Saltar para o conteúdo

Rumores de Verão *

11 Agosto, 2008
by

É difícil esconder a sensação de equívoco nas hostes laranja sobre a liderança de Manuela Ferreira Leite (MFL). No pior momento do Governo, o PSD não se mostra e pouco oferece como alternativa. Este eclipse, como estratégia, só pode sustentar-se nas seguintes razões:
(i) MFL pode estar à espera que o poder lhe caia subitamente no regaço, como sucedeu a Durão Barroso;
(ii) ou, então, o grupo que a rodeia quer ir a votos, sem grandes ondas, para conseguir uma coligação mais fácil com Sócrates após as eleições – agradaria a Cavaco Silva e, na fria lógica de um partido de poder, sempre é melhor ter seis ministérios na mão do que doze a voar;
(iii) a hipótese que prefiro é a mais prosaica: MFL e os seus optam pelo silêncio porque nada têm para dizer.
Na verdade, existem afinidades siamesas entre as lideranças do PS e do PSD e não se vê um único ponto essencial da governação em que MFL pudesse fazer diferente. A angústia dos militantes é tal que já se conjectura a possibilidade de MFL não ser a líder que o PSD vai apresentar nas Legislativas – uma solução interna, engendrada por quem ainda a ampara, pode vir a ser antecipada. Lá para o Natal.

* HERESIAS, Correio da Manhã, 10.VIII.2008

20 comentários leave one →
  1. Pedro C.'s avatar
    11 Agosto, 2008 15:18

    Há argumentos muito fortes a favor de MFL e que deviam orientar o sentido de voto nas próximas eleições: 1 – Não cabe à oposição a indicação de caminhos ao governo, mas a crítica aos seus actos; 2 – MFL não deve enveredar pelo caminho seguido pelo actual PM de não cumprimento de promessas feitas aos eleitores; 3 – A situação do país, pós governo Sócrates, é pior do que a que ele encontrou ao tomar posse, apesar do enorme esforço exigido aos portugueses e as prespectivas, apesr disso, não são animadoras; 4 – Dificilmente MFL fará pior do que o actual PM.

    Gostar

  2. RAF's avatar
    11 Agosto, 2008 15:38

    Fazer oposição nesta fase é apontar os erros do Governo. O PSD terá obrigação de apresentar soluções em época de eleições.
    Não me desagrada um partido que estabelece timings, e não cai na lógica do “fala-barato”, a reboque do “síndrome do microfone”.
    É delirante achar que o PSD aposta tudo numa maquiavélica solução de bloco central, que só se colocaria num contexto em que o PS, com maioria relativa, pudesse fazer alianças à esquerda.

    Gostar

  3. CAA's avatar
    11 Agosto, 2008 16:04

    Pedro C.,

    «1 – Não cabe à oposição a indicação de caminhos ao governo, mas a crítica aos seus actos;»

    Uma coisa implica a outra ainda que indirectamente.

    «2 – MFL não deve enveredar pelo caminho seguido pelo actual PM de não cumprimento de promessas feitas aos eleitores;»

    Já vai muito tarde para isso – assim de cabeça: ‘Choque fiscal’; ‘3% do déficit’; ‘melhoria das contas públicas’, etc., etc…

    «3 – A situação do país, pós governo Sócrates, é pior do que a que ele encontrou ao tomar posse, apesar do enorme esforço exigido aos portugueses e as prespectivas, apesr disso, não são animadoras;»

    Discordo. E os números também.

    «4 – Dificilmente MFL fará pior do que o actual PM.»

    As suas actuações enquanto ministra da Educação e das Finanças fazem antever que MFL tem mais do que arcaboiço para isso. Digamos, tem provas dadas…

    Gostar

  4. CAA's avatar
    11 Agosto, 2008 16:07

    Pedro C.,

    A fé, dizem, move montanhas – mas nem mesmo a sua, tão forte, está a conseguir que MFL disfarce o enorme equívoco que já é para tantos dos que nela confiaram.

    Gostar

  5. CAA's avatar
    11 Agosto, 2008 16:15

    RAF,

    «Fazer oposição nesta fase é apontar os erros do Governo.»

