Saltar para o conteúdo

O Socialismo Português do Século XXI

6 Setembro, 2008
by

No DN: Fábrica da Skylander já não fica em Portugal.

“A EspaciaNews considerou que esta decisão da GECI se deve ao facto de “o desenvolvimento do projecto em Évora, nos prazos definidos, se ter tornado impossível face aos entraves e outras questões absurdas colocadas pela burocracia portuguesa”. “O governo francês contactou a GECI no início de Agosto e em três semanas resolveu o assunto que em Portugal as autoridades não conseguiram tratar em mais de quatro anos.”

29 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    6 Setembro, 2008 23:18

    Azar dos alentejanos e da Skylander. Não havia em vista uma agressão à Rede Natura, nem nenhum cambalacho imobiliário, nem sequer uma alteração aberrante do PDM. Se fosse no litoral, se estivessem metidos no barulho os de sempre, há muito que este projecto se tinha convertido num PIN (Projecto Interessante para os Nossos bolsos)

    Gostar

  2. Bruno-Planetas's avatar
    6 Setembro, 2008 23:25

    Aposto de fosse o Governo anterior tinha “despachado” o assunto com bastante celeridade…tipo Casino Lisboa ou Cª da Lezirias etc…

    Gostar

  3. sam, the kid's avatar
    sam, the kid permalink
    6 Setembro, 2008 23:27

    como sou alentejano posso dizer sorte para os outros.
    o socialismo do ps, como qualquer outro, é demasiado burocrático.
    este partido nem governa nem deixa governar
    “tâmos fudidos”

    Gostar

  4. caodeguarda's avatar
    6 Setembro, 2008 23:44

    Porreiro pá!

    Gostar

  5. BM's avatar
    6 Setembro, 2008 23:46

    Quem quer fazer, decide para fazer. Depois manda fazer estudos.
    Aqui,onde ninguem manda, ou tem medo de mandar, antes de decidir manda fazer estudos.
    Vê-se o resultado.
    Ou terá faltado uma boa comissão para o partido?
    E umas boas luvas para alguns do assessores dos ministérios?
    E o ministro da Economia, não se demite?
    E o PM, não faz nada?
    Nada de novo na frente lusitana.

    Gostar

  6. GatoPreto Diz que's avatar
    6 Setembro, 2008 23:52

    Produzir?
    Isso não é para nós.
    Trabalhar, nunca, jamais.
    Serviços, serviços, que a malta não gosta de dobrar a mola.
    Muito bem, corram com esses gajos daqui, esses, esses, trabalhadores.
    Bem…
    GatoPreto

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    7 Setembro, 2008 00:16

    O país imaginado por estes socialistas não precisa de gente a produzir. Basta construir uns resorts, para depois a malta ir lá esticar as pernas. Por este andar, vamos estar todos a servir à mesa e a fazer massagens ao pessoal rico da Europa dentro de poucos anos, enquanto o país vai sendo vendido a retalho…

    Gostar

  8. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    7 Setembro, 2008 00:35

    O Zenóbio já disse tudo.Um projecto que podia potenciar um clauster aeronáutico fugiu.Os campos de golf não dão chatices,quando faltar a água já cá não estamos!

    Gostar

  9. george's avatar
    george permalink
    7 Setembro, 2008 03:20

    Aposto que se a GECI fosse americana resolvia-se logo o assunto em três minutos, quais semanas. Mas assim, lá terá dito o nosso socrático, francês não tem aquele sainete, não dá votos, como os trabalhadores não dão, enquanto boss é que dá sumo, ajudando ao nome e fama que um governante precisa. Um governante PS, de tope.

    Gostar

  10. Fado Alexandrino's avatar
    7 Setembro, 2008 07:41

    O Zenóbio já disse tudo
    Talvez não, o Correio da Manhã acrescenta

    Não cumpriram com os requisitos mínimos. Nunca apresentaram os estudos de viabilidade económica e de estrutura financeira. Há seis meses contactaram o professor Augusto Mateus e chegaram a reunir em Julho com um grupo financeiro, mas depois não houve mais contactos”, acrescentou o presidente da AICEP, que aproveitou para tranquilizar a população alentejana sobre o outro projecto da indústria aeronáutica previsto para Évora, da empresa brasileira Embraer, que prevê criar mais de 500 postos de trabalho.

    Gostar

  11. jcd's avatar
    7 Setembro, 2008 08:36

    “Não cumpriram com os requisitos mínimos. Nunca apresentaram os estudos de viabilidade económica e de estrutura financeira.”

    Ora aí está. Como é que se espera que o governo prepare convenientemente os planos quinquenais sem estas informações básicas?

    Gostar

  12. Tiago R Cardoso's avatar
    7 Setembro, 2008 08:54

    resumindo, Portugal um Portugal moderno que incentiva o investimento.

    Conheço um multinacional espanhola que queria se estabelecer aqui perto, um investimento de uns milhões, recebeu um telefonema do ministério da economia a informar, onde era informada que o projecto estava em avaliação e que demoraria cerca de três meses a darem uma resposta.

    Enfim…

    Gostar

  13. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Setembro, 2008 09:19

    Qual Socialismo? Socialismo-Democrata era ter dado o dinheiro. Se o problema foi só por dinheiro, então ainda bem que falhou. É pena é que esse dinheiro(mais o gasto na burocracia que existe para esse assistencialismo funcionar) tenha saído dos nossos bolsos. Uma vez que irá para outro lado qualquer provavelmente para quem tenha as ligações certas…

    Gostar

  14. Fado Alexandrino's avatar
    7 Setembro, 2008 09:42

    Como é que se espera que o governo prepare convenientemente os planos quinquenais sem estas informações básicas?

