Saltar para o conteúdo

Não percebo nada

20 Setembro, 2008

O petróleo subiu 15% nos últimos 3 dias e hoje a GALP desce a gasolina 3 cêntimos. Como é que é?

42 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    chato permalink
    20 Setembro, 2008 08:54

    Como é que é????
    Nem é preciso perguntar.
    Vê-se logo, como eu disse ontem: eles não metem combustivel nos carros que utilizam, por isso estão-se marimbando para o resto dos Portugueses. Estes, parvos que somos como sempre, vamos na onda e sempre cantando e rindo, em vez de se fazer algo (também não sei o quê e de que valeria).
    E ficamos todos satisfeitos.
    Felizes.
    Sorridentes.
    Isto não é chato? Claro que é mas é a verdade.
    Chatice.

    Gostar

  2. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    20 Setembro, 2008 09:11

    Há muitos sortudos, do Estado e das administrações de empresas públicas e privadas, que andam em carros de altas cilindradas sem pagar um cêntimo em combustíveis.
    Assim é fácil…

    Gostar

  3. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    20 Setembro, 2008 09:12

    Será que o Joao Miranda também é um desses?

    Gostar

  4. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    20 Setembro, 2008 09:40

    Mirandinha, isso é confissão pública?

    Gostar

  5. arcanjo's avatar
    arcanjo permalink
    20 Setembro, 2008 09:48

    JOÃO MIRANDA DIGA-ME O QUE ACHA DA INTERVENÇAO DO busH DE 800 MIL MILHÕES DE DOLARES PARA ATENUAR A CRISE FINANCEIRA?
    SE BEM ME LEMBRO O MEU CARO É DE BIOTECNOLOGIA..JÁ AGORA DIGA-ME O SEU INSTITUTO RECEBE FUNDOS DO ESTADO OU DOS PRIVADOS..OU POR PASSAR A FUNDAÇÃO VAI RECEBER MAIS DINHEIRO DO ESTADO?~
    POIS E O ESTADO É SEMPRE BENEMÉRITO..AGORA IMAGINE QUE O ESTADO ESTAVA A FALIR ACHA QUE OS OS PRIVADOS LHE ACUDIRIAM? NA…

    Gostar

  6. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    20 Setembro, 2008 09:56

    “Como é que é?”

    Acaso não ocorreu ao JMiranda que esta descida do preço só aconteceu por causa da enorme pressão social, politica que foi exercida sobre a Galp? Dá para desconfiar, caro JMiranda. É que não é a primeira vez que Galp desce os preços, ou não os sobe, quando a pressão aumenta. Serão apenas coincidências?

    Gostar

  7. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    20 Setembro, 2008 10:02

    Já agora aproveito para perguntar ao JMiranda qual é seria o inconveniente de se instalar mais uma refinaria em Portugal a concorrer com a Galp?

    É que essa seria uma forma de dissipar muitas das suspeitas actuais. Por mais investigações que se façam as suspeitas subsistirão sempre. A não ser qe o JMiranda faça essa análise/comparação dos preços dos combustíveis. O JMiranda já sabe as dicas todas imagino que não será muito difícil. Manifesto desde já a minha total disponibilidade para qualquer ajuda.

    Gostar

  8. arcanjo's avatar
    arcanjo permalink
    20 Setembro, 2008 10:08

    isso era concorrencia desleal para o pina rouba..

    Gostar

  9. luikki's avatar
    20 Setembro, 2008 10:10

    a miúda da bilha em versão joão miranda….

    Gostar

  10. arcanjo's avatar
    arcanjo permalink
    20 Setembro, 2008 10:11

    talvez o jm deva ler mais jornais exteriores..
    http://online.wsj.com/article/SB122182746619856569.htm

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    JoaoMiranda permalink
    20 Setembro, 2008 10:13

    ««Já agora aproveito para perguntar ao JMiranda qual é seria o inconveniente de se instalar mais uma refinaria em Portugal a concorrer com a Galp?»»

    Nenhuma.

