrupto a sério neste país, dos que esbulham milhões, só pode alegrar-se quando vê Portugal inteiro apoquentado com os subidos enredos entre o Gondomar e os Dragões Sandinenses…

Caro CAA e a velha do aforismo são o Major e o Pintinho? E seus muchachos?
GostarGostar
Embora no resto estou inclinado a dar-lhe razão.Quando sabemos que o Joe pede 700 Milhões ao BCP de indemnização, podemos fazer uma ideia da dimensão do esbulho que o PS e o governo tão pressurosamente estão a esconder!
Porque não será só o Joe que se sente roubado e,aí, pelos vistos, não se passa nada.Ou será que aqui, a velhinha, é o Joe?
GostarGostar
“Pior: entendo que o enorme alarido que se fez e faz à volta deste caso se traduz num encobrimento involuntário da verdadeira corrupção.”
Eu até diria mesmo mais: nem se percebe porque é que se gastam tantos recursos com isto, quando bastaria perguntar ao CAA.
Nem seria necessário perguntar. Todos sabemos que de Pinto da Costa e Companhia só vem o bem, e do Benfica e Companhia o mal.
O mundo do CAA é assim.
Pequenino.
GostarGostar
portuguesmente
“a montanha pariu … um micróbio”
perguntou o brasileiro «cadê os outros?»
GostarGostar
Num país onde se mata o primeiro-ministro à bomba e tudo fica na paz da assembleia da república, que substitui a justiça, não vá esta funcionar, o que se espera? Poder-se-á talvez mandar a muitas “pessoas” destas classes a mesma mensagem que um recentemente falecido escritor mandava à juventude: PQOP, respeitosamente.
GostarGostar
O Joe?
Aquele que fez o mesmo com slb “ajudando” a subir as cotações?
Ou o interesse de “um grande grupo económico chines”.
Ele há off shores e off shores. As do bcp e as outras.
GostarGostar
É impressão minha, ou já não é a primeira vez que o CAA escreve uma crónica em que usa o reclame do Kit Kat para dizer a mesma coisa?
GostarGostar
“Dos bens mais duvidosos” que circulam nas costas da justiça, uma parte deles é feito de chocolates que entretêm essa mesma justiça.
GostarGostar
Portugueses com medalha de bronze nas olimpiadas de Matemática. Os jovens sao mesmo muito nabos em matemática. É uma desgraça. Só medalha de bronze. O que é isso?
GostarGostar
Oh CAA, muito engraçado este seu lapso freudinao. Freud não teria tido dificuldade em explicar a escolha da metáfora dos “chocolatinhos” para falar do apito dourado.
Muito bom.
GostarGostar
Caro LPedroMachado,
«É impressão minha, ou já não é a primeira vez que o CAA escreve uma crónica em que usa o reclame do Kit Kat para dizer a mesma coisa?»
Em Fevereiro deste ano usei a mesma analogia num texto diferente. Esse artigo só foi publicado na edição Norte do CM e não na edição nacional como este. Ainda penso utilizar essa analogia noutros lugares, aqui, na TV, etc.. E fazê-lo, até, noutros contextos.
Mas agradeço-lhe imenso a sua desvelada atenção aos textos da minha autoria.
GostarGostar
Se non é vero, é ben trovato, CAA.
Entreter o pagode com chicolatinhos, hein?… Espertinhos das cabessa…
Passamos uma legislatura nisto!
E o sonso do beirão na PGR lá anda.
GostarGostar
E não esquecer um facto: os crimes imputados na acusação (laboriosamente deduzida pela ECPAD e afanosamente defendida pelo “chefe” dos procuradores) de corrupção e coação “caíram” e, à última da hora, para “lavar a honra do convento”, afinal eram crimes de “prevaricação” e “abuso de poder”.
O mais engraçado de tudo isto: semanas a fio a discutir jantares de lampreia e quejandos, milhares de horas de escutas e milhares de euros gastos em recursos humanos e técnicos… E o povo entretido com o folclore…
É tão lindo!
GostarGostar
Chocolatinhos?
GostarGostar
Em vez de “chocolatinhos” seria preferivel falar, no anúncio, em “frutinha” ou “quinhentinhos”; mas, bem vistas as coisas, talvez o aeroporto não fosse o do Porto!…
GostarGostar
este caso e igual ao caso da menina desaparecida !
GostarGostar
MEIAS DE LEITE ESCURAS
GostarGostar
INVESTIGAR AS CONTAS DOS DE TOGA DO POR7O ! VALE SEMPRE A !!! A CONTA BANCARIA DE ALGUNS CRESCEU NOS ULTIMOS TEMPOS DE CERTEZA !
GostarGostar
Faz-me lembrar aquele presidente deste país que se chama Ramalho Eanes,que ao saber que se ia deter o Pinto da Costa,avisou o Gomes da Vilares,o principal contribuidor para as campanhas do general e este mandou o Pinto até Marbella e os desgraçados das empresas em Aveiro que foram para a rua sem direitos é que se lixaram.Pelos vistos os poderosos nunca pagam neste país,isso não quer dizer que roubam,porque os ricos não roubam,podem quanto muito desviar dinheiro.
GostarGostar
Caro CAA
Era escusada a ironia. Não o acusei de nada. E costumo lê-lo com atenção, sim, porque gosto de o ler. Geralmente, até concordo, excepto quando escreve sobre religião e paneleirismo. Além disso, tenho muito boa memória, que não é especialmente dirigida a si. Sem ironia.
GostarGostar
LPedroMachado,
Tem razão, desculpe-me. O trabalho anda a dilatar a minha susceptibilidade.
Mas não me lembro de escrever sobre ‘paneleirismo’. Mesmo quando falo de religião como hoje fiz no CM. Sem ironia.
GostarGostar
«Mas não me lembro de escrever sobre ‘paneleirismo’.»
Não? Anda com má memória…
“Paneleirismo” é um neologismo da minha lavra. Acho que o usei pela primeira vez num debate há uns dias com o João Miranda. Gosta da palavra? 🙂
«Mesmo quando falo de religião como hoje fiz no CM.»
Não percebi o “mesmo”.
Ah, e pode também acrescentar o abortimo 🙂 à lista de temas em que discordamos…
Não ligo a futebol, pelo que no resto tendo a concordar consigo…
GostarGostar
Pois é caro CAA, disse bem, os verdadeiros corruptos riem-se quando se investigam o Gondomar e o Dragões Sandinenses já que o FCP, o Pinto da Costa, o Reinaldo, as casas de alterne, as noites brancas e afins passam em claro por detrás da mediatização de factos irrelevantes…
GostarGostar