Saltar para o conteúdo

“A máscara de Sócrates”

2 Outubro, 2008
by

Por Paulo Morais, no JN. O subtítulo deveria ser: “O PSD tem de fazer Oposição assim e não desta tristíssima maneira“:
«… Sócrates empurra-nos para o abismo. A reforma da administração pública foi um flop. Temos hoje um estado ainda maior, mais pesado e mais caro: aumentou a despesa corrente e o número de funcionários não diminuiu significativamente. A justiça continua paralisada, as forças de segurança inoperantes. O sistema público de educação transformou os professores em burocratas, desvalorizando-os e desresponsabilizando-os. Os gastos estatais em saúde aumentam e os beneficiários não são os utentes, mas sim os grupos privados de saúde, laboratórios e farmácias. (…) Prevalece e reforça-se a cultura centralista e burocrática, ao ponto de, ainda em 2008, ser o Ministério da Educação a regulamentar as podas das árvores nos recreios das escolas de Bragança ou Melgaço. Os portugueses estão mais pobres, o estado mais ineficaz, o país sem estratégia

79 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Alexandre Baptista permalink
    2 Outubro, 2008 15:58

    Apenas duas palavras: verdadeiro e demolidor.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 15:59

    E entao depois o que é que Paulo Morais propoe fazer para além de dizer isso tudo? É que isso qualquer um diz.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Maria Sousa permalink
    2 Outubro, 2008 16:00

    Mas esse Paulo Morais não é do PSD?

    Gostar

  4. CAA's avatar
    2 Outubro, 2008 16:00

    A imagem foi retirada do WEHAVEKAOSINTHEGARDEN:
    http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/2007/01/mascara.html?showComment=1170107400000

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 16:01

    Não é para votar em alguém que diz que está tudo mal. Para isso posso votar até no taxista para o governo. Era preciso era alguém que propussese alguma coisa para fazer.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Silva Braga permalink
    2 Outubro, 2008 16:02

    Retrato fiel do primeiro-ministro e da sua acção governamentiva. Infelizmente para Portugal.

    Gostar

  7. CAA's avatar
    2 Outubro, 2008 16:02

    «Mas esse Paulo Morais não é do PSD?»

    É. Mas não é daqueles que no meio de uma crise destas foi pedir uma audiência urgente ao PR para debater a necessidade de reconhecer o Kosovo…

    Gostar

  8. CAA's avatar
    2 Outubro, 2008 16:03

    «Não é para votar em alguém que diz que está tudo mal.»

    Neste momento há 2 opções:
    1. Votar em quem diz que está tudo bem;
    2. Ou votar em que não absolutamente nada de relevante.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Salvaterra permalink
    2 Outubro, 2008 16:05

    Concordo com tudo, excepto com a crítica ao Dr. Mário Soares. Incapaz um Homem que devolveu a liberdade aos portugueses? Incapaz um Homem que nos levou para a União Europeia? o Sr. Dr. PAULO MORAIS DEVIA TER UM POUCO MAIS DE RESPEITO!

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 16:09

    Nao vou votar em quem diz que está tudo mal. Esse é quem não tem a minima ideia do que vai fazer. Só sabe dizer que está tudo mal. Para isso obrigadinho mas já dei para esse peditório. Está tudo mal, ó tá bem… e que vai fazer? Dizer que está tudo mal.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    2 Outubro, 2008 16:11

    “E entao depois o que é que Paulo Morais propoe fazer para além de dizer isso tudo?”

    Este é o caminho dos INCOMPETENTES que se acoitam atrás de Sócrates. Querem que lhes dêem “dicas” de governação.

    Na Campanha Eleitoral serão feitas propostas alternativas. Até lá, para quê dar alternativas ao “Engenheiro” Arrogante e sabichão?

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 16:11

    Se alguém se colocar a fazer oposiçao apenas a dizer que está tudo mal… olhem para mim podem tirar o cavalinho da chuva. Entra por um ouvido sai por outro. Ou dizem o que pensam fazer, qual a estratégia para o país, o que propoe ou ide plantar mas é batatinhas e nabiças.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    2 Outubro, 2008 16:13

    CAA,

    De facto, Paulo Morais é demolidor e diz o que mais ninguém dos “colonáveis” se arrisca a dizer.

    No máximo, fazem como o prof. Marcelo, destila uns ódiozitos a uns quantos inimigos de estimação. Agora, dizer que Sócrates é um mega IMBUSTE, em vários domínios, nenhum dos “colunáveis” se atreve, qté porque muitos deles têm muitos telhados de vidro (de MFL a Flopes ou a Marcelo).

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    2 Outubro, 2008 16:14

    embuste….

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 16:14

    Estou farto do Soares e do Almeida Santos

    Gostar

  16. pmg70's avatar
    2 Outubro, 2008 16:18

    A oposição pelo PSD ao governo faz-se em várias frentes.
    O Paulo Morais esteve bem, na medida em que o povo retém o q lhe dão a ouvir; se por um lado temos um governo a papaguear chavões como se de resoluções efectivas se tratassem, deverá haver alguém, na oposição, que contraponha.
    Por outro lado, seria um erro e mais do mesmo, a líder do principal partido da oposição usar a mesma receita.
    O tema tratado com o PR foi o Kosovo? efectivamente foi isso q foi dito.
    Apoiou a postura (neutral) do governo num tema demasiado insignificante, que em nada interessa ao cidadão comum e muito bem já que aquilo q se retém desta atitude é a de que a oposição tem um líder q não está aqui só para dizer mal.
    Qt a soluções… podem todos esperar pelas campanhas para as ouvir!
    Qt às campanhas – talvez o tema opulência venha à baila mais à frente, já q este foi um toque q fez alguma mossa.
    Caro CAA, não creio q a senhora ande a dormir.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 16:23

    “dizer que Sócrates é um mega IMBUSTE, em vários domínios”

    Isso é alguma novidade? Já é comum ouvir dizer isso. Já faz parte da politica. Embuste, powerpoint, propaganda,.. etc desde há 4 anos. A mesma conversa de sempre… tá bem, melga. Isso já ouvi e depois? O que vão fazer se ganharem as eleçoes? Já sei vao fazer diferente. Fazer diferente como? Ninguém sabe. Se calhar não vai ser powerpoint.. vai ser outro powerqualquer. Se calhar powerjacking.

