Taxa Robin dos Bosques
3 Setembro, 2008
Como é que funciona a taxa Robin dos Bosques quando o petróleo desce de $147 para $109? O valor dos stocks da Galp baixou. Desaparecem os tais lucros escandalosos e injustificáveis. O que é que acontece agora? O Estado vai pagar 25% do prejuízo da Galp?
21 comentários
leave one →

«O Estado vai pagar 25% do prejuízo da Galp?»
Talvez lhe dê um crédito de imposto, a ser usado na próxima subida…
GostarGostar
O Estado vai pagar?
Não, não vai, pois é justo esperar-se que, bom merceeiro, tome em conta os ganhos da Galp de quando tomou o barril de petróleo a $70 e o viu elevado aos $147.
GostarGostar
Voçês querem ver! Que daqui para a frente vou abstecer o carrito à galp com 10 eritos de pitrol,e saío de lá multado!!!
GostarGostar
João
Esse dossier já está encerrado. O anúncio foi feito, a malta aplaudiu, case closed.
GostarGostar
Bem, o petroil baixa… mas o mesmo não está a acontecer nos postos de venda, onde os preços subiram esta semana!
GostarGostar
Os ricos trabalham mais se tiverem mais dinheiro e os pobres se tiverem menos.
GostarGostar
Esses honestos senhores da Galp aumentaram os preços dos combustíveis hoje… Os combustíveis estão a mais 0,10€ do que estavam quando o petróleo estava ao mesmo preço que agora, mas a subir…
GostarGostar
desculpe mas este post revela a total ignorância das regras de contabilidade que estão por trás dos cálculos que apuram os ganhos extraordinários sujeitos à dita “taxa robin dos bosques”.
o comentador Bene Dixit já lhe deu uma pista de como são apurados os ganhos extraordinários sujeitos ao imposto.
a taxa apenas se aplica a ganhos extraordinários resultantes de movimentos especulativos dos stocks comprados a determinado preço no passado e vendidos a outro actualizado no futuro à cotação mais alta, se estes não ocorrerem não há lugar a lucros taxáveis.
logo, se as novas regras forem aplicadas, o valor da venda será o que resultar da média dos vários preços a que o conjunto do stock foi adquirido.
GostarGostar
Os estado não paga porque nós já estamos a pagar, com os 12 cent. a mais por comparação com o petróleo ao mesmo preço há algum tempo atrás. O pagamento do governo resume-se a fazer de conta que não sabe que há um crime de especulação.
GostarGostar
O contrário de taxar é não taxar, não é pagar!
GostarGostar
Confesso que não conheço muito bem a forma como a taxa actua. Mas o Bene Dixit disse que a taxa se aplicava porque compraram a 70dolares e depois o vendiam a 147. Mas durante algum tempo andaram a comprar a 147 e agora a vender a cento e poucos… Se foram penalizados por ganhar com a especulaçao, deviam ser compensados por agora perder com a mesma. Seria, no mínimo, justo. Ah não, esqueçam… são os grandes grupos económicos e os grandes senhores do capital!
GostarGostar
“stokes”?! Ou stocks ou estoques…
GostarGostar
“Desaparecem os tais lucros escandalosos e injustificáveis.” JM
É verdade. Mas o Estado não vai ter de pagar 25% do prejuízo da Galp. È que se é verdade que agora não há lucros adicionais,n~ao é menos verdade que também não há prejuízos. Com efeito, quando o preço do petróleo desce os preços dos combustíveis só reflectem essa descida passado algum tempo. Quer dizer, na descida o preço dos combustíveis reflecte sempre o preço do petróleo a que foi comprado. Só na subida é que não é assim.
GostarGostar
Quero saber é quem nos vai pagar a nós os milhões de euros que a galp cobrou em excesso com a especulação e as subidas automáticas e rápidas e a descida a passo de caracol… Essa é que é Eça…
GostarGostar
Esta foi mais uma Trapalhice do “Engenheiro” dos mamarrachos de Porto da Carne.
Junta-se ao Magalhães, ao carro eléctrico em massa, ao acréscimo de 150.000 novos postos de trabalho.
Tretas, para portugueses parolos comerem!
Quanto aos 30% que o brent já caiu face ao máximo, só se nota que a Golp só desceu para aí uns 5%.
É que está lá o Gomes Capachinho e o Nabo, a controlarem a coisa para o Amorim e para a Sonangol!
Abram os olhos, tugas….
GostarGostar
O petroleo está a descer mas o dolar está a subir o que equivale a dizer que o petroleo não está a descer tanto como alguns comentadores aqui sugerem para poder atacar a Galp ;
O grande especulador nos combustiveis chama-se “estado” pois vai buscar cerca de 60% das vendas em todas as bombas em portugal o que equivale a ter poços de petroleo como qualquer país produtor.
Prenda-se o especulador!
GostarGostar
No fundo, a taxa robin não é mais que uma antecipação do IRC. No final do ano as contas são feitas e ajustadas. A introdução da taxa foi apenas uma habilidade política e antecipação de cobrança de imposto.
GostarGostar
A 10 de Julho coloquei um post no meu blog (ver ) em que considerava esta taxa uma estupidez.
E é o que está a acontecer, a bolha petrolífera, como todas as bolhas, estoirou e o petróleo está a descer. As petrolíferas (não é só a Galp) estão a atrasar a descida de forma a recuperar o que eventualmente pagaram com a tal taxa Robin dos Bosques. Como eu escrevi, quem a paga somos nós!
GostarGostar
Robin dos Broches,acho eu.O Pedro Infante que o diga.
GostarGostar
Os especuladores andam mesmo distraìdos.
O barril abaixo dos 105$.
Como é que os emires e aparentados podem continuar a comprar clubes de futebol?
CR, aproveita enquanro é tempo.
GostarGostar
E Espanha aqui tão perto …
GostarGostar