    Até nisso, nesse ‘mínimo do mínimos’ de fazer política, MFL falha claramente.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    11 Agosto, 2008 16:22

    IV – Este governo é tão mau, arrogante , porta-se como a Cosa Nostra e mais os seus “amiguinhos construtores e bancários” e o Berardo tb , que há que não dar ouvidos a “Cassandras” e esperar pela altura certa para lhes dar com força, para não mais se levantarem.
    Depois é preciso estripar do aparelho de Estado esta geração PS , de mentirosos JS sem gravata e pull-over , cagões urbanos armados em fracturantes B , e os establishment de gravatola saídos das Universidades que construiram o sistema de racket fiscal … que é apanágio da sociedade em que vivemos.
    Pensam que nos enganam com uma medalhita nos Olimpicos … tá bem abelha .Nem o Zé Du quer saber dele.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    amam@gmail.com permalink
    11 Agosto, 2008 16:24

    Eu acho que este post é um incentivo descarado ao Rui Rio para fazer um golpe de partido e tomar o poder no PSD.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    11 Agosto, 2008 16:48

    Caro CAA, também concordo com a sua avaliação e também concordo com a hipótese que lhe parece mais provável. Objectivamente, não há nada no programa do PS hoje que não pudesse estar no do PSD amanhã (com ligeiros cambiantes de forma, obviamente, mas o conteúdo seria o mesmo).

    E essa é, quanto a mim, a grande dificuldade do PSD, impôr-se com um programa diferente quando o PS está a fazer tudo aquilo que o PSD gostaria de fazer. O PSD, e MFL, não falam não por tacticismo ou pudor mas simplesmente porque não têm nada para dizer.

    Curiosamente (ou talvez não), e apesar de este ser um facto quase indesmentível, isto não parece incomodar o PS e eles parecem viver bem com o facto de governarem “à la PSD”.

    Apenas discordo de si quando pretende imputar esta dificuldade a Manuela Ferreira Leite. De facto, esta é uma dificuldade de carácter ideológico e, portanto, independente do “líder”. É por esta razão que nos últimos anos o PSD não tem existido (pq simplesmente não consegue) e os seus “líderes” têm chegado e partido a uma velocidade alucinante. Não se pode pretender chegar ao poder apenas por “ser diferente”.

    Como sabe a maior parte das pessoas que por aqui passa (pelo blog) serão de direita e votantes do PSD e quando esta questão surge (assim como noutras que envolvem o governo) as pessoas dizem mal porque sim, porque não gostam do Sócrates ou do Pinto de Sousa, porque cheira mal da boca, etc… mas no concreto, no conteúdo, não conseguem identificar porque razão não votam nele.

    O PS tem um jogo duplo que é muito difícil de desmontar, tem uma aura de esquerda (principalmente quando na oposição) o que lhe permite ter bastante eleitorado nesse quadrante, mas governa à direita o que o protege das críticas do establishment dominante (não há críticas patronais, a esmagadora maioria dos jornais e televisões alinha na coisa, etc…). É por isso muito difícil ao PSD suplantá-lo porque lhe falta a 1ª parte, está muito conotado à segunda e por isso não consegue penetrar naquele eleitorado. Além disso quando está no governo tem um PS Travesti na oposição a dificultar-lhe a vida.

    Resumindo: Em equipa que “ganha” nã se mexe, e a malta que realmente define o marcador tem muito menos chatices para aprovar as mesmas coisas tendo o PS no governo do que o PSD.

    Cumps

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    11 Agosto, 2008 17:14

    Se a malta que define o marcador tem muito menos chatiches para aprovar as mesmas coisas tendo o PS no governo do que o PSD … talvez seja um caso de polícia e MP.E de escritórios de advogados …. de negócios .

    Gostar

  10. CAA's avatar
    11 Agosto, 2008 17:18

    Honni soit qui mal y pense,

    «Depois é preciso estripar do aparelho de Estado esta geração PS…»

    Tem a certeza de que era essa a palavra que pretendia utilizar?

    Gostar

  11. CAA's avatar
    11 Agosto, 2008 17:19

    JP,

    Concordo com quase tudo o que diz.

    Mas menos quando afirma:
    «Apenas discordo de si quando pretende imputar esta dificuldade a Manuela Ferreira Leite. De facto, esta é uma dificuldade de carácter ideológico e, portanto, independente do “líder”.»

    Pode ser. Mas esta líder agrava o mal que já estava.

    Gostar

  12. C. Medina Ribeiro's avatar
    11 Agosto, 2008 17:43

    No passado dia 30, João Paulo Guerra lembrava, no «Diário Económico», que, segundo contas apresentadas no «Diário de Notícias», o PSD votou a favor de 55% das propostas governamentais apresentadas em São Bento…

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    amam@gmail.com permalink
    11 Agosto, 2008 18:58

    E isso significa o quê? O PS também votou a favor de mais de 90% das propostas do PSD na Câmara do Porto.