    Gostar

  18. tina's avatar
    2 Outubro, 2008 16:23

    “O sistema público de educação transformou os professores em burocratas”

    Eu, como representante dos pais no Conselho Geral, vejo quanto isso é verdade. A quantidade de reuniões, actas, eleições, procedimentos, etc, é INCRÍVEL!…. Depois, estão sempre a chegar novas leis, sempre tudo a mudar, e isso representa mais trabalho, mais burocracia, mais papelada. Tratam as escolas como se fossem instituições em vez de escolas. Muitas vezes penso que o tempo que os professores gastam em reuniões, se gastassem antes a dar aulas extra, que ajudavam mais os alunos.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 16:25

    Está certo Pmg70 querem combater aquilo que chamam de embuste com um embuste maior. Fixe. Atão tabém. Embustem muito. Santa paciencia.

    Gostar

  20. Elephant Hunting's avatar
    Elephant Hunting permalink
    2 Outubro, 2008 16:29

    Mais propaganda e Show-off!!!!
    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=333876

    Porque será que a divisão lusa é pela 2ª vez a melhor do mundo? Quanto é que o 1.0 custou em licenças Msft? Quanto é que custará o aordo 2.0?

    Não importa, apesar de toda a tecnologia madura hoje disponível, free ou practicamente free (opensource) o contribuinte que pague!!
    Nesta terra de parolos ainda é muito fashion tirar fotografias e aparecer nas notícias associado à Msft, dá um ar de moderno e tecnológico… que pague o contribuinte!!!!

    E as PME`s portuguesas de índole tecnológico que investem em competências opensource?! que vão vender para Espanha, lá pelo menos a admin publica regional é tudo Opensource, pobrezitos e parolos estes espanhóis!

    Gostar

  21. pmg70's avatar
    2 Outubro, 2008 16:32

    Anónimo,
    Não nos fica bem pegar nas asas e fazer de anjos.
    Acha q a oposição deve ficar calada em relação a mentiras diariamente papagueadas? Política não é religião
    Acredita que se chega, onde qq um destes senhores(as) chegou politicamente com palmadinhas nas costas?
    Já ouviu falar em marketing político?

    Depois de responder a tudo isto resta apenas uma questão:
    No fim de contas e a ser obrigado a tal, a qual dos lideres dos principais partidos passava uma procuração para lhe tratar da vida?

    att. PMG

    Gostar

  22. José Matos's avatar
    José Matos permalink
    2 Outubro, 2008 16:35

    Não gostei! Agora o Paulo Morais aproximou-se do político profissional, que ele não é, criticando sem justificar, o que não costuma fazer e abordando assuntos metafísicos para os quais as suas capacidades de análise do mundo real são um desperdício. Temas mais importantes para a próxima vez, por favor.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    2 Outubro, 2008 16:35

    Não deve tardar por aqui o zelota de serviço a enaltecer os méritos da acção governativa.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 16:39

    “No fim de contas e a ser obrigado a tal, a qual dos lideres dos principais partidos passava uma procuração para lhe tratar da vida?”

    Nem sequer colocava como hipotese nenhum dos líderes da oposiçao. Estava frito.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    2 Outubro, 2008 16:44

    «O choque tecnológico resume-se a uma distribuição populista de computadores, num estilo plagiado de Valentim Loureiro.»

    Também a ideia é plagiada a partir de um post de CAA.

    Curioso o facto de MFL ainda não o ter adoptado para a sua «equipa dos invencíveis e mui competentes homens da política». Será aversão aos homens do norte ou concordância velada com os métodos de “governance” de JS?

    Gostar

  26. pmg70's avatar
    2 Outubro, 2008 16:48

    “Nem sequer colocava como hipótese nenhum dos líderes da oposição. Estava frito.”

    Por outras palavras, procurações só passadas a nós mesmos! Infelizmente não podemos. Infelizmente a ideia vigente é a de q politicamente é tudo a mm merda; é a de q sai um grupo de interesse qq para entrar outro.
    Ou seja estaremos eternamente fo…

    Mas por outro lado não acho justa a velha postura do “BE”, q é a de mandar postas de pescada por saber q nunca estará do outro lado. Assim, há q tomar partido e aí sigo a velha máxima de uma antiga escritora da nossa praça:
    Antes de tomar partidos tenho que lhes ver a cara… e já escolhi a minha!

    Gostar

  27. Piscoiso's avatar
    2 Outubro, 2008 16:50

    Posso não votar em quem diz que está tudo bem… porque não está.
    Posso não votar em quem diz que está tudo mal… porque não está.
    Nem vou votar em quem diz que está tudo assim-assim.
    Em quem vou votar, não é da vossa conta.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    zé do telhado permalink
    2 Outubro, 2008 16:54

    «O choque tecnológico resume-se a uma distribuição populista de computadores, num estilo plagiado de Valentim Loureiro.»

    Também a ideia é plagiada a partir de um post de CAA.

    Isto até já o Valentim tinha dito!! Ele não só dá electrodomésticos, como dá ideias aos intelectuais…

    Gostar

  29. qqq's avatar
    qqq permalink
    2 Outubro, 2008 16:55

    ” Não importa, apesar de toda a tecnologia madura hoje disponível, free ou practicamente free (opensource) o contribuinte que pague!!

    Nesta terra de parolos ainda é muito fashion tirar fotografias e aparecer nas notícias associado à Msft, dá um ar de moderno e tecnológico… que pague o contribuinte!!!! ”

    Pois: parolos e imbecis. É vergonhoso ser-se português. O governo que existe é o espelho do país. Acabe-se de vez com esta fantochada, com este reino de pedófilos e corruptos, que não tem concerto, e faça-se a Ibéria que Saramago propõe.

