Saltar para o conteúdo

Mais um

31 Julho, 2008

1 de Dezembro de 1868 a 1 de Agosto de 2008.
Acabou.

53 comentários leave one →
  1. FMS's avatar
    31 Julho, 2008 22:52

    Eram 18:43 quando o Intervenção Maia, em primeira mão, anunciou o fim do Janeiro. Uma hora triste para o Porto e para todos os amantes do jornalismo. Mais um que se finou.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    31 Julho, 2008 22:55

    É a vida!

    Gostar

  3. rui tavares's avatar
    rui tavares permalink
    31 Julho, 2008 22:56

    é pena. teve em tempos um cabeçalho e um desenho tipográfico bonito. tenho um amigo, jornalista do porto, que não queria acabar a carreira sem ao menos ter escrito uma vez no “primeiro”. para a imprensa evoluir seria preciso saber reinventar os títulos clássicos. infelizmente não tem havido visão ou talento para isso.

    Gostar

  4. MJRB's avatar
    31 Julho, 2008 22:58

    Lamento imenso.

    Gostar

  5. Vítor Vilar's avatar
    31 Julho, 2008 23:02

    Se existem mercados onde a oferta é clara e inequívoca: o jornal impresso é um deles.
    À mesma hora no mesmo ponto de venda, diversos produtos, para diversas preferências, com diversos preços.

    Se o 1º de Janeiro se vai, é um dia como outro qualquer, uma daqueles dias em que o produto mais fraco sucumbe a produtos mais fortes.

    Outra história é a indecência com que a administração parece estar a actuar. Despejou os jornalistas na rua à mesma hora que fazia a apresentação do novo produto.

    Acabei de ouvir que o Boavista vai recorrer ao IAPMEI para ver financiadas as dívidas ao fisco. Curioso não é? Um clube que vai jogar numa Liga quase-profissional, que não pode inscrever jogadores, que tem um património de milhões de euros, vai concorrer a fundos das PME’s. Só de pensar que ainda esta semana vi um apoio QREN ser recusado, porque a dimensão de 20 milhões de euros de activos excluía a empresa do rótulo PME, faz-me pensar nos 1ºs de Janeiros que existem por esse país fora, que só precisavam de um bocadinho assim talvez.

    Gostar

  6. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    31 Julho, 2008 23:06

    Com quem vai agora o CAA tomar o seu cimbalino?

    Gostar

  7. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    31 Julho, 2008 23:08

    Rui Tavares,
    Sim, o letering antigo era bonito. Não percebo aliás essa mania de alterar o que é bom e serve de marca. Como erradamente o Público fez recentemente.

    Mas estou em crer que a imprensa (impressa) não vai lá com visões ou evoluções.
    É como no tempo das carruagens ao tempo da introdução do carro. As carruagens eram bonitas, os cavalos lindos, a coisa tinha charme estilo, mas todos queriam andar de carro.

    Gostar

  8. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    31 Julho, 2008 23:08

    FMS, quem noticiou primeiro, que eu saiba, foi o Pedro Bessa em http://hoteldasideias.wordpress.com/.
    Eu li e logo a seguir, às 16:02, publiquei em http://porto.taf.net/dp/node/4308.

    O mérito é todo do Pedro Bessa e do Hotel das Ideias. 😉

    Gostar

  9. MJRB's avatar
    31 Julho, 2008 23:09

    Akula,

    O Primeiro de Janeiro não foi nem será um “produto fraco”.
    O seu espólio, a sua História, a História do Norte e do Porto TEM 140 anos !

    Gostar

  10. Mário Branquinho's avatar
    31 Julho, 2008 23:11

    Lamento mesmo. O meu pai foi assinante durante durante quase vinte anos, a seguir ao 25 de Abril e eu próprio cheguei a ser correspondente!
    São os novos tempos dos jornais em papel e a nova realidade ditada pelos custos que a modernidade impõe.

    Gostar

  11. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    31 Julho, 2008 23:13

    Pelo Pedro Bessa, link via TAF, vejo que ontem fez 3 anos que desapareceu o O Comércio do Porto. Portanto, podemos especular que o JN acabará num dia 31 de Julho, fica no meio dos dois…..

    Gostar

  12. Vítor Vilar's avatar
    31 Julho, 2008 23:13

    MJRB,

    Eu acredito. Mas se é assim tão histórico na cidade, porque não liderava as vendas?
    E se liderava, porque não era rentável?

    Não são ironias, nem perguntas de retórica. Eu nunca li o 1º de Janeiro, gostava mesmo de saber.

