Saltar para o conteúdo

Títulos que só por si são notícia II

26 Agosto, 2008

«Polícia monta caça ao homem que baleou alemão à saída do comboio» EXPRESSO

Os homens não se caçam. Prendem-se e perseguem-se. Ao usar-se o termo caça animaliza-se o perseguido, que é um perseguido pela justiça mas não é um animal

90 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    26 Agosto, 2008 10:00

    Segundo os dicionários, o termo “caçar” aplica-se a animais quando o objectivo é matar.
    A RTP começou ontem a transmitir, e vai prolongar pela semana, a série de filmes do Dirty Harry, provavelmente inspirando-se na caçada feita aos assaltantes do banco de Campolide.
    E como abriu a caça.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Filipe permalink
    26 Agosto, 2008 10:01

    É uma espécie de termo técnico. Sempre ouvi essa expressão que não tem o sentido literal das suas palavras. É algo como “dar nas vistas”.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Filipe permalink
    26 Agosto, 2008 10:04

    “Segundo os dicionários, o termo “caçar” aplica-se a animais quando o objectivo é matar.”

    Também tem o sentido de apanhar

    Gostar

  4. MJRB's avatar
    26 Agosto, 2008 10:13

    Miss Helena Matos,

    Um tipo que baleia alguém inocente, para o assaltar, é mais UM ANIMAL do que um homem.
    Cace-se pois !

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Goodfeeling permalink
    26 Agosto, 2008 10:28

    Que humanidade teve o assaltante? O acto que praticou foi de uma humnanidade transcendente?

    Agora começamos a discutir o uso de termos e expressões populares…. silly season, é o que é.
    não há mais nada para falar?

    Gostar

  6. fado alexandrino's avatar
    26 Agosto, 2008 10:43

    Até o pobre do Correio da Manhã perde em linguaguem bélica com qualquer diário desportivo.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Aldina permalink
    26 Agosto, 2008 10:44

    Só um animal é que mata gratuitamente.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Toninho permalink
    26 Agosto, 2008 10:46

    Mas agora já não se pode dar um tiro nos cornos a um alemão? Nem sei aonde é que isto vai parar. Vamos voltar ao antigamente, em que se ajudavam os velhotes a atravessar a rua.

    Gostar

  9. MJRB's avatar
    26 Agosto, 2008 11:04

    No Blasfémias há uns “postistas” com comiseração e especial entendimento (para criar polémica ? Só por isso ?), para com assaltantes e assassinos, desde o assalto ao BES….

    E que tal um “cagaço”, SEM QUAISQUER CONSEQUÊNCIAS, repito, só um cagaço, sofrido por esses parcimoniosos ? Escreveriam o mesmo a seguir ao trauma ?

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    José permalink
    26 Agosto, 2008 11:06

    A semântica é um campo minado. A semiótica anda sempre a miná-lo.

    “Caça ao homem”, já é expressão que se aguenta sozinha, sem referência predominante ao verbo caçar e às suas significâncias cinegéticas. “Caça ao tesouro”, também.

    Gostar

  11. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    26 Agosto, 2008 11:09

    “caça

    s. f.,
    acção de caçar;

    animais que se caçam;

    busca;

    procura, investigação, perseguição do inimigo;

    aparelho de cinquenta a oitenta redes.”

    caçar

    Conjugar

    do Lat. captiare por captare

    v. tr.,
    perseguir, apanhar, matar (aves e outros animais, a tiro, laço, etc. );

    conseguir;

    recolher, atar, colher (velas, cabos, etc. );

    garrar, descair (a embarcação);

    procurar;

    buscar;”

    (http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx)

    Pelos vistos o verbo “caçar” tem vários significados.

    Gostar

  12. OLP's avatar
    OLP permalink
    26 Agosto, 2008 11:10

    Se isto fosse escrito pelo Anacleto, ou quem sabe pelo Daniel, faria escola filosófica.
    Assim é só expressão popular e silly season.
    “Eu cá para mim” ainda estou á espera de ver qual a interacção psicomotora entre este premir de gatilho e as diferentes politicas do ME e as mentiras da lulu.
    Não deve tardar muito

    Gostar

  13. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    26 Agosto, 2008 11:11

    Qualquer dia os meninos já não podem jogar às “caçadas”. O termo é muito rude.

    Terão de começar a jogar às “perseguições”.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Agosto, 2008 11:21

    Esse senhor não é um animal?! Caramba Helena!