    Gostar

  30. lica's avatar
    lica permalink
    2 Outubro, 2008 16:57

    Anónimo Diz:
    2 Outubro, 2008 às 3:59 pm
    E entao depois o que é que Paulo Morais propoe fazer para além de dizer isso tudo? É que isso qualquer um diz.

    ——-

    quem tem que propôr e executar é o governo. Foi para isso que os portugueses maioritariamente votaram nele e nós só temos que cobrar e mais nada. Bem cobrado pelo Paulo Morais e eu tambem subscrevo

    Gostar

  31. pmg70's avatar
    2 Outubro, 2008 17:08

    lica Diz:
    2 Outubro, 2008 às 4:57 pm

    “Bem cobrado pelo Paulo Morais e eu tambem subscrevo”

    Se mais houvessem com coragem para afirmar aquilo q é patente a qq um (q tenha q pagar contas), talvez se tivesse feito alguma politica de jeito.

    Dos políticos não espero muito, agora da classe q mais obrigação tinha de “abanar”, mostrar a verdade, trazer a lume, que são os chamados jornalistas, esperava bastante mais… mas andam com o rabinho preso a qq coisa há já mt tempo ou andam com ele bem sentado.

    Gostar

  32. BM's avatar
    2 Outubro, 2008 17:09

    Lamentávelmente e apesar de Paulo Morais ter razão:
    Se desde há três anos e meio, o governo fosse do PSD, estariamos mais ou menos na mesma.
    Com Santana Lopes, ainda pior.
    Portanto, que fazer?
    À direita, um deserto.
    À esquerda, dois partidos incapazes de deitar fora os fósseis do século XX.

    Gostar

  33. Piscoiso's avatar
    2 Outubro, 2008 17:12

    Ou seja, Paulo Morais só propõe algo depois de ser governo, porque é ao governo que compete propôr.
    Política de guichet.

    Gostar

  34. qqq's avatar
    qqq permalink
    2 Outubro, 2008 17:26

    ” Dos políticos não espero muito, agora da classe q mais obrigação tinha de “abanar”, mostrar a verdade, trazer a lume, que são os chamados jornalistas, esperava bastante mais… mas andam com o rabinho preso a qq coisa há já mt tempo ou andam com ele bem sentado. ”

    Dos jornalistas portugueses?!!!

    Não brinque: são uma cáfila de corruptos iguais aos políticos. Não foram eles que calaram o escândalo das casas da Câmara de Lisboa porque muitos deles também “ganharam” boas casas do Estado (CML) a rendas ridículas? Não são, grande parte deles, familiares de políticos ou da “gente do costume” que transformou Portugal nesta coutada porca e mal-cheirosa? Informe-se, vá pelos nomes e apelidos, e logo verá. Portugal não tem cura possível. Acabe-se com esta piolheira nojenta de vez.

    Gostar

  35. Zé Preto's avatar
    2 Outubro, 2008 17:29

    Para a esmagadora maioria dos portugueses, a revolta da tropa em 28 de Maio foi uma acção libertadora – e a chegada de Salazar ao poder foi um alívio.

    Gostar

  36. Zé Preto's avatar
    2 Outubro, 2008 17:30

    “A integridade física de Rui Mateus estaria alegadamente ameaçada, havendo fortes indícios de que terão sido feitos contactos com indivíduos ligados ao mundo do crime, para se encarregarem desta «operação» (…). As pressões eram muitas, a começar com as «recomendações de amigo» de Almeida Santos, que o Presidente da República enviara apressadamente de Marrocos e com quem reuniríamos regularmente a partir do dia 17 de Maio em sua casa. Por outro lado eu estava a ser «olhado» como um traidor à causa «soarista» (…).
    Rui Mateus

    Gostar

  37. strong's avatar
    strong permalink
    2 Outubro, 2008 17:31

    “Eu é que não sou parvo”, diz o Sócrates, a cada 100 metros de estrada, e um home não tem mais remédio que engolir, em seco, como àquela, no Continente, “ontem, hoje e amanhã”, se não, “quem sabe sabe, e aqui a comadre delfina é que sabe”, de uma outra gaja estupenda do Bes.

    E vá lá que ainda escapam, comparativamente ao bando de jagunços, ai, mais matarroanos, cascudos do meo, termo mais ridículo de ouvir, quanto mais agora de usar, com ou sem o Benfica da galinha, pois diz logo o calibre, o galinheiro, oi, pode chegar só um bocadinho?… a cabeça não, as nalgas, meo!

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    2 Outubro, 2008 17:32

    Ao Governo compete governar.

    À Oposição compete corrigir, criticar ou aplaudir.

    Agora, solucções alternativas antes do período eleitoral? Para quê?

    O “Engenheiro” não disse há dias que o “casamento entre homossexuais” nem sequer interessava discutor, porque não faz parte do Programa de Governo.

    Perante isto, expôr alternativas, é um exercício falhado e inconsequente.

    O “Engenheiro” que continue com o “ViaCTT”, o Simplex, o Código Penal, a avaliação dos Professores, a mistificação dos desempregados em formandos do IEFP, a mistificação do INE, etc.

    À volta, cá o esperamos. No momento adequado.

    Gostar

  39. pmg70's avatar
    2 Outubro, 2008 17:33

    qqq,

    “Dos jornalistas portugueses?!!!
    Não brinque: são uma cáfila de corruptos iguais aos políticos.”

    Isso mesmo.
    Então q se lhes retire o epíteto! Ou será q lhes basta escrever num jornal para o usarem?
    Que tal ficaria 3P’s – Prosador Pago Por?

    Gostar

  40. MigSil's avatar
    MigSil permalink
    2 Outubro, 2008 17:36

    Pela seriedade e honestidade que tem o dr. Paulo Morais não irá longe nem no PSD nem em nenhum partido político.

