Saltar para o conteúdo

A pior de todas *

6 Outubro, 2008
by

Na passada quarta-feira o País e o Mundo estavam à beira de um ataque de nervos. O Plano Paulson tinha sido recusado nos Estados Unidos e os versados nas artes esotéricas das previsões económicas bradavam que a crise mais grave de sempre estava a chegar.
Embora longe da época pascal, a crise trouxe consigo o milagre da ressurreição de ideias que o bom senso julgava definitivamente finadas – Baptista Bastos, por exemplo, chegou a falar nos “vaticínios de Lenine” indiciando que as suas carências básicas não se preenchem apenas com casas camarárias.
A esquerda ideologicamente mais caduca julgou ter encontrado o Viagra político para se estimular com devaneios da sua juventude. Mário Lino jurava que ‘jamais’ as obras públicas faraónicas seriam repensadas e havia quem exigisse o corte com o Banco Central Europeu.
Entretanto, a presidente do PSD pediu uma audiência de urgência a Cavaco Silva. Seria a crise, a insegurança? Nada disso – Ferreira Leite foi a Belém falar do Kosovo!
Só não percebi, ainda, se o caso revela apenas um distanciamento da realidade quase irremediável ou se já podemos concluir que esta é a liderança mais inábil da história do PSD.

* HERESIAS, CM, 5.X.2008

31 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Yoda permalink
    6 Outubro, 2008 10:07

    “A esquerda ideologicamente mais caduca julgou ter encontrado o Viagra político para se estimular com devaneios da sua juventude.”

    Situe-se homem. A sua doutrina é mais antiga que Marx. Foi repensada? Pois muito bem. Também o foi a outra. Mas eu entendo, quando se escreve para muita gente convém vestir à medida. Parabéns.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2008 10:07

    Oh CAA,

    Lembro-me, pelo menos de Emídio Guerreiro, de Santanas Lopes e parece-me que de Magalhães Mota (ou Sousa Franco).

    Portanto, já muita coisa fraca, andou pela liderança do PSD.

    Ahhh, e já agora, o Dr. Menezes, médico pediatra, também foi um verdadeiro quisto!

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    6 Outubro, 2008 10:16

    Mr. CAA,

    Respeito a sua opinião.
    Mas lanço-lhe um desafio: coloque aqui um post analítico e comparativo sobre os primeiros seis meses de liderança de LFMenezes e de MFLeite.
    Prós e contras.

    Bem, pelo menos MFLeite não é demagoga. Nem prometeu na sua campanha interna, que iria para as entradas das fábricas sempre que ocorressem despedimentos….

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Outubro, 2008 10:28

    Desconfio que se fosse Menezes PM com esta crise já tinha sido visto a chorar várias vezes e já tinha entrado em panico e fugido.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Outubro, 2008 10:41

    E desconfio também que isso aconteceu, isso de começarem a preocupar-se com o Kosovo porque o ministerio deve ter avisado os partidos ou perguntado aos partidos qualque coisa sobre o assunto. Também não creio que a liderança do psd seja tolinha de todo.

    Gostar

  6. tric's avatar
    tric permalink
    6 Outubro, 2008 10:53

    “a presidente do PSD pediu uma audiência de urgência a Cavaco Silva. Seria a crise, a insegurança? Nada disso – Ferreira Leite foi a Belém falar do Kosovo!
    Só não percebi, ainda, se o caso revela apenas um distanciamento da realidade quase irremediável ou se já podemos concluir que esta é a liderança mais inábil da história do PSD.”- CAA
    5 de Outubro de 2008

    “O PSD apresenta hoje no Parlamento, na reabertura da sessão legislativa após as férias de Verão, uma proposta para facilitar a gestão da tesouraria das Pequenas e Médias Empresas(PME). Com a crise económica a agravar-se e os prazos de pagamento a dilatarem-se no tempo, o PSD considera que este é o momento certo para introduzir “uma mudança nas regras do IVA que permita às PME pagarem o IVA ao Estado só depois de receberem o dinheiro da factura a que diz respeito esse IVA”, nas palavras de fonte da direcção de Manuela Ferreira Leite.