    Não sei.
    O que sei é que deve ser difícil a um governo dar incentivos a quem não pede nada.

    Gostar

  15. RV's avatar
    7 Setembro, 2008 10:42

    Então a GECI não sabia do programa Empresa na Hora?

    Gostar

  16. jcd's avatar
    7 Setembro, 2008 10:44

    Lucky:

    Se queriam dinheiro, diz-se logo que não.
    Se queriam terrenos livres, diz-se logo que sim.

    4 anos é socialismo no seu melhor.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    7 Setembro, 2008 10:51

    Fado Alexandrino Diz:
    “O que sei é que deve ser difícil a um governo dar incentivos a quem não pede nada.”

    E um governo que reduzisse os encargos do estado de maneira a não serem precisos “incentivos” para Portugal entrar nas “short lists” dos investidores. Tão bom que era não precisar de “padrinhos” para se conseguir fazer qualquer coisa em tempo útil, nesta terra.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    7 Setembro, 2008 11:39

    Fico sempre divertido quando vejo um blasfemo a ficar fulo ao ver apoios do estado a determinada empresa ou projecto, e então quando os mesmos blasfemos se indignam porque o estado não apoia esse projectos por varidas razões, é de partir a moca a rir.

    Gostar

  19. olen's avatar
    olen permalink
    7 Setembro, 2008 11:43

    Quem é o louco que quer investir em Portugal com este Governo?Os franceses até foram obrigados a contratar o eterno avençado do socialismo reinante como consultor.Com Mateus como consultor o projecto só podia afundar-se.Já não eram aviões.Foi só o Titanic!

    Gostar

  20. jcd's avatar
    7 Setembro, 2008 12:08

    Fico sempre divertido quando vejo um blasfemo a ficar fulo ao ver apoios do estado a determinada empresa ou projecto, e então quando os mesmos blasfemos se indignam porque o estado não apoia esse projectos por varidas razões, é de partir a moca a rir.

    Isso só acontece porque ainda não compreendeu o básico: O estado não deve puxar nem atravessar-se no caminho. Por cá, o estado está sempre no caminho a atrapalhar. Quando se desvia, faz-se um happening com o primeiro-ministro as televisões.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    7 Setembro, 2008 12:12

    O termo é “burrocracia” já existe á algum tempo em Portugal a menos que se tenha os amigos certos.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    7 Setembro, 2008 12:14

    “Não cumpriram com os requisitos mínimos. Nunca apresentaram os estudos de viabilidade económica e de estrutura financeira. Há seis meses contactaram o professor Augusto Mateus e chegaram a reunir em Julho com um grupo financeiro, mas depois não houve mais contactos”, acrescentou o presidente da AICEP, que aproveitou para tranquilizar a população alentejana sobre o outro projecto da indústria aeronáutica previsto para Évora, da empresa brasileira Embraer, que prevê criar mais de 500 postos de trabalho.”

    Lembro-me que para concorrer aos fundos comunitários era necessário “contratar” as empresas recomendadas pelos funcionários superiores, com vista à elaboração dos estudos de viabilidade económica, e reservar alguma coisita para olear a máquina administrativa. Possivelmente a Skylander cometeu o erro capital de pensar que estava num país europeu. Amadores…

    Gostar

  23. MJRB's avatar
    7 Setembro, 2008 12:54

    “Porreiro, pá !”

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    7 Setembro, 2008 12:55

    Se o projecto fosse para a frente ultrapassando a burocracia ainda faltava passar a coisa das providencias cautelares em catadupa seguido das criticas do bota-abaixo dos jornais e blogs do contra o governo.

    Gostar

  25. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    7 Setembro, 2008 14:45

    «e então quando os mesmos blasfemos se indignam porque o estado não apoia esse projectos por varidas razões, é de partir a moca a rir.»

    não me lembro de ver indignação, entre os blasfemos, «porque o estado não apoia esses projectos por variadas razões…».

    Gostar

  26. Miguel Madeira's avatar
    7 Setembro, 2008 14:51

    De acordo com o Público, parece que o problema foi mesmo o Estado não ter apoiado o projecto:

    “Mas as autoridades portuguesas nunca esconderam a sua resistência em financiar o projecto, apesar de lhe terem dado o estatuto PIN (Projecto de Interesse Nacional) em 2006 e de terem o dossier de investimento praticamente fechado com o grupo francês.”

    Gostar

  27. Fado Alexandrino's avatar
    7 Setembro, 2008 17:33

    Possivelmente a Skylander cometeu o erro capital de pensar que estava num país europeu. Amadores…

    Se cometem erros desses, como é que iriam fabricar aviões que farão uma descida ILS para KTM.
    Conheço muito bem este tipo de avião, voei dezenas de vezes num Britten-Norman Islander.

    Gostar

  28. A. R's avatar
    A. R permalink
    8 Setembro, 2008 01:18

    Se calhar até foi bom. Produzindo tanto avião ainda corríamos o risco de despovoar Portugal.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Setembro, 2008 11:01

    O SIMPLEX é porreiro, pá.
    A culpa é dos Franceses, do Santana Lopes e do Salazar.

    Gostar

Indigne-se aqui.