    O PS ganhou as eleições e por isso é governo. Eu acho que enquanto governo, é a sua acção governativa que deve ser analisada e criticada, a cada momento, por todos nós portugueses, incluindo a oposição e o próprio governo. Nessa acção de criticar o governo, a oposição poderá (não penso que seja obrigatório) apresentar propostas alternativas (a cada medida do governo) principalmente para fundamentar a sua (o)posição.

    Antes das próximas eleições, haverá uma campanha eleitoral onde os vários partidos deverão apresentar (obrigatoriamente) as suas propostas para o futuro do País que nós, eleitores, devemos analisar com sentido crítico, nomeadamente relativamente à sua exequibilidade.

    A dra. MFL tem feito uma oposição eficaz? Claramente não! Quanto ao futuro, “a ver vamos …” – como dizia o ceguinho

    Gostar

  41. Miguel's avatar
    Miguel permalink
    2 Outubro, 2008 17:52

    “O tema tratado com o PR foi o Kosovo? efectivamente foi isso q foi dito.”

    Já começa a mentir como os outros?

    No fim de contas e a ser obrigado a tal, a qual dos lideres dos principais partidos passava uma procuração para lhe tratar da vida?

    E é para isso que quer o governo?
    É que o que eu quero é poder tratar da minha…

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 18:01

    “quem tem que propôr e executar é o governo. ”

    Este pessoal é doido. É cada teoria para justificar o vazio e o nada. E as pessoas vão escolher quem se os partidos da oposiçao a única coisa que fizerem é dizer que está mal? Se todos dizem isso, tanto faz escolher o pcp, o be , o pp ou o psd para substituir. Ou se calhar é melhor escolher um dos novos?!? Se basta dizer que está mal sem dizer o que propoe em troca.. ora bolas. Nem sei para que existem. Bastava haver jornalistas e os sindicatos. Não é preciso oposiçao partidária para nada. Podiam ir de férias para a mongólia.

    Gostar

  43. observador's avatar
    observador permalink
    2 Outubro, 2008 18:18

    Grande artigo, o de Paulo Morais.
    Um punhado de verdades que dói aos imbecis.
    Obrigado, CAA, pelo link.

    Gostar

  44. Piscoiso's avatar
    2 Outubro, 2008 18:21

    Olha este:
    Quem não apoia Paulo Morais é imbecil.
    Elucidativo.

    Gostar

  45. observador's avatar
    observador permalink
    2 Outubro, 2008 18:29

    Como é que adivinhaste?
    Por mim, já tinha chegado a essa conclusão há muito. A teu respeito, ó piscoisal figura!

    Gostar

  46. strong's avatar
    strong permalink
    2 Outubro, 2008 19:08

    Ih, li agora, o Paulo Morais tem defeito, bom de mais, até chateia, carago…

    Gostar

  47. o sátiro's avatar
    2 Outubro, 2008 19:20

    Finalmente Paulo Morais escolheu bem o alvo das suas críticas- neste caso, inteligentes, corajosas e demolidoras.
    Até com Mário Soares, aquele que viola impunemente a Lei Eleitoral no dia das eleições, sem qqer acção do M.P.. A culpa é do AJJ (ah! não, é do Bush!!!)

    Gostar

  48. o sátiro's avatar
    2 Outubro, 2008 19:25

    Claro que M.S. tem uma colecção de Claras Ferreiras(os) Alves entre os P.P.P. (bem apanhada esta) para assobiarem para o lado, derreterem insultos na pluma caprichosa, e gastarem todos os elogios à Kim Il Sung que há no dicionário…

    Gostar

  49. m's avatar
    2 Outubro, 2008 19:28

    Acontece que fazer oposição contra uma maioria absoluta não passa por apresentar propostas alternativas posto que as hipóteses de serem aprovadas são próximo de zero. É por isso que maiorias absolutas são caca e é por isso que o psd (ao qual não pertenço , nem a esse nem a nenhum) faz muito bem em não apresentar nenhumas propostas concretas já que o segredo é a alma do negócio ( é mesmo negócio que quero dizer , não é metáfora)

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    2 Outubro, 2008 20:13

    parece o paulo bento…

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    2 Outubro, 2008 20:29

    Anónimo Diz:
    2 Outubro, 2008 às 6:01 pm
    “Este pessoal é doido. É cada teoria para justificar o vazio e o nada. E as pessoas vão escolher quem se os partidos da oposiçao a única coisa que fizerem é dizer que está mal?”

    ACÇÃO SOCIALISTA (Nº 1192 – 20 Março 2003)
    P.8 e 9
    O Governo que ganhou as eleições com mentiras, tem uma obsessão principal: culpar o PS de tudo o que acontece, denunciou Vieira da Silva
    (…)
    “Se a confiança caiu, se o desemprego atingiu níveis inesperados, se estamos a crescer menos do que a União Europeia é porque o Governo a isso nos conduziu, disse. Para o dirigente socialista, este é um Governo que não assume as suas responsabilidades, que tem medo de falar verdade aos portugueses, nomeadamente na questão das portagens e da segurança alimentar.”
    (…)
    “Na mesma linha, Pedro Adão e Silva acusou Durão Barroso de mentir aos portugueses, esquecendo todas as promessas feitas. Para este secretário nacional do PS, a postura do Governo contribui para a descredibilização do sistema político
    (…)
    “Dos casos mais graves de uma prática governamental oposta às promessas eleitorais, os socialistas bragantinos destacaram o aumento da carga fiscal, a diminuição do poder de compra dos portugueses, a eliminação do regime de crédito bonificado, o aumento exponencial do desemprego, os cortes nos investimentos no País e no distrito e o não cumprimento da Lei das Finanças Locais.”
    (…)
    “Também os camaradas José Sócrates e Jorge Coelho, que intervieram no comício da FIL, estiveram presentes em sessões realizadas nos distritos de Leiria e Évora, assim como os camaradas Ana Gomes, Paulo Pedroso, Augusto Santos Silva, Maria de Belém, Alberto Martins e Capoulas Santos(…)”

    Afinal os pobres camaradas que se revelam hoje tão incompreendidos queixam-se de quê, concretamente? 🙂

    Gostar

  52. anabela's avatar
    2 Outubro, 2008 20:52

    Porto: pais agridem professora

    Uma professora da Escola do 1º Ciclo do Cerco do Porto foi ameaçada e agredida à estalada pelos pais de um aluno, no dia 21 de Setembro, revelou o presidente da Associação de Pais do estabelecimento, informa a Lusa. Uma semana antes, uma professora e um segurança tinham sido agredidos por alunos da Escola Secundária do Cerco.

