As associações de luta contra o racismo…
13 Agosto, 2008
mais as que dizem combater a pobreza sem esquecer aqueles que os jornalistas identificam como patriarcas, chefes de comunidade e enfim todas aquelas vozes que passam a vida a acusar a sociedaDe portuguesa de discriminar os ciganos não se importarão de fazer uma condenação e, se possível, um desmentido, às palavras deste senhor, primo da criança morta, sobre o uso e posse de armas :”é um hábito dos ciganos, qualquer cigano tem uma arma para se poder defender”. *PÚBLICO
17 comentários
leave one →

Está visto que o Cigano responsável pela morte do filho não irá cumprir a medida de coacção decretada pelo astuto juíz!
“Pai da criança morta pela GNR era foragido da prisão de Alcoentre
O pai da criança de 11 anos abatida a tiro pela GNR durante um assalto em Loures fugiu da prisão de Alcoentre há vários anos
O homem que tentou assaltar uma vacaria em Loures apresentou-se ontem em tribunal com um bilhete de identidade falso, feito com os dados do seu irmão mas com a sua foto, escreve o Correio da Manhã.
Depois, saiu do tribunal e desconhece-se agora o seu paradeiro, estando a Polícia Judiciária a investigar a fuga. Só depois de ter saído é que as autoridades se aperceberam da sua verdadeira identidade”.
GostarGostar
Em relação aos ciganos temos de ter cuidado, tudo o que dissermos vai ter a etiqueta de discriminação, tem sido este o argumento chapéu de chuva de uma comunidade que embora tenha elementos bem integrados e úteis ao país, tem na realidade problemas na integração na sociedade, mitigar este facto é não querer enfrentar uma realidade que é aceite mas não assumida por uma grande parte da população. A imagem dos feirantes das carroças e de uma vida nómada é apenas o envolucro de uma realidade bem mais pungente.
GostarGostar
Se, no Séc XVI trocámos os judeus pelos ciganos, agora temos de os aguentar. Mainada.
GostarGostar
As declarações deste senhor fazem generalizações – todos os ciganos têm arma -, reforçam um esterótipo e ignoram que inúmeros ciganos fazem asua vida integrado numa sociede em que de facto a mior parte dos cidadãos não possui arma e on de o uso de armas pessoais é muito limitado. Logo estas declarações são danosas para ops ciganos e como tal não só devem ser condenadas como se deve exigir ao senhor que peça desculpa aos ciganos.
GostarGostar
HÁ ALGUNS ANOS – não muitos -, um polícia morreu em Vila Real de Santo António ao tentar parar um carro em fuga. Pouco depois, um outro agente foi morto, à entrada de Lagos, quando tentava fazer o mesmo.
Nessas alturas, toda a gente questionava porque é que as autoridades não dispunham de lagartas com picos – eventualmente de um modelo mais moderno do que aquele que se vê nesta foto [ver aqui]…
A resposta que foi dada a essa questão foi interessante (e deixo-a aqui omitindo os pontos de exclamação no fim):
«Ao furar os pneus dos carros, pôr-se-ia em risco a vida dos seus ocupantes».
Felizmente, parece que os sábios que tratam dessas coisas já descobriram onde se vendem lagartas que satisfazem todos – e ainda bem; agora, estamos só à espera de saber quando serão usadas.
*
Entretanto, o método do tiro-ao-pneu continua a ser o preferido – o que, se fosse criteriosamente aplicado (e não com a tolerância de “mais-ou-menos-1-metro-ou-2”), poderia ser aceitável.Noticiava hoje o ‘Público’ que o problema é da falta de treino, e dava como exemplo o caso de um militar da GNR, envolvido numa dessas mortes, e que tinha, até à data, dado apenas 5 tiros, todos eles contra um alvo fixo que nem se sabe se chegou a furar.
A explicação é a do costume: as balas são caras…
*
Dizia um antigo chefe meu que «uma das características dos gestores incompetentes é pouparem nos tostões como se fossem milhões, e gastarem milhões como se fossem tostões».
É caso para dizer: «Na mouche!».
.
GostarGostar
Será que o Quaresma também anda armado?
GostarGostar
que raio de post dúbio.. se a própria Helena afirma no seu comentário em 4 que a declaração não é verdadeira, para quê o tom claramente irónico do apelo às organizações e “vozes que passam a vida a acusar a sociedade portuguesa de discriminar os ciganos”?
GostarGostar
o mario machado, o tal da extrema direita, deve concordar a 100% com este “cidadão de etnia cigana”
GostarGostar
É uma questão de hábitos:
Uns têm o hábito de ter armas, outros de não pagar impostos, outros de dormir na assembleia, outro de se julgarem acima da lei.
Não se preocupem que não há problema.
GostarGostar
é por isso que o meu próximo investimento vai ser uma “shotgun” com balas de borracha… como vivo perto de um bairro social no Porto, nunca sei o que a “vizinhança” tem em casa…
GostarGostar
Pena é que a precisão das forças policiais falhe tanto na pontaria contra um alvo como na identificação de um arguido.
GostarGostar
O cigano de apelido Salazar e nome próprio Sandro,já era um perigoso cadastrado que andou a assaltar velhotes que viviam isolados nos montes alentejanos, não se tendo coibido de atacá-los violentamente. Tem razão a juíza ao dizer que são “pessoas marginais, traiçoeiras” e eu Aldina Machel acrescento “cobardes”. Graças a Deus o filho, que já frequentava a Escola da Ciganasse, foi chumbado! E quando a família toda saiu da prisão, meteram-se todos num carro, com os putos ao colo, sem as cadeirinhas que são obrigatórias para as outras raças, sem carta, sem inspecção obrigatória, sem seguro, com a polícia a olhar para eles, e nada, não houve operação STOP alguma. É a impunidade topal!
GostarGostar
Aiiimmm maimmmm, vamos denbora daqui qestes cenhores nã gostem da gennntiiii!!
GostarGostar
Gipsy Kings of The Wild Frontier
GostarGostar
Dêm a base de dados dos Bilhetes de Identidade ás polícias, que talvez este caso não sucedesse. O MP tem acesso por isso, responsabilize-se.
GostarGostar
Lembro-me de um indivíduo ter dito na televisão que “isto demonstra o racismo do povo português” perante a demonstração da população à porta do tribunal…será que exigir a detenção de alguém que leva uma criança para um assalto pode ser considerado racismo…? É que segundo me parece, racismo é tratar alguém de forma diferente por ter características raciais que diferem e acho que isso é praticado por muitas pessoas das associações que se dizem “anti-racistas” e que na prática acabam por dividir ainda mais a sociedade.
GostarGostar
Rascismo RULES !
GostarGostar