    Mas não tem vantagens em termos de concorrência. O mercado dos combustíveis é europeu. Uma nova refinaria em Portugal tem o mesmo efeito que uma refinaria noutro ponto qualquer da Europa. A localização das reinarias não é relevante.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Rex Noster Liber Est permalink
    20 Setembro, 2008 10:14

    Fosse eu Primeiro-Ministro e a Galp era renacionalizada amnahã. Os sectores estratégos do Estado não devem, nunca, estar nas mãos de privados. O mesmo se diga da Caixa Geral de Depósitos, cuja privatização foi sugerida por Pedro Passos Coelho nas eleições do PSD: o que parece ser um disparate de todo o tamanho!

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    JoaoMiranda permalink
    20 Setembro, 2008 10:15

    ««Acaso não ocorreu ao JMiranda que esta descida do preço só aconteceu por causa da enorme pressão social, politica que foi exercida sobre a Galp?»»

    Imaginemos que isso é verdade. O que é que impede a GALP de compensar a descida com uma subida logo que a pressão social diminua?

    Gostar

  14. arcanjo's avatar
    arcanjo permalink
    20 Setembro, 2008 10:15

    O JM É UM DESTES…
    http://br.youtube.com/watch?v=2Zl4UKZCDfg&feature=user

    Gostar

  15. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    20 Setembro, 2008 10:20

    “O que é que impede a GALP de compensar a descida com uma subida logo que a pressão social diminua?”

    Nada. Esse é que é o ponto: A sensação de que a Galp domina a seu bel prazer. É fundamental arranjar uma forma de mudar essa percepação generalizada.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Setembro, 2008 10:27

    “É fundamental arranjar uma forma de mudar essa percepação generalizada.”
    Nacionalize-se.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Setembro, 2008 10:31

    Espere mais umas horas.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    JoaoMiranda permalink
    20 Setembro, 2008 10:34

    «« A sensação de que a Galp domina a seu bel prazer. É fundamental arranjar uma forma de mudar essa percepação generalizada.»»

    Acho dificil acabar com a má fé. Se o público em geral está de má fé em relação à GALP nada o pode convencer de que a GALP não tem práticas condenáveis. Nem acho que a mudança de percepções da opinião pública deva ser um objectivo político a atingir.

    Gostar

  19. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    20 Setembro, 2008 10:46

    “Nem acho que a mudança de percepções da opinião pública deva ser um objectivo político a atingir.”

    Nunca tinha pensado nisso, mas acho que não concordo. As percepções que temos das coisas são determinantes na qualidade do nosso bem estar. Não é preciso ser psicólogo para se perceber que o nosso conforto também resulta das sensações que conseguimos captar da realidade social. Não estou a fazer a apologia da propaganda, apenas reclamo maior transparência e profissionalismo de todas as entidades envolvidas nesta geringonça.

    Gostar

  20. lica's avatar
    lica permalink
    20 Setembro, 2008 11:00

    “É fundamental arranjar uma forma de mudar essa percepação generalizada.”

    deem-ma a mim

    Gostar

  21. g. duhamel's avatar
    g. duhamel permalink
    20 Setembro, 2008 11:06

    A Galp desce três cêntimos.
    Como é que é?
    Quer baralhar-nos acerca do roubo que nos tem feito, ó Miranda, para a seguir tornar a subi-la, em contra-ciclo, as vezes que queira.

    Ai, a Galp e este governo faz o que quer, é tremenda.

    Gostar

  22. arcanjo's avatar
    arcanjo permalink
    20 Setembro, 2008 11:19

    PORQUE É QUE OS CLIENTES DA gALP NÃO SE MUDAM PARA AS OUTRAS GSOLINEIRAS..SEas pessoas tivessem um mini mo de testa agiriam assim..eu na Galp só mesmo na àultima…nada..prefiro a BP..mais vale apoiar W.Shask. do que Camões..LEMBRA-SE DA SHELL EM INGLATERRA HÁ UNS ANOS…POIS É MAS OS INGLESES TEEM TOMATES NÓS SOMOS CASTRATI..EUNUCOS… SORNAS…ETC..

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Setembro, 2008 11:23

    Uma pergunta, se instalar mais uma refinaria em Portugal, é igual a não instalar?, então porque é que quando Patrik Monteiro de Barros a quiz construir, foi um criar de diificuldades que nunca mais acabava (GALP incluída), até fazer o Homem desistir.
    E assim pagamos os combustiveis mais caros da Europa, façam as contas como quizerem, eu sinto isso na carteira.