    «A professora mandou o aluno fazer qualquer coisa, ele negou-se a cumprir a determinação, pelo que ficou de castigo na cantina, enquanto os colegas foram para o recreio», contou José Santos.

    Alguém telefonou aos pais contando o sucedido, que de imediato se deslocaram à escola, «ameaçando e insultando professores e funcionários que os tentavam acalmar e esclarecer». «Não dando ouvidos a ninguém, fizeram cumprir a sua vontade agredindo uma professora», referiu um encarregado de educação, que não pode ser identificado.

    «Desde que passaram à agressão, os pais do menor perderam toda a razão», comentou José Santos, explicando que a professora, «que nunca tinha tido problemas na escola», está agora de baixa.

    Associação de Pais exige mais segurança

    A Associação de Pais da Escola do 1º Ciclo do Cerco do Porto manifestou-se, esta quinta-feira, indignada com esta agressão, exigindo o reforço da segurança.

    «O ambiente está um bocadinho pesado e é preciso fazer qualquer coisa. O Conselho Executivo e o Ministério da Educação é que têm de resolver isto», disse o dirigente associativo.

    Acrescentou que o programa Escola Segura, da PSP, «pouco vale» porque os polícias, além de só poderem actuar fora do perímetro escolar, «são presença pouco assídua» nas imediações da escola.

    Mais dois agredidos noutra escola do Cerco

    Uma semana antes deste incidente, um segurança e uma professora de outra escola do Cerco – a Secundária – foram agredidos por alunos do estabelecimento de ensino, num caso já em inquérito no Ministério Público.

    O incidente surgiu depois de os dois alunos serem suspensos por tempo indeterminado pelo Conselho Executivo.

    Na sequência destes incidentes, a Escola 1º Ciclo do Cerco do Porto restringiu o acesso ao estabelecimento de ensino, revelou esta quinta-feira a Direcção Regional de Educação do Norte.

    De acordo com o director regional adjunto de Educação do Norte, António Leite, os pais só podem entrar no estabelecimento de ensino por motivo «devidamente justificado». Não estão sequer autorizados a entrar no perímetro escolar para ir buscar os seus filhos.

    Mais polícias na zona

    António Leite disse que a escola também apresentou queixa-crime contra os alegados agressores da professora. «Não há, nem pode haver, pessoas que provoquem desacatos e agressões e fiquem impunes», sublinhou.

    António Leite anunciou ainda que vai realizar «nos próximos dias» uma reunião com parceiros que têm uma palavra a dizer na segurança do estabelecimento de ensino, como representantes da escola e eventualmente da associação de pais, Governo Civil e a própria DREN.

    Foi igualmente pedido o reforço do policiamento na zona.

    http://www.diario.iol.pt/sociedade/cerco-do-porto-cerco-bairro-escola-agressao-professores/997643-4071.html

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    2 Outubro, 2008 21:00

    O artigo de PM é um decalque, com sotaque, da declaração de MFL feita há dias. Rol dos pecados do Sócrates, impenitente e relapso. Nem uma ideia original, nem uma sugestão inovadora. Nada. Aridez de sacristia.
    Ora porra, que isto está uma merda toda a gente vê. Mensagem redundante estampada aqui por mensageiro de favor.

    Gostar

  54. anabela's avatar
    2 Outubro, 2008 21:00

    Hoje na Escola sede do Agrupamento onde lecciono pais agrediram outros pais dentro do espaço escolar. Nunca tal sucedeu.
    A escola está sem Auxiliares de Acção Educativa e praticamente sem vigilância da portaria do portão principal. São mais de 800 alunos que diariamente estão na escola quase todo o dia.

    A Directora de turma pediu-me ajuda. Não sabe o que fazer á turma pois conflituam permanentemente na sala.
    Pediu para não contar o episódio dos pais a ninguém. O CE também pede que não se espalhe … pois haveria decerto uma escalada imparável.

    É uma escola tida como sem grandes problemas comportamentais de alunos e com muita boa imagem social numa cidade pacata.

    Gostar

  55. anabela's avatar
    2 Outubro, 2008 21:16

    No Agrupamento onde lecciono estão colocadas por convite, por três anos, 3 educadoras de infância da rede (e pagas pelo ME) a efectuar o trabalho das assistentes sociais do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social. As assistentes sociais não saiem dos gabinetes. Vão lá agora ao “terreno” ter com aquelas famílias de casas “abarracadas” …! Por todo o lado é isto.
    Onde cortaram? Exactamente nos professores e educadores a trabalhar com alunos problemáticos dentro das escolas. Está o caos, nas escolas. Todas.

    Gostar

  56. P's avatar
    2 Outubro, 2008 21:18

    Miguel,
    2 Outubro, 2008 às 5:52 pm

    “O tema tratado com o PR foi o Kosovo? efectivamente foi isso q foi dito.”
    _Mas você acredita que foi esse o assunto que a levou lá? Acredito q até possam ter abordado o assunto…

    “No fim de contas e a ser obrigado a tal, a qual dos lideres dos principais partidos passava uma procuração para lhe tratar da vida?
    E é para isso que quer o governo?
    É que o que eu quero é poder tratar da minha…”
    _ Quer então dizer q não lhe tratam da vida? neste pais trata da vida quem pode, não quem quer! Se tem a vida q gostaria de ter dou-lhe os parabéns… eu não tenho e não é por não tentar.
    Acontece q de há uns tempos a esta parte têm havido umas luminárias q tratam de ma “destratar”!