    A proposta do PSD, que entraria em vigor em Janeiro de 2009 (no âmbito da preparação do Orçamento do Estado para o próximo ano), “é compatível com o regime comunitário do IVA”, precisa a mesma fonte da direcção do PSD. E garante que Inglaterra, Suécia, Eslovénia e Estónia já permitem às PME o pagamento do IVA só após essa factura estar paga.

    Para já, o PSD constata que “a crise económica afecta fundamentalmente as PME, que estão cada vez mais asfixiadas, porque estão a financiar o Estado e não podem falhar o pagamento do IVA”. Ao permitir-se que o IVA seja pago só após a liquidação da respectiva factura, o PSD diz que isso irá “aliviar a tesouraria das PME que têm grandes dificuldades de liquidez”. Como em muitos casos está em causa “a própria sobrevivência das empresas”- 17 de Setembro de 2008( Correio da Manhã)

    Gostar

  7. Zé Bonito's avatar
    6 Outubro, 2008 11:12

    Mas que interesse tem saber o que pensam os dirigentes do PSD ou do PS sobre a actual crise? Vão desdizer o que nates disseram? E isso tem algum interesse para nós, simples cidadãos? É que foram eles quem, até agora, nos “vendiam” a ideia de que estava tudo no melhor dos mundos. Agora, parece que só vendem “Magalhães”. Ainda bem.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    6 Outubro, 2008 11:17

    MFL não existe, não se entende como é perdido tempo de net e tempo de antena com ela!

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    6 Outubro, 2008 11:32

    A imagem tem muito decoro, já que a posição é de sanita.

    Gostar

  10. CAA's avatar
    6 Outubro, 2008 11:42

    A imagem é do WEHAVEKAOSINTHEGARDEN

    Gostar

  11. CAA's avatar
    6 Outubro, 2008 11:50

    «Lembro-me, pelo menos de Emídio Guerreiro, de Santanas Lopes e parece-me que de Magalhães Mota (ou Sousa Franco).»

    Na minha opinião, e salvaguardando as diferenças evidentes nos momentos históricos (Emídio Guerreiro) não há sequer pontos de comparação entre esta desgraça e alguns dos piores momentos das antigas lideranças laranjas.

    É tudo à toa.
    Os vices desmentem-se uns aos outros quotidianamente.
    MFL vai ao Açores e lança atoardas de intenção ultra-populista mas incompreensíveis para a esmagadora maioria dos portugueses.
    Não há uma lógica que se perceba, uma linha de rumo.
    Nem sequer entenderam que este Governo fica completamente assarapantado quando lhe fazem ‘marcação em cima’ – os Pinhos, os Linos e os Costas, andam às aranhas mal alguém (camionistas, sindicatos, corporações da Justiça, etc., enfim quem tem feito as vezes da Oposição político-partidária que não há) lhes bate o pé.
    Mas o mais grave de tudo, mesmo da patente falta de qualidade política dos actuais protagonistas deste drama laranja, é o seu desfasamento da realidade do País.

    Mas é aquilo que penso e posso estar enganado.

    Gostar

  12. CAA's avatar
    6 Outubro, 2008 11:52

    MJRB,

    «Bem, pelo menos MFLeite não é demagoga.»

    Se lermos o que disse recentemente em Braga e nos Açores verificamos que o é. E muito.
    Embora, até nisso, medíocre nos resultados.

    Gostar

  13. Fernando's avatar
    Fernando permalink
    6 Outubro, 2008 12:06

    Lá estive, com paciência, a ouvir o CAA e mais dois a dissertarem sobre a vida e a morte do liberalismo. Todos a favor do liberalismo, mas um pouco como os vice-presidentes do PSD: cada um à sua maneira, o que os tornou inofensivos. Quem estava pelo Estado, clamou por mais Estado; quem estava pelo liberalismo, exigiu mais competência.