    Gostar

  13. Mário Branquinho's avatar
    31 Julho, 2008 23:14

    Guardarei sempre na memória o “Zé do Telhado”,…
    Seia guardará na memória o 1º de janeiro
    http://www.seiaportugal.blogspot.com

    Gostar

  14. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    31 Julho, 2008 23:18

    Para o Pedro Bessa, que era do extinto Comércio, não deve ter sido agradável ser o primeiro a dar a notícia do fim do Janeiro…
    Já agora, a bem do rigor, o Público também noticiou cedo, às 16:39:
    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1337219

    Gostar

  15. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    31 Julho, 2008 23:20

    MJRB,
    mas a historia de um jornal não são mais valia nenhuma. não adianta muito. O Comércio era mais velho, tinha 151 anos.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    31 Julho, 2008 23:22

    Os jornais até podiam rentabilizar a sua história. Por exemplo, colocando os respectivos arquivos online com acesso por assinatura.

    Gostar

  17. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    31 Julho, 2008 23:29

    O que é que as pessoas querem e precisam de saber? A esta pergunta os jornais e jornalistas são incapazes de responder uma vez que não passam de lobbies políticos que querem e ou acabam por esconder muito do que vai do mundo.
    Foi preciso uma Quinta da Fonte para que se noticiasse as falcatruas que se fazem com o RMI e como pessoas que trabalham recebem menos do outras no RMI.
    Foi preciso o Raul de Cuba anunciar um fim de uma data de proibições para se saber mais um pouco do que é e foi o desastre na ilha socialista.
    A evolução no mundo em desenvolvimento proporcionada pelo comércio ainda não totalmente livre(aka=Globalização) e o crescimento mundial passa totalmente ao lado. Só quando vão atrás de um chefe de Governo ou PR ou Ministro. Por isso não admira que tenham cada vez mais uma visão governamentalizada do Jornalismo.

    E mais vão acabar.

    Gostar

  18. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    31 Julho, 2008 23:30

    “colocando os respectivos arquivos online com acesso por assinatura”

    Não estou a ver massa crítica (mercado) para proporcionar receitas mais do que apenas simbólicas.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    31 Julho, 2008 23:31

    menos um. nesta só há consumo de merda. país de coprofágicos
    PQP

    Gostar

  20. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    31 Julho, 2008 23:33

    Aliás, o problema é que o mercado é realmente pequeno para tantos jornais, especialmente se não criarem sinergias muito profundas com outros media e com blogs.
    http://taf.net/opiniao/2005/12/sugestes-para-o-porto.htm

    Gostar

  21. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    31 Julho, 2008 23:36

    a questão é mesmo o papel, não o mercado, nem sinergias.

    Gostar

  22. portodocrime's avatar
    portodocrime permalink
    31 Julho, 2008 23:39

    Biba o Primeiro de janeiro.
    Estou Triste.

    Gostar

  23. MJRB's avatar
    31 Julho, 2008 23:43

    Akula,

    o que eu quis, e continuarei a relevar, é a importância do Primeiro de Janeiro como meio de comunicação e como repositório de 140 anos da vida no Norte e no Porto.

    Obviamente não liderava as vendas, estaria mesmo muito mal, os tempos são outros.
    Só não concordei com a sua definição como “produto fraco”, no sentido histórico-patrimonial.

    Gostar

  24. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    31 Julho, 2008 23:44

    “a questão é mesmo o papel, não o mercado, nem sinergias.”

    Também, mas não só. Há mesmo media a mais (ou seja, demasiadas redacções) para o mercado estritamente português. E se nem sinergias se procurarem, pior ainda, especialmente no papel.

    Gostar

  25. portodocrime's avatar
    portodocrime permalink
    31 Julho, 2008 23:45

    o Sr MJRB,
    é um “portuense” dú kilé.
    OBRIGADO.

    Gostar

  26. MJRB's avatar
    31 Julho, 2008 23:50

    Mr. Gabriel Silva,

    A História de um jornal com 140 anos é sempre uma valia !
    E de que maneira !
    O PJaneiro, tal como o Comércio do Porto são valias ! Registaram a História; Accionaram comunidades; Informaram.
    Estejam futuramente os seus arquivos à disposição de historiadores, e Vc, constatará que são valias !

    Concordo consigo e com Akula, neste aspecto: hoje, o PJaneiro não era uma valia comercial. Os tempos são outros. Certíssimo.

    Gostar

  27. MJRB's avatar
    31 Julho, 2008 23:53

    Portodocrime,

    Não sou portuense. Mas gosto imenso do Porto, do Norte, das suas gentes, dos seus patrimónios (muitos e diversificados), e conheço razoavelmente a sua História.