    Infelizmente aqueles senhores qd dão um peido, são uns quantos milhões os gaseados!

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2008 21:54

    Olhe , Anabela ,sabe o que lhe digo? É curioso constatar como o politicamente correcto – credo , uma palmada no menino? sacrilégio!!as crianças têm direiros e tal!!: e outros aspectos , como os sagrados direitos das minorias e coisas assim , levam a situações piores que aquelas que existiam. As crianças agora batem umas nas outras , nos profes e nos pais ,porque não fazem a miníma ideia que levar doi.

    Gostar

  58. Veríssimo's avatar
    Veríssimo permalink
    2 Outubro, 2008 22:33

    Excelente artigo!
    Concorde-se ou não com o que Paulo Morais escreve, uma coisa é certa: os artigos que escreve são coerentes com os principios que defende, não mudando de opinião à medida das conveniências partidárias.
    As opiniões de Paulo Morais são tão objectivas e claras (leia-se verdadeiras) que levam a que, cada vez mais, haja quem considere que é um Político com P maiúsculo e que bem estaria a Política se muitos governantes houvesse que defendessem a Pátria desta forma.
    Há também aqueles que até ficam atónitos com o que ele diz, pois gostariam de ter a coragem de o fazer ou de o apoiar, pois até concordam com o que ele diz, em parte ou na totalidade, mas não o fazem ou criticam-no porque estão presos às máquinas partidárias, aos interesses instaurados, às “cunhas”, aos jogos de interesse, aos maniqueísmos e maquiavelismos em que actualmente vivemos.
    Força Paulo Morais.

    Gostar

  59. anabela's avatar
    2 Outubro, 2008 22:43

    Depressão em Professores” – Estudo recente

    Imagens: Scanner – páginas 10 e 16 de um artigo científico recente sobre a prevalência da sintomatologia depressiva em professores.
    Fonte:

    Fonte:
    Revista Saúde Mental Volume X Nº4 Julho/Agosto 2008
    Director: João Marques-Teixeira
    Depressão em Professores / Depression in Teachers
    Bruno S. Pereira, Carolina G. Lalanda, João D. Antunes, Mª Campeão, Mª Inês Chendo
    Comentário: por razões óbvias não coloco o artigo completo (apenas a primeira e última página para que se possa ler o Resumo e Conclusões). Voltaremos a ele e à informação que apresenta posteriormente. Uma coisa é certa, o panorama é triste e não surpreende os mais informados … ou os professores e suas famílias, é claro.

    Adenda: Para ler em texto os JPEGs (em cima) “Depressão em Professores” – Estudo recente [II – transcrição]

    http://www.sinistraministra.blogspot.com/2008/10/depresso-em-professores-estudo-recente.html

    Os professores trabalham semanalmente com centenas de alunos (crianças e jovens). Estão constantemente “em relação” com seres em formação e que requerem muita atenção, disponibilidade interior, equilíbrio psicológoco e harmonia.
    Que factura o país e a população vai pagar por gerações?
    A quem pedir responsabilidades pelo facto?

    O povo português calou. Consentiu. Aplaudiu.

    A quem pedir responsabilidades pelo facto!? … Retire-se as conclusões.

    Os professores jamais, apesar de todos as perseguições possíveis e imaginárias, farão o que fizeram: tapar todos os buracos do SNE. Todos.
    No topo do topo da carreira, depois de quarenta e tal anos de serviço arquitectos, engenheiros, linguistas, historiadores, com milhentos cursos superiores de Belas Artes ou de Piano com formações acrescidas profissionais/pedagógicas no mínimo de 2 anos, com investimentos de formação permanente … recebem (no topo) 1400 Euros! No topo.

    Bem … os opinadores e fazedores de opinião aplaudiram. O povo invejoso e mauzinho também.
    Muitos professores agastaram-se diariamente a explicar, a fornecer provas, etc. Todo o mundo, com raras e honrosas excpções, aplaudiu e incentivou a canalha.
    E agora, de quem é a culpa? Todos vão sofrer o impacto – quem semeia ventos colhe tempestades.

    PS: Talvez que ainda não seja tarde de mais. Mas despachem-se!

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    FCP permalink
    2 Outubro, 2008 23:25

    4-0

    Vitória até morrer
    4-0

    Vitória até morrer
    4-0

    Vitória até morrer
    4-0

    Vitória até morrer
    4-0

    Vitória até morrer
    4-0

    Vitória até morrer
    4-0

    Vitória até morrer
    4-0

    Vitória até morrer

    Gostar

  61. anabela's avatar
    2 Outubro, 2008 23:34

    Porque é importante informar. O artigo é um pouco longo e não possuo link.