    Gostar

  14. CAA's avatar
    6 Outubro, 2008 12:15

    Caro Fernando,

    Agradeço-lhe a sua paciência…

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    6 Outubro, 2008 12:31

    Mr. CAA,

    Francamente não me parece que uma ou outra frase de MFLeite das quais eu tenho discordado, se possam comparar com a notória demagogia e incontrolado populismo de LFMenezes.

    E uma vez que o meu amigo se refere a vices, no comt. 11, não comparemos, Zita Seabra, Mendes Bota, Fernando Seara, Rui Gomes da Silva e outros, com os actuais.
    Concordo: de vez em quando surgem publicamente divergentes.

    Eu “dou” até finais de Novembro, um “crédito” a MFLeite. Concluirei se há ou não opositora a sério a Sócrates.
    Dou, a si, razão quando assinala que os Pinhos, os Linos, os Costas e outros “andam às aranhas” quando alguém lhes “bate o pé”. Camionistas, sindicatos, corporações, mais e de vez em quando o PC e o Bloco, sem esquecer ocasionais posições de MAlegre, embora já em fase “reciclável”…
    Disto estou certo: o melhor opositor para Sócrates foi LFMenezes. O PS e o governo não desejavam a sua renúncia à liderança do PPD.

    Gostar

  16. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    6 Outubro, 2008 12:53

    A MFL «morre» politicamente, para todo o sempre, no dia em que anunciar o apoio a PSL.

    Uma coisa será falta de jeito, de traquejo, «um estilo diferente» (certamente passadista», mas enfim, serve como desculpa), ninguém nasce líder e nem todos o conseguem aprender. Acontece. Tem acontecido.
    Notoriamente diferente e «mortal» será se tal apalhaçada ocorrer, pois ninguém, nem o mais inepto «líder», deixará de ter consciência que isso é puro suícidio.

    O que pensando bem, pode não ser mau para o sistema político.
    E seria curioso ser MFL a terminar a «patriótica» obra que LFM levava tão bem encaminhada…..

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    6 Outubro, 2008 13:16

    Mr. Gabriel Silva,

    Concordo consigo. Se MFLeite propuser PSLopes como candidato à câmara, será uma destrambelhada cedência. No mínimo, com facilitismo à mistura.
    Ontem, VPValente, no Público, perguntava porque é que o PPD há-de estar sempre “preocupado” em arranjar algo para PSLopes…

    Espero por finais de Novembro para concluir sobre MFLeite.

    Gostar

  18. Pimenta de Abreu's avatar
    Pimenta de Abreu permalink
    6 Outubro, 2008 15:09

    Não sou do PSD, mas também não sou do PS.
    Melhor, não sou de nenhum partido, porque me interessa apenas Portugal.
    Presumo que o CAA também não é do PSD.
    Será do PS?
    Olhe que, se não é, parece, tantos os fretes que lhe faz.
    Com efeito, não entendo esse seu encarniçamento constante contra o PSD, quando o que importa aos democratas, neste momento, é desmascarar o embuste de Sócrates, que está a conduzir o país a um estado de miséria como nunca conheceu desde o 25 de Abril.
    Como é jovem, há-de ver, mais dia menos dia, que estão erradas estas suas posições. Mas então talvez seja demasiado tarde.
    Pare um pouco para pensar, CAA, porque está a tempo de arrepiar caminho e, com a sua inteligência, contribuir positivamente para o futuro de Portugal. Coisa que nunca fará com esse ódio visceral ao PSD, que só serve os interesses do PS e do sr. José Sócrates.