    E porque é que está grande parte dos decisores (Galp, EDP e alguns membros do Governo) contra a energia nuclear?

    A Galp vende milhões em combustiveis para as centrais da EDP, e como ainda assim não chega, é necessário adquirir mais alguma ao Amigo Pina Moura, e assim se paga a energia electrica mais cara da Europa.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Setembro, 2008 11:41

    Toda esta discussão quem tem sido proposta se faz sem contabilizar aqueles truques da temperatura, porque senão, isto seria muito mais animado, penso eu.

    Gostar

  25. António Parente's avatar
    António Parente permalink
    20 Setembro, 2008 11:44

    “Uma nova refinaria em Portugal tem o mesmo efeito que uma refinaria noutro ponto qualquer da Europa. A localização das reinarias não é relevante.”

    Esqueceu-se dos custos de transporte e armazenamento… Se fosse como diz, em Espanha não construiriam novas refinarias, corriam por essa Europa fora a comprar combustíveis refinados e não se importavam com mais nada.

    Gostar

  26. Anónima's avatar
    Anónima permalink
    20 Setembro, 2008 11:49

    “A localização das reinarias não é relevante”, diz o JM.

    “Reinarias”, certamente. Já quanto às refinarias…

    Ó homem, você diz tantas barbaridades (seja qual for a matéria) que o melhor, mesmo, é mudar de nome.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    O Troglodita permalink
    20 Setembro, 2008 11:52

    João Miranda,
    Não acha que a Galp, muitas vezes reage tarde quando é para descer e rápido quando é para subir?
    O que aconteceu agora foi que reagiu tarde na descida, que coincide com um aumento pontual do petróleo, por isso fá-lo aparentemente em contra ciclo. Agora que eu creio que desceu um pouco devido à pressão exercida, isso eu acredito.
    De qualquer maneira, este negócio não é muito claro para nós meros consumidores…

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    JoaoMiranda permalink
    20 Setembro, 2008 11:54

    ««Esqueceu-se dos custos de transporte e armazenamento…»»

    Os custos de transporte por mar são baixos, e de qualquer das formas é praticamente irrelevante se se transporta petróleo até à refinaria ou gasolina até ao centro de distribuição.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    JoaoMiranda permalink
    20 Setembro, 2008 11:56

    ««Não acha que a Galp, muitas vezes reage tarde quando é para descer e rápido quando é para subir?»»

    Não. A GALP acerta os preços sempre da mesma forma. Recomendo a leitura do relatório da concorrência.

    Gostar

  30. António Parente's avatar
    António Parente permalink
    20 Setembro, 2008 12:21

    “Os custos de transporte por mar são baixos, e de qualquer das formas é praticamente irrelevante se se transporta petróleo até à refinaria ou gasolina até ao centro de distribuição.”

    Se é como diz, compensa fechar as refinarias em Portugal e a Galp passa a comprar os produtos refinados nos países europeus onde o preço à saída da fábrica é mais baixo (existem estatísticas publicadas na net). Mantendo-se tudo o resto constante, os preços descem e os consumidores são beneficiados.

    Gostar

  31. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    20 Setembro, 2008 12:28

    ««Se é como diz, compensa fechar as refinarias em Portugal e a Galp passa a comprar os produtos refinados nos países europeus onde o preço à saída da fábrica é mais baixo (existem estatísticas publicadas na net).»»

    Não compensa para a GALP porque o capital já está investido e a GALP ganha o valor acrescentado da refinação. Para o consumidor é quase igual porque o preço de refinados é quase igual em toda a Europa.

    ««países europeus onde o preço à saída da fábrica é mais baixo »»

    O preço à saída da refinaria é mais baixo 1 ou 2 cêntimos. Essa é a margem que se ganharia se fosse instalada mais uma refinaria em Portugal. Se quiser gasolina mais barata 2 cêntimos basta-lhe ir à bomba mais barata da sua zona em vez de ir à sua bomba habitual.