    ESPAÇO PÚBLICO 9 PÚBLICO. SEGUNDA-FEIRA, 5 JUN 2006
    Em que país estava a ministra da Educação?
    O passado é negro, mas a culpa não é, seguramente, dos professores. Os que resistiram a todos estes erros da responsabilidade do Ministério que tutela são quase heróis. Que mereciam ser estimados e bem pagos para permanecer na profissão.
    BEATRIZ PACHECO PEREIRA
    Sucedem-se os ataques violentíssimos aos professores como únicos responsáveis pelo desaire
    do ensino público (note-se, público, não privado, como se eles não fossem os mesmos.. .).
    Caso é para perguntar à sra. ministra onde andava e que informação tinha sobre o que se passava, de há trinta anos para cá, no Ministério que agora tutela. Ninguém chega a ministro sem saber o que está para trás. Mas nada se nota. Se não está bem informada do passado, aqui ficam alguns dados que explicam bem como se pode ter chegado ao descalabro que apregoa.
    Pergunta-se pois, sra. ministra, onde andava quando o seu Ministério…
    1- …aprovou cursos de professores primários em que se proibiam as cópias e a memorização da tabuada (Institutos Piaget e quejandos…)
    2- ” …deixou professores primários dar aulas em aldeias remotas em escolas sem água, sem luz e com alojamentos dignos de eremitas? E todos em verdadeiro trabalho¬ missionário por esse país fora?
    3- …deixou que o concurso de professores enviasse, anos e anos a fio, pessoas com uma qualificação de nível superior (as que devia mais estimar) pelo país inteiro, à custa de suas famílias (destroçadas) e dos filhos que não podiam ter ou levar consigo?
    4- .. .ignorou ostensivamente que eles pagavam os transportes do seu bolso, viajando 100-120 quilómetros até, sempre sem qualquer ajuda de custo, diminuindo dramaticamente os que lhes sobrava no fim do mês? Não seria isto imoral e desumano?
    5- .. teve inúmeros ministros que se sucediam a ritmo alucinante, cada um puxando pelos seus galões de docentes universitários, vomitando reformas continuamente e sempre sem ter em conta a sua adequação, implementação e funcionamento?
    6- .. .deixou que a dotação financeira de uma escola secundária fosse absolutamente ridícula durantedécadas, mal dando para pagar aágua, luz, deixando que os edifícios escolares se degradassem de tal modo que nenhum professor se aventurava nas instalações sanitárias dos alunos, e não havia recintos desportivos ou actividades extra-escolares?
    7- …permitiu horários dos alunos que alcançam as 8/9 horas por dia, uma carga insuportável para qual- quer pessoa? (tive uma turma destas este ano lectivo, e eu dava a 9° aula do dia!…)
    8- .. .não se preocupou com o tempo de estudo dos alunos. Quantas horas sobram semanalmente para os alunos estudarem? Na escola, onde se pode estudar se não há salas de estudo orga¬nizadas e, em muitas outras as bibliotecas, se funcionam, não têm espaço para tal? Será em casa, à noite, com pais que se demitem cada vez mais da sua função de vigilantes e educadores?
    9- …esvaziou o quadro das escolas de funcionários, deixando que sejam poucos, mal preparados e pouco mais do que empregados de limpeza?
    10- …obrigou os professores (especialistas nas suas matérias, não se esqueçam) a passar muitas horas “extra horário”, a fazer tarefas admi¬nistrativas que antes competiam aos funcionários não docentes, ou então em reuniões absolutamente improdu¬tivas mas obrigatórias? Não sabia que os professores já passavam muitas noites e fins de semana a preparar aulas e material lectivo?
    11- …permitiu que o Sistema Disciplinar se esvaziasse, em nome da retenção quase obsessiva de alu¬nos dentro de portas e do aumento da população discente nas escolas, minando sistematicamente a auto¬ridade dos professores? Este ano, sei que alunos com comportamentos irregulares, e até criminosos, com 20 ou mais participações disciplinares, não foram expulsos nem submetidos a nenhum programa de reabilitação por especialistas credenciados… Porque reduziu o Ministério o poder de sanção dos professores?
    12- .. .só deu atenção ao número de computadores por escola e ao acesso à Internet mas não permitiu aos alunos compreender o poder dos media? Afinal os alunos passam o resto do escasso tempo diário a ver uma televisão que lhes mostra só publicidade de telemóveis, futebol, escândalos e anedotas… Os “valores” dos jovens, ho¬je, são ensinados pelo matraquear de televisões mal regulamentadas. Porque não age o Ministério sobre elas também? Porque será que abdicou da sua função reguladora deixando que canais abertos dêem pornografia en¬capotada, publicidade que ofende os direitos humanos e dos animais, programas impróprios a horas do jantar? Porque nunca interagiu o Ministério da Educação com o da Cultura?
    13- …permitiu que se extinguissem os Exames por puras razões estatís¬ticas? Ninguém no Ministério sabia que era preciso separar os que sabiam dos que não sabiam, e desde o início da escolaridade? Porque facilitou sempre a passagem dos que tinham níveis negativos?
    14- …deixou que as escolas tives¬sem apenas um psicólogo (quando o tinham, claro) que além de fazer sozinho a orientação vocacional, não tinha tempo para lidar com os casos mais graves que surgiam nos alunos? Porque, entre eles, não havia futuros desajustados da sociedade, nem  do¬entes
    mentais, nem vitimas de abuso sexual, nem de violência doméstica,
    nem problemas de droga. Ou havia?
    15- …não se deu conta da crescente feminização das nossas escolas? Por que razão isso aconteceu? É simples – ser professor era (é) das tarefas mais exigentes, mal pagas, de car¬reira mais difícil e incerta. Portanto, óptima para o lado mais fraco da nossa sociedade. Depois, com algum malabarismo, ainda deixava algum tempo livre para as tarefas domésti¬cas. Os homens, simplesmente não se sujeitavam a isto e partiam para outras profissões, mesmo dentro da função pública como para repartições e organismos de gestão do Ministério da Educação. Esta acomodação a padrões de sociedade retrógrados nunca incomodou o Ministério?
    (A propósito, os professores – homens estão a voltar ao ensino, não porque sintam vocação, mas porque há falta de empregos…)
    Podia continuar estas interrogações que apontam para coisas que a sra. ministra, estranhamente, prefere não falar. O passado é negro, concordo, as estatísticas não se po¬dem ignorar, mas a culpa não é, seguramente, dos professores. Porque os que resistiram a todos estes erros da responsabilidade do Ministério que tutela são quase heróis. Que mereciam ser estimados e bem pagos para permanecer na profissão. Sabe a sra. ministra porque é que, em Inglaterra, já ninguém quer ser professor e andam à procura deles em Espanha e até em Portugal? PROFESSORA DO ENSINO SECUNDÁRIO               

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    zeca diabo permalink
    2 Outubro, 2008 23:49

    Não gosto do Paulo Morais, nunca gostei.
    Mas o que ele diz neste artigo, é das maiores verdades que já vi escritas.
    Tenho até alguma inveja de não me ter lembrado disto antes.

    Gostar

  63. Piscoiso's avatar
    3 Outubro, 2008 00:47

    Isto mais parece uma claque de futebol.
    Até insultam.