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    26 Agosto, 2008 11:26

    Helena, um post destes num blogue que sempre fez cruzada contra o “politicamente correcto”, espanta-me um bocado.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Agosto, 2008 11:26

    “Hunt”
    to search for and try to catch a criminal or someone who is your enemy:
    The police are still hunting the killer.

    Nós gostamos muito de nos enredar nas palavras.
    É por isso que os últimos descobrimentos foram há 500 anos.
    Ficámos agarrados às palavras do Camões.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    ordralfabeletix permalink
    26 Agosto, 2008 11:29

    “caça ao homem”. “comer a relva” “uma lança em África”, e por aí fora.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    26 Agosto, 2008 11:34

    É o acordo ortográfico a funcionar 😉

    man·hunt

    –noun
    1. an intensive search for a criminal, suspect, escaped convict, etc., as by law enforcement agencies.
    2. an intensive search for any person.
    [Origin: 1835–45, Americanism; man1 + hunt]

    —Related forms
    man hunter, noun
    Dictionary.com Unabridged (v 1.1)
    Based on the Random House Unabridged Dictionary, © Random House, Inc. 2006.

    Gostar

  19. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    26 Agosto, 2008 11:37

    E a cassação da carta? Tem a ver? Bem vou limpar a minha James Purdey e juntar á caça. Isto de caçar o semelhante ( a modo de dizer) tem que se lhe diga.

    Gostar

  20. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 12:23

    Lá tinha de vir a pancada das palavras lidas à letra… é sempre a mesma treta. Filhos do politicamente correcto, é o que é.

    Ligam mais à semântica que aos actos.

    Gostar

  21. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 13:04

    «Helena, um post destes num blogue que sempre fez cruzada contra o “politicamente correcto”, espanta-me um bocado.»

    A mim não me espanta nada. A HM é politicamente correcta ou não tivesse também aquelas pancadas de causas que vive de palavras, como o feminismo.

    E não é o blogue. O JM nunca escreveria uma coisa assim tão à BE

    Gostar

  22. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 13:08

    Só mesmo estrangeiros é que se lembravam de se meterem no combóio. Eu já fiz o mesmo e aquilo é viajar num combóio fantasma que ainda por cima tem estações a kms das povoações.

    Eles são civilizados e esquecem-se que os tugas odiam combóios porque têm a pancada de tudo o que é motorizado.

    Gostar

  23. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 13:08

    odeiam

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    26 Agosto, 2008 13:20

    zazie, se queres que te diga, também começo a ficar cansado de tanta gente que se reinvidica do “politicamente incorrecto”. Eu sei que agora isso é modernaço e tal, muito cool, muito fresco… ,mas ainda acredito que tratar bem as pessoas é, sei lá, correcto, ainda que comece a ficar fora de moda. Eu concordo com a Helena que o titulo não será o melhor, ainda que seja inócuo comparado com tanta outra coisa muito mais grave que aparece nos jornais. Afinal “caça” ao homem, está há muito consagrado na gíria jornalistica e policial. Só fiquei admirado com o facto de tal coisa ter sido dita logo aqui, neste templo do orgulhosamente “politicamente incorrecto”.

    Gostar

  25. tina's avatar
    26 Agosto, 2008 13:38

    Mas quem dispara para a cara de outra pessoa, o que é senão um animal?

    Gostar

  26. Piscoiso's avatar
    26 Agosto, 2008 13:46

    Quando se aponta à cabeça, é mais para acertar no crâneo do que na cara.

    Gostar

  27. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    26 Agosto, 2008 13:54

    (…)é um perseguido pela justiça mas não é um animal”

    Não é um animal! Foi feito à imagem e semelhança de Deus e do Espírito Santo e não é descendente do Macaco. Darwin estava errado. A Helena Matos e o bispo Samuel Wilberforce é que estão certos.

    Gostar

  28. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 13:57

    E a caça ao tesouro, que se faz a ela?

    É que estas merdas não têm ponta por onde se pegue. É pura pancada copiada do gosto inquisitorial e da viglãncia permanente sobre os outros.

    Sempre à coca de más intenções. Coisas que só lembrariam ao diabo, como se costumava dizer.

    A mim irrita-me porque é mesmo pretexto para dar mais valor a palavras anódinas, desactivadas de outros sentidos, com leituras simbólicas, e proteger os actos nessa “redoma” contrária.

