Saltar para o conteúdo

Errar o alvo *

27 Agosto, 2008
by

A imagem dos jovens a recolherem parafusos soltos na linha do Tua, desapertando-os facilmente à mão, vale mais do que qualquer relatório técnico que a CP venha a elaborar.
O servidor que o Governo pôs à frente da CP garantiu que não existiam problemas técnicos. Ana Paula Vitorino gabou a manutenção da linha. Mas, em ano e meio, já foram quatro acidentes com outras tantas vítimas mortais. E tudo está como antes.
Mário Lino, tão lesto a tentar aproveitar o desastre aéreo de Madrid para alicerçar a sua agenda política, ainda é ministro.
O PSD, uma vez mais, enganou-se: Rui Pereira é o alvo errado. Mário Lino é um político tão insuficiente que, por meras razões de bom senso e de bom gosto, já deveria estar numa das empresas público-privadas do costume.

* Correio da Manhã, 26.VIII.2008

73 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 00:08

    Ainda não abriram a porta das traseiras a essa senhora e ao chefe da taberna?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 00:10

    Os últimos dias do Tonecas foram cómicos e pantanosos, mas estes optaram por nos presentear com uma tragédia. Santana Lopes está a ser batido.

    Gostar

  3. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    27 Agosto, 2008 00:20

    CAA

    o Lino já não conta.Sair seria admitir que isto está a saque.Quem vai apanhar as pontas dos negócios que vêm aí com os grandes investimentos do Estado? Tratar da linha do Tua não dá gozo nenhum a ninguem,não interessa nada.Vão morrendo um ou dois com uns feridos que para a semana já estão em casa, e siga a marinha com os submarinos do Portas que isso sim, é dinheiro! Este país está a saque como se vê com os assaltos diários,o desemprego,a miséria.mas está tudo a fazer de conta.Vem aí 2009 e agora é que vai ser!

    Gostar

  4. João's avatar
    27 Agosto, 2008 00:48

    “…A imagem dos jovens a recolherem parafusos soltos na linha do Tua, desapertando-os facilmente à mão …”

    Não vi as imagens. No entanto, se isso aconteceu como relata (e não duvido do que diz!) então estamos perante um caso grave. Por muito menos, noutros sítios, já muito boa gente se terá demitido. Digo eu …

    Gostar

  5. anabela's avatar
    27 Agosto, 2008 00:49

    Concordo “O PSD, uma vez mais, enganou-se: Rui Pereira é o alvo errado.” Mário Lino é péssimo e Maria de Lurdes Rodrigues é sinistra.

    Gostar

  6. JJ Pereira's avatar
    27 Agosto, 2008 01:12

    Esperemos que o continuado silêncio de Belém seja de bom agoiro…

    Gostar

  7. anabela's avatar
    27 Agosto, 2008 01:57

    O maestro da orquesta governativa seria um bom líder no Burundi, infelizmente para a população deste país, que não o desejo.

    Manuela Ferreira Leite, infelizmente para todos nós, é um bluff. Entrou de imediato mal: privatizar as áreas da Saúde e da Educação. Mas onde está a tal forte classe média para pagar estas áreas, uma vez que as políticas do “Bloco Central” visam justamente o aniquilamento da classe trabalhadora!? Quem paga o “privado”!?

    O Sistema Nacional de Ensino coexiste com 3 valências: O sector público, o sector privado e o sector cooperativo. O sector cooperativo é integralmente pago pelo “Estado”; o sector privado actual subsiste através de enormes tranches de verbas do Estado, por transferências directas ou indirectas (os casos em que tal não acontece contam-se pelos dedos de duas mãos); resta o sector público, o parente pobre.
    Como é possível, uma líder do maior partido da oposição que aliás já teve grandes responsabilidades governativas (até como ministra da Educação e da Economia) não o saber!???????

    Quanto á Saúde, a gestão privada dos Hospitais, deu a desregulação total quer dos cuidados de saúde quer do ponto de vista financeiro.

    O Ensino Superior está totalmente desregulado. Não tem ponta por onde se pegue. Inacreditável.

    No sector das Obras Públicas, neste momento estão a ser assinados contratos para concessão e adjudicação de obras, a serem pagos daqui, imagine-se, 6 anos!!!

    A Economia, o tecido das PME, afinal a grande alavanca de empregabilidade e de progresso, está a ser totalmente destruída, ou pela via directa ou indirecta (ASAE/s; impostos; classe média a desaparecer e sem poder de compra, etc). As mutinacionais estão-se a deslocalizar e as que (ainda) não fugiram estão completamente “compradas” pela guita destes desgovernos.