    Gostar

  64. tina's avatar
    3 Outubro, 2008 10:18

    “A escola está sem Auxiliares de Acção Educativa e praticamente sem vigilância da portaria do portão principal.”

    É verdade Anabela. O número de auxiliares foi reduzido este ano e como consequência, na escola do meu filho, já tiveram que ficar sem aulas porque não havia auxiliares para abrir certos blocos de edifícios.

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Seabra Mota permalink
    3 Outubro, 2008 11:39

    As Escolas estão de facto um caos.
    Essa das podas é verdade? Deve ser na DREN do Charrua…

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Outubro, 2008 12:38

    Quem o empurrou para o governo que resolva o problema.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Lisboa à noite permalink
    3 Outubro, 2008 14:05

    So agora li o artigo do JN.
    Fantástico, fabuloso, fabulástico…
    Parabéns CAA

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    Estela Vale permalink
    3 Outubro, 2008 14:08

    O Professor Paulo Morais foi meu professor de Estatística na Universidade Lusíada de Lisboa, em 1998.
    Era um bom professor.
    Dedicou-se à política, ganhou-se um mau político e perdeu-se um bom professor.
    Volte às aulas, Professor.

    Gostar

  69. observador's avatar
    observador permalink
    3 Outubro, 2008 15:08

    Está-se mesmo a ver que esta Estela não Vale.

    Gostar

  70. anabela's avatar
    3 Outubro, 2008 15:24

    A Devida Comédia

    Miguel Carvalho

    Um dia destes vão os paizinhos parar ao hospital com um pontapé e um murro da criancinhas no olho esquerdo

    Ler
    http://www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2008/05/viso-antecipada_09.html

    Gostar

  71. CAA's avatar
    3 Outubro, 2008 16:44

    «So agora li o artigo do JN.
    Fantástico, fabuloso, fabulástico…
    Parabéns CAA»

    Obrigado, mas é melhor agradecer ao autor do texto.

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    Lisboa ....de dia permalink
    3 Outubro, 2008 17:01

    CAA

    Tem razão. Distracção minha.
    Parabéns (sinceros) pelo link e, claro, ao autor pelo texto.

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    Alexandre Teixeira permalink
    3 Outubro, 2008 17:02

    Paulo Morais, então o simplex não é nada?
    e o cartão único, a loja do cidadão, os novos passaportes… a avliação da função pública, o SIADAP…

    o Sócrtates é capaz de ser mau, mas fez mais do que o Senhor quando lá esteve no governo do PSD.

    Gostar

  74. anabela's avatar
    3 Outubro, 2008 17:05

    O galinheiro de Sócrates

    Da governação socialista liderada pelo engenheiro Sócrates, o que mais me inquieta e perturba não é tanto as controversas opções neo-liberais por que aquela se norteia e este a subjuga, mas, sobretudo, a ausência de intervenção pública das elites políticas e culturais nacionais e a cada vez mais anémica participação democrática do povo português no destino do país.

    Sócrates fez do partido socialista uma espécie de “sala de chuto” da esquerda política portuguesa, para a qual tratou de convocar revolucionários ideologicamente espoliados e de para ela arrastar militantes compulsivamente desalojados do aparelho partidário. Nela – na sala de chuto socialista – as seringas (leia-se o letal silêncio para que muitos foram remetidos) pagam-se a peso de ouro (uma seringa pode, por exemplo, equivaler a um almejado lugar de eurodeputado) e a “maldita cocaína” corresponde, em muitos casos, a um chorudo lugar de topo na administração de uma qualquer (in)viável empresa pública.

    O espantoso é que, incólume, Sócrates tenta fazer ao País o que antes tratou de fazer ao seu partido, povoando um e outro de uma cultura de medo, perseguição e intriga palaciana. Mas o problema – o verdadeiro problema – é o de a democracia nacional promovida por Sócrates se assemelhar cada vez mais a um desonesto jogo de ‘poker’, na qual a batotice política é consentida e a delapidação económica do Estado é instigada.

    Ler em

    http://www.kosmografias.wordpress.com/2008/05/26/o-galinheiro-de-socrates/

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
  76. Veríssimo's avatar
    Veríssimo permalink
    3 Outubro, 2008 20:18

    Que eu saiba Paulo Morais (PM) nunca esteve no Governo, mas sim na autarquia portuense.

    Do que me lembro de ler nos órgãos de comunicação social, PM foi dos autarcas que mais fez nos pelouros da Acção Social, primeiro; e no da Habitação Social, depois.

    Fez tanto (ou não deixou fazer tanto quem queria fazer mais do que podia) que deixou boquiabertos quem estava/está habituado ao compasso burocrático dos interesses instaurados, que permite criar uma gestão paralela favorável aos “amigos”, danosa ao interesse colectivo.

    Conseguiu desburocratizar um pouco a máquina e fazer tanto, sem ceder aos lobbistas, que nem o permitiram fazer mais.

    Na maioria das coisas o simplex é para os “amigos” ou para uma minoria bastante bem informada, que se consegue defender e fazer salvaguardar os seus direitos; pois para o comum dos mortais ainda perdura o complex.

    Gostar

  77. Tiago Cabral's avatar
    Tiago Cabral permalink
    3 Outubro, 2008 20:53

    Por sugestão do webblog Blasfémias, li o artigo do Senhor Professor Doutor Paulo Morais e tive oportunidade de verificar que a opinião do “Jornal de Notícias” do Porto é de eminente qualidade. O que me surpreende agradavelmente. Bem haja pois a sus Direcção pela pleiade de cronistas que reuniu. Irei adquirir, sempre que possível, este jornal portuense que, ao que apurei, tem também distribuição em alguns locais de Lisboa.

    Gostar

  78. M. Cabral's avatar
  79. Desconhecida's avatar
    Cila permalink
    4 Outubro, 2008 10:50

    A Margarida Moreira da DREN é de facto única: controleira, persecutória, retorcida – enfim, socialista.

    Gostar

Deixe uma resposta para lica Cancelar resposta