    Gostar

  28. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    31 Julho, 2008 23:55

    Certo caro MJRB
    (nem precisa de me dizer que os arquivos e materiais dos jornais são «mais valia»…).
    Referia-me obviamente ao aspecto comercial e sobretudo de produto produzido, no sentido de que um jornal para ser vendido diariamente ou semanalmente não basta, não tem mesmo ponta de interesse se tem 140 anos, 10 ou 1.

    E insisto, a questão da imprensa escrita não tem a ver com qualidade mas com o suporte.

    Gostar

  29. MJRB's avatar
    31 Julho, 2008 23:58

    Coincidência das coincidências,

    Hoje, depois de almoçar, fui fazer uma pesquisa na minha biblioteca sobre um acontecimento e estive a ver novamente uma revista, a “Panorama”, de 1941, dedicada ao Porto, a Viana, a Braga, Lamego, e outras cidades do Norte. Não era a que eu procurava, mas deleitei-me com as fotos e os desenhos ilustrativos. Já há anos a tinha lido.

    Gostar

  30. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    31 Julho, 2008 23:58

    Gabriel, mas achas que se justifica haver tantos jornais/rádios/televisões/seja-lá-o-que-for?
    Que há mercado para isso tudo, mesmo com o suporte adequado?

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    1 Agosto, 2008 00:00

    Mr. e caro Gabriel Silva,

    Obviamente concordo com o seu último comentário.
    O mercado é implacável. Infelizmente.

    Gostar

  32. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    1 Agosto, 2008 00:00

    MJRB

    «O Panorama» de 1841 é ainda mais interessante…..

    Gostar

  33. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
  34. portodocrime's avatar
    portodocrime permalink
    1 Agosto, 2008 00:05

    Sr MJRB,
    não á nada como um lisboeta gostar do porto.
    Obrigado.

    Gostar

  35. MJRB's avatar
    1 Agosto, 2008 00:05

    “O Panorama” de 1841, não conheço. Nem me custa admitir que não sabia da sua existência.
    Jornal ? Revista ?
    Estou curioso, informe-me sff.

    Gostar

  36. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    1 Agosto, 2008 00:09

    «Tiago,

    «Gabriel, mas achas que se justifica haver tantos jornais/rádios/televisões/seja-lá-o-que-for?»

    Os mercados interessantes, em termos de produto e rentabilidade são aqueles que estão em condições de permitir um número muito alargado de agentes e que tem margens de crescimento exponenciais. A imprensa em papel não é um deles. Mas o seu principal problema, que não tem resolução, é o suporte.
    Meus amigos: tentar salvar a imprensa diária/semanal, é como se há anos andassem a tentar salvar o telegrafo ou o telex.
    Quanto a rádios e tvs, as mesmas são ainda mercados protegidos, restritos, limitados. Tem no entanto a vantagem de puderem passar, sem problemas técnicos e com vantagens, para o online, onde tais limitações de agentes/mercado não se colocam, pelo que a que a questão é totalmente distinta.

    Gostar

  37. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    1 Agosto, 2008 00:14

    MJRB
    Pode consultar, por exemplo, o ano de 1838 aqui

    Mais detalhes, só lá para Novembro, espero…..

    Gostar

  38. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    1 Agosto, 2008 00:15

    Gabriel, tudo bem, mas o meu ponto é: são precisas tantas redacções a tratar os mesmos temas, de forma razoavelmente semelhante? Não precisamos de 20 redacções a tratar de futebol, nem de 30 a tratar de política nacional, nem de 15 a tratar de assuntos locais do Porto, por exemplo. Há gente a mais a trabalhar separadamente sobre a mesma coisa para um mercado que é pequeno. Eu não estou a tentar defender a imprensa escrita em papel, ao contrário. Acho que é preciso tentar mercados mais alargados, outros temas, etc. Complementaridade, pois concorrência já há até demais…

    Gostar

  39. MJRB's avatar
    1 Agosto, 2008 00:16

    Mr. Gabriel,

    Grato.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Agosto, 2008 00:25

    Acabou porque não tinha uma dessas grandes figuras do jornalismo: Daniel Oliveira, Fernanda Câncio, Miguel Sousa Tavares, o meu barbeiro, etc.

    Gostar

  41. MJRB's avatar
    1 Agosto, 2008 00:27

    Mr. Tiago Azevedo Fernandes,

    Como sabe, o problema singra nas edições em papel não só em Portugal.