    Gostar

  32. António Parente's avatar
    António Parente permalink
    20 Setembro, 2008 12:38

    Numa bomba de um hipermercado consigo 5 cêntimos de desconto por litro porque o revendedor abdica de alguma margem de comercialização. Mas se o custo da produto refinado for mais baixo 2 cêntimos (penso que seja mais, na discussão com a Palmira Silva encontrei umas estatísticas sobre isso) era natural que também passasse esse benefício para o consumidor.

    Tem razão quando ao capital investido da Galp mas ao afirmar que a Galp ganha com o valor acrescentado da refinação, então a construção de mais uma refinaria permitiria ganhos idênticos a outros operadores.

    O que está em causa são duas coisas que impedem o mercado de ser mais transparente:

    1) O peso da colecta de impostos sobre os combustíveis;

    2) O Estado privatizou a Galp, assumiu compromissos com os investidores e não pode agora regulamentar o sector de modo a diminuir o valor da empresa, retirando-lhe activos (a refinaria, por exemplo).

    Gostar

  33. RV's avatar
    20 Setembro, 2008 13:55

    JM, e qual é o saldo destas subidas e descidas? Não terá ainda a Galp margem para descer face ao saldo acumulado de não-descidas anteriores?

    Gostar

  34. g. duhamel's avatar
    g. duhamel permalink
    20 Setembro, 2008 14:12

    Ui, esse JM há-de ser reacionário a respeito de tudo, aqui e agora e sempre. Aceitem isso, c’um caramba, malta.

    Gostar

  35. g. duhamel's avatar
    g. duhamel permalink
    20 Setembro, 2008 14:14

    Que melhor direi, há-de estar sempre do lado dos ricos, mais fortes, usualmente.

    Gostar

  36. g. duhamel's avatar
    g. duhamel permalink
    20 Setembro, 2008 14:16

    E raro se há-de ver bicho mais certo, pragmático e subserviente.

    Gostar

  37. RV's avatar
    20 Setembro, 2008 14:21

    JM: surpreende-me que depois dum post com dicas sobre cálculos misture numa mesma entrada contas percentuais em dólares e valores absolutos em euros.

    Gostar

  38. toni's avatar
    toni permalink
    20 Setembro, 2008 15:04

    Arcanjo,
    NAO é por ESCREVER em MAIUSCULAS que tem mais razao na MERDA que escreve por ai.

    Gostar

  39. RV's avatar
    20 Setembro, 2008 16:32

    Estes 15% de subida no preço do brent em USD foram migalhas face às descidas anteriores.
    cf gráfico em
    http://fliscorno.blogspot.com/2008/09/grfico-em-usd.html

    Gostar

  40. VKW's avatar
    21 Setembro, 2008 01:47

    É impressionante a quantidade de desinformação sobre o preço dos combustíveis em Portugal, quando afinal basta consultar o site da DGEG. Estão lá os valores todos (gasolina e diesel com e sem impostos, crude, etc., por datas). É só consultar e fazer algumas contas. Pior ainda, é o nosso ministro vir para as TV’s pedir que a GALP baixe, quando um organismo que ele proprio tutela e controla – a mesma DGEG – apresenta os números que dizem que a GALP está a praticar os valores correctos. Enfim…. pormenores na nossa política.

    Outra questão é: todos querem que a GALP baixe os combustíveis. Mas alguem pede que o governo baixe os impostos (ainda por cima com a dupla tributação – IVA sobre ISP)? – É conveniente não nos esquecermos que sobre os combustíveis, Portugal tem dos impostos mais altos na Europa.

    Mas até entendo todo este ruído à volta dos preços dos combustíveis – toca-nos a todos na carteira (e a mim também), e assim é muito fácil criar “bichos papão”. Enquanto se atacar a GALP, quem se preocupa com os impostos e outros problemas? – cada vez me convenço mais de que uma dessas empresas de “comunicação” está por detrás de toda esta “desinformação”.

    Gostar

  41. RV's avatar
    21 Setembro, 2008 18:04

    Um gráfico para cada qual fazer as suas conclusões:

    Gasolina, gasóleo e brent: Janeiro a Setembro 2008

    Gostar

Trackbacks

  1. Eu também não « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para arcanjo Cancelar resposta