    Irrita-me ainda mais quando isto implicou um “upgrade” que nem é geracional, mas passou a ser forma de “esconder” o que pode parecer feio- pura macaquice de imagem e aceitação e pretexto para denúncia dos outros.

    Gostar

  29. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 14:01

    E depois estes patetas é que vêm para aqui insultar a bicharada, Como se algum bicho matasse tendo noção moral do acto.

    Mas na maior, chame-se animal, com sentido simbólico se sem relação com o bicho. Os palavrões e calão são isso mesmo- não têm leitura literal.

    Gostar

  30. MJRB's avatar
    26 Agosto, 2008 14:01

    Entretanto, esta manhã, mais um assalto à mão armada numa estação dos CTT em Setúbal.
    Sem consequências para os presentes. Roubaram dinheiro, pouco.

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    26 Agosto, 2008 14:04

    Miss Helena Matos,

    quer dissertar sobre o termo e método “mão armada” ou sobre o que é e não é um “assaltante” ?

    Gostar

  32. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 14:05

    Caramelo: o teu problema é que confundes o uso de termos abstractos com o trato directo.

    Ninguém se dirrigiu ao criminoso chamando-lhe “seu animal, vamos caçar-te”.

    Percebes a diferença. Educação, mera educação no diálogo, que nada tem a ver com simbólica para falar do caso e da perseguição, como se poderia falar de “caça ao tesouro” já que também se diz que fulano “está liquidado”, ou “foi decapitado”, nem que seja por ter perdido carreira em qualquer coisa.

    Gostar

  33. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 14:07

    Toda a gente dizia e diz, o Paulo Pedroso e o Bibi. E isto também vem nos jornais. Um tem nome e apelido, o outro é tratado por um diminutivo aparvalhado.

    Gostar

  34. Piscoiso's avatar
    26 Agosto, 2008 14:10

    Sabe-se agora que o tiro foi legítima defesa, pois o alemão deu-lhe um pontapé nos tomates.

    Gostar

  35. Gertrudino Piçanço's avatar
    26 Agosto, 2008 14:38

    “Caça ao homem” só não será uma expressão perfeitamente aplicável ao caso se se considerar que, como parece, não se trata de um homem, mas de um energúmeno.
    E não me venham com a cantiga de que não é um animal, porque efectivamente o é, e a dobrar: animal em sentido literal, porque pertence à categoria dos animais racionais; e animal em sentido figurado, porque não passa disso mesmo.
    Não alinhe nesse “politicamente correcto”, D. Helena!

    Gostar

  36. atom's avatar
    atom permalink
    26 Agosto, 2008 14:45

    Qual o problema?
    O alemão não era imigrante, não era assaltante… era turista. Sendo assim pode levar um tiro à vontade.
    Se fosse indígena (ourives, empregado de posto de combustível, polícia etc.) também poderia ser baleado, sem que daí viesse mal ao mundo.
    Não é crime…
    Mas o crime foi outro…
    Referiram-se aos assaltantes como sendo alvo de uma “caça ao homem”…
    E isso é colocá-los ao nível de animais!
    Isso é ferir a sua respeitabilidade e honorabilidade.
    Só há uma maneira de desagravar os assaltantes, perante tal insulto.
    Faça-mos uma subscrição nacional para colectar dinheiro, a fim de contratar um advogado eficiente, e obter uma indemnização do Expresso.
    Embora me pareça que o estado português devia subsidiar a defesa de qualquer profissional de assaltos, que fosse alvo de tamanho insulto.

    Gostar

  37. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 14:48

    Para o Caramelo, ninguém precisa de se reivindicar do politicamente incorrecto para falar normalmente sem censura.

    As pessoas sempre falaram assim. A moda do politicamente correcto orwelliano é que apareceu depois para criar este permanente clima de intimidação e vigilância sobre os outros e amis processos de intenção.

    Passou a chamar-se “politicamente incorrecto” à mera reactiva de non-sense que sempre existiu, e que teve a sua melhor expressão no humor.

    Nunca poderia ter existido irmãos Max ou Charlots ou Monty Pythos mais actuais, se essa tristeza de batina e ceroulas sempre tivesse feito lei das suas paranóias.

    O PC é uma moda, uma tara, importada da América.

    Gostar

  38. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 14:50

    Os Monty Python. Nem sequer poderia existir sentido de humor com essas vigilâncias permanentes que mais parecem tiques pavlovianos.