    Gostar

  19. berto's avatar
    berto permalink
    6 Outubro, 2008 15:32

    Corram com a MFL e ponham lá de novo o Santana! Ao menos a gente rebolava-se de riso cada vez que o homem abria a boca. É que esta “oposição” do PSD é muito enfadonha, pá, dá cá um sono…

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Outubro, 2008 16:05

    Universidade e Cultura

    http://avozportalegrense.blogspot.com/2008/10/universidade-e-cultura.html

    Gostar

  21. Universidade e Cultura's avatar
  22. CAA's avatar
    6 Outubro, 2008 16:30

    Pimenta de Abreu,

    «Presumo que o CAA também não é do PSD.
    Será do PS?
    Olhe que, se não é, parece, tantos os fretes que lhe faz.
    Com efeito, não entendo esse seu encarniçamento constante contra o PSD…»

    Não sou do PSD nem do PS nem de nenhum partido. Quanto a ‘fretes’, não vejo maior em Portugal do que colocar o principal partido da Oposição neste estado mumificado.
    Se eu fosse do partido do Governo não poderia desejar melhor adversário do que esta liderança caduca, desfasada e incapaz de entusiasmar quem quer que seja.

    Sócrates é quem é e voltará a vencer porque não tem Oposição à altura – este sim, é o maior frete.

    Pense nisso antes de concluir disparates e aconselhar pusilanimidades.

    Gostar

  23. strong's avatar
    strong permalink
    6 Outubro, 2008 17:31

    Ó sinhora,
    já saquei a fetegrafia,
    lá esprimente ora outra posi.

    Gostar

  24. Pimenta de Abreu's avatar
    Pimenta de Abreu permalink
    6 Outubro, 2008 19:05

    CAA:

    Em matéria de disparates e pusilanimidades não conheci, até hoje,
    quem lhe leve a palma.
    A pesporrência e a falta de senso são a sua imagem de marca.
    Detecto em si uma tendência congénita para a patacoada.
    É de temer o seu futuro, se não se tratar.
    Por uma questão de higiene, despeço-me definitivamente do infecto convívio com as suas prosas mal amanhadas.

    Gostar

  25. MJP's avatar
    MJP permalink
    6 Outubro, 2008 22:57

    Correr atrás da agenda da CS e do PS é que é fazer oposição.
    Todos os países têm posição sobre o Kosovo mas pedir um debate em Portugal é coisa que não interessa.
    Quando o PR se dirigiu ao país nas férias, deveria ter falado da crise, quando o fez, ontem, descobre-se que não deu nenhuma novidade.
    Enquanto se pensar o país como os tontos desorganizados, que correm duma prioridade para outra, sem resolver coisa nenhuma, é impossível levar Portugal para a frente.
    Lembra-se que não decidimos coisa nenhuma quando o Kosovo foi tema na CS? entretanto passou-se para outra, e vamos deixar essa também soltinha, como convém.
    Não será uma prova de liberalismo, MFL não querer dar opinião sobre intervenções na crise financeira? devia fazê-lo?

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    6 Outubro, 2008 22:57

    CAA tenho lido alguma coisa do que escreve sobre MFL, e transparece uma aversão mais emocional do que racional, vá diga lá o que é que a Srª lhe fez.

    Gostar

  27. caodeguarda's avatar
    6 Outubro, 2008 23:06

    Caro CAA,

    Totalmente de acordo… a MFL é digna sucessora de LFM, e, qualitativamente igual… se um falava demais e se desdizia, a outra quando fala sai asneira… qualidade nenhuma… o PSD despediu-se da obrigação política de ser oposição…

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    6 Outubro, 2008 23:06

    All you need is love (tam taram tam tam),
    all you need is love (tam taram tam tam),
    all you need is love… love,
    love is all you need.

    Gostar

  29. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    7 Outubro, 2008 05:30

    Backin businesses, Mr. Hyde?

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Rex Noster Liber Est permalink
    7 Outubro, 2008 08:49

    Uma única palavra: MARCELO!

    Gostar

  31. CAA's avatar
    7 Outubro, 2008 13:58

    «… Por uma questão de higiene, despeço-me definitivamente…»

    Agradeço-lhe, higienicamente aliviado.

    Gostar

Deixe uma resposta para Universidade e Cultura Cancelar resposta