    Gostar

  14. Rui's avatar
    11 Agosto, 2008 19:06

    Numa sociedade em que a diversidade levou a que tudo pareça igual, com um Governo que é um portento a anunciar o que vai fazer (e que faz mal e anuncia pior), parece-me o silêncio de Manuela Ferreira Leite bom prenúncio de uma diferença: o de que se pensa antes de anunciar ou antes de fazer qualquer coisa.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Social Democrata do PSD permalink
    11 Agosto, 2008 19:07

    Cavaco Silva reduziu o PS a um zero à esquerda durante 10 anos. 10 anos em que fez o que o PS gostaria de ter feito. E que mal veio ao mundo? Isso impediu o PS de ganhar a eleição de 1995?
    Quem deve estar preocupado, hoje, é quem tem um programa diferente dos programas social democratas do PSD e do PS. Se querem um partido liberal, que o fundem.
    Quanto aos ataques pessoais do CAA a MFL, são uma questão de gosto e gosto não se discute. Gostava mais do Menezes? É a vida.

    Gostar

  16. MJRB's avatar
    11 Agosto, 2008 19:30

    Mr. CAA,

    Muita gente (do próprio PPD alguns também) deseja que Manuela Ferreira Leite fale sobre tudo o que o governo faça ou anuncie, que surja assiduamente para marcar a sombra de Sócrates, que prometa alternativas sectoriais, que, que…
    De preferência, para muita gente apartidária ou militante de partidos, anseiam que MFLeite se estatele duas em cada sete vezes que fale, que prometa, que responda.
    Banalisaria o PPD-oposição, a sua própria liderança e o estatuto de putativa PM, se surgisse publicamente a dissertar, a contestar, a prometer sobre tudo…até ao nada.
    MFL tem personalidade própria, já demonstrada, entendida e…por tal eleita.
    Também eu tenho registado significativas ausências de MFL perante casos e anúncios governamentais. Creio que estamos sob uma estratégia. Aguardemos.

    MFLeite sabe muito bem que antes de 2009 o poder não vai cair-lhe no regaço. Os tempos e as conjunturas políticas, económicas, que antecederam a renúncia de DBarroso eram bem diferentes destes. E Barroso tinha uma secreta ambição pessoal, como se constata.
    O poder, SE conquistado em 2009, passa por lutas, talentos, tenacidades, e entendimemto do eleitorado dum projecto/programa outro para o país, que não a repetição Sócrates.

    Depois de tudo, absolutamente tudo o que este governo tem feito e desfeito, prometido e rasurado, seria suicida para o PPD uma coligação com o PS. Os conselheiros mais próximos, o círculo duro de MFLeite não estão a pensar em tal hipótese. Esta, pode ser sonhada por Marcos ou Searas, nunca por Capuchos ou Pereiras.

    O líder do maior partido da oposição não tem de ser obrigatoriamente candidato a PM. Mas MFLeite vai apresentar-se como tal.

    MFLeite e seus têm muito para dizer. Deixemos correr o tempo e aguardemos por momentos decisivos e cirurgicamente escolhidos com os posicionamentos adequados para cada “matéria”. A partir de Outubro-Novembro.

    Caso o meu caro CAA e alguns blasfemos, bem como outros meus amigos venham a ter razão sobre inoperacionalidades de MFL e do PPD, assumirei os meu enganos — não confundir com encantos…porque a senhora nunca me encantou.

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    11 Agosto, 2008 20:53

    Ah !
    MFLeite fez muito bem em não ter ido ÀS FESTIVIDADES DE JARDIM no Chão da Lagoa e AO ARRAIAL DE BOTA no Pontal !

    Gostar

  18. ovigia's avatar
    ovigia permalink
    11 Agosto, 2008 21:05

    parece-me óbvio que a MFL é apenas e só uma figura de passagem para a próxima etapa e essa etapa pertence aos convidados do sr Balsemão no clube fascista Bilderberg, Rui Rio pelo PSD e António Costa pelo PS.

    rjnunes

    Gostar

  19. Pedro C.'s avatar
    11 Agosto, 2008 22:38

    CAA.,

    Se todos os indicadores – ou quase todos – colocam Portugal cada vez mais longe dos parceiros comunitários, ao ponto de já termos sido ultrapassados por alguns recém aderentes, não nos resta, assim, qualquer esperança de convergência; se, para esta situação de ineficácia relativa, apenas poderemos apontar a incapacidade dos nossos políticos, sendo certo que os últimos que nos estão a governar não mostram conseguir levar a carta a Garcia; se CAA acha que a alternância não é viável para evitar que o barco comece a meter água pela borda, não lhe parece que está a reviver a tragédia do Titanic em que, com o navio a meter água, ainda havia gente a dançar alegremente nos salões?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Português Velho permalink
    12 Agosto, 2008 09:05

    A estratégia de Manuela Ferreira Leite é de facto arriscada e muito: no entanto, não é líquido que outra qualquer linha seguida fosse menos arriscada e mais efectiva. Todavia, estou convencido desde há muito que a diferença específica face aos socialistas deve centrar-se nos aspectos do social: o PSD deve ser mais social-democrata do que nunca.

    Gostar

Deixe uma resposta para honni soit qui mal y pense Cancelar resposta