    E não existe. Por isso é que por cá até os Gatos são chatos e fazem mera propaganda politicamente correcta com mensagem moralista e orientação política propagandística.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Toninho permalink
    26 Agosto, 2008 15:02

    Deixem-se de tretas, o anão só disparou contra um alemão, que votou no Hitler! Deveria estar a ser “procurado”, em vez de “caçado” (palavra fascista que deveria ter sido saneada dos dicionários no 25 de Abril)para o compensarem com uma pensão vitalícia de valor igual a uma das reformas do Cavaco, de quem é vizinho, a da Caixa Geral de Depósitos!

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    26 Agosto, 2008 15:07

    zazie, acontece somente que já não posso com as queixinhas dos que se dizem vítimas do politicamente correcto. Nunca vi ninguém seja em privado seja em blogues privar-se de falar livremente. Há sempre um ou outro que se queixa de “foda-se, já não posso chamar preto a um filho da puta de um macaco de um preto, por causa do politicamente correcto, ó pá”. Enfim, tadita da malta jovem, pá.
    Mas da imprensa, espera-se sempre mais algum cuidado, alguma (peço imensa desculpa pela expressão) “correcção”. Este da “caça”, até é um exemplo benigno. Mas já não se admitem agora expressões que se usavam na imprensa há quarenta ou cinquenta anos atrás. Mesmo os paladinos do “politicamente incorrecto”, como tu, zazie, têm de admitir isso.
    Quanto ao humor, há por aí meninos que fariam parecer os Monty Python uns meninos de coro do politicamente correcto. Olha, vai ao The Onion, só para começar.

    Gostar

  41. Malha's avatar
    Malha permalink
    26 Agosto, 2008 15:07

    A Aldina, sempre, e a sua tontice…
    Um animal não mata gratuitamente.
    Quem apenas o faz é o ser humano!

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    26 Agosto, 2008 15:24

    Queres uma coisa que faria corar os teus campeões do “politicamente incorrecto”, Chaplin (!), Irmãos Marx (!) e Pythons? Diverte-te:

    http://br.youtube.com/watch?v=FOBvDTf9ohQ

    Gostar

  43. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 15:29

    E eu não posso com inquisidores.

    Olha, o Cronenberg, que tu se calhar até gostas muito como realizador farta-se de queixar das perseguições paranóicas de que foi alvo por toda essa gente tarada do politicamente correcto.

    As feministas das palavras chegaram a boicotar-lhe filmes.

    Tu é que falas de cor porque por cá a coisa ainda é branda. Mas chateia, é doentia, é copia de um modo de pensar perfeitamente inquisitorial e nada tem a ver com boa educação.

    Eu conheço pouca gente com essa tara e dou-me com malta nova. Mas tive uma colega que era assim. Uma coisa absolutamente louca. Tinha de pensar para dizer bom-dia de modo a não sair palavra proibida.

    Tudo o que comentava em termos sociais era aferido pelo léxico que foi apagado, pelas memórias proibidas e pelas palavras correctas.

    E isto até é usado para se fazer pura demagogia.
    Os que verdadeiramente praticam aquilo que proibem em palavras aos outros, sempre tiveram toda a vantagem em apontar primeiro os outros para que não se olhe para eles.

    Resume-se a outra coisa, à tal famigerada “superioridade moral” E é por isso que neste caso, vindo de quem vem, deu mais nas vistas, dado o paradoxo, em confronto com outras incongruências.

    E tu és palerma porque confundes uso de termos desactivados com palavras ofensivas.

    Eu não suporto que alguém chame preto a outro, que o trate assim, com este “tom” depreciativo. Porque tudo depende do tom com que é feito, não da palavra.

    Mas sei que não é por aí que se detectam os actos racistas dos grandes hipócritas.

    Aposto que tu eras capaz de negar que existam racistas e xenófobos simultaneamente censores do politicamente incorrecto e até militantes de causas de minorias.

    E eu garanto-te que há. Que até se escondem assim. E é por isso que não acho que mereça respeito qualquer palhaço armado em Spanish Inquisition ou “auto-crítica maoista”.

    Gostar

  44. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 15:35

    Aliás, à minha frente ninguém trata ninguém como um ser inferior.

    Sempre mandei dobrar a língua, inclusive a um patrão que tive. O sacana aproveitava-se do cargo para ofender. E eu mandei-o dobrar a língua diante de toda a gente.

    Pela minha parte desconheço qualquer trato que não seja de olhar em pé de igualdade. A diferença prende-se com a função ou com a idade.

    Mas desconheço essa treta da subserviência ou da prepotência e sei que ambas se misturam nas hipocrisias das palavras.

    Até porque uma coisa é verdade, Quem mais entope, mais pode explodir a qualquer altura. Viver-se em permanente auto-censura e bloqueio é doentio. Quando quebra salta o que se abafou de forma contra-natura.

    O resto é grunhice, resume-se sempre a grunhice e essa não se esconde com “pc” ou “pi”
    E até acho muito importanye, em termos de convívio social o “cheese” inglês.

    Gostar

  45. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 15:38

    Por sorte que vivo rodeada de gente que pensa o mesmo, quer em privado, amizades, familiar e trabalho.

    Se tu aparecesses é que eras gozado por toda a malta se te pusesses com essas coisinhas de mariazinha pé-de-salsa.

    “:OP

    E quem gozava contigo é bem anarca, para tua informação. As pessoas saudáveis não gostam de coleccionar paranóias, e esta é de la palice.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    26 Agosto, 2008 15:44

    enfim, zazie, queixas-te de quê, afinal?

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    26 Agosto, 2008 15:46

    A zazie encaixota comentários de propaganda pessoal, como se o produto fosse vendável.

    Gostar

  48. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 15:48

    Sabes qual é o problema de fundo em quem mistura o PC e PI com boa educação ou má educação?

    Eu digo-te: pura possidonice. Pura possidonice. É como pegar na chícara com o mindinho esticado para passar por patroa beta-perdigota.

    O problema mais genérico entre nós é mesmo este. E é por isso que muita gente não distingue o anódino de um vocabulário tradicional, da pura grunhice ou da pura petulância em novo-riquismo- É como aquela da “minha esposa” como depois “a cabra da gaja”.

    E o mesmo com os filhinhos- tanto são “a criança” sempre neste colectivo cretino, como os “cabrões dos putos”.

    Gostar

  49. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 15:50

    Mas tu alguma vez me viste queixar de alguma coisa?

    V.s é costumam ganir, até. Ganir e chiar a trote de caixa

    “:O))))

    Gostar

  50. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    26 Agosto, 2008 15:51

    Dona HM, desta vez apanharam-na, e a mais uns tantos. Uma verdadeira “caça ás Bruxas”

    Gostar

  51. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 15:51

    Eu queixar-me

    ehehe

    Essa era anedota. Se alguma vez me queixei de alguma coisa tirando um pé pisado em transporte público. E mesmo aí sai logo impropério a acompanhar o grito de dor

    “:OP

    Gostar

  52. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 15:57

    No trabalho até tenho um colega, bem novo que, quando pressente que há toino inquisidor por perto, até começa logo, na maior e num gozo na boa, a avisar que é isso tudo: xenófobo, racista, transfóbico, racista, e por aí fora, desbobina o rosário todo da moda. Logo para calar antes de chiarem com merdas.

    E isto é assim, numa boa, saudável, entre gente que desconhece prepotências.

    Um outro, quando um dos patrões começou a elevar a voz, porque estava a dar para o histérico, ele começou a tratá-lo por tu. E nunca o tinha feito. E desde aí é assim que se tratam, por tu. E ele não voltou a berrar.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Toninho permalink
    26 Agosto, 2008 15:58

    A Zazie é a equivalente na net à Marreca de Monsanto!

    Gostar

  54. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 15:59

    Este anda orfaozinho que vomite para aí que por aqui não deve haver quem lhe resolva o trauma de não saber quem é o pai.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    26 Agosto, 2008 15:59

    Ah, não? Parecias-me queixosa e muito irritada com a ditadura do politicamente correcto, mainãoseiquê. Agora, só um apontamento, zazie, em relação a isto:

    “Eu não suporto que alguém chame preto a outro, que o trate assim, com este “tom” depreciativo. Porque tudo depende do tom com que é feito, não da palavra.”

    O peso das palavras não está só o “tom” com que são pronunciadas. O que importa é a palavra, não o tom. Há cinquenta, sessenta anos, era comum os jornais referirem-se às pessoas de “raça negra” (mais uma vez, espero não ofender algum profeta do politicamente incorrecto), como “pretos”. Nenhum o faz agora e tu, tão livre, tão fresca, tão anarca e coiso e tal ;), também não o admitirias. Só para concluir que as palavras têm um peso que não pode ser ignorado.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Aldina permalink
    26 Agosto, 2008 16:00

    Dar um tiro num homem que votou no Hitler não é crime!

    Gostar

  57. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 16:01

    Pois, palhaço, bem podes mudar de nick que a imbecilidade fica toda contigo e mim nem me atinges.

    Se quiseres até seria mais indicado despejares essas merdas no meu blogue, porque aqui estás é a insultar os que te convidam.

    Vai lá que o musaranho dá-te um chazinho e eu depois enfio-te uma cadeira nos cornos.

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Aldina permalink
    26 Agosto, 2008 16:02

    O anão que disparou deveria ser “procurado” para ganhar uma pensão vitalícia do mesmo valor que a que o Cavaco tem por ter sido do Banco de Portugal!

    Gostar

  59. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 16:02

    Caramelo, não tenho pachorra para as tuas eternas lições de moral.

    Sorry, tens muita piada quando usas o humor e desmontas cretinices mas é um chato de primeira quando te armas em padreco.

    Bye

    Gostar

  60. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 16:04

    Eu não me queixei, ó tolinho, eu fiz o mesmo que tu também sabes fazer, mas apenas para um lado, gozei.

    O teu problema é que tens um gozo com pálas e perdes a piada com essa preocupação de só “atingir a Direita”.

    Gostar

  61. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 16:06

    Ainda por cá tenho guardada aquela tua série de frases de um humor magnífico quando o Arroja apareceu.

    Tu sabes desmontar com enorme sentido de humor e subtileza de linguagem quando queres. Pena que o “anti-facismo” não dê autorização para mais.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    26 Agosto, 2008 16:08

    não é um animal? mas então é o quê? um mineral?

    Gostar

  63. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 16:15

    Por exemplo: a tal palavra preto. De facto tinha esse sentido achincalhante. Há uns anos, dizes bem, há uns anos.

    E eu, há uns anos, também não gostava de a ouvir. Para tua informação, aquela cena em que mandei dobrar a língua ao patrão foi à conta disso. Estava uma colega negra presente e o tipo começa com essas tretas: “onde é que se via um ser de raça inferior, como um preto, dirigir-se a um branco de tal maneira” num exemplo fantasiado que nem tinha nada a ver com ela. Mas que foi ofensivo. E aí sim, levantei-me e mandei o gajo dobrar a língua.

    Agora, hoje em dia, por efeito da importação de “brasileirismos” e “americanismos” isso é diferente- muitos gajos se tratam assim entre amigos. Os próprios negros são capazes de tratar por preto um outro mais escuro. Na boa. E eu nunca viria com lições de moral e muito menos a achar que aí é que detectava actos de racismo

    No entanto, tens o exemplo dos 3 dias que andei à porrada no Aspirina B, com o Valupi e outras coisas patetas ao molho, que por lá apareceram quando deram em fazer pior, a propósito dos “terrorista que existe em todo o islâmico imigrante”.

    E aí sim, viu-se como “os pretos da linha de sintra” é frase proibida, mas os “sacanas dos terroristas que não acatam o laicismo e teimam em ter uma religião terrorista” já é liberdade de expressão.

    Foi com isto que venderam o Fitna, gente de esquerda, brutalmente politicamente correcta e que censura qualquer comentário do RIAPA ou que diz que um gozo a judeu é proibido por lei.

    Gostar

  64. Piscoiso's avatar
    26 Agosto, 2008 16:15

    Parece que há quem não consiga evitar o politicamente correcto, sem recorrer ao insulto.
    Falta de infusão.

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    26 Agosto, 2008 16:19

    ó zazie, é que tavas mesmo com um “tom” muito zangadinho e queixoso. Não queres então discutir então a cena do “tom” e das palavras? Pareceu-te muito moralista? tá bem.

    Gostar

  66. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 16:27

    Tu não te queixas porque és rijo e até és capaz de dizer isso mesmo às flores de estufa que fazem posts a chorarem que a zazie os insultou”.

    A ideia e a intenção era mais esta. Casca de banana onde cai todo o que usa double standars e era para o post, para mais ninguém. Tu é que tomaste as dores da HM
    e agora até estás para aí atrapalhado e queres disfarçar, dizendo que eu é que me queixei

    ehhehe

    “:OP

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Filipe permalink
    26 Agosto, 2008 16:34

    “O peso das palavras não está só o “tom” com que são pronunciadas. O que importa é a palavra, não o tom.”

    Não concordo contigo Caramelo. Na expressão oral o tom é decisivo para a compreensão do sentido daquilo que se diz. Claro, que quando se passa para a escrita é preciso ter cuidado com possíveis más interpretações.

    Gostar

  68. Piscoiso's avatar
    26 Agosto, 2008 16:36

    Pelos vistos, para a zazie há dois tipos de insultos: os dela, legítimos, oportunos e educativos, depois há os dos outros, como chamar qualquer coisa em tom depreciativo, como preto. (!?)
    Delirante.

    Gostar

  69. Gertrudino Piçanço's avatar
    26 Agosto, 2008 16:42

    Tou a ver que a Zazie é uma gaja de colhões.
    Até mandou foder o patrão, diz ela.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    26 Agosto, 2008 16:54

    Filipe, mesmo correndo o risco de a zazie aqui se vir queixar de que estou a moralizar, e que não sou tão cool como os seus amigos anarcas, que até vão ao cú ao patrão, etc ou assim, aqui vai:

    É claro que o “tom” importa, assim como importa o contexto em que as palavras são ditas, etc. Mas uma coisa é a linguagem falada, outra a escrita. Na escrita é mais dificil avaliar o tom, e por isso mesmo é preciso cuidado. Diz a zazie que agora se diz mais “preto” do que antigamente, apesar de agora haver mais vigilância politicamente correcta, etc, enfim, uma confusão á lá zazie. Ora, é exactamente o contrário: antigamente era a palavra corrente para designar as pessoas de raça negra, a começar pela palavra escrita nos suportes mais formais. E continua a ser geralmente ofensiva, claro. Quanto a isso de os próprios negros se tratarem por preto… eu também trato os meus amigos, por vezes, como “cabrão” e “filho da puta”… a intimidade tem destas coisas e não é por aí.

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    Goodfeeling permalink
    26 Agosto, 2008 16:58

    Queria ler qualquer coisa de interessante, mas há por aqui 50 comentários completamente “cheios” de vácuo. Ah.. São de uma certa pessoa. Precisa de miminhos, deve ser isso…

    Gostar

  72. MJRB's avatar
    26 Agosto, 2008 16:58

    Subir e descer a calçada do Elevador da Glória três vezes ao dia e passava-lhe a javardice.

    Gostar

  73. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 16:58

    Filipe: no “tom” está implícita a intenção. E isto é que são subtilezas que tanto podem tornar uma coisa anódina como impertinente.

    De qualquer forma, por mais idiotas que as palavras sejam e o próprio tom ou intenção, só os actos devem contar.

    Fazer-se o inverso é que é preverter a ordem das coisas. Processos inquisitorais são isso- são a nossa linha da denúncia, dos crimes de ódio e denúncia anónima de conteúdos da net.

    Onde se coloca, em pé de igualdade um conteúdo de pedofilia com “machismo” racismo, xenofobia. No primeiro o acto é facilmente identificável, nos outros até o “ódio às batatas fritas” pode entrar.

    Trata-se de mera cópia do americano, onde a palavra “hate” também foi traduzida num único sentido onde até uma mera embirração idêntica a não se ir à baila com batatas fritas, pode ser conotada como “diagnóstico” de alguém que tem ódio a qualquer coisa- o que quer que isso seja. Talvez tremeliques e pânico se vir larilas.

    Gostar

  74. MJRB's avatar
    26 Agosto, 2008 16:59

    Errata:
    Elevador da Bica.

    Gostar

  75. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 17:02

    Só cá faltava o anti-faciste de brasão. Este mister é um personagem muito engraçado Fica bem numa quinta ecológica do anti-facismo. Herdou-o com o sangue-azul

    ehehe
    E depois é um valente combatente por etiqueta. O pacóvio pode ler as maiores javardices escritas por toda a gente a provocar-me ou por Aldinas grunhas. Mas como lá encasquetou que comigo está a “combater o facismo” só a mim é que manda subir a calçada da Glória.
    Estes bacanos são fáceis de observar em reserva, ao fim da tarde, no Pavilhão Chinês. Já fazem parte de relíquias para colecção.

    Gostar

  76. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 17:05

    Pois, elevador da Bica, Eu conheço-vos e topo-vos à distância. Muito perfumados e sempre a falar nos brasões da família e com o anti-facismo de um dia terem ido parar ao Governo Civil por irem apenas espreitar o que faziam os “revolucionários”.

    Estas aparições abrilistas também mereciam uma novela.

    Gostar

  77. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 17:07

    Olha, o Bello, o grunho que também gostava de emparelhar com v.s para ir à boleia no marinhanço, até despediu uma empregada por dizer mal dele num blogue.

    Já viste ao que chegaram os camaradas, pá? sobem na vida e ficam piores que os patrões facistas.

    Gostar

  78. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 17:08

    O grande kamarada Manolo Bello, Denunciado 34 anos depois por fazer aquilo que lhe serviu de “postiço” para a carreira- a denúncia dos patrões facistas e exploradores, inimigos da liberdade.

    Gostar

  79. MJRB's avatar
    26 Agosto, 2008 17:12

    Oh Miss Zazie,

    Acha, mas acha mesmo que essa do Elevador da Glória era para si ?
    “Acha” que me merece consideração, se eu (porque detesto tédios, lenga-lengas e insultos gratuitos) nem leio os seus comentários ?

    Sim senhor, vou ao Pavilhão Chinês, bastantes vezes (mais do que vc pensa) durante o ano. E não só ao bar do Príncipe Real.
    Está enganada quando à “relíquia para colecção”. Não me deixo “coleccionar” absolutamente por ninguém.

    Quanto a combates por mim travados, vc. se comparada está ainda debaixo da alcatifa — cuidado com as pisadelas.

    Gostar

  80. MJRB's avatar
    26 Agosto, 2008 17:14

    Miss Zazie,

    Um pouco de tino ocasional não lhe fica mal — o que é que eu tenho a ver com um tal Manolo Belo ?

    Gostar

  81. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 17:20

    Pois, parafraseando-o, quem lhe disse que me estava a dirigir a si?

    Gostar

  82. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 17:23

    Acha, mas acha mesmo que essa aparições abrilistas era para si?
    “Acha” que me merece consideração, se eu (porque detesto tédios, lenga-lengas e perliquitetices) nem leio os seus comentários ?

    Um pouco de tino ocasional não lhe fica mal

    Gostar

  83. MJRB's avatar
    26 Agosto, 2008 17:29

    Zazie, Miss ou Mr.,

    Terceiro parágrafo do seu comentário 75.
    Respondeu-me. E eu respondi-lhe.

    Tino, mais tino ocasional é o que vc. precisa.
    Mr. Piscoiso no comt. 68 fez-lhe muito bem o “retrato”.

    Gostar

  84. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 17:42

    Para terminar a conversa que já vai longa e apenas em relação aos pruridos do post.

    A partir de quantas mortes passará a ser legítima uma caça ao homem que até inclua “retrato” em baralho de cartas.

    E isto porque eu acho bem legítimo que tanto se cacem terroristas ou criminosos de guerra, tanto quanto assassinos.

    Agora aquilo que não me parece fazer sentido é que os que exportam os grandes valores do civismo e se preocupam com a falta dele nas palavras, depois ainda consigam bater palmas quando depois de os caçarem os enforcam na praça pública.

    Gostar

  85. zazie's avatar
    26 Agosto, 2008 17:45

    O português saiu macarrónico mas o sentido é mesmo esse.

    Double standards

    Gostar

  86. Desconhecida's avatar
    Aldina permalink
    26 Agosto, 2008 19:20

    A Zazzie é a equivalente moderna da Marreca de Monsanto! Qual é o preço, ó gorda?

    Gostar

  87. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    26 Agosto, 2008 21:04

    E então esqueceram-se da caça à multa?

    Gostar

  88. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 13:59

    “Caça ao homem” é uma expressão popular. As gentes das grandes cidades de Portugal tem a mania que são mais finos que todos e não a percebem, não é Helena Matos. É um termo bem empregue.

    Gostar

  89. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    27 Agosto, 2008 18:27

    O tipo, que ficou enjoado, com caçar um cabrão daqueles, devia era levar o tiro, que o turista levou.
    Se è verdade o que a testemunha disse na televi~sao, não estamos, perante associações de criminosos, mas sim de animais
    sem rei nem roque que a sociedade facilitou, que eles ainda
    vivam, porque animais daqueles, só a rajada de metrelhadora!

    Gostar

  90. Desconhecida's avatar
    28 Agosto, 2008 16:29

    A Zazie é uma mazona. A malta do politicamente correcto tem que tremer toda, assim tipo bué, tás a ver…Baza okupar qualquer coisa que a malta é bué anarca!

    Opá peguem mas é no cãozinho (já repararam que esta malta anda sempre com um cãozinho) e no djambé e façam-se à vida.

    Gostar

Deixe uma resposta para Piscoiso Cancelar resposta