    O sector da Justiça está totalmente refém dos poderes políticos.

    Etc.

    Belém é mais um jogador dum jogo sem sentido, mediocre e idiota.

    Apesar de tudo, acredito que o povo português mais dia menos dia diz: Basta! Temos um lindo país. E podemos viver bem.

    Que cada um faça a sua parte para isto entrar nos eixos.

    Por mim, embora professora (!), estou a fazê-lo. Lição.

    Gostar

  8. InA's avatar
    27 Agosto, 2008 02:19

    Excelente post! Subscrevo tudinho. Vi a reportagem na qual as crianças depositavam um ramo de flores e, na sua candura revoltada, entregavam os parafusos num cestinho ao chefe da estação, como se fossem ovos de Páscoa… Mostre-se aquelas imagens somadas às dos outros “acidentes” em qq país dito civilizado e qq papalvo entende que há execráveis interesses nos apetecíveis terrenos da linha do Tua… Não convém investigar mais? Arquive-se, vote-se às teias de aranha do esquecimento, que é apanágio de tudo o que não convenha aos interesses instalados! Como o povinho é de memória e vistas curtas, há muitos abutres bem nutridos…
    Vi, de facto, os parafusos serem desapertados por mãos nuas de crianças. Seria inacreditável, se o país não se chamasse “vergonha”.

    Gostar

  9. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    27 Agosto, 2008 02:23

    Anabela,olhe que o mal é haver demasiado Estado e mau! Não há mal nenhum em termos privados na Saúde e na Educação .Mal é o Estado estar na Economia com todas estas empresa que são bons empregos para os boys,filhos e netos dos boys! A concorrência nunca fez mal a ninguem,introduz o mérito o que muda tudo para melhor. Se o Estado tivesse capacidade para resolver os problemas na Justiça que aí sim, ninguem pode fazer nada por ele…

    Gostar

  10. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    27 Agosto, 2008 02:27

    Com estes assaltos todos o Guterres (que ao menos tem vergonha) já se teria ido embora…porque é evidente que é a miséria,o desemprego,o desespero a falta de esperança que estão na origem deste surto de violência!

    Gostar

  11. anabela's avatar
    27 Agosto, 2008 03:04

    Luis Moreira (9),

    Estamos de acordo. O Privado é privado. O Público é público. O problema é a total promiscuidade política, subsidiodependência. O esmagamento total da livre iniciativa, privada. Em todos os sectores de actividade.
    Nestes últimos tempos, tenho ouvido relatos absolutamente inacreditáveis, sobre as teias de compadrio em autarquias de média/pequena dimensão, esmagando os cidadãos e as empresas, pela boca de pessoas insuspeitas (não precisam de mentir, digamos). Com real valor. Fez-me acreditar que sómente com uma grande dose de coragem e de dignidade pessoal se podem afrontar poderes desta natureza. Mas como as armas (já) andam para aí a monte, se calhar teremos que deixar que se enfrentem estes dois sectores. Nada de ser herói, nestes tempos que correm. Agora a coisa é “tiro certeiro”.

    Gostar

  12. anabela's avatar
    27 Agosto, 2008 03:11

    O post é muito claro.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    27 Agosto, 2008 06:09

    Senhor Carlos Abreu Amorim,

    A facilidade com que se fabricam notícias e a facilidade com que alguns papalvos as comem é impressionante. Esta operação de contra-informação à volta dos parafusos (nome técnico: tirafundos) só serve os interessados no fecho definitivo da linha. Isto é, é uma manobra montada pelos barragistas que se aproveitam da ingenuidade de alguns jovens e da ânsia em dar nas vistas de alguns opinantes sobre tudo e mais alguma coisa. Se os tirafundos fossem desapertados com a facilidade e a quantidade que a ‘notícia’ dá a entender os comboios até parados descarrilavam. Este tipo de ‘notícias’ só tem um objectivo: afastar as atenções das verdadeiras causas dos descarrilamentos e atirar as culpas para a suposta degradação da linha. Existem opinantes que afinal se comportam da mesmíssima maneira que os ministros que criticam.

    Manuel Almeida
    maquinista de caminho-de-ferro

    Gostar

  14. sam, the kid's avatar
    sam, the kid permalink
    27 Agosto, 2008 07:00

    lino xamé sairá. cai com zé chavez
    no tua segurança de alguns
    “a firma pereira” segurança de todos

    a obsessão sobre o psd não tem cura

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    José Manuel permalink
    27 Agosto, 2008 07:00

    Lembram-se daquele filme que, ainda antes de caír a ponte de Entre-os-Rios, mostrava que os pilares estavam a ficar numa situação muito frágil? E nada foi feito na altura.
    Há uma curiosa semelhança com o que se passa na linha do Tua.
    E já agora viram (no JN) a notícia sobre o caos que é viajar na Linha do Douro nesta época?
    A CP parece mais a comissão liquidatária dos comboios em Portugal

    Gostar

  16. MJRB's avatar
    27 Agosto, 2008 07:16

    Mr. CAA,

    Subscrevo este seu post.

    Quanto a MLino, NÃO PODE sair. Por diversos motivos e não só pela imagem que o governo transmitiria de fragilidades e incompetências.

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    27 Agosto, 2008 07:20

    Mr. Manuel Almeida,

    …Então, sff, explique-nos muito bem como é que aqueles tirafundos eram retirados tão facilmente pelos jovens.
    Alguém os desapertou previamente e encenou os jovens ? Para tramar os “centros de decisão” ?

    Gostar

  18. fado alexandrino's avatar
    27 Agosto, 2008 08:30

    Manuel Alves Diz:
    27 Agosto, 2008 às 6:09 am

    Não devia ter dito o que disse. Nestes casos não interessa a opinião de profissionais e muito menos se ligados à empresa em questão.
    Alguém viu as crianças a desapertarem os parafusos?
    Parece que não mas que interessa se eles apareceram na cestinha.

    Escândalo, escândalo é o que se está a fazer na ligação à Reboleira do Metro para na pitoresca linguagem na secretária as pessoas iram até ao Marquês em não sei quantos minutos.
    Então ela não sabe que já há uma ligação em Sete Rios?
    Sabe, mas também sabe que a futura urbanização da Reboleira quer o metro à porta!

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Aldina permalink
    27 Agosto, 2008 08:44

    Devem ter sido os mesmos que colocaram pedras na linha e provocaram o descarrilamento! Deveriam ter sido presos por mais este acto de sabotagem, agora com a cumplicidade dos jornalistas.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 08:56

    Se nao despaertassem facilmente os parafusos da linha algo de grave se passava com os carris. Se os parafusos nao desapertassem facilmente as linhas entortavam com o calor e era um fartote de acidentes. É uma ignorancia esta juventude. Até dói.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 08:57

    O que nao entendo é como a cp permite esta propaganda dos jovens e porque nao foram presos pela policia

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 08:58

    Os parafusos desapertam facilmente porque é mesmo assim

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 09:02

    Deviam todos chumbar a física.

    Gostar

  24. MJRB's avatar
    27 Agosto, 2008 09:06

    Anónimo 22,

    Explique-nos sff (de preferência em termos técnicos e operacionais), porque é que “os parafusos desapertam facilmente porque é mesmo assim”.

    Gostar

  25. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    27 Agosto, 2008 09:06

    O problema até nem é dos parafusos (ou tirafundos, como diz o nº 13) mas sim das chulipas (dormentes) de madeira que estão completamente podres e não suportam o peso das automotoras.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 09:08

    .. desapertam muito facilmente , mas nao desapertam sozinhos nem pela aragem

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 09:10

    ó MRJB, o segredo das linhas nao entortarem ou os parafusos partirem está nos parafusos gigantes e suaves. O calor dilata os corpos é uma máxima.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 09:12

    O problema nao é dos parafusos. Se os parafusos nao desapertassem facilmente é que havia problema. Os da CP que expliquem que nao entendo os engenheiros silenciosos.

    Gostar

  29. Piscoiso's avatar
    27 Agosto, 2008 09:20

    Tecnicamente, os “tira-fundos” só podem ser retirados com uma chave especial e com uma força que as crianças não têm.
    A ideia será mais tirar o fundo ao Governo.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 09:23

    A cena de dezenas de jovens a desapertarem parafusos de uma linha de caminho de ferro para demonstrarem que estava mal feito é uma ode suprema à ignorancia.

    Gostar

  31. luikki's avatar
    27 Agosto, 2008 09:29

    além dos parufusos serem desapertados com toda a facilidade, as imagens mostravam que as travessas da linha estão completamentete podres!
    a senhora secretária dos transportes e o responsável da cp, por mentirosos que negaram esta evidência, já deviam estar na rua!
    como o alegado engengheiro não os demite… seria a oportunidade de dar a “palavra” aos cidadãos!

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 09:39

    “s travessas da linha estão completamentete podres!”

    Isso, se se prova o mau estado de uma linha e os da cp permitiram que continuasse a funcionar, nao deviam apenas ser despedidos. Deviam ser presos por homicidio. Mas nao venham com os parfusos a desapertar facilmente. Era melhor pdir uma investigaçao de peritos que nao tivessem nada a ver com a cp e que fossem sérios. Nao sei é quem.

    Gostar

  33. JJ Pereira's avatar
    27 Agosto, 2008 09:45

    E ainda há quem escreva Governo ,sem aspas…

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 09:46

    E depois nao consigo entender como é que há pessoas capazes de manter uma ferrovia que tem um interesse turistico maior que o prático e fazem isso com uma carripana feia , sem condiçoes turisticas que nao foi feita para andar ali naqueles carris, sem conforto e totalmente horrorosa. É mesmo de idiotas. Se é para manter a linha, ela devia ser mantida em grande estilo.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 09:50

    Nao se consegue entender como é que há dúvidas sobre a segurança de uma via turistica. É tipo um armadilha para apanhar os turistas que nos visitam?

    Gostar

  36. jcd's avatar
    27 Agosto, 2008 10:15

    “Mário Lino é um político tão insuficiente que, por meras razões de bom senso e de bom gosto, já deveria estar numa das empresas público-privadas do costume.”

    Já lá esteve. Infelizmente, vai voltar, mais dia menos dia.

    Gostar

  37. p D s's avatar
    p D s permalink
    27 Agosto, 2008 10:18

    Nunca pensei encontrar no Blasfemias, tantos e tantos profundos conhecedores dos promenores tecnicos de uma linha ferroviaria.

    Vivemos mesmo no Pais dos supra-ententidos no que quer que seja.

    Aposto que toda esta sapiencia, surge na sequencia do afamado filme “Trainspotting” que foi um sucesso aqui “átrasado”…

    (…pelos vistos andará tudo numa “trip colectiva” !!)

    Gostar

  38. Piscoiso's avatar
    27 Agosto, 2008 10:19

    Tirar o Mário Lino do Governo é capaz de ser mais fácil do que desapertar os parafusos da via férrea.
    Falta a chave.

    Gostar

  39. O Silva's avatar
    O Silva permalink
    27 Agosto, 2008 10:19

    se procuraem bem, provavemente encontram uma indeminização qualquer a receber pela Refer e pela CP, quando for avante a barragem da foz do Tua. É que a Refer e CP, “vão perder” uma linha fundamental para o turismo e as populações vão ser fortemente afectadas… é com este objectivo que estas duas entidades ainda vão utiliando a linha, e descurando a sua manutenção…
    No final dos anos 80, o troço Pocinho-Barca de Alva, na linha do Douro, foi todo reparado, tendo pago depois a CP na altura, cerca de 19 Mil contos para o levantamento de parte do Carris, pois decidiu encerrar esse troço. Esta-se a preparar um ofensiva contra o Tua… e unica hipotese é o tua ser considerado patrimonio mundial como o Douro, notem que a Refer e CP, voltaram a utilizar com alguma força a linha do Douro, a partir do momento da classificação do Douro!

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    27 Agosto, 2008 10:29

    Em véspera de eleições, penso que o melhor é deixar os srs. ministros com as posições que ocupam. Toda a equipa ministerial deveria ser remodelada; existe um grande desgaste de imagem e, francamente, o PSD até nem tem contribuído muito para isso. O silêncio de MFL, decifrado por alguns de “ruidoso”, tem sido, nesse sentido, providencial.
    Entretanto, pergunto-me: qual seria a mais-valia a dar por um novo ministro, em pleno período de pré-campanha eleitoral?

    Gostar

  41. Piscoiso's avatar
    27 Agosto, 2008 11:09

    Também acho que não foi sabotagem para substituir o ministro.

    Gostar

  42. fado alexandrino's avatar
    27 Agosto, 2008 12:04

    A imagem dos jovens a recolherem parafusos soltos na linha do Tua

    Mas final os parafusos estavam soltos ou foram os jovens que os tiraram com as mãozinhas?
    Há imagens do acto?
    Isto está pior que o desaparecimento da pequenina Maddie!

    Gostar

  43. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    27 Agosto, 2008 12:54

    O Anónimo 34 tocou no ponto. Num País normal, uma linha destas, com interesse turístico, tinha que ser mais apelativa.Tinha que não parecer frágil, feia e descuidada. Tinha que ter “algo mais” para oferecer, que fizesse sentir a quem a visitou e dela dispôs o desejo de voltar.
    As imagens degradantes daquela “carroça” tombada, de disign tosco e coberta de grafittis, abonam muito pouco a favor de que tem responsabilidades neste País.O Mário Lino é o culpado? E o turismo? E a autarquia? E a economia? E a iniciativa privada?

    Gostar

  44. CAA's avatar
    27 Agosto, 2008 12:56

    Depois dos comentários técnicos que aqui vi ontem à noite, fui informar-me com quem sabe da coisa.

    Resumindo:

    – Os parafusos (tirafundos) não podem estar demasiado apertados, é verdade – mas também não podem ficar em estado de poderem ser desapertados à mão por crianças. E foi isso que se viu nas imagens. Quem quiser que acredite nas teorias da conspiração.

    – Algumas traves de madeira de madeira estavam podres e, de acordo com os jornalistas, partiam-se a pontapé;

    – Ora, a combinação destes dois factos é muito má face à segurança mínima exigível.

    Não sei (nem quem me informou o sabe, para já) se estes factos estão na razão directa de alguns dos 4 acidentes do último ano e meio. Mas há já matéria que permite uma investigação séria.
    O que nunca virá a acontecer, segundo a imprensa de hoje…

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Aldina permalink
    27 Agosto, 2008 13:09

    Mas está à vista que eles desapertaram primeiro e chamaram a televisão depois! Por muito menos (“dá-me o telemóvel já”) uma jovem foi condenada a trabalho comunitário!

    Gostar

  46. Piscoiso's avatar
    27 Agosto, 2008 13:09

    As travessas de madeira utilizadas na via férrea, são sujeitas a um tratamento que as impedem de apodrecer.
    Têm contudo um prazo de utilização, não havendo indícios de que não tenham sido cumpridos.
    Conforme se vê numa foto na pag.9 do Público de hoje, há travessas cortadas pelo rodado da composição descarrilada, cujos pedaços podem ser pontapeados pelos jornalistas.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    27 Agosto, 2008 13:51

    Senhor CAA,

    Por favor fique-se pela ciência jurídica e pelo opinismo, de preferência sobre aquilo que percebe. Como alguém já escreveu aqui, esta história dos ‘parafusos’ é uma ode à ignorância. E vossa senhoria mamou-a sem pestanejar. Se pretende informações técnicas sobre ferrovia pergunte-me a mim. Garanto-lhe que se há alguma coisa sobre a qual eu percebo a pacotes é disso.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Aldina permalink
    27 Agosto, 2008 14:16

    Espero que façam a barragem, antes que alguém vá fazer uns rabiscos numas rochas e digam que os grafites é pré-histórico.! Já bastou Foz Côa!

    Gostar

  49. CAA's avatar
    27 Agosto, 2008 14:27

    Manuel Alves,

    Obrigado pelo conselho de perito. Acontece que eu, acerca dos aspectos do seu comentário, aconselhei-me com outro perito que, suspeito bem, é capaz de lhe levar a palma.
    Se quiser mande-me um email que tenho todo o prazer em os pôr a falar um com o outro…

    Quanto ao resto: o meu comentário é político. E a experiência ensinou-me que quando surge num debate destes os especialistas garantindo que só eles é que sabem e que aquilo que todos estamos a ver não é nada daquilo que estamos a ver, normalmente trata-se de gato escondido com rabo de fora. A Ota foi um bom exemplo. A esmagadora maioria dos ‘especialistas’ estavam de acordo e juravam que só eles é que sabiam e que udo o resto era ignorância pegada.

    Depois mudaram os especialistas. Olhe, hoje mesmo, foi publicada a lei que acaba de vez com a OTA.

    Gostar

  50. CAA's avatar
    27 Agosto, 2008 14:28

    Digo ‘surgem’ e ‘tudo’.

    Gostar

  51. orabolas's avatar
    orabolas permalink
    27 Agosto, 2008 14:33

    Bem vistas as coisas, os miúdos é que devem levar umas palmadas por actos de vandalismo.
    Já agora: onde é que eu posso reclamar para deixar de pagar o ordenado a certos idiotas com os meus impostos? Com eleições e mudança de partido não resulta…

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    27 Agosto, 2008 15:00

    ‘prontos’… tá bem

    Mas eu vou explicar-me outra vez: os descarrilamentos não têm nada a ver com os tirafundos que se desapertam à mão e às dúzias, coisa em que eu não acredito. Aliás, se quer parafusos às dúzias faça um passeio a pé junto a uma linha férrea que esteja em trabalhos de manutenção. Os operários costumam deixar durante vários dias, junto à linha, caixas carregadinhas de milhares de exemplares dos citados ‘parafusos’. Arranjar baldes dessas coisas é uma tarefa simples. Arranjar uns voluntários para fazer um numeruzinho mediático também. Infelizmente a razão dos descarrilamentos é outra. Quer fazer uma aposta? Eu aposto que se um dia desistirem da barragem (Deus me ouça!) os descarrilamentos milagrosamente terminam. Aliás, se se der ao trabalho de viajar na Linha do Corgo, que é muito mais sinuosa que a do Tua, e está em igual estado de manutenção, verificará que as automotoras são as mesmas, apenas pintadas com côr diferente, e, incrivelmente nunca descarrilam.

    Gostar

  53. CAA's avatar
    27 Agosto, 2008 16:17

    Manuel Alves,

    Pelos vistos, V. é perito, sim, mas em terrorismo.
    Suponho que não se apercebeu da gravidade daquilo que disse.

    Gostar

  54. CAA's avatar
    27 Agosto, 2008 16:17

    É que já morreu gente, sabe…

    Gostar

  55. .'s avatar
    27 Agosto, 2008 17:06

    Pois

    O M Alves no 52 é que tem razão.

    De notar é a credulidade do regionalista CAA na boa fé dos interesses interesseiros lisboetas e comedores de migalhas da provincia …

    Gostar

  56. Tiago's avatar
    27 Agosto, 2008 17:58

    O CAA percebe tanto de ferrovia como eu de um lagar de azeite; e o problema é que estes comentadeiros têm tempo de antena.

    A CP tem tanta culpa do estado da via na linha do Tua como a Rodoviária Nacional tem culpa dos buracos nas auto-estradas ou a TAP do estado das pistas do aeroporto Sá Carneiro. Provavelmente o CAA nunca ouviu falar da Refer, da Brisa ou da Ana.

    só uma mente obtusa acredita que se possa tirar um tirafundo à mão.

    Gostar

  57. fado alexandrino's avatar
    27 Agosto, 2008 18:13

    poderem ser desapertados à mão por crianças. E foi isso que se viu nas imagens

    Mas há imagens das crianças a desapertarem os parafusos desde início?

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    27 Agosto, 2008 19:09

    Espantoso!!!

    A linha do Tua esteve fechada quase um ano para obras de reforço da segurança. Várias inspecções períódicas têm sido feitas regularmente desde então. Têm, inclusivamente, sido feitas viagens com uma dresina, logo ao nascer do sol, antes de quaiquer circulações por lá passarem. Os operários e os encarregados de via que lá trabalham são tudo menos incompetentes. Aliás, são pessoas honestíssimas acima de qualquer suspeita. Todos os responsáveis técnicos e políticos têm garantido várias vezes nos últimos tempos a segurança da via. Vossa senhoria, senhor CAA, a reboque duma notícia, no mínimo suspeita, grita a todos os pulmões que as travessas estão podres e que os tirafundos são desapertados à mão por crianças com a mesma facilidade com que mastigam chicletes. Pediu, inclusivamente, a demissão do ministro. Você apercebeu-se da gravidade – ou será antes alarvidade? – do que afirma? Você acusa os operários de via, encarregados, técnicos da REFER e da CP, presidentes da câmara de Mirandela (na qualidade de presidente do Metro), da CP, da REFER, do IMTT (é quem passa as licenças), secretária de estado dos transportes, ministro dos transportes e, obviamente como responsável último, o próprio primeiro ministro de negligência premeditada. E depois eu é que percebo de terrorismo. Absolutamente espantoso!!

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    27 Agosto, 2008 20:13

    “A falta de razões para o acidente de sexta-feira só tem adensado a tese de sabotagem, relacionada alegadamente com a futura construção de uma barragem da EDP que vai submergir uma grande parte da linha. Mas não há nenhuma evidência que sustente um cenário dessa natureza. O que tem existido é um grande aproveitamento do último acidente por parte de elementos ligados a algumas autarquias e de outras pessoas que se dizem defensoras da Linha do Tua. O caso dos parafusos que apertam as travessas da linha recolhidos junto ao local do acidente é um exemplo disso. A maioria dos parafusos foi recolhida em zonas bem distantes daquele local e a iniciativa teve o apoio de um indivíduo que se faz passar por jornalista da TSF. O indivíduo é bem conhecido em Trás-os-Montes, uma vez que já assessorou vários presidentes de câmara incautos, junto dos quais foi contraindo dívidas.

    Como vê senhor CAA, vossa excelência é um papalvo que come facilmente qualquer prato que lhe ponham à frente.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    27 Agosto, 2008 20:14

    Pode ler o resto aqui:

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1340722&idCanal=59

    Gostar

  61. CAA's avatar
    27 Agosto, 2008 21:34

    «Vossa senhoria, senhor CAA, a reboque duma notícia, no mínimo suspeita, grita a todos os pulmões que as travessas estão podres e que os tirafundos são desapertados à mão por crianças com a mesma facilidade com que mastigam chicletes»

    Eu só ‘gritei’ aquilo que vi nas TV’s e li nos jornais. Não sou especialista em combóios mas falei com quem é – e que também julga que há factos por explicar. E o ministro não fez: já lá vão 4 acidentes.

    Em qualquer outro país europeu dificilmente se aguentaria no cargo. Aqui, há teorias da conspiração de peritos em linhas férreas – terrorismo ao serviço dos amigos das barragens! – que garantem que tudo está bem nos combóios e que o resto é que está errado .

    Mais duas coisas:

    1. Em assunto algum, dou credibilidade a inspecções, fiscalizações e afins, feitas pelas entidades que mais têm a perder se forem descobertas irregularidades. O controle, técnico ou não, tem de ser feito por entidades exteriores. O que não é manifestamente o caso.

    2. Como disse o presidente da Câmara de Mirandela, se a máquina está bem, se a linha esá óptima, se não existiu erro humano, então deve ter sido o divino espírito santo (o propriamente dito e não o banco)…

    Gostar

  62. CAA's avatar
    27 Agosto, 2008 21:35

    Digo ‘está’.

    Gostar

  63. coisinha's avatar
    coisinha permalink
    27 Agosto, 2008 23:46

    A minha dúvida centra-se quem é que vamos colocar no próximo governo?

    Novamente um PS que tem deixado cair o país a pique? Uma oposição que não existe?

    Sócatres ou Manuela Ferreira Leite… que venha o diabo e escolha!

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    28 Agosto, 2008 00:40

    “Em assunto algum, dou credibilidade a inspecções, fiscalizações e afins, feitas pelas entidades que mais têm a perder se forem descobertas irregularidades. O controle, técnico ou não, tem de ser feito por entidades exteriores. O que não é manifestamente o caso.”

    Não tente confundir deliberadamente as inspecções técnicas de rotina com comissões de inquérito a acidentes. É desonesto. As pessoas que as fazem andam em cima daqueles carris todos os dias e não têm interesse nenhum em matar-se.

    Só lhe ficava bem reconhecer que meteu os pés pelas mãos e pedir desculpa. Mas quanto a isso fica ao seu critério.

    Um conselho: mude de especialista ferroviário.

    Gostar

  65. Tiago's avatar
    28 Agosto, 2008 15:18

    outro conselho ainda CAA: consulte o amigo especialista ferroviário ANTES de disparar alarvidades nos jornais e não DEPOIS.

    Gostar

  66. CAA's avatar
    28 Agosto, 2008 16:53

    Um indivíduo que me insulta despropositadamente, que desdenha quem sabe bem mais do assunto em que se diz (compulsivamente) perito, que lança atoardas acerca de eventuais atentados terroristas gizados pelos defensores das barragens, é uma pessoa desta estirpe que me diz para lhe pedir desculpas???

    Tenha juízo e vá defender os interesses do seu patrão para onde, incautamente, lhe derem ouvidos!

    Gostar

  67. CAA's avatar
    28 Agosto, 2008 16:54

    Jacob,

    Guarde esse conselho para si que bem precisa.

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    28 Agosto, 2008 17:25

    Senhor CAA,

    Vossa senhoria é o pior tipo de ignorante que existe. Vossa senhoria é o ignorante arrogante. Vossa senhoria nunca admite que errou. Vossa senhoria é um medíocre a quem malgradamente deram algum tempo de antena. É o chamado ignorante opinativo. Vossa senhoria é useiro e vezeiro neste tipo de alarvidades.

    Eu não preciso das suas desculpas para nada. Aliás, o único sentimento que sou capaz de nutrir por si, e pelo seu intelecto untuoso, é piedade. Você devia pedir desculpas, por exemplo, a quem apelidou insultuosamente, e sem qualquer razão, de “servidor”. Se vossa senhoria tivesse um pingo de vergonha na cara, na próxima vez que escrevinhasse alguma coisa lá no seu jornaleco pedia desculpa aos leitores por ter faltado à verdade.

    cito: “O servidor que o Governo pôs à frente da CP garantiu que não existiam problemas técnicos. Ana Paula Vitorino gabou a manutenção da linha. ”

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=687643D0-DFD5-4EF4-AA0E-96E306983EC1&channelid=00000093-0000-0000-0000-000000000093

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    28 Agosto, 2008 18:04

    Só no país do Socrates, os tipos da Renfe ao da CP, não foram ainda presos, por crime!
    Parafusos que seguram a linha e as chulipas, saiem com a mão de uma criança e as bestas do ministro e da secretariam, acham que não está ai o pricipio da causa dos desastres?a televisão mostrou-o e o estado das chulipas è de pôdres e ainda não mandou prender o responsavel tecnico da linha, por assassinato
    não intencional. No julgamento se verão as atenuantes! e quem o mesmo irá acusar a começar pelo ministro e a secretaria, que por ali se andava a passear! Já estou farto dos camelos, do deserto da penisula de Setubal e a imcompetencia de um primeiro ministro que mantem uma aquipe governativa deste calaibre. Mas ele vê-se ao espelho e v^que não existem diferenças……….

    Gostar

  70. IA's avatar
    29 Agosto, 2008 02:36

    Diz Manuel Alves no Comentário 58:

    «A linha do Tua esteve fechada quase um ano para obras de reforço da segurança. Várias inspecções períódicas têm sido feitas regularmente desde então. Têm, inclusivamente, sido feitas viagens com uma dresina, logo ao nascer do sol, antes de quaiquer circulações por lá passarem. Os operários e os encarregados de via que lá trabalham são tudo menos incompetentes. Aliás, são pessoas honestíssimas acima de qualquer suspeita. Todos os responsáveis técnicos e políticos têm garantido várias vezes nos últimos tempos a segurança da via.»

    OU SEJA, e transpondo para outro anátema nacional, o dos FOGOS (postos):

    O facto de haver também GUARDAS FLORESTAIS

    1. cujas “inspecções periódicas” tenham “sido feitas regularmente, logo ao nascer do sol, antes de quaisquer circulações/ [pessoas] por lá passarem”,
    2.sejam os que lá trabalham “tudo menos incompetentes”, tidos como “pessoas honestíssimas acima de qualquer suspeita”,
    3.além do facto de que “todos os responsáveis técnicos e políticos têm garantido várias vezes nos últimos tempos a segurança da via/ [a preservação integral da floresta].»,

    implicará, segundo o mesmo “especialista” Manuel Alves que não há crime ambiental e humano, destruição de património, boicote, agressão, desastre artilhado, destruição a mando – obviamente paga por quem lucre com tal – SABOTAGEM (vulgo “batota”) i.é., vivemos num perfeito mundo “disneilandiano” onde maquiavélicas teorias da conspiração deixam pútrida marca em cidadãos perfeitamente exemplares neste reino da Utopia… Bravo!

    Ou é muito inocente ou… nem por isso e agrada-lhe fazer contra-informação. Mas se a REPORTAGEM passou sob os nossos narizes, senhores!
    Como se diz na minha terra, pegue na sua respeitabilidade e, com o devido respeito, vá roubar chumbo!!!

    (Qui carago!)

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    29 Agosto, 2008 10:55

    senhor IA,

    uma característica dos idiotas é acreditar nas idiotices. vossa excelência acredite nas parvalheiras que quiser. até em reportagens que mostram crianças a desapertar tirafundos à mão e jornalistas aos pontapés a travessas podres. coisa aliás que já foi provado que se tratou duma manobra preparada. mas enfim, num país livre qualquer burro pode opinar. é incómodo, mas é um preço que eu pago com todo o gosto. sou um amante inveterado da liberdade. olhe, até leio o CAA… imagine!

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    Manuel Alves permalink
    29 Agosto, 2008 10:57

    além de que vossa senhoria, pelo que se depreende pela leitura do seu confuso texto, não percebeu patavina do que eu disse.

    Gostar

Trackbacks

  1. É só para lembrar… « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para anabela Cancelar resposta