    Hoje, a comunicação é célere, e muito mais célere e completa será no futuro tendo como veículos as televisões, a internet, os telemóveis, e o mais que virá.
    As populações, os povos, apreendem, entendem um acontecimento mais fácilmente através das imagens em movimento, do que pela leitura. É, aqui, o (escasso) tempo que manda e influencia… E é também, em muitos casos, consequências da falta de cultura contemporânea e de hábitos de leitura, quando não iliteracia…

    Poucas edições em papel sobreviverão.

    Gostar

  42. Fado Alexandrino's avatar
    1 Agosto, 2008 00:33

    Não são ironias, nem perguntas de retórica. Eu nunca li o 1º de Janeiro, gostava mesmo de saber.

    Foi por isso mesmo.
    Se não é lido, não é comprado.
    Se não vende, desaparece.

    Gostar

  43. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    1 Agosto, 2008 00:33

    Caro MJRB, eu não estou a falar das edições em papel, mas do número excessivo (pelo menos a meu ver) de redacções independentes a produzir para qq suporte, sobre os mesmos temas.

    Gostar

  44. FMS's avatar
    1 Agosto, 2008 00:40

    TAF:

    Tens razão, não tinha visto.

    Já agora, fica a informação: o espólio do Primeiro de Janeiro (grande parte dele) está na Biblioteca Municipal da Maia e em breve, vai merecer uma exposição (mais uma, por sinal) para o público.

    Aproveito assim para corrigir o erro. Abraço.

    Gostar

  45. FMS's avatar
    1 Agosto, 2008 00:45

    Nesta hora, a nossa solidariedade para os jornalistas e restantes trabalhadores do Janeiro. Alguns deles com vários meses de ordenado em atraso (sobretudo as equipas dos suplementos locais). Tenho amigos no Janeiro e sei bem como este último mês (com o fim dos suplementos, etc) foi difícil. Infelizmente, os próximos não aparentam vir a ser melhores…

    Gostar

  46. MJRB's avatar
    1 Agosto, 2008 00:56

    Mr. e caro Tiago Azevedo Fernandes,

    Sim, entendi a quantidade de redacções independentes. Nas agências de comunicação e não só. Para muitos e quaisquer suportes.
    Eu estava focalizado para o papel….

    E muita dessa gente sem qualidade — “é” o que sai das escolas superiores de jornalismo…

    Seria muito interessante e positivo, um estudo sobre a quantidade de revistas e de jornais actualmente editados em Portugal cuja temática é essencialmente o mundo que eu designo como Jet 3/5, mais crimes e notícias afins.
    Quantas tiragens, vendas e leitores por semana.
    Quem os lê.
    …E porque não leem e veem jornalismo com qualidade — “é” também, a população que há….

    Gostar

  47. Helder's avatar
    1 Agosto, 2008 00:56

    TAF,

    o encerramento de jornais é a prova (a única legítima e admissível) de que o mercado não suporta tanta coisa. É deixá-lo à vontade.

    Gostar

  48. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    1 Agosto, 2008 01:04

    Hélder: pois, também acho. Não adianta tentar reavivar algo que não tem sustentabilidade. O que vale a pena é pegar nesse património – em sentido lado: arquivos, pessoas (as que tiverem qualidade), know-how – e aproveitá-lo de outra forma que tenha viabilidade económica. O “mercado à solta”, só por si, pode não assegurar que não se perca património que tem efectivamente valor. Não estou a defender subsídios nem coisas do género, apenas que vale a pena uma atitude voluntarista (mas racional!) que preserve o património e, em simultâneo, compreenda como o usar no mercado.

    Gostar

  49. CMO's avatar
    CMO permalink
    1 Agosto, 2008 01:26

    Não chorem. Foi o mercado, esse semi deus.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Agosto, 2008 01:55

    Acabou? Mas a noticia que li é que fechava em Agosto para ser modernizado.

    Gostar

  51. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
  52. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    1 Agosto, 2008 02:54

    Mais outro?

    http://www.ojogo.pt/24-162/artigo737657.asp

    Gostar

  53. Manuel Silva's avatar
    Manuel Silva permalink
    5 Agosto, 2008 00:32

    As voltas que a vida dá…

    “(…) Eduardo Costa começou a sua carreira jornalística há 12 anos, com o envio de um texto de sua autoria para o «Correio de Azeméis». A peça, que se debruçava sobre problemas ecológicos, parece ter agradado ao então director da publicação, que mais tarde o veio a convidar para dirigir o jornal. (…) in http://molhobico.blogs.sapo.pt/18570.html

    Gostar

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta